“E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos.” (Gn 20.17)
Dando sequência ao estudo de RELACIONAMENTO COM DEUS, estamos apresentando os personagens bíblicos que são expressões de um relacionamento com resultados.
O personagem de hoje é Abraão, que, num momento crucial da sua vida assume uma posição de Intercessor, a despeito das lutas e dificuldades que estava enfrentado.
PODER DA VERDADEIRA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA
Entender o caráter santo de Deus e também o poder de sua graça, eleva o nível de confiança e lubrifica o relacionamento, evitando atritos e desgastes entre nós e o Pai.
Para se realizar uma verdadeira Intercessão faz-se necessário, ser imparcial, ter pureza de coração, para não se contaminar com qualquer animosidade, com ressentimentos ou reservas, e, assim, a oração seja de fato eficaz.
Se trata daquela pureza inocente de que Jesus falou que há no coração das crianças e que deve se ver na vida dos adultos em relação as questões espirituais.
“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.” (Mt 18.3).
O coração, com tudo o que ele significa, precisa estar alinhado, em perfeita sintonia com o coração de Deus, para que flua vida e poder para abençoar.
Não é mágica, não é mística, não é ritual, com os movimentos devidamente sincronizados… nada disso.
Qual era a grande busca da vida de Abraão e Sara? Ter um filho!
Agora que já estava marcado até o tempo para isso se materializar, olha as lutas tentando desviar a atenção e roubar a bênção!
Gn 18.10 E um deles lhe disse: certamente tornarei a ti no ano vindouro; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara estava escutando à porta da tenda, que estava atrás dele.
11. Ora, Abraão e Sara eram já velhos, e avançados em idade; e a Sara havia cessado o incômodo das mulheres.
12. Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
13. Perguntou o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que eu, que sou velha, darei à luz um filho?
14. Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, no ano vindouro, tornarei a ti, e Sara terá um filho.
Gn 20.1 Partiu Abraão dali para a terra do Negebe, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.
2. E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Um homem que passa noventa e nove anos esperando para gerar um filho e tendo promessa de Deus, agora que ele fica sabendo que será dentro do tempo da vida, (nove meses para a gestação), a esposa dele é levada embora por um rei para ser mais uma das suas muitas esposas.
Deve ter passado muito coisa na cabeça de Abraão, e ele lutou consigo mesmo e batalhou em oração e Deus interveio e usou o princípio da semente, onde cada um produz segundo a sua espécie;
o servo de Deus desejava ter filhos e o rei de Gerar estava impedido de ter filhos porque se meteu na promessa de Deus para Abraão.
Como solucionar?
Através da oração e clamor, se manifesta a intervenção divina:
Gn 20.3 Deus, porém, veio a Abimeleque, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
4. Ora, Abimeleque ainda não se havia chegado a ela: perguntou, pois: Senhor matarás porventura também uma nação justa?
5. Não me disse ele mesmo: É minha irmã? e ela mesma me disse: Ele é meu irmão; na sinceridade do meu coração e na inocência das minhas mãos fiz isto.
6. Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la;
7. agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
8. Levantou-se Abimeleque de manhã cedo e, chamando a todos os seus servos, falou-lhes aos ouvidos todas estas palavras; e os homens temeram muito.
O rei reparou seu erro, pediu desculpas, fez restituição integral e Abraão orou por ele e sua casa e eles foram curados da esterilidade e puderam gerar filhos, então o homem de Deus estava livre e liberto para ser pai, agora ele e Sara puderam gerar o filho que tanto desejavam.
Abraão tinha que estar pronto a ver outros sendo abençoados com aquilo mesmo que ele deseja e não tinha alcançado.
Ele teve que agir pela fé! É difícil, mas é o caminho da cura e da bênção.
Quantas pessoas se sentem impedidas de orar por outras pessoas porque estão passando por dificuldades em alguma área da sua vida.
Esse é o grande erro cometido por intercessores imaturos, que acham que os seus problemas pessoais impedem Deus agir…
É como se Deus dependesse da condição do homem para realizar o milagre..
Lembre-se sempre: O nosso Deus é o Deus do impossível, e Ele pode todas as coisas e tudo faz no seu tempo certo, e segundo Sua vontade e poder.
E, a exemplo de Abraão, o Senhor pode usar uma pessoa com alguma debilidade para, não somente mostrar a sua glória acima da impossibilidade do homem, mas, também estabelecer o sinal do seu favor, ativando assim a fé daquele que estava incrédulo devido suas lutas pessoais.
Portanto, a intercessão eficaz não pode levar em conta as nossas dificuldades pessoais, e sim, a nossa fé, amor ao próximo e responsabilidade espiritual.
Seja fiel, zeloso e comprometido, pois mesmo que e que você espera pessoalmente não venha no seu tempo, você pode ser um canal de bençãos, e outros menos comprometidos espiritualmente que você podem receber primeiro, pela sua fé e Intercessão!
Mas isso é galardão pra vc… Abraão até hoje é conhecido. Como o pai da fé
Rm 4.17 Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem
Ele chamou à existência as coisas que ainda não existiam como se elas já fossem…
Um casal estéril fazendo campanha de oração para famílias que querem ter filhos!!!!?
Isso é o verdadeiro sentimento Intercessório, em Nome de Jesus, Amém!