O PODER DA ORAÇÃO DE CONCORDÂNCIA

Dando continuidade ao estudo sobre RELACIONAMENTO COM DEUS, e tratando as orações de Abraão, hoje falaremos sobre o poder da oração de Concordância.

Gn 24.1 Ora, Abraão era já velho e de idade avançada; e em tudo o Senhor o havia abençoado.
2. E disse Abraão ao seu servo, o mais antigo da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe a tua mão debaixo da minha coxa,
3. para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito;
4. mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
5. Perguntou-lhe o servo: Se porventura a mulher não quiser seguir-me a esta terra, farei, então, tornar teu filho à terra donde saíste?
6. Respondeu-lhe Abraão: Guarda-te de fazeres tornar para lá meu filho.
7. O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua o semente darei esta terra; ele enviará o seu anjo diante de si, para que tomes de lá mulher para meu filho.
8. Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não farás meu filho tornar para lá.
9. Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
10. Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão; e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor.
11. Fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto ao poço de água, pela tarde, à hora em que as mulheres saíam a tirar água.
12. E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência para com o meu senhor Abraão.
13. Eis que eu estou em pé junto à fonte, e as filhas dos homens desta cidade vêm saindo para tirar água;
14. faze, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba; e ela responder: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; seja aquela que designaste para o teu servo Isaque. Assim conhecerei que usaste de benevolência para com o meu senhor.
15. Antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o ombro.
16. A donzela era muito formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu.
17. Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Deixa-me beber, peço-te, um pouco de água do teu cântaro.
18. Respondeu ela: Bebe, meu senhor. Então com presteza abaixou o seu cântaro sobre a mão e deu-lhe de beber.
19. E quando acabou de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.
20. Também com presteza despejou o seu cântaro no bebedouro e, correndo outra vez ao poço, tirou água para todos os camelos dele.
21. E o homem a contemplava atentamente, em silêncio, para saber se o Senhor havia tornado próspera a sua jornada, ou não.
22. Depois que os camelos acabaram de beber, tomou o homem um pendente de ouro, de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro;
23. e perguntou: De quem és filha? dize-mo, peço-te. Há lugar em casa de teu pai para nós pousarmos?
24. Ela lhe respondeu: Eu sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.
25. Disse-lhe mais: Temos palha e forragem bastante, e lugar para pousar.
26. Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor;
27. e disse: Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou do meu senhor a sua benevolência e a sua verdade; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.
50. Então responderam Labão e Betuel: Do Senhor procede este negócio; nós não podemos falar-te mal ou bem.
51. Eis que Rebeca está diante de ti, toma-a e vai-te; seja ela a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o Senhor.
52. Quando o servo de Abraão ouviu as palavras deles, prostrou-se em terra diante do Senhor:
58. Chamaram, pois, a Rebeca, e lhe perguntaram: Irás tu com este homem; Respondeu ela: Irei.
59. Então despediram a Rebeca, sua irmã, e à sua ama e ao servo de Abraão e a seus homens;
60. e abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irmã nossa, sê tu a mãe de milhares de miríades, e possua a tua descendência a porta de seus aborrecedores!
61. Assim Rebeca se levantou com as suas moças e, montando nos camelos, seguiram o homem; e o servo, tomando a Rebeca, partiu.
62. Ora, Isaque tinha vindo do caminho de Beer-Laai-Rói; pois habitava na terra do Negebe.
63. Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos.
64. Rebeca também levantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo
65. e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? respondeu o servo: É meu senhor. Então ela tomou o véu e se cobriu.
66. Depois o servo contou a Isaque tudo o que fizera.
67. Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.

Abraão quando velho (idade avançada) tinha consciência que era muito abençoado pelo Senhor em todas as áreas.

Certa vez, ele pediu ao seu servo mais velho que fosse a procura de uma esposa para o seu filho, fruto da promessa que Deus havia feito.

Para muitos, esse é apenas um texto normal da Bíblia, mas, como seres espirituais, cheios do Espírito Santo, precisamos discernir o que o Senhor tem para nos revelar.

Precisamos ter em mente que o desejo de ver o bem na nossa família, isso, vem de Deus:

Fl 2.13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Vamos entender como essa passagem nos ensina segredos espirituais tremendos com relação ao nosso trabalho intercessório.

Para que você possa entender o que representa uma oração em concordância, vamos fazer uma simulação, comparando os personagens citados nessa passagem bíblica, e os participantes do seu Ministério de Intercessão:

Abraão – vamos compará-lo a um líder de equipe
o Servo de Abraão – Um intercessor apostólico
Isaque – a Igreja a que Deus quer abençoar
Rebeca – A benção de Deus

Agora que estabelecemos papéis, vamos entender o desenrolar da história:

Abraão fez seu servo jurar que não procuraria nenhuma jovem dentre os cananeus para ser sua nora, mas sim uma moça que estaria entre seus parentes.

Contemporizando (estabelecendo a relação entre os personagens): O líder de equipe ( o nosso Abraão) chama o melhor intercessor da sua equipe e diz a ele que a igreja está passando por dificuldades e que precisa viver um grande milagre, e que ele precisa buscar esse milagre em oração, em clamor, em guerra espiritual, mas não desistir sem que a benção seja alcançada.


O pedido de Abraão representa o 1o. Nível de concordância, que é estabelecido com o nosso Deus, isto é, Abraão sentiu no coração o desejo de Deus e se colocau à disposição para vê-lo cumprido.

A concordância não precisa ser expressa em oração apenas, mas, principalmente em atitude, pois como diz a palavra de Deus:

Tiago 2:17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

O 2o. Nível de concordância é o papel do intercessor, nesse caso estabelecido pelo seu servo mais antigo, que assumiu a responsabilidade sobre si, e saiu pra buscar solução em Deus para aquela situação…

Quando o servo partiu para a Mesopotâmia e, ao cair da tarde, viu que era chegada a hora de várias moças irem buscar água, então, ajoelhou seus camelos ao redor do poço e orou ao Senhor dizendo:

“Senhor, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito e seja bondoso com o meu senhor Abraão.

Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água. Concede que a jovem a que eu disser: Por favor, incline seu cântaro e dê-me de beber, e ela me responder: ‘Bebe.

Também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor”.

Antes que ele terminasse de orar, chegou Rebeca com o cântaro em seu ombro.

Ela era filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão.

Entenda, tudo aconteceu da forma como ele pedira anteriormente ao Senhor.

Esse momento e a oração do servo de Abraão (o intercessor) estabelece o 2o. nível de concordância, pois aquele homem não entrou em desespero, não desistiu, não voltou atrás,

mas se posicionou como instrumento para que a vontade de Deus se cumprisse em sua vida para cumprir a vontade de Abraão.

O que podemos aprender é que a oração de concordância tem como base a lealdade, a fidelidade, a obediência e a prontidão.

Contemporizando: esse servo de Abraão representa o intercessor que se dispõe em buscar a Deus com toda a intensidade do seu coração para que o desejo que o Senhor colocou no coração do seu líder de equipe seja realizado por ele.

Sabemos que nada acontece por acaso, e tudo o que acontece na terra é fruto de uma legalização no céu..

João 3:27 João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.

O grande segredo espiritual é que o que ligamos na terra é ligado nos céus, e a concordância estabelece um conjunto de elos espirituais que, unidos, conectam e fazem manifestar o propósito de Deus pela transmissão bem sucedida dos seus valores e integridade.

Por essa causa aquele servo (intercessor) foi bem sucedido, pois a sua oração estabeleceu uma concordância perfeita com o desejo do seu senhor (o líder),

que estava em concordância com o desejo do Senhor seu Deus, e que estava em concordância com o sonho de Isaque (a igreja),

para que a benção (Rebeca), que também já estava preparada, pudesse entrar nessa corrente de aliança, e assim fechar o ciclo da benção.

Dando continuidade, vamos contemplar um pouco mais das conexões do poder da concordância.

Quando o servo de Abraão orou em aliança, suplicando o favor de Deus, o mundo espiritual se abriu, e a graça de Deus se derramou sobre ele, fazendo com que o que já estava planejado no coração de Deus se manifestasse.

Rebeca, agora movida pelo Espírito Santo, mesmo sem saber ou ser citado tal fato, mas é verdade, repetiu as palavras que o servo de Abraão dissera em oração a Deus, para testificar que aquela era uma obra divina e não apenas uma coincidência.

Outro ponto importante dessa aliança de concordância é o testemunho, que serve para testificar o reconhecimento de que Deus está no controle… veja o que aconteceu..

O servo de Abraão contou a Rebeca tudo o que havia ocorrido até aquele momento.

Vou adiantar um pouco a história. – Após terem ido até a casa da moça, explicado a família, eles foram edificados por todos os milagres que o poder da concordância tinha até esse momento produzido.

Mas faltava ainda um elo, pois mesmo a família de Rebeca tendo aceitado que ela poderia seguir com aquele estranho, ela precisava também entrar na aliança pela sua concordância pessoal, e isso foi estabelecido, pois fazia parte de um plano maior

Rebeca aceitou ir para a casa de Abraão para se casar com Isaque, e até levou com ela suas servas.

Agora, o toque final e de uma maravilhosa maestria do nosso Senhor, foi que Isaque também estava em Aliança com o Senhor, sem ter qualquer ciência do que estava acontecendo ao seu favor.

medite no que aconteceu (Gênesis 24:62-67):

“Isaque tinha voltado de Beer-Laai-Roi, pois habitava no Neguebe.

Certa tarde, saiu ao campo para meditar.

Ao erguer os olhos, viu que se aproximava camelos.

Rebeca também ergueu os olhos e viu Isaque.

Ela desceu do camelo, e perguntou ao servo:

‘Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?’

‘É meu senhor’, respondeu o servo.

Então ela se cobriu com o véu.

Depois o servo contou a Isaque tudo o que havia feito.

Isaque levou Rebeca para a tenda de sua mãe Sara; fez dela sua mulher, e a amou;”

O milagre é algo que acontece quando não temos condições de realizá-lo ou algo acontece num tempo que jamais imaginávamos… foi isso que aconteceu… um poderoso milagre fruto de uma tremenda aliança de concordância estabelecida no céu e na terra..

Resumindo o poder da oração de concordância de Abraão:

Isaque desejava casar e orava por isso, buscando no Senhor a sua escolhida
O Senhor moveu o coração de Abraão que lembrou-se de seus parentes
Enviou seu servo que pediu em oração um sinal de que era Deus quem lhe apresentaria a escolhida
E apareceu Raquel que cumpriu o sonho de todos, fechando assim os elos dessa grande concordância…

IMPEDIMENTOS CONTRA A CONCORD NCIA

São diversos os motivos que impedem a concordância:

Discórdias, facções, inveja, brigas, guerras, oposições, divisão, egoísmo, segregação, etc.

1 Cor. 1.10 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer.
11 Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.

Judas Iscariotes representa a ação do diabo que não consegue andar em concordância com Aquele que o tem abençoado.

Mt 26.14 Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes,
15. e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
16. E desde então buscava ele oportunidade para o entregar.

Mas o Senhor nos ensina estratégias onde a concordância nos traz grandes bênçãos:

A CONCORD NCIA É O RESULTADO

1) Da união apostólica

Ecl 4.9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.
11. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?
12. E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

2) Da unidade de propósitos:

Mt 18.19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Quantos casais vivem a derrota, pois ao invés de viver a benção da concordância, tem o seu lar destruído, vivendo a maldição da palavra que diz que “Casa dividida não prospera”..

3) Da aliança com seu chamado

Joao 15.16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

4) Da assimilação plena da Palavra de Deus

Jo 15.4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.
5. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas.
7. Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.
8. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos

Pois a nossa base e referência maior é que a Trindade vive em concordância

1 Jo 5.8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.

E, também, a nossa salvação é realizada pela concordância com a graça que nos foi concedida por Cristo Jesus:

Romanos 10.9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
10. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
13. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

CONCLUSÃO

A partir desse entendimento que o Senhor te deu com relação ao PODER DA ORAÇÃO DE CONCORD NCIA, viva e pratique essa ação profética, ligando na terra o que é ligado no céu,

E fechando ciclos que hão de te habilitar a participar de grandes bençãos na vida das pessoas que você intercedeu, pois o maior beneficiado será você mesmo pela grande alegria que o Senhor colocará em seu coração.

Concorde, obedeça, realize, seja dependente do Espírito Santo, e o plano de Deus se cumprirá em sua vida, na sua casa e Família, em Nome de Jesus!