FORMAS DIFERENTES DE SE RELACIONAR COM DEUS
Efésios 6:13-18 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
O Relacionamento com Deus não se limita a um tipo de oração que as pessoas normalmente fazem, denominada Oração do Pai Nosso.
Relacionamento com Deus é uma conversa com diversas formas diferentes de se comunicar com Ele.
O apóstolo Paulo descreve em Ef 6.18 que devemos utilizar toda oração, isso implica que existem diversos tipos de oração, e é isso que vamos tratar nesta ministração.
I Timóteo 2:1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens
I Coríntios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Somente nessas duas passagens, o apóstolo Paulo nos alerta sobre 5 tipos de relacionamentos diferentes que devemos praticar com o nosso Senhor, sendo um deles a oração.
Isso significa que orar é apenas uma forma, e não um todo…. Isso é muito importante deixar claro, porque essa consciência demonstra o nível da maturidade de um intercessor na prática da sua relação com Deus.
Mas o principal não é falar com Deus, mas sim se preparar para OUVIR A DEUS!
Muitos oram a Deus, mas um verdadeiro intercessor se relaciona com Deus, de forma a compreender os propósitos dEle em todas as situações, e assim verdadeiramente cumprir seu chamado apostolicamente.
Num Relacionamento com Deus são aplicados diversos tipos de orações numa sequência determinada pela necessidade de quem ora, mas também dirigida pelo Espírito Santo.
ORANDO TODO O TEMPO NO ESPÍRITO
Romanos 8:26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
Devemos estar preparados para que o Espírito Santo dirija nossas orações, e isso deve acontecer da seguinte forma:
Todas as pessoas que se posicionarem para iniciar um Relacionamento com Deus, devem possuir um caderno e uma caneta para anotar as DIREÇÕES DIVINAS, pois o Espírito Santo nos comunicará o que devemos realizar enquanto estivermos nos relacionando com Ele no comando.
Para isso, a Palavra de Deus deve preceder todas as nossas orações, e o Espírito Santo nos conduzirá à Palavra que devemos nos basear.
João 14:23,26 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito
Orar sem cessar, em todo o tempo representa viver em comunhão com a Trindade que a todo o tempo se comunicará conosco de formas muito especiais e particulares.
Então, vamos conhecer 14 formas diferentes de se relacionar com Deus, com vistas ao aperfeiçoamento dos Santos e à maturidade necessária na nossa relação com a Trindade.
1. ORAÇÃO DE ADORAÇÃO
Salmos 22:3 Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
Deus habita no meio dos louvores, por isso
João 4:24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Não há outra forma de nos apresentarmos diante de Deus, sem que seja pela adoração, o que significa que devemos começar todas as nossas orações com adoração.
Deus deseja que o homem se apresente para glorificá-lo, exaltá-lo, amá-lo e através de sacrifícios diários como gratidão em seus corações entregando o seu Louvor e a sua Adoração por quem Ele é, e não apenas pelo que Ele pode fazer.
Salmos 113.1-6
1 – LOUVAI ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.
2 – Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora para sempre.
3 – Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR.
4 – Exaltado está o SENHOR acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus.
5 – Quem é como o SENHOR nosso Deus, que habita nas alturas?
6 – O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra!
Deus constituiu um SACERDÓCIO para que a santidade e a presença Dele no meio de humanos fossem garantidas.
CÂNTICOS ESPIRITUAIS
Dois textos no Novo Testamento usam estas três palavras juntas.
Efésios 5:18-19 E não nos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais.
Paulo, o autor de Efésios, escreveu instruções quase idênticas aos colossenses:
Colossenses 3:16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Nosso Louvor confunde nossos inimigos – Paulo e Silas na prisão
Atos 16:25,26 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
Paulo e Silas por causa da libertação de uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e dava lucro ao seu senhor, foram açoitados, julgados e lançados na prisão.
Com certeza qualquer um teria a primeira reação de desespero ou murmuração, mas eles resolveram em seu coração criarem uma atmosfera de louvor e adoração na cadeia, com correntes em suas mãos e pés, feridos, machucados, humilhados, resolveram em seu espírito buscar a trazer a presença de Deus naquele lugar, quando acontece um terremoto que todos grilhões e cadeias se abrem através da unção no Louvor.
Hebreus 12:14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Como intercessores apostólicos, não podemos ser superficiais nessa relação, e, por falta de maturidade e conhecimento espiritual, sermos religiosos e ritualistas nas nossas orações e intercessões que apresentamos diante do Senhor.
A oração de confissão e renúncia é também conhecida como oração de“contrição” (arrependimento).
As duas são sinônimas e apontam para a mesma verdade – a necessidade de se confessar a Deus os pecados.
A oração de confissão estabelece uma condição para sermos aceitos na presença de Deus como adoradores.
O Profeta Isaías diz que o pecado faz separação entre o homem e Deus (Is 59.2), de modo que, sem sincera e humilde confissão, e sem a misericórdia, a graça do Senhor, o homem não estará habilitado para adorar ao Senhor e receber dEle as suas bênçãos.
1Jo 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Confessamos a Deus os pecados cometidos (por comissão – pensamentos, palavras e ações; ou, por omissão), para que obtenhamos o seu perdão e, assim, possamos nos aproximar dEle.
A oração de confissão de pecados acontece quando nos chegamos para Deus, no início da caminhada cristã, e precisa acontecer ao longo dessa caminhada, pois estamos sujeitos a pecar, embora não vivamos mais na prática contumaz do pecado (1Jo 3.9).
É como diz as Escrituras:
Sl 32.5 Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.
Pv 28.13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
Davi, depois de haver cometido adultério com Bate-Seba, faz uma humilde oração de confissão:
Sl 51.4-5,7 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
Êxodo 30:29 Assim consagrarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo.
Consagrar significa estabelecer uma relação com Deus, que nos permite dedicar uma pessoa ou algo a Deus.
Uma oração de Consagração representa uma declaração de dedicação total a Deus.
Tudo aquilo que é consagrado é dedicado para servir ao Senhor e aos desígnios Dele, para honrar a Deus, para a santificação de Seu Nome e realização da obra Dele.
Êxodo 40:9 E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo.
Não é pouca coisa, é algo extremamente sério e profundo.
Tudo na Igreja deve ser consagrado ao Senhor, como também todo início de culto, início da Ministração da Palavra, o óleo da unção, o ambiente físico/espiritual, etc.
O que não é consagrado a Deus o inimigo se apodera.
A consagração de alguém ou algo não é algo automático, ou seja, que acontece na vida da pessoa sem qualquer esforço ou busca.
Temos que sempre estar atentos ao conceito de legalidade no mundo espiritual, e com isso, temos que ter consciência que somente podemos fazer uma oração de Consagração se respeitarmos os seguintes preceitos espirituais:
– Eu somente posso consagrar, isto é, entregar, o que é meu por direito
2 Samuel 24.22-24 Então disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha.
Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti.
Mas o rei disse a Araúna: Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.
Oração de Consagração de famílias – quando a família se dedica a seguir Jesus e ensinar os filhos sobre ele
Josué 24.15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Clamar é uma forma mais intensa de pedir: com veemência, implorar, rogar, bradar em alta voz
Salmos 120:1 Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve.
O Senhor nos ensina a clamar, e essa palavra no hebraico é similar a ‘gerar com intensidade, fazer acontecer pela insistência, persistir até que a porta se abra, tomar posse de uma promessa até que se manifeste’.
Precisamos entrar com autoridade na presença de Deus.
Os gritos das intercessões – “Clama a mim!” – são estimulados pelo próprio Deus, para que possamos entrar num outro nível de comunhão.
O clamor expressa o grito de alguém por socorro.
No caso de guerra contra as hostes do mal, essa oração se transforma na declaração de comandos movidos pelo Espírito Santo contra essas entidades.
O Senhor nos ensina a clamarmos, ou seja, gritarmos por livramento se necessitarmos disto.
Êx 22:23 porque se o fizerem, e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor
Fp 4.6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
A súplica se caracteriza por um pedido com maior intensidade, feito de forma veemente e humilde por alguém que se encontra em momento de desespero ou angústia.
Trata-se de pedir pela misericórdia de Deus, pelo seu imenso amor e pela graça que nos foi outorgada.
A súplica caracteriza-se por uma forma de pedir com humildade e insistência.
Sl 102.1-2 Ouve, SENHOR, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores. Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.
Foi através da súplica que a mulher Cananéia procurou Jesus implorando por sua filha.
É o momento de busca específica por uma pessoa que conhece ao Senhor e sabe que somente Ele é capaz de atender sua petição.
A súplica é caracterizada também por um pedido de clemência ou misericórdia sem se importar com as adversidades ao pedido.
A súplica refere-se ao nosso desabafo íntimo com Deus.
A súplica reflete a nossa angústia secreta colocada diante de Deus.
Salmo 102.1 Ouve a minha oração, SENHOR! Chegue a ti o meu grito de socorro!
Depois de descrever a necessidade de tomar a “armadura de Deus” (Efésios 6:13-17), o apóstolo Paulo exorta os efésios (e nós) a manterem-se alertas e orarem no Espírito,
Efésios 6:18 Vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
Tiago 5:14-15 Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Tiago declara inequivocamente que podemos receber a cura física em resposta a “Oração da Fé”:
Nossas orações não serão atendidas se não tivermos fé genuína, verdadeira.
Este é o terceiro e mais forte nível de petição, muito além da súplica.
Jesus declarou abertamente:
Marcos 11:24 … Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis.
Ao pai de um menino endemoninhado, Ele falou assim: “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23).
O autor de Hebreus admoesta-nos assim:
Hebreus 10:22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.
Tiago encoraja-nos a pedir com fé, não duvidando:
Tg 1.6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.
A oração não está limitada ao que é humanamente possível.
A oração é uma obra de fé. Não faz sentido falar em oração sem falar em fé.
Fé nas 8.000 promessas relatadas na Bíblia. Ter convicção que vai acontecer
A Bíblia define fé assim:
Hb 11.1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos,
pois,
Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
I Timóteo 2:1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, INTERCESSÕES, e ações de graças, por todos os homens;
Intercessão é como uma oração santa, de fé e perseverante através da qual alguém invoca a Deus a favor de outra(s) pessoa(s) que desesperadamente precisa(m) da intervenção de Deus.
Tiago 5:14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
O conceito de oração de intercessão durante muito tempo resumiu-se à condição de orar a Deus a favor de outra pessoa, e se colocar na brecha por ela.
É claro que essa ação espiritual está correta; mas interceder não se resume apenas nessa condição, ou melhor, não se limita à ação pessoal do intercessor para que se alcance o favor de Deus acerca do que ele pede.
Mas a consciência da verdadeira oração intercessória é estabelecida numa atitude de se tornar instrumento do Espírito Santo,
onde o Espírito Santo deve assumir total controle sobre a vida do intercessor, para que este manifeste o Seus desejos e propósitos, através da manifestação dos dons espirituais.
Tendo assim, a realidade do que realmente tem que ser apresentado a Deus, e o que Deus tem para revelar e interferir a respeito da situação e pauta.
Interceder é um exercício de amor ao próximo, de cuidado com o próximo, obedecendo às seguintes leis divinas (Mt 22.36-39):
1ª. – Amar a Deus acima de todas as coisas
2ª. – E ao próximo como a si mesmo
Há muitas definições que nós poderíamos dar sobre oração intercessória.
A mais simples está na Bíblia: “Orai uns pelos outros”. (Tg 5.16)
Habacuque 2:1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
Oração Profética é uma das chaves mais importantes e uma das armas de guerra mais poderosa na batalha espiritual, pois ela nasce no coração de Deus porque tem como base a Sua vontade.
A oração profética não é clamar por coisas ou interesses pessoais, mas a intercessão profética se faz pelos interesses de Deus, utilizando suas palavras, suas alianças e seus propósitos declarados na Bíblia.
INTERCESSÃO PROFÉTICA é falarmos para Deus aquilo que Deus nos disse para falarmos para Ele.
Intercessão profética é interceder usando as Palavras de Deus que o Espírito Santo introduz em nosso coração, visando um fim proveitoso.
Quem Tem Jesus Cristo tem a Palavra, quem tem a Palavra tem Jesus Cristo
1 Coríntios 2:13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
Provérbios 8:14-21
14 – Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; Eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
15 – Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.
16 – Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.
17 – Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
Preste bastante atenção:
Uma coisa é orar pedindo para Deus o que deseja o meu coração, como bens e ideais pessoais.
Mas outra coisa, muito importante na vida de um servo de Deus, é buscar, em oração, a direção e revelação de Deus para todas as nossas decisões.
Há um mal que pesa sobre muitos cristãos: Quando tudo parece estar bem, esquecem-se facilmente de pedir a direção de Deus.
Quando tomam decisões por impulso, decidem por si próprios e não consultam a Deus. Surge então uma oportunidade para que o inimigo dificulte a sua vida.
Todos enfrentamos decisões importantes na vida e a Bíblia nos dá conselhos para tomar decisões acertadas:
Um servo apostólico que ora, tem uma relação íntima com Deus, afasta-se da tentação do mal, não procura prazeres mundanos, depende da vontade de Deus para tudo em sua vida, confia e espera no Senhor.
Atentemos para o que a Palavra de Deus nos ensina.
Em 1 Crônicas 14 vemos Davi, que finalmente tinha subido ao trono, ver-se confrontado com a invasão do território pelos filisteus.
Davi podia pensar que era uma afronta pessoal, um teste às suas capacidades de governante e agir de imediato.
Mas em vez disso, Davi foi ao Senhor, pediu direção e sabedoria para lidar com a situação.
Davi fez o que era certo, orou antes de agir.
1 Crônicas 14:2/8/10-11 “E entendeu Davi que o SENHOR o tinha confirmado rei sobre Israel; porque o seu reino tinha sido muito exaltado por amor do seu povo Israel.”
“Ouvindo, pois, os filisteus que Davi havia sido ungido rei sobre todo o Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, logo saiu contra eles.”
“Então consultou Davi a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás? E o SENHOR lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos. E, subindo a Baal-Perazim, Davi ali os feriu; e disse Davi: Por minha mão Deus derrotou a meus inimigos, como se rompem as águas…”
O Senhor concedeu a vitória a Davi e deixou bem claro, perante todos, que apenas Ele é Deus.
Veja o exemplo quando a igreja se une em oração, concordando com o poder da Palavra de Deus
Na oração em concordância, todos devem ter os mesmos motivos de oração, em sintonia, onde todos têm o mesmo sentimento de amor e compromisso por aquilo que se comprometem.
Esse tipo de Relacionamento com Deus é praticado como RELÓGIO DE ORAÇÃO, onde os propósitos não podem ser apenas títulos de temas, como orar por prosperidade, saúde, livramentos; mas sim um propósito detalhado para que todos saibam realmente o que devem apresentar diante de Deus.
Sendo assim, toda solicitação de Relógios de Oração devem ser baseados na Palavra de Deus e o solicitante deve passar todos os detalhes do que se pretende.
Também todos os que participam de uma oração de concordância, devem concordar com as orações realizadas pelos líderes, e não ficar concorrendo contra elas, pois todos devem orar em unidade.
I Coríntios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
A palavra “língua” é a mesma para “idioma” e significa a capacidade de falar numa língua que você não aprendeu.
1Co. 14.4 O que fala em línguas, edifica-se a si mesmo…
O falar em línguas é um instrumento de edificação.
Edificar é construir, fazer crescer, levantar algo.
Do ponto de vista espiritual, edificação significa crescimento; fala de construir algo mais sobre o alicerce da fé em Jesus.
O falar em línguas faz parte do propósito de Deus para as nossas vidas.
É a ferramenta que o Espírito Santo usa para trabalhar em cada um de nós de forma mais profunda.
Judas 1:20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
O falar em línguas vai produzir em nossas vidas a totalidade do ministério do Espírito Santo.
Sem dúvidas as línguas estranhas são uma grande dádiva de Deus para sua Igreja e faz uma enorme diferença no relacionamento com o Senhor.
Portanto, você como intercessor, instrumento de Deus na terra, precisa desenvolver esse dom, praticando diariamente línguas estranhas, através da manifestação do Espírito Santo em sua vida, e você viverá uma poderosa experiência de crescimento no seu Ministério, e, principalmente, na sua relação com Deus.
Salmos 25:14 O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.
Lucas 6:38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Diante de Deus nós precisamos perceber que é pela sua graça que nos aproximamos Dele.
Afinal, como responder a esta graça? A única resposta a darmos para ela, para este Deus que entrega tudo por nós, é que: “nada temos a oferecer, porém tudo o que temos é Seu!”.
É um processo de humilhação.
E, como exigência do Senhor, para que essa relação seja mantida, é que não podemos nos apresentarmos diante de Deus com as mãos vazias.
Êxodo 23:15b …. e ninguém apareça com as mãos vazias perante mim;
Porque a nossa entrega é tão importante para Deus?
Porque a nossa entrega, como oferta agradável ao Senhor, ela é uma oração de Entrega, pois ela fala diante de Deus
Hebreus 11:4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
A entrega de Abel, não somente agradou a Deus, como fala diante do Senhor até hoje.
Um outro exemplo desse nível de relacionamento da nossa oferta diretamente com o Senhor, é o caso da viúva pobre… preste atenção como a oferta dessa viúva falou com Jesus, sem aquela mulher ter falado nada audivelmente….
Lucas 21:1-4
1 – E, OLHANDO ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
2 – E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
3 – E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
4 – Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.
por isso, temos que tomar muito cuidado, pois, nem tudo o que entregamos para o Senhor Ele aceita
Gênesis 4:4-5
4 – E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 – Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
Pois, o dar, entregar, é uma lei espiritual, que, não somente precede, mas estabelece o que vamos receber:
A dimensão da nossa entrega produz retribuição na mesma medida
II Coríntios 9:6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifa
Em João 3.16 há uma expressão bíblia que bem conhecemos “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho… “.
Analisando a expressão “dar, entregar, devolver” percebe-se que são termos semelhantes os quais nos dão uma clara ideia de compromisso.
Deus fez isso conosco. Ele deu, ou melhor, entregou seu único filho como o cordeiro mudo por nós de uma forma tão dolorosa e triste num altar incomum: numa horrenda, dura e pesada cruz.
Dependurado por horas ele não gemeu, não reclamou e não murmurou ou rogou pragas sobre seus algozes. Ele amou… ele amou… ele nos amou até o fim!
Era a mais pura e linda entrega que o mundo já havia presenciado.
ELE estava ali entre dois ladrões malfeitores. Deus fez isso, Deus fez assim, entregou o melhor que possuía no céu por mim e por você, por nós, vis pecadores desde o ventre materno (Sl 51.5).
O altar da entrega foi na cruz, meu amado… Na rude e triste cruz!
Por tudo isso, a partir de hoje, faça uma oração de entrega do seu melhor ao Senhor, e realize isso de fato, para que Ele tenha todo o direito de te abençoar na mesma medida da sua entrega.
14. ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS
Filipenses 4:5…sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Agradecimento ou ações de graças são palavras ou outras manifestações que denotam gratidão.
O apóstolo Paulo recomenda:
1Ts 5.18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Ele não diz “por tudo”, mas “em tudo”, isto é, em todas as situações; tanto em tempos de tranquilidade, como em tempos de provações e dificuldades.
Não com hipocrisia ou fazendo por fazer; mas crendo firmemente e reconhecendo que Deus tem um propósito abençoador em tudo o que nos acontece
A oração de gratidão é tão necessária quanto a oração de confissão.
Tristemente, como se ouve, os crentes pedem mais do que agradecem.
A oração de gratidão é o reconhecimento dos crentes pelas muitas bênçãos que o Senhor tem dado.
Deixar de agradecer a Deus em oração é mesmo que fechar os olhos para os atos providenciais de Deus na vida do seu povo.
A Bíblia está repleta de orações de gratidão.
A oração de Davi no Salmo 86 mostra o quão grato era o seu coração para com Deus:
Sl 86.12 Dar-te-ei graças, Senhor, Deus meu, de todo o coração, e glorificarei para sempre o teu nome.
Sl 100.4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor, rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
CONCLUSÃO
1 Timóteo 2:1-4 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,
em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador,
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
PARA QUE ESSE RELACIONAMENTO COM DEUS SE ESTABELEÇA DE FORMA PLENA É NECESSÁRIO A INTERVENÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, POIS SEM ELE, NADA PODEMOS FAZER COM RELAÇÃO AO MUNDO ESPIRITUAL E A DEUS.
I Coríntios 2:9-13
9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 – Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 – Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 – As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
APENDICE:
ADORAÇÃO
CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO
Atos dos Apóstolos 3:19 Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
Lucas 5:31-32 Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.
Lucas 15:10 Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.
Atos dos Apóstolos 17:30-31 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.
Lucas 13:3 Eu digo que não! Mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.
Ezequiel 18:30-32 “Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. Livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agrada a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se e vivam!
1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
CONSAGRAÇÃO
Levítico 20:7-8 “Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.
Números 15:40 Assim vocês se lembrarão de obedecer a todos os meus mandamentos, e para o seu Deus vocês serão um povo consagrado.
Provérbios 16:3 Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
CLAMOR E BATALHA
Salmos 50:15 e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará.”
Salmos 18:6 Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos.
Jeremias 29:12-13 Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Salmos 55:16 Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará.
Salmos 34:17 Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações.
2 Samuel 22:7 Na minha angústia, clamei ao Senhor; clamei ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; o meu grito de socorro chegou aos seus ouvidos.
SUPLICAS
Salmos 4:1 Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
2 Samuel 24:25 Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o Senhor aceitou as súplicas em favor da terra e terminou a praga que destruía Israel.
Salmos 6:4 Volta-te, Senhor, e livra-me; salva-me por causa do teu amor leal.
Salmos 7:1 Senhor, meu Deus, em ti me refugio; salva-me e livra-me de todos os que me perseguem,
Salmos 28:2 Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo.
Salmos 28:6 Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas.
FÉ
Romanos 10:17 Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
2 Coríntios 5:7 Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.
Efésios 2:8-9 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Romanos 4:5 Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.
Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Mateus 17:20 Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês.
INTERCESSÃO
Efésios 6:18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
1 Tessalonicenses 5:25 Irmãos, orem por nós.
Jó 16:20-21 O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa de um amigo.
1 Tessalonicenses 1:2 Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.
Efésios 3:14-19 Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
2 Tessalonicenses 3:1 Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês.
2 Coríntios 1:11 enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.
PROFECIA
1 Coríntios 14:1 Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.
Romanos 12:6 Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
1 Coríntios 14:39 Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas.
Atos dos Apóstolos 2:17-18 ” ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
1 Coríntios 14:26 Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.
CONSELHOS
1 Coríntios 15:33 Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.
Provérbios 12:15 O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.
Provérbios 11:14 Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.
Provérbios 19:20-21 Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
AÇÃO DE GRAÇAS
Salmos 92:1-2 Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade,
Romanos 1:21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.
1 Tessalonicenses 5:18 Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Salmos 103:2 Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmos 118:24 Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.
Colossenses 3:17 Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
Salmos 136:1 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!