Aula 16 – FUNDAMENTOS INTERCESSÓRIOS 


PROPÓSITOS


Os PROCEDIMENTOS  visam estabelecer os conceitos apostólicos do MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO, para que as Equipes Intercessórias sejam orientadas e capacitadas no conhecimento espiritual necessário para o exercício das suas atividades ministeriais, e assim, atendam aos objetivos de Deus quanto a esse Ministério.

Também tem como objetivo o estabelecer os fundamentos que permitirão a unificação dos procedimentos internos das atividades ministeriais, e assim, orientar e corrigir todas as ações proféticas praticadas pelos integrantes desse Ministério.

Os  PROCEDIMENTOS não visam apenas a plano teórico de intercessão, mas permitir a transformação e o aperfeiçoamento, produzindo a real consciência do poder de interferência e quebra de paradigmas, com vistas ao estabelecimento da Visão Apostólica Renascer na sua essência quanto a Intercessão.

Para isso, faz-se necessário o envolvimento voluntário e intenso de todos os intercessores e líderes das equipes Intercessórias em tudo o que lhes é confiado, caso contrário viverão a desonra, pela desqualificação, por não terem valorizado o talento que Deus lhes confiou. 

O Senhor nos diz em Os 4.6 que o povo perece por falta de conhecimento, e que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3)

Buscando sempre a manifestação da verdade em Cristo Jesus, com base para as nossas atividades ministeriais, tudo o que devemos e podemos falar sobre o mundo espiritual tem que vir por revelação e direção do Espírito Santo, baseado na Palavra de Deus, a Bíblia, e é isso que nos norteará em todos os procedimentos que se seguirão.

I Coríntios 2:9-13 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus…  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Portanto, como condição primária, tendo como base a busca da perfeição na atuação ministerial, cada intercessor deve sair da superficialidade e buscar aperfeiçoamento, através do conhecimento profundo em diversos temas, tais como:

  • Trindade / Plano de Deus  / Ser Humano / Igreja Apostólica / Anjos do Bem e do Mal / Relacionamento com Deus / Dons Espirituais / Ambientes Espirituais / Princípios Espirituais / Obrigações Espirituais / Ferramentas Espirituais / e outros

E também, faz-se necessário entender, praticar e  desenvolver os conceitos de Intercessão e Batalha Espiritual, através da visão e ação do Espírito Santo de Deus.

 

PLANO DE MELHORIA CONTINUADA

 

O Ministério de Intercessão tem como metodologia o PLANO DE MELHORIA CONTINUADA (PMC), que representa um conjunto de ações a serem trabalhadas para que alcancemos o crescimento e fortalecimento necessário para o bom êxito do exercício das nossas atividades espirituais.

 

O conceito de Melhoria Continuada representa não aceitar a estagnação, mas utilizar uma metodologia moderna que revisará continuamente todos os conceitos até então utilizados no Ministério, com vistas ao ajustamento dos conteúdos para a perfeita adaptação aos propósitos que o Espírito Santo tem para cada momento da nossa caminhada na busca evolução pelo pleno conhecimento da Verdade que é Cristo.

 

O Senhor nos diz em Os 4.6 que o povo perece por falta de conhecimento, e que para corrigir isso devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3)

 

Sendo essa a palavra que fundamenta o PMC (Plano de Melhoria Continuada), vamos conhecer e prosseguir no conhecimento de tudo o que devemos e podemos falar ou praticar sobre o mundo espiritual.

 

Esse procedimento somente é possível pela busca incessante da revelação e direção do Espírito Santo, baseado na Palavra de Deus, a Bíblia, e, portanto, é isso que nos norteará em todos os nossos procedimentos no Ministério de Intercessão.

 

 

1.                VISÃO APOSTÓLICA DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO

 

Há muitas definições que nós poderíamos dar sobre intercessão. A mais simples está na Bíblia:  “Orai uns pelos outros”. Tg 5.16

 

O conceito de intercessão durante muito tempo resumiu-se a essa condição de orar a Deus a favor de outra pessoa e se colocar na brecha por ela.

 

É claro que essa ação espiritual está correta; mas interceder não se limita apenas a esta condição, ou melhor,  não se resume em apresentar a vontade do homem perante Deus, mas sim, buscar qual a perfeita vontade de Deus para o homem.

 

O papel do Intercessor é buscar do Espírito Santo qual  a revelação e propósito de Deus para a pessoa ou situação. 

 

Sendo assim, o intercessor deve agir como um INTERMEDIÁRIO através da sua relação com o Espírito Santo, pela fé, interferindo no mundo natural, através de ações proféticas e revelações espirituais.

 

A consciência apostólica da verdadeira intercessão é estabelecida numa atitude de se tornar instrumento do Espírito Santo, onde o Espírito Santo deve assumir total controle sobre a vida do intercessor, para que este manifeste o Seus desejos e propósitos, quanto ao que se realmente tem que ser apresentado a Deus, e o que Deus tem para revelar e interferir a respeito da situação e pauta. 

 

Portanto, interceder é encontrar-se com Deus, descobrir o que está em Seu Coração, com respeito a determinada causa de alguém ou algo que é motivo da nossa intercessão, aliando-nos com Ele a fim de que Sua vontade se manifeste naquela situação.

 

Pois somente assim o poder que há na intercessão de um servo de Deus, dirigido pelo Espírito Santo, pode mudar a história de uma família, de uma igreja, e até de uma Nação. 

 

 

2.              PROCEDIMENTOS DA INTERCESSÃO

 

Somos um Ministério cujo trabalho específico é interagir no mundo espiritual e com seres espirituais, e por isso, não podemos estabelecer padrões de ações naturais, nem podemos ser superficiais no trato com o mundo espiritual, porque somente com maturidade e profundo conhecimentos espiritual poderemos interagir no ambiente que o Senhor nos colocou, gerando resultados que agradam a Deus. 

 

Para isso precisamos entender e praticar os conceitos atualizados dos PROCEDIMENTOS DE INTERCESSÃO:    

 

  1. Os papéis dos participantes do Ministério de Intercessão são as seguintes:

 

                               1ª. – ATALAIA – Vigia que atua nos cultos e eventos

                        2ª. – GUARDIÃO – Das promessas e cobertura 

  intercessória pelos Líderes e Oficiais

                        3ª. – MEDIADOR – Responsável por orar pelos pedidos 

                                      de oração

                        4ª. – ESPIA – Responsável por realizar o levantamento 

das informações para o Mapeamento Espiritual

                        5ª. – GUERREIRO DE BATALHA ESPIRITUAL – 

  Praticantes dos Atos Proféticos

               6ª. – COORDENADOR DE EQUIPE INTERCESSÓRIA – 

Responsável pelo grupo de intercessores da 

igreja local

                        7ª. – LÍDER TERRITORIAL – Responsável pelos 

trabalhos espirituais realizados em 

determinada região

                        8ª. – MESTRE DE INTERCESSÃO (ESPECIALISTA) – 

Conhecedor e multiplicador do conhecimento 

espiritual

                        9ª. – COORDENADOR DE ESPECIALISTAS – 

Responsável por funções administrativas do 

Ministério de Intercessão

                      10ª. – PROFETA (SACERDOTE)

 

b) RELAÇÃO COMPLETA DAS ATIVIDADES DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO:

 

– Identificar – (Levantamento Espiritual / Mapeamento Espiritual / Apresentação ao Sacerdote)  – (Presb./Past.) 

– Direcionar – (Análise do Sacerdote Indicando os Atos Proféticos que a Intercessão deve Praticar) – (Bp./Dirig.) 

– Preparar – (Recebimento das Direções Proféticas, Montar o Exército  e Estabelecer o Plano de Combate) – (Lid.Int./Dirig.) 

– Combater – (Realizar Atos Proféticos) – (Presb./Past.) 

– Consagrar – (Entregar e dar direitos a Deus através da oração e Unção) – (Lid.Int./Presb./Past.) 

– Proteger – (Atividade do Atalaia na Intercessão nos Cultos e Eventos) – (Asp./Dc./Presb.) 

– Cobrir – (Cobertura de Oração Intercessória das Autoridades e Líderes) – (Dc./Presb.) 

– Advogar – (Atividade do Intercessor no Cenáculo pelo Clamor pelos Pedidos de Oração, baseado na Palavra de Deus) – (Dc./Presb./Past.) 

– Atender – (Atividade Espiritual de Aconselhar e Visitar Lares, Hospitais, Presídios e Empresas) – (Presb./Past.) 

– Libertar – (Denunciar, Expulsar Entidades Demoníacas e Desligar os Direitos Desses Demônios na vida das Pessoas) – (Presb./Past.) 

– Curar – (Atendimento Espiritual de Revelação e Quebra das Legalidades que Prendem as Pessoas)  – (Presb./Past.) 

– Conquistar – (Estratégias Espirituais Territoriais para implementação de Células e Igrejas, e expansão das mesmas) – (Bp./Dirig.) 

– Aperfeiçoar – (Plano de Capacitação Intercessória com o Levantamento de Mestres de Intercessão) – (Escrit.Int.) 

– Liderar – (Preparação de Líderes das Equipes de Intercessores, Líderes Territoriais e Coordenadores) – (Escrit.Int.) 

– Dirigir – (Atividades do Escritório de Intercessão Nacional para Administração Geral do Ministério) – (Escrit.Int.) 

– Integrar (Plano de Integração de todas as Atividades Intercessórias nos Diversos Ministérios – Estabelecimento da Igreja Intercessória) – (Bp./Dirig.) 

 

Temos o desejo de crescer, e nos fortalecer espiritualmente, e por isso, buscamos em Deus condições de melhorias e estratégias que nos permitam executar a obra que Ele nos confiou de forma madura e eficaz.

 

 

3.                CAPACITAÇÃO DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO 

 

1.        Curso de Oração (Relacionamento com Deus) no CEAR – Trata-se de um curso que visa orientar como se estabelece não apenas uma oração, mas uma relação com Deus, apresentando quais são as premissas, bases, procedimentos e resultados desse relacionamento. 

 

Esse curso já encontra-se montado e pronto para ser aplicado pelo CEAR, aguardando apenas a liberação do Escritório Nacional.

 

O objetivo é que esse novo curso não seja implementado apenas para os intercessores, mas sim para todos da Igreja, por suprir a necessidade do desenvolvimento da Relação com Deus de todos os membros e oficiais da Igreja, pois, aprender a se Relacionar com Deus ou aprender a Orar, não se limita somente ao intercessores, mas é vital para todos os cristãos. 

 

2.     Cursos Bases para Intercessão do CEAR – Revisão do conteúdo dos atuais Cursos de Intercessão e Batalha Espiritual, com o implemento de informações mais pertinentes ao dia a dia do Ministério de Intercessão.

 

 

3.     Curso de Coordenador de Intercessão – CEARFormação e preparação prévia dos Coordenadores de intercessão, com vistas a capacitação dos mesmos, não somente teórica, como prática, para o ingresso na função de Coordenação, minimizando, assim, os problemas atuais de imaturidade dos Coordenadores pela falta de consciência das atividades que devem exercer, causando diversos retardos e prejuízos para ao Ministério e para a equipe de intercessão.

 

O objetivo é que o CEAR forme esse líder e o Escritório de Intercessão Nacional o capacite para as atividades práticas da nova posição que poderá o ocupar. 

 

Somente com as duas aprovações esse aluno estaria habilitado para concorrer a função de Coordenação Intercessória

 

   Através dessa formação os Coordenadores ocuparão sua posição, quando forem solicitados para isso, já capacitados e conscientes da sua real responsabilidade, dando continuidade a tudo o que foi realizado até o momento, e podendo aplicar novas estratégias que vão possibilitar o crescimento e progresso do Ministério local. 

 

  4.                  Equipe de Estudos Avançados – O conjunto de mestres de intercessão, juntamente com os líderes tanto de equipe como de territórios e Coordenadores intercessórios deverão se reunir uma vez por mês com o objetivo de tratar assunto do Ministério, com vistas ao aperfeiçoamento.

 

Também os mestres de intercessão, desenvolverão estudos estratégicos, com a coordenação do Escritório Nacional, que trarão profundidade no conhecimento de assuntos espirituais. 

 

5.                   Igreja Intercessória – Plano de Conexão para o envolvimento estruturado dos diversos Ministérios ligados a Intercessão, isto é, Ministérios que utilizam interações espirituais nas suas atividades. 

 

Para que o processo intercessórios seja completo, faz-se necessário o envolvimento em conjunto dos diversos Ministérios da igreja, interligando-os entre si, tornando-a uma IGREJA INTERCESSÓRIA

 

Esta conexão permitirá a atuação do corpo de Cristo como um todo, cobrindo e atendendo, forma plena, às reais condições que a pessoa necessita, o que representa uma ação muito mais poderosa e eficiente do que apenas um Ministério de Intercessão.

 

Segue a relação de alguns Ministérios que devem estar relacionados com o ações intercessórios:

 

Gauf – Visitas – Capelania – Aconselhamento – Cura e Libertação – Casais – O2 – Casais – +QV – Homens de Aliança e outros

 

 

6.                  Expansão do Ministério de Intercessão – Visando o crescimento e expansão da capacidade realizadora do Ministério de Intercessão, estaremos estabelecendo uma série e estratégias que permitirão a divulgação, multiplicação e potencialização das atividades intercessórios, através de uma série de Simpósio e Ações espirituais integradas não somente com os oficiais e membros da Igreja Renascer, mas, também com o envolvimento das Igrejas da CIEAG.

 

          Como resultado, promoveremos o crescimento dos participantes ativos do Ministério e também do 

poderio intercessório nas atividades estratégias que serão realizadas.

 

7.            Plano de Especialização Espiritual – Sabemos que o Senhor, através do Seu Santo Espírito, tem disponibilizado ferramentas espirituais, entre as quais estão os Dons do Espírito, para que possamos realizar a sua obra com poder segundo a Sua vontade e liberalidade.

 

E também somos conscientes que o conjunto das atividades intercessórias é muito complexo por se tratar de ações que exigem grande conhecimento e habilitação espiritual.

 

Desta forma, é muito importante a busca e o desenvolvimento desses dons, como ferramentas intercessórias, para o bom exercício das nossas atividades.

 

Esse desenvolvimento no uso dos dons possibilitará a especialização, pois o Espírito Santo distribui os dons como lhe apraz.

 

Como nem todos os dons estarão disponíveis para todas os intercessores, quando for identificado que o intercessor possui algum dom espiritual, este deverá entrar em processo de desenvolvimento consciente e consistente, até que o mesmo esteja capacitado para ser um especialista nessa área que o Espírito Santo o deliberou.

 

Entre as atividades que necessitam da aplicação de dons espirituais, e, portanto, de uma equipe especializada, temos:

                    

Gauf \ Visitas \ Capelania (Hospitalar – Presídios – Empresarial) \ Cura \ Libertação \  Visitas \ Aconselhamento \ Espias \ Guerreiros \ Mediadores \ Atalaias \ Mestres \ Sacerdotes

 

Trata-se, portanto, de um investimento vital na busca do aprofundamento no conhecimento e ação espiritual e no detalhamento da complexidade do assunto Intercessão e Mundo Espiritual, potencializando as diversas atividades agregadas diretamente a esse Ministério através do uso estratégico dos dons espirituais.

 

           

      O Portal da Intercessão está em desenvolvimento, em fase avançada, tendo hoje mais de 1.100    

      páginas na sua composição (pos. dez/19).

 

  Toda a sua estrutura de construção utiliza a metodologia de árvore inversa, partindo do assunto (Plano maior) e parte com o destrinchamento ramificado do assunto até chegar ao detalhamento de cada item com vistas a demonstrar a verdade com grande profundidade atrás daquele assunto.

 

8.               Cenáculo Nacional – Um dos planos  de crescimento que temos no Ministério de Intercessão é ter um local onde poderemos realizar 24 hs de intercessão durante todos os dias do ano.

 

O Objetivo é que esse Cenáculo seja localizado em uma região central, de fácil acesso.

 

Para que isso seja possível, faz-se necessário uma equipe de segurança e uma equipe administrativa do Escritório de Intercessão Nacional, a qual organizará e controlará o acesso, além de gerenciar os motivos de oração para todos os intercessores que ali estarão realizando a atividade espiritual de intercessão bem coordenada.

 

O ideal é que nesse local também seja possível a realização de reuniões, tenham salas de estudo e auditório para seminários e palestras.

 

9.               Conferência Internacional de Intercessão e Batalha Espiritual A ser ministrada pelo Apóstolo Estevam, a Bispa Sonia, e, se for da direção do Apóstolo, poderá ter outros palestrantes que sejam referenciais mundial nessa área, para o estabelecimento de ações proféticas que viabilizem marcos espirituais profundos através dessa estratégia de Deus.

 

10.               Projeto ORA BRASIL – Um dia a ser determinado, com repercussão em nível nacional, tendo como propósito 24 hs de oração, com a aplicação de diversas estratégias de mobilização de uma grande massa de pessoas e envolvimento de todas as igrejas cristãs de toda a Nação, com diversos eventos relacionados a esse tema nesse dia.

 

11.               Escritório De Intercessão Nacional – Equipe formada pelos Coordenadores de Intercessão e liderada pelo Líder Nacional da Intercessão, os quais administram e controlam todas as atividades relacionadas ao Ministério de Intercessão em todas as regiões no País e fora dele, onde há igrejas ou células.

O Escritório de Intercessão Nacional é envolvido com o Escritório Nacional, liderado pela Bispa Fernanda, e tem como objetivo a coordenação das atividades relacionadas a intervenção por ações proféticas e intercessão com o Mundo Espiritual.

 

  Entre as demais responsabilidades do Escritório de Intercessão Nacional estão a administração de todas as equipes de intercessão, a divulgação e controle das diretivas intercessórias e o controle das ações proféticas territoriais e as estratégicas como escalas dos eventos nacionais.

 

5.            CONCLUSÃO

 

Deus nos elegeu e nos confiou esse Ministério para que possamos fazer diferença nessa terra e possamos manifestar a Sua atividade nessa área, pois Ele é o verdadeiro Intercessor:

 

Hebreus 7:25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

 

Temos orado e clamado pelo avivamento da igreja e a transformação desse País, cumprindo a palavra profética que o Brasil será o País evangelizado e temente a Deus.

 

É por isso que devemos estar preparados, precisamos estar maduros como intercessores apostólicos, e vamos alcançar esse objetivo de Deus para o nosso Ministério.

 

Como resultado desse novo nível de interação, pelo poder do Espírito Santo de Deus em nós, vivermos e realizarmos, em Nome de Jesus, grandes 

 

MILAGRES! 

 

em Nome de Jesus. Amém!