Sofismo ou sofisma significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente lógica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar.
Atualmente, um discurso sofista é considerado uma argumentação que supostamente apresenta a verdade, mas sua real intenção reside na ideia do erro, motivado por um comportamento capcioso, numa tentativa de enganar e ludibriar.
Em um sentido popular, um sofisma pode ser interpretado como uma mentira ou um ato de má fé.
O sofismo não deve ser confundido com o paralogismo, que também se baseia em um raciocínio falso, uma falácia ou pensamento ilógico, mas com a diferença de ser feito de boa fé. O paralogismo é relacionado com a ignorância, quando o indivíduo não tem a consciência de sua falsidade.
No entanto, a definição de sofismo mudou bastante ao longo dos séculos. Na Grécia Antiga, por exemplo, o termo era utilizado no sentido de “transmitir sabedoria” através de técnicas de retórica e argumentação.
Etimologicamente, sofismo deriva do grego sophisma, em que sophia ou sophos significam respectivamente “sabedoria” e “sábio”. Esta palavra passou a denotar todo tido de conhecimento sobre os assuntos humanos gerais.
Os sofistas da Grécia Antiga eram conhecidos por serem importantes professores, que viajavam pelas cidades e ensinavam aos seus alunos a arte da retórica, que era muito importante para quem desejasse seguir na vida política.
Os sofistas eram considerados mestres nas técnicas de discurso, fazendo com que o interlocutor acreditasse rapidamente naquilo que falava, sendo verdade ou não.
O principal compromisso dos sofistas seria em fazer com que o público acreditasse naquilo que diziam, e não com a busca pela verdade ou em instigar este sentimento no interlocutor.
Sócrates foi um dos principais opositores ao pensamento sofista, que além disso também detestava as elevadas taxas que os professores sofistas cobravam de seus alunos.
Platão e Aristóteles também foram importantes filósofos que desafiaram o sofismo, que a partir de então passou a ter uma conotação pejorativa como uma forma de desonestidade intelectual.
Exemplos de sofismos
Como dito, um sofismo é um argumento aparentemente lógico, cujas premissas não sustentam a conclusão. Para ilustrar o assunto, veja os exemplos:
“Se o amor é cego, e Deus é amor, então Deus é cego.”
“Quem não trabalha tem muito tempo livre. Se tempo é dinheiro, quem não trabalha é rico.”
“Se comer vegetais emagrecesse, elefantes e hipopótamos não seriam gordos.”
Em algumas traduções mais antigas da Bíblia, a palavra sofisma aparece em 2 Coríntios 10:4-5.
Essa passagem fala sobre argumentos que tentam afastar as pessoas da verdade de Deus.
Esses argumentos podem ser chamados de sofismas, porque são enganosos.
Como reconhecer um sofisma?
O primeiro passo para reconhecer um sofisma, e evitar cair no engano, é conhecer a verdade da Bíblia.
A palavra de Deus nos ensina a verdade e nos mostra o caminho para nossas vidas (João 14:6).
Quando um ensinamento ou argumento vai contra a Bíblia, é enganoso. Só Deus tem o melhor para nós.
Por isso, é importante estudar a Bíblia, orar e ter comunhão com outros cristãos.
A Bíblia ensina a verdade e a oração nos aproxima de Deus e nos ajuda a entender Sua palavra. (Tiago 1:5)
O que significa sofisma na Bíblia Sagrada?
Você já ouviu aquele velho ditado: “parece, mas não é”? Esse ditado se refere a coisas que têm aparência de corretas, mas que são como que maquiadas. Um dos textos bíblicos mais conhecidos que fala sobre essa realidade é
“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14.12)
Os reis dos sofismas são o diabo e os seus enviados.
Veja como a Bíblia aponta para a ousadia dele em enganar as pessoas com coisas que parecem verdades: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.” (2 Coríntios 11.14).
Nesse mundo existem pessoas especializadas em enganar com sofismas: “pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.” (Marcos 13.22);
Por exemplo: Retirar um versículo do texto, que está num contexto das escrituras sagradas para sustentar medidas, comportamentos, doutrinas e heresias. Quanto maior for a autoridade do líder que pratica tais atitudes, maior será também o perigo de sua falácia ser seguida e defendida.!
II Corintios 11:3-4
3 – Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
4 – Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
Por isso, os sofismas devem ser desmascarados e anulados, pois são prejudiciais à nossa vida em todos os sentidos.
João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Exemplos bíblicos de sofismas:
vários são os exemplos de personagens bíblicas que necessitaram superar sofismas em sua mente para poder caminhar e ser um instrumento de poder nas mãos de Deus.
Moisés tinha o pensamento que não poderia liderar o povo de Deus porque era pesado de língua
ÊXODO 4:10- 10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloquente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
Gideão era o menor de sua nação
JUIZES 6: 13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.
14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?
15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
Isaias um homem impuro
ISAIAS 6: 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
Na vida dos crentes modernos também tem se instalado um variedade de sofismas, que os tem impedido de alcançar o patamar que Deus tem para cada um de nós.
Vamos ver alguns destes muitos sofismas mais comuns na vida do cristãos nos dias atuais.
– O PRIMEIRO MAIS COMUM É QUE EU NÃO ALCANÇO, NÃO REALIZO, NÃO CONSIGO PORQUE DEUS QUER ASSIM
Quantas pessoas ainda não alcançaram os seus sonhos, sua felicidade, sua alegria, sua saúde, sua prosperidade, porque acreditam que este é o projeto de Deus para si, que a alegria, as bênçãos estão só no porvir?
Quantos você já ouviu dizer: “Não consigo porque é meu destino, e a vontade de Deus”
“Essa é minha cruz”
Pensamento errado, pois a Palavra de Deus mostra que a cruz de Cristo foi suficiente para mudar a nossa história, pagar o preço que era contra nós e nos tornar abençoados, vitoriosos.
HEBREUS 10:10,14- 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.
14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.
Portanto temos lutas, mas temos a vitória, somos livres e libertos por Jesus, quando ele fala em carregar a cruz isto tem um significado. No passado nos tempos de Jesus, se você visse alguém carregando uma cruz, você sabe qual era o destino dele?
Sem dúvida nenhuma a morte. Quando Jesus falava para o cristão tomar a cruz, ele falava que cada um de nós todos os dias devíamos não morrer para os nossos sonhos, para as bênçãos, mas matar o nosso go, morrer para nós mesmos, passar a viver pelos valores de Cristo.
É abandonar a antiga vida e viver uma nova vida com Deus
O SENHOR nos mostra em sua Palavra que não escolheu uns para viverem bem, ouros para sofrerem aqui, mas todos para serem abençoados, felizes, vitoriosos.
JOÃO 10:10- 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Portanto é preciso quebrar este sofisma de nossas vidas, se queremos algo melhor de Deus.
– O SEGUNDO SOFISMA MAIS COMUM E AQUELE QUE ACREDITA QUE NÃO AVANÇAMOS HOJE, PELOS NOSSOS ERROS DO PASSADO
Quantas pessoas não conseguem avançar, porque entendem que o seu passado foi tão errado e complicado que não terão como fugir das consequências desta vida.
Irmãos é evidente que toda semeadura tem uma colheita, algo que semeamos errado, colheremos as consequências, só que isto não é eterno, é temporário, assim como é o tempo de cada colheita, são ciclos que não duram uma vida inteira.
Além do que quando esta semeadura foi feita no tempo da ignorância, a Palavra de Deus nos orienta, que o SENHOR quebrou estas correntes que nos prendiam a estas situações.
ISAIAS 43:18-19- 18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
19 Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Veja que o SENHOR pede para seu povo: “Não lembrar das coisas passadas”
Isto significa que mesmo que você as tenha feito, depois que aceitou ao SENHOR como SENHOR de sua vida, você deve apenas crer que ele fez tudo novo, ELE pagou o preço.
Depois ELE dá uma outra ordem a respeito disso: “Nem considereis as antigas”.
Ou seja não se baseie naquilo que aconteceu, para traçar seu futuro, aquilo passou, agora você traça uma estratégia, um caminhar, não levando em consideração aquilo que aconteceu, mas debaixo da orientação e da Palavra de Deus.
Irmão creia que o sofisma que os erros do passado impedem a benção de Deus hoje, é mentira do diabo.
Por vários textos da Palavra de Deus podemos garantir isso:
LAMENTAÇÕES 3:22-23- A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
HEBREUS 8:12- 12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.
APOCALIPSE 21:5- 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
Veja o que diz MIQUÉIAS 7: 18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.
Portanto seus erros do passado não podem impedir a vida abundante que Deus tem para ti
– O TERCEIRO SOFISMA MAIS COMUM É NÃO ADIANTA ME DEDICAR A DEUS, ANDAR CORRETAMENTE E FIELMENTE NO SENHOR NADA MUDA
Muitas são as pessoas que estão em busca de sua felicidade, de seus sonhos, que tem buscado servir ao SENHOR, buscado a presença de Deus na meditação, da Palavra, no jejum, na oração, no trabalho do reino, na santidade, mas ainda não viram o resultado das suas orações atendidas e pensam que adianta fazer tudo isso se nada muda.
Muitos pensam assim que adianta a gente ser fiel, ir tanto a igreja, se afastar do mundo e do pecado e não obter resposta.
Mas isto é um sofisma,
Deus é fiel com aquele que é fiel com ELE
SALMOS 18: 26 Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso te mostras contrário.
SALMOS 33:4- Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz.
ISAIAS 64:4- 4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.
Você só precisa perseverar, porque ELE vai ser fiel as suas promessas
HEBREUS 10: 36 Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.
Lembra de Ana, a mãe de Samuel que era estéril e era todos os dias irritada por Penina, por não gerar o filho, diz que anualmente ela seu marido iam as comemorações no templo e lá ela ficava orando ao SENHOR por seu filho.
Quando tudo parecia que estava dando errado ela buscou mais ainda a Deus.
Não se junte aos que usam a dificuldade como desculpa para se afastar de Deus.
– O QUINTO SOFISMA MAIS COMUM É QUE EU BATALHO COM AS MESMAS ARMAS QUE EU SOU ATACADO
Muitas diante de uma luta entram na briga usando as mesmas armas que tem sido usadas contra si, e como justificativa, dizem que como servos de Deus não podem aceitar passar por certas situações.
Com isto na prática a gente vê muito cristão sendo um péssimo exemplo, escandalizando a fé em Jesus, afastando-as de Cristo, porque não demonstram diferença da prática do mundo.
Saiba que quando você não abre mão dos princípios de Deus, mesmo que aparentemente você esteja em desvantagem, perdendo, o SENHOR vai te exaltar.
A forma como você reage aos ataques, resultarão nos resultados da operação de Deus em sua vida.
I CORÍNTIOS 6:12- 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
Veja ainda como somos chamados a agir de maneira diferentes, com armas diferentes daquela que somos atacados
ROMANOS 12:20- 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
I PEDRO 3: 9-10- não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.
10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;
Quando alguém se levantar contra ti, para te humilhar e você retribuir de forma biblicamente correta, você será exaltado.
SALMOS 147:6- 6 O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra.
– OUTRO SOFISMA COMUM É ACHAR QUE TODA BENÇÃO DE DEUS VEM PARA MIM PELA GRAÇA, E EU NÃO PRECISO FAZER NADA
Essa é mais um dos pensamentos errados para nos afastar da vitória, entender que Deus vai me dar tudo, sem que eu tenha que fazer algum esforço.
Para que se conquistar qualquer coisa na vida, é preciso talento, esforço, foco e dedicação. Quantas pessoas talentosas que você já conheceu não chegaram a lugar nenhum?
Tinham talento mas não se esforçaram, a Palavra de Deus mostra que as coisas são feitas com esforço, zelo e dedicação.
O SENHOR colocou Adão no jardim do Éden para não ficar à toa, mas se esforçar, lavrar e guardar.
GENESIS 2:15- 15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.
2 TESSALONICENSES 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma.
11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia;
12 a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão.
Assim como no reino Espiritual as coisas são conseguidas com esforço, como a conquista de Canaã
JOSUÉ 1: 6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
E é um esforço não apenas físico mas espiritual também de andar segundo a Palavra, de cumprir as ordenanças de Deus, de cumprir os compromissos que assumimos com Deus, aquilo que dizemos para Deus que vamos fazer.
A Palavra de Deus mostra que se não vamos fazer não devemos dizer que faremos. Mas se falamos temos que cumprir. Quanta coisa você já disse que ia fazer e recuou, cuidado, achar que não vai ter interferência na sua vida é um sofisma.
As nossas armas espirituais anulam sofismas
Na Bíblia temos uma menção dessa palavra em 2 Coríntios 10.4: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas”.
O texto sagrado de algum modo nos diz que NÓS iremos destruir as fortalezas quando os sofismas forem anulados POR NÓS.
Entendemos que os sofismas são a base das fortalezas, eles são os alicerces e as muralhas nas quais o nosso arqui-inimigo faz morada e dali tenta nos iludir e ludibriar.
Deus já nos garante a vitória em Cristo, agora precisamos fazer a nossa parte em santificação, fé e submissão à Palavra de Deus.
Certamente o campo no qual esses sofismas surgem e permanecem, aniquilando e destruindo vidas, é a área da mente.
Ali é que são disseminadas as ideias, ali é que surgem as dúvidas quanto à Palavra de Deus, é ali que o inimigo se disfarça de “anjo de luz” para tentar nos enganar (2 Co 11:14).
Não é de se estranhar que grande parte dos crentes passam HORAS E HORAS diante de seus aparelhos de celulares, e não tenham ânimo sequer para ir aos cultos.
O inimigo trabalha na mente das pessoas através das ideias e imagens que a internet e a mídia transmitem.
“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo”;… Cl 2: 8 “Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl 1: 8).
Não é a toa que há hoje em dia muitos crentes carnais que vivem mais segundo os padrões de comportamento e valores do mundo do que seguindo a Jesus Cristo nosso único salvador!
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostataram da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”,… (1Tm 4: 1)
E muitos destes quando arguidos se ofendem facilmente, sentem-se invadidos em sua privacidade, ameaçados, não suportam a sã doutrina.
Hoje já há muitos que se dizem salvos por Jesus, mas que “ficam”, adulteram, tem vícios, e alguns até são favoráveis ao homossexualismo. Essas são fortalezas e sofismas que o diabo tem na sociedade, e esse mal tem influenciado e adentrado em muitas famílias e até em algumas igrejas.
Hebreus 5:11-14
11 – Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
12 – Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
13 – Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
14 – Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Portanto sofismas são valores e costumes que são contrários à Bíblia Sagrada, mas que tem a capacidade de enganar pessoas, permanecendo em suas mentes e gerando nelas outros conceitos e modos de entender e interpretar os problemas da vida, e de buscar saídas e soluções, sem levar em consideração aquilo que Deus diz, a verdade como valores morais, éticos e espirituais que Ele requer de seus seguidores.
A partir destes sofismas, que são a base onde o inimigo, e a nossa natureza pecaminosa, irão erigir fortalezas de pecado, muitos serão aprisionados, destruindo e aniquilando vidas e famílias.
Este é o retrato da própria sociedade em que vivemos.
Porque a mentira é trevas e a verdade é luz. Somos filhos da verdade, filhos da luz. “Porque nada podemos contra verdade, senão em favor da própria verdade” (2 Co 13: 8).
Toda vitória e toda libertação só é possível através do mérito de Jesus, pois, foi Ele quem destruiu satanás, é Ele quem nos concedeu a Sua vitória.
Mas é preciso que tomemos uma atitude radical e sincera ao lado dEle, é necessário que usemos as armas que Ele nos preparou e que anulemos NÓS os sofismas, levando cativos a Cristo todos os nossos pensamentos.
Isto é, nossas convicções precisam estar em acordo com a Palavra de Cristo para que os sofismas sejam anulados e as fortalezas destruídas.
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jo 8: 12).
E o texto bíblico ainda nos orienta sobre como fazer isso:
“…levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” 2 Co 10:5b.
Compete a nós submetermos nossos pensamentos, ideias e ideais à obediência ao Senhor Jesus Cristo.
Isso é o Evangelho prático que nos liberta e nos livra das ciladas e armadilhas e correntes do inimigo.
Hebreus 4:12-13
12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13 – E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.