O que é a Verdade? (João 18.18)
O conceito da “verdade” vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória.
Hoje, a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achamos a resposta para esta pergunta. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade?
foi a pergunta do Governador Romano Pôncio Pilatos a Jesus. Como resposta, o silêncio e um olhar.
O que é a verdade? Qual a minha verdade e qual a sua verdade? E diante do que temos, a verdade é que não temos a resposta.
Nossas verdades mudam de acordo com as várias situações que convivemos. Detestamos com a mesma disposição que amamos;
justificamos nossas escolhas a medida que a conveniência seja necessária; e, ainda, depende do humor, da simpatia, do momento e do conceito de vida que desenvolvemos a partir do nosso histórico.
O silêncio do Mestre traz a resposta que só passa ter voz no chão do coração de cada um de nós. Não precisa de prerrogativas, justificativas, eloquência ou informação. Simplesmente se impõe.
A Verdade estava lá no cenáculo, a frente de Pilatos. Assim como está agora aí próximo de você: Jesus!
VERDADE – CONCEITO
É a propriedade de estar conforme com a realidade. É o absoluto, incontestável, perfeito, exato, real.
João 16: 13-“Quando, porém, vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade. Não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.”
De acordo com esse texto, podemos notar que Jesus usa a palavra “toda” a verdade. Isso nos leva a entender que se trata não apenas de uma verdade, mas de um conjunto de verdades.
1 Tm 3:15 – “Para que, se eu tardar, saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e esteio da verdade.”
De acordo com o texto de 1Tm 3.15, a igreja de Deus defende esse conjunto de verdades e também ela é chamada de “coluna” e esteio da verdade.
AS COLUNAS DA VERDADE
1ª – DEUS É A VERDADE.
Dt 32: 4 – “Ele é a rocha, cuja obra é perfeita, e todos os Seu caminhos são justos. Deus é a verdade, e não há nEle injustiça. Ele é justo e reto.”
Sl 31: 5 – “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; Tu me remiste ó Deus da verdade.”
Jr 10:10 – “Mas o Senhor Deus é a verdade; Ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno.”
2ª – JESUS É A VERDADE.
A verdade é uma pessoa
A verdade não está em vãs filosofias, nem em axiomas ou códigos de conduta. A verdade é um ser vivo e pessoal. A verdade é Jesus!
Esta verdade se revestiu de natureza humana e foi enviada ao mundo, mas os homens preferiram acreditar na mentira e o penduraram no madeiro.
Jo 14: 6 – “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim.”
Jo 1: 14 – “O verbo se fez carne e habitou entre nós. Vimos a Sua glória, a glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
3ª – O ESPÍRITO SANTO É A VERDADE.
Jo 1.26 – “Quando vier o Consolador, que Eu da parte do Pai vos enviarei, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele testificará de Mim.”
1 Jo 5.6 – “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo. Ele não veio só pela água, mas pela água e sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.”
Jo 14.17 – “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece.”
4ª – A PALAVRA DE DEUS (BÍBLIA) É A VERDADE.
Jo 17.17 – “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade.”
1Tm 2.3,4 – “Pois isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.”
Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar.
Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno!
A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu concordar com isso, de eu aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.
Sl 119: 142, 151 – “A Tua retidão é eterna, e a Tua lei é a verdade.” “Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade.” (Ver salmos 19: 7,8 e 9)
O QUE A VERDADE DA PALAVRA PRODUZ?
Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
PODEMOS DISTINGUIR O CERTO DO ERRADO
as pessoas que escreveram o Novo Testamento declaram que é possível saber a verdade.
Em Hebreus cap 10 verso 26, o escritor fala das pessoas que tinham “recebido o pleno conhecimento da verdade”:
“Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.”
João falou com pessoas que receberam este conhecimento da verdade:
1 João 2:21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
Paulo condenou aqueles que estão
2 Timóteo 3:7 Sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.
Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (veja 1 Coríntios 2:9-13).
No evangelho de João 8: 32 diz: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
A verdade liberta de quê?
Jo 8: 34-36 – “Disse Jesus: Em verdade , em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não permanece sempre em casa, mas o Filho aí permanece para sempre. Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
“Conhecereis . . .”
Jesus não mostra a “verdade” como um objetivo ilusório e inatingível.
Jesus plenamente ensinou que podemos e devemos conhecer a verdade.
Podemos conhecer a verdade hoje do mesmo jeito que o povo de Beréia o fez no primeiro século: Eles procuraram por ela nas Escrituras (veja Atos 17:11).
Podemos distinguir o certo do errado. Paulo instruiu os Tessalonicenses:
1 Tessalonicenses 5:21-22 Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal.
“. . . Vos Libertará”
Deus, não nos força a sermos libertos.
Muitas pessoas são enganadas por Satanás e seus falsos mestres para que não possam discernir a liberdade do encarceramento (veja 2 Pedro 2:17-22).
Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados.
Jesus usou as palavras de um profeta do Velho Testamento, Isaías, para descrever a triste condição daqueles que não aceitam a liberdade divina:
Mateus 13:15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
Muitas pessoas consideram a verdade incerta, mas Deus claramente revelou a verdade para que nós possamos conhecê-la.
Muitas pessoas acreditam que os sentimentos subjetivos, aqueles que julgamos serem corretos, são os mesmos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua objetiva verdade.
Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse:
1 João 2:3-4 Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
É possível alguém conhecer toda a verdade e não ser liberto? A resposta, infelizmente é sim. Talvez você pergunte: Como pode ser isso? Já aconteceu isso com alguém? Vos dou um exemplo: Satanás.
Satanás conhece Deus? Ele conhece Jesus? E o Espírito Santo? Será que ele conhece a palavra de Deus? Mais do que eu e você imaginamos. E será que ele conhece os mandamentos de Deus? Para todas essas perguntas a resposta é única. É um sim.
Ora, se ele conheceu toda a verdade, porque ele então não foi liberto, se Jesus falou que quem conhecesse a verdade seria liberto? Veja o que diz a palavra de Deus:
Jo 8: 44 – “Vós pertenceis a vosso pai, o Diabo, e quereis executar ao desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira.”
Observe bem: “Ele não se firmou na verdade”
Infelizmente existem muitas, mas muitas pessoas na mesma condição de Satanás, que conheceram a verdade, mas não se firmaram nela.
A Mentira e o Anticristo
O espirito do Anticristo opera principalmente por meio da mentira e do engano (2 Tessalonicenses 2:9-12). O seu grande objetivo é desviar a humanidade das Palavras ditas por Deus a nós por meio da Bíblia Sagrada.
Assim como fez com Adão e Eva, ele procura desvirtuar, manipular e trapacear o que Deus nos diz. O Senhor disse a Adão e Eva que não comessem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas a serpente maligna, distorceu as palavras e disse à mulher que eles não morreriam, mas seriam conhecedores do bem e do mal, assim como Deus (Gênesis 3:4,5).
A proposta do diabo nos nossos dias é a mesma. Pegar aquilo que Deus diz através de sua Palavra, e dizer: “Não é bem assim, é óbvio que você pode fazer de outro jeito”.
É dessa maneira que se manifesta o espirito do Anticristo. Como o próprio nome diz, ele é contrário a Jesus Cristo.
No entanto, essa manifestação de engano que se dá por meio de imagens de escultura que curam, operações de maravilhas feitas por médiuns, bruxarias, etc., são na verdade, a permissão de Deus.
Como Satanás não se firmou na verdade, ele faz com que a mentira seja pregada para as pessoas. Ele ainda (eu disse ainda) não veio pessoalmente, mas usou um poder humano como seu agente para desfazer a verdade. O que Satanás fez com a verdade por meio do seu agente?
Dn 8: 12 – “Lançou a verdade por terra e prosperou em tudo o que fez.”
COMO ANDA A VERDADE HOJE?
Is 59: 14 – “Pelo que a justiça se tornou atrás, e a retidão se pôs longe; a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar.”
Jr 9: 3 e 5 – “Estendem a língua como se fossem o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade. Avançam de pecado em pecado e não Me conhecem, diz o Senhor.” “Zombam cada um do seu próximo e não falam a verdade. Ensinam a sua língua a proferir mentiras; “
Is 59: 4 – “Ninguém há que clame pela justiça; ninguém comparece em juízo pela verdade. Confiam na vaidade e andam falando mentiras; concebem o mal e produzem a iniquidade.”
PORQUE MUITAS PESSOAS RELIGIOSAS SERÃO DESTRUÍDAS NA VINDA DE JESUS?
2 Ts 2: 7-10 “Pois já o mistério da injustiça já opera; somente há um que agora o detém até que seja afastado. E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará com o sopro da Sua boca e destruirá pelo resplendor da Sua vinda. A vinda desse iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem. Perecem porque não receberam o amor à verdade para serem salvos.”
Deus não tem acordo com Satanás. Não há sociedade entre Deus e o malígno.
1 Jo 2: 21 – “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis e porque nenhuma mentira vem da verdade.”
Jo 14: 30 – “Já não falarei muito convosco, pois se aproxima o príncipe deste mundo. Ele nada tem em Mim.”
Portanto, a igreja que somente professa o nome de Deus não é garantia de ser a verdadeira se ela não observar toda a verdade. Algumas pessoas dizem: Onde se fala de Deus esse lugar é bom. Isso é um engano.
MUITOS RESISTEM A VERDADE.
2 Tm 3: 5-9 – “Tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também destes. Porque entre estes estão os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias sobrecarregadas de pecados, levadas por todo tipo de desejos; que aprendem sempre, mas nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como James e Jambres resistiram a Moisés, assim esses também resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e reprovados na fé. Não irão longe; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também aconteceu com a daqueles.”
2 Tm 4: 3 e 4 – “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, se cercarão de mestres, segundo as suas próprias cobiças; se recusarão dar ouvidos à verdade, voltando às fábulas.”
CONCLUSÃO
Jesus está voltando e com Ele a cidade santa, a Nova Jerusalém, mas quem irá entrar nela e morar com Jesus eternamente?
Is 26.2 Abri as portas, para que entrem nela a nação justa, que observa a verdade.
Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações.
Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos. Deus certamente não nos deixou num mar de dúvidas onde nada podemos saber com certeza.
Salmo 119.105 lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”