PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS

LIBERDADE

Gl 5.1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

Quando nós falamos em liberdade, nós falamos de uma palavra que ela é quase que a palavra favorita da nossa era, do nosso tempo.

Todo mundo fala em liberdade, todos amam essa palavra.

Sempre vemos que os comerciais de televisão mostram umas cenas querendo fazer você acreditar que na verdade você não é tão livre assim, que a sua vida não é tão legal assim.

E aí o comercial faz questão de mostrar gente mais feliz que você.

E você olha para aquilo que está sendo visto, vendido, e você chega a conclusão que você precisa daquilo para ser feliz, e pensa consigo mesmo: Eu não sou livre, eu preciso de mais.

Um dos grandes exemplos de um tempo passado era o comercial da pasta de dentes Kolynos, onde aparecia uma galera jogando vôlei e estava muito quente, e quando um dos rapazes mergulha para pegar a bola a quadra vira uma piscina e ele mergulha na água refrescante, e de repente aparece uma galera feliz, muito alegre, e isso contagiava muito, pois mesmo não tendo nada a ver com a pasta de dente, transmitia uma expectativa de vida desejável, levando as pessoas a desejar comprar a pasta de dente com o sonho de viver aquela cena.

É justamente esse o intuito dessas propagandas, fazer você sentir que você não é tão livre assim, tem gente mais livre que você, mais feliz que você.

Então muitos comerciais usam isso, como comerciais de viagens, de carro, as datas festivas, os hinos nacionais falam muito de liberdade, os políticos, os filósofos, os poetas, todos eles sabem usar muito bem essa palavra no seu discurso pra tentar convencer você que a proposta deles, que a visão de mundo deles é uma visão boa, e assim, enganam a muitos.

A liberdade é um conceito muito abstrato, e ainda tem muita briga pra saber qual a definição mais correta ou melhor para liberdade.

Quando se diz a palavra felicidade, a maioria das pessoas vai associar com sorriso ou viagens

Da mesma forma quando se diz a palavra liberdade, a maioria das pessoas vai associar com campo aberto, pássaro voando, corrente arrebentando, e outros..

O QUE É LIBERDADE?

Liberdade é o grande tema que o apóstolo Paulo trata na carta aos Gálatas, essa é a palavra chave desta carta.

O que Paulo está falando nessa carta é que Jesus nos libertou definitivamente, e se Jesus nos libertou nós não devemos nos sujeitar a outras escravidões.

O que Paulo que dizer aos Gálatas é que estes permaneçam livres e não se coloquem debaixo do jugo de escravidão novamente.

O conselho de Paulo era de que eles já eram livres, e isso é bem diferente do conselho das mídias e das ideologias hoje presentes no nosso meio, que dizem que você precisa lutar pelos seus direitos de ser livre, ou que você precisa conquistar a sua liberdade…

Não é desta forma.. Paulo ensina que a sua liberdade foi conquistada por Jesus Cristo, e vc não precisa reconquistá-la.

Mas parece que muitos ainda não compreenderam o valor dessa liberdade.

Existem muitas igrejas boas, muitos pregadores bons, mas mesmo assim muitos cristãos ainda estão presos.

Alguns cristãos que receberam essa liberdade na entrega da sua vida a Jesus, mas se colocaram de novo debaixo do jugo da escravidão, e retrocederam, e perderam a liberdade conquistada por Cristo na cruz.

É importante entender que quem está na igreja somente, não está libre verdadeiramente, apenas quem está em Cristo, de fato, esse tem a liberdade.

Porque a liberdade não está garantida nos seus ritos externos, mas sim na sua relação com Deus.

A vontade de Deus não é ter uma nova presa, não é ter uma noiva humilhada, escrava do mundo, mas é ter uma noiva que se deleita no amor de Deus, uma noiva livre, que se relaciona com Deus em liberdade.

Uma noiva que se relaciona com Deus não na base da troca, mas com base no amor, na gratidão, na entrega, porque essa noiva entende que ela foi muito amada.

Deus não concorda com o cativeiro do pecado, dos vícios, da religiosidade. Deus quer que a sua noiva seja livre, que se aproprie da liberdade que há em Cristo Jesus, e caminhe como uma pessoa livre.

O sangue de Jesus é mais poderoso do que qualquer corrente, o amor de Deus é mais poderoso do que qualquer cativeiro.

Imagina uma pessoa que estava encarcerada, e ela termina de cumprir sua pena, e ela não sabe que sua pena terminou, como infelizmente temos muitas pessoas nessa situação aqui no Brasil, e elas continuam presas, mesmo já tendo cumprido sua pena. Elas não deveriam estar mais ali, mas elas continuam ali,

É assim que alguns cristãos se encontram, pois a pena já foi paga, a maldição já foi desfeita, mas ainda assim, continuam na prisão.

E o desejo de Deus, a vontade de Deus é que você saia dessa prisão, que você possa gritar aos céus e agradecer declarando: Obrigado Senhor Jesus, porque pelo seu sangue o Senhor me libertou.

A libertação de Jesus é completa, não precisa ser acrescida de nada, pois o Senhor nos libertou e nos libertou para sempre.

1. Somos livres da religião para obedecer a Deus em amor.

Gálatas 5:1 ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

2. Somos livres da autonomia para servir aos outros em amor.

Gálatas 5:13-15

13 – Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

14 – Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

15 – Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.

 

Vale a pena relembrar que a carta aos Gálatas talvez tenha sido uma das primeiras cartas escritas por Paulo, escrita antes da 2ª. viagem missionária de Paulo.

Os primeiros convertidos do judaísmo eram judeus, e esses judeus praticavam a lei de Moisés, eles guardavam toda a lei de Moisés, e uma das coisas que essa lei pregava era a circuncisão dos homens.

O que aconteceu é que quando Jesus veio, ficou muito claro que era impossível cumprir toda a lei, era impossível acertar 100% das vezes, e era muito difícil você servir a Deus na base do legalismo, de forma religiosa, e, portanto, receber a salvação pelo cumprimento total da lei.

Ninguém consegue alcançar a salvação ou a vida eterna pelos seus próprios méritos, é impossível.

A Palavra de Deus diz que não existe um justo sequer, que não há ninguém que ame a Deus.

Por isso Jesus veio e viveu a vida que nós não poderíamos viver, ele permaneceu santo, foi até a cruz do calvário, e pela sua morte ele pagou o nosso preço, e nos resgatou da prisão da morte eterna.

E pela aprovação divina desse ato de amor de Jesus, nos recebemos a liberdade por herança.

Nós que cremos em Jesus recebemos a salvação de graça, e a liberdade como consequência desse ato do amor de Cristo por nós.

E os judeus perceberam que eles que não conseguiam cumprir toda a lei, agora pela graça eles estariam salvos.

Logo em seguida a salvação chegou aos gentios, aqueles que não eram judeus, e quando essas pessoas começaram a se converter, elas eram de outras religiões, muitos pagãos, que serviam a outros deuses.

Foi nesse tempo que os judeus começaram a introduzir a ideia de que os gentios para serem salvos deveriam primeiro cumprir toda a lei, inclusive com a circuncisão para depois serem salvos, como se o judaísmo fosse um estágio para a pessoa ser cristã.

Quando Paulo sabendo disso enviou a carta aos Gálatas dizendo: Quem foi que enfeitiçou vocês, vocês estavam indo tão bem, só que agora vocês estão praticando as obras da lei…

Paulo diz… ninguém pode libertar Jesus, mais do que Jesus vos libertou.. não pratiquem o judaísmo ou qualquer outro tipo de prisão espiritual.

Quantas pessoas logo que se converteram amavam a Deus, vinham com prazer aos cultos, sentiam poderosamente a presença do Senhor e cresciam na fé, mas com o tempo, essa fé foi esfriando, e os cultos passaram a não ser mais interessantes, o amor e dedicação a Deus se tornou condicional, e aquilo que era liberdade em Cristo se transformou em prisão pela religiosidade ou apostasia, segundo as correntes do ativismo e dos sofismas religiosos.

Por isso que Paulo trata esse assunto esclarecendo sobre o grande risco de perder a liberdade conquistada por Cristo na cruz.


EXERCITAR A LIBERDADE

Deus nos libertou não somente da escravidão espiritual que existe no mundo, mas também nos libertou da autonomia de fazer aquilo que nos dá prazer, aquilo que nos dá na telha.

A verdadeira liberdade é constituída por amor ao próximo, respeito, pois um dos mandamentos mais poderosos de Deus é que devemos amar ao próximo como a nós mesmos.

Lutero escreveu: “O cristão é o  senhor mais livre de todos e não está sujeito a ninguém; o cristão é o servo mais obediente e está sujeito a todos”

O cristão é tão livre que não pode ser subjugado por nenhuma corrente maligna, mas tão livre que por amor serve em obediência ao seu próximo.

PRISÃO DO PECADO

Em Jo 8 Jesus está conversando com alguns judeus e estes não compreendem o que Jesus está dizendo.

Jesus disse que se eles permanecessem firmes na palavra verdadeiramente seriam discípulos de Jesus, e conhecerão a verdade e a verdade os libertaria.

João 8:31-36

31 – Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

33 – Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?

34 – Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

35 – Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.

36 – Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

 

Jesus disse que eles conheceriam a verdade, que é uma Pessoa, não um conceito, e ai sim eles seriam livres.

Por eles não entenderem Jesus esclarece que todo o que vive pecando é escravo do pecado, mesmo que não esteja numa prisão física, mas porque estão numa prisão mental.

Quantos, que sem perceber, se submetem a todo tipo de escravidão do pecado, pois é muito fácil pecar, é muito fácil ser seduzido pelos encantos do pecado.

Avalie a sua vida e reflita sobre as prisões mentais que você se sujeita dia após dia, como obsessões, concessões, ritualismos, complexos, dependências e fraquezas da carne, mentiras, murmurações e sentimentalismos que te levam a uma clausura espiritual.

Jesus está te visitando com amor e te lembrando da obra dEle por sua vida.

Não entre na mentira que prende a mente de muitos de entrar em desespero e ficar pensando o que tem que fazer para ficar livre de tudo o que está vivendo ou passando de mal na sua vida.

Não é assim, você não vai ser livre, você já é livre em Cristo Jesus, e para que você viva isso de fato só é necessário entender que Jesus ama você, mesmo com as suas cadeias, mesmo nas suas trevas, mesmo na sua dor, Jesus te ama  e te traz para fora dessa caverna porque Ele te ama.

I Coríntios 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Você foi chamado para ser livre, pois

I João 2:1-6

1 – MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

2 – E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

3 – E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.

4 – Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

5 – Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele

6 – Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

 

LIVRE PARA SER LIVRE

Ser livre, não significa ser liberto.

Existe um problema que é pior do que a escravidão.  É o pós-escravidão;

O problema é como a pessoa lida consigo mesmo depois que está livre.

Uma situação pior que a escravidão é não saber o que fazer quando você já está livre, é após a escravidão.

Porque viver após a escravidão é muito mais difícil do que estar escravo.

A prova disso foi que quando Israel saiu do Egito, quando eles foram liberados da escravidão aí começaram os problemas.

Assim acontece com todos aqueles que foram libertos dos vícios, saíram da miséria, não são mais solteiros, não são mais desempregados, provam o que representa o peso dessa libertação, pois a partir daí começam outros problemas.

Porque muitas pessoas saíram do Egito, mas o Egito nunca saíram delas.

Cada um tem uma forma de lidar com a pós-escravidão. Cada um pode criar uma técnica, uma saída para si mesmo de como lidar com o depois que a escravidão acabou na minha vida.

Antes a pessoa era escrava do pecado, mas agora ela se encontra livre.

Existem pessoas que não se perderam quando eram escravas, mas agora que são livres, caíram.

Porque é muito mais fácil você cair quando é livre do que quando era escravo, porque como escravo tem alguém mandando o que você deve fazer.

Mas quando uma pessoa é livre ninguém manda nela, ela é quem decide, e é ai que essa pessoa cai.

I Cor 10.12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.

Na escravidão há sempre um destino, por mais cruel que seja, mas na liberdade a pessoa é quem escolhe o seu destino, e não há quem culpar depois.

JAMAIS RETROCEDER

Êxodo 16:1-3

1 – E PARTINDO de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.

2 – E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.

3 – E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. 

O povo de Israel murmuraram e tiveram saudades da escravidão, pois eram como aqueles que não sabem lidar com a liberdade.

Porém não era culpa delas, pois, elas não foram treinadas para serem livres.

E por essa razão tomaram decisões danosas e imaturas que afetou completamente o seu futuro.

Saiba que para todo jeito que o homem tem de fazer alguma coisa, há um jeito divino de fazer bem melhor.

Isaías 55.8-9 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Precisamos, portanto, conhecer esse jeito divino de fazer as coisas, e para isso devemos buscar na Palavra de Deus a fórmula de Deus de pós-escravidão, que é muito melhor do que a nossa forma

Porque a forma de Deus pra tirar o Egito de dentro da pessoa, de te ensinar a como ser livre, chama-se DESERTO.

TEMPO DE DESERTO

Entre o Egito e a Terra prometida, tinha um deserto.

Entenda. Você pode tentar fazer o que quiser com a sua liberdade, mas a fórmula de Deus é o deserto.

Enquanto a pessoa não conhece ao Senhor as alternativas de liberdade são dela, mas quando somos povo de Deus, Ele coloca esta pessoa no deserto, porque é no deserto que o Senhor tira o Egito de dentro dela.

Porque é no deserto que o Senhor faz as pessoas esquecerem das coisas que pareciam boas na escravidão.

Tem gente que fala que depois que se converteu começou a dar tudo errado, perdeu o emprego, perdeu os amigos, a família começou a evita-lo, e muito mais..

Mas esse é o tratamento de Deus, pois quando você entra no deserto é que Deus vai começar a tirar o Egito de dentro de você.

É no deserto que Deus vai te ensinar a lidar com a liberdade, com esse novo tempo.

É no deserto que Deus vai mostrar quem Ele é pra você.

É no deserto que você vai ver coluna de fogo, que você vai ter o maná e que tem provisão no dia em que você precisa.

É no deserto que você vai ter experiências que jamais você teria nem no Egito ou na terra prometida.

Porque na terra prometida você mesmo tira uvas gigantes do pé, no deserto Deus coloca comida na tua mesa.

No Egito tem alguém te chicoteando pra fazer, no deserto Deus de ensina como você produzir pra fazer pra viver.

O deserto é a escola de Deus para que você aprenda a lidar com a nova fase da liberdade.

O deserto é o melhor lugar que você pode estar , pós escravidão, mas sempre a caminho da terra prometida.

O bom do deserto é que ele não é lugar de parar, ele é lugar de passagem.

O deserto continuado significa que a pessoa não está com Deus, pois o deserto não é morada, mas caminho entre a sua escravidão no Egito e a terra prometida.

E é no deserto que Deus vai tirar suas manias, seus vícios, suas deformações, os seus sentimentos negativos.

É no deserto que você vai conhecer um Deus que jamais conheceria.

Entenda, ir a igreja não te faz conhecer a Deus, mas sim o deserto te faz conhecer o Deus verdadeiro.

Deus não se manifesta na igreja, Ele se revela na igreja. Ele se manifesta no deserto.

Na igreja as pessoas sentem a Deus, mas no deserto elas provam a Deus.

No deserto você escuta a Deus, pois somente ai você está sensível. Tudo o que Deus fala você presta atenção, pois no deserto a tua fé vai lá em cima.

É por isso que Deus consegue tratar melhor com o ser humano no deserto.

Por exemplo, quando o GPS, que é um equipamento tecnológico, diz pra você seguir certo caminho você obedece, mas quando Deus te indica um caminho você questiona e duvida.

Mas saiba, quando a graça de Deus está sobre a sua vida, as pessoas que Ele levantar vão te abençoar, da mesma forma como aconteceu com o povo de Israel no Egito, até os teus inimigos vão te abençoar pra você poder sair..

– Promessa de provisão

Êxodo 3:21-22

21 – E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,

22 – Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

– Cumprimento da promessa

Êxodo 12:35-36

35 – Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.

36 – E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. 

Muitas pessoas morrem no pós-escravidão porque não tem o suprimento necessário.

Deus quando liberta alguém do império das trevas e leva-o ao Reino do Filho do seu amor, ele não deixa vir de mãos vazias.

Sair pra onde? Para a liberdade.

O tremendo da graça é que ela é de graça, você não precisa dar nada em troca.

Mas pra quem está no deserto é difícil acreditar que tem a terra prometida.

Pra quem está comendo o maná é difícil acreditar que tem uvas gigantes pra você colher no cacho.

O importante é saber que o deserto é o primeiro passo depois da escravidão, mas é antecede a terra prometida.

Por isso, não reclame dos dias de deserto na sua vida, porque ele é a forma divina de Deus tirar o Egito de você e de você verdadeiramente conhecer quem é o teu Deus, pois Ele vai se revelar pra você.

Depois que você sai do deserto, você não duvida de mais nada, e passa a viver pela fé.

Por exemplo, quando uma pessoa fica rica não acabam os problemas, mas sim, aumentam as contas, os problemas continuam ou vem outros.

Porque a mesma fé que você tinha no deserto você vai ter que ter no tempo da liberdade, só que tem que praticá-la.

No deserto você pensa: Será que Deus vai mandar provisão?

Na terra prometida você tem certeza que Ele é o Deus da provisão.

Não resta dúvida, sua fé aumentou, pois você pensa: O Deus que me socorreu quando eu estava mau é o Deus que não vai me abandonar quando eu estou bem.

Se Ele teve coragem de descer e me tirar da escravidão quando eu estava no Egito, e me colocou no deserto pra tirar o Egito de dentro de mim, enviou maná no deserto, é o Deus que vai me manter nessa terra prometida.

Quando você tem um histórico com Deus, fica fácil crer que Ele nunca erra, que nunca chega atrasado, que Ele é o Deus de milagres.

Portanto, o deserto não é lugar de penitência, é lugar de treinamento.

Jamais diga: O que eu fiz pra estar nesse deserto.. Você não fez nada, foi Deus quem te colocou no deserto.

Deserto não é lugar pra você pagar pelos seus erros. Deserto é lugar pra você ser treinado para ocupar a terra prometida, que é a sua liberdade.

MATURIDADE

O deserto é a única oportunidade pra você viver como uma pessoa madura, pronta pra viver a promessa.

A maturidade que você ganha não vem com a sua idade, mas com o deserto que você atravessou.

A experiência que faz você lidar melhor com o dinheiro e as riquezas que Deus vai mandar não veio de um cursinho que você fez, mas foi produzida nos desertos financeiros que você venceu.

O que vai fazer você querer ajudar as outras pessoas, foi o deserto que você se sentiu só e desamparado por pessoas próximas e aprendeu a sentir a dor dos outros.

Como explicar para uma mulher que foi curada de câncer que Deus não cura, ou para um marido que voltou para o seu lar, que Deus não restaura casamentos e família?

Não tem como tirar a fé de uma pessoa que atravessou o deserto.

O deserto é para aumentar a sua fé a tal ponto que a terra prometida torna-se inevitável pra você.

Nem todo mundo que está no deserto vai entrar na terra prometida, mas todos os que estão na terra prometida passaram por um deserto.

Pois se tem um lugar em que você vira crente é no deserto.

No deserto você ora, sobe o monte, fica espiritual.

Quando você está com um problema você é o primeiro a chegar na igreja, dá ofertas especiais, faz votos de sacrifício, mas quando você está bem, parece que você esquece do Deus que te tirou do deserto.

Não esqueça que o Deus do deserto é o Deus que vai ser glorificado na terra prometida.

RESPONSABILIDADE GERADA PELA LIBERDADE

Tg 1.25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.

Um cristão só é livre das garras do diabo e do reino das trevas quando a palavra da verdade dentro dele liberta-o dos maus hábitos, vícios carnais e da mentalidade natural.

É conhecendo a verdade por dentro (revelação) que, também, te manterá firme na liberdade que Cristo conquistou para você.

Veja: “SE, pois, o filho vos LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE sereis LIVRES” (João 8:37).

Estas duas palavras “LIBERTAR” e “LIVRES” são palavras diferentes no grego (embora parecidas).

Por exemplo: Alguém que foi LIVRE da cadeia (por ter cumprido a pena estabelecida pela justiça), necessariamente não está LIBERTO do desejo de cometer o mesmo crime ou até outro crime.

Mas, o ser livre da cadeia é uma nova oportunidade de viver na sociedade entendendo que o crime não compensa, que há um preço a ser pago pela sua transgressão, e de que aquele indivíduo precisa transformar seus maus hábitos e pensamentos errados para não cair nas mesmas fraqueza que o levou a prisão.

Jesus Cristo cumpriu em nosso lugar a nossa pena. Nós não poderíamos pagar jamais a pena para sermos livres das cadeias malignas, muito mais se quer ser liberto, por nós mesmos, da natureza pecaminosa que nos levou ao reino das trevas e as garras de satanás.

Logo, Jesus Cristo, nos tornou livres e nos deu a condição de sermos libertos e nos manter nessa divina liberdade através do conhecimento da sua verdade.

Em Cristo o cristão é livre! Livre pra quê?

Para andar na verdade!

Fazer o que é certo, digno, justo, vivendo uma vida santa e cheia do temor do Senhor.

A porta que te tornou livre em Cristo Jesus, foi o novo nascimento.

Mas o caminho que tem que trilhar, é o caminho da verdade e, nesse caminho, encontramos a verdadeira liberdade dos maus hábitos que tenta nos prender no natural.

Você não precisou fazer nada para ser livre, foi pela graça!

Mas, para provar da liberdade é necessário que você obedeça a verdade, isso quem faz é você!

Se tentarmos viver uma vida apenas na consciência que somos livres, poderemos viver enganados achando que não há mais nada a ser ajustado em nossas três dimensões; espírito, alma e corpo.

Vamos conservar íntegro o nosso “ser humano” (espírito, alma e corpo), vivendo uma vida sobrenatural, no espírito recriado, na revelação de quem somos, podemos e temos em Cristo Jesus. 

CONCLUSÃO

Por tudo isso, viva a liberdade que Cristo pela sua graça lhe concedeu, vida livre pois para a liberdade Cristo te libertou, e fuja da aparência do mal, resistindo ao diabo, e amando a Deus e o servindo acima de todas as coisas.

Faça isso por amor e a verdadeira liberdade reinará na sua vida para sempre, em Nome de Jesus, Amém!