Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
A oração de petição ou súplica ou clamor são algumas dessas formas, e consiste em cada um apresentar a Deus as suas próprias necessidades, mas de maneira diferente, pois cada uma tem suas peculiaridades.
A súplica caracteriza-se por uma forma de pedir com humildade e insistência.
Clamar é uma forma mais intensa de pedir: com veemência, implorar, rogar.
“Ouve, SENHOR, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores. Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.” (Sl 102.1-2).
O que precisamos entender é que essas formas diferentes tem propósitos diferentes, e devem ser aplicadas de forma coerente.
Vou citar um exemplo para esclarecer as diferenças entre elas:
Imagine Deus, como um grande e poderoso Hospital, e você tendo uma necessidade médica:
Quando você não sabe especificar o que tem, mas está doendo, você marca uma consulta com um Clínico geral – Essa e a oração de petição
Quando você sabe o que tem, você marca uma consulta com um especialista – Está é a oração de súplica
Quando a situação é grave e emergente, você vai a um Pronto Socorro – Essa é a oração de Clamor.
Você não vai ao Pronto Socorro em qualquer situação, certo?
Mas, nas emergenciais, você corre para lá sabendo que será atendido prontamente, e isso é um grande consolo.
Assim deve ser entendida a nossa relação com Deus, saber aplicar cada tipo de oração de forma correta, para receber de Deus o atendimento coerente com a nossa necessidade.
Hoje vamos tratar sobre um tipo de oração que deve ser usado em momentos de guerra, de grande aflição, e de situações emergentes, onde somente a intervenção imediata de Deus pode nos livrar do mal que se levantou contra nós.
CLAMOR:
Proferir, implorar, bradar em alta voz
O Senhor nos ensina a clamar, e essa palavra no hebraico é similar a ‘gerar com intensidade, fazer acontecer pela insistência, persistir até que a porta se abra, tomar posse de uma promessa até que se manifeste’.
Vemos que esse texto fala de uma atitude no mundo espiritual.
Precisamos entrar com autoridade na presença de Deus.
Não existem limites para quem ora.
O inimigo teme um cristão que clama a Deus, pois ele sabe que o canal da intimidade com o Pai estará aberto.
Os gritos das intercessões – “Clama a mim!” – são estimulados pelo próprio Deus, para que possamos entrar num outro nível de comunhão.
O clamor expressa o grito de alguém por socorro.
O Senhor nos ensina a clamarmos, ou seja, gritarmos por socorro se necessitarmos disto.
“porque se o fizerem, e eles clamarem a mim, eu certamente atenderei ao seu clamor” Êx 22:23
O clamor do Justo toca o Trono de Deus e a resposta dEle é honra para seu filho.
Podemos deduzir que isto quer dizer pedido com desespero, com angústia, com tristeza (Êxodo 2:23 / Salmo 34:6)
Clamar é orar regado com lágrimas e com intensidade de alma de espírito é se derramar aos pés do SENHOR;
Ref: I Samuel 1:10 / Marcos 5:33 / Jonas 3:8 / Hebreus 5:7(Jesus)
Clamor também é um gemido, uma expressão de dor, angústia e sofrimento fora de controle.
Clamor é um tipo de oração que necessita de resposta imediata, não pode ser respondido depois.
É uma arma poderosíssima para os servos de Deus, num momento de guerra e de grandes necessidades.
Todas as orações são ouvidas, não há uma oração que o Espírito Santo não recolha.
O Senhor pede o nosso clamor
Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
O clamor que sobe a Deus pode fluir de diversas formas:
– Através do sangue inocente derramado injustamente
Gênesis 4:10-12 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
– Através da sujeira do pecado
Gênesis 18:20-21 Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
Mas os ouvidos do Senhor estão atentos ao clamor do seu povo
Sl 4.3 Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que é piedoso; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.
– Quando clamou diante da servidão do faraó no Egito
Êxodo 2:23-25 E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
Êxodo 3:7-10 E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
– Quando estão perseguidos, sem saída
Êxodo 14:10-14 E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. ….. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
Mas há momento em que o clamor não é suficiente, temos que ter atitudes
Êxodo 14:15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
O Clamor como arma de guerra traz livramentos sobrenaturais
– O clamor tira os exploradores e ladrões do nosso meio
Juízes 6:6-8 Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. E sucedeu que, clamando os filhos de Israel ao SENHOR por causa dos midianitas, Enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel,…
– O clamor nos dá vitória no meio das guerras
I Samuel 7:7-10 Ouvindo, pois, os filisteus que os filhos de Israel estavam congregados em Mizpá, subiram os maiorais dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, temeram por causa dos filisteus. Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. Então tomou Samuel um cordeiro de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao SENHOR; e clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe deu ouvidos. E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o SENHOR aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
Formas de clamar:
– Clamar é altear a voz
Isaías 10:30 Clama alto com a tua voz, ó filha de Galim! Ouve, ó Laís! Ó tu pobre Anatote!
Isaías 58:9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui.
Isaías 58:1 CLAMA em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
– O Atalaia clama cantando
Isaías 52:8-9 Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o SENHOR fizer Sião voltar. Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
– O clamor deve vencer as vozes contrárias
Mateus 20:30-32 E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! E a multidão os repreendia, para que se calassem; eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! E Jesus, parando, chamou-os, e disse: Que quereis que vos faça?
– O clamor vem do nosso esforço
Gálatas 4:27 Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
O clamor tem que ser perseverante e cheio de fé
Lucas 18:2-8 Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
O clamor deve chamar a atenção de Deus para a nossa necessidade mais urgente
– Em momentos de Angústia:
Salmos 4:1 OUVE-ME quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
II Samuel 22:7 Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. (idem Sl 18.6)
– Na enfermidade:
Salmos 30:2 SENHOR meu Deus, clamei a ti, e saraste.
– Na humilhação
Salmos 39:12 Ouve, SENHOR, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais.
– O clamor em adoração e louvor ao Senhor
Isaías 6:3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
– Clamar por conhecimento e inteligencia
Provérbios 2:3 Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
O Senhor está sempre atento ao clamor do justo
Salmos 34:15 Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
– Deus ouve o clamor daquele que espera com paciência
Salmos 40:1-3 ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR.
– Deus ouve o clamor daquele que ora dia e noite
Salmos 55:16-17 Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
O clamor traz
– O poder da ressurreição
João 11:43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
– O fogo dos céus
I Reis 18:36-38 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
– Sinais sobrenaturais
II Reis 20:11 Então o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que tinha declinado no relógio de sol de Acaz.
CONCLUSÃO:
Aprenda e pratique esse segredo espiritual.
Em momentos de guerra e grande aflição, não adianta se desesperar, entrar em depressão, ou ficar prostrado aceitando a derrota.
Use essa poderosa arma de guerra, entre na Sala do Trono, isto é, no Pronto Socorro de Deus, com clamor, tendo a certeza que Ele vai te atender plenamente e prontamente, e o inimigo vai ser derrotado, em Nome de Jesus!
Pois o clamor é uma necessidade do cristão
Lucas 19:40 E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
Hoje o fogo do Senhor vai descer e encher de glória o seu coração, porque o seu clamor subiu diante do Senhor e Ele se agradou de você.
Clame, com fé, sem cessar, e o Senhor vai te livrar, em Nome de Jesus, Amém!