Rute 4:1-9
1 – E BOAZ subiu à porta, e assentou-se ali; e eis que o remidor de que Boaz tinha falado ia passando, e disse-lhe: Ó fulano, vem cá, assenta-te aqui. E desviou-se para ali, e assentou-se.
2 – Então tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.
3 – Então disse ao remidor: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, está vendendo.
4 – E eu resolvi informar-te disso e dizer-te: Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de redimir, redime-a, e se não houver de redimir, declara-mo, para que o saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse ele: Eu a redimirei.
5 – Disse porém Boaz: No dia em que comprares a terra da mão de Noemi, também a comprarás da mão de Rute, a moabita, mulher do falecido, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança.
6 – Então disse o remidor: Para mim não a poderei redimir, para que não prejudique a minha herança; toma para ti o meu direito de remissão, porque eu não a poderei redimir.
7 – Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto a remissão e permuta, para confirmar todo o negócio; o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo; e isto era por testemunho em Israel.
8 – Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato.
9 – Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi,
O Senhor Jesus foi questionado pelos judeus a respeito de pagar ou não o tributo a César.
Nesse momento Jesus pediu pra mostrar-lhe uma moeda, e Ele disse: De quem é essa imagem, então:
Mateus 22:21 Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
O que Jesus estava dizendo é que não é César, o imperador romano, que tem na forma do imposto e do tributo um percentual, uma fatia dos seus ganhos.
Ele estava dizendo, Deus também tem um percentual e uma fatia dos seus ganhos.
E Jesus sabe que quem tenta dar uma de esperto com Cézar, vai tentar dar uma de esperto com Deus.
ROUBARÁ O HOMEM A DEUS?
Malaquias 3:8-9
8 – Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 – Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
O que a Palavra de Deus demonstra nessa passagem é a apropriação indébita do homem em relação as coisas de Deus.
Isso significa uma discussão em torno de propriedade.
DOUTRINA DA REDENÇÃO
É impossível tratarmos a respeito do assunto de propriedade sem tocarmos no conceito da doutrina da redenção, que é a espinha dorsal da revelação Bíblica.
DÍZIMO => Ato profético que celebra a redenção de Deus em nossa vida.
Então vamos conhecer um pouco mais profundamente sobre Redenção:
O que é Redenção?
O que normalmente se imagina quando se referencia essa palavra, é perdão dos pecados, escapar da morte eterna, ir para o céu, salvação, e tudo isso é parte da redenção que Jesus veio realizar.
Mas, isso não é a definição de redenção
A redenção antes de ser aplicada no sentido espiritual, foi instituída e estabelecida por Deus, como parte da Lei civil da nação de Israel.
A Lei de Moisés era a Constituição que eles tinham e na qual caminhavam. E Deus instituiu no natural.
Muitas vezes quando vemos os judeus falarem de redenção não conseguimos mensurar exatamente o que eles estão conversando
Então vamos conhecer a realidade da redenção:
Por exemplo o Livro de Rute é um Livro de Redenção, pois Boás redimiu a família de Noemi e se casou com Rute.
Mas no Livro de Levítico temos um texto que resume redenção:
Levítico 25:25 Quando teu irmão empobrecer e vender alguma parte da sua possessão, então virá o seu resgatador, seu parente, e resgatará o que vendeu seu irmão.
A definição de Redenção é o resgate de uma propriedade
ENCENAÇÃO:
Vamos supor que uma pessoa X era um judeu desses da época do Velho Testamento, rico, muito rico, e uma outra pessoa Y o procurasse para estabelecer um negócio.
Essa pessoa Y chegaria para ele, e diria: Vejo que quem investir no milho nesse plantio vai se dar muito bem.
Ai o rico, a pessoa X, diria: Porque você está me falando isso?
E a pessoa Y diria: Você sabe que eu tenho muitas terras, boas terras para o plantio, tenho também mão de obra, muitos funcionários e também escravos, e você sabe que eu tenho todo o conhecimento tanto do plantio, como da colheita, a forma de estocar, o canal de distribuição, mas só não tenho o que o amado tem de sobra, dinheiro.
Então eu quero te propor uma sociedade, você entra com o dinheiro e eu entro com todo o demais, como mão de obra, terra, plantio, colheita e tudo mais, e no final nós rachamos o lucro meio a meio.
Então a pessoa X olharia com a cara desconfiada e diria… Não cheguei onde cheguei correndo riscos. O que na sua cabeça pode ser um lucro poderoso, na minha pode ser um baita prejuízo, porque não tem muita gente querendo investir no milho agora.
Então a pessoa Y tentaria contra argumentar, mas o rico X diria: Não tenho interesse de ser seu sócio, mas, se você quiser que eu te empreste o dinheiro para que você ganhe o seu dinheiro, eu só vou definir o juro sobre o capital. E Definiria por exemplo em 30% de juros até o fim do semestre.
Então, a pessoa Y mesmo sabendo que os juros eram altos, resolveu assumir a dívida pois ainda seria mais vantagem do que o outro como sócio.
Naquela época não havia cartório para assinar o contrato, então o contrato era firmado diante dos anciãos que se assentavam na porta da cidade, e a palavra dos dois diante de testemunhas ia valer.
Só que a pessoa X, emprestador do dinheiro diria na frente de todo mundo: Eu não estou correndo risco, você está correndo risco. Eu quero garantia sobre o meu capital.
E a partir daquele momento, tudo o que a pessoa Y tinha, as terras, os bens, as pessoas, tudo entravam como garantia para o empréstimo que foi sacramentado.
Só que na hora que não era pra chover, choveu, e quando era para chover não choveu. E ainda houve geada na época da colheita estragando todo o produto do campo. E assim todo o investimento foi perdido.
Será que nessa hora, a pessoa Y poderia chegar para pessoa X e disse… foi mal…desculpa ai…
A pessoa X falaria que não estava nem ai, mas que ele não tinha corrido riscos, somente a pessoa Y tinha corrido risco.
Nesse momento, todos os bens da pessoa Y seriam dados em garantia do pagamento da dívida.
Agora, vamos supor que os bens dados não foram suficientes para quitar uma transação dessa monta. Se as terras, animais, escravos, e tudo mais não fossem suficientes a pessoa Y e toda a sua família também ser tornariam escravos da pessoa X, por conta do pagamento da dívida.
Porque uma Lei que Deus trabalha, desde a velha aliança, é que ninguém pode dever coisa nenhuma a ninguém.
A partir do momento que a família da pessoa Y foram entregue como escravos, existiam apenas 3 possibilidades para sair da escravidão:
1ª. Se a pessoa Y fosse um judeu como a pessoa X, este trabalharia 6 anos e no sétimo sairia livre, como diz em Êxodo 21.
Mas porque a pessoa Y não era judeu, essa lei não se aplicava a ele.
2ª. possibilidade era o ano do jubileu. A cada 50 anos todo escravo saia livre, toda dívida era perdoada, mas vamos supor que o último jubileu aconteceu a 11 anos atrás, e portanto faltariam ainda 39 anos para esse benefício. Então não era a melhor opção
Então o que sobrava?
3ª. possibilidade era a redenção. A Bíblia diz que se o seu irmão empobrecer a ponto de chegar a escravidão, então um outro parente poderia ser levantado como o pagador da dívida.
Vamos supor que um parente da pessoa Y era mais rico que a pessoa X, e além de ser rico, era por exemplo primo de 3º. Grau.
Talvez a pessoa Y tivesse procurado seu primo antes, mas este tinha dito que não iria financiar essa loucura, e aborrecido, a pessoa Y foi atrás de um outro banqueiro.
Mas no momento em que a desgraça aconteceu, o primo do Y está olhando, e talvez dizendo: Eu te disse, eu já sabia que isso iria acontecer, mas você não me ouviu…
Mas o tempo foi passando, e a escravidão da pessoa Y estava muito pesada, e o seu primo que estava acompanhando aquela situação depois de uns dois anos começou a ter o coração amolecido, e ele diz: Eu preciso fazer alguma coisa pra ajudar meu primo.
Então o primo rico decide se levantar para ser o resgatador da pessoa Y.
O que a gente lê no Livro de Rute, é que o parente mais próximo, isto é, com maior grau de parentesco tinha o direito maior de resgate, essa era a ordem do direito.
A pessoa Y tinha parente mais próximo, mas nenhum deles tinha condição de resgatá-lo da escravidão.
Então, pela incapacidade dos outros, o primo decide se levantar como resgatador da pessoa Y.
Ele iria até a pessoa X e perguntaria o quanto é que a pessoa Y lhe deve?
A pessoa X faria os cálculos e estabeleceria o valor para o resgate, e o primo meteria a mão no bolso próspero que Deus lhe deu e diria: Eu estou pagando a dívida da pessoa Y;
No momento em que a dívida fosse paga, a pessoa Y deixaria de ser escrava da pessoa X, porque todo o vínculo de escravidão estava baseado na dívida.
Portanto, todas as terras, animais, pessoas, tudo sairia da mão da pessoa X, porque a dívida estava paga.
Agora, o mais importante, a pessoa Y deixaria de ser escravo? A resposta é não!
Ela apenas trocava de dono, pois o primo ao pagar a dívida da pessoa Y o estava comprando, e até o próximo ano de Jubileu, todas as coisas que estavam debaixo da mão da pessoa X agora iriam para debaixo da mão do primo da pessoa Y, e ele agora era o senhor do Y e o Y escravo dele.
Mesmo que pareça a mesma coisa, Deus definiu que seria um parente próximo. O parente não iria comprar o outro por negócio. Ele faria essa compra pra usar de misericórdia, era tratar como família, e não como escravo.
Essa era a definição de redenção.
Quando a Bíblia diz em Efésios 1.7 que Jesus pelo seu sangue nos trouxe a redenção, Deus está aplicando o mesmo princípio que Ele instituiu no natural, Ele está dizendo que é a mesma coisa que Ele estabeleceu no reino espiritual.
Efésios 1:7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Qual era o problema do homem? O pecado
O que o pecado gerou no Éden?
II Pedro 2:19b …Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo (escravo).
Portanto, quando o homem se sujeita a proposta de Satanás, ele se coloca como escravo de Satanás. Se deixar ser vencido foi o que aconteceu.
É por isso que Jesus quando vem para nos redimir
Colossenses 1:13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
Porque essa era a autoridade em que estávamos escravos, do império das trevas.
Agora, como Jesus fez isso?
Sabendo que a nossa escravidão foi gerado por uma dívida, a dívida do pecado
Salmos 49:7-8
7 – Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele
8 – (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre),
Isso significa que todo ser humano estava debaixo de escravidão, e ninguém poderia fazer nada pelo seu próximo.
A Bíblia diz que a morte entrou por um homem (Adão) e passou para todos os homens, e por isso, toda a humanidade estava debaixo da mesma sentença.
É aqui que entendemos porque que Jesus precisou encarnar, pois somente um irmão, um parente, um semelhante poderia ser um resgatador, e não havia um ser humano sequer que pudesse ocupar essa condição.
Então, Ele é concebido pelo Espírito Santo, Ele é gerado por uma virgem, e Ele se cresce vivendo sem pecado, e quando Ele vai à cruz, o que Ele faz?
Normalmente falamos só de perdão, mas o que Jesus fez na cruz foi o pagamento de uma dívida.
Colossenses 2:14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Quando Jesus foi pra cruz, a minha e a sua dívida estavam sendo pagas.
Agora vamos tentar imaginar, usando a ilustração acima da pessoa Y e da pessoa X.
A pessoa X prefigura Satanás e a pessoa Y prefigura a cada um de nós, pois ficamos presos nas garras do maligno.
Mas o que aconteceu quando Jesus pagou a dívida?
O credor, ou senhor anterior não tem mais poder ou autoridade sobre a minha vida, então Colossenses 2.14 diz que o escrito de dívidas foi arrancado de nós e Ele pregou na cruz, mas não parou por aí
Colossenses 2:15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
O que é despojar? É tomar o despojo. A lei da guerra dizia que quando um exército era vencido, tudo o que ele tinha passava para a mão do vencedor.
Se você olhar a ilustração que foi feita acima, o que tinha na mão do inimigo que pudesse interessar para ele?
A única coisa de valor que o inimigo estava interessado era a minha e a sua vida. Esse é o despojo.
No momento em que Jesus pagou a dívida, Satanás perde sua autoridade e senhorio sobre nós, e nós juntamente com tudo o que tínhamos foram transferido para a autoridade de Deus.
Esse é o significado de redenção espiritual, que termina em
Apocalipse 5:9-10
9 – E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
10 – E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
A redenção é um ato de compra, onde a propriedade perdida de Deus é reavida.
RESULTADO DA REDENÇÃO
Se redenção é compra, ela faz de Deus o nosso dono, e faz de nós a propriedade dEle.
Foi acerca disso que o apóstolo Pedro escreveu:
I Pedro 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Isso é confirmado pelo apóstolo Paulo em
Atos 27:23 Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo,
Ele diz: De quem eu sou.., isto é, de quem pertenço
E a quem sirvo.., isto é, sou escravo.
A gente usa a palavra servo como se fosse um status, mas na verdade a palavra servo significa escravo.
O VALOR DA REDENÇÃO
E é isso exatamente o que somos. Nós fomos comprados.
Então nós precisamos entender isso profundamente:
I Pedro 1:18-19
18 – Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
19 – Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
Resgate é o sinônimo de remissão e redenção.
Então precisamos entender qual o propósito do que Jesus veio fazer, e qual a consequência disso, porque?
Percebemos, que a grande dificuldade das pessoas não é entender o dízimo, é não entender redenção.
Deus não comprou 10% das suas ações…
Deus comprou tudo o que você tem, Ele tem direito a 100% de você, Deus te comprou por inteiro. Ele é dono de você por inteiro.
Quando Ele comprou de Satanás, Ele comprou você, sua família, seus bens, sua renda, tudo o que você tem hoje e o que você vai ter um dia.
Ele não comprou 10%…
Os 10% tem um outro propósito que já vou comentar a respeito.
QUANTO CUSTA O REINO DE DEUS
O Reino de Deus custa tudo o que você tem.
Alguns podem dizer: Mas me disseram que era de graça…
Engano, na verdade foi pela Graça… “Você deveria ter lido as letrinhas pequenas do contrato, antes de assinar”
Deixa eu te dar alguns exemplos Bíblicos:
Mateus 13:44-46
44 – Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 – Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
46 – E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.
Esse é o tesouro, que representa o Reino de Deus.
Essa palavra fala que o homem movido de alegria vende tudo o que tem e compra o tesouro
Quanto custa o Reino de Deus? Tudo o que temos!
Isso quer dizer que eu compramos a nossa entrada no Reino de Deus? Não, não compramos nada… Na verdade nós fomos comprados. Jesus foi quem nos comprou.
Agora nós só entramos no Reino de Deus quando reconhecemos a legalidade do ato de compra de Jesus.
Romanos 10:9-10
9 – A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 – Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
A ressurreição é o ápice da redenção
A nossa boca deve declarar Jesus como Senhor no momento da nossa salvação.
Na nossa cultura temos o hábito de chamar Jesus de Senhor em sinal de respeito e reconhecendo sua glória e majestade.
Mas a verdade é que essa declaração é uma posição assumida de que reconhecemos o senhorio de Jesus sobre a nossa vida.
A palavra Senhor na nossa cultura não tem muito peso, pois sempre ouvimos o filhos dizer ao seu pai: Sim, Senhor, ou numa Academia Militar quando se cumprimenta a patente superior.
Mas nós não conseguimos chegar nem perto do que a Bíblia quer dizer sobre o nível de rendição e submissão.
Quando no momento da salvação declaramos que Jesus é Senhor, significa o nosso reconhecimento que antes éramos escravos de um outro dono, mas agora fomos comprados, nossa dívida foi paga, e agora passamos a pertencer a um novo Dono.
E agora, quando nos curvamos diante desse novo Dono, reconhecemos que éramos um escravo maltratado, e o Senhor me comprou não pra me tratar como escravo, o Senhor me comprou para me tratar como parte da família, a exemplo do que Paulo diz:
Romanos 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
Mas fomos adotados e chamados somos de filhos de Deus
Romanos 8:14-17
14 – Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
16 – O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 – E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Assim, podemos chamar Deus de Pai, porque nós não entramos nessa família pra sermos tratados como escravos, Deus nos recebeu como parte da família, a exemplo de Boas, ao receber Rute como esposa.
Rute 4:9-10
9 – Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi,
10 – E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.
Mas pra entrar, você deve se curvar diante de Jesus, e quando você diz: Eu reconheço Jesus que Você me comprou, e isso Te dá todo o direito, e eu me sujeito a Ti reconhecendo que tudo o que eu sou e tenho te pertence, e eu reconheço a legalidade do ato da minha compra por Ti Jesus, pois te aceito e te reconheço como meu único Senhor.
Nessa hora você está entregando tudo o que tem!
Não existe como entrar no Reino de Deus de forma diferente, e esse entendimento deve provocar em nós uma outra atitude.
REDENÇÃO E SANTIFICAÇÃO
I Coríntios 6:18-20
18 – Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
O versículo 9 a 11 diz que somente quem tiver se lavado no sangue do Cordeiro entrará pelas portas do Reino de Deus, porque é só a redenção que te coloca pra dentro.
Se só entra quem lavou as vestes, quem fica do lado de fora? P versículo 9 explica, mas principalmente diz daqueles que um dia lavaram as suas vestes, mas começaram a viver de forma maculada.
Paulo está falando que não se deve brincar nesse terreno do pecado.
Porque Paulo explica no versículos 19 e 20 que não somos de nós mesmos, mas pertencemos a Deus.
Em outras palavras, não podemos mais fazer o que queremos com o nosso corpo, pois o corpo já não é mais nosso. Deus agora é o dono do corpo.
E como é que tomamos o que não nos pertence, e usamos de forma errada?
MORDOMIA CRISTÃ
Mordomia, significa ser mordomo de uma casa, ou gerente de uma casa que não nos pertence.
Então devemos cuidar bem daquilo que é de Deus!
Então, nós temos um Dono, porque fomos comprados e POR PREÇO!
O PREÇO DA REDENÇÃO
A Bíblia diz que foi pago um alto preço.
Quando o diabo vier falar pra você que você não tem valor, você deve dizer pra ele: Quem não tem valor é você, pois você não tem redenção!
Nós temos redenção, e o preço que foi pago, é só dar uma olhadinha na etiqueta atrás que indica o valor que nós temos:
Romanos 8:32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
O que Deus está dizendo?
É que se Ele entregou o que Ele tinha de Melhor que era Jesus, Ele faz qualquer loucura por você!
Agora esse ato de compra tem que fazer de mim e de você mordomos, tem que nos levar a cuidar daquilo que é de Deus.
Por isso que em I Co 6.20 o Senhor diz que devemos glorificar a Deus em nosso corpo.
Isso é fazer um culto de santidade através do nosso corpo
Romanos 12:1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Esse é um ato de celebração que celebra a própria redenção.
Andar em santidade é retribuir com gratidão aquilo que foi feito por nós. Não é um peso que Deus instituiu, mas sim um ato de amor.
CUIDAR DAS FINANÇAS TAMBÉM É CELEBRAÇÃO A REDENÇÃO
A dificuldade de muitos em entender o conceito de ter sido comprado por Cristo e não ser dono de mais nada do que tinha.
E a pergunta que devemos fazer é, como é que alguém que tem esse entendimento de que foi comprado, deveria agir?
Vamos entender isso através de José do Egito.
Gn 47.13-26 fala de um poderoso segredo espiritual de redenção.
A questão de dívida com escravidão é frequente na Bíblia.
II Rs 4.1 fala sobre esse assunto
Mas, nos versículos 23 e 24 de Gn. 47, temos um segredo espiritual importantíssimo:
Gênesis 47:23 Então disse José ao povo: Eis que hoje tenho comprado a vós e a vossa terra para Faraó; eis aí tendes semente para vós, para que semeeis a terra.
Vamos pensar juntos:
– De quem é a terra? De faraó
– De quem são as sementes? De faraó
– De quem é a mão de obra que vai plantar e colher? De faraó
– Então, de quem era a colheita? De Faraó
Mas no versículo 24 tem algo especial
Gênesis 47:24 – Há de ser, porém, que das colheitas dareis o quinto a Faraó, e as quatro partes serão vossas, para semente do campo, e para o vosso mantimento, e dos que estão nas vossas casas, e para que comam vossos filhos.
Vamos lembrar aqui que em muitos momentos José prefigura Cristo, e nesse caso aprendemos um segredo espiritual:
Quem acabou de comprar toda a terra do Egito, ao invés de tratar como escravos usando tudo o que tinha de direito, pois, ele diz: Devolve uma parte para o faraó, e fica com o resto.
Você acha que algum deles gritou para José: Ladrão… tá tentando pegar 20% do que nós semeamos?
Eles ficaram muito contentes, porque disseram entre si.. Nós vamos ficar com 80% que pertencia a faraó.
O COMPARATIVO COM O DÍZIMO
É nessa hora que não entendemos quando um cristão fica resmungando porque tem que dar os 10% ao Senhor.
Pois ao invés de entregarmos 10%, a realidade é que Deus é que nos deixa ficar com 90% do que é dEle.
A perspectiva é completamente diferente.
Agora, porque José pediu os 20%?
Era muito além da necessidade de manutenção do palácio e das mordomias do faraó.
Aprenda um segredo: Todo favor que você faz pra alguém, e você não lembra essa pessoa que é favor, isso vira uma obrigação, pois, quando você não fizer mais, a pessoa te cobrará.
José estava falando para o povo: A intenção do faraó não é fazer de vocês escravos com o sentido de oprimi-los em trabalhos forçados, faraó não quer que vocês se sintam como escravos, mas para que vocês não esqueçam quem é quem nessa história, todo o mês, quando vocês pegarem o fruto do resultado de tudo aquilo que é de faraó, vocês vão pegar uma parte daquilo que é do faraó para a vossa manutenção pessoal e para replantio.
Mas principalmente, para que vocês se lembrem do que é que ele fez por vocês.
Que vocês reconheçam que o direito de se alimentar vem do faraó, e possam declarar isso perpetuamente.
E, da mesma forma, há uma relação muito forte entre dízimo e a redenção.
Em toda a escritura o Senhor nos orienta como devemos tratar com o diabo, somos nós que fazemos alguma coisa com o diabo:
– Em Mc 16.17 Jesus diz: Em meu Nome vocês vão expelir demônios
Portanto, se tem um endemoniado perto de você, você não vai orar pedindo pra Deus tirar aquele demônio da pessoa, mas você vai falar aquele demônio, em Nome de Jesus, que ele saia e ele vai sair.
– Em Ef 4.27 o Senhor diz: Não deis lugar ao diabo.
Portanto a responsabilidade de dar ou não espaço pro diabo em nosso coração é nossa somente.
– Tg 4.7 resisti ao diabo, e ele fugirá de vós..
De novo somos nós quem resistimos
– I Pe 5.8-9 Fala para resistirmos firmes na fé… somos nós quem resistimos.
Agora, quando o assunto na Bíblia é redenção, a história muda.
Porque redenção envolve propriedade de Deus, e quando o assunto é redenção, Deus age de forma diferente, pois Ele diz: Se ameaçar tocar no que é meu, Eu é que Me posiciono.
Exemplo: Quando Deus institui a 1ª. páscoa, que é a figura de uma das maiores redenções da Bíblia, pois Paulo se refere a Cristo como o nosso Cordeiro Pascal, ele diz pra colocar o sangue nos umbrais das portas, para quando o anjo da morte passar o Senhor diz: Eu vou defender essa casa.
Porque quando o assunto é redenção, Deus se levanta para defender a sua propriedade.
Agora observe o que Malaquias falou:
Malaquias 3:10-11
10 – Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 – E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
Ao ser fiel no dízimo, é o Senhor quem nos defende do demônio devorador.
O sangue era um sinal profético
Êxodo 12:13 E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
Aquilo era uma declaração no Reino do Espírito de que o sangue do Cordeiro que foi morto era o preço que foi pago e que nesta casa nós somos propriedade de Deus, e essa declaração de que somos propriedade de Deus, é que mantinha o inimigo longe.
Nós somos mais do que dizimistas, somos tudistas, mas o Deus que tem direito a tudo, nos deu o direito de ficarmos com 90% para o nosso bem.
SOMOS FAMÍLIA DE CRISTO
Assim como Rute passou a ser parte da família de Boas, e participou não somente do que lhe era direito, mas de tudo o que Boaz tinha para si, da mesma forma somos participantes da família de Cristo, e por isso:
Romanos 8:16-17
16 – O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 – E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Deus não está falando em aumentar o nosso patrimônio, pois tudo o que temos não é nosso, mas dEle, mas devemos ser fiéis despenseiros, para aumentar o que Lhe pertence
Mateus 25:20-21
20 – Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
21 – E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Aquele servo fiel sabia que o talento não lhe pertencia, mas fez de tudo pra multiplicá-lo para o seu senhor, assim devemos ser servos fiéis e sempre trabalharmos com afinco para aumentar o que Deus nos confiou em nossas mãos, para Ele somente, pois desta forma Ele vai aumentar a nossa mordomia, isto é, aumentar o que temos que cuidar para Ele.
CONCLUSÃO:
Com essa consciência, devemos ser em tudo fiel ao nosso Senhor e Redentor da nossa vida, por isso o nosso propósito no momento da devolução do dízimo e ofertas, é que possamos glorificar a Ele como todo o nosso coração, pois:
Filipenses 4:19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Portanto, ao entregarmos o dízimo, deveríamos nos inclinarmos diante de Deus, e declararmos como Davi orava:
I Crônicas 29:14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
VERDADEIRA ORAÇÃO DE RECONHECIMENTO DA REDENÇÃO:
Eu não estou apenas trazendo recurso para manutenção da sua casa, meu Senhor, estou trazendo aqui o meu reconhecimento de que o Senhor é o meu Dono, de que o Senhor me comprou, e essa 10ª. parte é aquilo que o tempo todo me faz consciente de quem é quem nessa história.
O Senhor decidiu não me tratar como escravo, o Senhor me fez parte da Sua família, o Senhor me permite administrar os Seus bens, é com essa consciência que eu volto ao Senhor, trazendo uma parte de tudo o que é Seu!
A Ti, somente meu Senhor e meu Redentor, a Ti somente, sejam dados a honra, a glória, o domínio, o poder, a majestade e o louvor para todo o sempre, Amém!