RELACIONAMENTO COM DEUS

PODER, AUTORIDADE E LIDERANÇA

Dando sequência ao estudo de RELACIONAMENTO COM DEUS, fechando do item que refere-se ao que RECEBEMOS de Deus, para realizar sua obra na terra,

vamos tratar nessa parte o Poder e Autoridade que Recebemos de Jesus, para sermos bons líderes nessa terra.

Gênesis 1:1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.

A partir da Vontade, e dentro das possibilidades que somente Deus poderia ter, e onde não havia simplesmente nada, a Trindade trouxe à existência todos os universos visíveis e invisíveis e estabeleceu o berço para toda a humanidade a fim de tornar possível a execução dos Seus propósitos.

Is 66.1 Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso? 2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR…

E tem muito mais, pois o que podemos extrair dessa frase inicial de Gênesis não para por aí.

O Senhor se manifesta de forma plena nesse versículo, e nele podemos conceber a visão clara da pura essência da verdade divina com princípios vitais identificados com base nesse versículo, os quais manifestam a plenitude de Deus com relação ao seu propósito e realização, a saber:

1 – DA PROPRIEDADE:

Jó 41.11 Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.

Propriedade – do Lat. Proprietate s. f., aquilo que é pertença legítima de alguém ou sobre que alguém tem direito pleno; herdade; fazenda; bens; patrimônio.

Este versículo retrata a soberania do Senhor naquilo que criou, segundo a sua própria vontade, autoridade e poder demonstrar sobre si a propriedade de Ser PROPRIETÁRIO, DONO, SENHOR, de tudo que existe com plenos direitos sobre Seu Patrimônio.

Salmos 89.11 Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste.

Salmos 24.1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Sendo Dono, Ele não deve satisfação a ninguém por não ter dívidas, nem qualquer outra criatura ter parte em seus planos, tudo Lhe pertence.

Jó 38.4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.

Jó 34.13 Quem lhe entregou o governo da terra? Quem lhe confiou o universo?

2. – DA AUTORIDADE:

Soberania relaciona-se a poder, autoridade suprema, independência (geralmente do Estado).

É o direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre uma área geográfica, grupo de pessoas, ou o self de um indivíduo.

A soberania sobre uma nação é geralmente atributo de um governo ou de outra agência de controle política; apesar de que existem casos em que esta soberania é atribuída a um indivíduo (como na monarquia, na qual o líder é chamado genericamente de soberano).

A Soberania de Deus é absoluta, porque ela representa a totalidade do Poder de reinar ou dominar, pois este é um atributo divino. Somente Ele pode delegar autoridade porque Ele tem esta soberania.

Colossenses 1.17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

A propriedade de ser Dono estabelece os seguintes atributos absolutos:

➢ Autoridade  Poder para ser obedecido, porque todos lhe são devedores

➢ Domínio – Poder de controlar, dirigir, manipular.

Só exerce domínio aquele que tem o controle, e só controla que tem o conhecimento total.

➢ Idealização – poder para planejar, imaginar, inspirar.

➢ Criatividade – poder para dar forma, gerar, segundo a Sua vontade.

Salmos 90.2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Provérbios 21.1 Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina.

Rom 13.1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.

O que concluímos, até esse ponto, é o seguinte:

“Eu, Deus, fiz todas as coisa que existem, e, portanto, sou dono de tudo, tudo me pertence, e como Dono, faço o que quero e dou a quem desejo, isto é, tenho completa autoridade sobre todas as coisas”.

Esse posicionamento de Deus nos leva à consciência de que nós devemos conta a um Senhor sobre a nossa vida, nosso corpo, nossos atos, sobre este mundo, sobre tudo, pois nada nos pertence, tudo é do Senhor.

I Crônicas 29.11 Tua é, ó Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos.

CONCEITO DE AUTORIDADE, PODER E LIDERANÇA

Pelo exame dos dicionários as palavras poder e autoridade possuem praticamente o mesmo significado, mas tem algumas diferenças, a saber:

a) Poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.

b) Autoridade é a habilidade de levar os outros a fazerem de boa vontade o que é solicitado ou determinado.

c) Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingira os objetivos como sendo para o bem comum.

Então, se liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo, a fim de atingirem objetivos identificados e estabelecidos.

Enquanto líderes precisamos compreender que as pessoas ao nosso redor são os nossos recursos mais importantes.

A autoridade é diferente do poder, porque ela envolve a capacidade ou a habilidade a levar os outros a fazerem de bom grado a sua vontade.

AUTORIDADE ESPIRITUAL

Deus em sua onisciência e sabedoria, quando da criação do Universo, planejou uma ordem natural para todas as coisas, Criando, por conseguinte, a ordem hierárquica, como meio de viabilizar sua implantação.

Quando os anjos foram criados, Deus os fez em diversos níveis, sendo Lúcifer, aquele que seria o chefe geral, dirigente do louvor, e prestaria contas a Ele, mormente já soubesse, e sempre saberia de tudo.

Entretanto Satanás deixou-se inflar, com as qualidades e capacidades que lhe foram dadas para o fiel desempenho de sua missão.

Daí usurpou a autoridade indiscutível de Deus e pecou ao se rebelar, pretendendo usurpar a posição de Jesus, e ser igual a Deus.

Quando o homem foi também criado, Deus o Fez à sua imagem e semelhança, livre, puro e sadio, pois queria que sua criação gozasse de todos os seus atributos, estando assim plenamente preparado para a missão de reinar na Terra. Sendo assim, sujeitou toda a Terra e animais a Adão.

Satanás já havia caído, e seus ciúmes atingiram um ápice quando o Homem foi feito.

Desejou então mais uma vez afrontar a Deus desvirtuando sua criação.

Foi quando, sutilmente, através da mentira, levou o homem a desobedecer a Deus, trazendo-o para o seu nível, e tornando-se então seu senhor através do pecado.

Hoje, a grande controvérsia gerada por satanás, centraliza-se sobre quem deve ter autoridade, quem deve ser exaltado, quem deve ser reconhecido e obedecido.

Nosso conflito direto com ele se deve ao fato de atribuirmos autoridade e adoração direta a Deus, e não a ele.

Tendo em vista este quadro, passamos a compreender algumas verdades que norteiam todo o Universo, quer físico, quer espiritual.

Só pode haver Expressão de autoridade, se houver submissão. É através desta que é restabelecido o verdadeiro plano da criação.

A submissão só ocorre quando o ego é excluído, e se passa a viver no espírito. E, por assim ser, Deus busca seus verdadeiros adoradores, que o adorem em Espírito e em verdade. Só quem anda em espírito é capaz de ser usado por Deus.

Naturalmente, procuramos alguém em quem nos espelhar, a quem obedecer. Logo, a obediência, é o plano natural do Pai. Todo aquele que descobre sua posição de obediência, certamente galgará todos os degraus que o levarão à plenitude de Cristo.

Cristo foi obediente até a morte, e morte de Cruz.

Nós devemos, como nosso Senhor, não nos envergonharmos de nossas ações, ou nos limitarmos ao plano racional. Ora, a fé, é a certeza das coisas que não se vêem, e como sem fé é impossível agradar a Deus, estamos novamente num círculo fechado: Fazer a vontade de Deus é abrir mão da nossa, e mesmo da razão natural, uma vez que a sabedoria do homem é loucura diante Dele.

Conforme Hebreus capítulo 5 versos 8 e 9, Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o autor da salvação eterna para todos que O obedecem.

Está claro então, que crescer em obediência, é também passar por sofrimentos. Nosso ego será dia a dia esmagado; e nossa vontade própria, da carne, nossos sentimentos, terá que ser escravizados à cruz. Só aí poderemos estar na vontade do Pai.

Será quando então, conseguiremos estar em obediência a Cristo.

Não queremos estar no rol daqueles que no juízo, dirão: “Mas não expulsávamos demônio em seu nome, e curávamos, e fazíamos sinais?!”, quando então Jesus dirá – “Apartai-vos de mim, vós que cometeis a iniqüidade, nunca vos conheci!” (Mateus 7:21-23)

EXEMPLOS DE PODER E AUTORIDADE

Para ilustrar a diferença entre poder e autoridade podemos lembrar que Pilatos e Herodes detinham o poder e Jesus detinha e ainda hoje detém a autoridade.

Enquanto Pilatos e Herodes eram capazes de impor constrangimentos, Jesus conquistava os corações e as mentes das pessoas.

O que resta do poder de Herodes e de Pilatos e o que podemos encontrar da autoridade de Jesus?

Pilatos e Herodes com o seu poder opressivo não têm nenhuma presença nos dias de hoje, representam uma página virada sem que tenham legado qualquer influência.

A autoridade de Jesus se projetou pelos séculos chegando até hoje e a cada dia que passa é ainda mais forte por seus ensinamentos.

Segundo o significado adotado para essas duas palavras, só poderemos deixar contribuições efetivas para o progresso da humanidade quando adquirimos autoridade.

Na palavra de Deus há linhas específicas de autoridade que devemos obedecer para não estarmos em rebeldia contra o próprio Deus:

1. Em relação a Deus (Daniel 9.5-9)

2. Ao governo civil (Romanos 13.1-7, 1 Timóteo 2.1-4; 1 Pedro 2.13-17)

3. Aos pais (Efésios 6.1-3)

4. Esposa em relação ao marido (1 Pedro 3.1-4)

5. Ao patrão (1 Pedro 2.18-23)

6. Aos líderes da igreja (Hebreus 13.17)

7. Uns aos Outros (Efésios 5.21)

PODER É UMA FACULDADE AUTORIDADE É UMA HABILIDADE

Poder é a capacidade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que o outro preferisse não fazer.

Todos sabem como é o poder, o mundo está cheio disso.

Faça isso ou despedirei você, faça isso ou bateremos em você, faça isso senão você vai ver.

Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por sua influência pessoal.

Não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer poder, até crianças de dois anos são mestres em dar ordem aos seus pais.

O poder se obtém comprando, pode ser dado, pode ser tomado.

As pessoas podem ocupar cargos de poder porque são parentes, amigas de alguém ou porque herdaram por dinheiro o poder.

Autoridade não pode ser comprada, vendida nem dada ou tomada.

Diz respeito a quem você é como pessoa, ao seu caráter e influência que transmite para as pessoas.

Autoridade é uma habilidade e pode ser desenvolvida pelo treinamento.

Alguém poderia estar em um cargo de poder e não ter autoridade sobre as pessoas, de outro lado poderia ter autoridade sem estar em posição de poder.

É importante que uma pessoa no poder tenha também autoridade.

QUALIDADES ESSENCIAIS DA AUTORIDADE

A autoridade é uma habilidade que pode ser desenvolvida pelo treinamento de suas qualidades essenciais.

Se lembrarmos de alguém que tenha tido uma grande autoridade e que passou ou que está presente em nossa vida iremos registrar com facilidade essas qualidades.

Pode ter sido um professor, um treinador, um pai, um cônjuge, um chefe.

Lembremos de uma pessoa que bastaria ela fazer uma solicitação para que atendêssemos gostosamente.

Para ter autoridade, entre muitas qualidades, o líder precisa ser honesto, confiável, responsável, respeitoso, entusiasta, afável, justo, bom ouvinte.

Vejam que as qualidades são comportamentos, portanto podem ser desenvolvidos.

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER

Existem coisas que podemos fazer diretamente; então vamos lá e fazemos, mas existem outras que nós não podemos fazer diretamente por várias razões, porém necessitamos que sejam feitas.

É ai que surge a importância do líder.

É aquele que tem capacidade de influenciar as pessoas tornando-as predispostas a fazer as coisas que precisam ser feitas.

Ainda hoje está muito presente a ideia que basta mandar e as pessoas que são espertas obedecem e aquelas que são tontas não obedecem e são demitidas ou relegadas a um segundo plano.

Onde prevalece a força do poder, o constrangimento vai ser constante e a coesão entre as pessoas não será alcançada.

TAREFA E RELACIONAMENTO

Quando o líder — que pode ser um superior hierárquico, um pai, mãe, pastor, professor, médico, e tantos outros — não tem autoridade fixa-se nas tarefas e não percebe a importância de construir relacionamentos.

Usa a força de seu poder para que as ordens sejam cumpridas e não consegue exercer influência capaz de conquistar a boa vontade das pessoas.

É um fato notório a promoção de hábeis executores de tarefas que fracassam como supervisores ou chefes.

É muito comum registramos observações como: “era um excelente vendedor, foi promovido para cargo de supervisão e agora é um fracasso total”, “era um excelente operador de empilhadeira, mas como supervisor se tornou um grande fracasso”.

A chave para a liderança é executar tarefas enquanto se constrói relacionamentos.

O líder motiva os seus liderados e conquista-os como amigos, trata-os do mesmo modo que deseja ser tratado.

Como existe um conceito de liderança defeituoso,as pessoas voltadas para as tarefas provavelmente ocupam a maioria dos cargos de liderança.

Muitas pessoas que têm a ideia equivocada de que líder é aquele que detém o poder ocupam os cargos de chefia e supervisão.

Porém a ideia que ganha espaço é a de que o líder deve exercer influência por sua autoridade e não pelo poder.

O Segredo é ser obediente como Cristo nos ensinou:

Filipenses 2:5-11
5 – De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 – Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 – Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 – E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
9 – Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 – Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 – E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

E Jesus delegou essa autoridade à igreja:

Efésios 1:19-23
19 – E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
20 – Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.
21 – Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
22 – E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
23 – Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

e nos deu poder:

Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

Exerçamos com temor a autoridade e o poder que Cristo nos delegou, como Igreja, e em tudo a Ele seja dada a honra e glória, no Nome de Jesus, Amem!