COMO CONVIVER COM OS DIFERENTES?
Gênesis 37:2-4 Esta é a história de Jacó. Quando José tinha dezessete anos, apascentava os rebanhos com os seus irmãos. Sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai.
Ora, Israel amava mais José do que todos os seus outros filhos, porque era filho da sua velhice; e mandou fazer para ele uma túnica talar de mangas compridas.
Quando os seus irmãos viram que o pai o amava mais do que todos os outros filhos, odiaram-no e já não podiam falar com ele de forma pacífica.
Descobrir como lidar com pessoas diferentes e seus diferentes tipos de personalidades impacta diretamente nosso relacionamento interpessoal.
Essa é uma bagagem que será extraordinariamente útil durante toda a nossa vida, tanto no ambiente de trabalho, da Igreja, quanto no dia a dia.
Afinal, quando você sabe lidar com a diversidade, é capaz de conviver bem, mesmo diante de pessoas totalmente diferentes de você.
Por esse motivo, é fundamental aprender a se habituar com a individualidade de cada um, de forma harmônica.
POR QUE SOMOS TÃO DIFERENTES?
Cada ser humano é único. Por mais que estejamos povoando a Terra aos bilhões, ninguém é igual a ninguém.
Cada indivíduo é resultado da constituição genética que herdou das gerações passadas (altura, peso, cor da pele etc.).
Além disso, é também um produto do lugar em que nasceu, da educação que recebeu, das pessoas com quem convive, da profissão que exerce, dos livros que lê, dos filmes a que assiste, das conversas que protagoniza, enfim, de toda e cada experiência que ocorre na vida.
Diante dessa pluralidade de variáveis, é claro que as pessoas são diferentes entre si.
Isso se vê na personalidade de cada um, nas crenças, nas opiniões, nas preferências, nos costumes, enfim, nas palavras e nas atitudes do dia a dia.
SERMOS DIFERENTES É BOM OU RUIM?
Um olhar superficial automaticamente nos leva à crença de que lidar com as diferenças é difícil. Em parte, isso é verdade.
Se as pessoas têm crenças e costumes diferentes, automaticamente acreditam que a sua maneira de viver é a melhor.
Isso pode gerar conflitos nos grupos dos quais fazemos parte: na família, na escola, na faculdade, no local de trabalho, na vizinhança, e até nas relações na Igreja e no Ministério..
Essas diferenças são fontes de conflito quando uma pessoa quer impor a sua opinião aos demais, desrespeitando a individualidade de cada um. Sem um pouco de diplomacia e respeito, as divergências se transformam em conflitos.
Mas então, você já imaginou como seria o mundo se todas as pessoas fossem todas iguais e agissem da mesma forma?
Ninguém teria outras características físicas, outros traços de personalidade e outras habilidades. Que chato seria!
A verdade é que, se as diferenças são motivo de conflito em alguns contextos, elas também são o que nos fortalece enquanto sociedade.
As nossas diferenças de hábitos, conhecimentos, características físicas e personalidade são o que nos complementam.
Um grupo é muito mais forte quando os seus membros têm competências distintas do que quando todos fazem a mesma coisa, não acha?
Portanto, por mais que sejam desafiadoras, as diferenças são muito necessárias!
COMO CONVIVER BEM COM AS DIFERENÇAS?
Se as diferenças são importantes para a vida em sociedade, é necessário ressaltar que isso só funciona quando as pessoas aprendem a conviver bem com elas. Mas como fazer isso?
Há 4 elementos essenciais para que isso ocorra.
1. AUTOCONHECIMENTO
Quando uma pessoa conhece melhor a si mesma, ela descobre como pode fazer a sua parte e ajudar os grupos dos quais faz parte. Além disso, olhando para o próprio umbigo, ela certamente pensa duas vezes antes de criticar o outro e cobrar dele aquilo que nem ela mesma é capaz de dar.
2. EMPATIA
Ser empático significa colocar-se mentalmente e momentaneamente no lugar do outro, esse é o papel essencial do intercessor. Isso permite que você imagine como você pensaria, sentiria, falaria e agiria se estivesse na situação da outra pessoa.
Esse exercício nos leva a agir em direção ao outro da mesma maneira como gostaríamos que agissem conosco se estivéssemos naquele contexto. Dessa forma, esse gesto nos aproxima, desenvolve a sensibilidade, favorece a conexão e evita a postura de julgar o outro. Assim, muitos conflitos são prevenidos ou mais facilmente solucionados.
3. RESPEITO E TOLERÂNCIA
Significa manifestar opiniões diferentes, e até mesmo contrárias às das outras pessoas, mas fazer isso sem impor a sua opinião e sem ofender ninguém. Significa, por fim, compreender que, em alguns momentos, a sua vontade prevalecerá, mas que, em outros, você precisará ceder. É um jogo de equilíbrio.
4. DISPOSIÇÃO PARA APRENDER COM O OUTRO
Por fim, outro pilar bastante interessante de saber conviver com as diferenças é manter a mente aberta. As pessoas frequentemente se mantêm na crença superficial de que a diversidade é um risco. No entanto, as diferenças são necessárias e enriquecedoras aos grupos dos quais fazemos parte.
Por isso, adquirir essa consciência nos torna mais receptivos à ideia de que podemos ensinar e aprender uns com os outros e que isso nos fortalece enquanto sociedade.
COMO JESUS SE COMPORTOU COM OS DIFERENTES?
O amor foi a grande lição de Jesus para nos ensinar a conviver com os diferentes.
É a própria essência do evangelho, e Jesus Cristo é nosso Exemplo. Sua vida foi um legado de amor.
“Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também o versículo 17).
O segundo grande mandamento foi
“amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39).
Jesus ensinou também: “Amai a vossos inimigos” (Mateus 5:44).
A BÍBLIA NOS ENSINA PORQUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMA DAS OUTRAS
Salmos 139:13-16 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
A Palavra de Deus nos ensina que cada pessoa é “tecida” por Deus, de forma individual e particular, antes mesmo de nascer.
DONS DIVINOS
1 Coríntios 12.4-7 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
Essa passagem de I Coríntios, Paulo menciona 3 grupos de Dons,
1) Os dons de realizações e talentos que vem de Deus,
2) As 9 manifestações do Espírito Santo e
3) Os dons de serviço de Jesus.
2) DEUS DÁ TALENTOS PARA ELE UTILIZAR
Jeremias 1:4-7 A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo:
Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.
Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.
Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.
TALENTO É UM DOM NATO DE DEUS
Além das características pessoais, todas as pessoas já nascem com talentos específicos, isto é, cada pessoa recebe uma habilitação de Deus para desenvolvê-la e praticá-la aqui na terra.
E isso as torna muito diferentes uma das outras, devido às tendências pessoais, elas se distanciam em gostos, valores e preferências.
Entenda a expectativa que Deus deposita naqueles que antes de vir ao mundo, Ele já os capacitou e estabeleceu planos para cada um.
Qual o plano de Deus para a sua vida, e quais são as capacitações que Ele quer potencializar na sua vida para você realizar a obra de Deus no poder do Espírito Santo?
Sabe o que estamos precisando para levantar uma geração relevante?
Ter um povo que tenha a plena convicção e a certeza de que são escolhidos por Deus, e isso antes mesmo da fundação do mundo.
1 Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Entenda, então nós fomos escolhidos para anunciar as virtudes daquele que nos resgatou do império das trevas para a sua maravilhosa luz.
João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Deus é quem capacita seus escolhidos
Zacarias 4:6 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
3) DEUS ENCHE DO ESPÍRITO SANTO PARA POTENCIALIZAR SEUS ESPECIALISTAS
1 Coríntios 12:7-11 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso.
Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento.
A um é dada, no mesmo Espírito, a fé; a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos. A um é dada a variedade de línguas e a outro, capacidade para interpretá-las.
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme ele quer.
O Espírito Santo se manifesta em cada cristão segundo o seu desejo e conforme a necessidade da igreja, pois a manifestação do Espírito é para edificação da Igreja.
Isso significa que nem todos terão os mesmos dons, nem realizarão o que desejam quando querem…
O Espírito nos diferencia, e nem por isso, somos piores ou melhores do que os outros, pois tudo é para honra do Senhor Jesus.
1 Coríntios 14:23-25 Assim, se toda a igreja se reunir no mesmo lugar e todos se puserem a falar em línguas, no caso de entrarem pessoas não instruídas ou não crentes, será que não vão dizer que vocês estão loucos?
Porém, se todos profetizarem, e entrar ali um não crente ou não instruído, ele será convencido por todos e julgado por todos.
Os segredos que ele tem no coração se tornarão manifestos, e, assim, prostrando-se com o rosto em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vocês.
Que fazer, então, irmãos? Quando vocês se reúnem, um tem um salmo, outro tem um ensino, este traz uma revelação, aquele fala em línguas, e ainda outro faz a interpretação. Que tudo seja feito para edificação.
3) OS DONS MINISTERIAIS SÃO ESPECIALIZAÇÕES PARA EXERCERMOS O MINISTÉRIO DE CRISTO NA TERRA.
1 Coríntios 12:14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Se o pé disser: “Porque não sou mão, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo.
Se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato?
Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como ele quis.
Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?
O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
OS DIFERENTES SE COMPLETAM
1 Coríntios 12:21 Os olhos não podem dizer à mão: “Não precisamos de você.” E a cabeça não pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês.”
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários, e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra. Também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra, ao passo que os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo, mas para que os membros cooperem, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele.
CHAMADO POR DEUS PARA SER ESPECIALISTA
1 Coríntios 12:27 Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo.
A uns Deus estabeleceu na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, os que têm dons de curar, ou de ajudar, ou de administrar, ou de falar em variedade de línguas.
Será que são todos apóstolos? Será que são todos profetas? Será que são todos mestres? São todos operadores de milagres?
Todos têm dons de curar? Todos falam em línguas? Todos têm o dom de interpretar essas línguas?
Entretanto, procurem, com zelo, os melhores dons.
AS DIVERSAS ATIVIDADES DO MINISTÉRIO SE COMPLEMENTAM
Assim como o Ministério de Louvor tem diversas atividades distintas, como habilidades de bateria, teclado, guitarra, baixo, percussão, vocal, equipamentos de som, iluminação, e tantos outros, e, para que produzam resultados devem estar em sintonia e harmonia.
Da mesma forma acontece com o Ministério de Intercessão, que possui vinte e nove atividades em sua composição, sendo uma diferente da outra, mas se complementam como um todo.
CONVOCAÇÃO GERAL PARA QUE TODOS ESCOLHAM SUAS ATIVIDADES
Por isso cada um dos integrantes do Ministério de Intercessão, tanto Intercessores formados, como Coordenadores e Representantes devem optar por uma, no máximo duas atividades, segundo suas aptidões e desejos pessoais, para que venham a desenvolver suas habilidades intercessórias com maior desenvoltura e possam dar frutos que dignifique o Nome do Senhor Jesus, pelos resultados do Ministério como um todo.
CONCLUSÃO
1 Coríntios 1:26-31 Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento.
Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus.
Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção, para que, como está escrito, “aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
Você foi chamado para expressar a Deus por meio da sua vida, através do seu trabalho, cheio do Espírito Santo, não te falta nada, e ainda com uma convicção.. Você é escolhido por Deus para ser um especialista!
Salmos 77:12 Meditarei em todas as tuas obras e pensarei em todos os teus feitos poderosos.
MEDITAÇÃO
Quando se menciona a palavra meditação, que símbolo vem à sua mente?
A resposta é óbvia, e também ao pesquisar na internet, a esmagadora maioria das imagens relativas a meditação correspondem a uma pessoa praticando Ioga, na posição de lótus que é instituído pelo budismo:
Estar em posição de lótus e ficar com as pernas dobradas e cruzadas e com os pés por cima das coxas. As mãos ficam no centro, em repouso, com as pontas dos polegares se tocando e os dedos de uma mão por cima dos da outra mão.
Segundo o budismo, a posição lembra uma flor de lótus, melhorando a respiração e promovendo a estabilidade física. Esta posição faz parte das tradições da hatha e da raja-ioga. É talvez o maior símbolo da espiritualidade oriental e, segundo eles, serve para alcançar a autorrealização e iluminação espiritual
A VERDADEIRA MEDITAÇÃO
Só que isso não tem nada a ver com a verdade, pois, quando estudamos a Bíblia percebemos que há uma MEDITAÇÃO que deve ser praticada entre os cristãos.
Veja a instrução que Deus deu a Josué, quando este foi chamado para substituir Moisés que tinha morrido.
Josué 1:8 Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido.
e também a Bíblia menciona que Isaque meditava
Gênesis 24:63 Ao cair da tarde, Isaque saiu para meditar no campo. Erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos.
e Maria, mãe de Jesus, meditava em todos os maravilhosos acontecimentos que decorriam do nascimento de Jesus
Lucas 2:19 Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.
MEDITAÇÃO CRISTÃ
A meditação cristã consiste em dedicar tempo todos os dias para o estudo da Bíblia e oração.
Salmos 119:148 Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar na tua palavra.
A Palavra de Deus deve ser o objeto da nossa meditação, afinal, ela traz inúmeros ensinamentos que precisam ser fixados em nosso coração e podem nos trazer paz e felicidade em nossos dias.
Normalmente é comum as pessoas lerem rapidamente algum capítulo da Bíblia e logo partir para outra atividade, e isso significa perder uma grande oportunidade.
Porque, se a pessoa meditasse sobre o texto lido, certamente aumentaria sua compreensão sobre ele, receberia um renovo espiritual e alcançaria uma comunhão mais profunda com o Pai.
Através da dedicação de um tempo maior para compreender a Palavra de Deus, passamos a perceber a verdade, a revelação da Sua vontade, somos fortalecidos na fé, recebemos encorajamento, praticamos o arrependimento, pois a Palavra de Deus produz conforto, paz e esperança. Devemos seguir o exemplo do salmista:
Salmos 1:2 Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
JESUS MEDITAVA
Jesus também nos deu um exemplo de como deve ser a nossa dependência de Deus, de como devemos meditar e orar. Mesmo sendo muito procurado por milhares de pessoas e dedicando a elas amor, Ele ainda conseguia encontrar um lugar calmo ou refúgio para se manter em viva comunhão com o Pai:
Lucas 5:16 Mas ele se retirava para os desertos, e ali orava.
PAULO INCENTIVAVA NA MEDITAÇÃO DA PALAVRA
A meditação na Palavra de Deus nos dá entendimento. Por isso, Paulo exortou Timóteo dizendo:
2 Timóteo 3:14, 15 Permanece naquilo que aprendeste […], e que desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
2 Timóteo 2:7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS?
Conhecer a Verdade (Cristo), pelo Espírito da Verdade
Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei dos seus filhos.
Oséias 6:3a Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor!
Conhecer o Reino de Deus, através da prática dos princípios e ação ministerial
Mateus 5:19 Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus.
DEFINIÇÃO DE MEDITAÇÃO ESPIRITUAL
MEDITAR é refletir, ruminar, pensar a respeito, discernir, se aprofundar para encontrar o verdadeiro sentido de algo, se aplicar para entender e conhecer verdadeiramente algo, mergulhar no profundo para descobrir o verdadeiro tesouro do saber.
E é baseado nessa última definição que a imagem desta reunião foi revelada
Espiritualmente, meditar é buscar com intensidade o Espírito Santo, para receber a revelação e o sentido de todas as coisas, pois Ele é o Espírito da Verdade.
NÍVEIS DE MEDITAÇÃO
No Livro de Ezequiel, podemos corresponder as medidas das águas de Ez 47, com níveis de MEDITAÇÃO, representando os níveis de profundidade no contato com o mar do conhecimento da Palavra de Deus
Ezequiel 47:3-5 O homem saiu para o leste, tendo na mão um cordel de medir. Mediu quinhentos metros e me fez passar pela água, que me dava pelos tornozelos.
Mediu mais quinhentos metros e me fez passar pela água, que me dava pelos joelhos. Mediu mais quinhentos metros e me fez passar pela água, que agora me dava pela cintura.
Mediu ainda outros quinhentos metros, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido. Eram águas em que se podia nadar, um rio pelo qual não se podia passar andando.
Essa passagem nos mostra 4 níveis de profundidade em relação ao envolvimento com o Espírito Santo de Deus, a saber:
1o. Nível – Dos tornozelos – Superficialidade
Ezequiel 47:3-5 O homem saiu para o leste, tendo na mão um cordel de medir. Mediu quinhentos metros e me fez passar pela água, que me dava pelos tornozelos.
Lucas 8:11 Este é o significado da parábola: a semente é a palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são os que a ouviram; depois vem o diabo e tira-lhes a palavra do coração, para não acontecer que, crendo, sejam salvos.
2o. Nível – Dos Joelhos – Primeiras Dificuldades
Ezequiel 47:4a Mediu mais quinhentos metros e me fez passar pela água, que me dava pelos joelhos…
Lucas 8:13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria. Estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.
3o. Nível – Da Cintura – Instabilidade
Ezequiel 47:4b … Mediu mais quinhentos metros e me fez passar pela água, que agora me dava pela cintura.
Lucas 8:14 A parte que caiu entre espinhos, estes são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.
4o. Nível – Do Mergulho – Profundidade
Ezequiel 47:5 Mediu ainda outros quinhentos metros, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido. Eram águas em que se podia nadar, um rio pelo qual não se podia passar andando.
Lucas 8:15 A parte que caiu na terra boa, estes são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.
ESPÍRITO DE CONHECIMENTO
MEDITAR é um ato de introspecção, é olhar para dentro de si, e encontrar o Espírito Santo que habita dentro de nós
João 14:17 é o Espírito da verdade,que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês.
O Espírito Santo atua na medida da minha busca, entrega e dedicação, no tempo e esforço que eu me dedico a conhecer o inaudito.
Isaías 1:18a,19 O Senhor diz: Venham, pois, e vamos discutir a questão. Se estiverem dispostos e me ouvirem, vocês comerão o melhor desta terra.
Habacuque 2:1 Estarei na minha torre de vigia, ficarei na fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
Na medida que eu busco, pesquiso, me esforço, receberei mais do Espírito Santo
Marcos 4:24,25 E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis. Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
Deuteronômio 4:29 De lá, vocês buscarão o Senhor, seu Deus, e o acharão, quando o buscarem de todo o coração e de toda a sua alma.
Não segundo os conceitos do mundo, mas segundo as revelações de Deus.
João 14:17 é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês.
O Espírito Santo é o maior Tesouro que podemos imaginar para nossa vida e para o nosso bem, pois somente Ele é capaz de revelar os segredos espirituais que estão ocultos.
João 14:26 Mas o Consolador,o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.
Veja o nível de profundidade que Ele pode nos levar:
OS TESOUROS DO CONHECIMENTO
Paulo
2 Coríntios 12:2-4 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até o terceiro céu. Se isso foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. E sei que esse homem — se no corpo ou sem o corpo, não sei; Deus o sabe — foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras indizíveis, que homem nenhum tem permissão para repetir.
2 Coríntios 12:7 E, para que eu não ficasse orgulhoso com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte.
João
Apocalipse 4:1-3 Depois destas coisas, olhei, e eis que havia uma porta aberta no céu. E a primeira voz que ouvi, que era como de trombeta ao falar comigo, disse: — Suba até aqui, e eu lhe mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente eu me achei no Espírito, e eis que havia um trono armado no céu, e alguém estava sentado no trono. E esse que estava sentado era semelhante, no aspecto, à pedra de jaspe e ao sardônio, e ao redor do trono havia um arco-íris semelhante, no aspecto, à esmeralda.
COMO PRATICAR A VERDADEIRA MEDITAÇÃO ESPIRITUAL
Orar em línguas espirituais com frequência
1 Coríntios 14:2,4a Pois quem fala em línguas não fala para as pessoas, mas fala para Deus; ninguém o entende, pois, por meio do Espírito, fala mistérios. O que fala em línguas a si mesmo edifica…
1 Coríntios 14:14 Porque, se eu orar em línguas, o meu espírito, de fato, ora, mas a minha mente fica infrutífera.
Estudar a Palavra de Deus constantemente
Salmos 1:2-3 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.
2 Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a
repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
Entender e praticar o sentido da Palavra
1 Tessalonicenses 2:13 Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem.
Jeremias 15:16 Achadas as tuas palavras, logo as comi. As tuas palavras encheram o meu oração de júbilo e de alegria, pois sou chamado pelo teu nome, ó Senhor, Deus dos Exércitos.
Salmos 77:12 Meditarei em todas as tuas obras e pensarei em todos os teus feitos poderosos.
Exemplo: Essa ministração, o Senhor colocou o tema no meu coração (testemunho interior) no domingo (3/3/24), mas logo na segunda de manhã, ao me ajoelhar para orar em línguas, como faço rotineiramente, o Espírito Santo trouxe essa revelação que estou ministrando para vocês, e desde então tenho meditado sobre esse assunto que é muito importante para a Intercessão.
Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Pelo testemunho interior
1 Coríntios 2:6-10 No entanto, transmitimos sabedoria entre os que são maduros. Não, porém, a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos desta época, que são reduzidos a nada. Pelo contrário, transmitimos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria que estava oculta e que Deus predeterminou desde a eternidade para a nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Deus, porém, revelou isso a nós por meio do Espírito. Porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus.
1 Coríntios 2:13,14 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Salmos 119:99 Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
Praticar a solitude no Quarto de Guerra e em Retiros Espirituais
Lucas 6:12 Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
Mateus 6:6 Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.
EXEMPLO BÍBLICO DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO
Salmos 39:1-4 Eu disse comigo mesmo: “Guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça à minha boca, enquanto os ímpios estiverem na minha presença.” Emudeci em silêncio, calei a respeito do bem, e a minha dor se agravou. O coração me ardia no peito; enquanto eu meditava, um fogo se acendeu dentro de mim. Então eu disse em voz alta: “Senhor, dá-me a conhecer o meu fim e qual é a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.”
REFLEXÃO
Salmos 19:14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!
Salmos 27:4 Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.
Salmos 119:97 Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!
Não se conforme com as explicações segundo os conceitos desse mundo, suas filosofias, doutrinas e ciências.
Meditar é buscar as coisas que são do alto
Romanos 12:2 E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Colossenses 3:1-3 Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Pois somente os espirituais discernem as coisas do alto
1 Coríntios 2:15,16 Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Meditar é não se conformar com o superficial, nem o comum, mas é buscar no íntimo a voz do Espírito Santo, que nos fará conhecer a obra de Cristo, e o que o Senhor quer verdadeiramente realizar em nossa vida e através da nossa vida.
Por isso, se esforce para alcançar um nível de entendimento superior
Lucas 16:16 A Lei e os Profetas duraram até João; desde esse tempo o evangelho do Reino de Deus vem sendo anunciado, e todos se esforçam para entrar nele.
Pense, ou melhor, medite nisso!
CONCLUSÃO
Salmos 104:34 Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me alegrarei no Senhor.
Em que MEDITAR?
Filipenses 4:8,9 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês.
1 Timóteo 4:15 Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos.
Lc 22.31-32 Simão, Simão, eis que Satanás pediu para peneirar vocês como trigo!
Eu, porém, orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E você, quando voltar para mim, fortaleça os seus irmãos.
INTERCESSÃO É UMA OBRA DIVINA
Rom 8-33-34 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
O QUE É INTERCESSÃO
Intercessão é a manifestação do amor, entrega, dedicação e luta de uma pessoa em favor de outras pessoas, se colocando no lugar delas para defesa, proteção, conquista, ensino e correção.
A intercessão transforma sua vida e a vida de outras pessoas por ser uma ferramenta tão poderosa.
EQUÍVOCOS PRATICADOS NA INTERCESSÃO
Hoje, nesta Reunião Nacional de Intercessão, vamos tratar muitos equívocos, coisas erradas que as pessoas praticam quando os intercessores vão interceder.
A maioria dos nossos intercessores não sabem interceder.
Muitos propósitos são levantados e não se obtém o resultado esperado
Se reunem as pessoas e dizem: Vamos todos orar, vamos jejuar em prol de tal coisa, e aí todo mundo ora, jejua e aquilo não acontece, aquele problema não é resolvido, porque as pessoas não sabem interceder, elas não conhecem os princípios que fazem uma intercessão ser uma intercessão eficaz
O QUE É UMA INTERCESSÃO EFICAZ?
É aquela intercessão que Deus consegue responder.
É a intercessão que alcança seu objetivo.
E é isso que devemos querer, e não ficar orando todos os dias por causas que não vemos resultados.
Pois é o que a Bíblia promete
Tiago 4.16 Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
A oração de um justo é eficaz quanto esse justo sabe orar, sabe conhecer a Palavra de Deus que nos ensina como orar, como interceder.
Mas Paulo falou que não sabemos orar como convém?
Rom 8.26 Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
É lógico que nunca chegaremos à perfeição, mas conhecendo a Palavra de Deus e fazendo as orações nela orientadas nós vamos orar coerentemente, de forma eficaz.
Apenas leia e medite na Palavra
O QUE É SER UM INTERCESSOR
É alguém que está numa parceria com Deus para mudar realidades, mudar situações.
É pegar situações que estão fora da vontade de Deus e fazer com que aquela situação se alinhe com a vontade de Deus.
Se na tua família você enxerga que tem coisas que estão fora da vontade de Deus, você começa a interceder e a mudar aquela condição, de forma que se alinhe com a vontade de Deus.
Um intercessor é na verdade um transformador de resultados.
Deus tem o poder para mudar as situações, mas é o intercessor que dá a Ele a porta por onde aquele poder vai passar.
Mas é preciso conhecer alguns segredos que regem a verdadeira intercessão:
QUAL O MOTIVO DA INTERCESSÃO?
É muito importante saber qual é o propósito da intercessão, que é dar a Deus uma base legal para que Ele possa agir nessa terra.
Sl 115.16 Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu aos filhos dos homens.
Isso significa que Deus entregou a terra para a humanidade. Então o que está errado nesta terra não tem a ver com a vontade de Deus.
Jo 10.1o O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Portanto, a Palavra de Deus demonstra o que Ele aprova e desaprova, pois a Palavra de Deus tem os mandamentos de Deus, e isso demonstra que os pecados que os homens cometem são coisas contrárias à vontade de Deus.
Então, tudo o que está fora da Palavra, não é a vontade de Deus para os homens.
Por isso que Jesus nos ensinou a orar corretamente
Mt 6.10b seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Mas o que isso tem a ver com a intercessão dos homens?
É que Deus deu o domínio da terra ao homem
Gn 1.26b …Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra…
Deus nos fez responsáveis por esta terra, e por essa razão nós temos que pedir a Deus que intervenha, para que quando Ele intervenha, Ele não seja um intruso, Ele não esteja passando por cima da autoridade que Ele mesmo deu ao homem, e sim, Ele está fazendo aquilo que Ele foi convidado a fazer.
É por isso que a oração de um justo dá a Deus legalidade e abre a porta para Deus.
É como quando você aluga um apartamento, o dono somente pode fazer algo no apartamento que você permita a ele, mesmo ele sendo o dono do apartamento, enquanto você estiver lá.
É como você abrir a porta para um pedreiro consertar uma parede que está quebrada na sua casa.
É por isso que Deus precisa tanto dos intercessores
Eu preciso entender que, a menos que eu peça, Deus não fará; e por isso muitos estão num estado contemplativo em relação às desgraças que estão vivendo na sua casa, com a sua família, porque não permitem que Jesus entre, porque não oram como convém
Apoc 3.20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
O único que pode abrir a porta para Jesus entrar e fazer o que eu desejo sou eu.
Com isso, quando a pessoa não se posiciona na sua responsabilidade de trazer a vontade de Deus para aquela situação, não é Deus que não está agindo, mas a pessoa que está permitindo que a situação permaneça da mesma forma.
Portanto, a intercessão existe, para que eu me posicione na porção de autoridade que Deus deu ao homem, no Éden, e possa dar a Deus a autoridade dEle agir na minha vida, na minha casa, na vida das pessoas, nesse planeta, sem que Deus seja um intruso.
Por isso Deus está buscando sempre intercessores
Ez 22.30 “Procurei entre eles um homem que reconstruísse a muralha e se colocasse na brecha diante de mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei ninguém.
Tiago diz
Tg 4.2-3 Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem; pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres.
Tem coisas que Deus deseja fazer, na sua vida, no seu casamento, na vida dos seus filhos, trabalho, no mundo, mas Ele precisa que alguém peça, que alguém interceda, para que Ele vá lá e realize a vontade dEle naquela situação.
O QUE A INTERCESSÃO NÃO É?
A intercessão não é uma condição de obrigar, convencer Deus a fazer algo.
Quando você intercede você não está numa luta com Deus, colocando Deus na parede.
A intercessão deve ser uma parceria com Deus, Deus precisa que alguém peça para Ele agir, então Ele precisa de um intercessor.
SOMOS OS COOPERADORES DE DEUS
Quem não tem essa ciência, acredita que Deus está alheio aos problemas, e aí você, que é tão maravilhoso, está tentando convencer Deus a ser misericordioso, convencer Deus a abençoar alguém.
Isso é um erro grave praticado pelos intercessores incautos.
COMO INTERCEDER CERTO?
Para realizar a VERDADEIRA INTERCESSÃO, é preciso se certificar primeiro em conhecer a verdadeira vontade de Deus
IJo 1.14-15 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
Interceder é dar a Deus a liberdade dEle fazer aquilo que Ele já queria fazer.
Com isso, antes de intercedermos por algo, devemos procurar na Bíblia o que Deus pensa a respeito daquela situação, e aquilo que Deus vai me mostrar na Palavra dEle, é que para aquela vontade dEle acontecer é preciso obedecer certos princípios por Ele estabelecidos na Sua Palavra.
Portanto, não é apenas pedir para Deus fazer algo, como cure, liberte, prospere, restaure.., mas sim, pedir para Deus ativar ou restaurar os princípios, leis, regras, que permitem que a verdade que a Palavra se manifeste, para que as condições daquela situação sejam revogadas e assim aconteça o milagre pelo poder da Palavra.
A partir daí devo confrontar a condição atual dos fatos e a realidade relatada na Bíblia, não só pelas consequências, mas pelas causas, para ter condições de entender o que devo pedir para que Deus faça.
Por exemplo: Deus deseja paz, harmonia, saúde, a prosperidade dos seus servos, e para isso Ele estabelece princípios, regras, condicionais, e quando eu vejo o contrário disso, como discórdia, brigas, bagunça, desespero, enfermidades contínuas, eu preciso através da minha fé, da minha intercessão, conhecer o que está falho, e trazer a vontade de Deus para a situação distorcida.
Então interceder é pedir para Deus estabelecer seus princípios, que são suas verdades naquela situação ou naquela pessoa, e como isso é a vontade de Deus, eu já sei que Ele vai fazer.
Rom 12.2 E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Não adianta ficar se lamuriando, pedindo para Deus ter misericórdia da situação, Deus já é misericordioso, e Ele se compadece dos seus filhos, portanto, não interceda para que Deus fique com pena daquela pessoa ou daquela situação, isso não funciona!
E repetindo para confirmar o sentido de tudo isso
IJo 1.14-15 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
Portanto o milagre é o resultado de um reposicionamento e resgate dos princípios que regem aquela verdade espiritual sobre aquela situação.
Então, quando eu estou intercedendo estou cooperando com Deus, para que Ele faça o que Ele quer.
Sl 1.2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
A intercessão não é uma forma de comunicar a Deus algo que Ele não saiba
Tem pessoas que vão orar para contar para Deus o que está acontecendo, isso é um erro muito grande.
Nós, intercessores, devemos pedir a Deus e não contar para Deus, pois Deus sabe de todas as coisas com antecedência.
Sl 139.4 A palavra ainda nem chegou à minha língua, e tu, Senhor, já a conheces toda.
Mt 6.8 Não sejam, portanto, como eles; porque o Pai de vocês sabe o que vocês precisam, antes mesmo de lhe pedirem.
Nunca contaremos uma novidade para Deus, mas sim devemos pedir para Deus realizar algo que está na Palavra dEle, de acordo com a vontade dEle.
3) QUAL O FOCO DA INTERCESSÃO?
É necessário entender que a Relação com Deus pela intercessão tem que ser objetiva e direta, mas, infelizmente, muitos acrescentam cura e libertação e batalha espiritual na oração intercessória, onde a pessoa acha que ela tem que ficar guerreando contra o diabo.
E a intercessão que deveria ser parte do Relacionamento da pessoa diretamente com Deus, passa a se tornar o Relacionamento da pessoa com o diabo.
Durante a oração de intercessão muitas pessoas se relacionam mais com o diabo do que com Deus.
DIMENSÕES ESPIRITUAIS
TRIBUNAL NAS REGIÕES CELESTIAIS
Lc 22.31-34 Simão, Simão, eis que Satanás pediu para peneirar vocês como trigo!
Eu, porém, orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E você, quando voltar para mim, fortaleça os seus irmãos.
Satanás se apresentou diante de Deus, no Tribunal Celestial para requerer Pedro para peneirá-lo, isto é, fazê-lo sofrer.
Jesus intercedeu diante de Deus para que a fé de Pedro não desfalecesse, tipo: Meu Pai, permita que a fé de Pedro em Mim, permaneça firme, que Ele continue acreditando em Mim.
Jesus não repreendeu Satanás, nem o expulsou do Tribunal, nem levou palavra acusativa a Deus contra Satanás.
Infelizmente, essa é uma mania que nós cristãos temos mantido durante nossas orações e intercessões a Deus.
Oramos ao Pai, em Nome de Jesus, pedido pela misericórdia de Deus em prol de outra pessoa, profetizando e declarando a Palavra de Deus, para Deus, para que Deus quebre a ação de Satanás, expulsando e repreendendo os anjos malignos, e amarrando o inimigo que se promoveu aquela situação.
Esse modelo de Relacionamento com Deus, está completamente fora de propósito, e não alcançará os seus objetivos, pois não representa uma verdade de propósitos daquilo que eu Desejo que Deus faça, em Nome de Jesus.
Mt 17-15-21 Senhor, tenha compaixão do meu filho, porque ele tem convulsões e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras tantas cai na água. Apresentei-o aos seus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.
Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei com vocês? Até quando terei de suportá-los? Tragam o menino até aqui.
E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, o menino ficou curado.
Então os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular:
— Por que motivo nós não pudemos expulsá-lo?
Jesus respondeu: Por causa da pequenez da fé que vocês têm. Pois em verdade lhes digo que, se tiverem fé como um grão de mostarda, dirão a este monte: “Mude-se daqui para lá”, e ele se mudará. Nada lhes será impossível. [Mas esse tipo de demônio só pode ser expulso por meio de oração e jejum.]
Cuidado com a intenção no momento da Relação com Deus
Muitos oram e dizem: Eu ligo, eu profetizo, eu declaro, tal e tal coisa, segundo a tua Palavra
Não profetize para Deus, e sim para as pessoas, dirigido pelo Espírito Santo, e não segundo as suas convicções e informações declaradas.
Deus não tem compromisso com palavras decoradas (Palavra Logos), e sim com as suas palavra reveladas (Palavra Rhema)
E outra coisa, Atenção amados irmãos, NÃO EXISTE ORAÇÃO DE GUERRA!
Existe a guerra, que é a batalha espiritual, e a oração é uma arma espiritual, uma ferramenta a ser usada na guerra, mas não existe oração de guerra.
Porque, se a oração é dirigida a Deus, estamos guerreando contra quem?
Se na oração você está falando com Deus, como você pode estar guerreando, como isso pode ser uma guerra?
Paulo fala sobre combater em oração
2 Samuel 22:40 Pois me cingiste de força para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.
Não para lutar contra o diabo, mas para trazer a consciência que orar exige um posicionamento de guerra do intercessor, pois orar exige esforço, disciplina, dedicação, superação, porque a nossa carne não cede fácil para as coisas espirituais.
Gl 5.17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.
O foco da nossa intercessão deve estar em dizer a Deus: Seja feita a tua vontade, pedir para Deus fazer a vontade dEle.
e não ficar lutando contra a vontade do diabo, concentrado somente no que o diabo está fazendo, isso é oração contrária, porque a pessoa está conversando com Deus, e não com o diabo.
Não ore contra algo, mas sempre a favor de algo
Tg 4.7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
Outro exemplo:
At 12.5 E assim Pedro estava guardado na prisão; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
Ao invés da igreja estar acusando o diabo e expondo as artimanhas dos demônios, a igreja estava orando a favor de Pedro.
E por esta causa, Deus enviou um anjo e libertou Pedro.
O que significa isso, o intercessor ciente da situação, vai a Deus e pede a Deus a favor da pessoa que está naquela situação, e Deus vai fazer o que Ele quiser, no tempo e na condição dEle, para atender o pedido do intercessor.
No caso da Igreja Primitiva, Deus enviou um anjo e libertou Pedro.
Não há em todas as orações relatadas na Bíblia uma oração de guerra contra o diabo ou seus demônios, para Deus repreender as ações das trevas, ir quebrando as ações malignas de Satanás e seus demônios, não, todas são a favor de alguém ou algo.
Exemplo: Enquanto Daniel intercedia em favor do povo de Israel, Deus enviou anjos que guerrearam contra o principado que estava tentando impedir que a mensagem da resposta da oração intercessória de Daniel chegasse até ele, mas Daniel não estava guerreando, ele nem tinha ideia o que estava acontecendo nas regiões celestiais.
A maioria das pessoas pensam que estão fazendo intercessão, mas na verdade estão fazendo guerras inúteis contra o diabo.
COMO COMBATER O DIABO
Quando você for lutar contra o diabo, não é para usar orações, apresentar a luta para Deus, ou lutar contra o diabo durante a oração a Deus, não faça mais isso.
Você deve dar ordem ao diabo: Em Nome de Jesus, espírito de perturbação, saia da minha casa.
Isso não é oração, é uma ordem ao diabo.
O QUE É COMANDO ESPIRITUAL
Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, Jesus teve fome. E, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas não encontrou nada, a não ser folhas. Então Jesus disse à figueira:
— Nunca mais nasça fruto de você!
E a figueira secou imediatamente. Quando os discípulos viram isso, ficaram admirados e disseram:
— Como a figueira secou depressa!
Ao que Jesus lhes disse:
— Em verdade lhes digo que, se tiverem fé e não duvidarem, não somente farão o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se disserem a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, assim será feito. E tudo o que pedirem em oração, crendo, vocês receberão.
Marcos 5.17-18 gritando em alta voz: — O que você quer comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Por Deus, peço-lhe que não me atormente!
Ele disse isto, porque Jesus tinha dito a ele: “Espírito imundo, saia desse homem!”
Jesus ensinou o que significa comandos espirituais. Ele não disse orem a Deus para que a figueira murcha. Ele disse à figueira: Nunca mais nasça fruto de você!
Portanto, movido pelo Espírito Santo, e, em Nome de Jesus,
Ordene ao câncer: saia deste corpo, eu te desautorizo, em Nome de Jesus, você não tem direito sobre o corpo dessa pessoa.
Ordene aos demônios, em Nome de Jesus saia desse corpo e não volte mais. Eu te expulso, em Nome de Jesus. Emudeça. Cesse sua força agora. Eu desligo, em Nome de Jesus sua ação nesta casa ou família. está desautorizado. Um, dois, tres, sai, em Nome de Jesus!
Ordene às enfermidades, eu te ordeno, em Nome de Jesus, saia desse corpo e não volte mais. Eu desligo. Não permaneça mais nesse corpo, e não haja sequelas, que a constituição do corpo seja restaurada completamente
Ordene ao Espírito surdo e mudo:
INTERCEDER DIANTE DE DEUS
Quando eu oro, estou falando com Deus e devo respeitá-lo na sua essência e confiar naquilo que Ele vai realizar, da forma dEle, no geito dEle.
Jesus não mandou você orar contra a vontade do diabo, Jesus nos ensinou a orar pedindo a vontade dEle.
Jo 15.7 Se permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será feito.
O intercessor que cumpra o seu papel, e o Senhor vai cumprir a dEle, e fazer o que for melhor.
Exemplo: Em vez de você orar repreendendo o espírito de confusão que age na vida do seu marido, passe a orar a Deus, a favor da vida do seu marido, tipo: Senhor abençoe meu marido, derrama sobre ele paz, derrama graça na vida dele, ajude meu marido a ser uma pessoa mais calma, tenha ele equilibrio vindo de Ti ó Pai.
Peça a Deus o que você quer que Deus faça, e não fique pedindo contra o que o diabo está fazendo.
Outro exemplo: Imagine que você está com problema no seu trabalho, os clientes não estão vindo, você tem uma loja, as vendas estão caindo, e você pode dar uma de super intercessor e ficar lutando contra o diabo, tipo: Senhor repreende esse demônio que está impedindo que meus cliente venham, vai repreendendo Senhor todo o mal que ele está causando na minha vida financeira, e isso ungindo a loja e expulsando os demônios dos quatro cantos daquela loja, como espírito de inveja, de impedimentos, etc.
Ou você pode interceder pela sua loja a Deus e dizer: Pai, meu Senhor, eu vim aqui em Nome de Jesus, pedir que o Senhor estenda suas mãos em direção à minha loja agora, Pai envia os clientes que eu preciso, pessoas abençoadas, prósperas, que vão comprar, torna o meu produto atrativo, que as pessoas passarem na porta da minha loja, e eles se sintam atraídas porque o Senhor lhes tocou no coração para que eles entrem e comprem, que a minha loja não passe despercebida, mas que seja notada por todos que passarem e venham a se sentir atraídas. Senhor abençoe meus funcionários, dê sabedoria aos meus funcionários quando eles estiverem falando com os clientes, e, assim por diante…
Devemos fazer orações mais positivas, para que saiamos das nossas intercessões muito mais confiantes, com a certeza de que tudo o que você pediu para o teu Pai, Ele vai fazer.
A partir de hoje, pare de ficar orando contra algo, e ore a favor de algo.
Outro exemplo de oração contrária é a oração de murmuração
Exemplo: Senhor, as coisas estão difíceis, o Senhor está vendo, essas crianças, eu não aguento mais,… e sem perceber você começa a falar mal dos seus filhos, do seu marido, da sua casa, da sua igreja, do seu pastor, reclamando deles para Deus.
É importante agradecer a Deus por tudo o que você tem, porque veio de Deus, então entre na presença de Deus agradecendo: Senhor obrigado pela vida do meu marido, pelo Senhor ter colocado ele ao meu lado, e agradeço por isso, Senhor traz paz a minha casa, aletria ao coração do meu marido, que ele seja um homem muito abençoado por Ti…
A maioria das pessoas fazem orações negativas para Deus, porque estão pensando somente no diabo.
Passe a fazer orações positivas a Deus, demonstrando a sua confiança nas suas promessas escritas na Bíblia, veja como seu Deus te ama, como Ele é poderoso, como Ele deseja resolver essa situação, e comece a pedir para Ele.
PROPÓSITOS DIVINOS
Saiba que tudo o que você está pedindo Deus já quer fazer, então você estará abrindo portas para Deus, porque Deus já quer abençoar seu marido, sua casa, Ele já quer abençoar sua empresa, aumentar suas vendas, e o seu desejo de pedir ao Pai, vem também dEle.
Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Façam tudo sem murmurações nem discussões,
Ef 3.20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
Então você só está dando liberdade para Ele fazer aquilo que Ele deseja, e ao pedir Deus trás os clientes, Ele vai trazer, porque Ele queria trazer, só estava dependo de você para acontecer.
Outro exemplo: Você vai interceder pela Igreja. Ao invés de você ficar apontando tudo o que está errado na Igreja, tipo: Senhor tira toda fofoca do nosso meio, tira a contenda…
Ore positivamente: Pai, traz maturidade para os oficiais desta igreja, que o Senhor dê graça ao Teu povo, para que Teu povo te busque mais, te conheça mais, para que eles tenham o fruto do Espírito, abençoe meu dirigente, dê a ele mais unção, sabedoria, revelação, graça, e seja bem sucedido em tudo o que ele fizer, ajude meu pastor, ajude os oficiais desta igreja.
Veja o que está errado, mas ao invés de ficar falando do que está errado com Deus, peça para que Deus faça algo certo, tipo: Senhor aviva o teu povo, aviva a tua igreja, manifesta a Tua presença neste lugar, que o Teu Espírito opere realizando milagres e maravilhas para fortalecer a fé do Teu povo.
O que Deus vai fazer com os demônios, ou com as pessoas que são inimigas, é problema dEle. Ele sabe quantos anjos vai enviar, se vai enviar, se a pessoa vai ser curada naquela hora, ou na hora apropriada para isso. Não determine o que Ele deve fazer, mas solicite o favor dele, apresente demandas para ele aplicar sua misericòrdia e não a sua justiça
Exemplo de intercessão Bíblica: Números 14.11-24
É assim que se deve interceder!
Então você não está orando contra algo, você está orando a favor de algo.
QUEM DEVE INTERCEDER?
Se você está vendo alguma situação errada, ou te passaram alguma informação para você interceder sobre algo, é você que tem que interceder, e não repassar para outros a sua responsabilidade, pois Deus quer usar você para entrar na presença dEle, para interceder por aquela situação.
ISm 12.23 Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Pelo contrário, eu lhes ensinarei o caminho bom e direito.
Passem a ter mais confiança na sua intercessão, e isso somente é possível, quando você tem intimidade com a Palavra de Deus, e vai buscar nela a direção do que você deve pedir a Deus para Ele fazer.
Não espere o pior acontecer para depois interceder, aprenda a interceder para que o mal não prevaleça.
At 12.1-5 Por aquele tempo, o rei Herodes mandou prender alguns da igreja para os maltratar. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isto agradava aos judeus, prosseguiu, mandando prender também Pedro. E eram os dias dos pães sem fermento. Depois de prendê-lo, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem. A intenção de Herodes era apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. E assim Pedro estava guardado na prisão; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
Se a Igreja estivesse intercedendo pelos apóstolos antes, Tiago poderia não ter morrido nas mãos de Herodes.
Se Deus livrou Pedro, que custava Deus livrar Tiago também.
SACERDOTE E PROFETA
Há uma diferença muito grande de uma oração sacerdotal e uma profecia
Sacerdote – Recebe do povo os pedidos de oração e apresenta as demandas a Deus, é o verdadeiro intercessor
Profeta – Recebe de Deus a revelação e revela ao povo
Profetizar – demonstre a sua fé nas suas declarações e atitudes, não para Deus, Ele já sabe o que passa no seu interior, mas profetizar para as pessoas, desde que tenha confirmado que a revelação é de Deus, que lhe foi dirigida pelo Espírito Santo, e não palavras decoradas.
CONCLUSÃO
Tg 5.13 Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores. Alguém de vocês está doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, estes lhe serão perdoados. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
Efésios 1.15-23 Por isso, também eu, tendo ouvido a respeito da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vocês, mencionando-os nas minhas orações.
Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.
Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder.
Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nas regiões celestiais, acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século, mas também no vindouro.
E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
PENSAR A OBRA DE DEUS É PENSAR COMO IGREJA
A igreja já nasceu forte e capaz para confrontar as forças do mal lideradas por Satanás.
Mt 16.18-19 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
Por esta causa devemos fazer a obra de Deus não centrados na nossa capacidade humana, mas pensando a obra de Deus como a Igreja que é como uma embaixada de Cristo.
2 Coríntios 5:20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
A igreja é a embaixada do Reino de Deus, representa na Terra o Deus que se fez carne, é coluna e baluarte da verdade.
Por isso devemos buscar as coisas lá do alto
Col 3.1-2 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
E sempre pensar a obra centrado em Cristo
Fl 2.21 Todos os outros buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.
Colossenses 3:23-24 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Is 55 8-9 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
PENSAR NA OBRA É PENSAR EM CRISTO
Pensar devidamente em Cristo como estilo de vida é refletir acerca de Sua vida e obra, Sua influência vital sobre nós, definindo nossos motivos, nossas atitudes, ações e reações.
Quando pensamos em Cristo Jesus nossas mentes são revigoradas.
Sl 121.2-3 O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Ele não permitirá que os seus pés vacilem; não dormitará aquele que guarda você.
A vida de Jesus sempre foi de puro sentimento voltado para as necessidades do homem perdido, morto nos seus delitos e pecados
Lucas 19.10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
Quando meditamos na Palavra de Cristo, quando O buscamos de todo o coração e desejamos fazer a Sua vontade, Ele age poderosamente em nossa capacidade de agir e sentir.
Então, o pensar e o sentir em Cristo Jesus nos levam a agir como Ele.
Jo 14.12-15 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
Pensar a obra de Cristo é manifestar o poder de Deus nessa terra, e para isso, Ele nos dotou de Talentos, Dons e Ministério para que ajamos na força do seu poder
ICo 1,4-7 A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
ICo 12.27-31 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?
Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?
Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons.
COMO PENSAR COMO IGREJA?
2 Coríntios 2:11 para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.
O nosso Deus é o Deus de estratégias de guerra, pois Ele é o Senhor da guerra, e vencedor invicto.
Êxodo 15:3 O Senhor é homem de guerra; Senhor é o seu nome.
Portanto, se existem estratégias e táticas de guerra vencedoras, elas partirão do Senhor nosso General.
Col 1.15-20 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
Somente através da oração intercessória a Deus, por Jesus Cristo, para que ele interfira na guerra contra as forças do maligno que se levantam contra a igreja é que podemos alcançar a vitória.
Estratégia é a arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações.
É parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo.
Tem como significado: Plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Estratégia é um PLANO DE AÇÃO para alcançar objetivos de longo prazo em um contexto organizacional. Ele é uma visão do futuro e uma orientação para alcançar essa visão.
O que é Tática?
Tática é a arte da guerra que trata de como proceder durante um combate ou batalha.
Elas envolvem práticas orientadas, planos específicos, recursos que serão utilizados, etc.
Também é a arte de dispor e manobrar as tropas no campo de batalha para conseguir o máximo de eficácia durante um combate.
A estratégia é o que queremos fazer; Táticas são como, com o que e com quem, e quando vamos fazê-lo.
O que é pensamento estratégico?
Quando falamos de pensamento estratégico nos referimos a um processo que define a maneira pela qual pessoas pensam, avaliam diversas possibilidades, visualizam os riscos e acertos que podem ocorrer dependendo das suas tomadas de decisões, criando o futuro mais consistente para si e para os outros que dependem deles.
Colocando de uma maneira bem simples, pessoas que possuem pensamento estratégico tem uma visão de futuro, visualizando caminhos assertivos (tem o foco no futuro).
O pensamento tático, ao contrário do estratégico é um conjunto de tarefas que vão estabelecer a forma de como cumprir a estratégia,
As táticas vão determinar o sucesso da estratégia.
Portanto, o pensamento tático é o processo de “fazer as coisas de maneira assertiva”, utilizando racionalmente todos os recursos que estão à sua disposição, sejam recursos humanos, materiais ou espirituais, no tempo certo, no custo certo, de forma certa.
Justamente por tratar de um curto prazo, pensar taticamente é algo fundamental para lidar com problemas que surgem inesperadamente.
Numa linguagem simples, o pensamento estratégico é o caminho para irmos de onde estamos hoje para onde queremos chegar amanhã. O pensamento tático trata sobre como seguiremos esse caminho.
O QUE SÃO ESTRATÉGIAS ESPIRITUAIS?
São as estratégias que Deus estabelece para realizar seus planos nessa terra através da sua Igreja
Fl 2.13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
É aqui que entra o papel do Intercessor
Interceder é buscar a estratégia de Deus, através de Cristo Jesus, para determinada situação.
Js 7.5-6 Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça.
Js 8.1,Disse o Senhor a Josué: Não temas, não te atemorizes; toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
Deu-lhes ordem, dizendo: Eis que vos poreis de emboscada contra a cidade, por detrás dela; não vos distancieis muito da cidade; e todos estareis alertas.
Porém eu e todo o povo que está comigo nos aproximaremos da cidade; e será que, quando saírem, como dantes, contra nós, fugiremos diante deles.
Deixemo-los, pois, sair atrás de nós, até que os tiremos da cidade; porque dirão: Fogem diante de nós como dantes. Assim, fugiremos diante deles.
Então, saireis vós da emboscada e tomareis a cidade; porque o Senhor, vosso Deus, vo-la entregará nas vossas mãos.
Havendo vós tomado a cidade, pôr-lhe-eis fogo; segundo a palavra do Senhor, fareis; eis que vo-lo ordenei.
1 Coríntios 3:9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
Efésios 2:10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
PORQUE PRECISAMOS DE ESTRATÉGIAS ESPIRITUAIS?
O diabo e os demônios existem, essa é uma realidade inquestionável, e preparam ciladas para tentar derrubar os cristãos.
1 Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
Cilada é uma emboscada ou ação de ficar sorrateiramente escondido, esperando o inimigo para o atacar de surpresa; é uma armadilha.
Trata-se de um plano ardiloso, feito com o objetivo de enganar; usar de estratagema ou maquinação do mal, uma ação desleal que prejudica outra pessoa; perfídia.
TÁTICAS USADAS PELO INIMIGO
Geralmente os demônios agem em grupo, criando diversos tipos de armadilhas contra as pessoas, e para isso engana-as a ponto de acharem culpados aqueles que estão ao seu lado por não estarem atentos às astutas ciladas do inimigo.
O inimigo age de forma silenciosa, introjetando pensamento nos ouvidos e manipulando as situações para que as pessoas entrem em desespero ou se vendam por qualquer preço, sem saber que estão servindo ao inimigo, que traz mentiras e idéias erradas, e, por isso, se afastem da Verdade que é Cristo.
O diabo não é onipresente, mas existem uma quantidade imensa de demônios, que fazem parte do seu exército, e que acompanham a vida das pessoas e passam o que percebem das pessoas para ele.
Essa é uma realidade latente e todos precisam se conscientizar dessas verdades.
A batalha espiritual é algo que acontece normalmente em nossas vidas, e no nosso dia a dia, só que muitos não estão atentos a isso, e sofrem o mal que ela impõe.
A Bíblia fala frequentemente da vida como uma batalha, porque, de fato, nós estamos num campo de batalha.
2 Reis 6:15-23 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
E, como desceram contra ele, orou Eliseu ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. Feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
Tendo eles chegado a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre os olhos destes homens para que vejam. Abriu-lhes o Senhor os olhos, e viram; e eis que estavam no meio de Samaria.
Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
Respondeu ele: Não os ferirás; fere aqueles que fizeres prisioneiros com a tua espada e o teu arco. Porém a estes, manda pôr-lhes diante pão e água, para que comam, e bebam, e tornem a seu senhor.
Ofereceu-lhes o rei grande banquete, e comeram e beberam; despediu-os, e foram para seu senhor; e da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel.
ESTRATÉGIAS ESPIRITUAIS QUE DEVEMOS PRATICAR
IICo 10.3-5 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.
Não entre no Jogo do Diabo. Não dê ouvidos a ele, pois, é um mentiroso.
Muitos têm perdido suas batalhas espirituais justamente por que ficam lutando contra carne e sangue .
Quer ser vitorioso, seja diligente na oração e em nome de Jesus Cristo vencerá todas as batalhas contra Satanás.
Antes de qualquer batalha, aprenda a usar estratégias espirituais para que você saiba como se conduzir em suas táticas, e assim obter a vitória, pois somente em Cristo Jesus somos mais que vencedores.
QUAIS SÃO OS IMPEDIMENTOS DE PENSAR A OBRA CORRETAMENTE?
A obra de Deus deve sempre ser pensada a atuada como Corpo de Cristo, isto é, como Igreja
ICo 12.12,25-27 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é com respeito a Cristo.
E como Corpo de Cristo, não pode haver:
INDIVIDUALISMO NOS OFICIAIS
Col 2.6-8 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças. Tenham cuidado para que ninguém venha a enredá-los com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.
ICo 12.25-27 para que não haja divisão no corpo, mas para que os membros cooperem, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo e, individualmente, membros desse corpo.
INDIVIDUALISMO MINISTERIAL
ICo 12.14-20 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: “Porque não sou mão, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo ele fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como ele quis. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS ESPIRITUAIS?
1) Desenvolva o discernimento espiritual
Não seja iludido, nem enganado pelas artimanhas do diabo, o discernimento espiritual te fará entender as artimanha do inimigo
Discernimento no reino espiritual é a capacidade e a sensibilidade para captar os sinais espirituais do que está acontecendo na região dos espíritos, e que são bem diferentes do que os nossos olhos e sensações humanas nos permitem entender.
Ezequiel 44:23 A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.
1 Coríntios 2:14,15 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
2–Busque em oração as estratégias de Deus e não dos homens.
As estratégias espirituais devem ser buscadas em Deus, através de Jesus, pelo Espírito Santo, e isso somente é possível com oração e temor.
Josué 7:13 Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.
Em tudo consulte a Deus, em Nome de Jesus Cristo para saber a direção e decisão a ser tomada.
Ao invés de desistir, abandonar o barco, use de estratégias (pense a obra) e administre com sabedoria os recursos que Deus colocou à sua disposição.
A direção da estratégia virá de Deus através de revelação direta para quem pediu, ou Deus pode usar um profeta, pode usar a Palavra lida ou ministrada, pode usar símbolos e sinais para dar a direção e o caminho a seguir na batalha.
2 Crônicas 20:14-17 Então, veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco.
3-Planeje as estratégias e as táticas que você recebeu de Deus
O Planejamento intercessório é uma atividade vital, porque representa colocar em prática todas as estratégias advindas do Espírito Santo.
Hebreus 10:36 Vocês precisam perseverar, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcancem a promessa.
Com base nas direções divinas ou direções vinda do Escritório Nacional, cada equipe de intercessão precisa planejar como irá utilizar os recursos que possui, tanto recursos humanos como materiais, e assim realizar o que lhe foi confiado.
Sem planejamento a estratégia se perde, e sem táticas o planejamento também se perde.
Um líder cheio do Espírito Santo não vive à deriva da negligência, mas é ativo e envolvente, pois sabe utilizar com sabedoria sua equipe nas estratégias divinas que recebeu.
Sl 1.2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
EM CRISTO JESUS, SUA VITÓRIA É CERTA!
Filipenses 2.14-25 Façam tudo sem murmurações nem discussões,
para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo,
e é essa a condição que Ele quer nos ensinar nessa batalha.
1 Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Pensar a obra de Deus é ter um pensamento estratégico, e planejar sua execução significa conseguir elaborar um plano geral para atingir os objetivos.
2 Timóteo 2:21 Assim, pois, se alguém se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu senhor, estando preparado para toda boa obra.
Ter um pensamento tático significa desenhar os métodos a serem utilizados para a implementação da estratégia pretendida.
Provérbios 16:1,3 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.
Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.
João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Uma boa frase para gravar bem o que foi explicado aqui é:
“Pense estrategicamente, haja taticamente, Planeje Conscientemente”.
Tiago 1:22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.
ICo 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.