A MENTE de um ser humano é um ambiente que tem acesso ao mundo natural através do corpo, mas também percebe toda a ação do mundo espiritual, sem jamais poder vê-la ou compreendê-la por si só, pois somente o Espírito Santo pode revelar a verdade espiritual aos espirituais (I Co 2.12-13).
Por ter contato, e não compreensão do mundo espiritual, a sede de conhecer esse ambiente é ardente em cada ser humano, e por isso acaba aceitando e se sujeitando a todo o tipo de doutrinas e manipulações demoníacas por não discernir qual a real fonte das informações que participa e, sem perceber, abre concessões para que os espíritos assediadores possam invadir a sua mente a ponto de controlar todo o seu ser.
Para poder entender a capacidade de relacionamento de uma determinada pessoa com outra(s) pessoa(s), e também como os espíritos (de forma geral) interagem com o ser humano, temos que levar em conta as seguintes premissas: Deus formou o homem com características físico-espirituais que demonstra a imagem de Deus no homem.
Quando Deus criou o ser humano na terra, Ele estabeleceu neste ser condições para que ele vivesse em harmonia, convivendo como ser espiritual num ambiente natural.
Para que essa harmonia entre o espiritual e o natural pudesse existir, Deus dotou o homem de uma estrutura mental composta por 5 partes, que podemos chamar como 5 seres administradores da mente, com autonomia e capacidade suficiente para cuidar bem da sua responsabilidade, a saber:
COMPOSIÇÃO DOS ADMINISTRADORES MENTAIS
Administrador do corpo (ou ser corporal) – Responsável pela preservação e manutenção de todas as condições de saúde e bem estar, para que o corpo sobreviva bem.
Administrador da razão (ou ego) – Responsável pela autopreservação do ser humano nos seus valores pessoais, como defesa, ataque e conquistas.
Administrador da emoção (ou ser relacional) – Responsável pela forma de se relacionar, pertencer e participar de diversos tipos de agrupamento de pessoas.
Administrador da crença (ou ser crença) – Responsável pela forma de perceber o mundo espiritual a sua volta, estabelecendo formas de relacionamento com um mundo que não vê fisicamente, mas gerado em sua mente pela sua imaginação através das informações que recebe, sejam elas verdadeiras ou não.
Administrador espiritual (ou ser espiritual) – Ser criado por Deus, recebido na conversão, dirigido somente pelo Espírito Santo, e que se relaciona diretamente com Deus.
O AMBIENTE EM QUE TODOS ESSES SERES TRABALHAM É A MENTE.
Por serem autônomos, cada um visa defender sua própria causa, seus valores intrínsecos, em detrimento das outras partes ou seres, e isso, quando mal administrado, gera uma série de problemas.
A grande virtude para que este ser humano pode viver em plenitude é manter o equilíbrio dessas 5 partes administrativas da mente, ou 5 seres.