JUSTIÇA
Justiça é o princípio ou virtude moral que inspira o respeito pelos direitos de cada pessoa e pela atribuição do que é devido a cada um.
É a condição do que é equitativo ou moralmente correto.
Entenda, toda vez que se menciona justiça, tem-se como parâmetro de base o relacionamento entre pessoas, sempre com relação a atitudes certas ou erradas, segundo um padrão divino como comparação.
Na nossa mente, há uma parte que tem a responsabilidade de administrar o relacionamento entre as pessoas, e esta parte, por ser automata, pode ser comparada a um ser, o Ser Almático.
Este ser é sentimental e manipulador, gostando de levar vantagens sobre as outras pessoas, porque é egoísta, prepotente, corrupto e injusto quando se vê em confronto.
A justiça divina impede que o senso de injustiça reine no Ser Almático, pois a injustiça é a violação ao direito do outro.
Romanos 1:16-18 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
ATRIBUTOS DE UM RELACIONAMENTO
Cada pessoa possui diversas características pessoais, as quais serão aplicadas para cada pessoa, ou em cada grupo, de uma forma diferente, e bem específica, dependendo da conveniência ou da condição (regras) impostas para esta relação,
As atributos pessoais são oriundos do EGO como um todo, e não somente do temperamento, mas, principalmente pela índole, os quais vão influenciar um relacionamento são:
Dominante
Passivo ou Sujeito
Obediente
Dependente
Manipulador
Rebelde
Inconsequente
Só que a forma de relacionamento estabelecido vai da dependência para o domínio, da aliança para o abuso, do amor para o ódio, da comunhão para guerra, da vida comum, para a morte.
Em Gálatas 5.19 relata diversas ações do exagero desse ser, como: Inimizades, porfias, inveja, emulações, prostituição, …
PERSONAGENS
Cada ser humano tem a facilidade de criar uma série de personagens para conviver e se relacionar com as pessoas ao seu lado.
FACETAS
Para que se fundamente o pertencimento a determinados grupos, existem 2 lados:
O interesse da pessoa em querer se envolver
O aceite do grupo pela pessoa.
Para conseguir o relacionamento, evitá-lo ou controlá-lo, cada ser humano cria diversos personagens, que são facetas do seu ser, se apresentando às demais pessoas da forma que lhe convém para alcançar o seu intento.
Desta forma cada pessoa estabelece uma comunicação com a composição entre palavras e expressões, vestimentas, gestos e sinais, para transmitir uma mensagem para outra pessoa ou grupo.
Mas a maioria dessas expressões não exprimem uma verdade, mas sim estabelecem um mecanismo para um jogo de interesses, que vão
do amor ao ódio,
do quero ter você do meu lado, para não se aproxime de mim,
do você é uma pessoa importante para mim, ao você não significa nada para mim….
por isso a palavra de Deus é clara quando diz:
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Sendo assim, a ser relacional é um gerador sofismático de aparências, pois tenta transmitir uma mentira como se fosse uma verdade, e isso vale pelo
Falar
Se expressar
Se relacionar
CONDIÇÃO DE CONVIVÊNCIA
O EGO do ser humano é individualista, buscando a própria preservação e proteção, e, por isso, não tem sentimento algum, isto é, não leva em conta as outras pessoas, só pensa em si mesmo, por isso:
ISOLACIONISMO
É praticado por pessoas cujo EGO assume o total controle do ser, e anula o sentimento.
É o caso dos ermitões, ou de pessoas que não tem nenhuma consideração por outro ser humano
Ex.: Pessoas violentas, ignorantes, assassinas, sádicas, drogados que abandonam a família ou vendem todos os móveis da casa somente para satisfazer o seu vício, etc.
DEPENDÊNCIA E SUBMISSÃO
Quanto o sentimento está acima do EGO, e este é anulado, ou
subjulgado
Ex.: Serviçais, síndrome de Amélia, masoquistas, síndrome de
Acabe, etc.
DOMINADORES
Quando o EGO e o SENTIMENTO estão ativos, mas o EGO
prevalece sobre o SENTIMENTO
Ex.: Líderes, Presidentes, Chefe de Quadrilhas, etc.
As características dominante e rebelde se tornarão pivôs de confrontos e disputas, pois vão tentar impor suas características em relação aos demais, promovendo, desta forma instabilidade na convivência dos participantes do grupo.
Já a característica inconsequente produzirá frustração e instabilidade na manutenção do grupo.
Há em diversos meios de convívio, pessoas que possuem um poder muito grande de influenciar os outros, uns influenciam para o bem, enquanto outros influenciam para o mal.
PODER
O EGO pode também entrar num processo de busca insana de poder, desejando que todos ao seu lado se dobre diante de si, estabelecendo um egocentrismo.
Essa busca está baseada numa série de argumentos manipulados por satanás e seus demônios, sempre procurando dirigir às pessoas a realizarem os seus propósitos.
PERTENCIMENTO
Todo ser humano que tem uma alma ativa, necessita conviver com diversas pessoas, formando grupos, mas a condição para pertencer a um desses grupos é uma das grandes batalhas espirituais que o ser humano tem que enfrentar.
Gênesis 4:6-8 Então, lhe disse o Senhor : Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
Nessa passagem de Gn 4 vemos claramente a condição dominante do pertencimento, isto é, ser aceito num grupo ou sociedade.
O ser relacional é moldado com valores sociais, isto é o nosso ser sociável, demonstrando a forma pessoal de relacionamento com cada tipo de outra pessoa à sua volta.
Este lado do nosso ser é altamente influenciável e moldável.
Adapta-se aos valores apreendidos ou copiados, que tem a ver com a nossa capacidade de nos relacionarmos com as demais pessoas.
SOCIABILIDADE
Um grupo somente é composto por pessoas que se sujeitam às mesmas regras, ou a acordos, tácitos ou formais, estabelecidos na geração do mesmo.
Só podemos participar, ou pertencer, em um grupo quando sujeito às leis que lhe são pertinentes no mundo natural, e mundo celestial.
Vamos entender isso na prática.
Para você participar de uma família você precisa ter o mesmo sangue, ou se sujeitar às condições impostas às mesmas
Para conviver com seus amigos, é necessário uma série de condições éticas
Para trabalhar numa empresa é preciso seguir as regras da mesma.
Um meliante que participa do tráfico de drogas, também está sujeito a regras do meio em que vive ou milita.
E, assim, em todos os grupos sempre tem regras que determinam as condições para participar, e regras de manutenção para a continuidade dessa participação.
Regras de Formação de Grupos de Pessoas (Relacionamentos de diversos tipos)
Relacionamento Sanguíneo
Familiar (básica)
Parentes
Relacionamento Sentimental
Casamento
Amizade
Relacionamento Comercial
Sociedades
Empregos
Relacionamento por interesses em comum
Colegas do Trabalho, Igreja, Escola ou Faculdade
Vizinhos,
Equipes, Times
Eventos Sociais,
Parceiros,
Afinidades,
Sociedade (sujeitos a um mesmo governo ou autoridade),
Moda, Ideologias, Estilos
etc.
Relacionamento Virtual
Estabelecidos pelas Redes Sociais
Relacionamento Espiritual
Igreja
Ministério
Chamado
Quando as leis de qualquer grupo são quebradas, a pessoa passa a ficar sujeita às penas e sanções estabelecidas por aquele grupo.
Essas penas podem ser, por exemplo:
Suportar,
Conivência,
Exortação,
Taxas ou valores,
Sanções e perdas,
Sofrimento físico ou moral,
Privação de liberdade ou direitos,
Exclusão ou Exoneração.
Morte.
PECADO / ERRO / REBELDIA
Estar fora das Leis para se manter num ambiente
O diabo e ⅓ dos anjos caíram, isto é, foram expulsos do céu por não se sujeitarem a Deus.
Adão e Eva foram expulsos do Paraíso, porque não cumpriam mais os requisitos para permanecerem naquele lugar santo.
Uma pessoa é despedida de um emprego por não preencher mais as necessidades da empresa.
Quando uma pessoa quebra as leis de uma sociedade, ela é rejeitada pelos participantes daquela sociedade.
Para manter a lei e a ordem existem os
Policiais – Preservação das Leis e da Ordem num ambiente
Exército (Soldados) – Proteção contra invasões
INFLUÊNCIA
O que é Influência? É inspirar, incutir, entusiasmar, excitar, sugestionar, induzir, predominar.
Existem diversos conflitos por questões de relacionamento dentro dos grupos de pessoas, como famílias, amizades, empregos, sociedades, igrejas, etc.
Existem pessoas que se infiltram com o intuito de gerar confusão, pessoas cheias de egocentrismo, desrespeito, contendas, invejas, iras, intrigas, orgulho que gera tumultos.
Uma das razões pelas quais a vida familiar é um grande desafio, é porque está sob constante ataque espiritual e as diferenças entre valores tem causado grandes conflitos, potencializados por espíritos familiares.
Infelizmente situações assim continuam presentes no dia a dia de muitas pessoas no local de trabalho, estudo e lazer. Também em igrejas, como comunidade isso pode estar acontecendo, onde a harmonia é ferida.
TRANSFORMA O SER HUMANO EM DESTRUIDORES DE SEU PRÓXIMO
Existe um elemento que produz a tocaia, a armadilha, como homens e mulheres de má índole,
Provérbios 6:12-14 O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca,
acena com os olhos, arranha com os pés e faz sinais com os dedos.
No seu coração há perversidade; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas.
Salmos 140:5 Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim.
Salmos 64:1-6 Ouve, ó Deus, a minha voz nas minhas perplexidades; preserva-me a vida do terror do inimigo.
Esconde-me da conspiração dos malfeitores e do tumulto dos que praticam a iniquidade,
os quais afiam a língua como espada e apontam, quais flechas, palavras amargas,
para, às ocultas, atingirem o íntegro; contra ele disparam repentinamente e não temem.
Teimam no mau propósito; falam em secretamente armar ciladas; dizem: Quem nos verá?
Projetam iniquidade, inquirem tudo o que se pode excogitar; é um abismo o pensamento e o coração de cada um deles.