Efésios 6:10-12
10 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
O apóstolo Paulo declara que não temos que lutar contra a carne o sangue, mas sim contra principados e potestades contra dominadores contra aqueles que vêm nas trevas e são realmente hostes (hostis, oponentes) espirituais da maldade para lutar contra nós.
Então nossa luta é uma luta gigante, uma luta inglória, mas nós estamos assegurados no Nome de Jesus , pois temos a consciência de que essa guerra não é nossa, é do Senhor, e nEle somos mais que vencedores.
Mas não podemos fazer dessas verdades chavões que nos leve a um comodismo, já que a luta não é minha e sim do Senhor… pelo contrário, precisamos nos posicionar, buscar capacitação espiritual, discernimento e poder do Espírito Santo, pois somos o corpo de Cristo, e isso significa que Jesus Cristo operará através da sua Igreja na terra, e se não formos um com Ele, se não desenvolvermos nossa fé, não podemos sermos embaixadores de Cristo na Terra, pois somos seu representante, e seu instrumento de glória, pois foi para isso que Ele estabeleceu a sua igreja.
Por isso Jesus, através do seu Santo Espírito, está forjando seus guerreiros aqui na terra.
Efésios 6:13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Por isso é importante entendermos que a guerra é espiritual, mas a nossa atitude estabelece a liga, isto é, é pelo nosso posicionamento que a vitória é manifesta. Entenda o que diz a Palavra de Deus
II Crônicas 20:15-17
15b – ….; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
17 – Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
O Senhor, novamente nos ensina nesses versículos que a Guerra é do Senhor, mas a nossa posição é muito importante, pois declara a nossa dependência, e a nosso envolvimento em fé no Senhor, e por isso a vitória é certa.
Veja alguns exemplos em que o posicionamento trouxe a manifestação da ação de Deus na vitória em uma batalha espiritual:
1) No caso de Davi diante do gigante Golias:
I Samuel 17:45-50
45 – Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 – Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
47 – E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
48 – E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 – E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
50 – Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
2) No caso de Eliseu contra os soldados do rei da Siria
II Reis 6:12-19
12 – E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.
13 – E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.
14 – Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.
15 – E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
16 – E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17 – E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
18 – E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
19 – Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
2) No caso de Elias no monte Carmelo
I Reis 18:19-40
19 – Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20 – Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
29 – E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
36 – Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
37 – Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 – Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39 – O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
40 – E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
Em todos esses casos, a vitória se estabeleceu no mundo espiritual, pois o Senhor lutava por Davi, por Eliseu e por Elias, mas esses 3 se posicionaram, aceitaram o desafio e foram para a batalha não na força da sua carne, mas imbuídos com o poder de Deus em seu coração, pela fé em Deus.
Portanto, busquemos o que representa a plenitude da manifestação do Espírito Santo, e de Cristo em nossa vida e através da nossa vida, para que o mundo saiba que há Deus nessa terra, por nosso intermédio.
O que é batalha espiritual?
Definição: É toda e qualquer luta contra resistências espirituais que afligem o homem no seu corpo, alma, espírito, contra sistemas malignos que prejudicam o ser humano em sua essência social, econômica, política e afetiva e ainda, contra todo o ser que afasta o homem do seu Criador (Deus) e do seu Salvador (Jesus Cristo).
Há duas formas de se conhecer os segredos do mundo espiritual, com relação as batalhas.
Primeira forma – Através daquilo que está escrito na bíblia, aquilo que é bíblico, aquilo que verdadeiramente é passível de entendimento e é passível de compreensão segundo revelação e explicação do Espírito Santo de Deus.
Segunda forma – Podem ser explicações de experiências humanas. Temos que ter muito cuidado com esse tipo de explicação, pois, uma experiência contada por alguém nem sempre pode ser de fato uma base de conhecimento nessa área, pois vai depender do quanto a pessoa verdadeiramente conhece do mundo espiritual, e está habilitada em Cristo para isso.
Quando uma pessoa fala: Eu vi o satanás frente a frente, ele sentou comigo pra bater um papo, como no filme advogado do diabo, como no filme Constantini, em que o próprio Keanu Reeves fez, isso é uma farsa, pois o diabo não se apresenta dessa forma para qualquer pessoa. Seria como a pessoa de mora em uma cidade do interior de São Paulo dizer: Olha, ontem a tarde, na praça da cidade, eu estava lá conversando com a rainha da Inglaterra… seria possível isso???.
Quem já ouviu falar de demônios, cada pessoa fala do seu jeito, cada povo tem sua forma de enxergar, e é por isso que existem tantas religiões com pontos divergentes, seitas, heresias, filosofias, folclores, fantasias, criadas exatamente por cada um ter uma forma diferente de explicar o que viu.
Infelizmente muitos entendem e falam sobre demônios segundo as explicações definidas pelos próprios demônios, sem atentar que estes tem um pai, que o pai da mentira. Basta ler os diversos encartes sobre os orixás, sobre as entidades, e sobre os anjos para ver quantas deformações e inverdades são estabelecidas como padrão de atuação e manifestação deles no mundo espiritual e na terra, levando as pessoas que se colocam em dependência desses seres, que pela fé nesses acreditam em tudo o que lhes é transmitido, sem buscar a verdade, pois somente Cristo pode explicar a verdade sobre as suas criaturas.
Então, é complicado quando se começa a estabelecer uma explicação sobre batalha espiritual baseado em experiências humanas ou oriundas de outras fontes que não sejam frutos da revelação do Espírito Santo de Deus, pela Palavra do próprio Deus.
Então, toda a nossa base para esse estudo e a definição do que realmente é Batalha Espiritual terá será decorrente da Palavra de Deus, a Bíblia.
Vamos partir do princípio daquilo que verdadeiramente é empírico, e aquilo que faz parte de uma informação correta, a revelação e direção daquele que criou todas as coisas, tem total autoridade quanto a todos os seres espirituais, e já os venceu na cruz, expondo-os a ignomínia, Jesus Cristo, pela revelação do seu Santo Espírito.
I Coríntios 2:11-13
11 – Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 – As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Definição:
Batalha espiritual é todo tipo de conflito que os servos de Deus enfrentam durante suas vidas cristãs contra as forças das trevas. É toda e qualquer luta contra tudo aquilo que resiste ao bem estar de uma pessoa, de uma família, de uma igreja, de uma região e até de um país, por agentes do mal, que operam por influências, heranças ou legalidades espirituais.
A expressão “batalha espiritual” não aparece na Bíblia, mas isso não significa que seu conceito esteja ausente nas Escrituras. Ao contrário disso, biblicamente a batalha espiritual é uma realidade que não pode ser subestimada.
Não devemos utilizar o termo “maldição hereditária” porque Cristo tomou sobre si as nossas dores e enfermidades, Cristo tomou sobre si as nossas maldições, e entendemos o melhor conceito é heranças espirituais, que são heranças genéticas espirituais, porque não recebemos dos nossos pais apenas características do DNA, eles não passam só a cor do cabelo, altura, pele, cor dos olhos.
Nossos pais também, infelizmente, passam para nós heranças espirituais do que eles viveram, gerando legalidade para os demônios, que se acham no direito de continuar influenciando e agindo na vida dos filhos e demais descendentes, e estes são denominados espíritos familiares.
Os 3 grupos de inimigos que temos são:
– O diabo e seus espíritos malignos – ele governa as forças espirituais em rebelião contra Deus
João 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
– O mundo – o mundo está amaldiçoado por causa do pecado, é dominado pelo diabo e tem muitas tentações
I João 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
– A velha natureza da alma – todos tem certa tendência para pecar e precisamos lutar contra esses desejos errados que muitas vezes ainda reinam e comando a nossa alma.
Gálatas 5:16-17
16 – Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 – Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Esses inimigos podem atuar juntos ou separados contra nós. Não podemos jogar toda culpa apenas no diabo. Mesmo quando somos influenciados ou tentados, se pecarmos, a responsabilidade é nossa.
Tiago 1:13-16
13 – Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14 – Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 – Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
16 – Não erreis, meus amados irmãos.
Como atuar na batalha espiritual?
Batalha espiritual começa em primeiro lugar pela restauração da nossa fé, através de uma transformação completa da nossa forma de pensar, isto é, de enxergar as coisas espirituais, pois precisamos tirar todo o preconceito e pequenez que está em nossa mente.
I Coríntios 3:1-3
1 – E EU, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2 – Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,
3 – Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Por isso o apóstolo Paulo continua nos ministrando:
Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Aonde acontecem as batalhas espirituais?
1ª. A batalha espiritual acontece nas pessoas.
2ª. A batalha espiritual acontece nas regiões invisíveis, nas regiões celestiais
3ª. A batalha espiritual acontece na terra
4ª. A batalha espiritual acontece no Hades
Então vamos detalhar essas batalhas espirituais:
1º. Guerra – A Guerra nas pessoas
A palavra de Deus em Genesis 1, quando diz assim: Crescei e multiplicai, enchei a terra e sujeitai-a, a palavra dominar tem um viés latino (do latim), que é a palavra “domini”, e esta palavra é uma variante, uma derivação de “domos” que é o senhor de uma casa e domini que é senhorio, portanto, domini é aquele que manda na casa, é um senhor da casa.
Quando Deus fala para o homem: Crescei e multiplicai, enchei a terra, sujeitai-a e dominai-a, Ele quis dizer seja dono do planeta, domine, “domine” a terra.
Quem é esse Adão dominador? Somente podemos saber quem foi o primeiro Adão olhando e aprendendo com o segundo adão (Jesus).
O segundo Adão andava sobre as águas, será que o primeiro adão também fez isso?
O segundo Adão montou num jumento, e este jumento nunca tinha sido montado e não o derrubou, não pulou com ele, muito pelo contrário o levou calminho conforme a profecias de Zacarias.
O segundo Adão quando os discípulos não conseguiam pescar, isso porque eram profissionais da pesca, Jesus lhes deu uma pesca sobrenatural, o que acontece é que eles pegam mais de cem peixes graúdos. Literalmente Jesus atraiu um cardume.
O primeiro Adão tinha o comando dos animais…
Um pouco de curiosidades:
O alter ego para quem não sabe o é um outro lado de uma pessoa (Alter ego é uma locução substantiva com origem no latim “alter” (outro) e “ego” (eu) cujo significado literal é “o outro eu”)
Exemplos: O alter ego do Superman é o Clark Kent, o alter ego do Homem Aranha é Peter Parker, e o alter ego do Hulk é o David Banner, e daí por diante.
O alter ego é o outro lado de uma pessoa, isto é, é a representação de lado falho e o outro lado de um herói, um ser humano que ninguém dá nada por ele, e um ser poderoso, valorizado e honrado por todos.
Nesse ponto de vista, o alter ego de Adão é Jesus! E na verdade Jesus é o alter ego de todos nós… pois na nossa falta de visão e consciência espiritual nos submetemos a condições de perdas terríveis nas batalhas que enfrentamos, e Jesus veio nos mostrar qual o nosso verdadeiro eu, quando estamos com Ele dentro de nós, pois nEle, somos mais que vencedores…..
Este é um paralelismo que reflete porque Jesus é chamado de segundo Adão.
Veja a dimensão do que Jesus realizava:
Jesus multiplicava pães e multiplicava peixes. Entendam, peixes são seres orgânicos. Jesus teve que refazer a trama de vísceras, da pele do peixe, e isso aí e nanotecnologia, isto é não é simples. Ter que gerar mais moléculas do pão até é aceitável, mas multiplicar instantaneamente as moléculas de um peixe, um ser vivo, um ser orgânico, isso é muito poder!
Então podemos entender quais poderes tinham o primeiro Adão, antes de cair. É claro que nunca precisou usar isso porque o mundo não estava em pecado, então Adão nunca precisou provar nada para ninguém, multiplicar nada, mas como ele sujeitava um peixe? Como que sujeitava as aves? Como que ele sujeitava o leão, um tigre, um leopardo, um rinoceronte?
Exatamente através do domos, do domini, do poder que Deus deu ao homem e que está em nós, mas, infelizmente, está dormente e latente por que o homem vive em pecado, a natureza geme aguardando a manifestação do filho de Deus.
Até agora a natureza vive dizendo cadê Adão, cadê a Eva, onde eles estão? Cadê os donos da terra, nós precisamos de um rei ou rainha?
Quando o homem cai pelo pecado, ele dá a Satanás o direito ao lugar que era dele, por isso que Jesus vem como segundo Adão.
Entenda, a graça não é uma invenção de Cristo, a graças existe desde o Éden. Ela foi perdida por Adão, e foi religada por Cristo.
A graça não é um advento de Cristo, a graça nos é retornada através de Cristo. Cristo traz a graça novamente, porque ela já existia com Adão, que vivia pela graça.
Jesus veio para retomar, pra consertar o que Adão e Eva e nós, por consequência, claro, tínhamos sido roubado pelo diabo.
Todo ser humano quer ter uma boa vida, ele nasce e quer ser feliz, cresce e quer ser feliz, trabalha e quer prosperar, quer ser feliz, o ser humano estuda e se forma e quer ser feliz, gera filhos, constitui família, pois, quer ser feliz.
Então nós queremos ser feliz, isso não é pecado, não tem religião certa para ser feliz, não tem doutrina certa para ser feliz, não tem filosofia certa para ser feliz, não tem que ser ateu ou crente pra ser feliz, as pessoas querem ser felizes, e isso está no nosso DNA, só que tem um, porém, nós estamos sujeitos a um sistema ai fora que luta contra toda a felicidade que você e eu queremos, almejamos e precisamos ter.
E não podemos viver a dimensão do domínio principalmente por questão dos erros e fragilidades da alma humana.
Tiago 4:1-7
1 – DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2 – Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
3 – Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4 – Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 – Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
6 – Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Viver em grupos é uma necessidade que a maioria das pessoas têm, porque somos seres sociais, e na psicologia social sabemos que o ser humano é induzido a pensar e a fazer aquilo que a maioria está fazendo, isto é o poder da influência da massa.
Somos seres que precisamos um do outro, alguns até mais do que outros dependem da aprovação de outro para conseguir sobreviver, e para isso ele faz tudo para os outros o aceitarem e o aprovar, então ele vai no futebol, vai jogar com a turma, mesmo não sabendo jogar, nem aguentando correr, mas ele vai porque precisa da aprovação dos seus parceiros, vai para as baladas, se drogam, praticam promiscuidades, falam palavrões, tudo isso pra se sentirem integrados a uma sociedade.
Então vamos entender, por exemplo, que muita gente gosta de carnaval, são viciados em drogas, se embriagam, ou se tornam prostitutos não porque escolheram essa atitude por gostar ou por ver algo bom nisso, mas sim porque recebeu essa influência indutiva das pessoas que estão a sua volta, como seus pais, amigos, vizinhos, colegas do trabalho, da escola, pois, se eles não fizerem como os outros fazem eles não serão aceitos na sua comunidade, e por isso poderão ser isolados, segregados no seu bairro, na sua rua, no seu grupo ou na sociedade em que tentam viver.
Este é um sistema interativo praticado pelas pessoas, mas na verdade é um sistema sócio espiritual interativo, porque ele também é espiritual.
É aí onde entra o inimigo. Satanás aproveita esse sistema social, e as fraquezas das pessoas para estabelecer suas armadilhas e gerar legalidades, para levá-los à morte espiritual, e até física.
E para viver em um sistema, o sistema, infelizmente, trabalha com esquemas, que é um modo de funcionamento social interativo.
E é através desses esquemas montados para a adaptação e convivência entre os membros que legalidades e brechas são estabelecidas, como falcatruas, negociatas, corrupção manipulações e jogos de interesses para viverem em comunidade.
Porque a nossa luta não é contra os seres humanos, verdadeiramente não é diretamente contra seres humanos, mas querendo ou não o sistema espiritual em que estamos vivendo está usando ser humano contra o ser humano.
Jesus diz que seus piores inimigos não seria o traficante, não seria miliciano, o seu pior inimigo seria o que é seu pai, sua mãe, seu irmão, sua esposa, porque não pense que eu vim trazer a paz eu vim trazer espada, por que eles vão ficar contra você quando você professar o meu Nome, as pessoas vão te odiar por amor de mim, por causa de mim, e vão te rejeitar, vão dizer que você não presta, que você quer ser mais santo que os outros, e você na verdade está sendo gentil.
É assim que funciona o mundo, quando você quer ser um pouco melhor as pessoas e ficam com raiva de você ser um pouco melhor, numa empresa se você é muito competente e seus colegas vão começar a ficar com raiva de você porque aparentemente você vai dar a conotação de que eles são piores do que você.
E no mundo é assim não vão te entender porque você não bebe, não fuma, não cheira, não frequenta motéis, infelizmente é assim que funciona.
Então a nossa luta não é por ser humano, você não tem que lutar contra seu pai, contra sua mãe, mas tem que lutar contra o sistema que o aprisiona, contra hostes da maldade, contra heranças hereditárias, contra legiões das trevas.
O mundo está debaixo de um sistema satânico, e esse sistema quer aprisioná-lo, como por exemplo, foi retratado no filme Matrix.
A nossa grande luta que estamos enfrentando agora é contra o sistema global.
Muitos por causa desse sistema global se venderão a satanás, se prostrando, adorando o satanás
Infelizmente existem alguns filhos de Deus que, mesmo com todas as promessas do Senhor, estão se vendendo, trocando a sua primogênita por um prato de lentilhas, e isso é muito complicado e o que podemos dizer é para os que assim se encontram voltem-se pra Deus, para tentar de alguma forma os prazeres do mundo.
Jesus deixou bem claro se você serve a Deus você aborrece ao mundo, e vice-versa.
Esse sistema faz com que sejamos obrigados a atender os anseios da sociedade que se não atender você tá fora
É aí que entra justamente o que o apóstolo João conseguiu decodificar e disse o seguinte:
I João 2:15-17
15 – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 – E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Mas Jesus disse:
Lucas 6:22-23
22 – Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.
23 – Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
2ª. Guerra – Nas Regiões Celestiais
Quando Satanás foi banido do Céu, ele foi enviado para uma atmosfera não física, uma espécie de dimensão de escuridão e trevas, isto é, de sofrimento, uma região árida, como diz a palavra:
Mateus 12:43 E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
Mas, Satanás a partir da queda do homem, passa a ter domínio sobre as regiões celestiais.
Na carta de Paulo nos mostram que Satanás e seus demônios trabalham nas regiões celestiais.
Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nas regiões celestiais.
As regiões celestiais eram nossas, as regiões celestiais é uma área espiritual, e ela pertencia a nós como um todo.
Gênesis 2:7-8
7 – E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
8 – E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
O Éden, antes da queda, era uma região espiritual, e o homem e sua esposa tinham acesso a essa região, pois, tinham relação com Deus na virada da tarde. Somente um ser espiritual pode entrar em contato com o Senhor.
Gênesis 3:8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
Hoje em dia, o Éden ainda nos pertence, mas não como um todo, é como você ter uma casa sua, e que alguém está morando nela, e você tem que tomar cuidado senão a pessoa vai pedir o direito de usucapião. O imóvel é seu, mas tem uma pessoa ocupando o que é seu por direito.
As regiões celestiais pertencem a nós seres humanos, porque é a porta de entrada para o reino espiritual, mas quem tá lá? Satanás.
Jó 1:6-7
6 – E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
7 – Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
Essa passagem retrata, literalmente, as regiões celestiais desde que o homem caiu.
Entenda, a região espiritual passou a ser um lugar de tribunal, de julgamento.
Satanás apossa-se do direito de acusar, e é chamado de acusador porque?
Se alguém pensa que Satanás está na terra, está enganado. Não, Satanás não está na terra. Ele não só não está na terra, como está nas regiões espirituais administrando o seu reino, pois, o reino das trevas é hierarquicamente muito bem controlado.
O reino das trevas é como uma pirâmide, onde em cima está o líder maior, satã, depois os sub líderes, que são os principados, depois as potestades, poderes, e vai até embaixo, com as castas e os demônio que estão aqui espalhados em todo lugar.
É necessário compreender que as regiões celestiais é um lugar de tribunal, é um lugar de disputas celestiais, é um lugar jurídico, regiões celestiais é um lugar onde acontecem batalhas espirituais muito difíceis.
Hoje em dia, achar um profeta, ou sacerdote, que sabe trabalhar ou lutar nas regiões celestiais é muito difícil, porque, uma coisa é você repreender um demônio de uma pessoa, expulsar um demônio numa região geográfica, lutar na força do Senhor contra poderes espirituais, que já é difícil. Outra coisa você estar habilitado para lutar nas regiões celestiais.
Por exemplo, você pode entrar no banco de chinelo, vestindo bermuda e camiseta, mas num Fórum você não pode entrar assim. Você pode entrar em qualquer mercado de camisetinha, uma calça e chinelo, perto de praia, até com uma canga, uma camiseta, mais no Fórum nuca!
Você pode até para um delegado se apresentar e buscar a defesa da sua causa, mas diante de um juiz, você não tem essa habilitação, faz-se necessário uma pessoa juramentada para isso, que é o advogado.
Assim é o reino espiritual, você pode entrar na sua igreja do jeito que você quer, você pode expulsar o demônio com alguma autoridade, você pode orar pelas pessoas, porque a misericórdia do Senhor está sobre sua vida, e a graça te ocupa e te cobre.
Você pode fazer muitas coisas aqui na terra, mas nas regiões celestiais não. Não ouse entrar em guerra lá, não entre, a não ser que o Espírito Santo te leve com muita autoridade e poder, porque lá em cima é coisa pra gente grande, lá em cima é coisa pra Jesus e aqueles que são escolhidos por Ele, Jesus.
Então, como saber se sou escolhido por Jesus para esse nível de batalha? Só o Espírito Santo pode dar essa resposta.
Regiões celestiais é um ambiente de poderes cósmicos, é coisa de poderes da terra geopolítica, trata de anticristo, trata de satanismo, trata de alta hierarquia dos poderes espirituais.
Vamos entender como se processa uma batalha nas regiões celestiais:
Vamos pegar como exemplo um pecador.
Na primeira carta de João capítulo 1 verso 9 diz se confessarmos os nossos pecados, Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Aqueles que cometem pecados e pedem perdão alcançam graça de Deus; mas o que esconde infelizmente merece ser castigado e ficar doente como relatado no Salmo 102.
Salmos 102:4-11
4 – O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão.
5 – Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele.
11 – Os meus dias são como a sombra que declina, e como a erva me vou secando.
Então se confessar os pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, mas o versículo não podia acabar aí não. João dá uma esticada no versículo, e na verdade vem um entendimento para a gente, se confessar os nossos pecados Ele é fiel justo para nos perdoar esses pecados confessados, e nos purificar de toda injustiça.
Injustiça de quem? Deus é justo, Ele me perdoou, eu confessei, ele olhou pro meu coração no profundo, no oculto e disse: Eu vou te perdoar mais uma vez.
Onde está a injustiça?
Vamos entender o que acontece no tribunal estabelecido nas regiões espirituais:
Zacarias 3:1 E ELE mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.
A injustiça está quando você vê a visão de Zacarias do sumo sacerdote Josué, lá no Antigo Testamento, após a volta do povo de Judá do cativeiro que começou lá na Babilônia. Quando vêm Neemias, quando vêm Esdras, quando vem essa turma toda, eles estão voltando para refazer Jerusalém, refazer o Israel de Deus.
O povo está voltando, Deus usa os reis, e aí você tem antes disso a oração de Daniel, você tem os posicionamentos de Neemias e de Esdras de Ester e de Mordecai.
Enquanto os servos de Deus estão se movendo segundo a direção do Espírito Santo, o que está acontecendo na regiões espirituais… Os principados estão se movendo.
Os reis que estão se sucedendo, a Babilônia já tinha sido derrotada, os Medo Persas, os Assírios, eles estão reinando e manifestando misericórdia com os filhos de Abraão, e devolvendo o que tinha sido roubado do templo, mas uma nova mudança de principado está para ser estabelecida com o principado da Grécia.
Quando chega Esdras e Neemias, você vai ver primeiro a restauração da cidade em Neemias, e em seguida, em Esdras você vai ver a restauração do templo e da lei, ou seja, tudo está sendo reconstruído, mas de repente acontece uma paralisia nesse processo espiritual.
Para isso Deus envia um profeta para denunciar o que estava de errado (a sujeira que era apontada no sacerdote Josué), o profeta Malaquias “desce a lenha” no povo, por que o povo não queria dizimar.
Malaquias disse: vocês estão com casas bonitas, com piscina, churrasqueira, trazei os dízimos da casa do Senhor para que haja mantimento.
Ali Deus não estava pedindo para reconstruir o templo, pois este já tinha sido reconstruído. O problema era que reconstruiu a cidade, reconstruiu o templo, mas os sacerdotes estavam ainda trabalhando na lavoura. O sacerdote ainda estava trabalhando, pescando, cortando madeira, porque ele tinha mulher e filho, mas lembre-se que a tribo de Levi não tem terra, Deus falou a porção de vocês sou Eu, e ordenou para que seus irmãos, as outras tribos, descem terrenos para que os levitas pudessem morar nos territórios.
Só que neste momento o povo de Israel queria reconstruir as suas casas, só que lá em Zacarias tem o sumo sacerdote Josué que era o sacerdote daquela época, naquele tempo.
O texto que o profeta vê é que o sumo sacerdote já estava de frente pra Deus, onde, nas regiões espirituais sendo acusado por Satanás.
Aqui vemos claramente que as referências das regiões celestiais não é algo apenas do Novo Testamento, quando o apóstolo Paulo fala abertamente sobre essas regiões espirituais, mas aqui vemos que elas já existem desde o tempo de Adão.
Quando o sumo sacerdote Josué está perante o Senhor, ele está ali por quê? Porque satanás fez uma acusação diante de Israel.
Quem era Josué? O sumo sacerdote Josué era o representante espiritual na terra, ele está representando Deus na terra para israel. Ele é como se fosse o anjo da igreja, o representante da igreja.
Mas o que Satanás fala? As vestes estão sujas.
O que simboliza, o que significa as vestes estão sujas?
Ali satanás está falando de Israel. Israel não está cumprindo todos os ritos, Israel não dá dízimo, e aí você vai entender Malaquias, Israel não está sendo zeloso e carece de penalidade.
Satanás é legalista, ele odeia Deus, mas ele se preocupa se você está prestando culto de forma correta; ele odeia o evangelho, mas ele quer saber se você está vivendo o evangelho de forma correta; ele odeia os crentes, mas ele quer saber se você é cristão mesmo, ou se você é um hipócrita; ele odeia os pregadores mas fica de olho para ver se o pregador vive o que prega.
Porque isso? Porque tudo que você faz diante de Deus traz benefícios, e se Deus está te dando algum benefício sem você viver corretamente aquilo ( como se Deus fosse injusto), o inimigo fica furioso, e parte pra cima, para impedir esse estado de benção, segundo ele, indevida.
Então se você está recebendo de Deus algo a mais do que você deveria receber, Satanás fica furioso e diz: Não, você, Deus, não pode dar isso para ele, é injusto, é ilegal.
É como aquele irmão mais velho, invejoso, aquela prima que fala pra vovó, vó, porque você tá dando essa coisa pra fulana, ela não comeu tudo, ela não fez o dever de casa, Satanás faz literalmente isso diante de Deus. Porque você está fazendo isso por ele?
Então o que ele foi fazer com o sacerdote Josué? Satanás diante de Deus disse: Você vai restaurar a Israel? você vai deixar reconstruir a cidade de Jerusalém? vai deixar construir um templo? Olha as vestes deles, olha a sujeira deles, olha seus pecados, falhas..
Mas aí entra quem? O Anjo do Senhor, que é a Teofania do Cristo, e Ele diz assim:
Zacarias 3:2-5
2 – Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?
3 – Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo.
4 – Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas.
5 – E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé
Entenda como a intercessão foi crucial para que fosse ativada essa defesa:
Através de Esdras (sacerdote no papel de intercessor), quando leu a lei do Senhor o povo chora, os mais velhos começam a chorar porque a lei do Senhor tá voltando, a lei do Senhor vem pro coração. Aleluia, que coisa maravilhosa.
Como purificará o mancebo o seu caminho? Guardando a lei do Senhor no seu coração, escondi a sua palavra no meu coração para não pecar contra Ti.
Ali Deu falou: Manda limpar as vestes do sacerdote para que ele possa sim receber as promessas de Deus.
Nas regiões celestiais se travam grandes batalhas, onde o Grande Intercessor defende nossa causa, pois Ele é o nosso advogado
Romanos 8:33-34
33 – Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
34 – Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
I João 2:1 MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
A nossa parte e fazer parte dessa batalha em Cristo.
Entenda, não adianta orar pelo Brasil inconsequentemente.
Temos que fazer como Esdras, ler a palavra de Deus, usar a Palavra de Deus, e discernir o que estamos sofrendo.
Tem muita legalidade contra o Brasil, tem muita morte de índios, tem muita morte de negros, têm muitos assassinatos, estupros, vícios e muita consagração aos espíritos imundos.
É vital que para ter discernimento do mal causado na terra devemos estudar história, vamos entender como tudo funciona, nós temos uma guerra nas regiões celestes, e sem conhecer os fatos, não saberemos contra quem estamos lutando.
Pra lutar nas regiões celestiais, faz-se necessário, conhecimento da Palavra de Deus, profunda intimidade com o Espírito Santo, vencer os apelos da carne e ter uma vida de oração, clamor e relacionamento com Deus.
Mateus 17:19-21
19 – Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
20 – E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
21 – Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
3º. Guerra – A Guerra na Terra
Apocalipse 12:12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
Portanto, a nossa batalha espiritual é também neste mundo físico, em regiões territoriais, por questões de direitos e legalidades que o inimigo recebe pelas diversas consagrações feitas nessa terra, e muitos cristãos estão meio sonolentos.
Esse nível de batalha é chamado nível de solo.
Precisamos entender que estamos aqui numa guerra muito grande, nós temos que entender o quanto Deus está nos chamando pra esse nível de batalha. Temos que crescer um pouquinho mais, precisamos amadurecer um pouco mais para essa intensa batalha espiritual.
Não é só emoção, na verdade, para sermos guerreiros nesse nível de batalha espiritual, necessitamos ser habilitados em alguns dons espirituais como a Bíblia nos revela em I Co 12.
Paulo fala que precisamos de discernimento de espíritos, fé, entendimento espiritual, palavras de conhecimento, profecia, conselho, sabedoria e o dom de amor, esses são os mais importantes em uma batalha espiritual.
Louvor e adoração são muito importantes, mas não libertam uma pessoa, o que liberta é o poder do Nome de Jesus.
Mas não é só falar esse Nome, não podemos ser como os filhos de Ceva, o sumo sacerdote, esse Nome não é um talismã de sorte, ou uma arma para um incauto. Não!
O que faz com que os demônios se dobrem ao Nome de Cristo, é a fé que temos nEle, e a unção que está sobre nós, a energia do Cristo que está sobre a nossa vida, pois, se você estiver em Cristo, se você for um com Cristo, ninguém pode te abalar. Tem que ser um com Cristo, e essa unidade é construída através de uma entrega, como o próprio Senhor Jesus nos ensinou.
João 17:20-26
20 – E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 – Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 – E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
23 – Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
24 – Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
25 – Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
26 – E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
Eu posso tentar colocar muito louvor na minha casa e fazer com que a minha mente se volte para os céus.
Louvor é uma chave, é um meio para chegar a Deus, é um meio para eu estar próximo de Jesus, mas quem vai me dar vitória na batalha espiritual é minha autoridade, é a unção que está sobre mim, e isso só se consegue por esforço e fé.
Nunca tivemos um momento tão ruim na humanidade, mas sabemos que somos de Deus.
I João 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno.
Estamos passando por uma batalha espiritual muito grande, e cada vez mais precisamos orar, lutar, para que cada vez mais possamos ter vida com Deus.
É bom entendermos o ser humano como um todo, temos que ler a bíblia, mas também temos que estudar outras coisas como geografia, história, ciência, e outros, pra você ter a capacidade de entender o mundo realmente como ele é.
Se você não tiver esse entendimento você acaba ficando muito religioso, e acaba cada vez mais vendo as coisas com um viés ideológico, e não dá pra ver o mundo dessa forma, você tem que ver o mundo com os olhos de Deus, mas pra ver com os olhos de Deus tem que ter um entendimento, pois somente o Espírito Santo pode nos fazer entender o mundo espiritual e a Jesus e este a Deus Pai.
I Coríntios 2:9-16
9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 – Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 – Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 – As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 – Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
O Senhor quer nos habilitar para discernirmos as artimanhas e malignidades que os espíritos territoriais, os posseiros, as potestades e os dominadores deste mundo tenebroso estão realizando nesta terra.
Para isso busque no Senhor os melhores dons e fortaleça-se no Senhor.
I Coríntios 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
4ª. Guerra – Batalha Espiritual no Hades
Entenda o Hades (sepultura), é um lugar de sofrimento para onde as almas que não tem a Cristo como Senhor e Salvador são designadas depois que morrem, e este lugar foi inaugurado com os primeiros seres humanos que morreram fora da graça de Deus.
Quem é salvo está assegurado biblicamente e vai para o céu, não passa pelo Hades.
A nossa guerra é lutar espiritualmente para que as pessoas não vão para esse lugar, evangelizando intensamente, para que, como igreja, tiramos milhares e milhões de pessoas dessa sentença, pois o inimigo está convidando muitos para se perderem, e estes têm aceitado esse convite com muita facilidade.
Vamos então entender o que acontece quando um intercessor levanta-se como um verdadeiro evangelista e vai fazer o que Cristo espera de cada um de nós.
Cristo batalhou no Hades.
Até o nascimento de Jesus o que imperava era a lei do sacrifício de sangue de animal, e com isso podemos entender que o sangue é a moeda mais cara do reino espiritual.
Porque satanistas, bruxos e pessoas que fazem trabalhos de macumba, precisam de sangue?
Porque os demônios entendem que a vida está no sangue. Em Levíticos aprendemos que a vida está no sangue.
Levítico 17:11-14
11 – Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
14 – Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.
Quando os demônios de alta patente pedem a um satanista, a um bruxo ou a um sacerdote, ao iniciado, que ele derrame sangue, ele vai ter que escolher qual vida ele vai tirar o sangue, pois cada tipo de oferenda tem um preço no mundo espiritual, por exemplo o sangue de aves tem um preço, o sangue de bois, quadrúpedes, tem outro preço, e sangue humano tem outro preço.
Então, cada sangue tem um preço, cada derramamento de sangue tem um preço, é peculiar o preço, por exemplo: Para o satanismo e outras seitas, onde são realizadas oferendas a demônios mais poderosos, o sangue de um bebê é o maior preço que se pode ter, assim como o sangue de uma virgem ou um homem virgem.
Mas o maior valor é o sangue de Cristo
Hebreus 9:11-14
11 – Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
12 – Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 – Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 – Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
Porque que na lei começou-se a derramar sangue?
Porque isso tem uma grande representatividade no mundo espiritual.
Deus instituiu o sacrifício de animais. O animal tinha que ser quadrúpede em primeiro lugar, uma ovelha ou animal manso, a sua pelagem tinha que ser pura, este era o símbolo do cordeiro, não podia ter mancha no pelo, nem mancha na pele, ele não podia ser aleijado, tinha que ser puro, não ter o olho torto, ou seja, o sacerdote examinava muito bem aquela ovelha ou aquele cordeiro para que ele fosse sacrificado em nome do povo, para espiar o pecado do povo no Yom Kippur, que é o dia que instituiu para o povo hebreu lá no deserto, para que fosse dia da expiação, Yom = dia, Kippur = expiação, dia de sacrifício.
Ao mesmo tempo eles também tinham um bode chamado Azazel (Ez azel = bode da expiação), e com esse bode o sumo sacerdote confessava os pecados da nação no ouvido do bode, e o liberava para o deserto, e lá no deserto ele era um simbolismo de que ele era levado para o inferno, para a escuridão, para as trevas.
Levítico 16:5-22
5 – E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto.
7 – Também tomará ambos os bodes, e os porá perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.
8 – E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo SENHOR, e a outra pelo bode emissário.
9 – Então Arão fará chegar o bode, sobre o qual cair a sorte pelo SENHOR, e o oferecerá para expiação do pecado.
10 – Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser Azazel (bode emissário), apresentar-se-á vivo perante o SENHOR, para fazer expiação com ele, a fim de enviá-lo ao deserto como Azazel.
21 – E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso.
22 – Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.
Os arquétipos de Jesus Cristo:
1) Jesus ele foi o Cordeiro de Deus.
Entenda: No momento que Ele está na cruz, no momento que Ele é humilhado, no momento que Ele é rasgado, no momento que Ele é triturado pela guarda pretoriana, o momento que Ele está sendo açoitado, Ele é o cordeiro de Deus, até a cruz do calvário Ele é o cordeiro de Deus.
2) Jesus prefigurou o bode Azazel.
No momento que Ele morre e desce às regiões inferiores (ao Hades), conforme Paulo declara:
Efésios 4:9 Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Ele desce como bode Azazel.
Jesus aí prefigura, que Ele é o bode Azazel, porque Ele tem que levar os pecados da humanidade, sobre Si, para o deserto, que no caso é pro inferno, para o Hades.
3) Jesus prefigurou o Atalaia (Evangelizador).
Lá embaixo Ele é o Atalaia de Deus, porque Ele prega aos espíritos em cadeia, porque Deus, para ser justo e julgar a todos, como é que Ele vai julgar os que viveram na lei, se eles não conhecem a graça e faleceram antes de Jesus?
I Pedro 3:18-20
18 – Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
19 – No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
20 – Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
Então, Jesus toma cativo o cativeiro e pega a chave da morte e do inferno, e em
Efésios 4:8-10
8 – Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
9 – Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
10 – Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Ele tomou cativo o cativeiro e deu liberdade aos homens, derramando sobre ele dons para que eles fossem apóstolos, profetas, sacerdotes, pastores e mestres.
4) Jesus se tornou o Sacerdote Supremo
Jesus o Cordeiro, Ele vai como bode Azazel, se comporta como um Atalaia, um Anunciador das Boas Novas, e quando Ele volta, volta como Sacerdote.
O quarto arquétipo de Jesus, ele volta como o Sacerdote, tanto que, quando Maria, de Magdala, vai no cemitério, jardim do horto, ela chora muito porque o corpo de Jesus não estava lá, e olha pra Jesus na madrugada, lembre-se, não tem luz, é de madrugada, então de repente ela olha pra Jesus de costas, pra ela Jesus está morto, e ela diz: jardineiro fala a verdade, onde é que vocês colocaram o corpo do meu Senhor, e aí Jesus fala com ela e só cita uma coisa: Maria (ou Mirian em Hebraico).
Ela, então diz Raboni que quer dizer o mestre, e ela vai tentar tocar em Jesus e quando ela vai tentar tocar em Jesus, Ele lhe diz: Não me toques, olha que interessante, não me toques, Eu ainda não fui para o Pai.
Essa linguagem é uma linguagem de sumos sacerdotes. Um sumo sacerdote na lei quando estava pronto para entrar no santo dos santos ele não podia ser tocado, ele não podia ser abraçado, ele não podia ser nem parado no caminho do átrio, entre o lugar externo do santo lugar até o santo dos santos o sumo sacerdote naquele dia do Yom Kippur ele não podia ser parado por ninguém.
Se a esposa dele estivesse doente ou o filho estivesse morrendo, se a casa dele tivesse pegando fogo ninguém poderia nem pará-lo, os levitas e os outros sacerdotes não poderiam nem chegar à presença dele e dizer: Olha, corre aí que sua esposa está morrendo, pois, ele não iria correr, ele iria fazer de forma correta, ele iria entrar no santos o santos e oferecer o sacrifício, ele iria receber de Deus e levar o incenso, então, ninguém podia tocar no sumo sacerdote na lei.
O sacerdote não pode ser tocado porque ele está purificado, depois que ele lava as mãos, ele se purifica com água, com a água que está na bacia da purificação, e limpa as mãos, limpas os pés, troca a estola sacerdotal, e vai lá pra dentro não pode ser tocado, senão ele se torna impuro. Para ele oferecer sacrifícios a Deus lá no santos o santos ele tinha que estar puro, se ele não estivesse puro ele morreria.
Os filhos de Arão por muito menos do que isso foram fulminados no santo lugar. Só podia ser oferecido incenso no santíssimo lugar.
Então na formação da estola sacerdotal do sumo sacerdote tinha guizos na ponta e tinha uma corda amarrada a seu pé, para que se parasse de tocar os guizos os levitas e os sacerdotes puxava ele pra fora do tabernáculo.
Jesus chega para ela e diz não me toques, Eu ainda não fui ao Pai, pois ali Ele é o Sumo sacerdote, O cordeiro, Ele é o bode e Ele é o Atalaia.
5) Jesus se tornou o Leão da Tribo de Judá – Vencedor invicto
Em Apocalipse Ele disse: E o que vive e fui morto, olha ele falando pra João, Eu tenho a chave da morte do inferno eu tenho a chave, eu tenho um cetro de Davi fala sobre questões de Israel,
Em Apoc 5, João ouviu quando o anjo gritou quem é digno de abrir o rolo o ler um testamento? que é digno de desatar os sete selos? Os selos são na verdade proibição para que quem não fosse herdeiro não pudesse abrir o testamento, pois aquele era um testamento de pai pra filho, e só o herdeiro poderia abrir os selos.
Quando João diz assim: Olhei e chorei muito porque não vi no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, ninguém que era digno de abrir os sete selos e desatar o rolo ou abrir o rolo desatar os seus sete selos, chorei muito, quando o ancião de dias bateu no meu ombro e disse: João, olha quem chegou, não chores, o Cordeiro de Deus chegou, o Leão chegou, Ele é o digno herdeiro, Ele acabou de chegar, João fique em paz, Ele vai desatar os sete selos, Ele vai abrir o rolo e Ele vai falar pra gente aquilo que Ele não sabia na terra sobre os tempos que viriam.
E você, João, será o escrivão dEle, você será o escriba dEle, você vai escrever tudo o que vai acontecer, porque Ele vai revelar pra você o que está dentro daquele rolo.
Davi viu isso, no Salmo 24, ele diz levantai ó portas às vossas cabeças, levantai ó portais eternos, para que entre o Rei da glória, quem é o Rei da glória?
Precisamos entender a cronologia espiritual, o quanto o tempo se dilata, para você entender o que está acontecendo, porque no plano espiritual não tem antigo testamento e não tem novo testamento.
Por isso que Deus se diz Eu sou, Yaveh, Eu sou é tempo presente, Eu sou não é passado, não é um futuro, mas Ele é presente do indicativo, Jesus não existe…. ELE É!
Portanto, A nossa luta é contra os seres espirituais da maldade que querem tirar tudo isso que Jesus conquistou para nós, esse salvo conduto que Jesus é, esse salvo conduto que Jesus nos deu de não irmos mais para o Hades, pois Ele diz: Eu tenho a chave da morte e do inferno!
Agora eu sei quem eu permito eu deixo salvo, porque agora é comigo, a bronca é minha, o primeiro Adão não conseguiu mas, Eu consigo, Eu consegui.
E por isso que em Cristo, e somente nEle, somos mais que vencedores, pois nessa guerra Ele já tem a vitória!
Apocalipse 5:5-13
5 – E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
8 – E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 – E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
11 – E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
12 – Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
13 – E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.