Daniel 4:30-33 falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade?
Falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino.
Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; e far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.
No mesmo instante, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.
Vemos nessa passagem que o Nabucodonosor, rei da Babilônia, deixou seu coração se elevar por causa da glória que vivia na terra, e isso chegou aos céus, e por essa causa ele recebeu uma sentença de ser transformado num animal por uns tempos e comer erva como os bois.
O que podemos aprender com essa passagem é que a busca da satisfação pessoal, quando atinge níveis elevados de importância, leva a pessoa a um estado deplorável, comportando-se como um animal selvagem, passando a se alimentar do pior dessa terra.
Nabucodonosor experimentou a droga do sucesso e da glória humana e tornou-se como um animal.
Assim aconteceu com lúcifer
Que desejou ser Deus, e foi banido dos Céus como um ser horrível
Assim aconteceu com Adão
Que também desejou ser Deus, e foi banido do Paraíso, e virou um ser mortal
Assim aconteceu com o Gadareno
cujo corpo alojou milhares de demônios, e agia somente ferozmente, sendo uma pessoa banida da sociedade
E assim acontece com todos aqueles que buscam na química das drogas, ou na busca obcessiva do prazer dos alimentos, na aparência, no dinheiro, no sexo, nas diversões, no poder, vivendo neles o seu êxtase…
Assista o vídeo: O MÉDICO E O MONSTRO
https://drive.google.com/file/d/1CzV0TslwKP_oz5OgACShd01MiaOfWqwF/view?usp=sharing
Agora, veja
nessas imagens abaixo o estado em que se encontra cada pessoa que tem buscado uma superlação na sua condição pessoal usando caminhos que potencializam apenas o seu ser.
A consequência dessa busca desenfreada é a perda dos valores não somente da razão e respeito mútuo, mas, principalmente, o respeito a Deus, a exemplo do que aconteceu com Nabucodonosor, vivendo uma vida miserável em todos os sentidos.
O diabo incentiva o ser humano a potencializar o mal que reside nele e por isso ele mata, trapaceia, violenta e rouba para satisfazer seus desejos carnais.
Vamos entender hoje porque seres humanos perdem sua condição de honra no meio dos viventes, e passam a se portar como se fossem animais selvagens, movidos apenas para atender seu instinto carnal.
TRICOTOMIA HUMANA:
1 Tessalonicenses 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
A Palavra de Deus nos ensina que somos seres tricotômicos, isto é, somos compostos por 3 seres num só, a saber:
O que representa cada um?
Durante muito tempo, fizemos uma leitura errada dessa tricotomia relatada em ITs 5.23, onde achava-se que a carne representava apenas o corpo físico, isto é, um veículo para nossa alma.
Com essa forma de pensar, sempre foi difícil entender as atitudes explosivas e radicais que as pessoas praticavam, atribuindo essas explosões a ações descontroladas do inconsciente, que seria um grande repositório de informações de todos os tipos, inclusive os maléficos.
A partir desse estudo, mamis trabalhar com uma leitura correta do que a Bíblia relata com relação a nossa tricotomia, que é a seguinte:
Carne – Representa o ser moldado com valores natos de uma pessoa, isto é, valores que já nascemos com ela, e são valores pessoais.
Os valores carnais são mantidos em nosso inconsciente, pois são permanentes, e intrínsecos, muito fortes nas suas ações ou reações, pois tem como base a preservação do ser humano na sua forma mais básica do ser.
Ela é auto suficiente, e vive a procura de níveis maiores de satisfação, não importa o preço que pague por isso, na busca do seu “Nirvana” (satisfação total)
Por isso são também denominados pulsões, pois o ímpeto de preservação prevalecerá diante de outros valores não primários.
Quando não controlados, são acionados, quase que automaticamente, assim que certos gatilhos são ativados, como demandas de disputas, defesa pessoal ou ataque para preservação.
Para a preservação pessoal, se for necessário, não leva em consideração o respeito ao próximo, independente de quem for.
Veja o que a Palavra de Deus nos ensina a esse respeito:
1 Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
É muito fácil identificar esse comportamento quando avaliarmos as ações e reações de um recém nascido, muitas delas são espontâneas, sem que ninguém o tenha ensinado.
É também conhecido como instinto, é o nosso lado que nos faz mais parecidos com os animais.
Alma – Representa o nosso ser moldado com os nossos valores sociais, isto é o nosso ser sociável, demonstrando a forma pessoal de relacionamento com cada tipo de outra pessoa à sua volta.
Este lado do nosso ser é altamente influenciável e moldável.
forma-se através de valores apreendidos ou copiados, que tem a ver com a nossa capacidade de nos relacionarmos com as demais pessoas.
Provérbios 23.7a Porque, como imagina em sua alma, assim ele é…
A imaginação é a capacidade de formar imagens ou ideias por deduções e aprendizado.
Envolve o sentimento, que representa a atribuição de valores ao próximo, respeito e relacionamento na sua forma primária.
A alma pode também entrar num processo de busca insana de poder em desejar que todos ao seu lado se dobre diante de si, como aconteceu com Nabucodonossor.
O poder de conclusão e decisão estão na alma, no nível consciente e subconsciente, mas nunca no inconsciente.
Espírito – Representa o nosso ser, que compõe nossa tricotomia, que possui a capacidade de se relacionar com Deus, através do Espírito Santo.
Por influência direta do Espírito Santo, tem a missão de ressignificar a alma e controlar a carne para que não tenha expressão diante das situações.
Através da oração, pode se comunicar com Deus, pelo Espírito Santo, e receber do Espírito conselho, fortaleza, sabedoria e muito mais.
Instinto
A palavra instinto, segundo o dicionário, quer dizer impulso interior, independente da razão e de considerações de ordem moral, que faz o indivíduo agir independente das condições sociais à sua volta.
O instinto é a composição do comportamento do ser, que não é fruto do aprendizado, mas a somatória de valores e ações numa estrutura inata cujo objetivo é a preservação da vida deste ser.
O instinto em si é desencadeado através de um estímulo-chave, e, uma vez desencadeado, se desenvolve automaticamente, não podendo ser modificado por influência externa.
Costuma-se dizer que os instintos, quando se desviam de sua trajetória considerada normal, é convertido em pulsão – impulso do inconsciente que leva o indivíduo à ação com o objetivo de anular um estado de tensão, seja por perigo iminente ou por prazer.
INSTINTO NOS ANIMAIS
Instintos são típicos do comportamento observado comumente nos animais, sobretudo com relação a comportamentos que favorecem a sobrevivência da espécie .
Do ponto de vista biológico, os instintos são padrões de comportamento que têm como característica serem hereditários e comuns a toda a espécie.
O motivo desses instintos aflorarem de repente é consequência da falta do equilíbrio e do domínio próprio que cada ser humano deve procurar desenvolver através da sua fé em Deus.
E eles estão programados no cérebro.
Eles nos protegem e preservam, e correspondem a reações automáticas ou espontâneas.
A teoria biológica aponta que temos alguns instintos básicos que são:
Instinto de sobrevivência: corresponde a todos os comportamentos básicos que nos permitem preservar a vida e a saúde. Entre eles estão:
evitar o perigo,
luta e fuga
se alimentar,
buscar abrigo, etc.
Instinto de reprodução: tem a ver com a preservação da espécie e se refere basicamente à
sexualidade reprodutiva.
Instintos de prazer: o seu objetivo é proporcionar o mais alto grau de bem-estar e é um refinamento dos instintos de sobrevivência humanos.
Por exemplo, você não bebe água apenas para sobreviver, mas lhe acrescenta sabores.
Diante de alguém que nos desperta uma atração sexual, a pulsão nos conduz a um ato concreto, caracterizado como objetivo sexual.
Porém, o meio em que vivemos ao longo da vida pode influenciar muito o modo pelo qual nos expressamos instintivamente.
Gálatas 5:17-21 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
A natureza do comportamento humano ativa os instintos naturais quando exposto a uma situação extrema, quando os sentidos mais básicos desaparecem e surgem a incapacidade, a impotência, o abandono.
Então, o instinto se sobrepõe à razão e à dignidade humana.
EXPOSIÇÃO DO SER CARNAL
Como o ser humano bem educado, culto e de posse de suas faculdades mentais reage ante a perda de um filho querido, ou de uma esposa que amava muito?
O instinto, que é a base das ações do ser carnal, passa a produzir uma defesa em relação às perdas sofridas e anula os valores até então conquistados na alma, levando a pessoa à depressão, revolta, vícios, violência, sendo que alguns passam a conviver sem condições de higiene em um ambiente caótico, agindo, sem perceber, como um animal.
COMO ISSO ACONTECE NO SER HUMANO?
Agora, vamos conhecer o funcionamento da nossa mente para entender um pouco melhor o motivo de tanto sofrimento causado pelo ser carnal a si mesmo:
GLÂNDULAS
Uma das principais glândulas do cérebro, chamada glândula mestra é a HIPÓFISE, pois ela recebe o comando que vem pela palavra declarada ou assumida pela pessoa, e, através dessa palavra (comando) aciona uma série de ações em diversas partes do corpo dessa pessoa.
A hipófise, dependendo do som fabricado, manda informações para todas as outras glândulas.
Vamos supor que você escute a palavra “ameaça”, e nesse momento a hipófise manda um comando para o pâncreas fabricar adrenalina, que é o líquido que vai deixar a pessoa pronta para lutar ou fugir, ou se defender, pois ativa o estado de alerta.
A pessoa fica com a respiração diferente, a pupila cresce, fica com maior capacidade de enxergar as coisas ao seu redor, e todos os músculos ficam meio tensos, pois a pessoa vai precisar agora lutar, ou sair correndo.
vamos supor, que ao invés da palavra ameaça, a informação for passada com o som de desafio, então a hipófise manda o comando para fabricar serotonina ou dopamina.
Serotonina é o neurotransmissor que gera o bem estar.
Quando uma pessoa está depressiva, ela imediatamente diminui a quantidade de serotonina no corpo e a imunidade também reduz drasticamente.
SIGNIFICADOS
As glândulas do nosso corpo sempre vão obedecer o que as nossas palavras tem de significado para nós.
Por exemplo, você pode dar um significado que os seus problemas são seus e te afetam tremendamente, ou dar um significado de que você tem oportunidades de desenvolver competências a partir dos seus problemas.
Salmos 112:7-8
7 – Não temerá más notícias; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
8 – O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.
Dependendo do significado que você dá às coisas, você gera emoções.
Essas emoções vão transitar por todo o seu corpo, através dos neurotransmissores que foram gerados pelos estímulos produzidos por essas emoções.
Tudo depende do significado que você dá ao que lhe acontece.
Precisamos admitir que dentro de nós vive um ser explosivo, e que a qualquer momento por um acontecimento inesperado ou uma carga de tensão maior podemos adentrar no terreno da irracionalidade.
Quando a aflição aperta, quando o corpo se nos desmanda de dor e angústia, então é que se vê o animalzinho que somos.
Culpamos-nos do nosso comportamento agressivo, anti social e falamos: “Aquele não era eu! Eu não sou assim!”.
Sinto muito, mas aquele era você. Sim, você também é assim!
Veja o exemplo do apóstolo Paulo
Romanos 7:14-25 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Paulo estava clamando diante de Deus, por agir sem pensar, não fazer uso da razão e agir pelos instintos da carne em determinados momentos.
E sofremos quando agimos assim, insatisfeitos com nosso comportamento nada racional.
Pois o instinto não se corrige, e na fuga dos problemas do dia a dia, ele busca ser valorizado, levando a pessoa a gastar tempo com entretenimento, exemplo, qual o seriado que me faz esquecer que a vida é difícil, qual a novela nova para eu parar de pensar em problemas, para que eu não tenha que refletir sobre as tragédias do mundo, qual é a droga nova para eu poder me anestesiar e viver no meu mundinho do “eu, só eu”?
O instinto é cheio dessas coisas, e aí a vida vai passando e as coisas vão piorando
E aí quando a “vaca vai pro brejo” a pessoa diz: Ai meu Deus, o que eu fiz pro Senhor me castigar desse jeito?
e o resultado é a morte precoce
GUERRA ESPIRITUAL NA MENTE
E é exatamente por isso que o apóstolo Paulo revela a grande guerra que existe entre a alma do ser humano e o seu espírito.
Gálatas 5:17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
A partir de agora, entenda o que é essa guerra espiritual no nível mente:
Vampirismo
Vampirismo é a situação em que um demônio entra no corpo de um ser humano carnal, injetando nele o veneno de sentimentos trevosos, levando-o a agir por instinto, explodindo em ira, depressão, violência, aberrações, e assim, sugando a substância vital desse ser humano, que é a energia da sua vida.
É, um processo muito comum naqueles que são viciados em toxicomania, sexo, alcoolismo, cigarro e jogos.
O espírito de vícios (espírito maligno que atua na dependência química), ansiará pelo êxtase e pervagará nas sombras em que se demora, até encontrar um hospedeiro que lhe dê guarida e atendimento à nefasta necessidade.
Veja a confirmação desse relato através da Palavra de Deus:
É exatamente o que Jesus ministrou aos discípulos com relação a simbiose parasitária promovida pelos demônios na vida do ser obsediado.
Mt 12.Mateus 12:43-45
43 – E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
44 – Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
45 – Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.
Formando pares, ou o que é pior, grupos afins, viciados e demônios cometerão toda sorte de abusos, se entregando a toda sorte de torpes.
O dependente químico, pensando atender necessidades próprias, isto é, atender seu instinto, na verdade estão satisfazendo espíritos infelizes.
Daí o termo “vampirismo” ser empregado nesse processo.
Existem 3 níveis de interações demoníacas numa pessoa carnal
1a. – Ser bateria para o inimigo se alimentar da sua energia trevosa
Ex.: Pessoas viciadas em drogas, bebidas, sexo, jogos, comida, etc
2a. – Ser instrumento para o inimigo usar para o mal dos outros ao seu lado
Ex.: Traficantes, assassinos, prostitutas, gigolos, ladrões, trapaceiros, etc
3a. – Ser um sacerdote do mal, para expandir o reino das trevas na terra
Ex.: Lideres, mestres ou sacerdotes das diversas seitas e rituais do mal.
COMO RESISTIR A ESSES INSTINTOS E FUGIR DO MALIGNO?
Sabemos que aqueles que vivem na carne, vivem como mortos vivos
Romanos 8:6-8 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
NÃO SER UM MORTO VIVO NEM UM VIVO MORTO
Aqui estão algumas comparações entre o filme dos Mortos Vivos e a condição em que se encontram alguns viciados com obsessão de atender somente os apelos da sua carne.
CRISTO VENCEU O PECADO NA SUA CARNE
Devido a fraqueza do ser humano em vencer os pecados da sua carne, Cristo veio em carne para levar na sua carne o pecado de todos nós
Romanos 8:3,4 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
O grande exemplo disso é a libertação do endemoniado gadareno
Lucas 8:27-30 Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu encontro um homem possesso de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos sepulcros.
E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando e dizendo em alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.
Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem, pois muitas vezes se apoderara dele. E, embora procurassem conservá-lo preso com cadeias e grilhões, tudo despedaçava e era impelido pelo demônio para o deserto.
Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião, porque tinham entrado nele muitos demônios.
DA MORTE PARA A VIDA
Lucas 8:38,39 O homem de quem tinham saído os demônios rogou-lhe que o deixasse estar com ele; Jesus, porém, o despediu, dizendo:
Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito.
Assim sendo, devemos entregar para Jesus totalmente a direção da nossa vida, para que não andamos mais no pendor da carne a exemplo do gadareno
Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
Romanos 8:5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
O grande segredo da nossa vitória contra a carne é mortificar nossa carne pela obra do Espírito Santo de Deus que habita em nós
Romanos 8:9-11 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
Pois somente assim, não seremos mais seres humanos carnais, ou naturais, ou criaturas, mas a partir do momento que damos direito ao Espírito Santo dirigir nosso espírito, ganhamos uma nova e perfeita condição:
Romanos 8:14-17 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Faça hoje uma reflexão e medite como está o seu estado, quem comanda a sua vida, a sua carne nas suas obsessões ou o Espírito de Deus?
Faça a seguinte oração:
Salmos 139:1-3, 23-24
Senhor , tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Peça perdão ao Senhor por ter cedido às paixões da carne, e estar vivendo como um morto vivo, e se abra para uma verdadeira ressurreição que somente em Cristo Jesus você pode viver.
Ve o filme: De Mortos Vivos a Renascidos em Cristo
https://mail.google.com/mail/u/1/#inbox/FMfcgzGkZsxHMnXTmGrTsBJMZgkrlQbb?projector=1
Romanos 8:36-39 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Conclusão
Reavalie seus pensamentos e atitudes a partir de hoje
Filipenses 4:8,9 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
Aprender a ressignificar e tirar o melhor das situações só nos fará bem.
É só assim que olharemos para nosso passado com gratidão e nosso futuro com esperança.
Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor ; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Repita e declare e pratique a partir de hoje
Lamentações 3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança
E assim viver esse verdadeiro RENASCER EM CRISTO
Gálatas 5:24,25 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Portanto, declare como Paulo:
Gálatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
II Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Guerra Invisível
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele”. (Col. 1:16).
Existe uma grande guerra que está sendo travada no mundo hoje. Não é um conflito entre nações, tribos ou líderes de governos. Não é uma rebelião ou um golpe de estado. É uma batalha invisível que tem lugar no mundo espiritual.
A guerra invisível, na qual cada crente está comprometido, é uma guerra na qual ninguém usa uniforme, porém na qual cada um é um alvo. O registro histórico e profético desta guerra está contido na Palavra de Deus, a Bíblia.
II Coríntios 2:10-11 … para que não sejamos vencidos por Satanás; porque não ignoramos os seus ardis.
Só há de brigar quando dois querem, certo? Errado.
A Bíblia diz que, o diabo, o nosso adversário, anda ao nosso derredor, a ponto de nos devorar.
Isso implica dizer que não é necessário você estar interessado nessa luta, mas ela existe.
Há quem queira guerrear contra você, sem ao menos avisar onde será o campo e quando será o desafio.
Do outro lado, ele não desiste da guerra.
Sua perseverança é constante e suas estratégias muito maliciosas.
Mesmo que você não queira guerrear contra ele, não adianta, ele vai guerrear contra você!
Portanto, cuidado! Vigiemos.
Estamos numa guerra invisível!
Às vezes estamos até mesmo diante de uma guerra visível, para aqueles a quem foi dado o dom de visões espirituais, onde podemos até enxergar anjos e demônios brigando pelo povo de Deus.
Quantas vezes você já teve sonhos em que você lutava diretamente com uma força espiritual do mal?
Talvez você enxergue o que há de errado com alguém ao apertar-lhe a mão, cumprimentando-o.
Quem sabe você já acordou se sentindo enforcado por uma mão que não era física?
Já percebeu que anjos vestidos de homens já o salvaram fisicamente da morte??…
Pois é, experiências não faltam. É guerra declarada amigos.
Não é brincadeira mesmo! Satanás leva muito a sério as suas más intenções. Ele quer destruir, roubar e até matar os filhos de Deus!
Dá para imaginar, todos os dias, o exército do mal se organizando em seu quartel para nos atingir?
Rigorosas reuniões, investimento em massa nas dores, aflições, angústias, medos, ódio, ira, confusão, porfia, ira, soberba, orgulho, egoísmo, invejas, ciúmes, contendas, prostituição, bebedeira, adultério, etc. São muitas as estratégias do mal contra nós.
Nenhum cristão está imunizado contra essas investidas de nosso algoz inimigo.
No entanto, como em todas as guerras, se o líder for abatido, todo o seu exército logo perde a confiança na vitória, e pode até abrir mão dessa guerra, quando vir seu capitão ir à derrocada.
É assim também a estratégia de satanás contra a família, a igreja ou um ministério do reino de Cristo.
O exército inimigo vai procurar derrotar, primeiramente, o líder, e, consequentemente, enfraquecer os guerreiros daquele comandante até tentar levar todos à destruição. Se estivermos em alerta, ele não conseguirá nos atingir!
1 Pedro 5:8,9 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
Assim vivemos, no meio de uma guerra espiritual cheia de voos rápidos, sons de espadas e ruídos de lâminas no ar, é invisível aos olhos humanos.
Mas, essa guerra existe. Poderes do mal e poderes do bem não se cansam de lutar nesse mundo invisível.
Sabe qual é o objeto dessa guerra? NÓS, OS FILHOS DE DEUS!!
Você é importante na terra! Você é importante no céu! Nesse mundo físico ou no mundo espiritual, VOCÊ EXISTE. ISSO MESMO!! NÓS EXISTIMOS, PORTANTO, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.(I João 4:4)
As coisas acontecem de acordo com as nossas orações. Daí, os demônios partem para impedir as bênçãos, enquanto que os anjos do Exército de Deus são ativados para derrotar as estratégias de satanás.
É claro que devemos vigiar com as armas espirituais que temos ao nosso dispor.
Todavia, o medo já não deve mais existir, pois o verdadeiro amor lança fora todo o medo (I Pe. 3:14).
Para isto se manifestou em carne, o Filho de Deus para DESTRUIR as obras do diabo, agora e para SEMPRE!!
OS REINOS NATURAL E ESPIRITUAL
Para entender esta guerra invisível, você primeiro deve entender os mundos natural e espiritual. O homem existe em dois mundos: o mundo natural e o mundo espiritual.
O mundo natural é o que pode ser visto, sentido, tocado, escutado ou tateado. É tangível e visível. O país, a nação, cidade ou vila na qual você vive é parte do mundo natural. Você é um residente no mundo natural localizado em um dos continentes visíveis do mundo. Você pode ver o povo que faz parte de seu ambiente. Você pode experimentar paisagens, sons e odores ao seu redor.
Porém, existe outro mundo no qual você vive. Esse mundo é um mundo espiritual.
Você não pode vê-lo com seus olhos físicos, porém é tão real quanto o mundo natural no qual você vive.
Paulo fala desta divisão entre o natural e o espiritual:
“Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres” (1 Coríntios 15.40).
Todos os homens têm um corpo natural que vive no mundo natural. Porém, o homem também é um ser espiritual com alma e espírito eternos. O homem é corpo, alma e espírito. Teu ser espiritual (seu espírito) é parte do mundo espiritual assim como seu corpo natural e sua alma, são parte do mundo natural.
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
Posto que a guerra espiritual é justamente isso… espiritual… deve ser entendida com uma mente espiritual. Em nosso estado natural de pecado, nós não podemos entender as coisas espirituais:
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2.14).
É necessário usar o “discernimento espiritual” para entender as coisas espirituais.
Talvez um dos melhores exemplos de discernimento natural e espiritual está registrado em 2 Reis capítulo 6, que registra a história de uma batalha natural na qual tropas da inimiga nação da Síria haviam rodeado um pequeno povo chamado Dotã onde o profeta Eliseu estava. Quando o servo de Eliseu, Geazi, viu o grande exército do inimigo, ele teve medo. Eliseu orou para que Deus abrisse os olhos espirituais de Geazi para que ele pudesse ver as hostes espirituais que o rodeavam e os protegiam. Nesta ocasião, Deus abriu os olhos espirituais de Geazi e lhe permitiu ver visivelmente as forças superiores de Deus listadas para a batalha.
A história desta batalha em Dotã é semelhante às condições espirituais na Igreja. Há alguns, como Eliseu, que vêem claramente dentro do reino espiritual. Eles sabem que há um conflito que está ocorrendo, têm identificado o inimigo e reconhecido as grandes forças de Deus que asseguram a vitória. Há outros como Geazi, que com um pouco de encorajamento, serão capazes de abrir seus olhos espirituais e não serão mais temerosos ou derrotados pelo inimigo. Porém, tristemente, há muitas pessoas que, como aqueles na cidade de Dota, estão dormindo espiritualmente. Eles não sabem inclusive que o inimigo os tem rodeado e está posicionado para o ataque.
O discernimento de espíritos é um dom de Deus para os cristãos, e está relatado em
1 Coríntios 12:7,10 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
E esse dom deve ser desejado e buscado com clamor e oração diante de Deus
1 Coríntios 12:31 Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.
DOIS REINOS ESPIRITUAIS
Dentro dos reinos natural e espiritual dos quais estamos falando existem reinos separados que estão governados por líderes naturais e espirituais.
REINOS NATURAIS:
Todos os homens vivem em um reino natural deste mundo. Eles vivem em uma cidade ou em um povo no qual é parte de uma nação. Essa nação é um reino do mundo. Um reino natural é um território ou povo sobre o qual um rei ou líder político é o governante soberano. A Bíblia fala destes reinos naturais como os “reinos do mundo”. Os reinos do mundo têm vindo a estar sob o poder e a influência de Satanás:
“Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mateus 4.8-9).
1 João 5.19 tristemente nos relembra que “o mundo está sob o poder do maligno” (NVI).
REINOS ESPIRITUAIS:
Em adição aos reinos naturais deste mundo há dois reinos espirituais: o Reino de Satanás e o Reino de Deus. Cada pessoa viva é um residente de um destes dois reinos.
O Reino de Satanás consiste de Satanás, seres espirituais chamados de demônios, e todos os homens que vivem em pecado e rebelião à Palavra de Deus. Estes, juntos com o mundo e a carne, são as forças espirituais do mal que operam no mundo de hoje.
O Reino de Deus consiste de Deus o Pai, Jesus Cristo, o Espírito Santo, seres espirituais chamados anjos, e todos os homens que vivem em justa obediência à Palavra de Deus. Estas são as forças espirituais do bem.
No tempo presente no mundo natural, o Reino de Deus existe individualmente dentro de cada homem, mulher, criança ou jovem que fez a Jesus Cristo o Rei de sua vida.
Existe comunitariamente na verdadeira Igreja e onde quer que as pessoas façam deste mundo o tipo de mundo que Deus quer que seja. No futuro, haverá uma manifestação visível do Reino de Deus.
A GUERRA INVISÍVEL
A Batalha espiritual invisível é uma batalha que envolve a todos os homens e mulheres. Posto que o reino de Satanás é um reino espiritual…
“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12).
A guerra espiritual não é uma batalha natural entre a carne e o sangue. Não é uma batalha do homem contra o homem. Não é uma batalha visível. É um conflito invisível no mundo espiritual. É uma batalha dentro e ao redor do homem. Não é uma guerra visível porque os espíritos estão envolvidos e aprendemos em Lucas 24.39 que um espírito não tem carne nem ossos.
A guerra espiritual é “multidimensional”, o qual significa que é travada em diferentes dimensões. É…
1. Uma batalha social entre o cristão e o mundo: João 15.18-27
2. Uma batalha pessoal entre a carne e o espírito: Gálatas 5.16-26
3. Uma batalha sobrenatural entre o cristão e os poderes sobrenaturais malignos: Efésios 6.10-18.
Toda pessoa viva está comprometida nesta guerra, quer se dê conta ou não. Não há campo neutro. Os não cristãos estão sob o jugo do mal e têm sido levados pela forças do inimigo. São vítimas da guerra.
Os cristãos têm sido livrados do inimigo mediante Jesus Cristo e são vitoriosos, porém estão ainda comprometidos na guerra. O versículo-chave deste capítulo indica que nós (todos os crentes) combatemos contra as forças espirituais malignas.
“Combater” implica contato pessoal próximo. Ninguém está isento desta batalha.
Ninguém pode vê-a à distância. Você está no meio do conflito quer você reconheça ou não. Se você não reconhecer será melhor… Está errado. A guerra do cristão nunca cessa.
ONDE A BATALHA ACONTECE?
A guerra invisível está sendo travada na terra:
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).
Satanás luta para manter o controle dos reinos do mundo. Ele não quer que eles estejam sob a autoridade de Deus. A batalha também é efetuada dentro dos corações, mentes, e almas dos homens e mulheres. Satanás cega as mentes dos não crentes e ataca aos crentes nas áreas de adoração, Palavra, seu caminhar diário, e em seu trabalho para Deus.
COMO COMEÇOU A BATALHA?
A guerra invisível começou no céu com um anjo chamado Lúcifer que foi originalmente um anjo formoso criado por Deus e era parte do Reino de Deus. Lúcifer decidiu que queria assumir o controle do Reino de Deus. Você pode ler sobre sua rebelião em Isaías 14.12-17 e em Ezequiel 28.12-19. Lúcifer e os anjos rebeldes foram expulsos do céu por Deus. Eles formaram seu próprio reino na terra:
“Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos” (Apocalipse 12.7).
“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (Apocalipse 12.7).
Lúcifer chegou a ser conhecido como Satanás e os anjos que o seguiram em sua rebelião como demônios. Os espíritos demoníacos podem entrar, atormentar, controlar e usar aos humanos que pertencem ao reino de Satanás. Eles motivam atos malignos que são realizados por homens e mulheres. Satanás dirige a seus demônios em suas atividades malignas. Ele combina estas forças poderosas com o mundo e a carne para batalhar contra todo o gênero humano.
RAZÕES POR TRÁS DO CONFLITO
O homem foi originalmente criado à imagem de Deus e para a glória de Deus (Gênesis capítulo 2). A guerra invisível contra o homem começou com a primeira tentação no jardim do Éden (Gênesis 3). Satanás fez pecar a Adão e Eva. Isto resultou em que todo o gênero humano herdaria a natureza pecaminosa e realizaria atos individuais de pecado conforme esta natureza:
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12).
Também resultou na guerra invisível entre o homem e as forças do mal:
“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3.15).
Por causa do pecado, o homem foi separado de Deus e condenado à morte. Porém, Deus amou o homem de tal maneira que idealizou um plano especial para salvá-lo do pecado:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3.16-17).
Mediante a crença em Jesus, a confissão e o arrependimento do pecado, os homens e mulheres podem ser liberados do poder do inimigo. A morte e a ressurreição de Jesus não somente resultou na salvação do pecado. Também derrotou o inimigo, Satanás:
“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3.8).
Porém, se Satanás está derrotado, por que a guerra ainda continua? Após cada guerra sempre há resíduos de resistência inimiga, tropas rebeldes que não se renderão até que a força vencedora os obrigue a fazê-lo. Embora Jesus tenha derrotado Satanás, nós estamos vivemos em território ainda ocupado pelas forças inimigas de resistência. Entender as estratégias de guerra espiritual nos dá a habilidade de tratar com estes poderes malignos.
Satanás está tratando de manter os homens cativos no pecado. Mediante os métodos enganosos ele está incitando aos homens e mulheres às luxurias da vida pecaminosa. Ele aponta os afetos da alma e do espírito os quais legitimamente pertencem a Deus:
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).
Satanás ainda quer ser o governante supremo. Ele está travando uma batalha intensa pelo coração, mente, alma e espírito do homem. Suas estratégias estão dirigidas contra Deus, Seu plano e Seu povo. A batalha continuará até o grande conflito final.
O SIGNIFICADO DA GUERRA ESPIRITUAL
A guerra espiritual é a análise de e a participação ativa na guerra espiritual invisível.
Inclui o estudo das forças opostas do bem e do mal, as estratégias de Satanás e as estratégias espirituais para vencer a Satanás. A guerra espiritual é mais do que uma mera análise de princípios espirituais. Inclui a participação ativa na guerra mediante a aplicação destas estratégias na vida e no ministério.
Uma das mais efetivas estratégias de Satanás é manter aos crentes ignorantes de seus enganos. Paulo diz que é importante conhecer as estratégias de Satanás…
“Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2 Coríntios 2.11).
Devemos aprender tudo o que podemos sobre as estratégias de ataque de Satanás.
Devemos também entender as bases bíblicas da vitória sobre Satanás e as forças do mal. Nós somos chamados a um combate inteligente.
Você deve reconhecer que todas as batalhas da vida, sejam físicas, espirituais, emocionais, mentais, financeiras ou com personalidades humanas são apenas manifestações exteriores de uma causa espiritual.
Ainda que no mundo natural os problemas possam parecer ocorrer através de circunstâncias da vida, a base destas batalhas naturais está no mundo espiritual. Leia a história de Jó (Jó capítulos 1 a 2) que confirma este princípio.
Temos tratado de corrigir os males deste mundo mediante a educação, legislação e um ambiente melhorado. Não tem funcionado por que os males invisíveis deste mundo são o resultado de uma causa espiritual subjacente. Não podem ser corrigidos por meios naturais.
A QUAL REINO VOCÊ PERTENCE?
No reino natural um rei é o soberano de um reino. Todo o território e o povo no reino pertencem a ele. Tem o poder da vida e a morte sobre seus súditos. O mesmo é certo no mundo espiritual. Você é parte do reino de Deus ou do Reino de Satanás.
Deus ou Satanás tem o poder sobre a sua vida.
Uma das parábolas de Jesus ilustra que todos os homens ou são parte do Reino de Satanás ou do Reino de Deus. Jesus comparou o mundo com um campo. A boa semente no campo eram os filhos do Reino de Deus. A má semente, a qual resultou no crescimento do joio, eram os filhos do maligno:
“O campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno” (Mateus 13.38).
As pessoas entram no Reino de Satanás mediante o nascimento natural. A Bíblia ensina que todos os homens são nascidos em pecado. Isto significa que eles possuem uma natureza básica de pecado ou a “semente” do pecado dentro deles.
Sua inclinação natural é fazer o que é mau.
“Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmos 51.5).
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12).
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).
Visto que todos nós temos nascido com a natureza de pecado, todos nós, em algum momento, fomos parte do Reino de Satanás. Todos os que continuam pecadores perdidos continuam sendo parte do Reino de Satanás.
Toda a mensagem da Palavra escrita de Deus, a Bíblia Sagrada, é o apelo ao homem para mudar do Reino de Satanás ao Reino de Deus. Os homens são nascidos dentro do Reino de Satanás mediante o nascimento natural. Devem nascer de novo dentro do Reino de Deus através do nascimento espiritual. A entrada no reino de Deus é pela experiência do novo nascimento explicada em João capítulo 3.
Há somente duas divisões na guerra invisível. Jesus disse,
“Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Lucas 11.23).
Você não pode ser neutro nesta guerra. Você está de um ou do outro lado nesta guerra espiritual.
Inclusive, alguns cristãos, devido a seu medo da confrontação com o inimigo, tratam de ignorar a guerra e fazem trégua com o inimigo. Pensam que se ignorarem a Satanás, ele não os incomodará. Esta é uma das principais estratégias do inimigo.
Ele trata de deixar imóveis os membros do exército de Deus mediante suas táticas de terror.
Porém, não há neutralidade nesta guerra. Você é uma vítima ou um vencedor. O “chamado espiritual às armas” está ocorrendo… Você está do lado do bem ou do mal? Você é parte do Reino de Satanás ou do Reino de Deus? A qual reino você pertence? Você é vítima ou vencedor na guerra invisível?
Rom 8.36-37 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Seja um cidadão do Reino de Deus, e o maligno não terá vitória contra sua vida
1 João 4:4 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.
Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
Ressignificar a Vida – É dar um novo valor ao bem mais precioso que temos nessa terra, a vida que Deus nos deu.
Ressignificar é dar um novo sentido para as coisas comuns e erradas do nosso ser, tais como nossos maus costumes, traumas e manias, é colocar uma outra lente sobre a condição deformada de enxergarmos o mundo a nossa volta.
Ressignificar também é dar um novo significado a algumas experiências do nosso passado.
É partir da idéia de buscar um sentido diferente para o teu modo de viver.
Essa é a poderosa ação do Espírito Santo, dando continuidade a obra que Jesus veio realizar em nossa vida
Filipenses 2:5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Para muitos a vida caiu numa rotina e numa mesmice (acorda, trabalha, come, vai pra igreja, dorme…), e não conseguem perceber a realidade do mal que estão vivendo.
É nessa hora que alguns tem o seguinte pensamento: A minha vida não significa mais nada. Qual o sentido dela? E, sem respostas convincentes, se entregam a derrota, a depressão e até ao suicídio.
A ressignificação faz parte do processo da santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
ANATOMIA CEREBRAL
A maioria dos objetos que adquirimos vem com um manual de funcionamento, porém, o cérebro não vem com este manual, mas nem por isso vamos ficar limitados às nossas divagações, muito pelo contrário, vamos nos aprofundar na busca do conhecimento dessa máquina poderosa que Deus nos dispos para a usarmos.
NEURÔNIOS
O nosso cérebro tem 100 bilhões de neurônios, que são as células nervosas que nos ajudam a fazer tudo o que nós fazemos, como nos movimentar, falar, andar, aprender.
Essas células nervosas se comunicam através de dendritos, e o interessante é que cada neurônio se comunica com outros 10 mil neurônios a uma velocidade de 473 km/hr.
SINAPSES NEURAIS
Sinapses neurais são comunicações bio/eletro/químicas que passam informações de um para outro neurônio.
E o conjunto dessas sinapses formam os caminhos de informações (memória).
Por exemplo:
Quando você nasceu, disseram que você tinha o seu nome… Tal.
e Isso foi gravado no seu cérebro e nunca mais saiu, pois depois de um caminho neural constituído ele é para o resto da vida.
PENSAMENTOS
Como se formam os pensamentos?
Os pensamentos são a combinação de uma imagem com um som e com uma sensação.
Tudo aquilo que você consegue captar do mundo é traduzido dentro do cérebro com essa combinação, isso acontece até mesmo na sua vida intra-uterina.
Tudo tem um som (identidade) e uma imagem (símbolo) respectiva, e você sente algo (sentimento = valor) com essa imagem e com esse som
Devido o pensamento ser produzido através dessas 3 bases, a forma como você combina esses bases vai gerar em você qualidade de vida ou não.
Quais são os valores (sentimento) de alguns fatos que lhe aconteceram?
Nada é bom ou ruim na sua essência, tudo vai depender da forma como você a descreve.
Você pode criar cenários de forma que esse fato seja traumático,
ou você pode criar uma cenários mentais cujo fato se torna um aprendizado.
O seu cérebro não é caótico, ele tem estratégia para tudo, ele processa tudo de forma perfeita, tanto para celebrar, como para sofrer, você é quem decide como ele vai operar…
Deuteronômio 30:19,20 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade….
Por não entender o poder da DECISÃO, e das ESCOLHAS, as pessoas erram muito e complicam seu modo de viver, pois não sabem como funciona o seu cérebro,
DIFERENÇA ENTRE CÉREBRO E MENTE
O cérebro é o hardware, a parte concreta, aquilo que você vê.
Todos os cérebros, estruturalmente são iguais, pesam em média 1 quilo e meio.
A grande questão é o que você vai colocar de estímulo nesse hardware, nessa máquina?
É como se você tivesse um vídeo cassete e você colocasse um filme.
O vídeo é o cérebro, e o filme que você escolhe, seja de aventura, ou de amor, ou de terror, isto é o software.
SOFTWARES CEREBRAIS
Cada ser humano nasce com 30% dos programas mentais, tais como: a sede, a fome, a vontade de dormir, de acordar, de acasalar. Isso já vem no seu sistema operacional.
Também faz parte desses softwares implementados sem a tua permissão as heranças familiares, como pendências, maldições, deformações, doenças, e outras coisas mais, que estão encravadas na tua memória e vão interferir nas suas tomadas de decisão.
Os outros programas você vai instalar nos outros 70% de área do cérebro a constituir. Isso é área de aprendizado.
Você, na face da terra, é o ser com maior área de aprendizado, pois os animais são exatamente o contrário, pois eles nascem com 70% dos programas mentais (caminhos neural) já constituídos e tem apenas 30% para constituir.
Por isso que o animal é muito mais mecânico do que espontâneo, pois ele já nasce com toda a programação do que ele vai fazer, quem ele vai perseguir, como ele vai conseguir alimento, como é que ele se defender, etc. E ele não tem muito o que aprender, o que expandir.
Nós seres humanos somos seres de aprendizado, porque temos muito o que expandir através das sinapses neurais.
AMBIENTE DA MENTE
o Hardware (cérebro) é maravilhoso.
O grande problema são os Softwares, que estão desatualizados, pois foram instalados quando você tinha 2 anos, 7 anos, 10, 15, 20 anos,… e que continuam em atividade dentro de você.
Além disso, você ainda carrega alguns softwares que são dos seus antepassados, sejam bons ou maus.
Todo esse conjunto de softwares, isto é, programações vívidas dentro de você, ficam como rotinas que você não consegue mudar.
E o pior, elas comandam a sua vida, pois, mesmo guardadas no inconsciente, sempre são acionadas por gatilhos que as ativam e como âncoras, seguram a vida de uma pessoa, impedindo ela viver o bom, o perfeito e o agradável que vem de Deus.
É por isso que muitas pessoas realizam coisas que jamais imaginaram, ou desejaram, mas percebem que algo mais forte do que ela a domina e se manifesta sem a sua anuência.
Ressignificar a vida é utilizar uma metodologia para melhorar a interação com a realidade objetiva, e restaurar essas âncoras maléficas que só causam dano e dor.
Pois conforme você tem a realidade interna, que está encruada em você, é assim que você se relaciona com a realidade externa.
Romanos 7:15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
A PROGRAMAÇÃO MENTAL É COMO A PESSOA VISUALIZA UMA SITUAÇÃO
é assim que a mente tem as informações organizadas no seu cérebro
RELACIONAMENTO COM A SUA REALIDADE INTERNA
Uma fobia é um sentimento intenso e racional
Pouco importa o que você viveu… Importa o que a sua mente representa do que você viveu.
Quando, depois de certo tempo, a cena se repete…. você, sem perceber, dispara o programa gravado na mente.
E, assim acontece com pessoas que têm problemas (âncoras), como medo de falar em público, com seus líderes e autoridades, medo de dirigir, problemas para se relacionar com seu cônjuge.
Muitas vezes foram traumas que sofreram com seus pais, com professores quando criança, o irmão mais velho que foi o tirano dele, ou dela..
E aí a pessoa dispara uma resposta automática relativo àqueles eventos não resolvidos do passado, e não a esse evento agora.
E esse fato é comum em muitas coisas para quase todas as pessoas.
Gente que explode facilmente diante de qualquer coisinha, por estar lidando ainda com eventos do passado que estão acumulados na sua mente, e diante de uma coisa pequena vem uma carga emocional gigante que é disparada.
COMO A MENTE CAPTA E PROCESSA INFORMAÇÕES
Pelos 5 sentidos (Visão, audição, olfato, tato, e paladar)
O cérebro não somente capta, mas registra, e associa a isso significados, que estão conectados com essas imagens e sons internalizados.
LINGUÍSTICA – É o significado que você dá a experiência
PROGRAMAÇÃO – É a capacidade de registrar seus significados.
O hardware (cérebro) é maravilhoso… O que trava e atrasa são os softwares (significados) implementados.
São as muitas programações desatualizadas que atrapalham a real consciência do fato.
Entenda… O mais importante do que não conseguir se livrar de uma timidez, ou de uma depressão, é entender que a sua mente está sendo muito competente em rodar esse programas.
O cérebro gasta muita energia para manter uma timidez ou depressão ou qualquer outra mania.
Tem uma programação que está rodando bonitinha. Vem imagens negativas, vem sentimentos, isto é tem toda uma estrutura que mantém uma depressão.
E a sua mente está executando muito bem a programação… Só está precisando de uma atualização de software.
PADRÕES INSTALADOS
Por experiência muito significativa
Pode permanecer instalado pela vida inteira…
ex. você sofre uma traição do seu melhor amigo ou da pessoa amada, e a partir daí você não confia mais na pessoa que está ao seu lado.
Uma decepção instala uma crença: AS PESSOAS NÃO SÃO CONFIÁVEIS
Crença, sensação, e a representação interna (imagem negativa)
Foi um aprendizado… ponto.. está programado.
Ou um trauma:
Você bate o carro e não consegue mais dirigir depois de um acidente muito ruim
Dirigir é perigoso… está instalado… a mente aprende
Por repetição
Água mole em pedra dura, tanto bate….
O ambiente, amizade que você vive durante algum tempo forma padrões, instala
valores que não muda mais.
Algumas programações lá do passado muitas vezes acompanha a gente até o último suspiro
Uma insegurança, uma irritabilidade, que pode durar uma vida inteira.
NEUROASSOCIAÇÃO
As neuroassociações são estabelecidas quando se está num estado alterado
isto é, um estado que não é comum no seu dia a dia
Ex.: Pessoa tranquila que vive uma rotina no seu dia a dia, de repente acontece que não é o que ela está acostumada.
Como entrar de repente em estado de raiva, tristeza, euforia, com a emoção elevada, seja positiva ou negativa
Qualquer que seja a alteração do estado é o momento em que a associação irá ocorrer.
e é nesse momento que você vai associar com algo que está ao seu redor, que está linkado ao que você está vivendo você cria uma neuroassociação
Por exemplo: Um acidente de carro.
Você está normal e acontece um acidente. O seu estado se altera naquele momento.
Enquanto você está naquele estado, as imagens, as cenas daquele momento, ficarão associados a emoção, ou seja, toda vez que você pensar naquela cena a emoção vem pra você.
Toda vez que você lembrar daquela imagem terrível, o seu corpo vai sentir as sensações como se você estivesse vivendo novamente aquela cena.
Por isso existem pessoas que têm dificuldades de tirar essas imagens da sua mente.
Outro exemplo é o primeiro beijo, talvez você se lembre, porque foi um momento de emoção, em que seu estado se alterou, e se você foi pego de surpresa, o que estava ao seu redor ficou gravado na sua mente.
Dependendo da forma de você captar as coisas, algumas coisas são mais fortes pra você, pra outros são outras. Alguns vão se lembra da música daquele momento, outros das imagens, outros vão lembrar do cheiro.
E toda vez que você ouve a música, ou vê uma imagem parecida ou sente o cheiro, você lembra da cena do primeiro beijo.
Portanto, é possível criar neuroassociações tanto positiva, quanto negativas,
Quando esses links são estabelecidos em sua vida, você passa a ser dirigidos por eles, porque esses links estão condicionado a sua mente. Eles já foram elaborados, já foram criados.
Isso são gatilhos que te remetem a processos elaborados em sua mente.
Tem pessoas que de repente ficam angustiadas, ou emotivas, ou tem um sentimento de aversão a algo ou alguém e não existe razão aparente, mas um gatilho foi ativado e a pessoa pode passar até mal por isso.
Existem pessoas que são viciadas em chegar atrasadas, perder tempo, em errar, porque depois de tanto você fazer a mesma coisa, o corpo começa a exigir isso, e é difícil sair do vício.
FUNCIONAMENTO DA MENTE ATRAVÉS DE UMA TRILOGIA
Existe uma interligação entre esses 3 pontos, pois a forma da pessoa falar (linguagem), e de se comportar (fisiologia) são correspondentes as suas crenças (padrões armazenados).
fisiologismo
A forma de uma pessoa se apresentar fisiologicamente, representa seus sentimentos interiores.
Porque Linguagem, fisiologia e crença estão sempre juntas… conectadas.
Se uma pessoa está com a fisiologia arqueada, ele tem imagens e sons relacionadas a crenças limitantes em sua mente.
EMOÇÃO
A emoção é importante porque nos permite lembrar dos fatos
PODER DA PALAVRA PROFERIDA
Para a Neurolinguística a emoção é fruto da palavra, ou melhor, da forma como você descreve o fato.
Por exemplo:
A palavra ameaça estimula a adrenalina que lhe deixa agitado
Porém a palavra desafio estimula a endorfina e a serotonina que gera um bem estar e deixa você pronto para a ação.
Então saiba..
O cérebro se alimenta da palavra, que é o software, do que você coloca nele, pois a palavra proferida ou a palavra recebida se transforma num comando de ação (uma determinação) para o corpo do ser humano.
O sistema nervoso recebe a palavra, o som emitido ou recebido, e determina, a partir dela, todas as suas funções orientadas por esse som (comando para o corpo).
Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Uma pessoa pode se achar velha e ao declarar isso, as glândulas geram neurotransmissores que ativam o envelhecimento das células,
Todo o processo de saúde ou de doença vai estar intrinsecamente ligado à forma como você declara o que você está sentindo ou aceitando na sua mente.
Quando você encara um fato você pode fazer uma leitura boa ou má e isso vai resultar em processo bom ou mal para o seu próprio corpo.
Provérbios 23:7 Porque, como imaginou no seu coração, assim ele é….
Quando a pessoa tem a convicção de que vai ficar boa e saudável o remédio tem outro efeito, por isso que cada remédio depende de quem toma, depende da pessoa acreditar no efeito daquele remédio.
Mas cuidado ao ler a bula… pois isso pode aumentar a preocupação e o medo devido as informações ali contidas.
Por isso é importante você resignificar todos os seus valores, e principalmente as tuas palavras, isto é, as tuas convicções.
Por exemplo: Ao invés de você falar que está com um problema difícil, diga que você tem algo a resolver, e que tem solução
Ao invés de sofrer o mal da pessoa que está sofrendo ao seu lado, procure se encher do Espírito Santo para ter forças e poder ajudar o seu próximo.
As pessoas falam, mas não sabem falar, e essa irresponsabilidade produz efeitos danosos nelas mesmas e nos outros também.
Lucas 6:45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
É por essa causa que o inimigo sempre lança dardos inflamados (palavras malditas) para nos afetar (se aceitarmos essas setas)
Efésios 6:16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Os dardos inflamados do maligno são palavras venenosas que entram na mente e afetam todo o funcionamento do corpo quando não impedidas pela fé em Cristo.
É preciso ter cuidado, pois como é a hipófise que está no controle da geração da maioria dos neurotransmissores, ela sempre vai obedecer os seus comandos, e, por isso, pode estar gerando um funcionamento ruim em todo o seu corpo, em virtude dessa falta de cuidado e falta de atitudes coerentes.
GLÂNDULAS
Uma das principais glândulas do cérebro, chamada glândula mestra é a HIPÓFISE, pois ela recebe o comando que vem pela palavra declarada ou assumida pela pessoa, e, através dessa palavra (comando) aciona uma série de ações em diversas partes do corpo dessa pessoa.
A hipófise, dependendo do som fabricado, manda informações para todas as outras glândulas.
Vamos supor que você escute a palavra “ameaça”, e nesse momento a hipófise manda um comando para o pâncreas fabricar adrenalina, que é o líquido que vai deixar a pessoa pronta para lutar ou fugir, ou se defender, pois ativa o estado de alerta.
A pessoa fica com a respiração diferente, a pupila cresce, fica com maior capacidade de enxergar as coisas ao seu redor, e todos os músculos ficam meio tensos, pois a pessoa vai precisar agora lutar, ou sair correndo.
vamos supor, que ao invés da palavra ameaça, a informação for passada com o som de desafio, então a hipófise manda o comando para fabricar serotonina ou dopamina.
Serotonina é o neurotransmissor que gera o bem estar.
Quando uma pessoa está depressiva, ela imediatamente diminui a quantidade de serotonina no corpo e a imunidade também reduz drasticamente.
SIGNIFICADOS
As glândulas do nosso corpo sempre vão obedecer o que as nossas palavras tem de significado para nós.
Por exemplo, você pode dar um significado que os seus problemas são seus e te afetam tremendamente, ou dar um significado de que você tem oportunidades de desenvolver competências a partir dos seus problemas.
Salmos 112:7-8
7 – Não temerá más notícias; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
8 – O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.
Dependendo do significado que você dá às coisas, você gera emoções.
Essas emoções vão transitar por todo o seu corpo, através dos neurotransmissores que foram gerados pelos estímulos produzidos por essas emoções.
Tudo depende do significado que você dá ao que lhe acontece.
FÉ OU CRENÇAS
A maioria das pessoas não tem idéia do que é fé, e acham que fé é adorar um ídolo, ter esperança em algo que vai acontecer, ou acreditar que é possível.
Mas na verdade fé é o conjunto de crenças que uma pessoa estabelece em sua mente, e essas crenças determinam a condução de todo o seu ser.
E ao invés da pessoa ter fé em Deus, e viver uma vida livre e abençoada, ela resolve crer em programas ultrapassados que ainda estão instalados em sua mente.
Entenda o peso da palavra de Deus:
Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
CRENÇAS LIMITANTES
Aquilo que você acredita vai realmente acontecer, seja o bem ou o mal.
Jó 3:25 Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
Se você acredita que cliente é difícil, qual cliente que você vai atrair? o Difícil
Você declara: Nenhum homem presta… e aí você casa com um difícil… e se for santo você vai conseguir influenciar ele, colocando na cabeça dele, as não prestancias..
Crenças negativas muitas vezes foram adquiridas na nossa infância, e foi instalada no nosso inconsciente e fica regendo nossa vida.
Isso faz parte do elenco de valores que adotamos em nossa vida, e a gente exerce isso, muitas vezes, sem pensar.
Nós nos aproximamos e nos afastamos das pessoas com frequência.
Pense o que acontece com você quando você está em down?… só acontece encrenca, e as pessoas que se aproximam de você estão na mesma vibe.
Já o contrário também acontece, e quando você está bem, as pessoas de bem se aproximam de você, e tudo vai bem.
Porque, quando se está bem, você não foca nos problemas ou adversidades, sua vida tem outro foco, e isso faz o seu corpo vibrar uma luz mais intensa.
Mateus 6:22-23
22 – A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 – Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Aquele que tem um bom coração, bons olhos, aprende até diante da adversidade
NO QUE VOCÊ ACREDITA?
Mateus 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
Você pode acreditar que você é uma pessoa boa ou injustiçada, que amanhã estará melhor, ou talvez não… essa dúvida gera intranquilidade, e erros virão..
Dê uma olhada agora como está sua vida no geral, a energia da sua vida. Como tem pulsado a energia da sua vida?
Em que frequência pulsa sua vida, (frequência significa sentimentos), isto é, você tem alimentado no seu coração (mente) sentimento de amor, alegria, ou tristeza, rancor, ódio, nervoso, ressentimento, inveja, e outros mais..
Todas essas coisas, tanto as boas como as ruins, são resultados das suas crenças, no conjunto de coisas das quais você acredita, sabendo que acredita, ou não.
Você até pode falar que acredita que vai prosperar, mas dentro de si tem uma crença enraizada de que você não é próspero, e que a prosperidade nunca será possível para você.
Por isso é muito importante olhar a vida e as oportunidades que ela lhe dispõe, e não naquilo que conscientemente você acredita que é possível.
É pelos fracassos vividos que se nota que a vida corresponde às suas crenças conscientes.
Eu acredito que acredito nisso, mas eu olho para a minha vida e essas coisas que acredito não estão manifestadas nas coisas que acontecem na minha vida.
Tem alguma coisa errada aí, tem crença inconsciente atrapalhando.
Mateus 7:20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
Preste atenção
Você tem a emissão energética de uma crença positiva e ao mesmo tempo a emissão energética de uma crença negativa. A questão é que uma interfere na outra
E você não entende, pois conscientemente você acredita em coisas boas, mas você abre a boca e fala: Ai, a minha vida é difícil,… mas trabalho é um peso,… desgraça pouca é bobagem… e a partir daí nada dá certo.
Para muitos essas coisas não tem efeito, mas durante o seu dia você usa esses bordões culturais, e acha que não tem interferência nenhuma
Porque na hora em que você faz a sua oração você aparentemente está muito bem.
Mas é o sentimento durante todo o dia é que prevalece, demonstrando o que reina na sua vida.
Mt 12.34b … Porque a boa fala do que está cheio o coração
O que prevalece em você em termos de sentimento?
Se alguém acredita que o dinheiro é fruto do sacrifício, e não do trabalho, assim vai acontecer
Se alguém acredita que o amor romântico não existe, assim vai ser para essa pessoa
Se alguém acredita que um corpo saudável não é possível, mesmo com medicamentos ou ginástica, nada vai resolver.
Se alguém acredita que é uma pessoa de sucesso, assim vai acontecer com essa pessoa.
A pessoa pode passar a vida toda brigando com o destino traçado pelas suas próprias crenças, pois as nossas crenças traçam um destino pra gente.
A crença quanto estabelecida ela vinga independente dos desejos e anseios da pessoa, isso é um destino traçado, dia a dia,
A pessoa pode passar a vida brigando contra o destino traçado inconscientemente pelas suas próprias crenças, porque briga contra os resultados que estão do lado de fora e nunca contra o fato gerador que está dentro de si mesma.
Isso só vai trazer mais frustração, pois ela tem que olhar para dentro dela e buscar descobrir o que está acontecendo com ela, porque ela está vendo os limites impedindo o seu avanço que é tão consciente.
Porque as pessoas não conseguem se reavaliar?
Porque isso dá trabalho, é preciso orar mais, buscar mais, e se aproximar do Espírito Santo.
Mas o ego não aceita, ele busca entretenimento, exemplo, qual o seriado que me faz esquecer de mim, qual a novela nova para eu parar de pensar em mim, para que eu não tenha que refletir sobre mim mesmo, qual é a droga nova para eu poder me anestesiar?
O ego é cheio dessas coisas, e aí a vida vai passando e as coisas vão piorando
E aí quando a “vaca vai pro brejo” a pessoa diz: Ai meu Deus, o que eu fiz pro Senhor me castigar desse jeito?
Assim como juntar crença negativa dá trabalho, resignificar também dá trabalho
Filipenses 2:5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Quem se dá o trabalho de buscar uma transformação em sua vida, consegue uma vida mais leve, mas quem resiste, não tem sucesso nunca
Muitas vezes o ego está em surto de hiperatividade mental
Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Não é a briga que resolve uma crença negativa, é o auto conhecimento dos problemas que possui e alimenta no dia a dia.
Vale a pena parar e refletir o que está acontecendo comigo a partir de uma auto avaliação e através da busca de revelação divina.
Cegos são aqueles que vivem colocando a culpa nos outros, como sócios, marido, esposa, pais, patrões, sociedade, etc.
A ressignificação somente é possível depois que a pessoa passa a se perceber como a errada da história
João 21:15-17
15 – E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 – Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 – Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
A exemplo de Pedro, quando uma pessoa passa se perceber, ela troca de crença, pois começa a perceber a crença negativa como um vírus que está nela, ela não é o vírus.
RESSIGNIFICAR CRENÇAS LIMITANTES
As crenças limitantes precisam ser ressignificadas…
Quando focado no problema.. a energia estará sempre lá e não na solução.
A parte mais flexível lidera o sistema… é preciso sair do automatismo.
Veja como as crenças são determinadas por valores difusos, e como isso afeta todo o sistema endócrino:
Uma coisa é você dizer: Eu estou doente
Outra é você dizer: Eu sou doente.
Uma coisa é ter a consciência de que eu sou saudável, mas no momento estou com algumas disfunções.
Se você fala: EU SOU, você está no ambiente de identidade, a sua doença não é mais uma doença fora de você, ela faz parte da sua identidade, e o organismo está fazendo essa leitura, e você, através da sua fala, pode estar afetando a sua saúde ou não.
Entenda:
Cada célula do seu corpo tem a consciência de que você é você
Imagine a seguinte situação..
Por causa de uma queda, uma região do corpo foi ferida, e vírus e bactérias invadam essa região.
O que vai acontecer é um vermelhidão, representando que as células daquela região estão resistindo aos invasores, pois elas reconhecem que esses invasores não fazem parte daquele corpo, tem gente estranha no pedaço, chamam as células guerreiras, e fazem uma guerra naquele lugar, pois sabem que aqueles micróbios e bactérias não são elas, pois cada célula, por menor que seja tem a consciência da sua identidade.
E por essa causa ela vai brigar por tudo o que ela identifica que não é ela, por isso você sente dor de cabeça, febre, vermelhidão, pois são sinais de verdadeiras batalhas no seu corpo.
Por isso é importante usar a palavra: EU SOU SAUDÁVEL.
Não deve ser usado o termo eu quero ter saúde, isso é fraco, porque pode representar algo desejável, mas inatingível.
Mas quando eu sou saudável, isso está no meu nível de identidade.
Como nem sempre isso é defendido, aí está a fonte de muitas desgraças,
Pois as pessoas falam: Eu sou tímido, Eu não presto, a minha doença…
Entendam.. a coisa que nos limita é aquilo que falamos em nível de identidade, e isso se adapta a todo o corpo.
Quando se fala eu sou amoroso, é muito diferente de eu tenho amor por você.
O sou indica identidade, o esta representa coisas momentâneas, e é passível de piora.
Por isso as nossas virtudes devem estar no nível de identidade,
e os nossos defeitos no nível de comportamento que facilmente é ressignificado.
Importante: As nossas células são nutridas por aquilo que definimos em nossas palavras e sentimentos, e se moldam a eles pois são alimentadas com o sumo do que produzimos em nosso coração (hipófise)
Imagine uma célula como um campo receptor: Ela recebe a bolinha da adrenalina ou recebe a bolinha da endorfina…
Então se você está acostumado a se sentir nervoso, ou a se sentir agredido, e fica recebendo repetidamente adrenalina você vicia tanto, que acha estranho quando está tudo bem.
E também se vicia em manias, como ginástica, comilança, preguiça, onde o organismo se acostuma com os neurotransmissores recebidos e exige quando não as recebe, como a serotonina, por exemplo.
Entenda o que a Palavra de Deus nos diz a esse respeito:
Tiago 1:13-15 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Quando a gente descobre as crenças limitantes, precisamos treinar as ações contrárias aquelas ditadas pela crenças que nos limitam.
quantas crenças entraram na nossa cabeça de forma inconsciente, como numa conversa de família, principalmente quando criança
Para responder a pergunta: No que você acredita
A melhor resposta será: Na ampliação da minha consciência, resignificando as crenças negativas, para que eu tenha as melhores crenças, com a ampliação da minha consciência para que eu viva da melhor forma.
João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Coloque todas as suas virtudes no verbo ser:
Ter em si a essência do amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade e domínio próprio é algo que representa uma poderosa transformação, uma poderosa resignificação em nossa vida.
Quando eu assumo que eu tenho um comportamento errado, é mais fácil ressignificá-lo do que escondê-lo e não fazer nada contra ele.
É preciso realizar uma mudança de hábito naquilo que nos faz mal.
Só que mudança de hábito não é uma coisa fácil, pois quando o organismo se acostuma, ele repete naturalmente, fica automatizado no ser o mal.
e onde está a resignificação?
Paulo, ministrando aos Gálatas, foi enfático na definição dessa ressignificação de vida.
Gálatas 5:16-25 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Nesses versículos, percebemos como Paulo nos ensina que diversos pontos em que se faz necessário colocar uma outra lente em nossos olhos para enxergarmos as nossas atitudes erradas e tomar uma nova atitude.
É necessário essa revisão, para que possamos discernir onde temos falhado na missão que Deus nos deu nesta terra.
Quando você tem uma identidade fortalecida, você tem uma saúde corpórea, e para isso é necessário estabelecer uma linguagem boa como prática do dia a dia.
PARA RESIGNIFICAR
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Como conseguir ressignificar
De início é preciso entender que ressignificar é uma escolha.
Afinal, como vamos reagir a determinadas circunstâncias das nossas vidas é uma escolha.
Vimos que ressignificar é dar a si mesmo a oportunidade de transformar algo ruim em algo positivo. Para isso precisamos viver um processo.
Afinal, não é algo que mudamos de um dia para o outro.
Mas, primeiramente, antes de sair por aí buscando ressignificar tudo e todos é preciso refletir:
Faça uma análise do que está acontecendo na sua vida no momento.
Faça uma análise em todas as áreas.
Detalhe tudo e, mesmo que seja doloroso, não desista;
Reflita sobre os pontos que lhe atrapalham no dia a dia e o que você poderia desenvolver de uma maneira melhor;
Analise suas conclusões.
Depois disso, comece a pensar em possíveis maneiras para ressignificar esses pontos.
Segue algumas dicas do que pode te ajudar:
Você precisa de ter hábitos que vão te colocar em ação perante a os pontos negativos:
Transforme suas tristezas em aprendizados;
Aprenda a rir de você mesmo;
Entenda que nada acontece por acaso;
Modifique seu posicionamento diante das situações ;
Assuma um papel de agente e não de vítima;
Busque motivações; e não duvide da sua capacidade de superação;
Além dessas dicas, é interessante falarmos de algumas áreas importantes que a ressignificação é essencial:
Ressignificação e perdão
Mateus 18:21-22
21 – Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 – Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
O perdão serve para eliminarmos de nosso caminho os sentimentos de culpa.
Isso porque temos a tendência a nos culpabilizarmos por tudo.
Nós sempre achamos que poderíamos ter agido de forma melhor e diferente em várias situações. Além disso, nos perdoar e dar perdão ao outro é uma atitude de libertação.
Assim, através desse novo estado de liberdade pós-perdão, nós conseguimos seguir em frente e lutarmos por nossos objetivos.
Ressignificação do nosso passado
I Coríntios 6:11,19-20
11 – … mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
19 – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Para conseguirmos realmente ressignificar nossas vidas, precisamos olhar para o nosso passado.
É quando olhamos para trás, exatamente para aquilo que nos causou sofrimento, que precisamos ter uma visão de respeito pelo que passamos.
Precisamos acreditar que tudo que passamos foi necessário para estarmos onde estamos hoje.
Tudo foi ensinamento, entende?
É assim que conseguimos ressignificar o que aconteceu e passamos a enxergar a possibilidade de seguir em frente.
Assim sendo, lembre-se que você não deve se enquadrar para ser aceito.
É preferível se ater a quem você é e a seus valores do que viver um fingimento.
Seja você e descubra o que de melhor e único você pode trazer ao mundo.
Vença a sensação desconfortável que o não pertencimento pode oferecer e busque o seu jeito de ser feliz, sem pensar em mais nada.
Vivemos, muitas vezes, na sombra de um estilo de vida que não nos levará a lugar algum.
Assim, é preciso ressignificar essa situação, e para isso tenha:
PROCEDIMENTOS PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA VIDA
1o. – Comprometimento –
Isaías 1:19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o melhor desta terra.
Não adianta apenas você querer, é preciso você estar comprometido com o novo propósito.
Você pode querer, e passar a vida toda querendo, mas se você não se comprometer, e colocar em prática o que você deseja, não adianta, pois querer não é poder.
Comprometimento significa anular, cortar todas as possibilidades de não conseguir. Não há como não dar certo. Isso significa transformar o eu que poderia no eu que posso
Não importa o quanto isso vai custar, o importante é que você vai conseguir.
Se apoie em Jesus, busque com intensidade o Espírito Santo, com Ele você pode tudo.
O grau de dificuldade exige atitudes de superar, ir além, ultrapassar os limites.
O quão urgente isso é pra você, o quão importante é isso pra você essa forma nova de pensar, de agir e de se desenvolver?
Isso é obter alavancagem.
Pense o quanto você perderia se não fizesse
Ex.: Se veja no futuro com as consequência maléficas do seu hábito ou vício destrutivo – se veja doente, gordo, dependente dos outros, inválido, pobre, etc. e lute para nunca isso se cumprir em sua vida.
2o. – Interromper o padrão limitador –
Filipenses 3:12-15
12 – Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
13 – Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 – Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
15 – Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.
Dica: Cada vez que vier um pensamento limitante, faça algo inesperado, inadequado, mude seu padrão, e o seu estado atual, em cada vez que você pensar.
Isso promove uma mudança de estado, alterando o padrão de estado, e isso cria uma nova associação. Cria uma nova âncora, que vai mudar o gatilho que vai acionar o padrão limitador.
Faça algo diferente, bata palma, pule, cante, etc.
Isso interrompe o estado padrão a ponto de quebrar esse vício na sua vida, e prossiga em frente, sempre consciente que essa guerra não é sua, mas de Deus, e Ele está contigo nessa batalha.
A vontade vai ser substituída por uma outra condição neurológica
3o. – Condicionar-se a uma nova associação –
João 15:3-16
3 – Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
7 – Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Para criar uma nova associação você precisa alterar o seu estado, associando a algo visual, auditivo ou sinestésico.
Para isso é importante você observar-se no futuro fazendo coisas positivas, por exemplo, e isso somente é possível e factível pela Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo.
E quando você fizer isso, o seu estado será alterado para uma condição positiva.
Aprenda o poder da palavra que cura o teu interior através da declaração do Centurião a Jesus:
Lucas 7:7 Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
E todas as vezes que você tiver um sentimento negativo você vai condicionar o seu cérebro para que ele entre nesse novo padrão da Palavra de Deus..
É por isso que a palavra nos ensina sobre o ato de ressignificar as nossas crenças limitantes, através de uma fé genuína:
Romanos 10:17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
Essa poderosa Palavra vai entrar pelos teus ouvidos, vai chegar a hipófise, e ela, cheia da unção e do poder da Palavra, vai acionar todos os neurotransmissores que ativarão todas as células do seu corpo, que potencializadas vão revigorar o teu corpo e a Luz de Cristo brilhará em você e o esplendor do Espírito Santo te levará a uma nova condição de vida!
Isso é RESSIGNIFICAÇÃO APOSTÓLICA!!!
Assim você estará contribuindo para que você tenha uma vida muito melhor e mais saudável.
Isso só é possível quando se pensa nas vantagens que esse novo estado vai gerar, seja lá qual for o sacrifício que você vou ter que fazer.
Faça a seguinte oração:
Salmos 139:1-3, 23-24
Senhor , tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Peça perdão ao Senhor por toda crença limitante que você assimilou em sua mente, e clame ao Espírito Santo que te oriente nesse processo de ressignificação da sua vida.
Conclusão
Filipenses 4:8,9 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
Aprender a ressignificar e tirar o melhor das situações só nos fará bem.
É só assim que olharemos para nosso passado com gratidão e nosso futuro com esperança.
Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor ; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Repita e declare e pratique a partir de hoje
Lamentações 3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança
E assim viver a verdadeira RESSIGNIFICAÇÃO DE VIDA
II Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.