COMO SE MOVER NOS DONS DO ESPÍRITO

 

I Coríntios 14:12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai progredir neles, para edificação da igreja.


PROJETO DA TRINDADE PARA O HOMEM

 Para que possamos entender como poderemos nos mover nos dons espirituais, devemos buscar esse entendimento com base na ótica de Deus, e para isso, faz-se necessário compreender o Projeto da Trindade para o homem:

 

Normalmente se tem como base o começo das revelações Bíblicas no livro de Gênesis, mas essa não é verdade, pois o verdadeiro início de tudo está relatado na primeira Carta do apóstolo Pedro.

 

Então vamos entender o que ele disse:

 

Na Eternidade houve um concílio entre as pessoas da Trindade:

 

I Pedro 1:20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

 

Essa passagem de Pedro trata de procedimentos divinos antes que o mundo fosse criado, conforme foi detalhado em Gênesis, e antes de um princípio relatado no Evangelho de João

 

Antes de tudo, Deus desejou criar o Cosmos e o homem, e reunindo a Trindade Deus deve ter dito: Vamos criar o Cosmos e também o homem, e este segundo a nossa imagem, mas o homem vai pecar.

 

Jesus disse: Pode criar que Eu vou resolver essa parada, pois darei a minha vida por eles para resgatá-los e dar a eles o direito da vida eterna ao nosso lado.

 

E Deus disse, mas Filho, e quando você subir para preparar a morada deles no céu conosco como eles ficarão, órfãos?

 

Jesus disse: Não, O Espírito Santo dará continuidade ao meu trabalho na vida deles.

 

Nesse momento o Espírito Santo disse: Pela vitória de Jesus na terra Eu serei liberado sobre toda a carne, e Eu vou cobrir aos salvos, glorificando o Nome de Jesus na terra, preparando os salvos para assumirem a sua vida espiritual.

 

E assim, cada um da Trindade cumpriu o seu papel nesse grandioso Plano.



PAPEL DE JESUS

Jesus venceu a morte e o inferno e deu dons aos homens:

 

Efésios 4:7-8

7 – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

8 – Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.

 

Romanos 11:29 Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.



PAPEL DO ESPÍRITO SANTO

 

João 20:22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo

 

Jesus foi assunto aos céus, e hoje intercede por nós diante do Pai, mas nos deixou o Seu Espírito, o Espírito Santo que conduziu Jesus em vitórias na sua jornada na terra, e agora está liberado para realizar a mesma obra que realizou em Cristo, e até maior, usando agora a nossa vida para isso.

 

João 14:16-18

16 – E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 – O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

 

João 14:12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

 

O Espírito Santo nos ensinará todas as coisas:

 

João 14:26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

 

O Espírito coopera conosco e nós devemos cooperar com o Espírito

 

Romanos 8:26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.



COMO O ESPÍRITO SANTO SE COMUNICA CONOSCO

 

A palavra de Deus demonstra que servimos a um Deus que fala:

 

I Coríntios 12:2-3

2 – Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

3 – Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo.

 

O Espírito Santo fala em primeiro lugar através da Palavra de Deus, a qual é base para que possamos julgar todas as outras formas. 

 

Mas também o Espírito Santo fala de forma pessoal.

 

Joel 2:28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

 

No Livro de Joel vemos 3 diferentes manifestações do falar do Espírito Santo no homem, profecias, sonhos e visões.



COMO DISCERNIR A DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO?

 

Quando um profeta diz: E Deus falou comigo…. Muitas pessoas imaginam que o profeta ouviu a voz audível de Deus, mas raramente é voz audível que o profeta ouve, ou entende.

 

I Coríntios 2:13 As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

 

Deus é um Deus que fala, e Ele não quer falar somente para você, mas Ele quer falar através de você.

 

Profetizar é falar por outro, então, falamos pelo Espírito Santo quando profetizamos.

 

Devemos entender que buscar os dons não é apenas saber que Deus vai usar uma pessoa para falar conosco, mas, principalmente, que Ele vai me usar para falar sobre a vida de outras pessoas.

 

Um dos grandes exemplos de como o Espírito Santo fala conosco, é quanto a convicção de que somos salvos..

 

Responda para você mesmo: Como você pode ter certeza que você é salvo e quando morrer vai pro céu, se não existe nada palpável que comprove isso?

 

A resposta está em:

 

Romanos 8:16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

 

O Espírito Santo fala conosco por dentro de nós. Ele fala ao nosso espírito

 

Testificar é testemunhar, é confirmar, e comunicar ao nosso espírito. 

 

Com isso, passamos a entender que muitas das manifestações espirituais que teremos será uma sensação interior, algo que sentimos no íntimo, uma convicção onde não haverá base natural para isso. Algo parecido com um sentimento, com um pensamento.

 

NÃO É ESPETACULAR, É SIMPLES

 

Muitos ficam esperando a forma espetacular do agir do Espírito Santo, mas o sobrenatural é simples.

 

Exemplos disso: Naamã  /  Cego no tanque de Betesda / Os discípulos no caminho de Emaús.

 

Todos eles esperavam algo muito espetacular, tinham toda uma expectativa, 

mas o milagre veio de forma simples.

 

Quando Naamã, em II Rs 5, ficou furioso porque Eliseu não o atendeu como ele esperava, um dos seus servos disse:

 

Meus senhor, se o profeta tivesse pedido algo difícil você não faria? Sim, ele respondeu, era o que eu estava esperando. Mas disse o servo: Então porque não faz o que é fácil? e Naamã repensou seus valores, obedeceu e viveu o milagre.

 

Da mesma forma aconteceu com o paralítico no tanque de Betesda e com os discípulos no caminho de Emaús.. Esperavam algo espetacular e, por isso, não perceberam Jesus ao lado deles pronto pra fazer um milagre… simples..

 

Nós temos que crer no sobrenatural, e os sinais vão acompanhar os que creem, cada vez maiores, cada vez mais frequentes…

 

Mas o mover do Espírito é simples.  O processo é simples, mas o resultado é maravilhoso.

 

Não espere o extraordinário, apenas fique sensível ao mover do Espírito Santo em você, pois Ele te dará sinais para que você perceba o que Ele está iniciando algo em você.

 

Pode não ser uma voz audível, um sinal visível, mas normalmente virá com um testemunho interior, um sentimento, uma percepção.

 

Muitas pessoas que viveram milagres ou até viram milagres sendo realizados através da sua oração, se relacionam com os dons com uma expectativa de que uma manifestação espetacular sempre vai acontecer, pois foi desta forma que tiveram contato com o milagre que viveram.

 

Mas não será sempre assim, por isso, no dia a dia, a nossa sensibilidade deve estar voltada completamente para descobrir qual a intenção do Espírito Santo, pois, espetacular será o resultado, mas o processo para gerar o milagre será simples. 

 

Dica: Quando houver um dilema entre o que passa pela sua cabeça e o que você sente no coração, normalmente o que estará certo é o coração, obedeça-o e você será mais acertivo.

 

Fique atento ao que virá ao seu coração. Não ache que você vai começar movendo os dons já no mais alto nível, não é assim, tudo tem que começar de forma simples.



COMBATER A IGNORÂNCIA DOS DONS

 

I Coríntios 12:1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

 

A ignorância, que é a falta de conhecimento, traz resultados danosos:

 

Oséias 4:6a O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;…

 

Tanto Oséias, como o apóstolo Pedro nos encoraja a aprendermos

 

Oséias 6:3a Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;…

 

II Pedro 3:18a Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo….

 

Por isso Jesus disse: 

 

João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

 

O que notamos é que em nenhum lugar da Bíblia o Senhor se mostra tão enfático quanto a não ser ignorante quanto ao conhecimento dos dons.

 

Muitos acham que a referência a não ser ignorante se refere ao não conhecimento dos dons, mas, na verdade o que Paulo está tratando é a ignorância em não saber usá-los corretamente.

 

É como ensinar a fazer da forma certa, o que Paulo está tratando sobre os dons no Livro de I Coríntios, pois, eles tinham todos os dons, mas não sabiam usá-los como se devia.

 

Veja a afirmação do Paulo sobre a quantidade de dons que os cristãos em Coríntios tinha:

 

I Coríntios 1:7 De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,

 

A palavra dom, no grego é a palavra carisma, que é usado tanto em 1 Co 1.7, quanto em I Co 12 e 14

 

O que notamos nos capítulos 12, e principalmente 14, não é Paulo ensinando sobre os dons, mas corrigindo os irmãos por não estarem se movendo nos dons da forma correta.

 

I Coríntios 14:27-29

27 – E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.

28 – Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

29 – E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

 

Toda instrução que Paulo está trazendo é a respeito de como eles deveriam operar nos dons.

 

Da mesma forma o Espírito Santo quer nos ensinar não somente que os dons existem, mas como eles operam e de que maneira nos devemos proceder no uso deles.

 

O sobrenatural precisa ser ensinado.



COMO SE MOVER NOS DONS?

 

Um intercessor deve crescer na manifestação dos dons, pois o Ministério de Intercessão é um Ministério de uso pleno dos dons do Espírito Santo

 

Sem o conhecimento correto do uso dos dons espirituais, e, sem a prática dos uso dos mesmos, continuaremos a ser intercessores carnais, e não homens espirituais.

 

Efésios 4:12-13

12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

13 – Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

 

I Coríntios 2:15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

 

Portanto, quando perguntarem como posso me mover nos dons? A resposta certa é: Movendo! Isto é, tentando, praticando, exercitando

 

Como você aprendeu a andar quando criança? Tentando, andando e… caindo… mas não desistiu… certo?

 

Como você aprendeu a andar de bicicleta, ou a dirigir um carro? Tentando, errando, mas aprendendo a cada dia o uso correto do equilíbrio e o uso sincronizado de pés e mãos para a boa direção.

 

No início tudo é difícil, mas com o tempo fica fácil… Assim é com os dons!

 

Como um crente aprende a orar? orando.. Inicialmente imitando os demais crentes ou o pastor quando oram… e funciona…

 

Em muitas situações não sabemos porque fazemos, e não entendemos como fazer direito, mas devemos fazer mesmo assim, até o momento em que passamos a amadurecer e, pelo Espírito Santo, passamos entender o verdadeiro sentido e propósito para cada situação e passamos a fazer a obra de Deus com mais destreza, até chegar a maestria ou mestrado.

 

Veja o que diz em 

 

I Coríntios 14:31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.

 

O que Paulo está dizendo ao falar um após o outro, é que todo mundo pode fazer, mas um de cada vez, para que todo mundo possa aprender.

 

Entenda, a profecia não tem o objetivo de ensinar os outros. O que Paulo estava dizendo é que ao praticar você vai aprender como se faz.

 

O que a gente mais precisa é a capacidade de se deixar ser instruído e acompanhado de forma prática e pessoal no assunto dos dons. 

 

Pois temos o Grande Mestre que nos ensinará todas as coisas, principalmente o uso correto dos dons, o Espírito Santo:

 

João 14:26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

 

Desta forma, o Ministério de Intercessão não pode aceitar a religiosidade de não atender a necessidade do aprendizado do mover nos dons do Espírito Santo, pelo contrário, os sinais estão à nossa volta, o que falta é a organização, pelo ensino e prática do que já é nosso direito que do Pai procede. 

 

Cabe a cada um de nós sair desse marasmo e entrar nas ondas que nos levarão a um novo patamar no Espírito.

 

E a prática fará nos apercebermos dos erros que cometemos no dia a dia, para que possamos prestar mais atenção nos propósitos do Espírito que permeiam o nosso coração.

 

Entenda, não é que vamos começar nos movendo na plenitude de um dom, porque ninguém começa assim, cada um cresce por aprendizado, tentativa e erro. 

 

I Coríntios 14:12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai progredir neles, para edificação da igreja.

 

O que Paulo está falando é para procurarmos funcionar melhor nas manifestações que nós já temos,  e crescer nos dons.



ESTRATÉGIAS PARA ENTENDER O MOVER DO ESPÍRITO

 

  1. O que você vai ter em muitos casos é uma suspeita (suspeita profética). 

 

O que é isso?

 

É quando você olha para alguém, e vem na sua mente algo assim: Parece, que talvez, quem saiba, pode até ser, que Deus tem alguma coisa, que eu não sei direito o que é, para falar sobre essa pessoa. (é bem assim mesmo)

 

Geralmente isso vai acontecer no momento em que você está orando, adorando, pois são nesses momento em que o seu espírito está sensível com a presença do Espírito Santo de Deus, e você vai olhar para alguém e vai perceber algo, mas não vai discernir nada no início dessa suspeita.

 

Nesse momento é hora de prestar atenção no seu coração, é hora de começar a orar. 

 

Atos 11:28 E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.

 

Ágabo não tinha certeza, mas falava aquilo que percebia no seu espírito.

 

  1. Depois dessa suspeita, não tente chegar na pessoa como se tivesse a plenitude do conhecimento, falando: Assim diz o Senhor, Deus me revelou!.. Não.. vai devagar..

 

O ideal é nesse momento fazer uma checagem, uma investigação para confrontar o que você está recebendo se bate com o que a pessoa está passando.

 

I Tessalonicenses 5:20-21

20 – Não desprezeis as profecias.

21 – Examinai tudo. Retende o bem.



  1. Depois de checar e ter respostas positivas, sua fé se fortalecerá para que você passe a dar mais atenção e valor ao que o Espírito vai complementar aquela revelação.

 

Entenda, Deus é o Deus de propósitos, Ele não vai desperdiçar uma conexão com seus filhos, então entenda que Ele não somente quer falar, mas quer fazer algo sobrenatural na vida das pessoas.

 

É importante entender que é possível que a gente erre nos uso dos dons

 

Portanto, é vital saber como fluir no profético, mas também, como filtrar o profético tanto do que você recebe quanto ao que você fala.

 

Paulo disse que alguns vão profetizar e outros devem julgar. Porque?

 

a Bíblia diz:

 

I Coríntios 13:9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

 

E nós temo que aceitar isso, que a manifestação dos dons é em parte.

 

Não é o Espírito Santo fazendo sozinho e, graças a Deus, não somos nós fazendo sozinho, mas parte é o nosso conhecimento, parte é a inspiração profética.

 

Então Paulo disse… Até que você aprenda a lidar com isso, é melhor ir aos poucos, porque a forma de aprender a fazer é fazendo, a forma de aprender a profetizar é profetizando.

 

E muitos ficam esperando o dia em que o Espírito Santo vai chegar e falar à força na nossa boca, de maneira a manifestar aquilo que é o Mistério, o Escondido e o Profundo… Isso nunca vai existir… 

 

E a maioria passa a vida esperando, sem ter a manifestação dos dons que lhe era direito, a exemplo dos que estavam no tanque de Betesda.

 

Como conselho apostólico, o segredo é sempre ir devagar quando tem uma suspeita profética, cheque, confira, pergunte se o que você sente faz sentido. Se não for, fique em paz, avise para a pessoa que não era nada, e para ela não se preocupar, e vai tirando o seu time de campo, e descarte esses pensamento.. só isso… sem se deixar ficar mal por não ter dado certo dessa vez…mas vá orar mais, para que da próxima vez faça sentido.



COMO PRATICAR?

 

Existe uma experiência prática, e é através desse exercício que nós vamos interagindo, aprendendo melhor, observando o dom, recebendo orientação, e desta forma, vamos crescendo.

 

Por exemplo: Para quem quer profetizar, precisa aprender alguns segredos importantes:

 

A manifestação para quem recebe a profecia tem um caráter espetacular, mas para quem profetiza, a mensagem e o processo são simples, pois geralmente o profeta não faz idéia da profundidade que aquela revelação está produzindo na vida de quem a recebeu.

 

Para quem fala é abstrato, subjetivo, mas para quem recebe é concreto, objetivo, devido as conexões com o mundo em que esta pessoa vive.

 

Então, quem vai fluir nos dons tem que entender a simplicidade, pois, senão ele não tem coragem de seguir adiante.

 

Porque se você não se deixar mover pela parte simples, você não vai ter gente do outro lado dizendo que foi espetacular.



PARCERIA COM O ESPÍRITO SANTO

 

Tem pessoas que acham que as manifestações do Espírito vão acontecer por si, e que o Espírito Santo vem sobre alguém e faz tudo o que quer e do jeito que deseja.

 

Isso não é verdade.

 

I Coríntios 14:32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.

 

O fluir dos dons é uma parceria entre Deus e os homens

 

I Coríntios 13:9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

 

Mesmo quando Deus está nos usando na vida de alguém, nós não estamos sendo 100% divinos, proféticos.

 

Se você tem o desejo de conhecer os dons, isso já é fruto da ação do Espírito Santo em sua vida, porque:

 

Filipenses 2:13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

 

O profético é uma inspiração de Deus, que vai mexer com o meu e o seu conhecimento.

 

A suspeita profética é Deus tentando nos provocar, pois Ele espera de nós uma interação.

 

Enquanto não interagirmos, e não entrarmos no seu propósito, Ele não avança.

 

Em I Sm 3 vemos a história de Samuel, que ouvia uma voz e achava que era de Eli, até que este o orientou a ele dizer depois de ouvir a mesma voz: Fala que teu servo ouve.

 

O que é isso? Interação, conexão, pois, significa, estou disposto a Te ouvir, e, a partir daí, o Senhor dará continuidade no seu propósito, como o fez com Samuel.

 

Entenda, Samuel ainda não conhecia o Senhor:

 

I Samuel 3:7 Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.

 

Mas quando Eli o orientou que ele deveria se mover no espiritual, ele teve uma poderosa experiência e passou a ouvir a voz do Senhor. 

 

Traduzindo, Eli disse: Quando o profético te provocar, atenta para esse momento e se apresenta dizendo: Pode falar que o teu servo ouve… Trata-se de estabelecer uma conexão com o mover profético.

 

Foi por essa causa que provavelmente Samuel foi o iniciador de uma Escola de Profetas.

 

Antes de Samuel, você vê os profetas andando sozinho, mas depois de Samuel, eles começaram a andar em bando, ao lado do seu mestre, que era Samuel.

 

Porque o sobrenatural é algo que deve se ensinar, é algo que nós treinamos as pessoas. Eles eram ensinados a como interagir com o Espírito Santo.

 

Para isso precisamos ter um coração ensinável, e desenvolver os dons com perseverança e fé, sabendo que do Senhor vem o querer e o realizar.



REAVIVAR O DOM QUE HÁ EM NÓS

 

No Livro de Atos temos o seguinte relato:

 

Atos 9:10-12

10 – E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

11 – E disse-lhe o Senhor: Levantate, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 – E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

 

Se Deus sempre falasse conosco de forma tão detalhada como falou com Ananias seria muito fácil se mover nos dons, mas quase nunca será assim, por isso que Paulo escreve a Timóteo e diz o seguinte:

 

II Timóteo 1:6 Por essa razão, pois te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.

 

Reavivar significa reacender uma brasa que está apagando.

 

Em I Tessalonicenses 5:19 Não extingais o Espírito.

 

Não apague o Espírito Santo de Deus em sua vida, reaviva a sua fé nEle.

 

Existem muitas pessoas que estão esperando um avivamento, como se fosse uma enchente, onde de repente ele vai acordar e verá água por todo o lado. Só que não é bem assim que a Palavra nos diz:

 

Em Ez 47 o profeta Ezequiel nos conta uma visão de um anjo que o fez andar no meio das águas de forma contínua e com um nível de profundidade cada vez maior, até que o rio tomou conta dele e ele podia mergulhar porque as águas tinham tirado os seus pés do chão.

 

O plano de Deus não é que você fique no raso, ou onde dá pé. 

 

I Timóteo 4:14 Não seja negligente com o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

 

Pois se o dom vai operar ou não não depende só do Espírito Santo, depende da sua resposta e ação.

 

Porque Paulo estava falando com Timóteo sobre reavivar o seu dom?.. 

 

II Timóteo 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

 

Porque Timóteo estava com medo, não de usar os dons, mas de não conseguir ter resultados com os dons que tinha recebido, tipo: Vai que eu penso que é de Deus, e não é…. Vai que eu dê uma bola fora…. Vai que eu meta os pés pelas mãos…

 

Zêlo é fundamental, mas o medo bloqueia a obra de Deus na vida de uma pessoa.

 

Entenda isso, não é o rio de Deus que virá sobre você, é você que tem que entrar e se mover nesse rio.

 

Há algo que precisamos entender no mover dos dons é o prática da fé e da ousadia.

 

Romanos 12:6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

 

Então se mova, aprenda, avance, vá mais pro fundo, e você entrará num novo nível espiritual em sua vida que jamais você imaginou viver, um nível da intimidade com o Espírito Santo.

 

Salmos 25:14 O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.



DESEJAR OS DONS

 

I Coríntios 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

 

I Coríntios 14:1 SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

 

Buscar os dons significa ter disposição para entrar no rio. 

 

Os dons não vão procurar por você, você é que tem que procurar por eles.

 

Essa busca não é uma caça ao tesouro, algo descontrolado, não.

 

Em primeiro lugar, ela começa com um desejo

 

I Coríntios 14:12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

 

O desejo é Deus provocando, pois Ele dá o querer e o realizar, mas esse desejo tem que se desenvolver para essa busca prática, que envolve a oração.

 

Em segundo lugar, ore buscando os dons

 

I Coríntios 14:13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.

 

Como se busca os dons?   Orando.

 

A vida de oração está atrelada ao sobrenatural. Quer ter experiências com Deus, viva com intensidade o ambiente de oração.

 

Atos 2 – Estavam no Cenáculo orando… veio fogo dos céus

 

Atos 3 – Pedro e João iam no templo para orar – Curaram o paralítico na porta de Formosa.

 

Atos 4 – Estavam orando e tremeu o lugar onde estavam

 

Atos 9 – Cornélio estava orando e o anjo apareceu para ele

 

Atos 12 – A igreja orava e Pedro foi solto da cadeia pelo anjo

 

Em terceiro lugar ore incessantemente em línguas

 

E a oração em línguas espirituais é a chave que o Senhor coloca à nossa disposição para desenvolver a nossa intimidade com Deus, para que entremos na dimensão da manifestação dos dons num nível superior.

 

I Coríntios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

 

Em quarto lugar, o Espírito Santo distribui os dons segundo a sua vontade

 

I Coríntios 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

 

Portanto, mude a tua forma de pensar a sua vida espiritual e o seu chamado ministerial, e, tome uma das decisões mais importantes da sua vida: SE MOVA NOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

 

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO NOS DONS ESPIRITUAIS

 

A partir dessa ministração estaremos dando início ao Plano de Capacitação nos Dons, onde vamos nos mover nos dons com conhecimento e treinamento, e para que isso aconteça de forma efetiva estamos estabelecendo a seguinte organização estratégica:

 

PLANO DE CAPACITAÇÃO NOS DONS

 

Durante as próximas 3 Vigílias, a de março, abril e maio, estaremos detalhando cada um dos dons para permitir o aprofundamento no uso dos mesmos.

 

Vamos tratar e detalhar as seguintes informações:

 

GRUPO OU CATEGORIAS DE DONS

 

I Coríntios 12:4-6

4 – Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

5 – E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

6 – E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

 

I Coríntios 12:8-11

8 – Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

9 – E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10 – E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

 

3 categorias dos dons

 

  • Poder

  • Vocacional

  • Profético

 

Tudo isso serão tratados e detalhados com vista o aperfeiçoamento dos intercessores apostólicos.

 

Mas, já para dar início ao Mover dos Dons, segue algumas estratégias imediatas:

 

ATIVIDADE PARA AS EQUIPES DE INTERCESSÃO

 

TEMA: TRAZER A MEMÓRIA O QUE NOS DÁ ESPERANÇA

 

Todos os intercessores deverão ter um Caderno de testemunhos pessoais.

 

Nele deve-se anotar todos os milagres, livramentos, Palavras proféticas que se cumpriram em sua vida  e situações inusitadas de cunho espiritual que cada um tem como testemunhos em sua vida. (Escrevê-las todas com detalhes)

 

Essas anotações servirão para fortalecer o entendimento de como o Espírito Santo trata com você e como Ele fala com você.

 

Trabalho de Equipe

 

O Líder da Equipe deve se reunir com seus liderados aos domingos pela manhã, e solicitar que alguns leiam seus testemunhos e todos vai discutir o assunto apresentado na busca do discernimento do que o Espírito Santo quis falar com aquele testemunho.

 

O objetivo é treinamento de discernimento espiritual.



DESEJAR, BUSCAR E SE MOVER NOS DONS ESPIRITUAIS

 

I Coríntios 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

 

O procurar os melhores dons não significa que existem dons melhores e outros piores. 

 

O que Paulo nos ensina nessa passagem é que devemos buscar os dons que melhores se encaixam em nós, os que temos maior afinidade, os quais percebemos que o Espírito está trabalhando em nossa vida.

 

E a partir dessa descoberta, devemos entrar profundamente no rio do Espírito Santo, mergulhar em uma viagem no sobrenatural de Deus, e se preparar para participar do caminho mais excelente que o Espírito Santo tem preparado para cada um de nós.

 

CONCLUSÃO

 

O desenvolvimento dos dons e o uso dos mesmos tem como objetivo o bem do próximo e a edificação do corpo de Cristo que é a Igreja.

 

I Coríntios 12:7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

 

Os dons são muitos, mas cada um tem um objetivo para que possamos ser e agir como um corpo unido e bem organizado para realizar essa santa obra que Deus nos confiou

 

Romanos 12:3‭-‬10

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.  O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

 

Portanto,

 

I Pedro 4:10-11

10 – Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

11 – Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.

 

Se prepare, um novo tempo já começou! O TEMPO DE MILAGRES!!!