IGREJA APOSTÓLICA RENASCER EM CRISTO
MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO
PLANO DE MELHORIA DO MINISTÉRIO PARA 2020
O Ministério de Intercessão tem como objetivo para o ano de 2020 a implementação do PLANO DE MELHORIA CONTINUADA (PMC), que representa um conjunto de ações a serem trabalhadas para que alcancemos o crescimento e fortalecimento necessário para o bom êxito do exercício das nossas atividades espirituais.
O conceito de Melhoria Continuada representa não aceitar a estagnação, mas utilizar uma metodologia moderna que revisará continuamente todos os conceitos até então utilizados no Ministério, com vistas ao ajustamento dos conteúdos para a perfeita adaptação aos propósitos que o Espírito Santo tem para cada momento da nossa caminhada na busca evolução pelo pleno conhecimento da Verdade que é Cristo.
O Senhor nos diz em Os 4.6 que o povo perece por falta de conhecimento, e que para corrigir isso devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor (Os 6.3)
Sendo essa a palavra que fundamenta o PMC (Plano de Melhoria Continuada), vamos conhecer e prosseguir no conhecimento de tudo o que devemos e podemos falar ou praticar sobre o mundo espiritual.
Esse procedimento somente é possível pela busca incessante da revelação e direção do Espírito Santo, baseado na Palavra de Deus, a Bíblia, e, portanto, é isso que nos norteará em todos os nossos procedimentos no Ministério de Intercessão.
1. VISÃO APOSTÓLICA DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO
Há muitas definições que nós poderíamos dar sobre intercessão. A mais simples está na Bíblia: “Orai uns pelos outros”. Tg 5.16
O conceito de intercessão durante muito tempo resumiu-se a essa condição de orar a Deus a favor de outra pessoa e se colocar na brecha por ela.
É claro que essa ação espiritual está correta; mas interceder não se limita apenas a esta condição, ou melhor, não se resume em apresentar a vontade do homem perante Deus, mas sim, buscar qual a perfeita vontade de Deus para o homem.
O papel do Intercessor é buscar do Espírito Santo qual a revelação e propósito de Deus para a pessoa ou situação.
Sendo assim, o intercessor deve agir como um INTERMEDIÁRIO através da sua relação com o Espírito Santo, pela fé, interferindo no mundo natural, através de ações proféticas e revelações espirituais.
A consciência apostólica da verdadeira intercessão é estabelecida numa atitude de se tornar instrumento do Espírito Santo, onde o Espírito Santo deve assumir total controle sobre a vida do intercessor, para que este manifeste o Seus desejos e propósitos, quanto ao que se realmente tem que ser apresentado a Deus, e o que Deus tem para revelar e interferir a respeito da situação e pauta.
Portanto, interceder é encontrar-se com Deus, descobrir o que está em Seu Coração, com respeito a determinada causa de alguém ou algo que é motivo da nossa intercessão, aliando-nos com Ele a fim de que Sua vontade se manifeste naquela situação.
Pois somente assim o poder que há na intercessão de um servo de Deus, dirigido pelo Espírito Santo, pode mudar a história de uma família, de uma igreja, e até de uma Nação.
2. MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO APOSTÓLICO
Segundo o último levantamento de dez/19, o Ministério de Intercessão é composto por 1.488 intercessores, com as seguintes características:
FORMAÇÃO INTERCESSÓRIA
85% desse volume já fez o curso de intercessores, 15 está no aguardo de novas turmas.
3. PROCEDIMENTOS DA INTERCESSÃO
Somos um Ministério cujo trabalho específico é interagir no mundo espiritual e com seres espirituais, e por isso, não podemos estabelecer padrões de ações naturais, nem podemos ser superficiais no trato com o mundo espiritual, porque somente com maturidade e profundo conhecimentos espiritual poderemos interagir no ambiente que o Senhor nos colocou, gerando resultados que agradam a Deus.
Para isso precisamos entender e praticar os conceitos atualizados dos PROCEDIMENTOS DE INTERCESSÃO:
a) RELAÇÃO COMPLETA DAS ATIVIDADES DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO:
– Identificar – (Levantamento Espiritual / Mapeamento Espiritual / Apresentação ao Sacerdote) – (Presb./Past.)
– Direcionar – (Análise do Sacerdote Indicando os Atos Proféticos que a Intercessão deve Praticar) – (Bp./Dirig.)
– Preparar – (Recebimento das Direções Proféticas, Montar o Exército e Estabelecer o Plano de Combate) – (Lid.Int./Dirig.)
– Combater – (Realizar Atos Proféticos) – (Presb./Past.)
– Consagrar – (Entregar e dar direitos a Deus através da oração e Unção) – (Lid.Int./Presb./Past.)
– Proteger – (Atividade do Atalaia na Intercessão nos Cultos e Eventos) – (Asp./Dc./Presb.)
– Cobrir – (Cobertura de Oração Intercessória das Autoridades e Líderes) – (Dc./Presb.)
– Advogar – (Atividade do Intercessor no Cenáculo pelo Clamor pelos Pedidos de Oração, baseado na Palavra de Deus) – (Dc./Presb./Past.)
– Atender – (Atividade Espiritual de Aconselhar e Visitar Lares, Hospitais, Presídios e Empresas) – (Presb./Past.)
– Libertar – (Denunciar, Expulsar Entidades Demoníacas e Desligar os Direitos Desses Demônios na vida das Pessoas) – (Presb./Past.)
– Curar – (Atendimento Espiritual de Revelação e Quebra das Legalidades que Prendem as Pessoas) – (Presb./Past.)
– Conquistar – (Estratégias Espirituais Territoriais para implementação de Células e Igrejas, e expansão das mesmas) – (Bp./Dirig.)
– Aperfeiçoar – (Plano de Capacitação Intercessória com o Levantamento de Mestres de Intercessão) – (Escrit.Int.)
– Liderar – (Preparação de Líderes das Equipes de Intercessores, Líderes Territoriais e Coordenadores) – (Escrit.Int.)
– Dirigir – (Atividades do Escritório de Intercessão Nacional para Administração Geral do Ministério) – (Escrit.Int.)
– Integrar – (Plano de Integração de todas as Atividades Intercessórias nos Diversos Ministérios – Estabelecimento da Igreja Intercessória) – (Bp./Dirig.)
b) Os papéis dos participantes do Ministério de Intercessão são as seguintes:
1ª. – ATALAIA – Vigia que atua nos cultos e eventos
2ª. – GUARDIÃO – Das promessas e cobertura
intercessória pelos Líderes e Oficiais
3ª. – MEDIADOR – Responsável por orar pelos pedidos
de oração
4ª. – ESPIA – Responsável por realizar o levantamento
das informações para o Mapeamento Espiritual
5ª. – GUERREIRO DE BATALHA ESPIRITUAL –
Praticantes dos Atos Proféticos
6ª. – LÍDER DE EQUIPE INTERCESSÓRIA –
Responsável pelo grupo de intercessores da
igreja local
7ª. – LÍDER TERRITORIAL – Responsável pelos
trabalhos espirituais realizados em
determinada região
8ª. – MESTRE DE INTERCESSÃO (ESPECIALISTA) –
Conhecedor e multiplicador do conhecimento
espiritual
9ª. – COORDENADOR DE INTERCESSÃO –
Responsável por funções administrativas do
Ministério de Intercessão
10ª. – PROFETA (SACERDOTE)
Temos o desejo de crescer, e nos fortalecer espiritualmente, e por isso, buscamos em Deus condições de melhorias e estratégias que nos permitam executar a obra que Ele nos confiou de forma madura e eficaz.
4. PROPOSTAS PARA O MINISTÉRIO EM 2020
Como PROJETO para o ano de 2020 relacionamos os seguintes propósitos a serem desenvolvidos em concordância com o Escritório Nacional, para que venhamos a alcançar novos patamares, a saber:
1. Ativação da Intercessão Territorial – A partir do delineamento estratégico de Regiões Territoriais, devem ser definidos líderes para essas regiões (de preferência com a unção pastoral) para coordenar o trabalho de mapeamento espiritual e acompanhamento das ações espirituais ali praticadas, permitido a implementação dos processos Intercessórios de forma organizada em todas as Regiões pertencentes às Nações onde a Igreja Renascer está presente.
2. Implementação do Curso de Oração (Relacionamento com Deus) no CEAR – Trata-se de um curso que visa orientar como se estabelece uma relação com Deus, apresentando quais são as premissas, bases, procedimentos e resultados desse relacionamento.
Esse curso já encontra-se montado e pronto para ser aplicado pelo CEAR, aguardando apenas a liberação do Escritório Nacional.
O objetivo é que esse novo curso não seja implementado apenas para os intercessores, mas sim para todos da Igreja, por suprir a necessidade do desenvolvimento da Relação com Deus de todos os membros e oficiais da Igreja, pois, aprender a se Relacionar com Deus ou aprender a Orar, não se limita somente ao intercessores, mas é vital para todos os cristãos.
3. Reformulação dos Cursos Bases para Intercessão do CEAR – Revisão do conteúdo dos atuais Cursos de Intercessão e Batalha Espiritual, com o implemento de informações mais pertinentes ao dia a dia do Ministério de Intercessão.
As matérias serão:
Conceitos básicos do Mundo Espiritual
Fundamentos da Intercessão
Chamado intercessório
Atalaia
Mediador
Guardião
Compromissos e Fidelidade
4. Inclusão das Disciplinas de Intercessão e Batalha Espiritual no Curso de Presbíteros e Pastores – CEAR – Tem como objetivo fortalecer o conhecimento sobre os conceitos de Intercessão e, principalmente, sobre Batalha Espiritual para aqueles que estão sendo preparados para serem dirigentes das igrejas no futuro, com vistas ao aperfeiçoamento do exercício da autoridade espiritual que lhes serão concedidas..
As matérias podem ser:
Mundo Espiritual
Fundamentos da Intercessão
Princípios Espirituais
Ferramentas Espirituais
Territorialidade
Espia espiritual
Guerreiro Intercessório
Compromisso e Fidelidade
O que diferenciará o conteúdo do curso de Presbíteros e o de pastores será o aprofundamento dos assuntos principalmente com relação aos conceitos da ação dos espíritos malignos e ao uso dos dons espirituais.
5. Programa de Formação dos Líderes de Intercessão – CEAR/(Interno) – Formação e preparação prévia dos líderes de intercessão, com vistas a capacitação dos mesmos, não somente teórica, como prática, para o ingresso na função de liderança, minimizando, assim, os problemas atuais de imaturidade dos líderes pela falta de consciência das atividades que devem exercer, causando diversos retardos e prejuízos para ao Ministério e para a equipe de intercessão.
O objetivo é que o CEAR dorme esse líder e o Escritório de Intercessão Nacional o capacite para as atividades práticas da nova posição que poderá o ocupar.
Somente com as duas aprovações esse aluno estaria habilitado para concorrer a função de liderança Intercessória
Através dessa formação os líderes ocuparão sua posição, quando forem solicitados para isso, já capacitados e conscientes da sua real responsabilidade, dando continuidade a tudo o que foi realizado até o momento, e podendo aplicar novas estratégias que vão possibilitar o crescimento e progresso do Ministério local.
6. Plano de Capacitação Intercessória – Estratégia interna do Ministério de Intercessão, com vistas ao fortalecimento e aprofundamento no Conhecimento do Mundo espiritual de forma ampla.
Esta capacitação será para todos os envolvidos com o Ministério, utilizando-se de material constante do Portal da Intercessão, e com avaliações periódicas para a identificação do grau de evolução de cada Intercessor.
Isso será utilizado de forma coerente para a devida identificação, correção e valorização da capacidade e maturidade intercessória de cada um, para e utilização de forma correta nas atividades pertinentes ao Ministério.
O processo de Formação (CEAR) e Capacitação (Interno) de um intercessor durante o decorrer da sua vida ministerial deve seguir a seguinte estrutura:
1º. – Pretendente a Intercessor (Aguardando o início do
curso – CEAR)
2º. – Aprendiz de Intercessão (Durante o período de
formação – CEAR)
3º. – Intercessor Iniciante (até o 1º. Ano de Ministério)
4º. – Intercessor Pleno (Após o 1 ano de Ministério)
5º. – Colíder de Intercessão (Auxiliar da liderança
Ministerial)
6º. – Líder Ministerial da Equipe de Intercessão (Local / Reg.
/ Estadual)
7º. – Líder Territorial (Gestor Espiritual de Regiões Geográficas)
8º. – Mestre de Intercessão (CEAR)
9º. – Coordenador de Intercessão
10º. – Líder Nacional de Intercessão
7. Equipe de Estudos Avançados – O conjunto de mestres de intercessão, juntamente com os líderes tanto de equipe como de territórios e Coordenadores intercessórios deverão se reunir uma vez por mês com o objetivo de tratar assunto do Ministério, com vistas ao aperfeiçoamento.
Também os mestres de intercessão, desenvolverão estudos estratégicos, com a coordenação do Escritório Nacional, que trarão profundidade no conhecimento de assuntos espirituais.
8. Igreja Intercessória – Plano de Conexão para o envolvimento estruturado dos diversos Ministérios ligados a Intercessão, isto é, Ministérios que utilizam interações espirituais nas suas atividades.
Para que o processo intercessório seja completo, faz-se necessário o envolvimento em conjunto dos diversos Ministérios da igreja, interligando-os entre si, tornando-a uma IGREJA INTERCESSÓRIA.
Esta conexão permitirá a atuação do corpo de Cristo como um todo, cobrindo e atendendo, forma plena, às reais condições que a pessoa necessita, o que representa uma ação muito mais poderosa e eficiente do que apenas um Ministério de Intercessão.
Segue a relação de alguns Ministérios que devem estar relacionados com o ações intercessórias:
Gauf – Visitas – Capelania – Aconselhamento – Cura e Libertação – Casais – O2 – Casais – +QV – Homens de Aliança e outros
9. Expansão do Ministério de Intercessão – Visando o crescimento e expansão da capacidade realizadora do Ministério de Intercessão, estaremos estabelecendo uma série e estratégias que permitirão a divulgação, multiplicação e potencialização das atividades intercessórias, através de uma série de Simpósio e Ações espirituais integradas não somente com os oficiais e membros da Igreja Renascer, mas, também com o envolvimento das Igrejas da CIEAG.
Como resultado, promoveremos o crescimento dos participantes ativos do Ministério e também do poderio intercessório nas atividades estratégias que serão realizadas.
10. Plano de Especialização Espiritual – Sabemos que o Senhor, através do Seu Santo Espírito, tem disponibilizado ferramentas espirituais, entre as quais estão os Dons do Espírito, para que possamos realizar a sua obra com poder segundo a Sua vontade e liberalidade.
E também somos conscientes que o conjunto das atividades intercessórias é muito complexo por se tratar de ações que exigem grande conhecimento e habilitação espiritual.
Desta forma, é muito importante a busca e o desenvolvimento desses dons, como ferramentas intercessórias, para o bom exercício das nossas atividades.
Esse desenvolvimento no uso dos dons possibilitará a especialização, pois o Espírito Santo distribui os dons como lhe apraz.
Como nem todos os dons estarão disponíveis para todas os intercessores, quando for identificado que o intercessor possui algum dom espiritual, este deverá entrar em processo de desenvolvimento consciente e consistente, até que o mesmo esteja capacitado para ser um especialista nessa área que o Espírito Santo o deliberou.
Entre as atividades que necessitam da aplicação de dons espirituais, e, portanto, de uma equipe especializada, temos:
Gauf \ Visitas \ Capelania (Hospitalar – Presídios – Empresarial) \ Cura \ Libertação \ Visitas \ Aconselhamento \ Espias \ Guerreiros \ Mediadores \ Atalaias \ Mestres \ Sacerdotes
Trata-se, portanto, de um investimento vital na busca do aprofundamento no conhecimento e ação espiritual e no detalhamento da complexidade do assunto Intercessão e Mundo Espiritual, potencializando as diversas atividades agregadas diretamente a esse Ministério através do uso estratégico dos dons espirituais.
11. Portal da Intercessão – É um Site, construído em forma de Portal, que abrange todas as Atividades do Ministério de Intercessão.
Trata-se de uma poderosa ferramenta que facilita o trabalho do Ministério de Intercessão, sendo disponível para Desktop, tablets e celulares, e o Portal abrange as seguintes áreas de atuação:
– Procedimentos Intercessórios
– Administração dos Líderes
– Organização das Tarefas do Ministério
– Capacitação Intercessória
– Pesquisas e Curiosidades
– Agendas e Atualidades
– Uniformidade de Procedimentos
– Armazenamento de Informações Fundamentais
– Possibilita o Acompanhamento dos Indicadores Ministeriais
– Agilidade nos processos
– Dicas e Orientações Estratégicas
O Portal da Intercessão está em desenvolvimento, em fase avançada, tendo hoje mais de 1.100 páginas na sua composição (pos. dez/19).
Toda a sua estrutura de construção utiliza a metodologia de árvore inversa, partindo do assunto (Plano maior) e parte com o destrinchamento ramificado do assunto até chegar ao detalhamento de cada item com vistas a demonstrar a verdade com grande profundidade atrás daquele assunto.
12. Aplicativo para Pedidos de Oração – Desenvolvimento de um aplicativo para smartphones que possibilite o registro do pedido de oração estruturado, para que o mesmo seja enviado para uma equipe de intercessão, e, como forma de ajudar a pessoa, o aplicativo possa, através de um programa de Inteligência Artificial, devolver uma oração gravada do Apóstolo ou da Bispa que tenha a ver com o que a pessoa está necessitando.
13. Cenáculo Nacional – Local onde poderemos realizar 24 hs de intercessão durante todos os dias do ano.
O Objetivo é que esse Cenáculo seja localizado em uma região central, de fácil acesso.
Para que isso seja possível, faz-se necessário uma equipe de segurança e uma equipe administrativa do Escritório de Intercessão Nacional, a qual organizará e controlará o acesso, além de gerenciar os motivos de oração para todos os intercessores que ali estarão realizando a atividade espiritual de intercessão bem coordenada.
O ideal é que nesse local também seja possível a realização de reuniões, tenham salas de estudo e auditório para seminários e palestras.
14. Conferência Internacional de Intercessão e Batalha Espiritual – A ser ministrada pelo Apóstolo Estevam, a Bispa Sonia, e, se for da direção do Apóstolo, poderá ter outros palestrantes que sejam referenciais mundial nessa área, para o estabelecimento de ações proféticas que viabilizem marcos espirituais profundos através dessa estratégia de Deus.
15. Projeto ORA BRASIL – Um dia a ser determinado, com repercussão em nível nacional, tendo como propósito 24 hs de oração, com a aplicação de diversas estratégias de mobilização de uma grande massa de pessoas e envolvimento de todas as igrejas cristãs de toda a Nação, com diversos eventos relacionados a esse tema nesse dia.
16. Escritório De Intercessão Nacional – Equipe formada pelos Coordenadores de Intercessão e liderada pelo Líder Nacional da Intercessão, os quais administram e controlam todas as atividades relacionadas ao Ministério de Intercessão em todas as regiões no País e fora dele, onde há igrejas ou células.
O Escritório de Intercessão Nacional é envolvido com o Escritório Nacional, liderado pela Bispa Fernanda, e tem como objetivo a coordenação das atividades relacionadas a intervenção por ações proféticas e intercessão com o Mundo Espiritual.
Entre as demais responsabilidades do Escritório de Intercessão Nacional estão a administração de todas as equipes de intercessão, a divulgação e controle das diretivas intercessórias e o controle das ações proféticas territoriais e as estratégicas como escalas dos eventos nacionais.
5. CONCLUSÃO
Deus nos elegeu e nos confiou esse Ministério para que possamos fazer diferença nessa terra e possamos manifestar a Sua atividade nessa área, pois Ele é o verdadeiro Intercessor:
Hebreus 7:25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Temos orado e clamado pelo avivamento da igreja e a transformação desse País, cumprindo a palavra profética que o Brasil será o País evangelizado e temente a Deus.
É por isso que devemos estar preparados, precisamos estar maduros como intercessores apostólicos, e vamos alcançar esse objetivo de Deus para o nosso Ministério.
Como resultado desse novo nível de interação, pelo poder do Espírito Santo de Deus em nós, este é o ano de vivermos e realizarmos, em Nome de Jesus, grandes
MILAGRES!
em Nome de Jesus. Amém!