CONCEITOS DE COORDENADOR DE IGREJA INTERCESSÓRIA

 

Jesus Cristo é o exemplo supremo de liderança espiritual. Quando a maioria das pessoas pensa sobre liderança, geralmente imaginam um oficial militar dando ordens ou um empregador supervisionando de perto os seus empregados, certificando-se de todo o trabalho é feito. Estes aspectos podem ser parte da liderança, mas não são a essência da liderança espiritual. 

A liderança espiritual é o oposto do que muita gente pensa. A liderança espiritual é liderança que serve. O próprio Jesus Cristo nos ensinou: “como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:28). Jesus foi definitivamente um líder. Ele foi o líder dos doze discípulos e de um grupo muito maior de seguidores (Lucas 10:1-17). Jesus não liderou dando ordens ou supervisionando, mas sendo um servo e servindo ao lado de seus seguidores. 

A liderança espiritual envolve humilhar-se e fazer as tarefas que ninguém mais quer fazer. No tempo de Jesus, o ato de lavar os pés era para ser atribuído ao mais baixo dos servos. No entanto, na última ceia, Jesus humilhou-se e lavou os pés dos discípulos. Depois disso, ele declarou: “Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem” (João 13:12-17).

Liderança Espiritual – O que é preciso?
A verdadeira liderança espiritual, com um espírito de humildade e serviço, fará com que as pessoas o sigam porque querem, não porque precisam. A genuína humildade e liderança espiritual são atraentes. As pessoas querem seguir uma pessoa que sirva ao seu lado e lhes dê um exemplo. Talvez o apóstolo Paulo ofereça o melhor resumo: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). 

A liderança espiritual insiste na humildade. A humildade é a atitude que coloca os outros antes de você, que considera outras pessoas como sendo mais importantes que si mesmo. Dizia-se de Moisés, o líder de mais de um milhão israelitas: “era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12:3). Quando uma pessoa acredita ser melhor do que outra, isso impede que se possa realmente cuidar do próximo. A humildade permite servir aos outros de coração e, assim, estabelecer um exemplo que outros seguirão. 

A liderança espiritual também requer integridade. As pessoas não querem seguir uma pessoa por quem não sentem nenhum respeito. Falando a servos, Efésios 6:6-8 diz: “Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.” Além disso, a liderança espiritual exige honestidade. As pessoas sentem repugnância por uma pessoa que não podem confiar estar dizendo a verdade. Provérbios 16:13 nos ensina: “O rei se agrada dos lábios honestos; e dá valor ao homem que fala a verdade.”

 

Liderança Espiritual – Quais são os resultados?
A liderança espiritual genuína tem resultados poderosos! Jesus começou o Seu ministério com doze discípulos. Quando terminou de treiná-los para serem líderes servos, Ele os enviou ao mundo. Em seu primeiro dia de ministério, mais de 3.000 pessoas acreditaram na mensagem sobre Jesus (Atos 2:41). Alguns anos mais tarde, o seguinte foi dito sobre os discípulos: “Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui” (Atos 17:6). Os resultados da liderança de Jesus podem ser vistos hoje nas centenas de milhões de pessoas que se dizem cristãos – seguidores de Cristo. 

Como você pode desenvolver a liderança espiritual em sua vida? Em primeiro lugar, ore a Deus por sabedoria sobre como se tornar um líder espiritual (Tiago 1:5). Segundo, peça a Deus que mude o seu coração e desenvolva as qualidades de caráter necessárias para a liderança espiritual (1 Coríntios 3:4-7, Gálatas 5:22-23). Em terceiro lugar, confie que o poder de Deus lhe dará a força necessária para expor a liderança espiritual em sua vida. Filipenses 4:13 declara: “Tudo posso naquele que me fortalece.”

A liderança começa pelo autocontrole, tarefa árdua e complicada ao alcance de poucos. Um bom líder deve conhecer a si mesmo, seus pontos fortes e fracos, procurando viabilizar os primeiros e tentando não tornar pesados demais os segundos, nem para ele mesmo e nem para os demais. A partir daí, ele deve promover as condições adequadas para que surjam outros líderes à sua volta.

Diversos estudos realizados entre trabalhadores de natureza e condição as mais diversas mostram o que se espera do líder:

  1. Que tenha conhecimento amplo e profundo do trabalho a ser realizado.

  2. Que seja honrado e íntegro.

  3. Que tenha visão do futuro.

  4. Que inspire esperança e paixão naquilo que faz.

Liderança É o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. 

A liderança ocorre quando há congruência entre a proposta do líder e a recompensa esperada pelo grupo. 

O líder é alguém que apresenta de maneira correta a proposta correta, na hora certa. 

Para melhor entender o processo de liderança, é importante distingui-la da autoridade formal.

Autoridade formal, portanto, é diferente de liderança, porque são diferentes as bases nas quais se assenta a motivação de seus seguidores. Mas, pode haver semelhanças em certos pontos. Eles desempenham um papel importante. 

A identidade de interesses entre o líder e seus seguidores é importante nas organizações formais, especialmente nas empresas. 

Um líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter condições de liderar com sucesso. 

Liderar consiste, enfim, em conseguir com que os demais façam o que devem fazer com profunda convicção e, sobretudo, que o façam tomando a si a responsabilidade para que isso aconteça.

Por renascer.org.br – 30/11/2015

 

A liderança é a arte de conduzir pessoas a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Essa habilidade é uma das principais características que ajudam um indivíduo a destacar-se tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Mas, afinal, essa capacidade de influenciar e direcionar os outros é um dom natural ou uma competência que pode ser desenvolvida ao longo da vida? Para muitos estudiosos, as duas coisas podem acontecer e, ainda que seja uma característica intrínseca, a liderança precisa ser aperfeiçoada no decorrer do desenvolvimento da pessoa.

 

Existem diversas teorias e modelos de lideranças que foram estudados, e conhecer melhor alguns modelos de liderança também ajuda a compreender um pouco mais a arte de liderar. A Gerente de Compliance da Microsoft, Juliana Nogueira nos mostra alguns tipos de líder:

 

Exigente

 

Observa todos os detalhes e não deixa nenhum deslize passar despercebido, não há o menor espaço para pequenos erros, esse líder acredita que a excelência é o caminho para a obtenção do sucesso.

 

Autocrático

 

Não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores. Isso causa certo desconforto e limita a performance do grupo.

 

Liberal

 

Dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho, mas precisa estar atento para que os colaboradores não cometam erros graves e prejudiquem o desempenho da empresa.

 

Visionário

 

Tem senso de oportunidade e um otimismo latente. Capaz de antecipar tendências é empreendedor e tem disposição para correr riscos. Esse tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores para a obtenção de bons resultados e busca motivá-los constantemente.

 

Na contramão do mundo

 

Em uma de suas palestras, Apóstolo Estevam Hernandes destacou sobre como ser líder e andar nos caminhos do Senhor, usando a liderança de Moisés para identificar alguns pontos importantes para uma boa liderança.

 

“Moisés, foi levantado como um libertador, e ele sai com mais de 600 mil pessoas do Egito, em um fato que abala as estruturas do Egito, a onde um único homem, mobiliza a maior nação da terra, claro que Deus usa Moisés com poderes sobrenaturais, quando ele se apresenta a faraó, Deus age no Egito, mas era necessário, um líder para guiar o povo e esse líder foi Moisés. Quando Moisés está lá no monte, Deus falando com ele, lamentavelmente o povo começa a se corromper, e todo ouro e toda prata que ele haviam tirado do Egito, que seria usado para construir o tabernáculo eles pegam e constroem um bezerro de ouro, porque ali estava uma liderança negativa, com isso algo que seria construído em vinte ou trinta dias demora quarenta anos. As vezes você já esta com tudo certo e encaminhado para que sua liderança aconteça, mas devido a falta de confiança e de pessoas de bom caráter a seu lado pode acabar por estragar tudo”, afirmou o líder da Igreja Renascer em Cristo.

 

“Agora é com você. Você está preparado para liderar? Você esta preparado para exercer aquilo que Deus constituiu para que você fosse? Deus te entrega as batalhas para que você as resolva com sabedoria, você precisa dar a sua cara para bater, sem medo de enfrentar os desafios dessa jornada, porque aquilo que Deus quer para sua vida vai acontecer e você precisa estar preparado”, conscientizou.

 

“Não dá para falar Senhor eu não estou preparado, não dá para falar eu quero um tempo ou não dá para fala Senhor eu não vou fazer. Quando chegar a sua hora não dá para fugir. A responsabilidade de um líder é algo que 99% das pessoas que trabalham não conhecem, porque muitos trabalham apenas para suas necessidades básicas, só que Deus tem para você a alegria da realização, Ele tem caminhos maiores para você”, afirmou Apóstolo Estevam.

 

O líder da Igreja Renascer, afirmou que você precisa estar preparado para quando sua liderança chegar. Veja, a seguir, quais são:   

 

Seja um bom líder quando for chega a sua hora

 

Os bons líderes delegam o trabalho e mostram apreciação pelo trabalho que os outros fazem, em Êxodo 39:43 “Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.”.

 

Os bons líderes reconhecem os seus limites

 

Quando precisar de ajuda, peça de joelhos no altar, pois não a ninguém melhor para te ajudar do que nosso Senhor. Em Deuteronômio 1:9 “Nesse mesmo tempo eu vos disse: Eu sozinho não posso levar-vos.”. Concluiu

 

Bons Exemplos

 

“Os lideres devem dar o exemplo de ser bons trabalhadores. Trate os que estão sob a sua liderança como gostaria de ser tratado, em Eclesiastes 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”. Concluiu

A verdadeira liderança na casa de Deus é algo espiritual e não natural. Como líderes, somos chamados para fazer algo que está além de nossas forças. Enquanto líderes seculares dão seu tempo, mas nós damos a nossa vida.

Se estiver disposto a morrer pelo evangelho, você não achará grande coisa liderar um ministério ou se desgastar em vigílias e jejuns para que a obra de Deus prospere 

A fé nos conduz a uma radicalidade santa de poder dizer: tudo posso nAquele que me fortalece. É preciso líderes acima do normal para trazer a glória de Deus sobre a Terra. Só pode ser obra de Deus aquela obra que não podemos fazer por nós mesmos, por isso é uma liderança espiritual.

Quando você reconhece que não é capaz de liderar por se mesmo, é ai que Deus vai começar a agir

Muitas vezes vemos lideres sofrendo porque seu trabalho não tem rompido, não está havendo crescimento, não entendem o porque estão fazendo de tudo e parece não ter resultado algum, e muitos lideres desistem no meio do caminho, isso porque não entenderam, e não reconheceram que é Deus que faz, ele só nos usa.

Não peça a Deus uma tarefa de acordo com a sua força, mas peça-lhe de acordo com o proposito d´Ele.

Verdadeiros líderes chamados por Deus renunciam a coisas, posições, bens, para atenderem ao chamado do céu. O renunciar na verdade está ligado ao coração, e aquilo que é primeiro em sua vida. Você pode ser um profissional liberal, um médico, um advogado, um estudante, um universitário e seu coração não estar nas coisas desse mundo. Renunciar, é tirar profissão, dinheiro, poder, status e o que mais for necessário e colocar o reino de Deus em primeiro lugar. Logicamente existem pessoas com um chamado exclusivo para obra de Deus, como os pastores em tempo integral, porém isso não significa que eles são mais líderes que os demais.

Gostaria de mostrar alguns princípios da verdadeira liderança espiritual apresentado por Jesus em Mateus 20. Nesse texto Jesus da o padrão da verdadeira liderança espiritual.

Mt 20.20-28 

20 ¶ Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.

21 Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.

22 Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.

23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.

24 Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos.

25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.

26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;

27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;

28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Parece claro no texto que, o principal interesse de Tiago e João estava não nas implicações de ser um líder, mas apenas no glamour e na glória da posição de líder. Na resposta que o Senhor lhes dá, nós podemos ver a essência da verdadeira liderança espiritual.


1 – A liderança é predeterminada e não uma preferencia pessoal

Vs 21 – Manda = A mãe de João e Tiago reconheceu que a liderança no reino de Deus é uma posição que Ele determina, não pode ser tomada pelo esforço humano.

Deus quer que tenhamos um coração voluntarioso, ou seja, que façamos as coisas de boa vontade, mas essa mentalidade de voluntariado que existe hoje em dia não é a mentalidade da liderança da Bíblia. O Senhor não busca voluntário, ele chama seus servos.

A mentalidade do voluntário: “Eu, que sou uma pessoa muito boa, analisei e vi que eu preciso ajudar de alguma maneira, por isso estou aqui. Mas eu sou voluntário, então eu escolho quando fazer, o que fazer e como fazer”

O voluntário é aquele que está no centro do comando. Ele decide como deseja fazer a vontade de Deus, porque ele é voluntário e não empregado.

Na palavra de Deus não há voluntário, há servos.

Os homens de Deus na bíblia não eram voluntários, eram chamados. Abraão, Moises, Gideão, Davi, Paulo, foram chamados por Deus. Quando alguém era chamado não tinha qualquer escolha.

Essa é a mentalidade dos Líderes chamados por Deus : “Ninguém precisa me agradecer, faço porque fui comissionado para fazer e porque Ele me ordenou, faço por obediência.”

A liderança é um posição predeterminada, é Deus quem manda. O voluntário corre quando veem as pressões, as lutas. Não dá para contar com voluntários. O servo, porém, sabe que está fazendo para Deus, e não para homens.

 

2 – A liderança é uma posição preparada

Mt 20.23 – 23 Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.

Deus prepara a posição para você líder ocupa-la.

Tudo que você precisa para ser bem sucedido em sua missão já lhe foi dado. Aproprie-se.

Deus não é incoerente te mandando fazer algo sem capacita-lo. Deus jamais comissiona alguém sem lhe dar capacidade, as ferramentas e os recursos necessários.

 

3 – A liderança exige um preço

Quando a mãe de Tiago e João pediu o assentar de seus filhos aos lado de Jesus. Jesus disse que há um preço necessário para alcançar essa posição.

O cálice é o preço. Pagar o preço é beber com Jesus de Seu cálice a Sua Cruz. O Senhor mostrou claramente que toda posição de liderança tem um preço.

Leis do preço:

– Há uma etiqueta de preço em tudo que possui valor.

– O que você pode alcançar depende do preço que você está disposto a pagar.

– Nem todos pagam o mesmo preço, porque cada um de nós tem uma cruz diferente para carregar.

– Quanto mais você deseja algo, mas ele vai custar para você.

– Se você reclama do preço, provavelmente não vai pagar. Antes de colocar um discípulo, avalie se ele está disposto a pagar o preço.

– Todo discípulo deve checar o preço antes, e cada pastor e discipulador deve ler a cartilha, mostrar o preço,  com antecedência.

– Seus talentos não determinam o seu sucesso, mas o preço que você está disposto a pagar.

– Você não alcançara amanhã o que não quer pagar hoje.


4 – A liderança está dentro de todo homem

Tiago e João pediram a Jesus para se assentar ao lado dEle no reino. Jesus não os repreendeu por desejarem a grandeza. Não há nada de errado na busca de uma posição no reino de Deus

Jesus não disse que era errado ser grande. Se você quer ser grande, seja o que serve.  Esse é o padrão estabelecido por Deus para ser grande no reino.

Não entenda servir como algo ruim, como lavar banheiros, ou fazer coisa de menos importância. Sim essas coisas são tão importante quanto outras, mas você deve servir segundo a sua capacidade, segundo seu chamado. Um pastor que prega semana após semana em sua igreja, esta servindo com seus dons, seu chamado. Da mesma fora um líder de ministrial, um ministro de louvor, o que lava o banheiro da igreja, etc..

 

5 – O anseio por liderança não desagrada a Deus

1Tm 3.1 – Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.

O anseio pela liderança não desagrada a Deus, Ele mesmo criou você com este anseio em seu espírito.

Você foi criado imagem e semelhança, para exercer domínio, ser um líder, governar.

 

6 – Liderança não é para o seu benefício

Liderança é o beneficio dos outros.

Mt 20.26 26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;

Servir é o caminho para a grandeza. Se você quer ser grande, sirva com o que você tem, sirva com seus dons, seja para beneficio dos outros e não para o seu próprio.

O verdadeiro líder deseja uma equipe para potencializar o seu próprio trabalho e para poder se dedicar a coisas maiores.

O caminho da grandeza é que seus discípulos sintam a vantagem por estarem com você e não você o contrário, que está ganhado em andar com eles.

Como o líder serve? Evidentemente não será lavando banheiro para eles, mas servindo com aquilo que Deus tem dado a você, com o proposito de enriquecê-lo: seja a sua unção, conhecimento ou experiência.

 

7 – Liderança é cumprir o propósito para o beneficio dos outros

A maneira que Jesus serviu foi cumprindo o proposito de Deus: indo a cruz.

Eu sirvo cumprindo o proposito pela qual eu fui chamado. Não podemos ter a mentalidade infantil de que o serviço da liderança é como um trabalho serviçal.

Seria um desperdício tirar Paulo, Pedro e outros e coloca-los para lavando banheiros. Esses homens tem que nos servir compartilhando as riquezas que eles receberam de Deus.

Não que o serviço braçal seja desnecessário, porém devemos cumprir nosso chamado.


Fp. 3:13-14 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Como é difícil manter o foco naquilo que é essencial! 

O nosso grande desafio é manter o foco certo. 

Há pessoas que se concentram muito bem em objetivos nobres. Outras são tão dispersas. Querem fazer tudo e mais alguma coisa, mas não fazem o essencial, o que é prioritário. 

Precisamos compreender de forma madura o conceito de foco.

Podemos definir apostolicamente como caminho, meio que nos leva ao alvo, ao objetivo, ao propósito de Deus para a nossa vida.      

Não subestime o poder do inimigo

1Pedro 5:8‭-‬9 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

A Palavra de Deus afirma com todas as letras que o inimigo é o pai da mentira. Em razão disso: mentiroso, enganador, sagaz, acusador. 

Indiretamente, através de suas obras, podemos concluir que ele é covarde, cruel, maquiavélico, incansável, persistente. 

Para colocar em prática sua obra funesta, ele se vale de incontáveis ferramentas, entre elas: a dúvida, o desânimo, a desavença, a discórdia, a intolerância, o preconceito.

Tiago 4:7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

NÃO PERCA O FOCO

Gênesis 25:29-34 Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú

e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom.

Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.

Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?

Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.

Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

Esaú perdeu o foco da primogenitura. 

O problema de Esaú. Ele focou em si mesmo, nas suas necessidades físicas, pois trocou a sua primogenitura por um prato de lentilhas. 

Trocou a sua herança patriarcal por uma comida deliciosa, uma iguaria. Trocou o eterno pelo passageiro. O essencial pelo não essencial.

O nosso problema. À semelhança de Esaú, temos perdido o foco das coisas espirituais. 

Quantas vezes agimos como carnais, materialistas e imediatistas. 

Tomados pelo ter e não pelo ser. Caracterizados pelo antropocentrismo tão forte neste mundo pós-moderno. 

Entenda o conselho de Paulo:

II Cor 4:18 Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.

Paulo disse que vai prosseguir sempre para o alvo. 

Não perca a visão que Deus lhe deu – por motivo algum, em momento algum. 

É fato que estamos atravessando dias difíceis em nossa nação, mas não se permita influenciar por esses aspectos. 

Continue focado naquilo que Deus gerou no seu coração.

Seja fiel ao chamado e a visão de Deus para a sua vida; ser fiel ao propósito de Deus é ser fiel ao próprio Deus.

Não seja como muitos que começam bem  a sua jornada, mas no meio da caminhada perdem o foco, perdem a visão, não se mantém fiel ao propósito. 

Deus criou cada pessoa com um propósito específico, a Bíblia diz que Deus anuncia o fim desde o começo, que Ele cria um propósito e depois cria a pessoa que vai cumprir aquele propósito.

Vemos na Bíblia Deus dizendo ao profeta: 

Antes que você nascesse Eu te constitui profeta à nações. 

Deus te criou com um propósito e você só será próspero se cumprir esse propósito, por isso, não perca o foco, não se desvie do chamado. 

Deus te chamou para algo específico: seja fiel ao chamado de Deus para a sua vida.

Aprenda que durante qualquer caminha, são muitas as situações ou “oportunidades” que surgem para nos tirar do nosso alvo, muitas até são boas, mas não são as coisas certas para a sua vida. 

Não confunda: fazer as coisas certas ou fazer coisas boas; muitos, na intenção de fazer coisas boas, acabam não fazendo o que era certo, e, por isso, perderam o foco e não tiveram sucesso na vida.

Começar bem é fácil; mas terminar bem, é para aqueles que foram fiéis ao seu propósito. 

Jesus é o nosso maior exemplo, cujo foco foi morrer por nós, satisfazendo plenamente a justiça de Deus. 

Em nosso mundo de ritmo acelerado e sempre atrás de atenção, é fácil ficar envolvido na rotina diária, distrair-se e perder de vista nosso verdadeiro propósito na vida – amar a adorar a Deus.

Mateus 22:37 Respondeu-lhe Jesus:  Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

No entanto, as Escrituras nos dizem que devemos correr nossa corrida com os olhos focados em Cristo: 

Hebreus 12:1–2 ..e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus

Como podemos resistir ao fascínio do mundo e manter nosso foco em Cristo?

Focar é direcionar a atenção ou concentrar-se em algo. 

Se estamos focados em Cristo, então Ele tem nossa atenção; estamos nos concentrando nEle e em Sua Palavra; Ele ocupa a vanguarda de nossas mentes. 

Esse foco é adequado, uma vez que Jesus 

Colossenses 1:18 é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas.

Por direitos, Ele deve ser o nosso foco.

Colossenses 3:1–4 Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.

Devemos focar nas “coisas lá do alto”, lembrando que Cristo está sentado no lugar da glória e do poder (versículo 1). 

A razão do mandamento também é dada: porque fomos ressuscitados para uma nova vida com Cristo. 

Para focar nas coisas acima, devemos conscientemente remover nossa atenção das “coisas que são aqui da terra” (versículo 2), e a razão é dada: morremos para nós mesmos, e Cristo é nossa própria vida (versículo 3). 

O lembrete de que Jesus voltará novamente nos ajuda a mantermos o nosso foco nEle e, quando O virmos, conheceremos a glória (versículo 4).

Aqui estão algumas maneiras práticas para um líder de intercessão renascido permanecer focado em seu chamado:

Comprometa-se a ler a Bíblia

É impossível que um líder esteja consistentemente na Palavra sem ter sua atenção voltada repetidamente para Cristo. 

Jesus disse: “elas [as Escrituras] mesmas que testificam de mim” (João 5:39; veja também Lucas 24:44 e Hebreus 10:7). 

Focalizar-se na Palavra de Deus é ter o Filho de Deus como o ponto central.

Desenvolva sua intimidade com o Espírito Santo

1 Coríntios 14:2‭,‬4 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, …

Ao falar com o Senhor durante o seu dia, você naturalmente se concentrará mais nEle. 

O mandamento é “orem sem cessar” (1 Tessalonicenses 5:17), ou seja, para estarmos sempre em uma atitude e atmosfera de oração instantânea.

Reconheça sua necessidade e o Senhor como a fonte de todas as coisas boas: 

Salmo 123:2 Como os olhos dos servos estão atentos às mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, à mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão atentos ao Senhor, nosso Deus, até que tenha compaixão de nós

O mundo oferece vários meios de obter amor, alegria e paz, mas eles estão destinados a decepcionar. 

O verdadeiro líder apostólico entende que amor, alegria e paz (e uma infinidade de outros bons dons) são o resultado direto de seu relacionamento com Cristo.

Gálatas 5:24‭-‬25 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.  Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Enxergue o mundo como realmente é: um lugar cheio de pecado e de necessidade desesperada. 

Quanto mais escuro o mundo é para nós, mais claramente a luz de Cristo se destaca. 

Não é difícil se concentrar em uma luz em uma sala escura. 

2 Pedro 1:19 Assim, temos ainda mais segura a palavra profética, e vocês fazem bem em dar atenção a ela, como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês. 

Aqueles que permanecerem focados em Cristo verão suas perspectivas sobre as coisas do mundo mudarem. 

Não podemos perder o foco: a vontade de Deus. Ela é sempre boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).

CONCLUSÃO

 Atentemos para o conselho em hebreus 

Hebreus 12:1‭-‬3 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

Que Jesus seja a referência e sua vontade, o foco principal.

Hebreus 10:35‭-‬39 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.  Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Não perca o foco, a cada dia busque o centro do propósito de Deus para a sua vida e Ele te fará prosperar os seus caminhos e serás bem sucedido.