Paracleto significa
literalmente “chamar para o lado”, no sentido de alguém que é chamado para
ficar ao lado de outra pessoa com o objetivo de ajudá-la.
A palavra paracleto
aparece na Bíblia cinco vezes no Novo Testamento – todas nos escritos de
João.
Quando aplicada ao
Espírito Santo, geralmente essa palavra é traduzida como “Consolador”,
“Ajudador” ou “Conselheiro”.
Paracleto é uma
palavra grega cuja raiz vem do verbo kaleo, “chamar”, junto do prefixo para,
“ao lado de”.
Na cultura grega,
normalmente um paracleto era um advogado de família que era acionado para
ajudar uma pessoa que se envolvia em problemas.
Então a figura do
paracleto era vista principalmente como um defensor legal que cuidava da defesa
de uma pessoa.
Cristo como o Paracleto
Sempre quando se usa
a palavra paracleto as pessoas se lembram do Espírito Santo.
Mas não podemos
jamais nos esquecer de que Jesus é também um Paracleto.
Quando Jesus Cristo
prometeu a vinda do Paracleto – e nesse caso Ele estava se referindo ao Espírito
Santo – ele não disse simplesmente que “o Paracleto” seria enviado, mas disse
que “outro Paracleto” seria enviado (João 14:16).
Para haver “outro
Paracleto” é preciso que haja um primeiro Paracleto.
Então isso quer dizer
que numa primeira aplicação, a palavra Paracleto se refere ao próprio Jesus
Cristo.
Além disso, Jesus
prometeu que rogaria ao Pai e Ele daria o “outro Paracleto”, e na sequência
acrescenta que esse segundo Paracleto é o “Espírito da Verdade” (João
14:17).
Então obviamente essa
é uma evidência clara da divindade do Senhor Jesus, pois Ele se coloca
claramente como igual ao Espírito de Deus.
Mas em que sentido o
Senhor Jesus é o nosso Paracleto?
O apóstolo João
responde: “Se, porém, alguém pecar, temos um Advogado junto ao Pai, Jesus
Cristo, o Justo” (1 João 2:1).
A palavra advogado
nesse versículo traduz exatamente o grego paracleto. Algumas traduções trocam
“advogado” por “intercessor”.
Isso quer dizer que
Jesus é o nosso Paracleto que intercede em nosso favor diante do Pai; Ele é
quem pleiteia a nossa causa.
Ele nos defende não
com base em nossa própria justiça e merecimento, mas com base em Sua justiça e
Seus próprios méritos.
Além disso, olhar
para Jesus como nosso Paracleto ainda traz um conforto indescritível.
Isso porque em Sua
exaltação, todo julgamento foi confiado a Ele (João 5:22).
Portanto, Ele é tanto
o nosso Paracleto quanto o nosso Krites, isto é, tanto o nosso Advogado quanto
o nosso Juiz.
O Espírito Santo como
o outro Paracleto
Se Jesus é o primeiro
Paracleto, o Espírito Santo é o outro Paracleto.
Claro que essa
verdade bíblica aponta de forma inegável para a divindade e pessoalidade do
Espírito Santo.
Isso quer dizer que
se Jesus é Deus, o Espírito Santo também é; se Jesus é uma pessoa, o Espírito
Santo igualmente é.
Ambos são
verdadeiramente Paracletos iguais em poder, glória e majestade, pois juntamente
com o Pai são Um em essência, isto é, o único e verdadeiro Deus.
Mas aqui também é
preciso dizer que muita gente interpreta errado o ministério do Espírito Santo
como Paracleto.
Quando perguntamos o
que significa dizer que o Espírito Santo é o nosso Paracleto, a maioria das
pessoas responde que significa que Ele é o nosso Consolador.
Claro que faz parte
do ministério do Espírito Santo trazer consolo, conforto e paz aos crentes
aflitos.
Mas não devemos
enxergar o Espírito Santo como um mero enxugador de lágrimas – que é o primeiro
significado que vem em nossa mente quando pensamos na figura de um consolador.
Na verdade Jesus
falou do Espírito Santo como o nosso Paracleto num contexto de conflito, de
perseguição e de ódio.
O Senhor Jesus avisou
que Seus seguidores enfrentariam grande oposição por Sua causa (João
15:18-16:4).
Ele não estaria mais
fisicamente presente com eles, mas enviaria outro Paracleto para assisti-los.
Portanto, o Espírito
Santo como Paracleto significa que Ele é o defensor, o fortalecedor o
encorajador dos crentes.
Os redimidos não
estão desamparados neste mundo, eles têm um Advogado presente aqui e
agora.
Se Cristo é o nosso
Paracleto diante do Pai, o Espírito Santo é o nosso Paracleto diante da
hostilidade deste mundo.
É pelo poder do
Espírito Santo que somos santificados, conduzidos em toda verdade e habilitados
a vestir a armadura de Deus através de uma vida de oração (João 14:16,26;
15:26; 16:7; Efésios 6:10-20).
Parte do trabalho de
intercessão de Cristo consiste em proteger Seu povo das tentações e acusações
de Satanás, como nos diz Paulo em Romanos 8:33 e 34. Satanás é o acusador dos
irmãos (Apocalipse 12:10).
Acusar não é obra de
Cristo. Paulo nos indica, em Romanos, que quando Satanás acusa o pecador
arrependido, Cristo, diante de Deus, intercede em seu favor.
Para aqueles que
reclamam os méritos de Cristo não há condenação. Cristo veio destruir as obras
do diabo (Hebreus 2:14 e 15). Ele derrotou a Satanás na cruz (João 12:31 e
32).
Ele continua a mesma
obra de refutar as acusações do adversário.
A menos que o povo de
Deus tenha ao seu lado Alguém mais poderoso, apto a afastar as acusações do
inimigo, ele (o povo) poderá cair presa de seus estratagemas e ceder aos seus
ataques.
Apenas seremos
vitoriosos sobre o príncipe das trevas se tivermos ao nosso lado o Paracleto
Divino fortalecendo-nos e amparando-nos das ciladas do inimigo.
Durante a era do
Antigo Testamento, o Espírito de Deus viria sobre as pessoas e, em seguida, os
deixaria. O Espírito de Deus partiu do rei Saul (1 Samuel 16:14; 18:12). Davi,
ao confessar o seu pecado, pediu que o Espírito não fosse tirado dele (Salmo 51:11).
Entretanto, quando o Espírito foi dado em Pentecostes, Ele veio permanecer com
o povo de Deus para sempre. Podemos entristecer o Espírito Santo, mas Ele não
nos deixará. Como Jesus disse em Mateus 28:20: “ensinando-os a guardar
todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias
até à consumação do século.” Como pode Ele estar conosco quando está no
céu, sentado à direita do Pai? Ele está conosco pelo Seu Espírito (o Ajudante –
o Parakletos).
Ter o Espírito Santo
como o nosso Paracleto é ter o próprio Deus habitando em nós como crentes. O
Espírito nos ensina a Palavra e nos guia para a verdade. Ele nos lembra do que
Jesus ensinou para que possamos depender de sua Palavra nos tempos difíceis da
vida. O Espírito opera em nós para nos dar a Sua paz (João 14:27), Seu amor
(João 15: 9-10) e Sua alegria (João 15:11).
Ele conforta nossos
corações e mentes em um mundo conturbado. O poder do Paracleto que habita em
nós nos dá a capacidade de viver pelo Espírito para que “jamais satisfareis
à concupiscência da carne” (Gálatas 5:16). O Espírito pode então produzir
o Seu fruto em nossas vidas (Gálatas 5:22-23) para a glória de Deus Pai. Que
bênção é ter o Espírito Santo em nossas vidas como o nosso Paracleto – o nosso
Consolador, nosso Encorajador, nosso Conselheiro e nosso Advogado!
E até mesmo quando
não sabemos como orar, como um bom Advogado, o Espírito Santo fala por nós com
gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26).