Princípios Espirituais – Caindo as Escamas dos Olhos
Atos 9:1-3 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
Atos 9:15-18 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
Durante alguns meses seguidos, estamos tratando assuntos sobre Batalha Espiritual nas Vigílias, e desde que iniciamos, quando falamos sobre SIMBIOSE, estamos evoluindo quanto ao conhecimento do mundo espiritual e do mundo almático, para que verdadeiramente possamos entender as peças e os movimentos do grande jogo que é jogado no tabuleiro do reino dos seres espirituais.
Infelizmente, quando o assunto é Batalha Espiritual, muitos crentes são enganados, pois acham que basta fazer o que já estão acostumados, praticar alguns atos proféticos básicos, ou ficar orando em voz alta que a situação vai se resolver.
O mundo espiritual é muito complexo, e a guerra espiritual é um grande jogo de xadrez, onde, tanto a ação profética quanto às consequências e alternativas deve-se ter consciência prévia, e isso somente é possível por revelação divina.
Paulo é bom exemplo disso, pois, segundo a sua consciência natural, ele estava fazendo bem a obra de Deus, e saiu para prender e exterminar aqueles, que, no seu conceito, estavam fora da presença de Deus, sem saber que, na verdade, quem estava era ele.
Ao ter um poderoso encontro com a luz da Verdade, que é Cristo, escamas caíram dos seus olhos, representando que as escamas da ignorância espiritual não mais o impediriam de ver a verdade do mundo espiritual a sua frente, e, sabemos bem o que Paulo passou a ver, por aquilo que ele pode relatar em suas 13 cartas.
Da mesma forma, alguns intercessores se enganam quando intercedem por uma pessoa, achando que ao clamar diante de Deus pelo que a pessoa pediu é suficiente para que Deus o atenda, mas isso não passa de uma ilusão, e em muitos casos, esse pedido não alcançará o coração de Deus.
Porque?
Porque o que a pessoa está sofrendo e, por consequência, pedindo oração, não é um problema onde ela é a vítima, não, pelo contrário, seu sofrimento e dor é uma consequência da sua ignorância em relação aos princípios espirituais que deixou de obedecer ou praticar.
Um exemplo simples disso é uma pessoa ir na igreja pedir para interceder por uma multa que ele levou por ter passado em um radar em alta velocidade.
Como que um intercessor (sério e coerente) vai orar por essa pessoa?
Para Deus “Quebrar” essa?
Para Deus anular a multa no sistema do DSV?
Para que Deus dê dinheiro pra ele pagar a multa?
E quando o pedido tem a ver com saúde, casamento, família, emprego, vida financeira, sentimental, e a verdadeira causa das suas derrocadas são os princípios que essa pessoa, costumeiramente, tem quebrado em sua vida?
Como um intercessor pode ter ciência dessa realidade, se o pedido não demonstra seus erros pessoais, mas apenas o que ela está sofrendo? Já pensou nisso, seriamente?
Esse é um caso, e, quanto a todos os demais que não são tão evidentes assim, como fica diante de Deus, e como vamos apresentar o pedido a Deus?
Portanto, o que realizamos como intercessão precisa ser totalmente melhorado, abandonando, assim, as velhas práticas erradas que praticavamos rotineiramente,
No exemplo acima, o intercessor deve levar a pessoa a se abrir para clamar pelo perdão e pela misericórdia a Deus por suas pendências espirituais, reconhecendo que esse ônus é seu.
Lembre-se, Cristo pagou pela nossa vida, para resgatá-la das mãos de Satanás, e não pagou as nossas dívidas financeiras, pois para isso ele nos deu saúde e sabedoria para que possamos trabalhar e fazer isso por nós mesmos, e porque obedecemos esse princípio, Ele nos abençoa mais e mais, porque estamos cumprindo seus princípios.
Provérbios 10:4 O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.
O ESPÍRITO SANTO REVELA O QUE DEVEMOS ORAR
Mas, como então saber tratar-se de pendências espirituais, ou não?
Como discernir os princípios espirituais que foram quebrados por uma pessoa?
Essa é uma das mais importantes funções do intercessor, o qual deve ter conexão com o Espírito Santo, que é o Único que sabe a real situação da pessoa, e, Ele relatará ao intercessor quais são os motivos que deve apresentar a Deus por essa pessoa para o seu bem.
Mas, para que o Espírito Santo tenha a liberdade de revelar o que realmente está acontecendo, e quais foram os princípios quebrados, faz-se necessário conhecimento de quais são e como funcionam os princípios espirituais, para não suceder do Espírito estar ministrando ao coração do intercessor e este não discernir sua voz.
Então, vamos dar início aos conceitos dos PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS, para que possamos aguçar nosso discernimento espiritual, para estarmos mais atentos ao que realmente está se passando com as pessoas que vem pedir intercessão.
PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS
Lucas 6:47-49 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.
Princípio espiritual é uma lei, uma regra fixa de moralidade ou de conduta, uma condição, uma base sólida e absoluta quanto aos seus preceitos.
Podemos comparar ao alicerce e colunas de uma casa, onde até podemos realizar uma construção sem eles, sim, mas o resultado, em pouco tempo, será desastroso.
CONHECENDO OS PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS
Estamos nos últimos tempos, Jesus está voltando, e Deus está colocando a Igreja numa escola.
A educação é algo importante, fundamental e essencial para Deus, pois faz parte da essência de Deus, já que até Jesus se manifestou na terra como Mestre.
Podemos notar que o maior ministério de Jesus era ensinar. Porque?
Ao pegar a agenda de Jesus nos evangelhos, como Mateus, Marcos, Lucas e João, vamos encontrar que Jesus se movia de um lugar para outro para ensinar, e no percurso acontecem os milagres.
Ex.: Saindo de tal lugar ia para tal lugar para ensinar, e no percurso os milagres aconteciam.
Fazer milagre nunca foi a prioridade de Jesus, a prioridade de Jesus era ensinar, por que?
Porque ele precisava em 3 anos e meio fazer o que em Romanos 12.2 nos sugere, transformar a mentalidade, promover uma metanóia, uma transformação de mente, e não teria outro caminho que não seja a educação.
Milagres muitas outras pessoas fizeram antes e depois de Jesus, até ressuscitaram mortos.
Mas o caminho de Jesus não era do milagre mas do ensino. Ele dizia: Senta aqui todo mundo, traz pão, traz peixe, que eu quero falar, eu preciso ensinar.
Não tem transformação sem esse diálogo, sem esse ensinamento.
Sem aprendizado, sem ensinamento, sem instrução, jamais alcançaremos as promessas.
Porque antes de toda promessa Bíblica tem uma instrução, tem um princípio.
Agora é muito importante deixar registrado que o ensino de Jesus quanto aos princípios espirituais nunca foram parecidos com o que as pessoas comumente praticavam. Olha alguns exemplos:
Mateus 5:1-10 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
e ele passou a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Portanto, o que Jesus veio nos ensinar não tinha nada a ver com os padrões e costumes humanos, mas uma poderosa lei espiritual que nos sintonizava ao Seu Reino e justiça, pois somente desta forma teríamos bom êxito na obra que realizaremos nessa terra.
João 14:13-15 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
EXEMPLO DE PRINCÍPIOS NÃO BÍBLICOS
Existem alguns princípios, que não são bíblicos, mas são muito úteis para o nosso dia a dia.
Por exemplo: Quem quer prosperar neste ano?
A instrução é muito simples: Pare de gastar mais do que ganha. Faça esse ato profético e você verá no final do ano como estarão suas contas..
Nós precisamos deixar de sermos tão místicos, já que Deus deixou tudo escrito de como devemos fazer, corretamente.
Muitos querem fazer suas “macumbinhas gospel”, acreditando que, como falhamos tanto, Deus vai dar o jeito dEle de nos abençoar, mesmo cheio de pendências.
MAS SOMENTE QUANDO VOCÊ CUMPRE PRINCÍPIOS, DEUS CUMPRE AS PROMESSAS:
Porque toda promessa Bíblica está atrelada a um princípio espiritual.
O PRINCÍPIO ESPIRITUAL TEM A VER COM O MUNDO ESPIRITUAL
Todos os princípios que a Bíblia retrata estão relacionados a situações espirituais, e não a naturais apenas.
Então, quando uma pessoa obedece a um princípio, ela precisa ter ciência que está obedecendo a uma lei do mundo espiritual, às quais todos os seres humanos estão sujeitos.
Isto é devido os princípios bíblicos serem regras do mundo espiritual, e o conjunto deles aponta para a manifestação de uma vida espiritual em harmonia com os seres espirituais, que nos acompanham exatamente para ver se somos cumpridores desses princípios ou não.
Em consequência disso, quando cumprimos um compromisso espiritual, o próprio Deus, que é cumpridor da Sua Santa Palavra, nos abençoa com o que está determinado no princípio cumprido.
Em compensação, quando algum princípio é quebrado, satanás, o acusador, se levanta diante do trono de Deus para cobrar o cumprimento da determinação decorrente do descumprimento sobre aquela pessoa.
E é aí que “o bicho pega”, pois como resultado, virão, doenças, perdas, desilusões, e, aquele que está focado apenas no mundo natural, jamais entenderá o que está acontecendo.
Apocalipse 12:10 Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
E é no momento em que o inimigo se levanta para cobrar da pessoa o devido pagamento pelo seu erro, que o Senhor busca intercessores que realmente possam interferir segundo a sua orientação para a verdadeira solução do caso, mas preste atenção, quantos ele tem encontrado?
Isaías 59:14-16 Pelo que o direito se retirou, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas praças, e a retidão não pode entrar.
Sim, a verdade sumiu, e quem se desvia do mal é tratado como presa. O Senhor viu isso e desaprovou o não haver justiça.
Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.
Está na hora de suprimos a expectativa de Cristo em nós, e quando ele nos buscar, sermos encontrados para interceder, concernente aos fatos que estão acontecendo no mundo espiritual, e não apenas nos daqui da terra.
Se o princípio é espiritual:
Somente os homens espirituais podem discernir esses princípios espirituais
O que é ser um homem ou mulher espiritual? É ser uma pessoa que reconhece que tem um espírito, e este espírito é formado por Deus e que somente Deus pode despertar e se manifestar nesse espírito do homem.
ITs 5.23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Existem muitos espiritualistas, mas isso não implica que são pessoas espirituais, pois o fato de não discernir o Espírito Santo acabam se sujeitando a situações que vão além do seu conhecimento, sujeitando-se a condições que comprometem toda a sua vida, afetando, por consequência sua família, saúde, vida profissional e toda a sua descendência.
O homem espiritual é aquele que busca as coisas que somente o Espírito Santo pode revelar:
Habacuque 2:1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
São homens e mulheres levantados por Deus, através da sua fé em Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, enviados para trazer a revelação divina à Terra e a manifestação do poder de Deus e do amor de Cristo aos povos.
São aqueles que não tem que ficar preocupados em dar explicações para ninguém, ou ficar provando nada para ninguém, porque para isso Deus é suficiente.
São aqueles que recebem diretamente da fonte (do Espírito Santo que nos escolheu como seus instrumentos aqui na terra) e transformar essa seiva em fogo consumidor (juízo) e realizador (milagres, sinais e maravilhas)
MINISTÉRIO INTERCESSÓRIO PROFÉTICO
II Co 12.12 Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.
Este é o nosso verdadeiro chamado, INTERCESSÃO PROFÉTICA, pois os intercessores que se dedicam na busca intensa de um relação com o Espírito Santo, alcançam a manifestação do dom de Profecias, tornando-se um trombeta do Senhor na terra.
O chamado de intercessório profético é a manifestação da apresentação e da defesa dos princípios espirituais na terra.
A exemplo dos profetas do antigo testamento, assim como Jesus o fez em sua estada na terra, o que mais lhes importava era apresentar e defender o Reino de Deus, em seus valores e princípios, a despeito das opiniões e costumes das pessoas e até das autoridades dessa terra.
2 Reis 3:13-15 Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o Senhor é quem chamou estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe.
Disse Eliseu: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria.
Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Eliseu.
Mateus 15:7-9 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Atos 4:18-20 Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus.
Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus;
pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.
Em todos os casos, vemos a manifestação da consciência dos princípios espirituais que regem o Ministério de cada um deles, e a forma com que defendem os princípios do Reino.
Como intercessores, esse deve ser o nosso sentimento a partir dessa Vigília, não mais viver nas conformidades do mundo presente, mas procurarmos a todo custo conhecer e continuar conhecendo os princípios que regem o Reino de Cristo aqui na terra e defendê-lo a custo da nossa própria vida.
Malaquias 2:7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos.
Esta é a verdadeira definição da nossa missão como intercessores proféticos aqui na terra.
Então, vamos entender o que a Palavra de Deus nos ensina sobre Princípios que devemos aprender e defender, a partir de hoje.
DEUS É DEUS DE PRINCÍPIOS
Deus possui os mais elevados princípios e nunca se desvia deles.
– Ele sempre odiou e odiará o pecado. Em todos os tempos o pecado foi e sempre será contrário à Sua natureza santa.
– Deus sempre se deleitou e sempre se deleitará na justiça, na misericórdia e no amor.
– A Palavra de Deus é imutável, mas esse mundo em que vivemos, não.
PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS
Às vezes as coisas dão muito errado em nossa vida, e dão erradas porque não respeitamos os princípios estabelecidos por Deus na sua Palavra.
Princípios que nos fazem crescer, dar certo, vencer, prosperar, avançar e viver uma vida equilibrada, e quando você está equilibrado, todas as outras coisas vão fluindo.
É muito difícil você ouvir pregações sobre princípios bíblicos, e mesmo quando há, não se dá o devido valor ao que está sendo ministrado.
Paulo nos ensina a razão disso, os homens se tornariam frios na fé:
1 Timóteo 4:1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
Não suportando a sã doutrina
2 Timóteo 4:3,4 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
É muito difícil falar dos princípios do Reino de Deus, porque o Reino de Deus é uma contra-cultura à cultura imposta pelo mundo
O Reino de Deus vai na contramão daquilo que o mundo tem pregado, e sem perceber, todos os dias, nós somos doutrinados a fazer diferente daquilo que a Palavra do Senhor nos ensina.
Mateus 5.11,12 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
Isso para o mundo é uma aberração, mas para nós cristãos precisa ser uma condição de vida.
Os princípios da Palavra do Senhor são inegociáveis, indestrutíveis, e isso significa que se nós quebrarmos os princípios da Palavra de Deus, ou tentarmos quebrá-los, são eles quem nos quebrarão.
OBEDIÊNCIA E PRÁTICA DOS PRINCÍPIOS É A CONDIÇÃO PARA QUE OS PROPÓSITOS DE DEUS SEJAM REALIZADOS.
João 15.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Se nós vivemos o Reino de Deus, devemos deixar enraizar em nosso coração uma verdade:
OS PRINCÍPIOS DO REINO DE DEUS SÃO AQUILO DO QUE MAIS VALIOSO NÓS CARREGAMOS.
Paulo nos diz em Rom. 12.2 para não nos amoldarmos ao padrão deste mundo.
O que Paulo está dizendo?
Não se amoldem aos princípios deste mundo, pois, o mundo está ensinando muitas coisas, e quando você liga a televisão, você vê um filme ou uma novela onde o princípio de um casamento não é o que a Bíblia tem nos mostrado, é outro.
O princípio de criação de filhos não é o que diz a Palavra, é outro, assim como os princípios que regem uma amizade fraterna são facilmente quebrados pela corrupção que há no mundo.
Então o que nós precisamos? Voltar, viver, valorizar e praticar os princípios bíblicos.
PORQUE QUEBRAMOS OS PRINCÍPIOS DE DEUS?
Col 2.8-9 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
A maioria dos problemas que vivemos hoje é porque quebramos algum princípio da Palavra de Deus, seja por rebeldia, porque às vezes fazemos as coisa apressadamente, sem consultar a Deus, ou, na maioria das vezes quebramos os princípios por ignorância, por não conhecer os princípios que regem o mundo espiritual.
Oséias 4:6a O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento
Isso é perceptível quando alguém vai abrir um negócio numa área que ele não está acostumado, que ele não conhece, que ele não sabe como são os princípios daquilo.
Ele vai acabar se frustrando pois os erros e perdas que terá serão grandes, fora o risco de incorrer em ações jurídicas de difícil solução, e poderão comprometer toda a sua vida.
PRINCÍPIOS ELEMENTARES
Os princípios na vida de um ser humano são elementares, e quem não os segue paga um preço muito alto por isso.
E a Palavra do Senhor nos ensina a viver uma vida onde as coisas darão certo se formos obedientes aos seus princípios:
Deuteronômio 28:1,2 Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:
Entenda, para todas as benção há um princípio que as antecedem, e para aqueles que não estão atentos a isso, a própria palavra relata o seu fim
Deuteronômio 28:15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão:
Deus não é condicional, e sim cumpridor e cobrador da Sua Palavra, que é a Verdade, que é Cristo.
A Palavra de Deus nos ensina que quando praticamos os princípios, teremos uma vida abençoada e bem sucedida.
Lucas 6:47,48a Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha
Entenda, Deus não é juiz para cobrar pela quebra dos princípios, a própria quebra estabelece o seu juízo, isso é um fato
Por exemplo: O papel do Estado, quando uma pessoa foi presa por ter roubado alguém, é cobrar o que a Lei diz no caso da quebra do princípio do respeito ao próximo, que pode ser a reclusão por determinado tempo, ou o pagamento de benefícios pelo réu ao prejudicado.
A Bíblia é um livro que anuncia o Caminho da Salvação, mas ela é carregada de princípios.
EXEMPLOS DE PRINCÍPIOS BÍBLICOS:
Princípio para a família
Princípios para o namoro
Princípios para a área profissional
Princípios para a área emocional
Princípios para viver uma vida espiritualmente saudável
Princípios para se relacionar com Deus
Princípios para orar a Deus
Princípios, e mais princípios, que forjam, que sustentam, que dão condições de permanecermos firmes depois do dia mal.
Lucas 6:48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem-construída.
Foi Jesus quem falou que a casa que é sustentada nEle, a casa que tem Rocha como alicerce, isto é, construída com princípios, não é uma casa livre de problemas.
Vai sofrer a chuva, a tempestade, os ventos, e enchentes, mas depois de tudo isso, a casa permanecerá em pé, porque ela está sustentada no Princípio, que é Cristo, a Palavra, a Verdade.
Regras para compreender os Princípios Bíblicos:
Os Princípios se correlacionam com o ensino geral das escrituras.
É preciso ter cuidado para não formar uma doutrina baseada em um único versículo.
É necessário, portanto, observar se a escritura como um todo está de acordo com o
que encontramos.
Os Princípios fazem sentido com as necessidades e interesses dos dias atuais.
Pois, se não for esse o caso, não são princípios universais, e assim, não farão sentido para a nossa vida.
Os Princípios estão escritos na Bíblia para serem conhecidos e praticados.
Não adianta ler o princípio na Bíblia e deixar de aplicá-lo. Precisamos colocá-los em
prática na nossa vida. Saber o que se deve fazer, e o que não fazer.
EXEMPLOS DE PRINCÍPIOS BÍBLICOS:
São muitos os princípios bíblicos, como:
1o. Princípio – Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), (Efésios 6:2)
Para que seus dias sejam acrescentados de qualidade de vida.
Quem não honra morre prematuramente, a rebeldia produz esse mal
2o. Princípio – Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6)
Fé sem obras é morta
3o. Princípio – Você se torna parecido com aquilo que adora (Sl 115.8)
Se você adora a demônios, fica semelhante a eles
Se você adora a Deus, todos identificarão Cristo na sua vida.
4o. Princípio – Adore a Deus por aquilo que Ele é, e não por aquilo que Ele faz
Mateus 6:31,33 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Um princípio importante é conhecer de fato o nosso Deus, e saber que todos os Seus atributos são absolutos, e que a Bíblia é a demonstração desses atributos Divinos e não humanos.
Rom 1.20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.
Portanto, como princípio espiritual precisamos conhecer a Trindade como a coisa mais importante da nossa vida, e ao buscá-Lo, nessa intensidade, se cumprirá Mt 6.33.
Quem Deus é de fato?
A- ELE É SOBERANO
Is 66.1 Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso? 2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR…
A partir da Vontade, e dentro das possibilidades que somente Deus poderia ter, e onde não havia simplesmente nada, a Trindade trouxe à existência todos os universos visíveis e invisíveis e estabeleceu o berço para toda a humanidade a fim de tornar possível a execução dos Seus propósitos.
B- ELE É PROPRIETÁRIO, DONO DE TUDO QUE EXISTE
Jó 41.11 Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.
Este versículo retrata a soberania do Senhor naquilo que criou, segundo a sua própria vontade, autoridade e poder demonstrar sobre si a propriedade de Ser PROPRIETÁRIO, DONO, SENHOR, de tudo que existe com plenos direitos sobre Seu Patrimônio.
Salmos 24.1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
Sendo Dono, Ele não deve satisfação a ninguém por não ter dívidas, nem qualquer outra criatura ter parte em seus planos, tudo Lhe pertence.
C- ELE É O DEUS DE AMOR
João 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esse conhecimento de quem é Deus nos leva ao entendimento do princípio que nós devemos conta a um Senhor de tudo o que temos e somos, pois por Ele somos mantidos e preservados para um propósito maior do que podemos pedir ou imaginar.
5o. Princípio – Sem perdão, nossa oração não sobe diante de Deus
Mateus 5.23,24 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”.
A reconciliação não é algo a ser praticado somente entre nós e Deus, mas também para com nossos irmãos. Reconhecemos, que, à semelhança da cruz, também temos duas linhas do fluir da reconciliação: a vertical (o homem com Deus) e a horizontal (entre os homens).
O mesmo perdão que recebemos de Deus deve ser praticado para com nossos semelhantes.
O perdão (ou a falta dele) faz muita diferença na vida de alguém. A reconciliação horizontal determina se a vertical que recebemos de Deus vai permanecer em nossa vida ou não.
A palavra de Deus é clara quanto ao fato de que se não perdoarmos a quem nos ofende, então Deus também não nos perdoará.
Mateus 6:14,15 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
Deus tem nos dado seu perdão gratuitamente, sem que o merecêssemos, e espera que usemos do mesmo espírito misericordioso para com quem nos ofende.
Quem não perdoa, está preso. Lemos em
Mateus 18.34 E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida.
A palavra verdugo significa “torturador”. Além de preso, aquele homem seria torturado como forma de punição.
A prática do ministério nos revela que o que Jesus falou em figura nesta parábola é uma realidade espiritual na vida de quem não perdoa.
Os demônios amarram a vida daqueles que retém o perdão.
Suas torturas aplicadas são as mais diversas: angústia e depressão, enfermidades, debilidade física, etc.
Muita gente tem sofrido com a falta de perdão.
Alguns acham que o perdão é um benefício para o ofensor. Porém, eu digo que o benefício maior não é o que foi dado ao ofensor, mas sim o que o perdão produz na vítima, naquele que está ferido. Sem perdão não há cura.
A doença interior só se complica, e a saúde espiritual, emocional e física da pessoa ressentida é seriamente afetada.
Em outra porção das Escrituras (onde o contexto dos versículos anteriores é o perdão), vemos o Senhor Jesus nos advertindo do mesmo perigo:
Mateus 5.25,26 Entra em acordo sem demora com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
A falta de perdão prende e pode prender a vida de mais alguém. Isto é um fato comprovado.
Temos presenciado gente que esteve presa por tantos anos, e ao decidir perdoar foi imediatamente livre.
7o. Princípio – Há poder nas suas palavras
Provérbios 13.3 O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
Não é o inimigo que destrói a pessoa, não é o satanás que destrói as pessoas, mas elas mesmas se destroem.
O mundo espiritual não se move por aquilo que você acha, mas sim por palavras. As suas palavras tem muito poder.
Provérbios 18.21 A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.
Você mata e faz viver pessoas pelas suas palavras.
Para vivermos as promessas de Deus, vamos precisar alinhar o que falamos com aquilo que Deus está desenhando para o nosso futuro.
Portanto, como somos imperfeitos, o grande segredo é nos calarmos, devemos valorizar mais o silêncio.
Porque há pessoas que fazem pedidos a Deus, e nunca foi atendido? Pessoas que até fizeram campanhas mas não adiantou?
Porque existe um poder e um código atrás de cada palavra que sai da sua boca.
Quem usa a boca para julgar, criticar e fofocar, quando quer abençoar isso não se cumpre.
Porque da mesma boca jamais sairá benção e maldição ao mesmo tempo. Escolhei hoje a quem sirvais, escolher que tipo de fonte alimentará a nossa boca, porque vamos viver daquilo que declaramos:
Mateus 18.18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus.
Sendo assim, quem não sabe usar bem sua boca, vai tentar abençoar e não vai conseguir, vai profetizar e não vai funcionar, porque a fonte é contaminada.
Entenda, um segredo:
Tiago 1.19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
8o. Princípio – O direito ao arrebatamento e a vida eterna, conquistados na cruz por Jesus, precisam ser mantidos por nós dia a dia
1 Coríntios 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia.
1 Coríntios 9:27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
Hoje em dia vivemos a geração dos crentes que se acham garantidos, e vivem uma vida quase sem compromissos espirituais, desatinados da verdade da Palavra de Deus quanto aos princípios espirituais.
A soberania, o Poder e as promessas de Deus não anulam a nossa responsabilidade de obedecer, de fazer aquilo que os princípios bíblicos nos induzem a realizar, mas, infelizmente muitas pessoas não entendem assim.
Deus abriu o Jordäo, mas o povo tinha que atravessar
Deus derrubou as muralhas de Jericó, mas os judeus guerreiros tinham que combater com os que ali estavam.
Deus fez o sol parar, mas Israel teve que brigar.
Deus prometeu, mas nós temos que nos apossar.
Nós somos abençoados com a vida eterna, com as santas promessas, os selos e os sinais do evangelho, mas nos temos que desenvolver a nossa salvação.
Filipenses 2.12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;
9o. Princípio – O fim das coisas é mais importante do que o início
EC 7.8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.
Todos nós estamos escrevendo nossas histórias de vida.
Cada palavra que sai de nossa boca, cada gesto, cada passo e atitude, seja para o bem ou para o mal esta sendo escrito no livro que conta a nossa história.
E como toda boa biografia a nossa também tem um enredo, começo, meio e fim.
Será que depois de anos de vida com Deus, envolvimento na igreja e atos de fé contínuos, o inimigo, o mundo ou o tempo vão poder apagar tudo isso, e no final te fazer perder o caminho da salvação eterna?
a) A bíblia esta repleta de exemplos de pessoas que começaram bem e terminaram muito mal.
Exemplo:
Lúcifer- Lúcifer começou como querubim e terminou como um demônio.
Adão e Eva- Começaram bem tendo um jardim só para eles, Deus os visitava todos os dias na viração do dia e terminaram expulsos do jardim.
Judas- Começou como um discípulo e terminou como um traidor.
O Grande rei Salomão– que com toda sua sabedoria não foi capaz de terminar bem.
Ele foi dotado de uma sabedoria esplêndida, porém no final de sua trajetória ele apostatou da fé e terminou seus dias adorando aos ídolos e deuses estranhos.
Sua sabedoria foi transformada em loucura e seu fim cheio de tristeza.
Existem pessoas que eu conheço e que você conhece que a vida delas é uma linha constante de perversidades e tristeza, ódio, rancor e de fracassos.
Tem muita gente que pensa que vai pro céu e não vai, outros pensam que não vai, mais vai, mas existe um que temos certeza que já esta lá, e é esse ladrão.
Existem pessoas que se aperta, em uma sensação de impotência e de culpa. Já estão assim há tantos anos, que acham que não existe mais saída e por isso não buscam mudança.
Existem pessoas que se entregam ao fracasso cedo demais.
Esta na hora de virar o jogo da vida e se esforçar para fazer grandes coisas.
O fim é melhor do que o começo, isso significa que o melhor da vida ainda está pra vir, em Nome de Jesus.
Pare e pense, pois, ainda dá tempo de realizar seus projetos.
Você não sabe realmente qual será o seu futuro, até você plantar com ações hoje, o que você vai colher amanhã.
OBEDECER AOS PRINCÍPIOS É O SEGREDO DA VITÓRIA PARA ALCANÇAR AS PROMESSAS
1 Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
Preste muita atenção como as bênçãos de Deus estão atreladas aos princípios de obediência a sua Palavra:
Deuteronômio 28.1,2 Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:
A palavra ouvir no hebraico tem o sentido de obedecer.
João 15.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Nao adianta apenas pedir ou orar, é necessário obedecer aos mandamentos
João 14:12-15 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
Aprenda a virtude da obediência à sua Palavra
Josué 1:7,8 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo
toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita
nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Note que a Bíblia diz que a pessoa que não pratica a Palavra engana a si mesma!
Tiago 1.22-25 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
1 João 5.3 Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
JESUS É A ROCHA QUE SUSTENTA A NOSSA CASA ESPIRITUAL
1 Pedro 2:4-7 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
Cristo é a Rocha, a Verdade, a Palavra, e, portanto a base que devemos conhecer, para discernir o bem e o mal, pois a palavra nos expõe diante de Deus.
Hebreus 4:12,13 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
O ESPÍRITO SANTO NOS REVELA O QUE, E COMO DEVEMOS ORAR
João 14:17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Aquilo que não conhecemos, que não é visível, o Espírito da verdade, que habita em nós, nos revelará, pois:
Romanos 8:26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
Portanto, você que é um intercessor(a) apostólico, está munido com o Deus que tudo vê, tudo sabe e tudo pode, e esse Deus quer se comunicar com você, para te ensinar a orar como convém, e não mais como, negligentemente, temos feito no dia a dia.
1 Coríntios 2:12,13 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
Se abra para entender os princípios espirituais a partir de hoje, para que o Espírito confira coisas espirituais mais valiosas no seu interior
CONCLUSÃO
Lucas 18:40-43 Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe:
Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.
Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.
Hoje, a exemplo de Paulo, em que as escamas dos seus olhos caíram e, ele passou a enxergar a qualidade dos princípios divinos, se tornando um pregador e praticante dos mesmos.
Seja como o cego de Jericó e peça a Deus para abrir os teus olhos espirituais e você possa ver a Verdade da Palavra de Deus e entender os princípios espirituais.
Medite, estude, se aprofunde, pratique, ore em línguas, busque intensamente melhorar sua comunhão com o Espírito Santo, e seja um propagador dos princípios bíblicos para o bem dessa geração perdida e corrupta.
E, como consequência:
E o Senhor da Glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma das suas necessidades!