MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO PROFÉTICA

No Ministério de Intercessão são praticados 3 tipos de intercessão:

 

  • INTERCESSÃO PESSOAL
  • INTERCESSÃO EM CONCORDÂNCIA
  • IGREJA INTERCESSÓRIA

 

Nesse material, trataremos apenas o 1o. módulo:

 

  • INTERCESSÃO PESSOAL

 

Interceder é uma atividade espiritual pessoal praticada por Jesus, pois em 

Hebreus 7:25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o único Mediador entre Deus e os homens, como diz Fl 2.5.

Mas, como a Igreja é o corpo de Cristo na Terra, os intercessores se tornam a boca de Cristo, sendo representantes dEle neste ato espiritual de demonstração de amor pelas vidas.

Sendo assim, cada cristão precisa assumir pessoalmente o seu papel intercessório, se colocando à disposição do Espírito Santo, para que Este o use como instrumento de Deus.

Muitas pessoas atrelam a Intercessão somente a um Ministério da igreja, e, porque não fazem, nem desejam fazer parte dele, não se interessam por essa atividade espiritual.

Mas esse é um engano produzido pela religiosidade, pois o chamado para interceder é para todos os cristãos, e o Ministério de Intercessão é uma equipe especialista em Intercessão.

1Timóteo 2:1‭-‬3‭, ‬8 Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.

O QUE É INTERCEDER?

Interceder por uma pessoa, por uma situação específica, é se colocar no lugar daquela pessoa, assumindo as dores e responsabilidades, movido pela fé em Cristo, de que Ele é poderoso para realizar muito além do que podemos pedir ou pensar.

Tiago 5:16 Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

Quando um cristão recebe um pedido de oração para interceder por ele, deve ter uma série de preocupações para que esse pedido alcance o coração de Deus,e seja atendido pelo Senhor da glória.

ORIGEM DOS PEDIDOS DE ORAÇÃO

Pedidos de oração podem partir de diversas origens, a saber:

  • De você mesmo, por tudo o que você percebe à sua volta.
  • De um familiar ou parente próximo, ou de pessoas onde há um sentimento envolvido
  • De colegas do trabalho, da escola, vizinhos, amigos e até inimigos
  • De pessoas desconhecidas, que reconhece em você um cristão que pode ajudá-la
  • Da liderança da intercessão, dos pastores, dirigentes ou até do apóstolo. 
  • Do próprio Espírito Santo, quando Este encontra no seu coração espaço para trabalhar o sentimento de amor e intercessão por pessoas que estão passando por grave dificuldade.

ATENÇÃO: É muito importante não repassar o pedido de oração para outro amigo seu, seja da igreja ou não.

Para os casos críticos os intercessores poderão repassar somente para o seu líder de intercessão, e para mais ninguém.

Também casos em que a localização da pessoa do pedido seja muito diferente da localização do intercessor, o ideal é que esse pedido seja colocado sob a responsabilidade do líder de intercessão para que ele possa realocá-lo para uma equipe que tenha maior proximidade do solicitante.

Fica, portanto, proibido o repasse dos pedidos via whatsapp, seja o grupo da equipe de intercessão ou qualquer outro grupo, pois somente o líder tem a autorização de receber os mesmos.

O líder vai avaliar se o pedido deve permanecer com o intercessor que recebeu o pedido, ou se devem ser envolvidas mais pessoas para solução do caso. Mas somente o líder terá essa autoridade, e ninguém mais.

MODELO DOS PEDIDOS DE ORAÇÃO

Os pedidos de oração recebidos pelos intercessores devem ser passados para o CADERNO DE ORAÇÃO, escrevendo no seguinte formato:

Para que a intercessão por esses pedidos sejam efetivas, devem ser tomadas as seguintes providências:

1o. AVALIAR AS INFORMAÇÕES DE TODOS OS PEDIDOS RECEBIDOS

Nem sempre recebemos uma informação completa quando alguém nos passa um pedido de oração.

Normalmente, por se tratar de pessoas próximas a nós, elas se acham no direito de passar uma informação muito básica, crendo que você vai entender o que ela está pedindo… Grande engano!

Não importa a origem do pedido, seja de um amigo, parente ou pessoa desconhecida, todos os pedidos de oração devem ter as informações completas, pois na falta de alguma informação, como relatado abaixo, o atendimento poderá ser prejudicado.

Com essa preocupação em mente, todos os pedidos que você receber devem ser avaliados, para ver se estão compostos com as seguintes informações completas:

1 – Nome da Pessoa – (Precisa ser um nome composto, evitar a todo custo nomes tipo: José, Maria, Paulo… etc, pois esses nomes não identifica ninguém, devido ter muitas pessoas com o mesmo nome)

2 – Contado da Pessoa – (WhatsApp)

3 – Localização da Pessoa – (País / Estado / Cidade / Bairro) – Esses dados são vitais para a necessidade de um redirecionamento do pedido quando esta localização for muito diferente da localização em que se encontra o intercessor que recebeu o pedido.

4 – Responsável pelo pedido – Trata-se da pessoa que pede oração para outra pessoa. 

Nesse caso, ela se tornará responsável por atualizar as informações do estado da Pessoa do pedido constantemente.

IMPORTANTE: A obrigatoriedade de manter a informação atualizada será do Responsável, e por isso o intercessor não precisará entrar em contato com o responsável, mas sim o responsável é que sempre atualizará o Intercessor.

A periodicidade das informações passadas pelo responsável deverá ser combinada com o intercessor, para que este possa manter ativa a intercessão sobre o pedido.

Para o caso dos pedidos que são particulares, isto é, pedidos feitos pelo próprio intercessor, o próprio intercessor assume o papel de responsável, com o dever de sempre buscar a informação atual sobre o que está solicitando.

ATENÇÃO: Um pedido cujo responsável não coopera em atualizar as informações terá seu clamor interrompido, pela falta de informação atualizada.

5 –  Contato do Responsável – (WhatsApp)

6 – Grau de relacionamento da Pessoa com o Responsável – (Informar aqui qual o grau de relacionamento entre o Responsável e a pessoa que ele está pedindo oração, isto é, se é: A mesma Pessoa, um Familiar / Parente / Amigo / Colega / Membro da igreja / Oficial / Líder / Dirigente / Autoridade / Desconhecido)

7- Descrição da situação – (Informar aqui a situação em que a pessoa se encontra, por exemplo: A pessoa está com depressão / com problemas financeiros / brigando muito com o marido /sentimentalmente magoada / etc.)

8 – Causas naturais e espirituais possíveis para a situação – (Descrição das possíveis causas, tanto naturais, como espirituais, que possam ter sido base para o estado em que a pessoa está.

Exemplos: Fez trabalhos de macumba / abortou / se prostituía / é drogado / etc.)

9 – Descrição do Pedido, isto é, o que a Pessoa deseja de Deus – (Aqui a pessoa precisa detalhar o que realmente ela deseja que Deus faça por ela)

Importante: Todas as informações acima são vitais, e portanto, devem ser preenchidas com seriedade, pois serão essas informações que o intercessor vai se basear para clamar a Deus.

Exemplo: 

  • Descrição da situação – Uma pessoa que está sofrendo uma afronta de um parente seu.. 
  • Descrição da causa – Acusações e brigas entre familiares por pendências financeiras.. 
  • Descrição do Pedido – Para que Deus a ajude a liberar perdão pela pessoa, pois, o ódio e o rancor reinam no seu coração.

ATENÇÃO.: Esse é um exemplo de que o que a pessoa pede é diferente do que seria normalmente deduzido, o que implica que um intercessor nunca pode deduzir o que a pessoa deve pedir a Deus.. Isto tem que partir do coração dela.

10 – Situação Crítica? – (Sim ou Não) – (Indicar sim nos casos de: Risco de morte, grandes perdas, alto risco..)

11 – Urgente? – (Sim ou Não) (Não dá pra deixar pra depois, tem que ter tratamento imediato)

12 – Situação atual do Pedido – (Apontar se está aguardando, ou em atendimento, se foi cancelado, repassado para outro ou resolvido)

13 – Data do Recebimento do Pedido – (Data em que o pedido chegou nas mãos do intercessor)

14 – Data do Encerramento do Pedido – (Data em que o pedido foi encerrado)

Todos esses dados deverão ser avaliados, e se tiver faltando algum, deve entrar em contato com a pessoa do pedido ou com o responsável para obter as informações corretas e completas.

IMPORTANTE: Não iniciar o processo de intercessão enquanto as informações não forem conferidas e estiverem ok.

————————————————————————————————————–

2o. ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO PARA QUE ELE REVELE QUAL A REALIDADE ESPIRITUAL SOBRE A SITUAÇÃO DA PESSOA 

É muito importante entender que a maioria dos pedidos que recebemos não retratam uma realidade espiritual, mas sim uma condição situacional, isto é, a pessoa relatando o resultado do seu sentimento ou do que percebe em relação a diversas condições que está passando.

Em suma, a maioria dos pedidos que recebemos geralmente retratam apenas a consequência, e não a causa, que revelaria a origem e demonstraria o motivo que gerou aquela consequência.

Por essa causa, todos os pedidos recebidos, mesmo que pareça óbvia a oração a ser realizada, devem ser submetidos em oração ao Espírito Santo, para que Ele, que é o Espírito da Verdade, traga essa verdade ao coração do intercessor.

Habacuque 2:1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.

Para que essa relação com o Espírito Santo possa acontecer é preciso estabelecer uma aliança em temor e santidade, entregando-se a Ele em total submissão (Isso é um exercício de fé).

Como consequência, o Espírito Santo falará ao coração do intercessor apresentando um versículo ou trazendo à memória um personagem ou fato bíblico, como testemunho interior de situações que estavam ocultas, e por Ele estão sendo reveladas.

João 15.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

 

IMPORTANTE: Mesmo que a primeira vista esse nível de revelação pareça difícil aos olhos humanos, temos que ter ciência que o maior interessado nessa intercessão é o próprio Espírito Santo, e é Ele quem promoverá todas as condições para que possamos interceder eficazmente.

Romanos 8.26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

————————————————————————————————————–

3o. APONTAR OS DIVERSOS MOTIVOS DE ORAÇÃO IDENTIFICADOS E AS ÁREAS DE ATENDIMENTO ENVOLVIDAS NA INTERCESSÃO 

és das revelações do Espírito Santo, e também da análise dAtravés das revelações do Espírito Santo e da análise profunda do pedido de oração, deve-se preencher uma planilha com o objetivo de apontar quais são todos os motivos de oração identificados, e quais as áreas de atendimento que serão envolvidas nesse processo de intercessão.

Esse processo de forma mais detalhada poderá ser visto no 3o. Tipo de Intercessão que é a IGREJA INTERCESSÓRIA.

————————————————————————————————————–

4o. PESQUISAR OS VERSÍCULOS BÍBLICOS REVELADOS PELO ESPÍRITO SANTO 

Para o caso de intercessão profética, deve-se estudar na Palavra de Deus a situação revelada pelo Espírito Santo, e isso em duas etapas, a saber:

  1. Identificação da situação da pessoa segundo o relato bíblico.

Trata-se de estudar o personagem, a situação ou os versículos Bíblicos revelados pelo Espírito Santo, procurando entendimento e relacionamento com a situação da pessoa que fez o pedido.

 

  • Pesquisa das palavras proféticas a serem proferidas segundo descritos nos textos lidos.

 

Isto será possível ao entender a situação espiritual que envolve a pessoa, deve-se estudar o que a Palavra de Deus indica como ação profética, seja por palavras ou atos a serem praticados sobre a situação específica.

É muito importante entender que aqui está a chave da intercessão profética, pois, as palavras reveladas deverão se tornar um instrumento de guerra, pois como diz em 

Ef 6.17 A Palavra de Deus é uma poderosa espada de dois gumes que sai da nossa boca.

————————————————————————————————————–

5o. INTERCESSÃO PROFÉTICA 

De posse dos versículos bíblicos, tanto da condição geradora do problema, quanto das palavras proféticas, que estabelecerão a solução do mesmo, o intercessor deve entrar em clamor diante de Deus, apresentando sua demanda, na busca do cumprimento da Palavra de Deus sobre a vida da pessoa.

Esse momento de intercessão não pode ser comum ou normal, mas o intercessor precisa ter a ciência de que encontra-se no Tribunal Divino, diante do Justo Juiz, e o Senhor Jesus está à direita de Deus, sendo Ele ativado pelas Palavras que saem da boca do intercessor que são movidas pelo Espírito Santo de Deus.

Um dos grandes exemplo bíblico está em:

Jó 1:6‭-‬12 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor , veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao Senhor : Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do Senhor .

Esse é um momento muito especial, pois o inimigo também se apresentará com as suas artimanhas para acusar e tentar desmotivar ou confundir o intercessor, por se tratar de um ambiente de guerra espiritual.

Outro exemplo bíblico:

Jó 42:8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.

Essa condição de intercessão profética é dinâmica, pois através da interação com o Espírito Santo, o intercessor, será ministrado pelo Senhor, que vai lhe dar ampliação na visão que envolve o pedido, apresentando novos versículos a serem apresentados a Deus, e o sentimento que envolverá todo o ambiente de apresentação da demanda a Deus.

————————————————————————————————————–

6o. PERÍODO DE INTERCESSÃO PELO PEDIDO

O período de intercessão por cada pedido é muito variável, pois, depende dos seguintes fatores:

  1. Se crítico ou não – Se for um pedido crítico, algo que envolve risco de morte ou perdas significantes, o clamor precisa ser intensificado na medida que o Espírito Santo fale ao coração do intercessor.
  2. Se urgente ou não – Se for urgente, o clamor deve ser mantido até solução do caso ou o recebimento da paz que o Espírito Santo traga ao coração do Intercessor
  3. Duração da Intercessão pelo pedido – O tempo e a condição de intercessão será definido pelas informações que o responsável dará regularmente em relação à pessoa.

No caso da falta de informações por parte do responsável ou da pessoa, a intercessão pelo pedido deverá ser interrompida, até que se tenha informação atualizada.

————————————————————————————————————–

7o. SITUAÇÃO DO PEDIDO

Durante todo o período em que o pedido de oração se encontra com o intercessor a informação sobre a situação do pedido deve ser mantida, indicando o acompanhamento correto do mesmo.

Tipos de situação

 

  • Aguardando Informações

 

    • em atendimento, 
    • cancelado, 
    • repassado para o líder de intercessão
    • resolvido com sucesso
    • encerramento sem solução