A melhor maneira de abordar as súplicas seja pedir a Deus com toda a honestidade, como crianças conversando com o seu Pai bondoso, mas terminando com “seja feita a tua vontade” (Mateus 26:39), entregando-se totalmente à vontade de Deus.
o apóstolo Paulo exorta os efésios (e nós) a manterem-se alertas e orarem no Espírito, “vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18).
RESPONSABILIDADES DO SUPLICANTE
Suplicante é a especialização da intercessão que busca em Deus a misericórdia e a intervenção divina sobre uma demanda especificada num Pedido de Oração.
O Suplicante é responsável pela cobertura intercessória dos pedidos de oração recebidos na Igreja local, que tem as seguintes características:
– Pedidos que não tem informações de contato com o solicitante
São pedidos preenchidos em envelopes de ceias, papéis sem formatação, e pedidos recebidos por programas da TV, Rádio, aplicativos, e outros.
– Pedidos que não tem área especialista (Ministério) responsável para o atendimento específico do pedido na igreja.
Neste caso, o pedido pode ser enviado para a igreja mais próxima, que tenha a especialização necessária. Se não existir, o pedido vai para a pasta
do suplicante
ATITUDES DE UM SUPLICANTE
Consagracao pessoal
Oração em línguas estranhas diariamente, com no mínimo ½ hora por dia de relacionamento com Deus desta forma.
Adoração e Ação de graça ao Senhor diariamente
Capacitação espiritual
Pesquisa e estudo da Palavra de Deus relativo aos temas que deve ser suplicado diante de Deus pelos pedidos de oração.
Comunhão
Oração de cobertura do Líder da equipe, juntamente com os demais componentes da equipe.
ESTRATÉGIAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS PEDIDOS
Todos pedidos de oração, recebidos na igreja, que não possuem informações de contato com o solicitante, portanto, sem condições de acompanhamento da situação da situação dos mesmos, deverão passar pelos seguintes procedimentos:
AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO
Todos os pedidos deverão ser lidos e avaliados quanto ao conteúdo, da seguinte forma:
Se as informações são legíveis e entendíveis
Se o que se pede é para o bem e não para o mal das pessoas
Se o que se pede é puro ou impuro
Se o que se pede é coerente ou fora do senso comum
CLASSIFICAÇÃO DOS PEDIDOS
Todos os pedidos devem ser recepcionados diariamente e classificados pelos seus conteúdos, nos temas abaixo, que são pastas plásticas para serem acomodados:
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS PEDIDOS NAS PASTAS
As pastas para armazenar os pedidos deverão ser do seguinte tipo:
IMPORTANTE: Escrever em cada um dos pedidos a data que foram recebidos na igreja para controle e acompanhamento do prazo de cobertura dos mesmos.
TEMPO DE COBERTURA INTERCESSÓRIA DOS PEDIDOS
Como esses pedidos não têm condições de acompanhar a situação dos mesmos por falta de informações de contato com o solicitante, esses pedidos devem receber cobertura intercessória por uma semana e depois serem separados em uma caixa para ser levado para queima no monte.
Podem existir casos especiais, onde esse tempo de cobertura intercessória seja diferente desse prazo padrão. Nesse caso, considerar o melhor prazo para o pedido específico.
Todos os pedidos que já receberam cobertura intercessória pelo tempo devido, devem ser retirados das pastas e colocados em uma caixa para serem queimados no monte no próximo mês.
ESTRATÉGIA DE COBERTURA INTERCESSÓRIA DOS PEDIDOS
O Líder de intercessão deve planejar como serão distribuídas as pastas dos motivos de oração por Suplicante semanalmente.
O ideal é que cada semana um suplicante receba uma pasta diferente para cobrir.
Como são 4 pastas, durante 1 mês cada Suplicante passará por todas as pastas.
No caso de poucos Suplicantes na equipe, estabelecer um rodízio das pastas por dia, para que em uma semana, todas sejam cobertas pelos suplicantes.
FORMA DE COBERTURA INTERCESSÓRIA
O Suplicante de posse da pasta de pedidos, deve pesquisar na Bíblia os versículos
e temas Bíblicos que tratam dos assuntos da pasta, devendo meditar diariamente
nesses conteúdos bíblicos antes de iniciar a cobertura intercessória dos pedidos.
Os pedidos devem ser lidos, um por um, e apresentados diante de Deus, suplicando
pela misericórdia de Deus e apresentando cada pedido ao Senhor.
É importante lembrar sempre que os pedidos nem sempre retratam a realidade
espiritual por trás de cada situação, pois geralmente apresentam a consequência e
nao a causa do problema.
Por essa causa, durante as súplicas deve-se invocar a revelação e direção do
Espírito Santo para que Ele traga o discernimento sobre a real situação que envolve
o pedido e quais Palavras de Deus devem ser utilizadas na súplica a ser
apresentada.
Todos os pedidos que receberam a cobertura durante o período devido, devem ser separados para serem queimados no monte.
Esses pedidos devem ser separados em uma caixa de plástico transparente, bem acomodados, e preparados para serem queimados no monte.
Importante: Somente devem ser queimado no monte pedidos que receberam a cobertura intercessória devida, dentro do prazo estabelecido.
AÇÕES ESTRATÉGICAS DIFERENCIADAS
Com alternativa os Líderes de intercessao podem combinar com as demais Áreas especialistas, e, dependendo da aceitabilidade, os pedidos que correspondem a essas Áreas podem ser enviados para elas, mesmo que esses pedidos não tenham contato informado, para que eles estabeleçam a cobertura intercessória devida.
Exemplos:
Pedidos de curas – Enviar para os Capenia
Pedidos de dependência química – Enviar para o GAUF
Pedidos de relação familiar – Enviar para o Ministério de Casais, +QV, O2, etc..
9. ONDE E QUANDO PRATICAR A SÚPLICA?
Cada suplicante deve meditar na Palavra de Deus diariamente, orando em linguas espirituais e adorando a Deus, como processo de edificacao e ser cheio do Espirito Santo.