Colossenses 3:1-3 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
O QUE É MINDSET?
Mindset é uma palavra em inglês que significa mentalidade.
Sua maneira de pensar, é o filtro com o qual vemos o mundo.
Alguns podem chamá-la de estado de espírito. Outros preferem usar conjunto de crenças.
Dizemos que alguém tem a mente fechada ou a cabeça aberta, dependendo de sua forma de lidar com coisas novas, diferentes e desafiadoras.
O mindset se forma desde o dia de seu nascimento, ele é como uma rede complexa que conduz pensamentos e atitudes.
É composto por crenças limitantes, que formam obstáculos para algumas coisas que você deseja ser ou fazer.
No entanto, também é composto por certezas que servem de base para tudo que você já é capaz de realizar.
Sua mentalidade pode ser sua grande aliada ou sua maior inimiga.
Por isso, aprender sobre o mindset é essencial para quem quer melhorar, desejando aprimorar habilidades e se desenvolver como ser natural ou descobrir que na verdade ele é um ser espiritual, e por isso o seus pontos de vista tem que ser reformatados.
NATUREZA CARNAL
O grande problema do crente é a sua natureza carnal, terrena, constituída por valores deste mundo, que o torna encravado dos seus pensamentos a tal ponto que muitos não conseguem absorver o que lhe é ministrado, mesmo que receba as informações do Reino muitas vezes seguidas.
Por isso o apóstolo Paulo diz:
Romanos 7:6 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.
Entenda, não basta apenas conhecer que existe o Reino de Deus, temos que ter um novo modo de vida para nos adaptarmos a esse Reino, pois só conhecer pode ser bom ou mau.
Por exemplo:
O que é a vida eterna? É o conhecimento
João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
E o que trouxe a morte? O conhecimento:
Gênesis 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Esteja alerta para o que você está gastando tempo em conhecer, porque apenas o conhecimento do mundo traz a morte
Existem muitos salvos, mas que estão vivendo num deserto, ainda escravos deste mundo, porque não aprenderam a governar, porque tem a mentalidade do mundo
Gálatas 5:21… invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Não seja governado pela sua carne, mas pelo Espírito
Gálatas 5:24,25 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
METANÓIA E METAMORFOSE
O apóstolo Paulo tratou bem sobre esse tema , e é sobre a forma de mentalizar que trataremos nesta Vigília.
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Transformai-vos – μεταμορφουσθε – metamorfose
significa mudança completa de forma, natureza ou estrutura; transformação, transmutação.
Então o que Paulo sugere é que a nossa mentalidade precisa ser renovada para produzir transformação no nosso comportamento, nossa forma de ser, para ser um novo ser, espiritual, por consequência.
E foi exatamente isso que Jesus pregava quando iniciou seu ministério aqui na terra.
Marcos 1:14,15 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus,
dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Arrependeivos – μετανοειτε – metanóia
significa a ação de mudar de ideia ou pensamento, ou seja, deixar de seguir ou acreditar em determinada coisa para vivenciar um novo modo de enxergar a vida,
Esta é a proposta de Jesus, Ele veio transformar a mentalidade do ser humano.
QUAL EVANGELHO EU ESTOU VIVENDO?
Jesus é Deus, mas Ele também é Rei, e veio estabelecer o seu Reino aqui na terra.
Por isso Ele dizia:
Lucas 11:20 Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
Jesus veio introduzir os cristãos no Reino de Deus.
E é tão importante a ensino sobre o Reino que Jesus, além de ministrar sobre o Reino durante a sua vida, também ministrou os discípulos durante 40 dias após a sua ressurreição, antes de assunto ao céus.
Atos 1:3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E 10 dias antes da festa de Pentecostes (50), quando houve o batismo com o Espírito Santo, o Senhor Jesus declarou a grande missão para os discípulos e, por consequência, para a Igreja que ali estava nascendo
Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Jesus, pelo derramar do Seu Espírito nos dotou de poder para fazer a sua obra nessa terra de pregar o Evangelho do Reino, no qual os sinais são manifestos, pois somente assim seremos reconhecidos como Suas testemunhas.
Marcos 16:20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.
Agora, se isso é a verdade da Palavra de Deus, porque muitos cristãos estão tão acomodados com as condições desta terra?
Para responder isso precisamos entender que a Bíblia retrata duas coisas:
Evangelho da salvação
Efésios 2:8,9 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
Isso acontece uma única vez na vida de um cristão, e uma vez salvo, se este não voltar atrás, salvo está para sempre.
Evangelho do Reino
Marcos 1:14,15 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Daniel 7:27 O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.
GRAÇA X REINO?
Agora o importante é entender que a maioria dos cristãos da atualidade estão parados no Evangelho da Salvação, buscando de Deus uma vida boa e tranquila nessa terra.
Devemos entender que a salvação é só a porta do Reino, você não pode ficar do lado de fora do Reino, isto é, no Paraíso, mas sim, do lado de dentro, participando do Reino de Deus, pois você foi chamado para ser rei e reinar com Cristo.
2 Timóteo 2:12 se perseveramos, também com ele reinaremos;
Agora que você é um cristão, isto é, uma vez filho de Deus, a sua preocupação deve ser em se preservar para não pisar na bola e perder a salvação, mas principalmente, assumir a sua identidade de participante do Reino de Deus, porque esta é a sua herança.
Não podemos viver os extremos, isto é, somente Reino ou somente graça, mas viver plenamente a graça no Reino.
Temos que aprender a nos posicionarmos como cidadãos do Reino, conscientes da graça que nos salvou, mas passar a viver, e praticar o Evangelho do Reino.
BENESSES TERRENAS
Há uma confusão terrível, porque durante muito tempo só se fala no Evangelho da salvação, e de como você pode ter uma boa vida na terra, como se essa fosse a condição de Deus demonstrar que te abençoa.
E com essa mentalidade deformada da verdade, que alguns cristãos se tornaram mendigos espirituais, escravos que estão, sempre buscando de Deus um favor que já lhe pertence, mas por ser cego espiritualmente não enxerga o que é seu direito.
Exemplo:
Quem crê que Deus vai te abençoar?
Resposta: Você já é abençoado, não tem como Deus te abençoar mais, porque
Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
A questão não é pedir, e sim tomar posse e viver essas bênçãos pela fé
Quem crê que Deus vai te dar vitórias?
Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Muitos estão buscando aquilo que a palavra nos garante.
Isaías 55:11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
A estratégia do diabo sempre foi de embotar a mente das pessoas
Por exemplo: O que o diabo ofereceu para Adão e Eva?
Para eles serem semelhantes a Deus… Mas eles já eram semelhantes
Aí o cristão se decepciona com Deus, fica frustrado porque pede e não recebem, porque para viver o que já está disponível é necessário praticar a sua fé.
CONSCIÊNCIA REAL
Entenda, quando falamos de Reino de Deus, é muito mais do que você ter status, dinheiro, de você mandar nas pessoas, não é nada disso.
Porque esses são valores do mundo, e isso não pode corromper o seu coração, criando uma expectativa de que você é muito importante, desejando o que o mundo tem, e buscando em Deus o direito dos homens desta terra, como prioridade e condição da sua vida.
Entenda o que diz a Palavra de Deus.
Mateus 6:31-34 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Acorde para esse novo tempo, atento para as mensagens do Espírito Santo ao seu coração
Apocalipse 2:29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
NÃO MORRA NO DESERTO
É fácil ser crente, mas o problema é que sair do Egito não é garantia de entrar em Canaã.
Tem um louvor que diz que “quem tem uma promessa de Deus, não morre não”, mas isso não é uma verdade absoluta, pois o povo que saiu do Egito, com a promessa de entrar na terra prometida, a maioria morreu no deserto, e para eles a promessa não se cumpriu.
E esse é o destino de alguns cristãos que estão num deserto infindável, vivendo em algumas áreas da sua vida a escassez, solidão a dor e sequidão, por mais que orem, jejuem e sejam tementes a Deus.
Difícil entender, mas este é um fato patente em nossas igrejas, onde em qualquer apelo que se faz nos cultos uma multidão vai para frente para buscar solução para os problemas que os estão perturbando, mas isso é porque eles ainda não materializaram o Reino na sua mente.
MANÁ E ESPINHO NA CARNE
Em que área da sua vida você está vivendo de mana, ou com um espinho te atormentando?
Porque pode ser que você até esteja bem em algumas áreas, mas sempre situação complicada a te atormentar, como um espinho na carne.
2 Coríntios 12:7-10 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
O maná era branco com gosto de mel, como era a terra prometida, manava leite e mel, ou seja, era aquilo que eles viveriam lá, mas eles não aprenderam a ser governantes, eles ainda eram escravos, e Deus não queria uma nação de escravos, e sim uma nação de reis e sacerdotes.
1 Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Então, enquanto você não for rei e sacerdote, isto é, ter domínio e governar todas as áreas da sua vida segundo o padrão do Reino, você não pertence ao Reino, você ainda está no deserto.
Então, podemos classificar esse maná, ou espinho na carne, como Escola da obediência, pois aquilo que era para ser abundante se tornou faltoso, causando dor e tormento, mas é para o teu bem.
Não precisa ser assim, você não pertence mais a essa terra, porque saiu do “Egito”, mas também ainda não está no reino, mas sim passando por um deserto espiritual para ajustamento de sua conduta.
Vamos entender o porque disso:
DIFERENÇA DE SISTEMAS OPERACIONAIS
Imagine dois celulares, um com um sistema operacional Android e o outro com IOS.
Um aplicativo que é configurado para o Android vai rodar bem no IOS?
A resposta é não, e não tem jeitinho, são ambientes e configurações completamente diferentes, e um é incompatível com o outro.
E a única forma do aplicativo que rodava muito bem no Android rodar no IOS, é reescrever o seu código, refazer seus programas com a linguagem nativa do IOS.
SISTEMA OPERACIONAL DOS REINOS
Assim podemos comparar o sistema operacional do Reino com o sistema operacional da terra, são incompatíveis entre si.
Então, quando Jesus subiu ao céu deixou um Expert em Reprogramação Mental, para reorganizar nossa mente, onde rodam os programas ou aplicativos instalados pelo sistema deste mundo.
E esse Expert, chamado Espírito Santo está limpando essa lixarada, e instalando novos aplicativos que nos farão ter conexão perfeita com o sistema operacional do Reino de Deus.
O sistema que funciona no Reino é o sistema Sião, e não o religioso, pois este não funciona no céu.
Na terra é lógica: 2 + 2 = 4
E no céu: É quântico, porque quanto mais movimento, mais o número aumenta, e isso é provado no milagre da multiplicação dos 5 pães + 2 peixinhos que alimentou uma multidão de 5 mil homens e ainda sobrou
O sistema da terra é lógico, o do céu é fé, um mundo de possibilidades, comparado ao sistema quântico.
Portanto, enquanto a sua mente pensar logicamente, nada vai funcionar na sua vida além das quatro paredes deste cosmos.
Por isso que muitos ficam frustrados ao tentar tratar as coisas do Reino, porque querem usar a sabedoria da terra para tentar tratar as coisas do céu, não funciona.
Olha o conselho de Cristo.
Mateus 6:31-33 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Então, vamos aprender hoje como se busca em primeiro lugar o Reino de Deus, priorizando-o em nossa mente
ENSINO SOBRE O REINO
A estratégia utilizada por Jesus para implantar o Reino na mente dos discípulos foi ensinar
Marcos 6:2 Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Marcos 8:31 Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.
Jesus não estava apenas informando da sua morte, mas ensinando sobre a sua morte, criando uma doutrina da salvação pela sua morte.
É isso o que você tem que entender, Jesus falou diversas vezes a respeito da morte dEle, mas as pessoas entendiam como uma palavra, e não como uma doutrina.
Eles não entendiam a doutrina da morte e da ressurreição, por mais que Jesus os ensinasse.
Eu preciso morrer para vencer a morte, dizia Jesus, mas isso não entrava na mente deles.
DISCIPULADO
Porque Jesus Cristo permaneceu com seus discípulos por 3 anos e pouco aqui na terra?
Ele, sendo Deus, não poderia fazer um milagre e as mentes deles seriam transformadas num segundo, isto é, o Senhor faria um download na cabeça deles e eles acordariam com novos pensamentos..? Seria tão mais fácil…
Mas o método que Jesus utilizou tornava os discípulos co-participantes da decisão de querer se envolver com o Reino ou não, como aconteceu com Judas Iscariotes.
Preste atenção no que diz os Evangelhos
Lucas 20:1a Aconteceu que, num daqueles dias, estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar…
Ensinar aqui tem o sentido de: Conversar com o outro a fim de instruí-lo.
Então Jesus andava com a galera a fim de instruí-los
Marcos 4:2 Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.
Doutrina é um conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas.
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema: religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.
É somente através de um discipulado que eu consigo transformar a mentalidade de alguém, imputando uma nova doutrina, ou nova forma de pensar e agir.
Por isso, Jesus tinha aprendizes de uma nova doutrina, a Doutrina do Reino.
TRANSFORMAÇÃO DE MENTALIDADE
A Bíblia nos mostra o quanto o coração duro de um povo o leva a sofrer por muito tempo.
Para o povo sair do Egito, bastou um dia -> Isso é graça
Mas para tomar Canaã levou 40 anos -> Isso é Reino
Porque eles precisavam se desintoxicar das doutrinas egípcias, e assim acontece com a limpeza necessária das doutrinas desse mundo para assimilarmos as doutrina do Reino.
Foi muito fácil eles saírem do Egito, juntaram seus pertences e saíram, mas ocupar o seu lugar de direito aí tiveram que passar por um deserto.
Assim é com a salvação, basta uma declaração de fé, mas para participar do Reino tem que crucificar a própria carne, e é aí que está representado o deserto que todos têm que atravessar, e muitos estão morrendo no deserto e não entrando no Reino.
Mateus 11:12 Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.
TER A MENTE DOUTRINADA
Esse tempo de angústia e sofrimento é devido a sua mente estar poluída com muitos valores desta terra, como os judeus que saíram do Egito.
Números 11:4-6 E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer?
Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos.
Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.
No deserto eles tinham que pegar uma medida diária de maná, e essa era uma estratégia de Deus para criar regras e sujeitá-los à obediência e sujeição a Deus, era uma escola de uma nova doutrina de comportamento.
Da mesma forma, Deus está tratando o seu povo, porque em algumas áreas que alguns de nós precisamos ser tratados vamos viver do maná diário, do pouquinho, quase faltando, mas sempre suprido de forma sobrenatural, este é um tratamento para aperfeiçoamento do nosso espírito.
Que área você está sendo doutrinado?
Na sua vida financeira, profissional, filhos, família, relacionamento, área sentimental, saúde, ministério, falta de fé, sonhos?
SER ESPIRITUAL
Esse deserto que parece infindável só vai terminar quando você tiver um outro espírito.
Números 14:24 Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.
Josué e Calebe venceram o deserto porque não enxergavam as dificuldades como os demais, e entraram na terra prometida.
E quando entraram na terra prometida o maná cessou, e passaram a se alimentar do fruto da terra.
Josué 5:11,12 Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Páscoa; pães asmos e cereais tostados comeram nesse mesmo dia.
No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.
A geração de Moisés não conseguiu entrar, somente a geração de Josué, porque?
PRECISAMOS MUDAR NOSSA FORMA DE PENSAR
Porque a igreja primitiva funcionava plenamente?
Porque eles estavam com a mente do Reino implementada em seu modo de viver
Atos 4:32-35 Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.
Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes
e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.
Mas ao longo do tempo, esse modo do Reino foi contaminado e compartilhado com muitas filosofias, que foram contaminando a igreja a tal ponto de se diminuir quase a nada os valores do reino e só se preocuparem com salvação e vida plena nesta terra.
A religiosidade é filosófica, o Evangelho do Reino é prático. Se não é prático, não é espiritual.
Lucas 7:22 Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres,anuncia-se-lhes o evangelho.
Jesus falava e manifestava poder, sinais e maravilhas.
A igreja apostólica, participante do Reino também deve praticar as obras de Cristo nesta terra, esta é a nossa missão.
João 14:12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
O Reino é vivível, o céu é vivível, e aquele que a ele pertence, vive uma nova mentalidade
Salmos 27:1-3 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.
Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
SOMOS REPRESENTANTES DO REINO DE DEUS NA TERRA
2 Coríntios 5:20a De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio…
Essa é a verdadeira consciência que devemos ter, que representamos o Reino de Cristo, e, por isso, devemos trazer o que é celestial para a terra, e não levarmos o que é terreno para o céu.
Como eu penso, eu vivo, e assim manifesto em que reino eu vivo.
Provérbios 23:7a Porque, como imagina em sua alma, assim ele é…
VIVER PELA FÉ
Hebreus 11:1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Fé é a certeza do governo de Jesus sobre todos os governos
Exemplo do centurião
Mateus 8:8-10 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.
Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.
Fé é a certeza que vai dar certo porque no Reino de Deus a vitória já está estabelecida
Isaías 61:6,7 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor , e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.
Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.
Fé é a certeza que Jesus governa sobre todos os governos, então a enfermidade, a miséria, a violência e até a morte estão debaixo da autoridade de Cristo Jesus.
Romanos 8:36-39 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
por isso
Hebreus 11:6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
Hebreus 10:38,39 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.
SER UM REPRESENTANTE DO REINO
Jesus ensinava e ensinava, porque enquanto não houvesse um posicionamento mental diferenciado, nada estava mudado ainda.
E é por isso que na intercessão insistimos tanto na formação e fortalecimento espiritual de todos os participantes do Ministério.
Porque enquanto não tirarmos a condição de escravidão e pequenez dos nossos corações, não realizaremos corretamente a tarefa que o Senhor nos comissionou, de sermos seus representantes nesta terra.
TER A MENTE DE FILHO DE DEUS
Para entender o Reino eu preciso ter a mente do Reino, e para isso é preciso assumir a minha posição de filho de Deus
João 1:12,13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Pois um reino legítimo não é conquistado, ele é transferido de pai para filho, e nós, em Cristo, nos tornamos filhos e, por isso, herdamos o Reino
Gálatas 4:7 De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
Assim, como filhos de Deus, nosso DNA foi trocado, agora preciso trocar minha mente, isto é, tirar a mente de escravo e assumir a mente de filho de Deus, participante do seu Reino.
Mas para isso é necessário andar, seguir, conhecer, praticar os princípios do Reino.
PRINCÍPIOS DO REINO
A grande virtude de um servo de Deus é se tornar um discípulo de Cristo
João 15:7,8 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Discípulo é aquele que é ensinável, que deseja aprender, para viver e pratica a nova doutrina do Reino, se adaptando aos valores corretos em sua mente.
SOMOS A REPRESENTAÇÃO DE DEUS NA TERRA
Nós somos a representação de Deus do 2o. céu para baixo, e, por isso, Deus não veio para colocar ordem em tudo, Ele está nos esperando para fazer isso.
Romanos 8:18,19 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.
E nós clamando para Jesus fazer isso, fazer aquilo,… Mas Ele diz: Não, eu formei vocês para vocês mesmo fazerem o que estão me pedindo.
Entenda como:
Gênesis 2:15 Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
PODER DE JULGAR
Nós fomos criados para julgarmos os anjos do mal, por consequência, esses seres espirituais deveriam ter medo do homem, mas, ao invés disso, eles trabalham para enganar, manipular e denegrir a consciência do ser humano.
Com a capacidade de julgar parece que a Bíblia está exaltando o homem
Não, a Palavra de Deus somente está relatando a missão do homem, porque se você não faz o que você foi programado para fazer, você está em rebelião.
Mateus 12:28 Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
Esse é o grande problema, por isso muitos estão fora do seu grande propósito, e nunca entenderão porque não participam no Reino de Deus.
EXECUTAR A SENTENÇA CONTRA OS DEMÔNIOS
Deus já tem uma sentença escrita para os demônios, e nós é que vamos executar isso, somos seus santos, porque quando nós adoramos, nós fazemos o juízo escrito se cumprir.
Salmos 149:5-9 Exultem de glória os santos, no seu leito cantem de júbilo.
Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, nas suas mãos, espada de dois gumes,
para exercer vingança entre as nações e castigo sobre os povos;
para meter os seus reis em cadeias e os seus nobres, em grilhões de ferro;
para executar contra eles a sentença escrita, o que será honra para todos os seus santos. Aleluia!
Todas as vezes que você entra em nível de adoração, você começa a sentenciar os demônios e colocá-los em cativeiro.
Romanos 16:20a E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás…
Por isso a murmuração é o cativeiro que os demônios estabelecem aos homens, mas a adoração é quando você inverte esse quadro, e você os coloca em cativeiro.
outra referência Bíblica
1 Coríntios 6:1-3 Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos?
Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!
A referência de mudo do versículo 2 é a palavra grega Cosmos.
Diante dessa nova consciência do nosso ser, porque continuarmos pensando pequeno?
Pois também nós vamos julgar os anjos caídos, que são os demônios, pelo uso da Palavra de Deus, como aconteceu com Cristo quando venceu o diabo no deserto.
Nós fomos criados para colocar ordem naquilo que entrou em desordem, isto é, fomos criados para sermos juízes e organizadores desse mundo corrompido.
Isso é Reino de Deus, e este é o papel do verdadeiro representante de Jesus como intercessores nesta terra.
Então diante da condição que muitos cristãos vivem hoje em dia, o que Deus pensa a respeito deles?
“Esses que Eu criei para julgar o Cosmos e os anjos caídos, estão perdendo tempo com os prazeres deste mundo tenebroso”, avalia Deus.
1 João 2:15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
Deus procurou intercessores íntegros, mas não encontrou, então Jesus assumiu esse papel.
Isaías 59:16 Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.
Por esta causa a nossa mentalidade tem que ser transformada, porque Cristo se fez Intercessor.
CONDIÇÕES PARA SER UM INTERCESSOR PARTICIPANTE DO REINO DE DEUS
Então, como isso pode acontecer:
Passarmos a assumir que não somos deste mundo, estamos nele para uma missão
João 17:14-19 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.
Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.
Eles não são do mundo, como também eu não sou.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.
Deixar de agir como um escravo, e exercer autoridade do Reino nesta terra.
Lucas 22:29,30 Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio,
para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.
Ter a mentalidade do Reino, pensar as coisas do alto
Colossenses 3:1-2 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
Ter um coração humilde, e não se deixar levar pelos prazeres e aparência deste mundo
Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Ter a mente preparada para enfrentar lutas e afrontas, preparado para vencer os reinos deste mundo, sabendo que esta guerra é do Senhor
Mateus 5:10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
INDIGNAÇÃO DE DEUS
Salmos 82:1 Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses, estabelece o seu julgamento.
Deus convoca os deuses e começa a julgar, e continua…
Salmos 82:2-5 Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa dos ímpios?
Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado.
Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da terra.
E aí você pensa, Deus tá dando uma lavada lá em cima, nos céus,…. e continua…
Salmos 82:6,7 Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.
Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir.
Sabe onde é essa Assembléia, é aqui na Terra, Deus está falando conosco agora mesmo…
Deus nos chama de deuses.
e até Jesus confirma essa Palavra
João 10:34,35 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,
Ele está se referindo sobre a nossa essência
2 Pedro 1:4 pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,
Até quando vocês vão admitir a pequenez como maneira de viver, se vocês tem a minha natureza, vocês tem a minha essência, a minha autoridade, até quando, diz o Senhor vosso Deus???
Até quando a injustiça vai perdurar, até quando a impiedade vai perdurar, até quando você vai conviver com as condições deste mundo tenebroso, até quando?
Pare com essas frescurinhas, porque isso só demonstra que você não confia no Deus que te enviou para esta missão.
Acorda para essa realidade, e vai colocar ordem no mundo!
NATUREZA DIVINA EM NÓS
O Reino de Deus é totalmente diferente.
Por termos a mesma natureza de Deus, temos que ter a convicção que a corrupção do pecado já não tem mais força de sujeição na nossa vida, pois andamos em santidade, somos filho do Altíssimo e nos comportamos como Jesus se comportou nesta terra, pois foi para isso que Ele veio, para nos doutrinar nos seus caminhos.
Jesus resistiu a todas as tentações que o maligno Lhe ofereceu nesta terra.
Lucas 4:5-8 E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo.
Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.
Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.
Nós que tínhamos o direito legal de sermos juízes, acabamos nos associando com a impiedade e perdemos tudo isso, e agora não temos autoridade nem sobre nós mesmos.
Por isso alguns estão perdendo a capacidade de julgar, porque estão com o mundo no seu coração, e é muito difícil tirar os costumes do “Egito” do seu coração.
Porque aquele que se associa com a mentira se torna filho do diabo, por isso a Palavra nos revela o ambiente que nos prendia
Colossenses 1:13,14 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Jesus não somente promoveu uma transferência de reino, mas também uma transferência de genética.
OBRA REDENTORA DE CRISTO
Jesus estava dentro de Deus, mas quando o homem (Adão), perdeu a sua essência, a Trindade fez num concílio Triuno, e disseram, precisamos novamente de um homem para retomar essa posição perdida do primeiro homem, Adão.
Jesus se levanta de dentro de Deus e se apresenta para ser esse homem.
E Jesus começa então a se diminuir, diminuir, diminuir, e se torna tão minúsculo, a tal ponto que ele entra dentro do ventre de uma mulher, e nasce naturalmente para realizar a sua missão aqui na terra, ser obediente a Deus até a morte.
Filipenses 2:7,8 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Cumprindo cabalmente Sua missão, Ele tira do diabo tudo aquilo que o homem lhe tinha entregue, e volta para a sua grandeza.
Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Mas aqui está um segredo, quando Jesus diz assim:
Mateus 26:64 Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.
Ele não está mais dentro de Deus, e sim, assentado à Sua direita.
Porque Jesus voltou com a sua condição humana, mas santa e divina.
Saibam, tem um homem assentado à direita de Deus.
Sabe o que é isso, amados?
Jesus é humano, porque a Bíblia diz
1 Timóteo 2:5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Mas pleno de autoridade e poder
Mateus 28:18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
E assim, Ele resgatou a posição que era de Adão.
SOBERANIA DE CRISTO
Preste atenção nos acontecimentos nos céus a partir da subida de Cristo
Apocalipse 4:9-11 Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,
os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:
Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.
Mas em
Apocalipse 5:13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
Entenda, agora existe uma outra pessoa sentada no trono com Deus que não existia em Apoc. 4, que é Jesus é o Cordeiro, sentado ao lado de Deus no trono celestial
ABERTURA DOS SELOS
Mas havia um alvoroço nos céus, porque era necessário abrir os selos e ninguém tinha sido achado digno para isso
Sabe porque não tinha ninguém digno no céu?
É porque quem abre os selos é o homem
Quem toda as trombetas são os anjos
E quem estabelece a ira é Deus
Quando chegou a parte dos homens manifestar a parte do governo e determinar a sentença, não tinha nenhum homem digno, porque Adão já não podia cumprir o seu papel e nenhum outro foi achado capaz para isso.
E eles choravam, choravam, mas de repente um ancião diz para João… Chegou um Homem aqui capaz disso
Apocalipse 5:5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
Chegou um Homem que é digno, Ele é o Cordeiro que morreu, mas ressuscitou como Leão da Tribo de Judá e vai abrir os selos
Ele é digno, Ele é digno, e sentou à direita do Pai, e começou a abrir os selos, porque Ele é digno
ESTAMOS ASSENTADOS COM CRISTO
Sabemos que o ser humano não tem autoridade nenhuma, mas quando ele se assenta dentro de Jesus, ele passa a reinar com Cristo.
Porque todas as coisas está em Jesus, dentro de Jesus,
Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
Em Cristo eu passo a viver toda sorte de bênçãos espirituais
Porque quando eu me assento em Jesus, eu volto a conversar com o Pai, como Adão o fazia antes de pecar.
Porque tem um homem sentado à direita do Pai, e é somente dentro de Jesus que eu vivo isso.
Por isso o Pai entregou toda autoridade para Jesus, e quando a igreja está em Jesus ela participa de toda essa autoridade pertencente a Jesus.
Efésios 1:20-23 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,
acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.
E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,
a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
A VERDADEIRA INTERCESSÃO
Jesus está assentado à direita de Deus para interceder diante do Pai
Romanos 8:34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Se estamos em Cristo, estamos assentados à direita de Deus, e a intercessão de Jesus flui por nós, portanto, ao intercedermos estamos representando Jesus nesta terra, e esse é o nosso importante papel, a nossa missão.
E para que isso possa acontecer plenamente, o Espírito Santo nos ensina a orar como convèm
Romanos 8:26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
Por meio de nós Jesus Cristo atua intensamente intercedendo pelos seres humanos nesta terra.
Hebreus 7:25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Ele nos resgatou, e está modelando a nossa mente, ressignificando nossos pensamentos para que possamos ter a MENTALIDADE DO REINO, e assim fazer a obra como Ele deseja
Apocalipse 5:9,10 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.
BASES ESPIRITUAIS DA INTERCESSÃO
A intercessão é a expressão do amor sacrificial de Jesus, o qual pagou um alto preço para levantar uma igreja de reis e sacerdotes, para julgar e interferir nos planos do diabo e seus demônios nesta terra.
Romanos 8:27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
Isso significa que temos um relacionamento com a Trindade quanto à intercessão, porque Cristo intercede segundo a vontade de Deus e introjeta esse sentimento em nós pelo Seu Espírito que habita em nós, para manifestar poder e juízo nesta terra.
1 Coríntios 2:9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Vamos buscar os valores de Deus para produzir frutos que o glorifique nesta terra
1 Coríntios 2:12,13 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
Por isso, devemos valorizar a obra de Deus em Cristo Jesus por nossa causa.
Efésios 1:16-19 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,
para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,
iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;
Por tudo isso, ajuste a sua mentalidade e comece a enxergar a realidade das coisas do mundo espiritual que você vive.
Ao invés de ficar olhando para cima quando você está orando ou clamando a Deus, passe a olhar para o lado, você está assentado com Cristo ao lado direito de Deus
Colossenses 3:1-3 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
ATUE COMO UM REI
Portanto, quando desenvolvermos essa intimidade com o Pai, por intermédio de Cristo, Ele me dá a Espada, que é a Sua Palavra e eu começo a praticar a justiça de Deus contra os principados e potestades nas regiões celestiais.
Efésios 6:17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Essa é a expressão da autoridade do Reino.
Pare de pensar como os normais deste mundo e estabeleça o Reino na sua mente, pense nas coisas do alto, e não as que são aqui da terra.
Não seja mais uma pessoa contemplativa ou deformada espiritualmente e assuma a sua posição no Reino, tenha a mente de Cristo, e vá fazer a obra de Deus, como um rei e sacerdote do Reino de Deus.
1 Coríntios 2:14-16 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Como isso é possível
João 14:12-15 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
Porque Ele é a Palavra, e nEle você se torna a Palavra viva, que traz julgamento sobre a terra.
A desobediência me afasta de Deus, mas a obediência me conecta com Ele, e eu me torno um com Deus.
João 17:21-23 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
TER A MENTALIDADE DO REINO PARA INTERCEDER
Sabe o que fazem alguns Intercessores e Coordenadores diferentes? É que eles entenderam isso.
Ter a MENTALIDADE DO REINO não é para alguns, mas é para todos que simplesmente se submete a uma METAMORFOSE e uma METANÓIA, isto é, para aqueles que entendem e se submetem a uma transformação radical na sua forma de ser e de pensar
Atos 26:20b ….., que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.
PROTEÇÃO DO REINO
Creia que Jesus veio morrer na cruz para tirar a autoridade que satanás recebeu nesta terra e colocar de volta nas mãos do homem, pois, esse Homem venceu e voltou para o céu, num lugar que o diabo nunca mais voltará.
E o diabo não pode mais tomar de mim, porque não está em mim, mas em Cristo.
O grande risco, é que a partir que uma pessoa sai de Cristo, tudo o que é de Cristo sai dela, e o diabo passa a entrar nela porque a casa está vazia.
Mas quando a mentalidade é do reino, não existe espaço nem possibilidade para o inimigo enganar para entrar, porque estamos escondidos em Cristo, e Cristo já fechou a porta para os demônios
1 João 5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.
Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
A igreja tem a proteção e a autoridade de Cristo, porque representa o Corpo de Cristo nesta terra, isto é, a Igreja é Cristo na terra.
Por isso, temos que nos comportar, pensar e realizar como Cristo nesta terra, pois somos Cristo (cristãos), portanto com a mente (MENTALIDADE) de Cristo.
Para isso, passe a investir poderosamente no conhecimento de Cristo através do Espírito Santo, pois Ele é o Espírito da Verdade e a Verdade é Cristo.
João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
REFLEXÃO
Como cidadão dos céus, temos que utilizar
uma linguagem espiritual
leis próprias do Reino
ter atitudes diferentes aqui na terra
Cumprirmos nossa missão
orar incessantemente
jejuar estrategicamente
Devemos rever nossos conceito errados do que imaginávamos como igreja, do que é um verdadeiro culto a Deus, o que significa verdadeiramente interceder uma pessoa.
Precisamos realinhar os conceitos de intercessão e realinhar os conceitos de batalha espiritual (o inimigo é que tem medo da igreja, e não o contrário)
CULTURA DO REINO
Se a MENTALIDADE DO REINO é a capacidade de enxergar o mundo natural com visão espiritual.
Não perca tempo com aquilo que não é pão
Vença suas crenças limitantes
É preciso tirar a capa que cobre essa realidade (escamas dos olhos)
ROMPERMOS NOSSOS LIMITES, SUJEITAMOS NOSSA CARNE, ATÉ QUE NADA MAIS NESTA TERRA ROUBE O NOSSO CORAÇÃO
Sejamos limpos, puros, perfeitos, que são os atributos de Cristo, que ele transmite para nós pelo operação do Espírito Santo
Vamos interceder manifestando a Cristo nesta terra através dos sinais e prodígios
Marcos 16:17,18 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;
pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
Deus é santo, puro, singular, perfeito, preciso, excelente, absoluto, e deve ser honrado com a nossa dedicação em representá-lo como intercessor apostólico.
Por isso, provoque uma METANÓIA e uma METAMORFOSE para viver a plenitude do Reino da sua vida
Romanos 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Marcos 1:14,15 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus,
dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
Com toda retidão, sabendo que o segredo do Reino é humildade
Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
CONCLUSÃO
Portanto, com um intercessor apostólico, renove a sua mente, e tenha prazer em estudar, aprender, conhecer e viver Cristo
Salmos 1:2,3 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
e assim ser um participante do Reino atuando nesta terra com poder, sinais e maravilhas, em Nome de Cristo.
Entenda esse segredo do vitória para toda a sua vida, e a partir de hoje busque o melhor que só
Deus poder realizar na sua vida
Isaías 1:19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
Efésios 3:20,21 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Que você ore todos os dias a oração que Jesus nos ensinou:
Mateus 6:10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
E DECLARE COM TODA A TUA FORÇA:
1 Coríntios 2:16b … Nós, porém, temos a mente de Cristo.
Lucas 17:20-21 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
O ser humano foi criado para conviver com Deus, porque todo ambiente que Deus criou foi para que o ser humano habitasse com Ele
DEUS QUER HABITAR ENTRE NÓS
Gênesis 2:8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.
Gênesis 2:15 Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Gênesis 3:8 Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
O jardim do Éden é o Reino de Deus, um lugar que tem ligação entre a terra e o céu, entre o material e o espiritual.
O homem plantava, cuidava dos animais, mas tinha relação direta com o Senhor Deus, que o ministrava diretamente na viração do dia.
Mas o ambiente onde Deus habita é santo, e quando o homem pecou perdeu a condição de permanecer na presença de Deus, com um relacionamento íntimo com o Senhor.
Mas mesmo assim o plano de Deus em habitar com o homem permaneceu vivo e no Monte Sinai esse plano foi apresentado ao homem
Êxodo 25:8 E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.
O Tabernáculo era o Portal entre o céu e a terra, e para que o sacerdote uma vez por ano tivesse acesso ao Santo dos santos, ao paraíso, um sacrifício tinha que ser feito, onde ele impunha a mão sobre o animal, transferindo seus pecados para ele e depois matava o animal, representando sua morte.
Desta forma, o homem estava santo para entrar na presença de Deus e voltar a se comunicar com Ele.
Mas a corrupção do homem interrompeu esse comunicação novamente e durante 400 anos houve um silêncio profético.
Ele quer habitar entre nós, mas o pecado faz separação entre nós e Deus
Isaías 59:2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Quando Jesus veio a terra, Ele restabeleceu essa comunicação, por que Ele cumpriu todas as condições para que o Portal fosse aberto nEle.
João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
E quando João menciona que o Verbo habitou entre nós, a palavra habitar é tabernacular, isto é, fez um tabernáculo para que tivéssemos acesso ao Reino de Deus em Cristo.
Ele é o Emanuel, Deus conosco.
Isaías 7:14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.
E essa profecia foi confirmada pelo anjo Gabriel
Mateus 1:23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel
Ele desceu para habitar entre nos na forma de um ser humano, e Deus conosco e começou a anunciar o Reino de Deus que era chegado.
Lucas 8.1 Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,
E Ele se torna o Cordeiro que morreu levando nossos pecados, e se tornou o Caminho que nos permite chegar novamente a Deus
João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Apocalipse 5:6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
Apocalipse 5:9,10 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.
E, quando ainda estava na terra, de repente Ele começou a dizer, Eu tenho que ir, vai ser melhor que eu vá.
Ai que ninguém entendeu, e agora, vamos ficar órfãos, o que pode ser melhor do que Deus conosco?
João 16:7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
João 14:16-18 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
E o motivo dessa partida aparentemente sem sentido é que:
Melhor que Deus conosco é Deus em nós!
João 14:23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Ele disse, Eu preciso sair do lado de vocês, para estar dentro de vocês.
E, assim, poderemos declarar como Paulo
Gálatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Isso nos torna verdadeiramente filhos de Deus, retornando-nos a condição original em Cristo do Paraíso
Porque o Espírito Santo nos torna participantes do Reino de Deus
Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Por isso que o Reino está dentro de Nós, o Espírito Santo
Lucas 17:20-21 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
E por isso a Igreja através de Paulo e dos apóstolos pregavam com intrepidez o Reino de Deus pelos quatro cantos da terra
Atos 28:31 pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.
Estabelecendo os valores do Reino, para preparar os homens que o plano de Cristo implementar o Reino é chegado, e assim habitar definitivamente conosco.
Apocalipse 21:3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
Haverá uma cidade onde não haverá santuário, pois Ele é Santuário, onde não haverá sol porque a Luz dEle brilha em toda a cidade.
CONDIÇÃO PARA PARTICIPAR DO REINO
João 3:3-8 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Para ser um cidadão deste Reino é necessário nascer de novo e receber a graça de Deus, por meio da fé.
Para entrar no Reino de Deus é necessário ser como uma criança.
Para isso devemos ter um coração purificado pelo sacrifício de Jesus na cruz, não é mérito humano. É exclusivamente a manifestação da graça de Deus.
Jesus traçou o perfil do cidadão do Reino de Deus no Sermão da montanha e lá nos fez entender que o novo nascimento é um processo de conversão total, uma transformação dos nossos valores terrenos, pois precisamos ter a consciência de que somos cidadãos dos céus.
Ele destaca que o nosso interior e as nossas atitudes são elementos fundamentais na manifestação do domínio de Deus em nossas vidas, e para isso faz-se necessário uma nova cultura, abrindo mão da cultura desta terra.
Isso implica que a obra do Espírito Santo de Deus em nós é uma ressignificação da nossa cultura terrena, para que absorvemos plenamente a cultura celestial em nossa mente
Filipenses 1:6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Qual o objetivo dessa nova cultura?
Efésios 1:4,5 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Efésios 1:9-12 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;
nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;
Em virtude da variedade de significados dessa palavra derivada do latim que deu origem tanto a expressões de cuidado e cultivo quanto a expressões que designam conjuntos de conhecimentos e hábitos de determinadas sociedades, é difícil realizar o seu esgotamento conceitual.
A palavra cultura pode significar, o cultivo de vegetais (a cultura de tomates ou o cultivo de tomates), o cultivo do conhecimento humano alcançado pela racionalidade e pelo senso estético (quando nos referimos a uma pessoa culta, justificando que ela é letrada, erudita, que conhece vários idiomas ou é conhecedora de arte) e a cultura de um povo, de uma região, de uma nação, que se apresenta em suas diversas facetas: religião, arte, culinária, costumes, conhecimento etc.
Podemos definir cultura como a crença de uma pessoa, de um grupo ou de uma sociedade e até um país.
CULTURA TERRENA
Efésios 2:1-3 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Quando se pesquisa cultura no dicionário ou no Google a resposta aponta para costumes da terra como: Carnaval, festas e oferendas a demônios que são denominados folclore.
COMO A CULTURA DESTE MUNDO AFETOU O SER HUMANO?
Quando Deus criou o ser humano na terra, Ele estabeleceu neste ser condições para que ele vivesse em harmonia, convivendo como ser espiritual num ambiente natural.
Sendo assim, Adão e Eva tinham a condição perfeita de convivência entre o espiritual e o natural, eram seres humanos que tinham interação direta com Deus.
Para que essa harmonia entre o espiritual e o natural pudesse existir, Deus dotou o homem de uma estrutura mental composta por 5 partes, que podemos chamar como 5 seres administradores da mente, pela capacidade de autonomia que cada um possui.
COMPOSIÇÃO DOS SERES MENTAIS
A grande vitória ou atributo que este ser humano pode ter é manter o equilíbrio que essas 5 partes administrativas da mente, ou 5 seres.
A sua parte crença (ou ser crença) levava-o sempre a acreditar em alguma coisa, em ter convicções, é o ser responsável pela conexão entre céu e terra
Tem necessidade de busca do sobrenatural, já que o ser natural não tem acesso a Deus diretamente, faz com que a pessoa aceite qualquer dogma ou religião, ou heresia, apoiando a sua crença naquilo que foi influenciado, sem saber discernir em que base está apoiando a sua fé.
CULTURA – DE COLHEITA A DIVINDADES
Nos tempos passados, no período do plantio, eram realizadas oferendas para as divindades.
Na colheita:
Se colheu bem – Foi porque os deuses tinham sido favoráveis
Se a colheita não foi boa – Foi porque os deuses não se agradaram de alguma coisa, ou do que foi lhes oferecido, e, portanto, faziam mais sacrifícios, e maiores, com ofertas radicais, até sacrifício humano.
Hoje a cultura das nações sempre estão ligadas a entidades espirituais, e isso define o modo de comportamento da sociedade
No mundo
No Brasil
Portanto, a cultura do mundo leva o ser humano a adorar seres espirituais malignos
CRENÇA
Ser crença é a realidade do ser humano, a sua consciência.
Provérbios 23:7 Porque, como imaginou no seu coração, assim ele é….
A base das nossas decisões, são as nossas convicções, a nossa fé interior, que são as nossas crenças..
Muitas vezes crenças limitantes, isto é, torna o ser humano cego e escravo das mentiras espirituais.
Ser crença define destino
Mateus 6:22,23 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
EXEMPLO DE DEFORMAÇÃO DOS COSTUMES
2 Reis 17:24-26 E o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram a Samaria em herança, e habitaram nas suas cidades.
E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre eles, leões, que mataram a alguns deles.
Por isso falaram ao rei da Assíria, dizendo: A gente que transportaste e fizeste habitar nas cidades de Samaria, não sabe o costume do Deus da terra; assim mandou leões entre ela, e eis que a matam, porquanto não sabe o culto do Deus da terra.
2 Reis 17:27-34 Então o rei da Assíria mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá; e vá e habite lá, e ele lhes ensine o costume do Deus da terra.
Veio, pois, um dos sacerdotes que transportaram de Samaria, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor.
Porém cada nação fez os seus deuses, e os puseram nas casas dos altos que os samaritanos fizeram, cada nação nas cidades, em que habitava.
E os de babilônia fizeram Sucote-Benote; e os de Cuta fizeram Nergal; e os de Hamate fizeram Asima.
E os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo a Adrameleque, e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.
Também temiam ao Senhor; e dos mais baixos do povo fizeram sacerdotes dos lugares altos, os quais lhes faziam o ministério nas casas dos lugares altos.
Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados.
Até ao dia de hoje fazem segundo os primeiros costumes; não temem ao Senhor, nem fazem segundo os seus estatutos, segundo as suas ordenanças, segundo a lei e segundo o mandamento que o Senhor ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel.
2 Reis 17:40,41 Porém eles não ouviram; antes fizeram segundo o seu primeiro costume.
Assim estas nações temiam ao Senhor e serviam as suas imagens de escultura; também seus filhos, e os filhos de seus filhos, como fizeram seus pais, assim fazem eles até ao dia de hoje.
Depois de muitos anos, Jesus passou em Samaria
João 4:4-7 E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
João 4:9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
João 4:28-30 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
Jesus ajustou Samaria que estava com costumes deformados.
Efésios 2:4-7 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,
e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Efésios 2:19-22 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
A Cultura do Reino pode ser definida como o conjunto de Princípios, leis, valores, regras e condições ensinados por Cristo a seus seguidores, relativos ao Reino de Deus, exclusivamente através da Bíblia.
Diferente da cultura secular, onde qualquer item deste conjunto pode ser sobreposto, substituído por um novo com o passar dos anos e amadurecimento do povo, dentro da Cultura do Reino a cultura é imutável.
O que Jesus definiu como certo ou errado a mais de 2 mil anos continuará certo, ou errado hoje e sempre.
AMBIENTES (DIMENSÕES) ESPIRITUAIS
Cosmos (Universo) – mente – império das trevas – regiões celestiais – Reino dos Céus
Fé é a capacidade de enxergar (entender) claramente que é o Reino de Deus e seus princípios e como praticá-los (obras)
Fé sem obras é morta.. seremos conhecidos pelo Deus pelas obras que testificam a nossa fé
Obras é praticar o que recebo da direção de Deus em minha vida, a despeito das condições naturais, mas firmado em convicções espirituais no meu coração..
Essas obras testificam que eu vivo pela fé e confio em Deus,
mesmo que meus olhos naturais não enxerguem sentido para isso.
QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DA CULTURA DO REINO?
No Evangelho de Mateus, caps 5, 6 e 7, Jesus no monte das bem-aventuranças relatou princípios poderosos do Reino de Deus. Vamos relatar alguns deles.
1 – PRECISAMOS PRIORIZAR A VONTADE DE DEUS
Mateus 6:31,33 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Jesus nos desafia a mudarmos nossas prioridades.
Normalmente, colocamos nossas coisas em primeiro plano, tais como: a comida, a roupa, o dinheiro, a família, o trabalho, a prosperidade financeira, etc..
Sentimos tais necessidades, mas existe algo mais importante que tudo isso: o reino de Deus.
Em vez de focarmos em nós, devemos primeiro focar em Deus.
Se Ele é nosso rei, é Ele quem deve comandar a nossa vida. Nosso trabalho deve ser o de procurar saber qual é a Sua vontade para nossas vidas, esforçando-nos em realizá-la.
2 – PRECISAMOS APRENDER A DIFERENCIAR COISAS DE REINO
É muito simples: coisa é tudo o que é passageiro; reino é tudo que é eterno. Por exemplo: casa, carro, trabalho é coisa; alegria, paz, salvação é reino.
2Co 4.18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
Quando nós fazemos o negócio com as pessoas, precisamos de dinheiro. Quando fazemos o negócio com Deus, precisamos de fé. A fé é a moeda do reino de Deus.
Isaías 55:1-3 Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
Mateus 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
O seu progresso / sucesso / riqueza e deve ser para a obra
Davi juntou riquezas para Deus
Mateus 6:19-21 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Estratégias vem de Deus e são para Deus, e muitas delas não vamos entender porque atinge um patamar superior de realização que não nos compete saber
Devemos apenas obedecer
Para isso precisamos apurar a nossa afinidade com a Trindade, desenvolvendo nossos sentidos espirituais para ouvir e entender as ordens e explicações do Espírito Santo de Deus.
3 – PRECISAMOS CRER QUE OS PRINCÍPIOS DO REINO SÃO INEGOCIÁVEIS
Os princípios e valores do reino de Deus são inegociáveis.
Hebreus 11:1,3,6 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Cultura espiritual – Viver pela fé
Andar, ver, ter atitudes que demonstram a nossa fé
Ligar e desligar
Hebreus 10:38,39 Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
PADRÕES DA CULTURA DO REINO
Com o apoio das leis do Reino, os valores nos ajudam a entender o que é certo ou errado, que valor tem prioridade sobre o outro, ajudando inclusive a entender melhor como aplicar as Leis.
CONDIÇÕES
No Reino de Deus tudo é santo, e para adentrar nele, faz-se necessário
Purificação
Santificação
Consagração
Como somos pecadores, somente por intermédio do sangue de Jesus, temos acesso a ele.
A Verdade é base e fundamento da realidade (modo de vida) – Enxergar a Cristo
A verdade não liberta ninguém..
O conhecimento da verdade é quem liberta…
Sem santidade ninguém verá a Deus
PRINCÍPIOS (VALORES) DO REINO
Romanos 12:10-21
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;
abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Justiça
Romanos 14:17,18 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
1 Timóteo 6:11 Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.
Gênesis 4:10,11 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim. És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.
A morte de um justo faz o seu sangue clamar, porque o assassino é indesculpável
O poder do clamor do sangue derramado injustamente.
Assim como Abel, crianças que foram mortas na época do nascimento de Jesus, e também na época do nascimento de Moisés
Salmos 85:10,11,13 O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão. A fidelidade brotará da terra, e a justiça descerá dos céus. A justiça irá adiante dele e preparará o caminho para os seus passos.
Lei de valorizar o irmão, independente do que ele faça, não julgue, nem faça mal, a justiça é do Senhor, sobre cada um dos seus (cristãos)
1 Tessalonicenses 5:15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
Romanos 12:19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Se você está sofrendo injustamente, louve a Deus.
Se é justa o teu sofrimento, isto é pagamento
Não fique preocupado com o que os outros pensam de você
Amor
Marcos 12:30,31 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
1 Coríntios 13:4-6 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Respeito pelo próximo
Marcos 12:30,31 Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Provérbios 3:28 Não diga ao seu próximo: ‘Volte amanhã, e eu lhe darei algo’, se pode ajudá-lo hoje.
Efésios 4:25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
Humildade
Mateus 5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Obediência
Efésios 6:1-3 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
João 14:15 Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
Perseverança
Mateus 5:10-12 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
COMO VIVER COM A CULTURA DO REINO DE DEUS, SE AINDA ESTAMOS NA TERRA
O problema de muitos cristãos é se adaptar à cultura do Reino estando enraizado com a cultura deste mundo.
Marcos 10:15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
Por que Jesus disse isso?
Porque é necessário que aprendamos tudo de novo no Reino de Deus.
Não podemos ter a mesma vida que tínhamos no império das trevas, nem podemos manter os conceitos que criamos ao longo da vida, pois o Reino de Deus é totalmente diferente.
Jesus ainda disse aos fariseus que não é possível remendar pano velho com pano novo e nem colocar vinho novo em odres velhos.
Marcos 2:21-22 Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos.
Nessa passagem, Jesus estava ensinando aos fariseus que não era possível entrar no Reino de Deus com o judaísmo religioso em que eles viviam.
RESISTÊNCIA À PRATICA DA CULTURA DOS FILHOS DO REINO DE DEUS NA TERRA
Se Cristo já nos libertou das potestades do diabo, então qual é a luta, a batalha que o crente tem diariamente e em todo o lugar?
Cada um é tentado por sua própria concupiscência e cobiça:
Tiago 1:13-14 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
As guerras e contendas são dos prazeres da carne:
Tiago 4:1 De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Fazei morrer a natureza terrena:
Colossenses 3:5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.
SOMOS REPRESENTAMOS O REINO COMO EMBAIXADORES DE CRISTO
Efésios 3:10-12 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,
segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,
pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.
Como igreja, somos representantes do Reino de Deus e embaixadores de Cristo na terra.
Isso significa que não podemos ser apenas assistentes ou sofredores das condições desta terra, sempre pedindo para Deus nos proteger e ficarmos acuados.
ARMADURA DE DEUS X CULTURA DO REINO
Efésios 6:13-17 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
A armadura de Deus é o conjunto de atitudes espirituais que demonstram a pratica dos princípios espirituais que blindam a nossa alma, e nos protege dos ataques do maligno nesse mundo tenebroso.
Precisamos assumir nossa posição de guerreiros e nos revestirmos da armadura de Deus, que representa vestir-se da cultura do Reino, e interferir nos planos do império das trevas
Arrancando as vidas das mãos do maligno
Marcos 16:15-20 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas;
pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.
Protegendo, orientando e ensinando os que são salvos
1 Coríntios 2:13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
Não ter medo e nem se dobrar aos intentos do maligno
1 Samuel 17:45-47 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos.
2 Crônicas 20:17 Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco.
Efésios 6:10 No temais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Tiago 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Deus nos guarda e o maligno não toca.
1 João 5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
Manifestação de Poder e Dons
1 Coríntios 4:20 Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas
em poder.
Atos 19:11,12 E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários,
a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.
PRINCÍPIO DA SEMEADURA (OFERTA)
Mateus 6:19-21,24 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Não servir a 2 senhores
Falar dos reis que mataram até seus filhos como oferta
rituais a Mamon
Oferta que agrada a Deus – sacrifícios de adoração que representa quebra das condições, de favorecimento humano
Falar da viúva que ofertou 2 moedas
II Co 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
O Caráter Cristão é a imagem de Deus que gravada internamente no indivíduo traz domínio e mudança ao seu ambiente externo.
O modelo de caráter a ser seguido é o de Jesus Cristo.
Podemos imitar pessoas, desde que elas sejam imitadoras de Cristo.
As crianças aprendem por observação.
I Co 11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.
Fl 3:17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós
Tornar-se responsável pela própria conduta, aprendizado e produtividade é fruto do caráter cristão.
O treinamento do caráter começa no lar e sua base é formada até a idade de cinco ou seis anos.
O Caráter é formado através de escolhas diárias. Todas as escolhas têm consequências.
Deus frequentemente coloca Seus servos na escola do caráter, que incluem muitos testes e tribulações.
À medida que trabalhamos somos modelados por Deus e também deixamos nossa marca naquilo que fazemos.
Para que o caráter de Deus seja manifesto externamente, tenho que me lançar ao trabalho enquanto Deus através de pressão e conflito molda o meu caráter segundo o do Seu filho.
Entendemos que a estrutura de valores morais pode variar na mente humana de acordo com sua formação, crença, grupo social ou nação, contudo para o cristão a base é única, tendo a Justiça como alicerce fundamental.
Não há nada mais importante no reino do que o Rei!
“O teu Reino é eterno, e tu és Rei para sempre. O SENHOR Deus sempre cumpre o que promete; ele é fiel em tudo o que faz” (Sl 145.13)
O reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17)
A certeza de estarmos fazendo a vontade de Deus é como uma arma certeira para combater os temores e preocupações desta vida.
Vamos praticar o “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.”
Com muita alegria e convicção vamos dizer: primeiro o reino de Deus.
Gálatas 4:4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
O significado de plenitude dos tempos é tempo perfeito, tempo apropriado, tempo determinado para acontecer algo.
Eclesiastes 3:1-9 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.
Plenitude dos tempos é basicamente o momento apropriado para que se cumpra o decreto de Deus.
Isso quer dizer que a plenitude dos tempos é quando todas as condições precedentes estabelecidas por Deus se completam, ou seja, é o “tempo certo”.
Então a plenitude dos tempos marca o cumprimento de um período.
Há dois textos bíblicos no Novo Testamento que trazem a expressão “plenitude dos tempos”.
O primeiro está na Epístola aos Gálatas:
Gálatas 4:3-5 Assim também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos princípios elementares do mundo. Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei; para que recebêssemos a adoção de filhos.
Nesse texto Paulo fala sobre um tempo específico, o tempo do homem
Já o segundo está na Carta aos Efésios:
Efésios 1:7-10 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo; isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
A menção nesse verso é tempos, englobando todos os tempos que existem.
Então a diferença entre as duas passagens está no termo traduzido pela palavra “tempo”.
No texto de Gálatas a palavra “tempo” traduz o grego chronos que é usado geralmente para indicar o sentido quantitativo e sequencial do tempo, isto é, o tempo “cronológico”.
Já no texto de Efésios a palavra “tempo” traduz o termo grego kairós que geralmente é aplicado para indicar o sentido qualitativo do tempo enfatizando “o momento”.
No texto de Gálatas a “plenitude do tempo” significa o momento exato predeterminado pelo Pai em seu plano eterno no qual Cristo entrou no cenário da história humana.
O Verbo encarnou quando todos os eventos preparatórios foram cumpridos, significando que o longo período de tempo – chronos – havia chegado ao seu final.
Isso quer dizer que embora o plano de Deus tenha sido estabelecido na eternidade, esse plano se concretiza no tempo quando tudo o que foi estabelecido se completa.
TEMPO PARA SE CUMPRIR PROPÓSITOS
Desde o Éden havia um propósito para Adão, e para toda a humanidade
Viver eternamente
Gênesis 3:22,23 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
mas devido o pecado o homem foi sentenciado a morte
Gênesis 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
A partir daí o homem passou a ter um período finito de vida na terra, vivendo até 969 anos que foi o caso de Matusalém
Gênesis 5:27 E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
Após o dilúvio o tempo de vida foi diminuído
Gênesis 6:3 Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
E depois foi diminuido mais ainda
Salmos 90:10 Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
E o fim é a morte
Romanos 6:23a Porque o salário do pecado é a morte, …
E, assim, o pecado é condenado na nossa carne pela morte
Romanos 8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Sendo a morte o desligamento da conexão do nosso espírito com a nossa estrutura do corpo material terreno.
Eclesiastes 12:6,7 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
E nesse momento será definido em qual ambiente o espírito do homem permanecerá na eternidade.
Mateus 25:46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
E, por causa do pecado do homem, tudo nesse Cosmos está destinado a um fim também.
2 Pedro 3:10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
Então, se o mundo todo vai acabar, você saberia predizer quando será esse tempo do fim, isso é, quando será o fim de tudo que há na terra, nos céus e no universo inteiro?
Qual a sua opinião?
QUAL A DURAÇÃO DO MUNDO?
A Bíblia nos diz:
Mt 24.36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.
Está claro, como podemos notar, que essa passagem fala sobre o tempo da grande tribulação e a segunda volta de Jesus, que ninguém sabe a não ser o Senhor nosso Deus.
É claro que não, então qual a resposta para a pergunta de quanto tempo durará o mundo, e tudo o que nele há?
A resposta certa é:
A DURAÇÃO DO MUNDO SERÁ A DURAÇÃO DA SUA VIDA!
Vamos entender o porquê desta afirmação?
Sabemos que tudo acontece no período da vida de uma pessoa.
Depois da sua morte, para ela nada mais acontece, pois na sua morte ou no seu arrebatamento, todo o futuro já não tem influência ou qualquer interferência na vida dessa pessoa, e muito menos o passado.
Portanto, podemos simbolizar uma vida através do seguinte diagrama:
Deus dá a cada um de nós, nesse berço da Humanidade, chamado Mundo Natural, um espaço de tempo onde se manifesta a vida.
Esse período individual tem 3 bases:
1ª. – Realidade momentânea – Produto da intersecção das demais vidas que há de interagir
2ª. – Realidade histórica – Produto da informação sobre o histórico das vidas passadas
3ª. – Perspectiva de Futuro – Produto de previsões cuja base só é verdadeira quando provinda de Deus, já que ninguém conhece o futuro.
Numa análise temporal, tomando como referência a vida de uma pessoa simbólica, chamada Paulo, temos:
1948 – Nascimento do Antônio, seu Pai (Avô do seu filho)
1976 – Nascimento do Paulo
1994 – Nascimento do Carlos, seu Filho
1998 – Morte do Avô
2042 – Morte do Pai
2058 – Morte do Filho
Analisando desta forma, notamos que o Avô chegaria ao céu antes do pai e do filho.
Mas, refletindo um pouco mais sobre o assunto, temos que avaliar a importante frase de Jesus na cruz:
Lc 23.32 E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com ele.
Lc 23.39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. 40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? 41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. 43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
A dúvida que surge então é: Será que este ladrão chegaria antes dos demais de nasceram e morreram antes dele devido a frase hoje estarás comigo no paraíso?
Para isso vamos analisar os mesmos acontecimentos numa visão atemporal (referencial absoluto – eternidade)
Esta visão simbólica demonstra que a cada pessoa teria, se não fosse o pecado, a mesma condição de chegar a Deus, e todos chegariam ao mesmo tempo a Deus logo após sua morte.
Então passamos a entender as palavra de Jesus para o ladrão da cruz:
Lucas 23.43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Portanto, a visão absoluta de Deus (atemporal) enxerga a todos ao mesmo “tempo” e, passado, presente e futuro estão passíveis aos Seus olhos.
Salmos 90.4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Por causa do conhecimento do mal, veio o pecado, e fechou-se este acesso a Deus, estando o homem fadado a morte eterna, mas Jesus se fez Caminho, para que todos através dEle tivesse esse acesso restaurado.
Gênesis 3.22-24 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E Havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
A obra de Cristo é singularmente essencial para a nossa e tem no seu bojo uma relação direta com o Resgate e demonstração do grau de autoridade, controle e soberania sobre todas as coisas.
Apocalipse 5:9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
Portanto somente em Cristo, após a morte, estaremos com Deus.
João 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Podemos, então, entender que a vida de um ser humano é completa, independente do tempo que ela viver na terra, pois o mundo se completa nela.
Isto é a coisa mais incrível que podemos imaginar, pois podemos conceituar o tempo, não mais na forma sequencial; mas sim como concatenação do empacotamento de períodos de vidas, pois, desta forma, passamos a entender a realidade dos fatos.
Não importa se o mundo vai levar 5 bilhões de anos para o seu final, ou se será daqui a 500 ou 10 anos, o que adianta saber disso se o homem vive no máximo 120 anos?
Vida do homem
Portanto a vida de cada um é o espaço de tempo onde se permite
a interação com os espaços de vidas de outras pessoas que tem intersecção com o nosso espaço
e nesse tempo carrega-se cada ser com as informações de um passado (histórico), isto é, informações de outras vidas que estão vivendo em condições diferenciadas da nossa e que produziram as condições em que vivemos,
também, as previsões para um futuro (tendência) , que são informações de outras vidas que estão vivendo o resultado do que geramos nesse tempo,.
Com tudo isso temos todas as variáveis para decidir sobre os rumos que a nossa vida deve tomar, e que influências causaremos no futuro próximo ou distante.
Porque o grande propósito de DEUS para o ser humano é
João 17:21-23 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
1 Coríntios 15:28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Como o homem não percebe que a sua visão do todo é relativa, as suas ações são norteadas pelas circunstâncias do ambiente temporal e natural, deixando de interferir no âmbito atemporal e definitivo, que representa a verdadeira razão para o seu viver, sofrendo as consequências dessa visão limitada e fora de uma realidade.
Hebreus 4.3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha Ira. Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
Medite:
Se o tempo do mundo é exatamente o tempo da sua vida, passe a entender o quanto a sua vida é preciosa para Deus, e, por consequência, deve ser muito valorizada por você, pois
Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Por isso
Isaías 55.6-7 Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Efésios 2.10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
MISSÃO DO HOMEM NA TERRA
Agora que sabemos que o nosso tempo de vida define o tempo de existência do mundo inteiro, vamos entender o conceito da nossa missão nesse planeta, e para isso, Faz-se necessário conhecer bem os 3 tipos de tempos que norteiam a realidade das coisas:
Gálatas 4:4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Tempo do mundo físico, natural
Tempo da vida de uma pessoa
Tempo de Deus
TEMPO DO MUNDO FÍSICO E NATURAL
O mundo que conhecemos na sua totalidade (Cosmos) é composto por partículas, que para simplificar utilizaremos os átomos como base, portanto, tudo é formado por pontos, átomos.
Esses átomos se aglomeram e se atraem um ao outro, formando moléculas, por sua vez, essas moléculas se agrupam e formam uma célula que por sua vez formam um corpo.
comparando com a geometria seria como
CONCEITO DE DIMENSÕES
É uma extensão mensurável (em todos os sentidos) que determina a porção de espaço ocupada por um corpo, com tamanho, formato e proporção.
Dimensão pode ser entendido como o espaço que permite todas as atuações de um corpo na sua estrutura inferior à dimensão.
CURIOSIDADES
Só é possível ver um ponto se movendo e formando uma reta, ou um plano, se pertenço a 2a. dimensão.
Portanto, a figura de um observador é essencial para entendimento da dimensão que se pretende estudar, mas isso somente é possível, se ele pertencer à dimensão que ele quer estudar.
Mas, mesmo assim, este observador conhecerá bem as dimensões inferiores, participará, mas não compreenderá completamente a dimensão que está, e não terá condições de compreender as dimensões superiores a dele.
Por está razão, somente quem participa de uma dimensão 3D t o domínio do ponto, plano e do Cubo, mas não do Tesseract .
Normalmente conhecemos as 3 dimensões e achamos estranho o comentário sobre a quarta ou quinta dimensão, mas elas são mais comum que nós imaginamos.
4a. DIMENSÃO
A quarta dimensão é o espaço que permite o deslocamento da 3a. Dimensão, isto é, espaço onde o cubo se desloca
Portanto, a 4a. Dimensão é a medida de um intervalo de deslocamento de dois eventos de um corpo 3D no espaço.
Mas somente é visível, e claramente entendível por quem está na quarta dimensão.
Porque assim como nas dimensões menores os objetos assistem eventos acontecendo que são incompreensíveis, assim acontece na nossa dimensão (3D) que assistimos o tempo passar e não entendemos o porque isso acontece.
Então vamos tentar compreender a 4a. Dimensão por equivalência.
Exemplo
Nesta imagem podemos medir o espaço da bola ao bater no chão, mas também quanto tempo ela levou para bater, e este último é representado por cada bola apresentada na figura acima.
Vamos ver outras imagens para entender melhor
Nessas figuras fica claro que para se percorrer um espaço temos uma série de imagens estáticas que se compõem para demonstrar o deslocamento.
E mesmo que a pessoa não se desloque no espaço, o movimento é percebido por diversas imagens sobrepostas
Então o processo mais simples de entender a 4a. dimensão é compará-lo com um filme de cinema
Cada quadro é uma parte de um todo, e quando exposto a uma determinada velocidade, tem-se a impressão que está se movendo.
E neste caso, o tempo é determinado entre a distância de algumas figuras comparados a um referencial externo
Gênesis 1:14 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
Deus, nesse versículo não estabeleceu o tempo, mas réguas, isto é, parâmetros fixos para serem usados como base de medida dos acontecimentos
Isso implica que ao invés de uma pessoa declarar que tem 32 anos, ela deveria declarar que o sol a terra já deu 32 voltas no sol desde que ela nasceu.
Isso implica que o tempo é uma medida que denota deslocamento, e, por isso, o começo ou o fim, depende do que se está medindo.
PERCEPÇÃO
Outro ponto muito importante é a percepção, pois ela é a capacidade de enxergar o detalhamento do deslocamento (tempo)
Exemplo
Uma mosca consegue perceber os movimentos pelo menos 5 vezes (240 frames por segundo) antes do que a visão humana (60 FPS) graças aos seus fotorreceptores super sensíveis à luz. Isso explica a facilidade delas em escapar de qualquer tentativa de captura. É tipo uma visão a 360 graus.
Outro exemplo é a tartaruga que tem a capacitação reduzida para 24 FPS
Um exemplo claro disso é a diferença de captação de uma máquina fotográfica e de uma filmadora (quantidade de pictures por distância é bem maior na filmadora)
Sendo assim, para quem tem pouca percepção dos detalhes, quando submetido a uma grande velocidade vê as imagens distorcidas
Em compensação, quem tem percepção aguçada, consegue discernir mais quadros quando em maior velocidade, e assim tomar decisões mais assertivas
Vantagem de um robô, ou um computador, em relação a nós, é a capacidade de tratar com mais fotos em um espaço de tempo para tomar uma decisão.
TEMPO DA VIDA DE UMA PESSOA
CONTAGEM REGRESSIVA
Gênesis 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Eclesiastes 12:7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Por causa do pecado, não somente o ser humano, mas o Universo inteiro está sentenciado a um fim.
Apocalipse 6:12-14 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,
as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes,
e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.
MORTE
Por causa a evidência da morte e do fim do mundo, é estabelecido uma nova métrica para tentar medir esse tempo de fim.
Trata-se de um cronômetro decrescente, acionado no momento que a pessoa nasce, mas que não se sabe ao certo o tempo até o fim.
E por causa disso, começa uma grande confusão na mente do homem, pois o tempo por si só, é progressivo, mas a tempo da vida é regressivo, e imprevisível, e isso é difícil de entender.
Comparação
Enquanto nos movemos sequencialmente o cronômetro da vida é paralelo e não para
1…………2………3……..4….. – tempo como medida
100, 99, 98, 97, 96, 95, 94, 93 – tempo como período da vida na terra (contagem regressiva)
Padrão de vida:
– Fator de deterioração
– nível de realização
– grau de avanço
sempre ligado a objetivo
Cada pessoa deveria avaliar quanto tempo lhe resta e qual o nível da sua missão está completo?
5a. DIMENSÃO
A 5a. dimensão é a dimensão da opção ou escolha, pois é a dimensão das possibilidades, que determina a direção que se dá a esse deslocamento, onde as possibilidades e as consequências são determinantes para o resultado da localização da que se está medindo.
Exemplo: Se decidir ir para o norte ou para o sul, segundo um propósito pessoal
Destino => Nós determinamos o nosso deslocamento, o nosso futuro.
6a. DIMENSÃO
E a 6a. dimensão é a dimensão das condições, pois representa o conjunto de situações que esse barco estará sujeito, sem que possam ser previstos (ex. ventos fortes, maremotos, brisa, naufrágio, defeito no motor)
CURIOSIDADE:
É por isso que não é possível voltar ao passado, pois é impossível recompor os fatos com todas as suas variáveis novamente, e bastava a presença de um ser humano num tempo que não lhe é devido para alterar todas as condições a partir daquele momento, o que talvez anulasse a sua existência.
3) TEMPO DE DEUS
Já a 7a. dimensão é a dimensão da perfeição, pois ela é superior e está acima de todas as demais dimensões e produz um fim proveitoso, independente do tempo (4a.), da vontade pessoal (5a.), nem das condições
É a dimensão do impossível e dos milagres
POR EXEMPLO: TRANSLADAR
Atos 8:39,40 E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
João 20:26,27 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
2 Reis 5:26a Porém ele lhe disse: Porventura, não fui contigo em espírito quando aquele homem voltou do seu carro, a encontrar-te…..
João 10:39 Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos,
A Palavra de conhecimento é a capacidade, pelo Espírito Santo, de viajar no tempo
Fé é a capacidade de viver no presente o futuro
Dimensão da fé – É a dimensão dos comandos de Deus.
Visão Espiritual -> Visão de uma águia, do alto, entendimento espiritual (sentido) porque se acessa a 6a. dimensão (Realidade, que é Cristo)
Percepção de Cristo em relação aos fatos que o cercava
Ele tinha uma percepção do Espírito, e não limitada à carne
Percepção – Capacidade de entender o conjunto de imagens ou sensações (sentidos), não perceptível apenas pelo olho humano.
O Reino de Deus é a 7a. dimensão, devemos trabalhar e nos mover nesse nível.
VIDA ESPIRITUAL
A vida é uma porção de tempo que nos é dada (percepção e interação) onde os nossos sentidos vão sendo apurados pelo conhecimento adquirido.
Somos observadores espirituais com olhos naturais
Tomamos decisões do que percebemos para o próximo passo (picture)
percepção natural
somada à percepção espiritual
Base para a decisão
nível de percepção do ambiente
conhecimento das causas
experiência acumulada
ousadia]realidade
convicções (crenças)
sentimentos
lembranças
razão
Conhecer a verdade é conhecer a 7a. dimensão
NÍVEIS DE INTERAÇÃO ESPIRITUAL
Leitura da Palavra
Entendimento
Discernimento
Transladar (Filipe)
Passar paredes (Cristo)
Espírito passear (Samuel)
Transfiguração.. (Cristo)
Arrebatamento
Reinar com Cristo
Kairós é uma palavra de origem grega que significa o momento certo, momento supremo ou momento oportuno.
Gênesis 18:14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
Kairós no Novo Testamento significa “o tempo designado no propósito de Deus”, o momento em que Deus age.
Kairós e Cronos:
O termo Kairós se relaciona ao “tempo de Deus” e com isso não pode ser medido.
Segundo a Bíblia “Um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. Já Cronos é o “tempo humano”, portanto medido em anos, dias, horas etc.
Quando nos vemos diante de uma verdade que nossa mente não compreende, quando somos confrontados com grandes mudanças em nossas vidas e que estão além de nosso controle ou quando certas mudanças acontecem abruptamente; dizemos que o tempo de Kairós transcende o tempo definido pelo homem.
No Cronos, a ação é imediatista, é o homem agindo com os seus meios para atingir seus objetivos, Quando as pessoas não usam de qualquer artifício para conquistar o que querem e quando conquistam percebem que aquilo não os preenchem como sonhavam, resta um vazio…
O propósito é que vivamos o tempo Kairós, isto é, um tempo divino, momentos especiais e inesquecíveis. Momentos em que não percebemos a passagem do tempo. As coisas apenas fluem e têm um significado atemporal.
Talvez o momento oportuno para fazer algo importante.
Kairós nos permite viver com mais leveza e liberdade. Em kairós não existe passado ou futuro e podemos viver em um eterno agora.
“Tudo tem o seu Chronos determinado, e há um Kairós para todo propósito”.
Antes de acender aos céus os discípulos questionaram a Jesus a respeito das coisas futuras:
“Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempo ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (At 1. 6, 7).
Mas Jesus deixou bem claro que o futuro não está condicionado à temporalidade humana.
Justamente por isso, escreveu Salomão:
“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3:11).
Em algumas traduções o versículo em apreço diz “também pôs o mundo no coração do homem”, onde mundo, traduzido do hebraico “olam” traz o mesmo sentido “eternidade”. Essa “eternidade” aqui citada faz referencia a Kairós o que indica que tudo que ocorre e irá ocorrer futuramente na vida do homem, Deus colocou em seu coração, mantendo encoberto justamente para que o homem não se glorie.
Finalizamos com o que disse Salomão:
“O que é já foi; e o que há de ser, também já foi…” Ec. 3:15
Traduzindo: O presente é o passado do futuro
Em outras palavras, o presente, passado e futuro estão na eternidade e na eternidade de Deus já aconteceram.
REFLITA
Você acordou (nasceu) numa condição específica, e vive nesse tempo, que é o momento presente.
Já imaginou se vc despertasse em outro momento da história, talvez o ano 500 dC, 1800 aC, 5000 dC
O que seria de você?
Há um propósito determinado para a sua vida
Eclesiastes 3:1,2 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer….
Qual o sentido que você dá para sua vida?
Qual o destino que você está determinando para seu futuro?
Linha do tempo – Espaço para realização de um propósito
Conexão com Cristo (Portal)
João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ser espiritual não tem tempo, tem propósitos
No espaço (vida) que Deus nos deu cumprimos os propósitos?
Como seres espirituais somos eternos – temporária e nossa missão na terra.
João 4:34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Jesus veio na plenitude dos tempos
cumpriu sua missão 100%
Acorde para Deus:
Nascer de novo é viver o tempo perfeito de Deus para sua vida
O seu espírito é um observador, e um novo gestor das suas decisões.
Viva no espírito, e deixe o Espírito Santo manifestar o tempo perfeito de Deus para todas as coisas na sua vida.
Pois somente o Espírito Santo pode te levar de volta aos propósitos de Deus para você.
Antes de nascer fomos enviados para uma missão aqui na terra
Salmos 139:16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
A nossa perspectiva espiritual nos permitirá viver a plenitude do propósito de Deus para nossa vida
Enxergue Deus corrigindo o seu rumo errado.
Isaías 6:5-8 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
CONCLUSÃO
Viva o tempo perfeito de Deus para sua vida
A sua percepção terá a velocidade do Espírito Santo, que é total, porque Ele é Luz.
Relação – Enquanto o ser natural se desvanece
– O ser espiritual se fortalece
Mateus 26:41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Pois o propósito de Deus na nossa vida se cumprirá
1 João 2:25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
2 Pedro 3:9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Daniel 7:18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.
Efésios 6:10-18 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
Na Vigília de fevereiro/23 o Senhor nos deu a palavra sobre a CULTURA DO REINO, nos ensinando que devemos ter novos comportamentos e atitudes produzidos por uma nova forma de pensar (METANÓIA).
E a partir desta Vigília de abril/23, vamos tratar como operacionalizar essa CULTURA DO REINO, através dos ensinamentos da Palavra de Deus, utilizando as orientações divinas sobre ARMADURA DE DEUS, e FRUTO DO ESPÍRITO
E assim, aprender uma nova linguagem de comportamentos que reflitam nosso ser espiritual se expressando diante das condições deste mundo.
Para isso, entender o conceito de CULTURA DA TERRA, para depois falar como implementar a CULTURA DO REINO em nossa mente.
CULTURA DA TERRA
Trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso, de uma sociedade e assim por diante.
CULTURA BRASILEIRA
A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa.
Os hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a fala regionalista, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
A religião, como elemento cultural, também sofreu miscigenação, formando o que chamamos de sincretismo religioso.
O sincretismo religioso brasileiro reúne elementos do candomblé, do cristianismo e das religiões indígenas, também da maçonaria, dos mulçumanos e mais recentemente a influência de seitas orientais, como budismo e Hinduísmo, e outras, formando uma concepção religiosa plural.
No comportamento da população, vemos difundido hoje em dia a cultura de gênero, com diversos ramos já infiltrados e sendo aceitos como parte da cultura por muitos grupos da sociedade.
Indústria cultural
Existe uma indústria cultural que trata os espectadores como massa, anulando a sua individualidade.
Ela supõe que todos são iguais e querem a mesma coisa.
Essa indústria nivela por baixo as diferentes camadas intelectuais, utilizando-se dos canais de comunicação e dos programas oferecidos para passar a ideologia dominante adiante e manter as pessoas crentes naquela ideologia e satisfeitas com a situação política e econômica em que vivem.
Economia, política e estratégias governamentais fundem-se em uma produção artística inautêntica, produzida irreflexivamente, utilizando-se também da razão instrumental, pois esta cria a tecnologia que permite a disseminação de informação.
Informação e satisfação dos desejos mais básicos tomam forma em fazeres artísticos de baixa qualidade, que adentram os lares da massa da população, mantendo todos conformados. Isso é a “indústria cultural.”
Para compreender melhor como podemos guerrear, de fato, contra tudo isso, devemos ter entendimento espiritual, através das revelações que a Bíblia relata..
CULTURA DO REINO DE DEUS
Precisamos enxergar as realidades terrenas com a ótica do céu:
CONFRONTOS E BATALHAS
Efésios 6:12 A nossa luta não é contra carne e sangue, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.
O apóstolo Paulo nesse texto menciona uma luta, que nós cristãos temos que estar alertas, porque ela não é natural, isto é, contra os meus assemelhados, mas sim espiritual, contra seres espirituais da maldade, e ainda, nas regiões celestiais.
Indicando o uso de uma armadura que só serve para uma batalha espiritual.
TIPOS DE CONFRONTOS QUE ENFRENTAMOS NO DIA A DIA
Vale a pena, neste ponto, ressaltar que existem 3 tipos de confrontos que todo ser humano enfrenta diariamente, e, o entendimento de cada um deles faz com que durante o enfrentamento de cada um se use as armas certas.
1o. Tipo: LUTA
2o. Tipo: PROVA
3o. Tipo: TRIBULAÇÃO
1o. LUTA
Guerra espiritual entre o ser humano e um ser espiritual
Há um destaque para uma luta contra Satanás, como nos diz Ef 6.12, que a nossa LUTA é espiritual contra as hostes de maldade e toda corja de demônios.
Exemplo: A ação de Evangelismo é Batalha Espiritual, é uma luta espiritual, porque são tiradas almas das mãos do maligno, é um ato de libertar almas do pecado e das mãos de Satanás.
E é aí onde muitos desistem ou param, porque não se preparam para o contra ataque do inimigo, e, como a pessoa não se defende, vive levante na saúde, no sentimental, nas finanças e sem a consciência de que entrou numa guerra, que tem ataque e contra ataque,
Exatamente por isso é que devemos estar atendo as astutas ciladas do maligno, e permanecer firme.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
A luta tem que ser um processo consciente e voluntário, isto é, um guerreiro espiritual não fica passivo, mas avança por direção divina para conquistar seu espaço e praticar o que Deus lhe designou.
2o. PROVA
Prova não é ação de Satanás, ela nasce de Deus. Deus é quem prova o cristão.
Deus é quem te trata e faz você passar pela prova, e ela vai persistir até você ser aprovado.
Provérbios 17:3 O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações.
Salmos 11:5 O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.
Deus provou Abraão
Gênesis 22:1,2 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Aprenda um grande segredo espiritual, não sofra na provação, mas regozije-se
Tiago 1:2-4 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Tiago 1:12 Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Tem muitas pessoas que vem pedir oração, e para o intercessor que tem discernimento, o Senhor vai falar para não interceder por essa pessoa, porque Deus está provando ela, para que ela seja aprovada na prova que tá passando.
1 Pedro 1:6-7 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
3o. TRIBULAÇÃO
A Tribulação é oriunda do pecado do homem.
“Tribulação”, significa basicamente angústia, martírio, agonia ou angústia; Infelicidade, infortúnio, contrariedade ou tragédia; aflição ou sofrimento resultante de pressões causadas pelas circunstâncias.
Não é oriunda de Satanás, e sim dos pecados dos homens, portanto, não adianta simplesmente orar, ou expulsar demônios e acusá-los, mas o que se deve fazer é fechar as brechas para que o inimigo não se aproveite e piore a situação da pessoa sofredora.
Por exemplo: Você usou indistintamente o cartão de crédito. No início do outro mês, quando vem a fatura, você entra em aflição e começa a viver uma grande tribulação para pagar as contas.
É nessa hora, que a pessoa vem na igreja pedir oração para que Deus a tire dessa luta, ou para que ela passe rapidamente por essa prova.
Mas não foi Satanás, nem Deus que está te provando, foi você mesmo quem se meteu nessa tribulação, nesse problema, e agora é você que você tem que consertar.
Jó 27:8,9 Porque qual será a esperança do hipócrita, havendo sido avaro, quando Deus lhe arrancar a sua alma?
Porventura Deus ouvirá o seu clamor, sobrevindo-lhe a tribulação?
Tiago 1:13-15 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Um dos pontos cruciais da história da humanidade será a GRANDE TRIBULAÇÃO, um período de grande sofrimento nos últimos tempos por causa do nível de pecado e maldade reinante no mundo.
Tribulação é um processo e um tempo de perdas para reflexão, correção e purificação do ser humano.
COMO VENCER ESSAS GUERRAS
1o. COMO VENCER UMA TRIBULAÇÃO
Você tem que se arrepender, se converter e consertar o que você fez de errado.
Ter ânimo e disposição para suportar
João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Romanos 12:12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
E ressignificar a vida para que o mal não retorne e não tenha mais habilitação.
Romanos 12:1,2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
2o. COMO SE PASSA EM VITÓRIA POR UMA PROVA
A prova se vence com louvor e adoração.
Jó passou por uma prova, e em todo tempo louvou ao Senhor.
Jó 1:20,21 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor !
Em todo o tempo, ser grato, louvar o Nome do Senhor, bendizer-lhe o Nome, exaltá-lo em todo tempo.
Veja o que aconteceu com Abraão
Gênesis 22:4,5 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
É como aquele louvor que diz
“Vou passando pela prova dando glória a Deus, glória a Deus, glória a Deus…”
É não ceder às tentações, ou oportunidades que nos dão prazer, as são verdadeiras ciladas, mas permanecer firme e ser fiel até o fim.
Um bom exemplo é o caso de José que ao ser tentado, resistiu em louvor a Deus
Gênesis 39:7-9 Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.
Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.
Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
Como reconhecer uma prova?
É quando mesmo você passando por privações, as bênçãos de Deus te acompanham.
Gênesis 39:21 O Senhor , porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro;
É como diz a bispa Sônia, prova é uma batalha regada de sinais da bênção de Deus que nos acompanham durante o período em que somos testados.
Deus é um Deus de propósitos e seremos, pelo Espírito Santo, ensinados, forjados, testados e se nos mostrarmos preparados, seremos aprovados, e passaremos para uma nova fase na nossa vida espiritual.
Trata-se de um processo de cura e limpeza dos valores mundanos da nossa mente, para que o Senhor possa nos usar em condições superiores.
Seremos provados até que o mundo e suas delícias não nos limitem ou nos atrapalhem mais na realização da Missão que Deus nos comissionou nesta terra, e possamos dar valor e ter foco em nossa Missão intercessória.
3o. PARA VENCER A LUTA
Utilizando armas espirituais, tais como Jejum, oração e armadura
2 Coríntios 10:4-6 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
Você vai ter que guerrear, vai ter que se firmar, com jejum, oração, clamor, intercessão, e terá que usar a armadura de Deus completa, para entrar em um nível de batalha espiritual consciente.
Mateus 17:21 Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.
Tiago 4:7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
COMO FUNCIONA A ARMADURA DE DEUS?
A armadura de Deus é a completa virtude espiritual provida por Deus aos cristãos a fim de capacitá-los para a guerra contra as forças do mal.
Entendam, a armadura mencionada em Ef 6.11,13 é a ARMADURA DE DEUS, e não a armadura de um soldado romano, e portanto as comparações devem ser bem esclarecidas no seu conceito bíblico.
Significado de Revestir. Cobrir, tapar, envolver, recobrir, fazer revestimento em: a cal reveste as paredes.
O termo utilizado pelo apóstolo Paulo, é muito mais profundo do que apenas vestir-se; na verdade, traduz o sentido de ter uma nova cobertura, ter uma nova aparência, uma nova cultura, um novo padrão de ser.
A Palavra de Deus mostra o novo revestimento espiritual que teremos
Colossenses 3:10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Romanos 13:14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.
2 Coríntios 5:1-4 Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial;
se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.
Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
E enquanto estamos na terra, precisamos ter novas atitudes e forma de nos apresentarmos diante dos homens e de Deus
Colossenses 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
E, não somente isso, mas ao ponto de ser revestido de poder
Lucas 24:49 Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Portanto, o termo revesti-vos da armadura de Deus, significa muito mais do que vestir uma armadura natural, pois representa um processo de revestimento da nossa mente, local onde as lutas espirituais acontecem.
E para vencer essas lutas devemos bloquear, refrear todo tipo de fraquezas que são dominantes em nossa mente natural
A nossa mente é constituída por 5 partes administrativas, que por serem autônomas, podemos compará-las a seres que disputam direito e autoridade de decisão na mente, os quais são:
A Armadura de Deus, portanto, é um revestimento espiritual na mente, transformando as ações e resultados de uma mente carnal, por se colocar sob o domínio do Espírito Santo, atuando em nosso espírito.
Partindo desta revelação, podemos compreender a importância desse revestimento para proteger não de forma estática, mas como ação curativa
PARTES DA ARMADURA DE DEUS
1) Verdade => Atuando como um cinto no Ser Carnal, impedindo que as mentiras do diabo exerçam influência na sua razão.
João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Avaliem o que aconteceu com Adão e Eva quando pecaram, ao usar folhas de figueira como cinto, enquanto Deus nos dá a Verdade como proteção eficiente contra a vergonha da nossa nudez (imaturidade).
Gênesis 3:7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
A verdade nos protege dos sofismas, que são mentiras disfarçadas de verdade, e tende a se tornar uma cultura em nossa mente.
2) Justiça => Comparado a uma couraça que protege o coração, que é conhecido como a sede dos nossos sentimentos.
A justiça divina impede que o senso de injustiça reine no Ser Almático.
Este ser é sentimental e manipulador, gostando de levar vantagens sobre as outras pessoas, porque é egoísta, prepotente, corrupto e injusto quando se vê em confronto.
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
3) Evangelho da Paz => Atuando como uma sandália, indicando movimento, contra a paralisia gerada pela religiosidade e o ceticismo semeado pelo maligno no Ser Crença.
1 Timóteo 4:1,2 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
As fortalezas mentais são dogmas assumidos, costumes, até o ponto da mente se tornar cauterizada com tipos de pensamentos imutáveis.
4) Fé => Comparado a um escudo, age no Ser Almático, para que ele não valorize as mentiras maliciosas do inimigo, afetando seus sentimentos
Gálatas 3:1-3 Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?
Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?
5) Salvação => Como um capacete que protege a cabeça, que é a parte principal do Corpo, quebrando a legalidade da sentença da Morte eterna, a qual todo Ser Corpo de um ser humano, sem Cristo, está destinado,
Eclesiastes 12:7 e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Protegendo a mente de mentiras e falácias que levam a pessoa a uma prisão espiritual que a mantém afastada das verdades de Cristo como Salvador.
Efésios 2:1,5 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,
1 Coríntios 15:55-57 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.
6) Palavra de Deus => Comparada a uma espada, é uma arma de ataque para combater toda mentira e cegueira espiritual que satanás traz à nossa mente,
A espada da Palavra defende os 4 seres, Ser Corpo, Ser Carnal, Ser Almático e Ser Crença.
Hebreus 4:12,13 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
Jesus venceu o diabo usando a espada que é a Palavra de Deus
Mateus 4:3,4 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
A Palavra de Deus é verdade
Salmos 119:160 A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
Paulo condenou aqueles que estão
Sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade. (2 Timóteo 3:7)
Conhecer a verdade vai nos libertar dos sofismas porque enxergamos claramente os sofismas e não ficaremos expostos ao maligno.
A verdade flui da Palavra de Deus
Não adianta tentar convencer pela razão humana ou sentimento ou por crença
Ex.: Se falar para um Coordenador tirar uma pessoa da sua equipe, ele não aceitará, porque a cultura reinante no coração de alguns Coordenadores é:
QUANTO MAIS, MELHOR, independente do conhecimento espiritual que a pessoa possa ter.
Mas quando se ministra sobre a verdade da santificação, como aconteceu nos casos de Acã e Gideão, o Coordenador é convencido pelo Espírito Santo e aceita limpar a sua equipe.
João 16:7-9 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
Por isso, para salvar uma pessoa tem que pregar a Palavra de Deus, porque a somente a pregação da Palavra (Verdade) gera fé
Romanos 10:17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
Isso é geração da Cultura do Reino, pois a Palavra é a semente do Reino
João 16:13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
É preciso ter ciência que estamos num mundo que jaz no maligno
1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.
1 João 5:20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
REVERSÃO DE CULTURA
Mateus 16:18b ….., e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Muitos entendem que a Igreja não se submete às incursões do inimigo,
Mas a leitura correta desse versículo é que as resistências (portas) do inferno não impedirão o avanço e invasão da Igreja para saquear o que o inimigo roubou.
A verdade é que quem ataca é a igreja, e não que a igreja se defende.
Lucas 11:20-22 Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
Quando o valente, bem-armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens.
Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.
PERMANECER FIRME NAS BATALHAS
Por isso que a Palavra de Deus diz para
Efésios 6:13,14 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
Ficar firme porque é a Igreja quem ataca, é a igreja que está dominando a situação, e a nossa firmeza demonstra a nossa fé.
É óbvio que o inimigo vai contra atacar usando ardis, mas a Palavra de Deus diz:
2 Coríntios 2:10b,11 …. para que não sejamos vencidos por Satanás; Porque não ignoramos os seus ardís.
Não se vitimize, pois a Igreja é mais que vencedora, por ser o corpo de Cristo aqui na terra, e Jesus Cristo é Vencedor Invicto.
SENDO ASSIM, COMO CONSEGUIREMOS DISCERNIR A VERDADE ENTRE TANTA FALSIDADE?
João 14:26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
João 14:17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Somente na total dependência do Espírito Santo poderemos vencer esse mar de inverdades que está à nossa volta, e assim, viver plenamente o plano de Deus para a nossa vida.
REFLEXÃO
Salmos 25:5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.
Jó 32.8 Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.
CONCLUSÃO
A partir de hoje, revestido com essa verdade, viva a intensidade desta realidade espiritual
Salmos 18:16-18 Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas.
Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu.
Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o Senhor me serviu de amparo.
Salmos 18:34-42 Ele adestrou as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços vergaram um arco de bronze.
Também me deste o escudo da tua salvação, a tua direita me susteve, e a tua clemência me engrandeceu.
Alargaste sob meus passos o caminho, e os meus pés não vacilaram.
Persegui os meus inimigos, e os alcancei, e só voltei depois de haver dado cabo deles.
Esmaguei-os a tal ponto, que não puderam levantar-se; caíram sob meus pés.
Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.
Também puseste em fuga os meus inimigos, e os que me odiaram, eu os exterminei.
Gritaram por socorro, mas ninguém lhes acudiu; clamaram ao Senhor , mas ele não respondeu.
Então, os reduzi a pó ao léu do vento, lancei-os fora como a lama das ruas.
Salmos 18:29 Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.
EM CRISTO JESUS, NÓS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES!
Efésios 6:13-14 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
Na Vigília de fevereiro/23 o Senhor nos deu a palavra sobre a CULTURA DO REINO, nos ensinando que devemos ter novos comportamentos e atitudes produzidos por uma nova forma de pensar (METANÓIA).
E a partir da Vigília de abril/23, começamos a operacionalizar essa CULTURA DO REINO, através dos ensinamentos da Palavra de Deus, utilizando as orientações divinas sobre ARMADURA DE DEUS, e FRUTO DO ESPÍRITO
E assim, vamos aprender uma nova linguagem de comportamentos que reflitam nosso ser espiritual se expressando diante das condições deste mundo.
CULTURA DO REINO DE DEUS
Muitos cristãos ainda vivem inseridos na cultura terrena, na prática das suas atividades diárias e mesmo nas suas atividades eclesiásticas não conseguem distinguir totalmente a sua missão nesta terra.
Praticam uma forma romântica com relação às informações espirituais devido uma cultura religiosa, e até espiritualista.
Cultura do Reino é verdade, e devemos correr atrás dessa verdade, pois
João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Precisamos enxergar as realidades terrenas com a ótica do céu:
CONFRONTOS E BATALHAS
Efésios 6:12 A nossa luta não é contra carne e sangue, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.
O apóstolo Paulo nesse texto menciona uma luta, que nós cristãos temos que estar alertas, porque ela não é natural, isto é, contra os meus assemelhados, mas sim espiritual, contra seres espirituais da maldade, e ainda, nas regiões celestiais.
COMO FUNCIONA A ARMADURA DE DEUS?
A armadura de Deus é um conjunto de virtudes espirituais providas por Deus aos cristãos a fim de capacitá-los para a guerra contra as forças do mal.
Entendam, a armadura mencionada em Ef 6.11,13 é a ARMADURA DE DEUS, e não a armadura de um soldado romano, e portanto as comparações devem ser bem esclarecidas no seu conceito bíblico.
O termo revesti-vos da armadura de Deus, significa muito mais do que vestir uma armadura natural, na verdade representa um processo de revestimento da nossa mente, local onde as lutas espirituais acontecem.
SEGUNDA PARTE DA ARMADURA DE DEUS – COURAÇA DA JUSTIÇA
A palavra COURAÇA no grego é thórakas, que no português ficou Tórax, e significa um colete protetor de diversos órgãos essenciais, como coração, pulmão, fígado, rim, intestino, e outros.
COURAÇA ESPIRITUAL
Efésios 6:14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
A referência de Ef 6.14 a de uma couraça é uma metáfora.
Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta.
PROTEGER O CORAÇÃO
Provérbios 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração,
Uma couraça serve para proteger o peitoral de uma pessoa, mais principalmente o coração, que é um órgão vital para o ser humano, mas em Ef. 6 o significado de coração é completamente diferente.
E para entender o real sentido do que a Palavra de Deus quer transmitir com a necessidade de usar uma couraça para proteger o coração, vamos primeiro compreender o que representa o coração quando citado na Bíblia.
Quando a Bíblia referencia coração, ela não está mencionando o órgão que bombeia o sangue para todo o corpo, mas está referenciando a nossa mente, ou melhor, uma parte da nossa mente, que tem a capacidade de administrar os sentimentos, administrar o nosso psique, a nossa alma.
SER PENTÁTOMO
Temos uma mente constituída por 5 partes administrativas, que por serem autônomas, podemos compará-las a seres que disputam direito e autoridade de decisão na mente, os quais são:
A nossa alma, que é mencionada na Bíblia como coração, é um dos seres da nossa mente, e a sua função é tratar relacionamentos entre pessoas, portanto é um ser relacional.
Esse ser almático tem como atributo de medida do relacionamento que mantém entre as pessoas uma coisa chamada sentimento.
Portanto, o sentimento é o valor atribuído a uma relação num determinado período de tempo
O que significa que esses valores (sentimentos) podem mudar a qualquer momento, dependendo das informações que são captadas pela mente a cada momento.
Vamos entender isso na Bíblia.
Mateus 12:34 Raça de víboras,como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.
E a Palavra de Deus detalha ainda mais essa condição almática:
Lucas 6:45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
Esse versículo é muito claro quando fala de uma propriedade do ser humano que é a capacidade de expressar um valor bom ou mal que procede do seu interior, isto é, da sua mente.
Somos criaturas emocionais e, por isso, experimentamos diversos sentimentos ao longo do dia, que podem desencadear reações e influenciar decisões.
EMOÇÕES E SENTIMENTOS
Não saber lidar com emoções e sentimentos pode ser prejudicial em todos os aspectos da vida,
As emoções são uma experiência fisiológica, reações químicas e elétricas do cérebro a um estímulo externo, que originam sensações no corpo em resposta à realidade presente.
Elas acontecem no inconsciente.
Nosso cérebro libera hormônios que alteram nosso estado físico e podem levar a reações como lágrimas, riso, tremores, dilatação da pupila ou vermelhidão na face.
Estamos falando de reações neurológicas, físicas e instintivas, a um estímulo, que provoca instantaneamente reações corporais.
São também um reflexo de nossas experiências, pensamentos, crenças, desejos e ações.
Assim, a forma como vivemos uma situação irá gerar uma emoção correspondente.
Por isso, cada pessoa pode sentir uma emoção diferente diante de um mesmo acontecimento.
Por fim, são as emoções que dão origem aos sentimentos.
SENTIMENTOS
Os sentimentos são os valores resultantes da percepção subjetiva das emoções, do resultado de uma experiência emocional.
São moldados por experiências passadas, crenças, memórias, personalidades e pensamentos ligados a uma emoção específica.
Enquanto as emoções estão associadas a reações corporais, ativadas por neurotransmissores e hormônios liberados pelo cérebro, os sentimentos são a expressão da valoração da experiência consciente de reações emocionais.
Emoções e sentimentos podem afetar profundamente nosso dia e até mesmo nossas vidas, com uma carga positiva ou negativa.
Se você vivenciar uma situação que cause um trauma, pode ter dificuldades de realizar novas atividades relacionadas ou até mesmo rejeitar situações parecidas.
Digamos que você foi a casa da sua cunhada, e ela ficou debochando do seu penteado
Talvez você não queira ir a casa dela nunca mais, porque o valor da sua cunhada para você é mais baixo do que um rodapé.
Outra situação: Ao fazer um lindo passeio com alguém que ama, você terá boas recordações e provavelmente vai querer repetir o trajeto muitas vezes com a mesma pessoa, pois ela te faz sentir (sensação – emoção) bem (sentimento, ela tem um grande valor para você).
Enquanto a emoção é irracional e imediata, o sentimento é racional e manipulável.
As emoções podem ser classificadas entre boa ou má
Os sentimentos podem ser avaliados como agradáveis ou desagradáveis, dentre eles:
Portanto, os desígnios bons ou maus procedem da capacidade dedutiva de cada ser humano
Tiago 4:11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.
E tem como consequências
Cada ser humano tem a facilidade de criar uma série de personagens para conviver e se relacionar com as pessoas ao seu lado.
Só que o nível de relacionamento estabelecido vai da dependência para o domínio, da aliança para o abuso, do amor para o ódio, da comunhão para guerra, da vida comum, para a morte.
Em Gálatas 5.19 relata diversas ações do exagero desse ser, como: Inimizades, porfias, inveja, emulações, prostituição, …
COURAÇA DA JUSTIÇA
É a capacidade de proteger o coração com a justiça.
Qual a relação do coração com a justiça?
Mateus 15:19,20a Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; …
Isaías 46:12 Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça.
Aqui está sendo explicado que o homem é contaminado por aquilo que sai do coração, que o coração do homem é mau, perverso.
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
É dele que sai toda transgressão a Deus, todo tipo de ofensa a Deus, pois depois do pecado, o coração do homem se tornou naturalmente assim.
Lembrando que quando a Bíblia fala de coração está se referindo a alma, ao ser almático que existe em cada um de nós.
JUSTIÇA
Justiça é o princípio ou virtude moral que inspira o respeito pelos direitos de cada pessoa e pela atribuição do que é devido a cada um.
É a condição do que é equitativo ou moralmente correto.
Entenda, toda vez que se menciona justiça, tem-se como parâmetro de base o relacionamento entre pessoas, sempre com relação a atitudes certas ou erradas, segundo um padrão divino como comparação.
Na nossa mente, há uma parte que tem a responsabilidade de administrar o relacionamento entre as pessoas, e esta parte, por ser automata, pode ser comparada a um ser, o Ser Almático.
Este ser é sentimental e manipulador, gostando de levar vantagens sobre as outras pessoas, porque é egoísta, prepotente, corrupto e injusto quando se vê em confronto.
A justiça divina impede que o senso de injustiça reine no Ser Almático, pois a injustiça é a violação ao direito do outro.
Romanos 1:16-18 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
REVERSÃO DE CULTURA
Em termos gerais, justiça é dar a cada um o que lhe é de direito, o que merece. Estando sempre em conformidade com o que é justo e correto.
A maioria das pessoas possui algum senso de justiça. Todos temos consciência de estar num mundo de injustiças e mesmo não sendo muito justos, reclamamos quando há falta de justiça.
A justiça é sempre mais rigorosa quando a requeremos em nosso favor.
Quando somos injustiçados exigimos a punição e o castigo alheio, mas não o contrário.
Buscamos a nossa justiça própria, quando queremos ser favorecidos, mas a esquecemos quando ela nos acusa.
Parece que a justiça própria está quase sempre acima da justiça comum, merecida por todos.
Mas será a justiça humana tão distante da Justiça de Deus? Infelizmente a justiça dos homens está carregada de injustiça.
Deus é perfeito, incorruptível e plenamente justo. Por isso age sempre em conformidade com a Sua Justiça.
Ele é o padrão exclusivo de honestidade, verdade e integridade. A Justiça de Deus é reta e cheia de misericórdia.
Ele reprova e condena a injustiça porque esta causa destruição e morte.
Quando alguém comete injustiça, os danos destrutivos do mal e da morte afetam diretamente ao próprio transgressor, aos prejudicados por ele, comprometendo a relação com Deus, com o mundo e com os seus semelhantes.
Um bom exemplo bíblico dos danos causados pela injustiça é a história de Caim e Abel (Gênesis 4:1-16).
Movido por ira, inveja e maldade, Caim matou o seu próprio irmão. Esse pecado destruiu a vida do inocente Abel, e afastou Caim de Deus e da sua família.
Além disso, a injustiça de Caim trouxe maldição à terra, ao seu trabalho e, a sua vida terá sido consumida pelos sentimentos de rejeição, culpa e medo.
Deus afastou Caim, castigando-o pelo seu crime, mas o tratou com misericórdia, colocando-lhe um sinal para preservar a sua vida. Assim funciona a justiça de Deus, é revestida de misericórdia.
Salmos 32:1-2 Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia.
Quando pensamos em justiça, logo nos vem à mente o castigo e a punição merecidos por algo que se fez de errado.
Essas ideias não estão erradas, mas, graças a Deus que a Sua justiça é diferente da nossa.
A justiça humana é falha, parcial, corrompível e muitas vezes oportunista. Isto é, segundo a nossa “justiça”, o outro merece sempre ser punido e pagar as consequências dos seus erros. Mas, se somos nós os culpados, buscamos parcialidade ou uma brecha para nos inocentar.
A justiça de Deus, por outro lado, é leal, reta e infalível. Além disso, a justiça divina é misericordiosa e não oprime ninguém no seu juízo.
Jó 37:23 Ao Todo-Poderoso não podemos alcançar; grande é em poder; porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça.
A justiça de Deus caminha de mãos dadas com a Sua misericórdia. Ele não inocenta o culpado, mas perdoa aqueles que se arrependem de todo o coração.
A compaixão de Deus é a Sua disposição graciosa de se compadecer da humanidade desde o início até o final dos tempos.
Nesta oferta amorosa, Ele considera o nosso estado miserável e oferece perdão total ao pecador arrependido, quando este crê na Sua bondade e aceita o Seu favor.
Contudo, para satisfazer a justiça, o culpado deve ser punido.
Na Bíblia, porém vemos que o próprio Deus decidiu pagar a pena. Ele atribuiu a Si mesmo a culpa daqueles que se arrependem.
Pelo Seu amor, Jesus Cristo assumiu o nosso lugar, sofrendo a punição por nossas injustiças, pelos nossos pecados.
Através da fé, fomos substituídos graciosamente por Jesus.
Romanos 3:21-22a Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a lei e os profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem…
Jesus cumpriu toda a justiça. Ele foi justo e misericordioso em toda a sua vida, sem nunca ter pecado. Através Dele Deus revelou a Sua vontade para os seres humanos.
Jesus Cristo, o Justo, dividiu a história da humanidade, sendo Ele o maior exemplo da Justiça perfeita que os homens almejam. Graças a Ele todos podem ter acesso à justiça e misericórdia de Deus, pela fé na sua Palavra.
O pecado presente na humanidade torna a nossa justiça falha e limitada.
Isaías 64:6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
Mesmo os sistemas de justiça mais corretos são passíveis de falhar. É como se fechássemos os olhos para a causa do outro e favorecêssemos a balança sempre para o nosso lado, por conveniência.
Por isso todas as pessoas precisam de um recurso fora de si mesmos para alcançarem a justiça verdadeira. Só quando nos aproximamos de Deus, alcançamos pela fé, o padrão de Justiça infalível e misericordiosa.
Para resolver o problema do pecado, que precisa ser punido (Romanos 6:23), Jesus se entregou para cumprir a exigência da Sua perfeição. A justiça foi feita.
Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Foi plenamente cumprida em Cristo, sendo punido pelo pecado da humanidade.
Com a morte de Jesus, o preço da dívida da culpa e condenação foi pago.
Todos que creem Nele podem desfrutar do perdão de pecados. Pelos méritos de Jesus, todo que busca a Sua justiça é considerado justificado e aceito por Deus.
2 Coríntios 5:21 Pois Deus fez de Cristo, aquele que nunca pecou, a oferta por nosso pecado, para que por meio dele fôssemos declarados justos diante de Deus.
JUSTIÇA DE DEUS
A Justiça é um atributo de Deus, é uma das Suas características próprias. Ser justo é uma qualidade fundamental da natureza de Deus.
A justiça de Deus se manifesta através de Jesus Cristo e é expressa nas Suas ações e no cumprimento das exigências da perfeição do próprio Deus.
A Bíblia diz que a Justiça de Deus se revela através do Evangelho, da mensagem de salvação em Jesus Cristo.
Romanos 1:17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Essa justiça, vista ao longo das Escrituras, se cumpriu na vida, na morte e na ressurreição do Senhor.
Encontramos na Palavra de Deus o padrão para toda a justiça que precisa ser cumprida por todas as pessoas.
A JUSTIÇA DE DEUS É REVELADA PELO AMOR DE DEUS
Num conceito humano, sabemos que Justiça e a aplicação da lei.
Só que a lei do homem é um código de conduta moral, exatamente pelo homem não ter o amor de Deus, ter perdido isso com a queda.
Se o homem amasse não precisaria da Lei, amando a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, não precisaria dizer não matarás, não terás outros deuses…
Não precisava, porque o amor ia ser a lei no coração dele.
Como o homem não tem o amor, ele precisa de uma lei, de um código de conduta moral.
A Lei de Deus é o Seu Amor, e assim Cristo é a expressão do Amor de Deus
João 3:16,17 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
A justiça de Deus é o seu Amor, e quem ama pratica a justiça.
Quando você ama a Deus você age com justiça, você cumpre a Lei de Deus, que é usar de misericórdia, suportar, fazer o bem ao próximo.
COMO ESSA JUSTIÇA NOS PROJETE?
ATRAVÉS DO AMOR DE DEUS
Através desse amor sobrenatural de Deus, a justiça de Deus é estabelecida em nosso coração de forma que não pecamos, nem tenhamos medo
1 João 4:18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
O amor é capaz de te dar a força necessária para você resistir a qualquer tipo de tentação ou superar o medo.
Exemplo:
Você vai com seu filho passear de barco e param perto de uma ilha e resolvem dar um mergulho.
Os dois se preparam para mergulhar, mas como você é mais alto que ele, você enxerga um tubarão branco rondando a água, e por medo resolve não saltar na água.
Mas seu filho não viu e simplesmente saltou na água.
Nesta hora o amor fala mais alto, o amor supera o medo, e por amor ao filho, você se atira na água para salvá-lo e, se for necessário lutar com o tubarão para impedir que este toque no seu filho amado.
Da mesma forma quando você ama de fato, esse amor te afastará de toda injustiça.
É por isso que a couraça da Justiça nos protege, nos defende, porque esse amor de Deus, que é a sua Justiça, nos dá força e poder para nós vivermos uma vida de santificação, uma vida de cruz,
Marcos 8:34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
Para quem ama isso é fácil, pois é sacrificio de amor, mas para que não ama, isso é peso, é sofrimento, e a pessoa não consegue praticar.
Sem amor você nunca vai conseguir se portar de uma forma justa e santa se você não nutrir esse amor no seu coração.
Então, é muito importante que você experimente deste amor, e todos os dias cresça nesse amor para com Deus, para que você possa ter essa força, esse poder de se manter firme na presença de Deus, sem ceder às tentações do diabo, às artimanhas dos demônios, as ofensas.
Para quem ama, isso não é difícil, o medo não é impedimento,
mas para quem não ama, isso é impossível, a pessoa fica atribulada, é um crente cheio de problemas, porque tem algo que está faltando na vida dele, que é esse combustível que faz com que a gente viva uma vida plena diante de Deus, uma vida abundante aqui nessa terra pelo amor de Deus que flui em nós.
João 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Você pode perguntar, como eu sei que eu amo a Deus.
Nesse versículo está a resposta, aquelo que ama a Deus é aquele que guarda os mandamentos de Deus.
Agora se você ama mais o seu ego, do que amar a Deus, aí o amor de Deus não está em você.
Da mesma forma, se você busca mais os seus interesses do que os interesses do Reino de Deus, você não ama a Deus.
REFLEXÃO
A Armadura de Deus, portanto, é um revestimento espiritual na mente, transformando as ações e resultados de uma mente carnal, por se colocar sob o domínio do Espírito Santo, atuando em nosso espírito.
Partindo desta revelação, podemos compreender a importância desse revestimento para proteger não de forma estática, mas como ação curativa
Apesar de, aos nossos olhos, a justiça divina não ser aplicada como deveria, Deus é justo.
Ele é o reto Juiz do universo e age perfeitamente apesar da nossa opinião contrária.
Ele não tarda em fazer justiça, aguardando o Seu perfeito tempo, veremos que todos receberão o que merecem.
Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” Romanos 2:6.