CEAR

CURSO RELACIONAMENTO COM DEUS

Aula 03 - Como Entrar na Presença de Deus

  1. ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo (… ) Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé….” ( Hb 10:19, 22a).

Saiba que existe um lugar chamado de Santo dos Santos, preparado por Deus para que o homem tenha um relacionamento profundo com Deus.

A relação do homem com Deus é muito mais complexa do que imaginamos, e exige temor e entendimento espiritual.

O Senhor estabeleceu esse Relacionamento em dois tempos distintos:

  1. O Santo dos Santos no Antigo Testamento

Deus ordenou para que Moisés construísse um tabernáculo em meio ao acampamento do povo a caminho da Terra Prometida.

Foi o próprio Deus que deu o modelo de como deveria ser cada parte, cada utensílio do tabernáculo. Está tudo detalhado na Bíblia, no livro de Êxodo.

Um dos lugares mais importantes do tabernáculo era o Santo dos Santos ou o lugar Santíssimo.

Esse lugar era separado com um grosso véu e ali somente o sumo sacerdote poderia entrar. (Êxodo 26:33).

O Santo dos Santos era particularmente santo porque Deus abençoava esse lugar com Sua presença.

Quem entrasse no Santo dos Santos estava chegando o mais perto possível de Deus!

  1. O novo Santo dos Santos

Quando Jesus veio, Ele se tornou nosso Sumo sacerdote.

Ele entrou na presença de Deus e ofereceu sua própria vida como sacrifício por nossos pecados (Hebreus 9:11-12).

Quando Jesus morreu na cruz, o véu que separava o local do Santo dos Santos se rasgou, e, Jesus Cristo se tornou a única Porta de Acesso ao Santo dos Santos real que é a presença do Deus Altíssimo.

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Para entrar no Santo dos Santos, por Cristo, VOCÊ PRECISA SE PREPARAR PARA ENCONTRAR COM DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO.

O Santo dos Santos é o lugar da sua RELAÇÃO COM DEUS.

“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é pala sua carne, e tendo grande sacerdote sobre à casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura (Hb. 10. 19-22)”

Desta forma você, conscientemente entrará, pelo sangue do Cordeiro, no Santo dos Santos,

Pois, essa é uma das grandes virtudes que Deus te permite viver como intercessor apostólico.

2. O TEMOR A DEUS

 

Eclesiastes 12:13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”

O temor ao Senhor: não é simplesmente respeito, mas reconhecimento de quem é o Deus com quem me relaciono.

Não podemos continuar fazendo orações sem o mínimo de respeito e temor a Deus, pois, quem somos nós para nos apresentarmos diante dEle?

Muitas pessoas fazem do momento de oração um momento comum, e saem falando com Deus, ou com Jesus, como se fosse seu servo, ou um gênio da lâmpada, que só serve para atender seus desejos..

É necessário resgatar o respeito, e, principalmente, o temor a Deus, para nos apresentarmos de forma correta diante da sua presença, para que Ele estenda o cetro ao nosso favor, e nos faça conhecedores dos seus segredos.

Salmos 25.14 O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.

O fato de que somos filhos do Rei também significa que o temor ao Senhor não deve ser entendido como um terror, como se tivéssemos medo do rei.

Ao invés disso, deveria ser entendido como o mais profundo, o mais alto respeito que é devido dos filhos pelo mais amoroso Pai, que ao mesmo tempo, é o Criador de tudo, o Altíssimo.

Portanto, o temor ao Nosso Grandioso Deus, deve ser demonstrado por uma reverência diferenciada, consciente e voluntária.

Romanos 12:1ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Tendo esclarecido o dito acima, vejamos algumas passagens que mostram a majestade de Deus e que estão associadas com o temor a Deus.

Jeremias 10:6-7 
“Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome. Quem não te temerá, ó rei das nações?”

e Apocalipse 15:4 “Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome?”

e Jeremias 5:22-24 
“Acaso vocês não me temem?, pergunta o Senhor. “Não tremem diante da minha presença? Porque fui eu que fiz da areia um limite para o mar, um decreto eterno que ele não pode ultrapassar. As ondas podem quebrar, mas não podem prevalecer, podem bramir, mas não podem ultrapassá-lo. Mas este povo tem coração obstinado e rebelde; eles se afastaram e foram embora. Não dizem no seu íntimo: ‘Temamos o Senhor, o nosso Deus: aquele que dá as chuvas do outono e da primavera no tempo certo, e nos assegura as semanas certas da colheita”.

Salmo 33:6-9 
“Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca. Ele ajunta as águas do mar num só lugar; das profundezas faz reservatórios. Toda a terra tema o Senhor; tremam diante dele todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.”