CEAR

CURSO DE RELACIONAMENTO COM DEUS​

Aula 04 - Formas de Entrar na Presença de Deus

LOUVOR E ADORAÇÃO APOSTÓLICA

1 Timóteo 2:1-2
Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens.

 

Estamos ainda tratando da condição para entrar na presença do Rei dos reis, e Senhor dos Senhores, nosso Senhor Jesus Cristo.

 

A ação de Graça, isto é, ação de gratidão e adoração ao Senhor, é um tipo de relação com Deus, segundo a palavra de I Tm 2.

 

Para isso precisamos entender é que:


1) DEUS PROCURA ADORADORES
João 4:23-24

 

2) PORQUE DEUS HABITA NO MEIO DOS LOUVORES
Salmos 22:3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.

 

3) E QUE O LOUVOR TRAZ A GLÓRIA DE DEUS
II Crônicas 5:12-14

 

4) A ADORAÇÃO É UMA ARMA PODEROSA DE GUERRA
II Crônicas 20:19-22

 

5) O LOUVOR EXPULSA OS DEMÔNIOS

 

6) QUANDO A IGREJA ADORA OS SINAIS ACONTECEM
Atos 2:46-47

 

7) FOMOS CHAMADOS PARA PROCLAMAR A GLÓRIA DE DEUS NESSA TERRA
1 Crônicas 16:23-29

Salmos 148

Salmos 150

 

Portanto, hoje você aprendeu que a única forma de verdadeiramente entrar na presença de Deus é através da adoração, pois assim o Senhor deseja, que todo ser que respira, louve ao Senhor. Na luta, louve a Deus, na angústia, louve a Deus, na vitória, louve a Deus, na perda, louve a Deus, em todo o tempo, entre com louvor e adoração na presença do Senhor teu Deus.


Jeremias 7:2 Põe-te à porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.

 

ADORANDO A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE

 

Salmos 22:3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.

Deus habita no meio dos louvores, e procura adoradores que o adore em espírito e em verdade.


Como podemos adorar ao Senhor em espírito e em verdade?

Em primeiro lugar, refletindo sobre quem é Deus e agradecendo-lhe pelas coisas que nos revelou a respeito de Si mesmo, pelo seu Espírito que em nós habita.

 

Adorar em oração significa permitir que nosso espírito celebre o que Deus revelou a respeito de Suas obras no passado – tanto recente como distante – e o que Ele nos contou sobre Si mesmo.


Ao adorar, lembramo-nos quanto Ele é Grande, Poderoso, Soberano, Absoluto, mas bem próximo, amigo, Fiel, companheiro, ajudador.


Enquanto que o louvor é “fruto de lábios que confessam o nome de Jesus” (Heb.13:15)
a adoração não precisa de motivos.

 

Deus não precisa fazer nada para que O adoremos. Senão não é adoração. É louvor.
Para que um cristão comece a ADORAR a Deus, precisa ter comunhão, conhecimento, contato, ligação com Deus.


Se assim não for, estaremos na mesma adoração dos habitantes de Atenas
(Atos 17).


Adorar a Deus é reconhecer e confessar a sua glória, o seu poder, a sua majestade, a sua magnificência, não importando o que Ele faça ou deixe de fazer.
A adoração é pelo que Deus é.


Na adoração, nos humilhamos diante de Deus, reconhecemos e exaltamos a glória, majestade e poder. Às vezes mesmo sem palavras.


Na adoração não devemos pedir nada,  nem reivindicar, nem agradecer nda. Apenas se exalta, e glorifica ao Senhor nosso Deus.

 

RECEBA AGORA ALGUNS EXEMPLO DE ORAÇÃO DE ADORAÇÃO PARA VOCÊ PRATICAR E EXERCITAR SUA FÉ:

1. – Meu Pai, sou um adorador e abro meu coração para derramar diante de ti meu amor e profunda adoração. Glória e majestade estão diante de ti, força e formosura no teu santuário.

 

 Tributo a ti glória e força. Tributo a ti glória devida ao teu nome. Eu te adoro, ó Senhor, na beleza da tua santidade, tremo diante de ti e te temo reverentemente.

2. – Venho a ti, adoro e prostro-me aos teus pés; ajoelho-me diante de ti, meu criador, porque és o meu Deus, e eu povo do teu pasto e ovelha que conduzes.

3. – Exalto-te, Senhor meu Deus, e prostro-me diante do escabelo de teus pés, porque és santo. Exalto-te Senhor, meu Deus, e adoro-te, no teu santo nome, porque tu és santo.

Desta Forma, desenvolva sua intimidade com Deus, através de um relacionamento de Ação de Graças, isto é, através da adoração, como forma de engrandecer e exaltar o Deus da sua salvação, e poder entrar na Sala do Trono.

 

Deus busca adoradores, que o adore em espírito e em verdade. Seja esse adorador, e aprenda a se relacionar em espírito, através da obra do Espírito Santo em sua vida.

 

                                   COMO IDENTIFICAR NO MUNDO ESPIRITUAL

 

IDENTIDADE ESPIRITUAL

Mateus 6:9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
O que nós podemos aprender nessa primeira parte da oração, que Jesus ensinou, é exatamente o estabelecimento de uma identidade espiritual.


Muitas pessoas, quando vão orar, a única coisa que ela consegue falar é: Senhor…, e a partir dessa palavra, senhor, ela abre o seu rol de pedidos, e começa a pedir, pedir, pedir, e pedir… Mas Jesus não começou assim.

 

Então o conceito de falar: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu Nome, é exatamente uma identificação de com quem Ele estava falando, pois, Ele não estava falando com qualquer um, Ele não estava abrindo a sua boca e jogando Palavras ao Vento. Não, Ele estabeleceu que a partir desse momento o seguinte diálogo: Eu vou falar com Aquele que é o meu Pai, vou falar com aquele que é Santo, é perfeito, e está entronizado nos céus.

 

Com isso, ele diferenciou Deus, seu Pai, dos Anjos, e o diferenciou de outras entidades do mundo espiritual, e, tudo aquilo que poderia assumir essa propriedade foi excluída, tornando a relação única e perfeita com o nosso Deus.


Parece óbvio, mas não é tão simples assim, pois temos que entender a seriedade daquilo que estabeleço no mundo espiritual.


Veja um exemplo na Palavra de Deus demonstrando a imaturidade espiritual no entendimento de com quem falamos no mundo espiritual:


I Samuel 3:6-7

Preste atenção: Todas as vezes que falamos com alguém, temos que saber a identificação de com quem nos relacionamos, para que esta relação tenha sentido e atinja seus propósitos.


Isso porque a questão da identidade é uma marca que diferencia e estabelece sentido à mensagem.

 

No mundo espiritual, Há muitas entidades, que se denominam senhor (Baal, por exemplo).
Então, com qual senhor você está se relacionando???


A partir de hoje, repense sua oração, e passe a definir melhor com quem você está se referindo, e quem está recebendo a sua mensagem?


Aprenda como Jesus nos ensinou:
Toda oração começa com identificação, e essa dedicação tem que ser clara e precisa, como nós viemos que Jesus fez, ao estabelecer uma conexão perfeita com o Seu Pai, que é Santo e está nos céus.

 

QUEM É O SENHOR QUE VOCÊ ESTÁ INVOCANDO?

Para o cego
Jesus é luz.
Para o faminto
Jesus é o pão.
Para o sedento
Jesus é a fonte.
Para o morto
Jesus é a vida

Para o pecador

Jesus é o perdão.
Para mim JESUS é TUDO!
E para você???


Então, como exercício das suas próximas orações, tome posse e declare a identidade espiritual de Cristo que te levará verdadeiramente à presença dEle, por intervenção do Espírito Santo de Deus:


E Jesus te diz: Eu o Sou, Eu que falo contigo.
Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.


O governo está sobre os Meus ombros; e o Meu Nome é: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.


Sou o Messias (que se chama o Cristo); Deus convosco, Deus Fiel, que vos anuncia todas as coisas.


Sou Aquele que vos deixou o meu Espírito, e vos batizo no Espírito Santo, e em fogo, o Deus do impossível, o Senhor dos Exércitos, o Senhor da Guerra, o El Shaday.


Que te amou primeiro, e derramei meu precioso Sangue para te salvar, A Fiel testemunha, o Primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que te ama, e pelo meu sangue vos libertou dos seus pecados.


O Deus que te cura, te supre em todas as suas necessidades, advoga tua causa, intercede por vós. Pois, me chamo Fiel e Verdadeiro; e julgo a peleja com justiça.


Estou vestido de um manto salpicado de sangue; e o meu Nome pelo qual me chamo é o Verbo de Deus.


Sou o Cordeiro, que foi morto, e recebi o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor, pois agora me tornei o Leão da tribo de Judá.


Sou o que tem a espada aguda de dois gumes, sou Santo, e Verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre, O Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus, o todo Poderoso!

 

Que foi ressuscitado dentre os mortos e está assentado à direita de Deus nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.


E vos fez reino, povo santo, sacerdotes para Deus, meu Pai, povo de minha propriedade exclusiva.


Então, diante disso, louve e declare: Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque Tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas.


Somente a Ti, Senhor Jesus, Tu que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos, pois Tu és meu Senhor e Salvador, Paizinho querido, meu único Deus, o arrimo da minha sorte, o Deus da minha vitória, para todo o sempre, Em Nome de Jesus, Amém!

 

                         OS NOMES DE DEUS NA BÍBLIA

Inicialmente é preciso destacar que o propósito fundamental das Escrituras é revelar Deus ao ser humano.


Portanto, os nomes de Deus na Bíblia têm a finalidade de revelar-nos o caráter e os atributos do próprio Deus.

 

O uso mágico do nome de Deus ou de Jesus não funciona, como não funcionou no caso dos filhos de Ceva (At 19.14-16).

 

Pedir alguma coisa “em Nome de Jesus” significa pedir alguma coisa segundo a vontade de Deus (1Jo 5.14).
Pedir em seu Nome é como “agir por procuração”: não é a minha vontade que será feita por meio de Jesus, mas sim a vontade dele que se realizará por meio da minha oração.


Deus é descrito de maneira específica por diversos nomes hebraicos no Antigo Testamento.

Os judeus deixaram de pronunciar o nome divino por respeito, e a pronúncia perfeita se perdeu.


Por esta razão as consoantes do nome YHWH receberam as vogais de Adonai, o que veio a gerar o nome Yehowah, conhecido em português como Jeová.


O significado de Javé é “Eu Sou” ou “Sempre estarei sendo”, ou como gostam os judeus “o Eterno”.


A forma é uma abreviação do “Eu sou o que sou” dito por Deus a Moisés em Êxodo 3.13,14.

Até hoje os judeus evitam pronunciar o nome mais sagrado de Deus para não usá-lo em vão.
Podemos imaginar a dificuldade dos mesmos diante da declaração de Jesus em João 8.58 que afirmou “Eu sou”.


A identificação de Jesus com Javé ficou mais do que clara.

 

A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés “Eu sou quem eu sou” (Êxodo 3:14).
Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3).


JEOVÁ-JIRÉ: “O Senhor proverá” (Gênesis 22:14) – o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.


JEOVÁ-RAFA: “O Senhor que sara” (Êxodo 15:26) – “Eu sou o Senhor que te sara”, tanto em corpo e alma.
No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades.


JEOVÁ-NISSI: “O Senhor é minha bandeira” (Êxodo 17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha.
Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17.

 

YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: “SENHOR” (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14) – a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como “SENHOR” (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, “Senhor”.

 

ELOHIM: Deus “Criador, Poderoso e Forte” (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) – a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Gênesis 1:1).


EL SHADDAI: “Deus Todo-Poderoso”, “O Poderoso de Jacó” (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) – fala do poder supremo de Deus sobre todos.


ADONAI: “Senhor” (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) – usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores.
No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios.

 

JEOVÁ-MAKADESH: “O Senhor que santifica, torna santo” (Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) – Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.


JEOVÁ-SHALOM: “O Senhor nossa paz” (Juízes 6:24) – o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO.


JEOVÁ-ELOIM: “Senhor Deus” (Gênesis 2:4, Salmo 59:5) – uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico “Senhor”, significando que Ele é o Senhor dos senhores.


JEOVÁ-TSIDKENU: “O Senhor nossa justiça” (Jeremias 33:16) – Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós “para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).


JEOVÁ-ROHI: “O Senhor nosso Pastor” (Salmo 23:1) – Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: “Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará” (Salmo 23:1).


JEOVÁ-SHAMMAH: “O Senhor está ali” (Ezequiel 48:35) – o nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando que o outrora partida glória do Senhor (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel 44:1-4).


JEOVÁ-SABAOTH: “O Senhor dos Exércitos” (Isaías 1:24, Salmos 46:7) – Exércitos significa “hordas”, tanto dos anjos quanto dos homens.
Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos.


EL ELIOM: “Altíssimo” (Deuteronômio 26:19) – derivado da raiz hebraica para “subir” ou “ascender”, então a implicação refere-se a algo que é muito alto.


El Elyon denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao senhorio.


EL ROI: “Deus que vê” (Gênesis 16:13) – o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14).

 

EL-OLAM: “Deus eterno” (Salmo 90:1-3) – A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo.


EL-GIBOR: “Deus Poderoso” (Isaías 9:6) – o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías.
Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15).


Quando você buscar ao Deus Verdadeiro e Fiel, procure estabelecer uma aliança com o propósito de Deus,pois Ele é o Eu Sou, e Ele se manifestará naquilo que é a sua necessidade, segundo o Seu propósito, em Nome de Jesus, Amém!

 

                                       ESVAZIAR-SE DE SI MESMO

 

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois, ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo (…)” Fl 2:5-7


Para restaurar o relacionamento com o ser humano, Jesus se esvaziou para “caber no mundo dos homens”.


Ele assumiu forma humana para ser visto por nós.


Desceu ao nível humano por amor a nós.


Falou como homem para, por nós, ser entendido.


Tornou-se servo para nos poder ministrar “pessoalmente” a salvação e as riquezas do Reino de Deus.


A Palavra nos diz: “Tende em vós o mesmo sentimento (…)”.
Assim, somos instruídos a também nos esvaziarmos por amor, como Jesus.


A verdadeira “forma (modelo, padrão) humana” é a humanidade vivida por Jesus, que ama a Deus sobre todas as coisas, o próximo como a Si mesmo e tem como principal propósito de vida o serviço em amor: ”porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito” (Rm 5:5).

Normalmente o ser humano tem os sentimentos trabalhados por satanás,mas quando me torno imitador de Jesus Cristo então me transformo em servo e não sou mais guiado pela carne, mas sim pelo Espírito Santo que me leva a encontrar o caminho para um relacionamento sadio e perfeito com Deus.

 

Para que possamos nos relacionarmos com Deus, para entrar no Santo dos Santos, precisamos nos esvaziar : De todo humanismo, de sermos muito críticos e praticantes da injustiça, da incredulidade, do orgulho, da ira, dos ciúmes, do ódio, das maledicências, das rivalidades, das contendas… 


Isaías 59.2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.


Mas nessa tarefa temos um Ajudador: o Espírito Santo; uma lâmpada: a Bíblia; e uma família: a Igreja!
Humilhar-nos debaixo da onipotente mão do Senhor  I Pe 5.6 


E o que mais incomoda o homem é passar pela humilhação, mas precisamos entender que existem 2 tipos de humilhação:

A carnal: quando o diabo rouba a nossa dignidade e traz desonra, miséria e vergonha.


Mas existe a espiritual: que consiste na vontade de Deus pra mim, assim como foi com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Dn 3.20-21) que passaram pela humilhação, foram lançados na fornalha,mas era o caminho de Deus para que os mesmos fossem exaltados no tempo certo.


– Quando vivo a humilhação espiritual então tenho a capacidade de reconhecer Jesus em minha vida, Deus me honra, não sou vencido pela soberba e sempre terei um coração grato a Deus.

 

Esvaziar-se de si mesmo é: Deixar as nossas vontades em último lugar, preferindo a vontade de Deus; valorizar mais a Deus do que as coisas que as pessoas julgam ter mais importância (dinheiro, fama, beleza, religião, amizades, relacionamentos amorosos etc.)


Ser humilde, abandonar o orgulho, aprender a depender de Deus e nunca desejar estar longe dEle; amar a Deus acima de tudo e de todos, encher-se de Seu amor; desejar estar na presença de Deus mesmo tendo que enfrentar dificuldades. Jesus foi obediente até a morte Fp 2:8. 

Viver, não para si mesmo, e sim para Deus; desejar a vontade de Deus e ser usado para louvor de Seu nome.


Lançar sobre Cristo toda nossa ansiedade, I Pe 5:7 ; Fl 4: 6-7

Para ter vitória contra a ansiedade precisamos nos manter em oração, para que a paz que o mundo não conhece possa guardar o nosso coração e nos livrar de todo tipo de precipitação e pré-julgamentos que a ansiedade produz.

QUANDO NOS ESVAZIAMOS ESTAMOS PRONTOS PARA SERMOS CHEIOS DO ESPÍRITO: Ef 5.18 


E cheio do Espírito Santo:


• VIVO A EXALTAÇÃO E HONRA QUE VEM DE DEUS
Fil 2.8-9 “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome”


DESCANSO NO SENHOR SABENDO QUE MEU MILAGRE CHEGARÁ
Sl 40.1 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.

2 Coríntios 4.7-10
Esvazie-se de você mesmo, seja humilde, dê espaço para Jesus tomar conta do seu coração, coloque Deus em primeiro lugar na sua vida, pois somente assim, você entrará na sala do Trono e o cetro do Altíssimo será estendido ao seu favor, e suas demandas serão ouvidas pelo Senhor.  em Nome de Jesus, Amém!