ESTUDE A MATÉRIA ABAIXO E MONTE UMA EXPLICAÇÃO DO QUE VOCÊ ENTENDEU, FAZENDO UMA RELAÇÃO ENTRE A ÉTICA CRISTÃ E A ÉTICA HUMANA…
1 Coríntios 10:23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Estamos ainda aprendendo sobre as verdades espirituais de como entrar na Sala do Trono, no Santo dos Santos,
e não podemos deixar de tratar um assunto que é vital para o entendimento de como devemos nos comportar diante desse Deus tão maravilhoso.
Estudar ética é muito importante para o aperfeiçoamento dos nossos relacionamentos e conduta na sociedade, porém, a ética não se limita ao ambiente natural,
mas, principalmente ao espiritual, com relação ao relacionamento do homem com Deus.
Entretanto, devemos ver que a Ética Cristã difere da secular.
Enquanto a ética secular, se fundamenta em valores materialistas e relativistas, a Ética Cristã tem como eixo a Palavra de Deus, a revelação divina imutável.
Assim, como vivemos em uma época onde os conceitos pós-modernos relativizam as doutrinas cristãs, é relevante identificarmos os principais fundamentos da Ética Cristã a fim de aperfeiçoar nossa vida de comunhão com Deus e testemunho cristão à sociedade.
Mateus 5:13-16
13 – Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 – Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
16 – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
O CONCEITO DE ÉTICA CRISTÃ
A palavra “ética” possui origem no vocábulo grego ethos, que significa “costumes” ou “hábitos”.
No latim, o termo usado se corresponde a mos (moral), no sentido de “normas” ou “regras”.
Devido à proximidade linguística desses termos, muitas vezes eles são usados como sinônimos. Contudo, devemos defini-los separadamente: Ética e Moral.
Enquanto ciência, a ética pode ser entendida como a área da filosofia que investiga os fundamentos da moral adotada por uma sociedade.
Por conseguinte, a moral refere-se ao comportamento social em relação às regras estabelecidas.
Essas regras podem variar de uma cultura para outra, podendo sofrer variadas e sistemáticas alterações.
Tudo dependerá da referência de autoridade que serve de fundamento para os padrões de conduta social.
Ética segundo a Definição Cristã.
Tem como objetivo indicar a conduta ideal para a retidão do comportamento cristão.
O fundamento moral da Ética Cristã são as Escrituras Sagradas.
Por isso, sua natureza não se altera nem se relativiza.
Desse modo, a Ética Cristã não se desassocia da moral e dos bons costumes derivados das doutrinas bíblicas.
Princípios da Ética Cristã.
O Deus Trino é santo e imutável.
Ele se revelou nas Sagradas Escrituras, e por isso, a Bíblia é plenamente inspirada por Deus.
Nesse aspecto, os princípios ético-cristãos que derivam das Escrituras são imutáveis e divinos, que nos ensinaram e nos orientam como devemos nos apresentar diante do Deus da glória.
Esses princípios têm aplicação adequada para todas as épocas e culturas, pois são universais.
Assim, os padrões ético-cristãos não podem ser relativizados:
“o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mt 24.35).
RELAÇÃO ÉTICA DO HOMEM COM DEUS
Uma das coisas mais sérias que podemos tratar é exatamente na relação de respeito do homem para com o Deus verdadeiro a quem serve.
Podemos fazer a seguinte comparação:
Imagine a sala de um tribunal, num momento de uma audiência pública, onde se encontra um Juiz, um advogado, o promotor e o réu.
Atente para as seguintes questões:
1. Será que você, como pessoa comum, pode adentrar a qualquer momento nesta sala do tribunal, sem ter a permissão para isso?
Lógico que não, pois somente pessoas autorizadas previamente
podem entrar na sala de um juiz. Se forçar a entrada, você pode
até ser preso.
2. E se tiver permissão, você pode se apresentar de qualquer jeito, isto é, usando short, sandálias nos pés, boné na cabeça?
Com certeza não, pois faz-se necessário uma indumentária que seja coerente com o ambiente, portanto deve-se usar roupa social, condizente com as regras estabelecidas pela sociedade local.
3. Estando dentro deste ambiente, você pode se dirigir ao Juiz no momento que você quiser, interpelando-o segundo seu bel prazer?
Também sabemos que a resposta é que isso não é permitido, pois
somente quem o Juiz autoriza, pode se dirigir a ele numa
audiência.
4. Recebendo-se essa autorização, você pode tratá-lo de qualquer forma, falando gírias, ou com pronomes pessoais normais?
É lógico que não, pois somente é possível se dirigir a um juiz, tratando-o com Vossa Excelência, demonstrando o respeito à autoridade dele naquele local.
5. Praticando tudo isso tratado anteriormente, podemos, então, falar qualquer assunto com ele, tais como assuntos particulares ou diferentes do que ele nos liberou para falarmos?
A resposta, mais uma vez, é não, porque somente podemos responder às suas questões, ou falar coisas pertinentes ao tema em voga no momento.
Em suma, faz-se necessário um respeito e obediência a regras de conduta, como códigos de Ética, diante de um magistrado, como um juiz ou autoridades, como governadores, líderes e outros..
Agora, se esse respeito, e Ética, é aplicado diante de homens, muito mais deve ser praticado diante do nosso Deus, que é o Rei dos reis, Justo Juiz, Príncipe da Paz, Soberano sobre tudo e todos, o Criador dos Céus e da Terra.
Diante desse Deus tremendo, como você se apresenta diante dEle?
Aprenda um segredo espiritual:
Para se relacionar com esse Deus faz-se necessário uma série de atitudes respeitosas e que demonstram uma total consciência da Sua santidade e Majestade, e para isso precisamos aprender a nos apresentarmos em total humildade diante dEle.
Orar, é ter comunhão com esse Deus, é se Relacionar com esse Deus, e o respeito diante da sua presença é a condição que nos fará ser aceitos e nos permitirá permanecermos em sua Santa presença.
Usando como exemplo o caso do juiz, e entendendo que, ao entrarmos no Santo dos Santos, estamos diante do maior Juiz de todos, fazemos o seguinte paralelo:
1. Será que você, como pessoa comum, pode adentrar a qualquer momento no Santo dos Santos, onde se encontra o Deus da Glória, sem ter pedido permissão para isso?
Nesse caso, Jesus nos permite esse acesso, pela sua vitória na cruz, pois, por intermédio dEle, o véu que nos impedia de acessar o Santo dos Santos foi rasgado (Mt 27.51) , e Ele se fez a porta (Jo 10.9)
Hebreus 4:14-16
“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”
Mas, não é por isso, que vamos fazer da graça uma oportunidade para abusar do nosso Deus, como o próprio Senhor nos ensina:
Mateus 4:7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
2. Tendo essa permissão, você pode se apresentar, em oração, de qualquer jeito, isto é, usando short, sandálias nos pés, boné na cabeça?
A palavra de Deus nos revela um Deus que nos conhece por dentro, e não se preocupa com o nosso estereótipo.
I Samuel 16:7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
Mas é imprescindível usar vestes que honrem ao Senhor, e não fazer da nossa indumentária uma habilitação para demônios, como o uso de roupas sensuais ou que representam consagração a demônios.
II Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
3. Estando em oração, dentro do Santo dos Santos, você pode se dirigir ao Juiz no momento que você quiser, interpelando-o segundo seu bel prazer?
Essa é uma questão muito importante, porque muitos vão diante de Deus para apresentar suas demandas pessoais, informando a Deus as suas necessidades, mas preste atenção no que Jesus nos ensina a esse respeito:
Mateus 6:5-8
5 – E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6 – Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7 – E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
8 – Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, mais importante do que entrar na presença de Deus para pedir o que você quer, sendo um papagaio cristão, aprenda a respeitar a Deus e se apresentar diante dEle para ouvir o que Ele te para te falar.
4. Recebendo-se essa autorização, você pode tratá-lo de qualquer forma, falando gírias, ou com pronomes pessoais normais?
Muitos são aqueles que tratam Deus ou Jesus Cristo, apenas pelo título “Senhor”, e acham que isso apenas basta para identificá-lo no mundo espiritual, e ainda mais, não tem qualquer temor com o seu linguajar, pois impõe a Deus o que eles desejam, tratando-o como se fosse um gênio da lâmpada, como na história de Aladim.
Honre e exalte ao Senhor, reconhecendo e declarando a sua Soberania, Glória, Poder, Santidade e Majestade.
Deus não busca pedintes, mas, sim adoradores..
João 4:23-24
23 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 – Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
5. Praticando tudo isso tratado anteriormente, podemos, então, orar sobre qualquer assunto com Ele, tais como assuntos particulares ou diferentes do que Ele nos liberou para falarmos?
O nosso respeito ao Senhor nosso Deus e Pai, deve ser tão grande que ao nos apresentarmos diante dEle, devemos estar vazios de nós mesmos para sermos cheios da sua verdade e poder
João 3:30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Filipenses 2:5-8
5 – De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 – Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 – Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 – E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Tiago 4:8-10
8 – Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
9 – Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
10 – Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Respeite ao Senhor, honre ao Senhor, tenha uma conduta ética diante dEle, e a sua oração alcançará o Seu coração..
Pense nisso, pratique isso, e seja feliz, em Nome de Jesus, Amém!