CEAR

CURSO DE RELACIONAMENTO COM DEUS​

Trabalho 03 - A Revelação dos Filhos de Deus

Escreva uma redação descrevendo o que você entendeu do texto…

A REVELAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS


João 1:11-12
11 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;

hoje quero te falar de algo muito importante que Deus quer que você realize, você é uma peça fundamental para que essa obra aconteça!

Romanos 8.19-22 19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.

Desde que o pecado entrou na terra, a humanidade tem sofrido várias consequências negativas.

Porém nenhuma delas se compara com o afastamento de Deus.

Antes havia uma ligação, uma relação direta entre Deus e os homens, mas, infelizmente, ela foi quebrada.

Mas pela sua graça e por seu amor incondicional por nós, Deus enviou seu único filho para morrer numa cruz e desse modo restituir essa ligação, e nos permitir uma Relação com o Deus vivo.

Porém parte da humanidade ainda não consegue enxergar essa obra maravilhosa, é como se ela estivesse cega espiritualmente (Isaías 6:9-10).

E o versículo acima mostra justamente isso: que essa natureza está cega, submetida ao senhorio das trevas e, sobretudo, ela está ansiosa para o dia em que ocorrerá a revelação dos filhos de Deus; em que os filhos de Deus se manifestaram e a tirará dessa vida de pecados e de tristeza.

Gálatas 4:1-7
“Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”

Novamente nos versículos 6 e 7, filhos de Deus, Seus filhos. Deus selou isto ao colocar o espírito de Seu filho em nossos corações para gritarmos, Aba (Paizinho), Pai!

Gálatas 3:23-26
“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.”

Houve um tempo “antes que a fé viesse”. Este foi o tempo da lei, o tempo dos tutores, dos guardiães e administradores conforme Gálatas 4.

Este foi o tempo em que éramos tidos como
escravos.

Mas então veio a fé, a plenitude dos tempos veio. Os tutores, guardiães e administradores, a lei que era tudo isto, se foi.

Não estamos mais sob ela e não somos mais colocados como escravos. Em vez disso agora somos colocados como filhos.
Nascido de Deus – não adotado

Esses filhos citados em João 1.12 nasceram de quem? Versículo 13 responde: eles nasceram de Deus! Logicamente uma vez que nascemos de Deus, é nascimento e não adoção que nos liga a Ele!

O próximo capítulo no qual se vê que é nascimento e não adoção que nos liga a Deus, e o mostra literalmente como um Pai para nós está em João 3:3-8. Lá nós encontramos Jesus e Nicodemos (um mestre Judeu) falando sobre um segundo NASCIMENTO.

João 3:3-8
“Jesus respondeu, e disse-lhe [a Nicodemos]: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo [mas o Grego diz “nascer do alto”], não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo [Grego: “nascer do alto”]. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Conforme o próprio Jesus deixa claro existem dois nascimentos disponíveis. O primeiro é o nascimento da ág
da carne. Isto é o nascimento físico e todas as pessoas que já viveram nesta terra nasceram dessa forma.

Contudo, a parte deste nascimento há outro, que é pré-requisito para entrar no Reino de Deus segundo as palavras de Jesus. Este é “o nascimento do alto.”

Muitos tradutores têm traduzido este termo como “nascer de novo”. Embora isto seja, de fato, um segundo nascimento e então afirmar que nascemos de novo é válido, o que a palavra Grega diz aqui é “nascer do alto”, que é outra maneira de dizer “nascer de Deus que está no alto”.

I João 5:1
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.”

Nós vimos anteriormente no evangelho de João assim como em Gálatas que alguém se torna filho de Deus, acreditando no Senhor Jesus Cristo.

Aqui é repetido novamente. Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, isto é, o Ungido, o Messias, é nascido de Deus.

É simples e bom! Evangelho significa boa notícia e estas SÃO realmente boas notícias!
Mais adiante podemos também ver esta verdade, a verdade do novo nascimento, em I Pedro 1:23 no qual está escrito:

I Pedro 1:23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

I João 3:1-2
“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda
é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.”

Agora nós somos filhos de Deus. Não amanhã, tampouco quando morrermos… AGORA!! Como? Pela fé no Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Messias. Isto não é algo prometido para o futuro. É uma realidade presente e está disponível para você agora! Como Paulo diz em II Coríntios 6:2

II Coríntios 6:2
“Porque [Deus] diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; “Amados, agora é o tempo aceitável, amados, agora é o dia da salvação.”

Tendo visto o que I João nos diz e que somos a
a – através da fé em Jesus Cristo – filhos de Deus, vamos ao texto de Romanos 8:23 no qual lemos:

Romanos 8:23
“E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção [huiothesia-adotados como filhos], a saber, a redenção do nosso corpo.”

Romanos 8:18-25
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção [adotado como filhos], a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.”

Paulo referindo-se à criatura nos diz que ela está sujeita à futilidade. Está sob as amarras da corrupção. Ela geme como a mulher com dores de parto. Estas são grandes dores.

Não somente a criação, mas nós que somos PRIMÍCIAS do espírito! Também nós, gememos em nós mesmos, esperando por algo melhor, a redenção do corpo, o dia em que o Senhor virá e mudará estes corpos mortais, frágeis, em corpos imortais, incorruptíveis como Seu próprio corpo.

Nós gememos e esperamos pelo tempo em que o veremos face a face. Como Paulo nos diz:

I Coríntios 13:12 “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.”

Há um “agora” e “então”. Agora nós vemos por espelho, mas ENTÃO veremos face a face! Agora conheço em parte, mas ENTÃO conhecerei como também sou conhecido!

Agora a criação geme e também nós gememos, mas ENTÃO seremos libertos desta escravidão da corrupção!

Agora temos os PRIMEIROS frutos do espírito que significa que haverá um tempo, um ENTÃO, que teremos a plenitude!

Somos filhos de Deus agora, nascidos de Deus, filhos do Todo poderoso, irmãos de Jesus Cristo como ele mesmo nos chama em Hebreus 2:11-12, mas esta não é a adoção plena.

A plena adoção como filhos, será quando o virmos face a face, quando conheceremos como somos conhecidos.

Então somos adotados como filhos e filhas de Deus agora, mas também há muito mais por vir. Sim, nós temos as primícias do espírito agora, mas é igualmente verdade que são apenas os PRIMEIROS frutos e há muito mais por vir. Quando?

Quando o Senhor voltar! Quando a criação for liberta da escravidão da corrupção, quando o virmos face a face! Quando o noivado com Cristo (2 Coríntios 11:2) tornar-se casamento (Apocalipse 19).

Romanos 8:12-17
“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos huiothesia [adotados como filhos], pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.”

Pela fé nos tornamos filhos de Deus e recebemos o Espírito Santo. Caminhando pelo espírito, sendo guiados pelo espírito somos filhos de Deus em manifestação.

Em outras palavras: se somos verdadeiramente filhos de Deus ou não, será mostrado em nossa conduta.

Verdadeiros filhos de Deus são aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus.

Há uma conexão inerente que corre por todo Novo Testamento, entre fé e praticar esta fé. A fé verdadeira é sempre mostrada na prática, pelos frutos.

Tiago nos diz claramente:
Tiago 2:17-18
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

Não somos salvos pelas obras, mas pela fé. Ainda assim, se esta fé é verdadeira resultará sempre em obras concretas, em obedecer a Deus e sua Palavra.

Não estamos falando apenas de pecado. Estamos falando de praticar (ter como hábito, modo de vida) o pecado. De maneira semelhante são aqueles guiados pelo espírito de Deus, aqueles que vivem e professam que eles são verdadeiramente filhos de Deus.

Mas tem um grande detalhe: você é filho de Deus!!!

É a você que essa humanidade perdida está esperando ansiosamente, essa humanidade, que está gemendo e precisando de ajuda, precisa de você.
I Pedro 2.9 Mas vós sois a Geração Eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo escolhido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Mateus 5.13-16 13 Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. 14 Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Romanos 10.14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E, como crerão naquele de quem nada ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: ‘ Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!
Isaías 6.8 Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’ E eu respondi: ‘Eis-me aqui. Envia-me!
Estas pessoas que vivem na humanidade não estão procurando outras pessoas com os mesmos hábitos delas, elas procuram algo diferente, até mesmo porque já sabem que a vida delas não está dando certo.
E é você que Deus quer usar. Viva uma vida completamente dedicada a Deus, uma vida santa, irrepreensível e sempre buscando a Deus acima de tudo, para que desse modo Deus seja exaltado e que outras pessoas possam ver Deus em você.
Efésios 4.17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.

Efésios 5.1 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.”

É muito importante a consciência do que representa sermos Filhos de Deus, e por isso, não podemos viver uma relação de criaturas, sempre pedintes e implorando por algo,
mas despertemos na fé,

para que possamos praticar a obra Com poder, que nos foi confiado, e a nossa relação com Deus expresse essa verdade, pela consciência da nossa filiação, em Nome de Jesus, Amém!