Aula 06 – FORMAS DIFERENTES DE SE RELACIONAR COM DEUS
Também a palavra de Deus nos exorta a utilizarmos diversas formas no nosso relacionamento com o Senhor:
I Timóteo 2:1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam suplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens
I Corintios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Somente nessas duas passagens, o apóstolo Paulo nos alerta sobre 5 tipos de relacionamentos diferentes que devemos praticar com o nosso Senhor, sendo um deles a oração.
Isso significa que orar e apenas uma forma, e não um todo…. Isso é muito importante deixar claro, porque essa consciência demonstra o nível da maturidade de um intercessor na prática da sua relação com Deus.
Muitos oram a Deus, mas um verdadeiro intercessor se relaciona com Deus, de forma a compreender os propósitos dEle em todas as situações,
e assim verdadeiramente cumprir seu chamado apostolicamente.
O propósito desse estudo é revelar a cada intercessor as informações e o detalhamento necessário para que ele alcance bom êxito na sua relação com Deus e na prática das suas atividades ministeriais.
Em cada um dos itens que se seguem, ao estudar esse assunto, procuremos mostrar o quanto é necessário a pratica dos dons do Espirito Santo,
desde a meditação, entrada na presença do Senhor, até a manifestação do seu poder na revelação dos seus verdadeiros propósitos para cada demanda apresentada diante do Senhor.
Mas o que é o tema central desse tópico é a necessidade do intercessor não estabelecer o seu foco na apresentação das suas demandas para o Senhor Jesus;
mas sim, despertar o intercessor a se esvaziar de si mesmo e buscar com todo o seu coração o entendimento dos propósitos de Deus para todas as situações,
e, assim, permitir com que o Espirito Santo opere, com grande poder, os sinais, prodígios e maravilhas conforme o Seu santo propósito.
É para isso que fomos chamados… para buscar a manifestação do Espírito Santo de Deus em nós intercessores, para que em tudo Jesus seja honrado pelos grandes milagres que vão acontecer.
Se prepare para entrar numa dimensão de revelações e esclarecimentos espirituais que vão abrir o seu entendimento para o grande de Deus como razão para o nosso chamado ministerial.
Por isso, declare com todo o seu coração: Fala, Senhor, que o teu servo(a) ouve….
Col 3.1-3 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Col 3.16-17 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
A comunicação é uma forma de estabelecer um relacionamento entre as pessoas, e todo ser vivente na terra se comunica diretamente ou indiretamente entre si.
Por isso devemos estar sempre atentos à forma que estamos nos comunicando, e como estamos discernindo o que nos é comunicado.
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.
O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.
Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal.
É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas.
As outras formas de comunicação que recorrem a sistemas de sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, etc., são denominadas comunicação não-verbal.
A comunicação humana desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de “massa”.
Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens.
A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.
A comunicação começou desde a pré-história em que os primeiros seres humanos começaram por se comunicar através de pinturas rupestres e de gestos.
A comunicação é uma evolução que não para, e está em constante movimento.
COMUNICAÇÃO ESPIRITAL
Se em muitos casos não conseguimos nos comunicar corretamente com as pessoas que vemos, como nos comunicaremos eficazmente com o Deus que não vemos?
Sabemos que a Relação com Deus é o processo de nos comunicarmos com o mundo espiritual,
e para isso temos que ter plena consciência da perfeição que essa comunicação exige, para que possamos alcançar o coração do Senhor de forma correta.
Se não somos muito bons em nos comunicar com os homens feitos à imagem de Deus, muito menos sabedoria e conhecimento temos para nos comunicar com o Deus Criador e Soberano,
e isso deve nos preocupar no nosso dia a dia, pois muitas influencias espirituais negativas, fruto de demônios, tem poluído a mente de muitas pessoas todos os dias.
Infelizmente esse tema é mais difundido entre aqueles que não temem a Deus, pois há uma busca nesse sentido e a prática através do Espiritismo, Kardecismo, Feiticeiros, Necromancia, e tantos outras seitas.
E é exatamente para que não fiquemos à margem dessas malignidades que devemos nos aperfeiçoar nesse processo que é santo e necessários para cada cristão apostólico.
A palavra de Deus fala sore a busca de uma qualidade de comunicação eficaz:
Fm 1.6 Para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo Jesus.
Deus é Poderoso e a sua comunicação estabelece todas as coisas nos céus e na terra, pois tudo o que Ele fez, Ele tudo comunicou: “Deus disse”
“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gênesis 1 : 3)
Gn 1.14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus
Gn 1.26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
E o Senhor Jesus estabelece essa autoridade à igreja, trazendo a cada um dos seus filhos, que somos nós, a capacitação para essa comunicação poderosa e sobrenatural:
Sl 81.10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei.
Porque uma comunicação correta do que é espiritual traz ligação entre céus e terra:
Mt 16.19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
A comunicação espiritual é estabelecida de diversas formas, mas principalmente através das palavras dirigidas por Deus
Mt 4.4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Que são poderosas, porque são verdadeiros comandos espirituais
Is 55.10-11 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Portanto, com sabedoria, para saber o que falar, peça o dom de profecia
Ap 19.10b …. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
E também o de discernimento
Para se comunicar com Deus ou discernir o que Ele está falando é necessário conhecimento do Senhor e da Sua Palavra
I Sm 3.6-7 E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
E quando há esse conhecimento, discernimos a voz de Deus:
I Sm 3.10-11 Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
ORAÇÃO NO ESPÍRITO
Efésios 6:18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito…
ORAR NO ESPIRITO TODO O TEMPO É UM PROPÓSITO DE DEUS PARA OS SEUS SERVOS, E, NÓS QUE SOMOS INTERCESSORES, PRECISAMOS CONHECER E PRATICAR ESSE SEGREDO ESPIRITUAL.
PARA TANTO, DEVEMOS NOS VALER DAS SEGUINTES PREMISSAS:
1) ASSUMIR QUE NÃO SABEMOS ORAR COMO CONVÊM
Romanos 8:26-27
26 – E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 – E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
A ORAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO ERA UMA ORAÇÃO DE PETIÇÃO
Salmos 55:1-2
1 – INCLINA, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.
2 – Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído,
E esse mal costume foi assimilado pela maioria dos cristãos, que só sabem ir na presença de Deus pra fazer suas petições particulares.
POR ISSO O NOVO TESTAMENTO FALA SOBRE A FALTA DE ENTENDIMENTO NA ORAÇÃO
Tiago 4:3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
Porquê?
Porque Jesus já conhece, antes de pedirmos todas as nossas necessidades e desejos do nosso coração
Mt 6.8 – Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso PAUsabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, não devemos ficar falando o que Ele já sabe.
Mas sim praticar o que Jesus nos ensina em:
Mt 6.9 Portanto, vós orareis assim….
Na verdade, não devemos chamar essa oração de “Pai nosso”,
porque isso é fruto de uma imaturidade espiritual, e não condiz com a verdade que Jesus veio nos ensinar.
Ao invés disso, deve-se buscar entendimento espiritual na forma que Jesus, nessa passagem, veio nos ensinar sobre o perfeito RELACIONAMENTO COM DEUS.