ARMAS ESPIRITUAIS - CONCEITO

2 Coríntios 10:4-5 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo

As armas espirituais são os recursos que Deus disponibiliza aos crentes para que eles possam enfrentar a realidade da batalha espiritual. Na luta espiritual o cristão deve usar armas espirituais, ou seja, não adianta o crente tentar usar suas próprias forças no campo de batalha espiritual.

Esse assunto é tão sério que o apóstolo Paulo dedicou a parte final de sua Carta aos Efésios para falar justamente sobre a batalha espiritual e as armas espirituais que o crente deve usar (Efésios 6). Nesse sentido, o apóstolo ilustrou o conflito do cristão com Satanás usando a linguagem militar. Dessa forma ele enfatizou que o cristão verdadeiro deve entender que sua nova vida com Cristo também o colocou num verdadeiro campo de batalha.

O crente e a luta espiritual

O cristão genuíno que tem sua vida controlada pelo Espírito, é também um soldado a serviço do Reino de Deus. Portanto, ele não está dispensado de combater contra Satanás. Apesar de já ser um inimigo vencido, Satanás se empenha para causar o máximo de dano possível antes de deixar de vez o campo de batalha.

A Bíblia explica que Satanás mobiliza um verdadeiro exército para fazer oposição a Deus, à sua obra e ao seu povo. Ele lidera o que Paulo chama de “principados e potestades”, “dominadores deste mundo tenebroso” e “forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12).

Esses inimigos espirituais são mais poderosos que os homens. Por isso que sem o auxílio do Senhor é impossível que o crente resista no campo de batalha espiritual. Mas a boa notícia é que o próprio Deus concede aos crentes todas as armas necessárias para combater a Satanás e seus agentes.

Por esse motivo ao falar sobre a luta e as armas espirituais do crente disponibilizadas pelo Senhor, o apóstolo Paulo começa dizendo que os cristãos devem ser “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6:10).

Portanto, esse é o ponto inicial da preparação espiritual que é tão necessária ao crente. Então de fato não adianta o cristão querer lutar no campo de batalha espiritual usando suas próprias armas. Na verdade para ter sucesso na luta espiritual, o crente depende totalmente do poder do Senhor comunicado a ele pelo Espírito Santo através da oração e da verdade das Escrituras.

ARMAS DE LUZ

A noite está quase acabando e logo vem o dia. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. (ROMANOS 13:12)

O texto acima é um chamado àqueles que seguem Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. Estamos vivendo dias em que as trevas estão aumentando expressivamente. A resposta bíblica pra aqueles que querem vencer as trevas é estar armado com a armadura de Deus, que nos texto de Romanos é chamada de armadura da luz. A vida cristã é uma batalha contínua, por essa razão precisamos colocar a armadura que Deus preparou pra nós.O mesmo autor da Carta aos Romanos, usa palavras semelhantes ao escrever sua Carta aos crentes da cidade grega de Tessalônica:Mas nós, que vivemos na luz, devemos ser sóbrios, protegidos pela armadura da fé e do amor, usando o capacete da esperança da salvação. (1 Ts.5:8)

Nossa milícia espiritual é completa com essas armas divinamente concedidas. Ao empregar a Palavra de Deus, o Nome de Jesus, o Sangue de Jesus, a Oração e o Louvor, estamos equipados para vencer em todas as batalhas espirituais.

Que cada crente se levante como um guerreiro capacitado, confiando nas armas que Deus nos deu para triunfar sobre as forças do mal.