Lucas 1:26-35
26 – E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 – A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28 – E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29 – E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
30 – Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
31 – E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32 – Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33 – E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
34 – E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
35 – E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Sonho é o desejo vivo, a aspiração, o anseio. É a ideia ou os objetivos que se quer alcançar. …
Projeto – plano para a realização de um ato; desígnio ou intenção. Fase utilizada quando se começa a trabalhar o sonho, e, a partir dele as coisas começam a andar.
Logo, sonhos e projetos se complementam para chegarem, juntos, a um único fim.
Qual o projeto que Deus tem, e você está envolvido nele, e você está trabalhando nele?
Maria recebeu um projeto de Deus, de que Jesus nasceria através do seu ventre, e quem seria chamado de Jesus?
Romanos 8:34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Maria tinha no seu ventre o projeto de Deus do maior Intercessor de todos os tempos.
Da mesma forma você também recebeu do Espírito Santo a semente divina de Deus em seu coração, para que o grande Intercessor, que é Jesus, também fosse gerado em sua vida.
Isso é o chamado Intercessório que aflora em nossa vida e vai se desenvolvendo em nossa vida pela obra do Espírito Santo.
DIFICULDADES A SEREM VENCIDAS
Mas para viver plenamente a realização do projeto de Deus em sua vida você precisa então de algumas instruções e alguns alertas:
Mateus 1:19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
No caso de José, para não difamar sua futura esposa, resolveu deixa-la secretamente, pois naquela época o castigo para quem praticava o adultério era o apedrejamento.
Só que José era um homem justo, ele pesava as coisas, ele pesava o impacto das suas decisões, e por isso, ele decidiu que o melhor para ele era desaparecer, e assim não colocaria uma má fama nela, para quem sabe ela poder casar novamente sem problemas com outra pessoa.
Preste atenção: Carregar um projeto de Deus é tão especial que algumas pessoas que estão mais próximas de você vão querer te deixar, te abandonar secretamente, e isso com certeza pode acontecer.
Então não se sinta mal, se ao começar o Ministério de Intercessão algumas pessoas te abandonarem, principalmente os teus parentes mais próximos.
Maria escolheu um homem justo pra casar e o homem justo escolheu a Maria, uma virgem, para casar.
Eles se davam bem, só tinha um problema: Maria foi a escolhida pra carregar o maior projeto de Deus na Terra, o Único Mediador (Advogado) entre Deus e os homens, Jesus.
I João 2.1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E quando Deus escolhe você pra carregar um projeto dEle aqui na Terra, dificuldades e lutas são inevitáveis.
Se você não aprender a lidar com as dificuldades de carregar um projeto de Deus, você nunca vai carregar nada.
Então não adianta você querer ser relevante, querer ser um bom profissional, não adianta você querer ser o melhor na sua área, porque tudo o que vai fazer a sua vida dar certo é um projeto de Deus na sua vida.
Só que projetos de Deus nos permitem vencer as situações contrárias.
E a primeira dificuldade que aconteceu na vida de Maria era que estava grávida do Espírito Santo, e o seu futuro marido queria abandoná-la.
Quando você carrega um projeto de Deus, existem pessoas que vão querer sair fora da sua vida, por inveja.
I João 2:19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
Ou você acha fácil lidar com pessoas que não entendem quando Deus está usando você, quando você está prosperando, quando o seu negócio está dando certo, quando a tua família está unida e a dele está em ruínas?
Gênesis 26:12-16
12 – E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
13 – E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
14 – E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
15 – E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
16 – Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
Então não é fácil para as pessoas ver você carregar algo que elas não conseguem carregar.
Então algumas pensam em ir embora, seja por inveja, por que não aguentam mais ficar do seu lado, pois não sabem lidar bem com isso, ou por que tem pessoas que não estão entendendo nada, apesar de serem justas ou boas, não entendem o que está acontecendo com você.
José não estava com inveja de Maria, ele não tinha nenhum problema com ela, ele só não estava entendendo o que estava acontecendo com ela.
Agora se esta pessoa não deve sair, vai acontecer o que Mateus relatou:
Mateus 1:20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
José resolve casar com Maria, e a Bíblia diz nos versículos seguintes que ele resolveu não tocá-la até que o Menino nascesse, depois a toma como mulher e tem outros filhos com ela.
Quando alguém tenta sair da sua vida, mas não é para sair, fique tranquilo, vai ter uma intervenção divina que vai trazer ela de volta.
Agora quando uma pessoa resolver sair e o anjo não a trouxer de volta, deixa ela ir embora, pois ela não fazia parte da sua vida, e nem do plano de Deus para você.
Por isso que I Jo 2.19 diz que eles pareciam que eram dos nossos, mas não o eram, porque senão não teriam saído.
Tem gente que quando não faz parte da sua vida desejar sair, você tem que deixar ir, porque quem tem que voltar, a intervenção divina vai dar um incomodo para ela, e ela voltará e pedirá perdão, e não sairá mais.
Quando o projeto é de Deus, o Senhor vai convencer as pessoas que tem que estar ao seu lado, fique tranquilo quanto a isso.
A RECOMPENSA VEM DE DEUS
Mas mesmo quando as condições para executar o projeto são difíceis, quando o bebê nasce, ou o projeto chega ao fim, a recompensa faz a pessoa esquecer todos os meses de dor.
Ela ficou 9 meses incomodada, mas o pior ainda estava por vir, que é a dor do parto, mas quando aquele bebê veio no peito dela, ela esquece tudo e valorizou a recompensa.
Aprenda uma verdade, porque você está na Intercessão não espere o reconhecimento ou a recompensa das pessoas que estão ao teu lado, não virão.
Também, não importa o tamanho das dificuldades que você está enfrentando no Ministério de Intercessão, mas quando você ver as pessoas curadas, os pedidos sendo atendidos por Deus, os testemunhos se multiplicando, os milagres acontecendo, essa recompensa vai compensar todo o desgaste que você está sofrendo para gerar esse sonho de Deus.
Porque não existe projeto divino que não dê certo, se você simplesmente continuar firme nele.
A recompensa cumpre esse papel de ir apagando as dores, e depois você nem vai se lembrar do que passou para alcançar tal objetivo.
As coisas boas deletam as coisas ruins da sua mente.
Mas, algumas pessoas não vão saber lidar com as dificuldades do tempo de construção do projeto que Deus lhe deu.
CRESCIMENTO MINISTERIAL
A única coisa que você tem é continuar a fazer, é continuar carregando o projeto, produzindo, realizando, avançando, sem desistir, nem parar.
Maria ficou 9 meses cuidando da gestação do Grande Intercessor, cuidou na infância de Jesus, durante a sua maturidade e até na sua morte, momento em que ela estava ao lado da cruz para acompanhar o projeto de Deus em sua vida.
Deus sabe o por que Ele esta te confiando tal projeto: Talvez seja pelo seu temperamento, sua experiência de vida, Deus sabe exatamente de onde você veio e o que você é capaz de fazer.
Então, quando Ele coloca um projeto na tua mão, Ele sabe que você é capaz de cuidar.
Mas o único que pode estragar tudo é você, quando você desiste no meio do caminho.
Mas hoje o Senhor quer que você saiba que nenhuma armadilha de fora, nenhum inimigo, nada que será levantado contra você poderá destruir esse projeto divino, a não ser que você, por livre e espontânea vontade desista dele.
Maria não desistiu. Ela acompanhou o crescimento de Jesus, e quanto mais Jesus crescia, menos importância tinha Maria.
Aprenda este segredo, não é você quem deve interceder, e sim o Espírito Santo, não é você quem tem que crescer como intercessor, mas a Cristo, o verdadeiro Intercessor cresça em você, e assim alcançar plena autoridade através da sua vida.
João 3.30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
O SUPRIMENTO VIRÁ DO SENHOR
Herodes lançou uma lei que todas as crianças seriam mortas. Ela pegou o menino com o pai e foi para o Egito, e passou parte da infância de Jesus no Egito.
Entenda, como hebreu José não poderia trabalhar no Egito naquela época, porque como povos diferentes os egípcios não se davam bem, e um hebreu não tinha espaço de trabalho no Egito.
Como eles sobreviveram tanto tempo no Egito?
É porque junto com um projeto de Deus, sempre vem a provisão para que ele se cumpra.
Deus dá o querer e o realizar….
Filipenses 2:13 – Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
As vezes você não está prosperando porque você não está realizando o projeto de Deus na sua vida.
Então você fica correndo atrás de dinheiro, trabalhando atrás de suprimentos, ao invés do dinheiro estar trabalhando para você.
Medite nisso: Quando Jesus nasce vem os magos, e oferecem para Jesus ouro, incenso e mirra.
Nos dias de hoje já valeria uma grana, imagina isso a dois mil anos atrás no Oriente Médio.
Esse foi o dinheiro suficiente para a infância de Jesus: Ouro que é valiosíssimo, incenso que era precioso por causa dos rituais religiosos, mirra que era um caro perfume, e outras coisas.
Até na sua morte, cumprindo assim seu grande propósito de se tornar Sumo Sacerdote e Intercessor de todos nós, Jesus indicou João para continuar sustentando Maria.
SEJA PERSEVERANTE E CONCLUA O PROJETO DE DEUS NA SUA VIDA
Não tem data de validade quando Deus resolve fazer algo na sua vida.
Deus coloca um projeto na sua vida,
1º. Porque Ele sabe que você pode realizá-lo;
2º. Porque você não vai desistir;
3º. Porque Ele tem um plano de provisão por trás desse projeto.
Muitas pessoas estão sofrendo em muitas áreas porque estão fora do projeto que Deus deu para elas.
Tem gente que tem um projeto divino, mas na primeira dificuldade ela abre mão, desiste, volta atrás.
Muitos estão sempre tentando dar um jeito de não cumprir o projeto divino em sua vida
Porque o ser humano tem problemas em ter paciência, em esperar o tempo certo, de fazer a coisa na hora certa.
Ele sempre quer dar o seu jeito próprio, achando que Deus não está falando com ele, então ele parte para agir por conta própria, como se ele fosse fazer melhor do que Deus.
Maria via tudo o que Jesus fazia, via tudo o que faziam com Jesus, e ela não fazia nada, ela guardava essas coisas em seu coração.
Porque a sabedoria não está somente no falar, mas principalmente no observar.
Então Maria ia se entesourando de sabedoria para dar continuidade ao projeto.
José desaparece. Alguns teólogos dizem que ele morre ainda na adolescência de Jesus.
Os homens tem facilidade de largar os projetos, por isso Deus confiou o maior projeto dEle a uma mulher.
Tem gente que te abandona a intercessão porque ele não aceita se sujeitar ao que lhe é ordenado, ao nível de dedicação que ser intercessor exige.
Já outros não conseguem ter foco, e vivem vivendo uma superficialidade em muitos Ministérios ao mesmo tempo, nunca chegando à perfeição em nenhum deles.
E tem pessoas desse tipo que você vai ter que deixar ir embora, porque não faz do chamado, ou não entenderam ainda o valor do seu chamado, e para que o Ministério de Intercessão não seja prejudicado, é melhor deixar essas pessoas saírem, mesmo que doa pra você essa perda.
Projeto Divino de Intercessão exige abnegação e envolvimento de coração.
Se você não é voluntário em sua disposição, você vai viver a desgraça de uma subvida, sempre insatisfeito por não viver o poder da realização espiritual.
Nesse caso sempre você vai estar reclamando por alguma coisa, e, se não se cuidar, morrerá no deserto.
Aprenda a enfrentar as dificuldades de ser o intercessor que Deus desejou em sua vida.
Assim como Maria pode cuidar com carinho do projeto de Intercessão que Deus colocou dentro dela, e esse Projeto ganhou forma, cresceu e alcançou o céu, assim será o teu chamado intercessório.
Quer ser líder da intercessão e não quer passar por dificuldades, então é melhor não ser líder, quer ser um intercessor sem pagar um preço de amor pelas vidas, então é melhor sair como José intentou fazer.
Aprenda, não tem como você mudar de nível espiritual sem que não haja aumento da perseguição, das dificuldades, dos problemas, das chateações, das armadilhas, dos inimigos, não tem como….
Muitos pedem a Deus para que o levante espiritualmente, mas não estão preparados para enfrentar o nível de responsabilidade que esse novo nível exige e vai lhe impor.
Quantos, que a exemplo de Adão, caem na primeira investida do inimigo.
Alguns entram em depressão, em crises existenciais, dizendo eu não sei lidar com isso, outros tentam levar o Ministério em banho-maria, fazendo apenas aquilo que lhe é conveniente… Estão fora do seu chamado.
Precisamos não apenas aprender a lidar com a parte boa, mas, principalmente, com a parte ruim, como as críticas, e as oposições.
Por isso o que importa é aprender a lidar com a oposição, pois o inimigo não vai parar de perturbar, mas é você quem não poder parar de continuar no projeto de Deus, Ele é contigo!
Fique longe dos distraidores de projetos, daqueles que sempre vão te menosprezar, caçoar ou desfazer do projeto de Deus na sua vida.
Só que quem entrou para a história não foram os opositores, mas Maria, e também Jesus por ter cumprido cabalmente o Projeto de Deus para sua vinda à terra.
Permaneça firme, vá até as últimas consequências, seja um intercessor apostólico, porque Deus quando você conclui o projeto Ele te entrega a recompensa apagando as dores do passado.
Lembre-se sempre de honrar quem acreditou no seu projeto, valorize quem torna o seu projeto mais fácil.
Tenha misericórdia das pessoas. Pense nisso: Não é fácil andar ao seu lado, reconheça isso, principalmente quando você estiver tocando um projeto divino, pois o seu tempo, dedicação e envolvimento será sempre um peso para os demais.
É por isso que o projeto é difícil, dá medo, mas a perseverança te levará a um novo patamar.
CONCLUSÃO
Com certeza não foi fácil para Maria explicar que estava grávida sem ter tido nenhuma relação com um homem, assim não espere que ninguém te entenda, a não ser Deus, que te deu o projeto.
Você precisa se acostumar com o fato de que pessoas serão agregadas ao projeto de Deus, mas por um tempo específico, e haverá tempo em que algumas serão desagregadas, mas outras incluídas, para que o projeto continue perfeitamente coerente com o que Deus planejou.
Com Jesus foi assim, muitos o abandonaram no meio da jornada, outros o traíram e até se mataram….
Entenda isso, não se apegue exageradamente às pessoas, mas seja firme no propósito que Deus lhe confiou.
Agora, o mais importante é você descobrir qual é o projeto de Deus na sua vida. Se o seu chamado é ser um intercessor ou líder de intercessão, invista a sua vida nisso, vá atrás do seu chamado, desenvolva-o, e viva essa verdade em sua vida.
Cuide dessa semante santa que Deus colocou no seu coração, deixa Jesus, o Espírito de Intercessão crescer em você, e resplandeça Cristo através da qualidade e brilho dos seus resultados intercessórios.
E se prepare para enfrentar as adversidades desse novo caminho, mas com Cristo em você, você é mais que vencedor, pois Ele intercede por você!
Romanos 8.26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Hb 7.25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.
Medite nisso:
Efésios 4:12-15
12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 – Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 – Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Quem faz o que quer é criança, criança bate o pezinho, adulto faz o que tem que fazer, e bem feito.
Deus vai te dar maturidade emocional e espiritual para você, como adulto, fazer o que tem que ser feito para o progresso do seu chamado intercessório.
Nunca despreze os pequenos começos. Tudo o que nasce pequeno vai crescer…
Projetos de Deus que nascem no seu coração, começam pequeno, mas se você acreditar e investir a sua vida nele, ele pode mudar o mundo!
Creia, se envolva de coração, invista, insista, seja perseverante, e o Deus da glória que te chamou, confirmará o Seu propósito, e te recompensará, e você se alegrará pois alcançou a graça de Deus, como Maria, de viver um sonho de Deus crescendo e tomando forma em sua vida.
Seja um grande e excelente intercessor, e seja a pessoa mais feliz da Terra, em Nome de Jesus!
..Mateus 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Jeremias 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Durante muitos e muitos anos, Interceder sempre foi uma expressão que denota a ação de um servo ou serva de Deus, que se coloca na brecha por outra pessoa, é aquele que ora pela vida de outras pessoas, e assim Ministérios têm sido formados e uma obra tem sido realizada.
Mas nesses últimos tempos o Senhor tem tocado no coração dos seus sacerdotes, colocando um sentimento diferenciado, para que se busque um maior entendimento com relação a essa prática.
E a grande verdade com relação à Intercessão é que essa obra é a obra de Jesus diante de Deus,
I Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Hebreus 7:25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Se esse é um fato verdadeiro, o nosso posicionamento como intercessor precisa ser revisado para que possamos efetivamente participar da obra de Cristo no Reino de Deus.
Porquê se o próprio Cristo assumiu esse propósito no céu, é porque é algo muito importante, e que somente uma conexão perfeita com o Senhor pode nos permitir viver a intensidade dessa obra Intercessória no céu e na terra.
E é para que pudéssemos compreender a dimensão dessa Santa obra que Ele está realizando, foi que Jesus nos deixou o Espírito Santo de Deus:
Jo 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
17. a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
26. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
E em Romanos vemos com maior detalhe esse ato formativo do Espírito Santo, em relação ao nosso chamado para o Ministério de Intercessão.
Romanos 8:26-27
26 – E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 – E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Só essa revelação, que é muito conhecida, mas pouco entendida, deveria provocar uma revolução no nosso interior, para que não venhamos a fazer uma obra segundo regras humanas falíveis, mas entendamos a importância da Intercessão como algo divino, e que, portanto, exige de nós uma busca incessante de entendimento e revelação do Espírito Santo, pois Ele é quem nos ensina a orar, e, consequentemente, interceder, como convém.
Para isso, algumas atitudes se tornam altamente necessárias para que cada intercessor, e por consequência a equipe Ministerial, tenha efetividade nas suas atitudes espirituais.
QUEBRANTAMENTO
Uma das primeiras atitudes que se faz necessário no exercício das nossas atividades intercessórias, e antes mesmo de dar início a elas, é o Quebrantamento.
Quebrantamento é o ato de humilhar-se diante da poderosa mão de Deus.
É reconhecer-se extremamente limitado, humilhado e dependente da graça, da bênção e do infinito amor de Jesus Cristo.
Não é um sentimento, mas uma decisão, uma experiência, uma expressão de maturidade, como reconhecimento do seu limite diante da glória e do propósito de Deus para sua vida.
” Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim.” Gálatas 2,20 – Isso é quebrantamento.
João 3:30 É necessário que ele cresça e que eu diminua.
II Co 12.9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.
10. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.
Quebrantar-se é tirar a resistência, tornar-se fraco, reconhecer as debilidades e agir não na força da carne, mas no Espírito. É submeter a vida ao controle Divino
Salmos 51:17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 34:18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
Isso representa temor diante daquele a quem nos apresentamos como instrumentos para expressão da Sua glória, pois a obra não é de homens, mas de Cristo, pelo seu Espírito que habita em nós.
II Crônicas 20:15-17
15b – ……Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
17 – Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
—> Se assim o é, qual é o nosso papel nessa batalha?
—> E, o que devemos de fato realizar como intercessores, se quem intercede é Jesus?
São perguntas que um coração quebrantado tem no seu espírito.
E a resposta é: A obra não será realizada na sua força, mas no Senhor
Zacarias 4.6b… Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.
Desta forma, o intercessor deve se posicionar para se entregar ao Espírito Santo, invocando sua presença em si, e quebrando as resistências da sua carne.
Gl 5.16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
17. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Portanto, uma obra Intercessória perfeita e que agrada a Deus é feita na força e na dependência do Espírito Santo, e para que isso aconteça, o Espírito Santo precisa ter liberdade, autoridade e o direito sobre a nossa vida e sobre nossas atividades.
Porquê o mundo espiritual e as coisas se Deus só podem ser compreendidos na sua realidade pela revelação do Espírito Santo
I Co 2.9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
10. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
11. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
Então não adianta tentar fazer a obra segundo a consciência carnal e humana, pois isso não alcançará o coração de Deus, nem terá efeito algum no mundo espiritual.
I Co 2.14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
Preste atenção na oração que Jesus nos ensinou:
Mateus 6:10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
E, ainda, essa foi a oração de Jesus no Getsêmani
Mateus 26:39 E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
A obediência de Jesus, sua total submissão ao Espírito Santo, O fêz plenamente habilitado para interceder por nós.
Esse é o exemplo que devemos seguir, que o próprio Senhor Jesus veio nos ensinar… DEPENDER TOTALMENTE DO ESPÍRITO SANTO, E NOS SUBMETERMOS À ELE SOMENTE.
Isso significa entender que para entrarmos na presença do Senhor, seja para orar, interceder, clamar, render graças a Deus, precisamos reconhecer Sua grandeza, glória, domínio e majestade.
Como isso é possível?
TEMOR A DEUS
Salmos, 25.14 A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu segredos.
O autor de Hebreus descreve o temor necessário quando vamos “entrar” e “se aproximar” diante do Senhor em oração:
Hb. 10:19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura.
RELACIONAMENTO COM DEUS
E isso não pode apenas estar limitado ao que eu quero ou posso fazer, mas isso diz respeito a desenvolver um relacionamento com Deus.
Por exemplo, eu posso estar num quarto com minha esposa e estar presente fisicamente, mas não estar presente realmente, se, por um instante, eu não estou prestando qualquer atenção a ela e, em vez disso, estou checando e-mail, vendo meu Facebook, ou surfando na web pelo meu celular, na verdade estou distante dela.
Assim é todo aquele que não tem entendimento do que representa uma entrega total para estabelecer um relacionamento íntegro com o Senhor.
Por isso precisamos entrar na presença de Deus da forma que O possamos alcançar:
NECESSIDADE DE ADORAÇÃO
João 4.23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Não adianta estar desesperado, preocupado, ansioso, desanimado…
Mais facilmente encontraremos ao Senhor se o nosso coração for um coração de adorador.
Pois, pelo temor que temos ao Senhor, no Espírito, sabemos que com louvor e adoração tocaremos o coração de Deus, pois Ele habita no meio dos louvores
Salmo 22.3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.
E desta forma, em total temor, quebrantamento e adoração, entraremos no Trono da Glória por Jesus, e poderemos, assim, ouvir a voz do Espírito que trará a direção do Senhor para a nossas atitudes espirituais.
Hebreus 13:15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome
Sendo assim, o Intercessor, a partir desse entendimento, não mais vai apenas orar pra falar ou apresentar os seus pedidos, ou de outros, a Deus… não…
A partir de agora o intercessor vai se derramar na presença do Senhor, em total adoração, até que o Espírito Santo encha-o com a Sua Santa presença e, a partir daí, ele, o intercessor, poderá ouvir o que o Espírito tem pra falar ao seu coração e para dirigir suas atividades.
Portanto, cada escala de Intercessão deve começar com adoração, numa busca incessante ao Espírito Santo de Deus.
“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.” (Salmos 100:4)
O louvor abre as porta para maior graça.
O louvor multiplica a sua fé.
Quando você começa a louvar o Senhor, o foco de sua atenção se desvia da complexidade do problema para a suficiência dos recursos de Deus, da urgência da sua necessidade para o poder do Senhor em satisfazer essa necessidade.
Ao louvá-lo, você começa a lembrar como Ele o ajudou em outras ocasiões e sua fé se eleva, cheia de esperança.
Você passa a apropriar-se da disponibilidade e vontade de Deus em ajudá-lo agora.
Quanto mais louva, tanto menor parece a montanha que está enfrentando à luz da grandeza de Deus.
Essa é a relação perfeita que tem que ser buscada por todos os intercessores.
Porque temos que buscar tanto o Espírito Santo?
DEPENDÊNCIA DE DEUS
Avalie o que aconteceu com Josué,
Josué 7:2-4
2 – Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.
3 – E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
4 – Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
Josué depois de uma grande vitória espiritual em Jericó, simplesmente resolveu fazer a obra de Deus segundo a orientação dos seu conselheiros, sem consultar a Deus.
Resumo da ópera: Perdeu a batalha e foi envergonhado.
Isso é um exemplo muito importante e atual para cada um de nós que temos praticado atitudes espirituais sem consultar a Deus, e sem a revelação e direção dEle.
Dar voltas, estaquear, derramar óleo, sem a devida direção do Espírito Santo, pode nos colocar na mesma situação de Josué.
Depois de ter a “orelha puxada” por Deus, Josué fez o que era certo, buscou e atendeu a direção estratégica de Deus
Josué 8:1-2, 18-27
1 – ENTÃO disse o SENHOR a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
2 – Farás, pois, a Ai e a seu rei, como fizeste a Jericó, e a seu rei; salvo que, para vós, tomareis os seus despojos, e o seu gado; põe emboscadas à cidade, por detrás dela.
18 – Então o SENHOR disse a Josué: Estende a lança que tens na tua mão, para Ai, porque a darei na tua mão. E Josué estendeu a lança, que estava na sua mão, para a cidade.
26. Pois Josué não retirou a mão, que estendera com a lança, até destruir totalmente a todos os moradores de Ai.
27 – Tão-somente os israelitas tomaram para si o gado e os despojos da cidade, conforme à palavra do SENHOR, que tinha ordenado a Josué.
A estratégia de guerra era outra, e foram utilizados novos atos proféticos, totalmente dirigidos pelo Senhor, que permitiram a vitória completa sobre o povo de Aí.
Da mesmo forma, O Espírito Santo de Deus conduziu todo o Ministério de Jesus na terra
Mt 3.16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;
17. e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 4.1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
E também o ministério de Paulo:
At 16.6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;
7. e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.
8. Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade.
É exatamente desta forma, pela obra do Espírito Santo, que o Senhor Jesus deseja agir e dirigir a nossa vida e o nosso Ministério, pois
Hb 13.8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Atuação Estratégica Espiritual do Intercessor
Cada Intercessor deve buscar como objetivo maior do seu chamado ministerial a presença e a manifestação do Espírito Santo de Deus em sua vida e através da sua vida.
Como isso pode ser feito, segundo a Visão Renascer que nos foi confiada?
Em 4 etapas, a saber:
AO ACORDAR
Todos os dias, logo ao acordar, o intercessor deve entrar em adoração ao Senhor, no seu quarto de guerra, prostrado aos Seus pés, em total submissão, reverência, adoração, gratidão e consagração, até que o Espírito Santo o batize em línguas ou traga paz ao seu espírito.
Para que isso seja efetivo, faz-se necessário acordar mais cedo e ter uma relação de no mínimo ½ hora com o Senhor todas as manhãs.
Medite nessa palavra:
Mt 26.40 Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo?
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
2. ANTES DE COMEÇAR A ESCALA OU ATIVIDADE INTERCESSÓRIA
Cada Intercessor precisa se apresentar uma hora antes do início do culto ou do Evento para se preparar espiritualmente para o exercício do seu chamado apostólico.
Durante a ½ hora inicial deve, em particular, de preferência no Cenáculo ou em um lugar à parte, orar buscando a presença do Espírito Santo, em adoração e entregando a Ele a liberdade e autoridade sobre sua vida e tudo o que há de ser realizado naquela atividade.
½ hora antes do culto ou do evento, a equipe de intercessão precisa se reunir, juntamente com o líder da equipe, para consagrar-se e buscar em comunhão e concordância a presença e direção do Espírito Santo.
Essa oração deve ser dirigida pelo líder da equipe ou outro representante, até que todos sejam cheios do Espírito Santo, e dêem a Ele o direito de conduzi-los a bom termos.
E somente depois dessa consagração e envolvimento com o Espírito Santo, é que a equipe assume seus papéis e realiza a obra Intercessória que lhe cabe.
Jamais um intercessor pode começar sua atividade sem a oração de consagração e enchimento do Espírito Santo em sua vida.
Gl 3.3 Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis?
3. EM VIGÍLIAS NAS MADRUGADAS
É imprescindível que o intercessor participe das Vigílias nas madrugadas, pois nelas é desenvolvido o relacionamento com o Espírito Santo.
Salmo 88.13 Eu, porém, Senhor, clamo a ti; de madrugada a minha oração chega à tua presença.
O Exemplo de Jesus:
Mc 1.35 De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.
A Vigília é uma oferta de amor que nos faz encontrar a Deus e o Seu Santo Espírito nas madrugadas, que nos leva a uma nova dimensão espiritual, através dessa atitude profética.
Participar da Vigília da Intercessão é uma obrigação para cada Intercessor, e nunca uma opção.
4. NOS RETIROS ESPIRITUAIS NO MONTE
A busca do Espírito Santo na vida do intercessor deve ser algo incessante, e deve ser desenvolvida através de diversas estratégias e oportunidades.
O RETIRO ESPIRITUAL no monte é um momento especial de Deus, que acontece logo após a QUEIMA DE PEDIDOS, onde cada Intercessor e líder pode se derramar diante do Senhor em total liberdade pelo ambiente santo em que está submetido naquele monte, e se entregar de forma plena ao Senhor para ser cheio do Espírito Santo.
É uma experiência sobrenatural e necessária para o desenvolvimento da nossa fé e da nossa relação com o Senhor Jesus.
Cabe a cada um valorizar e praticar o que a Visão Renascer nos permite, e, assim, em obediência ao nosso chamado, viver essas experiências do poder da presença Santa do Espírito de Cristo em nós, e descer daquele monte cheio do shekiná do Senhor, preparado no espírito para uma grande obra que Deus tem pra realizar na vida dele.
Medite e coloque em prática tudo o que foi dirigido nesse procedimento, e se prepare para experiências sobrenaturais, com a manifestação de sinais, milagres, prodígios e maravilhas, pela plena direção e manifestação do poder que o Espírito Santo vai realizar na sua equipe de intercessão, em Nome de Jesus, Amém!