A consagração é uma dedicação de algo ou alguém para Deus. Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, fica dedicado para o louvor e o trabalho de Deus.
Normalmente pessoas hoje em dia consagram coisa, como “Tenis, carro, casa, finanças etc” esse ato é a mesma coisa que entregar ao Senhor, tendo em vista que serão usadas para coisas boas e não para o pecado.
É um senso comum que a consagração teve início no momento em que Deus selecionou os levitas para servirem no templo. Importante ressaltar que eles eram responsáveis por toda a preparação do templo para o culto a ser prestado pelo sacerdote à frente do povo.
Então existia algumas leis instituídas por Deus para que eles estivessem aptos, dignos do serviço que seria prestado.
A partir deste princípio todo povo de Deus começou a realizar alguns ritos de consagração. Então objetos, ofertas, alguns dias, festas, trabalhos e ministérios e principalmente pessoas eram consagrados e esta consagração valia realmente perante Deus e os homens.
E essa pratica se perpetuou ao longo dos anos por todo o povo de Deus. Não entrarei no mérito da valia desta consagração nos dias de hoje.
Normalmente a consagração hoje em dia é feita por uma oração, seus objetos ou seu ministério. Normalmente o exemplo que mais vimos é a consagração ministerial, um culto em que o pastor ou alguém do ministério vai ser consagrado ” levitas, pastores, diáconos, presbíteros … etc “ é um dia especial que faz uso da oração e do óleo ungido, pois a oração é a conexão de nós com cristo e para entregar a ele precisa de uma conversa com ele. (parece um pouco obvio, mas creio que poucas pessoas saibam)
“Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.” (1 Coríntios 7:35)
O chamado de cristo nos separa para servirmos, o Espírito nos revela qual o dom temos para servi-Lo. Porém precisamos entender que este caminho de consagração é constante, árduo e muitas vezes sofrido, pois precisamos deixar de fazer nossas vontades afim de realizar a obra do Eterno que nos consagrou através do sangue de Cristo.