IGREJA COMO UM AMBIENTE DE OPORTUNIDADES

“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”

 A palavra dia significa oportunidade de servir, também significa vida. É evidente que só está habilitado para servir, aquele que tem vida. A palavra noite significa perca da oportunidade para servir, e também significa morte.

Se Jesus ensinou, que devemos fazer a obra daquele que nos enviou, enquanto é dia, podemos concluir que devemos aproveitar as oportunidades da vida para fazermos a vontade de Deus.

As pessoas vivem reclamando de que não recebem oportunidades. Recebemos oportunidades dia após dia tanto para o bem como para o mal, a questão é “estamos receptivos a essas propostas?”. Em um mundo como estamos hoje precisamos de raciocínio rapido e boa aderência do que se passa ao nosso redor. Vemos em uma passagem do evangelho de Lucas um jovem que perdeu uma grande oportunidade dada a ele; por sua mente fecha e sem flexibilidade para entender o que Jesus estava propondo a ele o mesmo recusou.

Lucas 18:22 E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Vemos nesta passagem a história do homem rico, ou melhor, o jovem rico.

Jesus passando por aquela região este jovem vem a Seu encontro, perguntando como poderia herdar a vida eterna.

Jesus prontamente faz um questionário, no qual o jovem responde que cumprira tudo aquilo que ele perguntou. Vamos ver o primeiro erro deste jovem:

1° Ele Achava Que a Vida Eterna é Algo.

O que você acha que é?

Quando Jesus fala de vida eterna, Ele esta falando do Pai. Ele é a vida eterna! A vida eterna não é um premio que alguém ganha por ser cristã, a vida eterna é uma pessoa. Aquele jovem pensava que poderia conseguir a vida eterna com méritos próprios. Vemos que Jesus falou a ele pra vender suas posses. O jovem ficou triste, pois tinha muitas coisas. Claro que não havia espaço para a vida eterna habitar nele. Vida eterna implica renunciar tudo o que temos em prol de Cristo.

A coisa mais importante aqui não é o fato dele não ter vendido as coisas, o que chama a atenção aqui é a oportunidade que este jovem perde.

2° Desperdiçou a Oportunidade de ser um Apóstolo

Jesus disse: Vende tudo o que tens da aos pobres “e depois vem e me segue”. Querido (a) observe onde grifei; Jesus não fazia convites assim a todos. Esse convite foi pronunciado apenas aos 12 discípulos. Mas agora Jesus estava chamando aquele jovem para tornar-se um apóstolo.

Mais olhando para a sua vida ele recusa. Não agarrou a oportunidade de ser diferente e de fazer a diferença. Talvez mais tarde aquele jovem entendeu o que Jesus queria dizendo para ele. Creio que quando ele via os apóstolos sendo usado pelo Espírito Santo, ele se lembrava do momento em que Jesus o chamou para a mesma obra. E agora não podia mais, perdeu a oportunidade!

Querido (a), quantas oportunidades você tem perdido? Quantas vezes você já chegou a um nível de intimidade e depois do nada retrocedeu? Quantas vezes você orou e Jesus operou maravilhas e depois de tudo isso você caiu? Sabe por que isso acontece? Você não vendeu tudo, ainda tem umas tralhas que te prende a vida velha. Sempre digo que cristão deve avançar e por um instante para e analisar sua vida. Se o que ele está vivendo é na verdade um cristianismo de verdade. Por que os apóstolos não desviavam (com exceção de Judas)? Por que hoje parece ser mais difícil ficar firme do que na época da igreja primitiva?

Saber por quê? Simplesmente por que temos vivido o que achamos que seja o evangelho verdadeiro. Não estamos mais nos expondo à glória de Deus para a mudança do homem interior. Não estamos aproveitando a oportunidade que nos e dada. Os profetas choraram para ter o que temos hoje. Nós não temos valorizado o que Jesus nos entregou. Você pode dizer: Eu oro, jejuo, leio a bíblia, dou dizimo, oferta e vou à igreja. Que lindo! Os fariseus faziam as mesmas coisas! A diferença está em nascer de novo. Você nasceu de novo?

Ninguém nasce de novo numa oração de avivamento, ou dentro do quarto orando com toda a força. Nem tampouco sendo batizado nas águas. Nascemos de novo quando entendemos que Jesus levou nossos pecados e aniquilou-os para sempre na cruz.

I – EM VIDA PODEMOS DEPARAR COM DOIS TIPOS DE OPORTUNIDADES

Colossenses 4.5 Andai com sabedoria para com os que estão de fora, aproveitai as oportunidades.

1.  Oportunidade Espontânea:

As oportunidades espontâneas, são as mais comuns. Estão ao nosso redor, à espera que delas desfrutemos. Foi o que aconteceu com Elizeu. II Rs 6:15-16 “E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Uma razão que às vezes não nos apropriamos da oportunidade expontânea, e a miopia espiritual.

Como aconteceu com o servo de Eliseu. II Rs 6:17 “o moço não via carros de fogo e cavalheiros enviado por Jeová, e só enxergava lutas.”

2. Oportunidade criada: Quem quiser ter sucesso naquilo que almeja, deverá multiplicar o seu esforço, para criar coisas notáveis, a fim de conseguir uma oportunidade. (Joquebede)

A grande missionária Miriam, irmã de Moisés, criou uma oportunidade. Ex.2:7-10 “Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.”.

II– ALGUNS DEIXARAM PASSAR A OPORTUNIDADE

1.  Como Saul. Deus separa Saul para uma missão, mas perdeu uma grande oportunidade. Saul recebeu ordem para esperar. I Sm 10:8 “Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.”.

2. Perdeu. I Sm 13:13 “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;”

3. Como Pilatos deixou: Jo. 18:33-34, 37-38″Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?…..Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.palavra importante. “dar testemunho da verdade. (comportamento). PILATOS. “o que é a verdade.” não esperou a resposta e viro-se.

Quantos estão de costa virada para verdade.

4. Como o Rei Agripa . At. 26:28 “E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!”

VI – ALGUNS NÃO DEIXARAM PASSAR A OPORTUNIDADE

1 . Como  Abraão. Heb. 11:8ss.”Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”;

2 . Como Apóstolo Paulo, o grande missionário. II Tm 4:7 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”;

3.  Como o ladrão na cruz. Lc. 23.42-43 “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.”;

Conclusão:

 

Você não deve perder oportunidade. Lute para criar grandes oportunidades, para o progresso da obra de Deus. Quero concluir esta palestra citando mais uma vez o texto oficial. Jo 9:4 “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia: a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.”.