AMBIENTES ESPIRITUAIS - 2o. Céu

Estamos dando continuidade ao assunto sobre Ambientes Espirituais, que começamos a tratar neste Manual de Procedimentos, e depois de falarmos sobre o 3o. e 1o. Céus, trataremos agora sobre o ambiente do 2o. Céu.

Novamente insisto sobre a necessidade de termos maturidade na busca do entendimento espiritual, e do conhecimento de Deus, e nunca tratar as informações com superficialidade ou leviandade, e esse tema tem tudo a ver com isso, pois a religiosidade e a espiritualidade não conseguem definir o que realmente representa o 2o. Céu, pois somente pelo Espírito Santo isso é possível.

Além disso, para que possamos ter condições de compreendermos os conceitos de Batalha Espiritual que serão apresentados com uma riqueza de detalhes muito grande, todas as informações que estão sendo passadas agora são vitais, e por isso, devem ser lidas com toda a atenção, pois tudo o que tem sido falado neste Manual, sobre o assunto de ambientes espirituais, são bases para a compreensão do comportamento e da ação do inimigo, e da dimensão do poder e da verdade sobre a criação de Deus e da sua autoridade, para que a batalha seja consciente e coerente nos atos proféticos que deverão ser praticados.

Portanto, a partir desse momento, abra o seu coração e o seu entendimento para todas as verdades que aumentarão o seu conhecimento sobre os ambientes do 2o. Céu.

O 2º céu é composto por diversas regiões espirituais (regiões celestes), com finalidades específicas.

Efésios 6:11-12
11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

As regiões celestes, mais conhecidas como o segundo céu, não pode ser visto com olhos carnais. Na verdade os mundos espirituais se inter relacionam:

Lucas 17:20-21
20 – E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
21 – Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

RELACIONAMENTO ENTRE OS AMBIENTES ESPIRITUAIS

Antes do princípio, na Eternidade (3º. Céu), o Senhor Deus estabeleceu um ambiente perfeito para uma grande festa de casamento, a NOVA JERUSALÉM, uma cidade deslumbrante, com um jardim perfeito, o Jardim do Éden, jardim de Deus, com tudo perfeito, para o casamento do Seu Filho, Jesus, com a Igreja, sua noiva, onde se unirá para sempre com seus filhos, os santos.

E criou anjos para guardarem essa joia que seria dada ao Seu Filho.

Nesse ambiente o Senhor estabeleceu seus anjos, arcanjos, serafins e querubins, e um deles foi Lúcifer, que tinha grandes virtudes, mas, também uma grande responsabilidade.

Ezequiel 28.14 Tu eras o querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no meio das pedras afogueadas andavas.

E Deus criou mais um ambiente, o Universo (1º. Céu) , também com um belíssimo jardim, um perfeito Paraíso, para a sua noiva (A Igreja), para que ela, a noiva, fosse preparada para o encontro com o Noivo (Jesus).

E, também criou outros ambientes espirituais, que são os seguintes

1) Sheol (Hebraico) e Hades (Grego) são o mesmo lugar, e significam sepultura, lugar dos mortos. Independente de onde essas palavras são usadas, pois ambas mencionam o mesmo e único lugar, mantém suas exatas e inconfundíveis características.
Vale ressaltar com absoluta certeza que o “Sheol” ou “Hades” não é o inferno, e o mais interessante é que sempre que aparecer a palavra “Inferno” no Novo Testamento que foi escrito em Grego no seu original, estará a palavra Hades que não é o Inferno. Pois o verdadeiro “Inferno” é exatamente o famoso “Lago de Fogo eterno”.

2) LUGARES ÁRIDOS – (REGIÃO DAS TREVAS):

Mateus 12:43 E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.

anda por lugares áridos (secos) – Δι ‘ ανυδρωντοπων.

É o ambiente temporário onde Deus, após a rebelião no céu, lançou Satanás e os anjos desobedientes, os quais, após a queda, se tornaram espíritos imundos.

Apocalipse 12:7-8
7 – E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8 – Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

Isaías 14:12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!

Mesmo a Palavra de Deus mencionando que foram lançados por terra, temos sempre que lembrar que esses espíritos são desprovidos de corpo (matéria), portanto, o ambiente que eles foram enviados é um ambiente espiritual (região das trevas) que tem interação com o 1o. Céu (Universo material e planeta Terra), mas sem um corpo, e sem a benção de Deus, esse ambiente espiritual se torna um lugar de desgaste, sofrimento e tortura para eles (Lugar árido).

Região das Trevas, significa região onde não há luz, isto é, não é perceptível aos olhos e sentidos humanos, alguns denominam de ambiente da anti-matéria ou partículas não atômicas (não provenientes da matéria, nem dos fótons), mas para Deus tudo é claramente visível:

Isaías 45:7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Salmos 139:12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

Colossenses 1:13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;

Lucas 1:79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
Ezequiel 28:16-19
16 – Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 – Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18 – Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
19 – Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.

Apocalipse 12.3-4
3 – E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
4 – E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

Nessa passagem de Apocalipse 12.4, revela que o dragão (ex Lúcifer, agora Satanás, o Diabo), arrasta com sua cauda, isto é, influencia com sua maldade ⅓ das estrelas do céu, isto é, dos anjos, que agora expulsos, caídos (expulsos do 3o. Céu) passam a ser chamados de demônios, anjos da maldade, corja de Satanás.

Isaías 14:11 Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.

A região das trevas é um local extremamente desgastante e cansativo até para um espírito e, por isso, temido pelos demônios (Mateus 12:43).

É a dimensão (regiões celestes) onde age o espírito do diabo, o lugar onde se encontram os Anjos e os demônios os quais não podemos ver com olhos humanos. Onde Satanás e seus demônios planejam as suas estratégias, para influenciar multidões, tentar derrubar os cristãos e se levantar contra igrejas inteiras, pois ali atuam os principados e potestades celestiais, ou seja os demônios que tentam impedir que os anjos de Deus tragam as bênçãos enviadas por Deus para nós.

Daniel 10:12-21
12 – Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
13 – Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.
20 – E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.
21 – Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.

Os demônios (espíritos imundos) são personalidades verdadeiras, são perversos, odiáveis e destruidores, seus espíritos são personalidades assim como as dos homens.

Estes são malignos, sem corpos anseiam por achar um meio de se expressar nesse mundo (ambiente natural), e só conseguem quando possuem o corpo e uma pessoa. Com o tempo, os demônios aprenderam a sair desse ambiente árido, ainda que com muito custo, e passaram a ocupar o corpo das pessoas (Mateus 12:44).

Por isso o Senhor nos alerta:

I Pedro 5:8-9
8 – Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 – Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

E acampa anjos para nos proteger:

Salmos 34:7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

Salmos 91:11-12
11 – Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 – Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

3) ABISMO

ABISMO – segundo os dicionários é Precipício profundo; despenhadeiro, profundidade insondável – É uma coisa ruim, é um buraco profundo, é um caminho sem volta, é um despenhadeiro sem fim.

Apocalipse 20:1-3
1 – E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 – Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 – E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

Essa passagem de Apocalipse refere-se ao abismo como “prisão”, e o confinamento em restrição absoluta para os espíritos rebeldes

Judas 1:6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

Lucas 8:30-31
30 – E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.
31 – E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.

Romanos 10:6, 7, ajuda a esclarecer o significado do “abismo” ao declarar: “Mas a justiça resultante da fé fala da seguinte maneira: ‘Não digas no teu coração: “Quem ascenderá ao céu?” isto é, para fazer descer a Cristo; ou: “Quem descerá ao abismo?” isto é, para fazer subir a Cristo dentre os mortos.’”

É evidente que o “abismo” aqui se refere ao lugar em que Cristo Jesus passou parte de três dias e do qual seu Pai o ressuscitou.

Mateus 12:40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Salmos 71:20 Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra.

Atos 2:24 Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;

4) LAGO DO FOGO ETERNO:

Geena (do hebraico גֵיא בֶן-הִנֹּם, transl. Geh Ben-Hinom, literalmente “Vale do Filho de Hinom”) é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém. Atualmente é conhecido como Uádi er-Rababi.

Geena refere-se ao vale de Hinom, fora das muralhas de Jerusalém. Este vale era usado como depósito de lixo, onde se lançavam os cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, restos de animais, e toda outra espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso e queimar o lixo. Jesus usou este vale como símbolo da destruição eterna.

O lago de fogo é um lugar espiritual. A Bíblia diz que no Juízo Final todos os mortos ressuscitarão e Deus irá julgar a todos. Todos aqueles que rejeitaram a Deus serão condenados e expulsos de Sua presença para sempre. O lugar para onde serão expulsos é chamado o lago de fogo .

Apocalipse 20:14-15 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

A Bíblia usa a imagem de um lago de fogo com enxofre para mostrar que esse lugar longe de Deus é terrível, cheio de sofrimento (Apocalipse 20:10). Outras imagens que a Bíblia usa para descrever o horror desse lugar são:

  • Vermes que não morrem – Marcos 9:47-48
  • Um lugar de choro e ranger de dentes – Lucas 13:28
  • Trevas – Mateus 25:30

Isso não significa que é mesmo um lago de fogo e trevas e vermes. O lago de fogo é uma realidade espiritual, impossível de descrever. Essas imagens servem para nos ajudar a entender o que as pessoas vão sentir lá: dor, desespero, terror. O lago de fogo é um lugar de destruição.

Por que Deus criou o lago de fogo?

 

O lago de fogo foi criado para punir o diabo e os seus anjos, que se rebelaram contra Deus.

Mateus 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Mas para aqueles que não aceitaram Jesus como seu único Senhor e Salvador, esse também se torna o destino deles, pois o pecado nos separa de Deus e o lago de fogo é a separação total por toda a eternidade.

O próprio espírito de morte e o Hades (sepultura) serão lançados no Lago de Fogo

Apocalipse 20:14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.

Assim como a primeira morte foi personificada por João no Apocalipse, como o “cavaleiro chamado morte” (cf. Ap.6:8), o que obviamente não significa que a morte seja literalmente um homem montado em um cavalo amarelo, da mesma forma a segunda morte foi personificada na imagem do “lago de fogo”, o que também obviamente não implica que o lago de fogo seja literalmente um lugar físico que existirá na terra, mas sim um ambiente totalmente afastado da presença e da glória de Deus.

Desta forma, tudo estaria sendo perfeitamente representado aqui. A “morte da morte” é na verdade é demonstração de que a primeira morte não era irreversível e definitiva, por causa da ressurreição futura para justos e ímpios. A segunda morte, por sua vez, é final e conclusiva, pois não há mais volta nem ressurreição para quem morre outra vez. É um fim completo, absoluto, irrevogável, sem volta, é para sempre. Isso explica perfeitamente a linguagem de “a morte ser lançada no lago de fogo que é a segunda morte”, isto é, da “morte da morte”, pois não há mais vida ou existência para quem é lançado no lago de fogo, mas apenas uma final, definitiva e irreversível morte.

Jesus mencionou este lugar em várias mensagens e o descreve como um ambiente insuportável, de sofrimento atroz e horrendo, que nunca termina (Isaías 66:24)

 

Marcos 9:45-46

45 – E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,

46 – Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

 

 

 

Isaías 66:24

24 – E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.

 

Jesus afirmou que o fogo do inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25:41), mas que também ali serão lançados os ímpios, maus e avarentos (Mateus 25:46), apartados para sempre do Senhor (Lucas 13:28).

 

Mateus 25:41-46

41 – Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

46 – E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Lucas 13:28

28 – Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.

 

Lucas 16:22-26

22 – E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

23 – E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

24 – E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

25 – Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.

26 – E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.

 

QUANDO ACONTECERÁ ESSA PUNIÇÃO?

 

Tudo isto acontecerá depois da ressurreição e do juízo,

 

João 5:28-29

28 – Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

29 – E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

 

onde aqueles que não tem o seu nome escrito no livro da vida padecerão eternamente com choro e ranger de dentes.

 

Mateus 13:41-42,49-50

41 – Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.

42 – E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Mateus 13:49-50

49 – Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,

50 – E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.

 

Ao receber nesta vida o Senhor Jesus como suficiente, exclusivo e eterno Salvador, o pecador é purificado de todo pecado, transformado em filho de Deus também, e o seu nome é escrito no Livro da Vida do Cordeiro.

 

Apocalipse 20:11-15

11 – E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

12 – E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13 – E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

14 – E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

 

Isto lhe garante escapar do destino final preparado para o diabo e seus anjos.

 

Apocalipse 20:10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

REPOSICIONAMENTO DOS AMBIENTES

Jesus é o Único que tem as chaves, isto é, a autoridade sobre todos os ambientes

Apocalipse 1:18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Vamos acompanhar a trajetória de Jesus, após vencer a morte e o inferno e subir ao céu com autoridade plena para estabelecer o fim do mal e a implantação definitiva do Reino dos Céus:

Atos 1:9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos

Efésios 4:8-10
8 – Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
9 – Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
10 – Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

Salmos 24:7-10
7 – Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8 – Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9 – Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10 – Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

Apocalipse 5:1-6
1 – E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2 – E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
5 – E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
6 – E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

RESSURREIÇÃO E CORPO ESPIRITUAL

João 14:2-3
2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
3 – E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Ecl 12.7 e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Essa passagem de Eclesiastes mostra que quando uma pessoa morre o seu corpo físico torna-se pó, o seu espírito volta a Deus, isto é à dimensão onde Deus habita, da qual já fazia parte, mas estava limitada pelo corpo e mundo natural.

2 Coríntios 5.1 Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

Nesse versículo Paulo declara que receberemos na eternidade, isto é, na dimensão, onde Deus habita, um corpo celestial para podermos interagir nesse plano, como os anjos.

I Coríntios 15:20-28
20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
21 – Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
22 – Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23 – Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
24 – Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
25 – Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
26 – Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
27 – Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
28 – E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

I Coríntios 15:35-49
35 – Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
36 – Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
37 – E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
38 – Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
39 – Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
40 – E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
41 – Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
42 – Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
43 – Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44 – Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.
45 – Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
46 – Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
47 – O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu.
48 – Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
49 – E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

I Coríntios 15:50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

I Coríntios 15:53-55
53 – Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 – E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
55 – Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

NOVO CÉU

Toda estrutura no 1o. e do 2o. céu serão desfeitas e a dimensão do lago de fogo eterno será apartada para sempre do novo ambiente que será criado, onde a glória do 3o. Céu passa a ser manifesta na sua plenitude.

Isaías 34.4 Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira.

Como nesse versículo de Isaías, diversas passagens bíblicas relatam o fim dos céus, mas isso não implica que as coisas vão acabar, mas sim que será exposto àquilo que, devido a existências dessas dimensões (céus), não era possível ver.

II Pedro 3.12-13
12 – Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
13 – Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Isaías 65.17 Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.

A NOVA JERUSALÉM

Apocalipse 21:1-3
1 – E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 – E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

O livro de Apocalipse nos capítulos 21 e 22 dão uma descrição detalhada do Novo Céu e Nova Terra nos fins dos tempos.

Os atuais céus não mais existirão e o lugar de habitação eterna dos crentes em Jesus Cristo será a Nova Terra.

É na Nova Terra, onde a cidade celestial, Nova Jerusalém, se estabelecerá.

É o “Céu” onde os salvos por Cristo, com corpos glorificados, passarão a eternidade. (I Co 15:35-58).

O Novo Céu é o lugar onde não haverá pecado, enfermidade, sofrimento e morte.

QUEM VAI PARTICIPAR NESSE NOVO AMBIENTE?

Apocalipse 21.3 – E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

II Pedro 3.14 – Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.

Salmos 24:3-4
3 – Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4 – Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

A chave de acesso, ou a senha que permite o acesso ao reino dos céus, é a santidade e a fé em Cristo Jesus, e ter o seu nome escrito no Livro da Vida.

Hebreus 12:14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;