É o ambientes da eternidade, ambiente dos espíritos, O PARAÍSO, o Céu dos Céus, lugar que o Senhor fez para a sua habitação, lugar que Deus escolheu para colocar o seu Trono. Dt 26.15; Is 66.1; Is 63.14 e 15; Sl 47.8; Sl 103.19.
Embora que a Bíblia diga que Deus é Onipresente, e Ele enche toda a Terra, e está em todo lugar. Mas o Céu dos Céus é o lugar do seu repouso, de descanso. Sl 139.1-10; Jr 23.23 e 24; Gn 2.1-3; Hb 4.1-4.
Paulo cita um homem que foi levado “ao terceiro céu” (céu de Glória). Sobre isso, ele afirma que o tal homem foi ao Paraíso (lugar onde Jesus prometeu se encontrar com o ladrão arrependido na cruz, Lucas 23.43) e, ali estando, ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é permitido falar (2 Coríntios 12.2-4).
É o céu imarcescível da glória de Deus, onde a eternidade é manifesta, por isso trata-se de um ambiente que não pode ser extinguido, ambiente dos espíritos, da habitação dos anjos, onde os mesmo adoram e servem a Deus.
Lugar onde a matéria não pode existir ou se manifestar.
É um lugar que nem com os olhos espirituais podemos enxergar, é um lugar onde nem com toda a nossa santidade, espiritualidade, podemos entrar. Somente Deus, por Sua Soberana Vontade pode nos fazer ver o Céu dos Céus. (paraíso). Ap 4.1 e 2; Is 6.1-7; II Co 12.1-9.
Lugar onde Deus observa toda a Terra, onde continuamente Deus olha os filhos dos homens. Sl 11.4; II Cr 16.9.
Mas o que há neste terceiro céu? O que há depois do universo?
Lendo o Apocalipse de João no capítulo 21,10, encontramos:
“…e me transportou em espírito até uma grande e elevada montanha, e me mostrou a Santa Cidade, Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus”. (Apocalipse 21,10)
No fim do capítulo 22, você pode entender o que existe neste terceiro céu! Ali está o Paraíso! Ali está à casa de Deus, a Nova Jerusalém. Este terceiro céu é a habitação para a maior promessa feita à humanidade! A Salvação eterna. O lugar definitivo onde todos que seguiram a Jesus Cristo habitarão pela eternidade.
É um lugar que já está preparado para os verdadeiros adoradores, espirituais e fiéis morar. Jo 4.23 e 24; Rm 8.1; Sl 1.1-6.
Os espirituais, verdadeiros adoradores e fiéis estes vivem com os olhos humanos vendo o primeiro céu, com a vida espiritual nas regiões celestes, mas gemendo de vontade de ir para o paraíso. Fp 1.15-23; Fp 3.20 e 21; Hb 11.13 e 16.
Mas é o lugar onde está preparada a cidade feita só para nós. Ap 21.1-11; Hb 12.14-22. Um lugar que com certeza um dia iremos morar. Porque Jesus foi preparar um lugar para nós. Jo 14.1-3.
É um lugar maravilhoso que nós devemos tomar o maior cuidado para não perder o direito de entrar. Ap 16: 15; Ap 3.11.
O que representa a nova Jerusalém?
A Nova Jerusalém, que também é chamada de Tabernáculo de Deus, Cidade Santa, Cidade de Deus, Cidade Celestial, Cidade Quadrangular e Jerusalém Celestial, é literalmente o paraíso de Deus está no terceiro céu. É mencionada na Bíblia em vários lugares (Gálatas 4:26; Hebreus 11:10; 12:22-24; 13:14), mas é mais amplamente descrita em Apocalipse 21.
Em Apocalipse 21, a história registrada da humanidade está no fim. Todas as eras vieram e se foram. Cristo reuniu a Sua igreja no arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:15-17). A tribulação já passou (Apocalipse 6—18). A batalha do Armagedom tem sido travada e vencida pelo nosso Senhor Jesus Cristo (Apocalipse 19:17–21).
Satanás foi acorrentado pelo reinado de 1.000 anos de Cristo na Terra (Apocalipse 20:1–3). Um novo e glorioso templo foi estabelecido em Jerusalém (Ezequiel 40-48). A rebelião final contra Deus foi revogada, e Satanás recebeu o seu justo castigo, uma eternidade no lago de fogo (Apocalipse 20:7-10). O Julgamento do Grande Trono Branco já ocorreu, e a humanidade tem sido julgada (Apocalipse 20:11-15).
Em Apocalipse 21:1, Deus faz uma completa reforma do céu e da terra (Isaías 65:17; 2 Pedro 3:12-13). O novo céu e a nova terra são o que alguns chamam de “estado eterno” e serão onde “habita a justiça” (2 Pedro 3:13). Depois da recriação, Deus revela a Nova Jerusalém.
João vê um vislumbre disso em sua visão: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo” (Apocalipse 21:2). Esta é a cidade que Abraão buscou com fé (Hebreus 11:10). É o lugar onde Deus habitará com o Seu povo para sempre (Apocalipse 21:3). Os habitantes desta cidade celestial terão todas as lágrimas enxugadas (Apocalipse 21:4).
A Nova Jerusalém será fantasticamente enorme. João registra que a cidade tem quase 1.400 milhas de comprimento e é tão larga e tão alta quanto é longa – um cubo perfeito (Apocalipse 21:15-17). A cidade também será deslumbrante em todos os sentidos. É iluminada pela glória de Deus (Apocalipse 21:23). Seus doze fundamentos, com os nomes dos doze apóstolos, são “adornados de toda espécie de pedras preciosas” (Apocalipse 21:19–20). Tem doze portões, cada um deles uma única pérola, com os nomes das doze tribos de Israel (Apocalipse 21:12, 21). A rua será feita de ouro puro (Apocalipse 21:21).
A Nova Jerusalém será um lugar de bênção inimaginável. A maldição da velha terra terá desaparecido (Apocalipse 22:3). Na cidade estão a árvore da vida “para a cura dos povos” e o rio da vida (Apocalipse 22:1–2). É o lugar de que Paulo falou: “para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus” (Efésios 2:7). A Nova Jerusalém é o cumprimento final de todas as promessas de Deus. A Nova Jerusalém é a bondade de Deus totalmente manifestada.
Quem são os moradores da Nova Jerusalém? O Senhor e o Cordeiro estão lá (Apocalipse 21:22). Anjos estão nos portões (Apocalipse 21:12), mas a cidade será preenchida com os filhos redimidos de Deus. A Nova Jerusalém é o justo oposto da Babilônia maligna (Apocalipse 17), destruída pelo julgamento de Deus (Apocalipse 18).
“E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:6). Você tem “uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (1 Pedro 1:4).
Apocalipse 22:3-4
3 – E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
4 – E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.
REBELIÃO NO 3o. CÉU
E Deus também criou anjos para guardarem a Nova Jerusalém, essa joia que será dada ao Seu Filho.
Nesse ambiente o Senhor estabeleceu seus anjos, arcanjos, serafins e querubins, e um dos querubins foi Lúcifer, que tinha grandes virtudes, mas, também uma grande responsabilidade.
Ezequiel 28.14 Tu eras o querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no meio das pedras afogueadas andavas.
Mas que alimentou no seu coração a possibilidade de ser ele o escolhido para ocupar o lugar que é de Cristo por direito, e se rebelou.
Vejamos o que a Bíblia diz sobre essa rebelião de Lúcifer:
Ezequiel 28:15-18
15 – Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16 – Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17 – Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18 – Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
O que passou no coração de Lúcifer?
Isaías 14:12-14
12 – Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 – E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 – Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E como castigo, foi banido, juntamente com os anjos que o seguiram, do 3o. céu, sendo expulso para outro ambiente nas regiões celestiais.
Isaías 14:15-19
15 – E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
16 – Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?
17 – Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?
18 – Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.
19 – Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado.
E essa região espiritual onde esses anjos caídos, estão, que é o 2o. Céu, tem poder de influência no 1o. Céu, onde está a Noiva de Cristo…..
Apocalipse 12:3-4
3 – E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
4 – E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
E, assim começa o novo tempo da ação de Satanás, o diabo, e seus demônios contra Cristo e sua noiva prometida.
Aguarde as novas partes com o desenrolar da ação desse inimigo nos ambientes espirituais.
Intercessor apostólico, entenda que somente com esse nível de consciência, é que você poderá interceder contra as investidas desse maligno, que, em Cristo Jesus, já está derrotado, em Nome de Jesus!..
Permaneça firme no conhecimento do mundo espiritual para evoluir no seu chamado intercessório.