ALTIVEZ

O que é Altivez:

Altivez é a característica de algo ou alguém que é altivo, ou seja, que tem amor próprio, considera-se superior, orgulhoso ou digno. Pode também estar relacionado com um comportamento que denota arrogância ou soberba.

A altivez, assim como pode conotar uma qualidade, como por exemplo a característica de digno e nobre, também pode ser utilizada de maneira pejorativa, revelando alguém arrogante ou muito pomposo, que age com presunção.

A chamada “altivez do espírito” está presente em textos bíblicos, como referência ao comportamento ganancioso, arrogante ou de soberba dos indivíduos, que, de acordo com Deus, estão em direção à ruína.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18​

Uma expressão muito comum para descrever a altivez é quando se diz que alguém tem “olhos altivos”, ou seja, que se sente superior ou “muito digno” em comparação com os demais, agindo, consequentemente, com soberba e superioridade.

Seis coisas que o Senhor aborrece – Olhos Altivos 

Provérbios 6:17 – Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,

Os versículos 16 a 19 do capítulo seis de provérbios traz uma lista bastante interessante de coisas que Nosso Pai Celestial aborrece (e uma que Ele abomina).

A primeira delas são os olhos altivos. Sabe o que significa isso?

A altivez é um sentimento tipicamente humano, de uma pessoa sentir-se superior as outras, agindo com soberba, arrogância e presunção. Os olhos altivos aqui significam a mesma coisa que olhar alguém “de cima pra baixo”, desdenhando a pessoa, seja por sua simplicidade ou pela aparência física.

Esse sentimento orgulhoso afasta de nós a nossa própria consciência de que precisamos da graça de Deus e, com isso, progressivamente nos afasta dEle. O orgulho afasta as pessoas; a humildade, entretanto, os une.

A Bíblia afirma que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes!

Sinônimos de altivez

      • arrogância
      • dignidade
      • nobreza
      • presunção
      • soberba
      • sobrançaria
      • orgulho
      • pose
      • aprumo
      • empáfia

UM ESPÍRITO ALTIVO

Quando se pensa na palavra altivo, vem rapidamente à nossa mente a imagem de uma pessoa rica e esnobe.

No entanto, a Bíblia usa o termo para descrever qualquer atitude de “ser melhor que os outros”.

A pessoa não precisa ser rica para ser cheia de altivez.

Considerar-se mais inteligente, mais bonito, mais forte ou mais capaz que os outros são todos aspectos de arrogância. Embora esse tipo de mentalidade seja encorajado em nossa cultura, não há lugar para ele no Reino de Deus.

O salmista disse: Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei.

Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe (Sl 101.5; 138.6).

ORGULHO

“O orgulho precede a ruína” Pv 16.18

O orgulho humano pode trazer muitas consequências, a empáfia tem encontrado abrigo no coração de muitas pessoas, o orgulho é pertinentes ao sentimento humano, muitos conseguem controlar, mas outros não.

As pessoas podem ter algum tipo de orgulho, mas de maneira ajuizada e comedida, não permitindo que esse sentimento lhe conduza a infelicidade, o individuo pode se orgulhar daquilo que faz de bom, isso é natural é do próprio ser, porque ele carrega dentro de si esse sentimento.

Todo homem adora de ser massageado e louvado pelas suas atitudes, uns se gloria das más obras, outros das boas.

Definição “Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou anseio elevado de dignidade pessoal”.

As pessoas orgulhosas se sentem altamente dignas de serem louvadas através das suas obras, e não se sentem bem quando outras pessoas estão sendo elogiadas, essa é uma das marcas do orgulhoso, eles são incapazes até de parabenizar o próximo quando são promovidas ou destacadas em algum evento.

A humildade é o oposto, a pessoa humilde reconhece as suas limitações, ela é muitas vezes lisonjeada, mas não se ufana, e quando o próximo se destacar ele o parabeniza, esse é um gesto de humildade.

Biblicamente, subtende-se a consciência das nossas fraquezas e a adesão de atribuir em imediato todo crédito a Deus e ao próximo por aquilo que realizamos.

Deus rejeita o coração soberbo “Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.” (Sl 138.6).

Todo soberbo ficará só, – “Então tropeçará o soberbo, e cairá, e ninguém haverá que o levante..” (Jr 50.32a), há outros males promovidos pela soberba “É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas.” (I Tm 6.4)

Exemplos de pessoas orgulhosas

Há algumas comprovações bíblicas que o orgulho induziu muitas pessoas aos infortúnios, porque o homem na sua soberba é capaz de realizar coisas absurdas, humilhar e mutilar pessoas.

O rei Adoni-Bezeque, prendeu setenta reis e cortou-lhes os dedos polegares das mãos e dos pés, além de fazer os reis prisioneiros comerem as migalhas que caíssem da sua mesa, submetendo-os aos mais baixos níveis de humilhação (Jz 1:6, 7).

O rei Uzias, exaltou-se quando se fortificou e infringindo os mandamentos do Senhor, entrou no altar do Senhor para queimar incenso, deixando de lado a quem pertencia esse ofício (os sacerdotes), grande foi a sua altivez de espírito (2 Cr 26:16-20).

O rei Nabucodonosor se orgulhou das suas obras e atribuiu toda glória a ele (Dn 4.30). Belzsazar com o seu grande banquete (Dn 5.23).

 Existem ainda outros orgulhosos espirituais: Eliú o último acusador de Jó sentia-se puro (Jó 33:9); O fariseu que orava em pé. (Lc 18:11); O inchado de coração. (1 Co 4:18); O rico que de nada tem falta. (Ap 3:17).

A recompensa dos orgulhosos

Todos esses foram recompensados pelo seu orgulho, porque tudo o que o homem semear isso ceifará (Jz 1.6; 2 Cr 16.20; Dn 4.16,25, 32,33; Dn 5.23; Gl 6.7)

A soberba é o abismo onde costuma desaparecer até o verdadeiro mérito .

A arrogância faz desaparecer todas as virtudes que um homem possa ter.

Deus não é levado por respeito humano, ele está acima de tudo, só a ele pertence toda autoridade e glória.

As recomendações Bíblicas são evidentes quanto aos resultados das pessoas orgulhosas.

Reconheçamos as nossas fragilidades, enquanto não fizermos isso as nossas virtudes não aparecerão.

A humildade é o melhor caminho para quem quer receber aprovação divina (Mt 11.19).

Tenhamos cuidado para não sermos atingidos pela altivez de espírito, pois esse mal que leva as pessoas a sentirem a sensação de grandeza e poder.