COSTUMES DO MUNDO
A Bíblia ensina que não devemos amar ao mundo, pois ser amigo do mundo é ser “inimigo de Deus”.
Tiago 4.4 … não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
O mundo é todo esse sistema de valores que domina a sociedade e muitos deles são contrários à vontade de Deus.
São os famosos costumes da terra, que se transformam em normas de procedimentos para sermos aceitos na sociedade, e com isso gera a famosa acomodação e sujeição às situações impostas pela sociedade.
O mundo que não devemos amar é o “modo de vida” sem regras e cheio de pecados, que incentiva a ganância, o egoísmo, a força, a ambição e o prazer acima de tudo.
O cristão temente a Deus deve sempre vigiar para não ser envolvido por estes sentimentos carnais e deixar os valores espirituais em segundo plano.
Em I João 2:15-17 diz:
15 – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 – E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Aqui está escrito que os prazeres do mundo estão divididos em 3 partes: a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida.
. A cobiça da carne (sensualismo) é um desejo carnal, uma necessidade legítima do nosso corpo.
Mas quando permitimos que esses desejos se tornem excessivos e nos façam cometer pecados, então desagradamos a Deus que é santo e puro.
. A cobiça dos olhos (materialismo) é o desejo desenfreado e egoísta de termos aquilo que não precisamos ou que não pertence a nós.
. A soberba da vida (egoísmo) é o desejo de mostrar aos outros que somos superiores e ostentar aquilo que muitos não conseguem ter. É olhar apenas para nós mesmos.
O mundo exerce muita influência sobre nós e quer moldar nossos pensamentos, mas quando estamos em Cristo, nos tornamos cidadãos do Céu e temos a oportunidade de sermos guiados pelo Espírito Santo.
Todo ser humano quer ter uma boa vida, ele nasce e quer ser feliz, cresce e quer ser feliz, trabalha e quer prosperar, quer ser feliz, o ser humano estuda e se forma e quer ser feliz, gera filhos, constitui família, pois, quer ser feliz.
Então nós queremos ser feliz, isso não é pecado, não tem religião certa para ser feliz, não tem doutrina certa para ser feliz, não tem filosofia certa para ser feliz, não tem que ser ateu ou crente pra ser feliz, as pessoas querem ser felizes, e isso está no nosso DNA, só que tem um, porém, nós estamos sujeitos a um sistema ai fora que luta contra toda a felicidade que você e eu queremos, almejamos e precisamos ter.
E não podemos viver a dimensão do domínio principalmente por questão dos erros e fragilidades da alma humana.
Tiago 4:1-7
1 – DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2 – Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
3 – Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4 – Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 – Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
6 – Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Viver em grupos é uma necessidade que a maioria das pessoas têm, porque somos seres sociais, e na psicologia social sabemos que o ser humano é induzido a pensar e a fazer aquilo que a maioria está fazendo, isto é o poder da influência da massa.
Somos seres que precisamos um do outro, alguns até mais do que outros dependem da aprovação de outro para conseguir sobreviver, e para isso ele faz tudo para os outros o aceitarem e o aprovar, então ele vai no futebol, vai jogar com a turma, mesmo não sabendo jogar, nem aguentando correr, mas ele vai porque precisa da aprovação dos seus parceiros, vai para as raives, se drogam, praticam promiscuidades, falam palavrões, tudo isso pra se sentirem integrados a uma sociedade.
Então vamos entender, por exemplo, que muita gente gosta de carnaval, são viciados em drogas, se embriagam, ou se tornam prostitutos não porque escolheram essa atitude por gostar ou por ver algo bom nisso, mas sim porque recebeu essa influência indutiva das pessoas que estão a sua volta, como seus pais, amigos, vizinhos, colegas do trabalho, da escola, pois, se eles não fizerem como os outros fazem eles não serão aceitos na sua comunidade, e por isso poderão ser isolados, segregados no seu bairro, na sua rua, no seu grupo ou na sociedade em que tentam viver.
Este é um sistema interativo praticado pelas pessoas, mas na verdade é um sistema sócio espiritual interativo, porque ele também é espiritual.
É ai onde entra o inimigo. Satanás aproveita esse sistema social, e as fraquezas das pessoas para estabelecer suas armadilhas e gerar legalidades, para leva-los à morte espiritual, e até física.
E para viver em um sistema, o sistema, infelizmente, trabalha com esquemas, que é um modo de funcionamento social interativo.
E é através desses esquemas montados para a adaptação e convivência entre os membros que legalidades e brechas são estabelecidas, como falcatruas, negociatas, corrupção manipulações e jogos de interesses para viverem em comunidade.
Porque a nossa luta não é contra os seres humanos, verdadeiramente não é diretamente contra seres humanos, mas querendo ou não o sistema espiritual em que estamos vivendo está usando ser humano contra o ser humano.
Jesus diz que seus piores inimigos não seria o traficante, não seria miliciano, o seu pior inimigo seria o que é seu pai, sua mãe, seu irmão, sua esposa, porque não pense que eu vim trazer a paz eu vim trazer espada, por que eles vão ficar contra você quando você professar o meu Nome, as pessoas vão te odiar por amor de mim, por causa de mim, e vão te rejeitar, vão dizer que você não presta, que você quer ser mais santo que os outros, e você na verdade está seno gentil.
É assim que funciona o mundo, quando você quer ser um pouco melhor as pessoas e ficam com raiva de você ser um pouco melhor, numa empresa se você é muito competente e seus colegas vão começar a ficar com raiva de você porque aparentemente você vai dar a conotação de que eles são piores do que você.
E no mundo é assim não vão te entender porque você não bebe, não fuma, não cheira, não frequenta motéis, infelizmente é assim que funciona.
Então a nossa luta não é por ser humano, você não tem que lutar contra seu pai, contra sua mãe, mas tem que lutar contra o sistema que o aprisiona, contra hostes da maldade, contra heranças hereditárias, contra legiões das trevas.
O mundo esta debaixo de um sistema satânico, e esse sistema quer aprisioná-lo, como por exemplo, foi retratado no filme Matrix.
A nossa grande luta que estamos enfrentando agora é contra o sistema global.
Muitos por causa desse sistema global se venderão a satanás, se prostrando, adorando o satanás
Infelizmente existem alguns filhos de Deus que, mesmo com todas as promessas do Senhor, estão se vendendo, trocando a sua primogênita por um prato de lentilhas, e isso é muito complicado e o que podemos dizer é para os que assim se encontram voltem-se pra Deus, para tentar de alguma forma os prazeres do mundo.
Jesus deixou bem claro se você serve a Deus você aborrece ao mundo, e vice-versa.
Esse sistema faz com que sejamos obrigados a atender os anseios da sociedade que se não atender você tá fora
É aí que entra justamente o que o apóstolo João conseguiu decodificar e disse o seguinte:
I João 2:15-17
15 – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 – E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Mas Jesus disse:
Lucas 6:22-23
22 – Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.
23 – Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
E como podemos vencer o mundo?
Não se conformando com os padrões mundanos que incentivam a busca pelo pecado, riquezas e poder.
Devemos buscar a comunhão de pessoas cristãs, que compartilham da mesma fé que a nossa, porém, sem esquecer daqueles que ainda não conhecem a graça de Deus.
Além disso, devemos dar um bom testemunho em todas as ocasiões, sem medo de demonstrar quem somos e em que acreditamos.
Isso não quer dizer que temos que ser chatos e intolerantes com as pessoas, mas sim falar a verdade do Evangelho com amor e sabedoria.
CONCLUSÃO
Portanto, a nossa escolhe é que define o que realmente vamos viver:
Deuteronômio 30:19-20
19 – Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 – Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
Portanto, escolha servir a Deus, e não à carne
Romanos 8:9-14
9 – Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 – E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 – E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 – De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 – Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 – Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.