TEMPO E DIMENSÃO

TEMPO DO MUNDO

Qual o Tempo de Duração do Mundo?

A palavra de Deus nos ensina sobre a relatividade do tempo na visão de Deus:

 II Pedro 3.8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

Mas há uma pergunta muito interessante a se fazer então:

        QUAL A DURAÇÃO DO MUNDO?

A Bíblia nos diz:

Mt 24.32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. 33 Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. 35 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. 36  Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

Está claro, como podemos notar, que essa passagem fala sobre o tempo da grande tribulação e a segunda volta de Jesus, que ninguém sabe a não ser o Senhor nosso Deus.

Mas, refletindo um pouco mais sobre o assunto, temos que avaliar a importante frase de Jesus na cruz:

Lc 23.32 E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com ele.

Lc 23.39 Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. 40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? 41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. 42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. 43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

A dúvida que surge então é: Será que este ladrão chegaria antes dos demais de nasceram e morreram antes dele devido a frase hoje estarás comigo no paraíso?

O que podemos notar é que o conceito de tempo é relativo, pois não é um fator para ser analisado com base nesta dimensão, mas sim numa base absoluta, isto é, a eternidade.

Sendo a eternidade atemporal, o tempo é uma variável que e percebida somente dentro da dimensão da Luz pela concepção sequencial que a nossa mente consegue imaginar.

 Agora, voltando à pergunta acima, e debaixo da revelação do extremo amor de Cristo, temos a seguinte resposta:

A DURAÇÃO DO MUNDO É A DURAÇÃO DA SUA VIDA!

Tudo acontece no período da vida de uma pessoa e nada mais, e o final é a sua morte ou o seu arrebatamento, a partir daí todo o futuro já não tem influência ou qualquer interferência na vida da pessoa, e muito menos o passado.

Portanto, podemos simbolizar uma vida através do seguinte diagrama:

Deus dá a cada um de nós, nesse berço da Humanidade, chamado Mundo Natural, um espaço de tempo onde se manifesta a vida. (Assunto este que abordo com mais detalhe no meu livro “O Homem”).

Esse período individual tem 3 bases:

            1ª. – Realidade momentânea – Produto da intersecção das demais vidas que há de interagir

            2ª. – Realidade histórica – Produto da informação sobre o histórico das vidas passadas

            3ª. – Perspectiva de Futuro – Produto de previsões cuja base só é verdadeira quando provinda de Deus, já que ninguém conhece o futuro.  

Numa análise temporal, tomando como referência a vida de uma pessoa simbólica, chamada Paulo, temos:

1948 – Nascimento do Antônio, seu Pai (Avô do seu filho)

1976 – Nascimento do Paulo

1994 – Nascimento do Carlos, seu Filho

1998 – Morte do Avô

2042 – Morte do Pai

2058 – Morte do Filho

Analisando desta forma, notamos que o Avô chegaria ao céu antes do pai e do filho.

Agora vamos analisar os mesmos acontecimentos numa visão atemporal (referencial absoluto – eternidade)

 

Esta visão simbólica demonstra que a cada pessoa teria, se não fosse o pecado, a mesma condição de chegar a Deus, e todos chegariam ao mesmo tempo a Deus logo após sua morte.

Lucas 23.43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Portanto, a visão absoluta de Deus (atemporal) enxerga a todos ao mesmo “tempo” e, passado, presente e futuro estão passiveis aos Seus olhos.

Salmos 90.4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.

Por causa do conhecimento do mal, veio o pecado, e fechou-se este acesso a Deus, estando o homem fadado a morte eterna, mas Jesus se fez Caminho, para que todos através dEle tivesse esse acesso restaurado.

Gênesis 3.22-24 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E Havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Portanto somente em Cristo, após a morte, estaremos com Deus.

João 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

A obra de Cristo é singularmente essencial para a nossa e tem no seu bojo uma relação direta com o Resgate e demonstração do grau de autoridade, controle e soberania sobre todas as coisas.

I Timóteo 2.5-6 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

I Pedro 1.19-20 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

Jô 1.10-14 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.João 10.9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Isto é a coisa mais incrível que podemos imaginar, pois podemos conceituar o tempo, não mais na forma sequencial; mas sim como concatenação do empacotamento de períodos de vidas, isto nos dá a realidade dos fatos.

Não importa se o mundo vai levar 5 bilhões de anos para o seu final, ou se será daqui a 500 ou 10 anos, o que adianta saber disso se o homem vive no máximo 110 anos?

 Vida do homem

Portanto a vida de cada um é o espaço de tempo onde se permite a interação com os espaços de vidas de outras pessoas que tem intersecção com o nosso espaço e nesse tempo carrega-se cada ser com as informações de um passado (histórico), isto é, informações de outras vidas que estão vivendo em condições diferenciadas da nossa e que produziram as condições em que vivemos, também, as previsões para um futuro (tendência) , que são informações de outras vidas que estão vivendo o resultado do que geramos nesse tempo,. Com tudo isso temos todas as variáveis para decidir sobre os rumos que a nossa vida deve

tomar e que influências causaremos no futuro próximo ou distante.

Hebreus 4.3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha Ira. Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

João 17.21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Como o homem não percebe que a sua visão do todo é relativa, as suas ações são norteadas pelas circunstâncias do ambiente temporal e natural, deixando de interferir no âmbito atemporal e definitivo, que representa a verdadeira razão para o seu viver, sofrendo as consequências dessa visão limitada e fora de uma realidade.

Isaías 55.6-7 Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Efésios 2.10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.