Para sermos intercessores apostólicos, usados por Deus, nunca devemos nos esquecer de um princípio: nós podemos fazer grandes coisas; mas a que mais vai abalar o inferno, é quando começamos a orar e a buscar que a virtude do Espírito Santo venha sobre nós.
A Palavra conta que Jesus foi batizado no Batismo de João, batismo de conversão. Isso para que nos mostrasse que é preciso que nos arrependamos de nossos pecados, revisemos nossos caminhos e nos comprometamos a mudar de vida. Logo que foi batizado, do céu, veio uma pomba e pousou sobre Jesus e uma voz disse: “Eis meu filho muito amado, em quem coloco toda minha afeição” (Mat, 3, 17). Essa pomba, sinal do Espírito Santo que daquela hora em diante acompanharia Jesus em todos os momentos, como fazem questão de destacar todos os evangelistas, e manifestaria o poder de Deus.
Desde então, Jesus é chamado o Cristo, que do hebraico “mashiah”, significa Ungido e Messias, aquele que era prometido e anunciado pela Palavra. O Espírito Santo o preencheu de todos os Carismas espirituais e grandes manifestações começaram a acontecer, curas, milagres, libertações.
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (At 1:8).
O Batismo do Espírito Santo que recebemos no ato da nossa conversão é poder (Lc 24:49), um batismo de fogo (Mt 3:11), onde a pessoa é preenchida, é envolvida pela glória de Deus.
• Ninguém pode ser 100% feliz na vida ministerial se não for cheio do Espírito Santo.
• É para todos os que professam a fé em Jesus (Jo 14:12-17).
• É um dos alvos principais de Cristo (Mt 3:11).
• Significa experimentar a plenitude (At 1:5 e 2:4)
1. O PROPÓSITO DE ESTARMOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO
“…concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele”. (At 10:38).
• Manifestar o Espírito a cada um, individualmente, visando uma atuação útil na obra de Deus. Uma manifestação do Espírito Santo na qual a Sua presença, a Sua glória, e a Sua operação fazem-se presentes através de cada um dos seus colaboradores. (I Co 12:7).
• Capacitar para realização de grandes obras em nome de Jesus (Jo 14:12,16-18; Jo 16:14).
• Capacitar para um testemunho eficaz, testemunho com poder (At 1:8).
• Dar a identidade de filhos, herdeiros e co-herdeiros com Cristo. O selo do Espírito Santo é a nossa identidade no mundo espiritual (Ef 1:13). Quando estamos cheios do Espírito Santo o mundo das trevas nos identifica e teme. O revestimento do Espírito Santo é uma poderosa arma contra satanás, é um revestimento total.
Para sermos cristãos tivemos que nascer do Espírito de Deus. Para vivermos como cristãos e alcançarmos a maturidade depois do novo nascimento, devemos ser guiados constantemente pelo Espírito Santo. Através do Espírito Santo somos elevados a um plano de vida sobrenatural.
2. OS RESULTADOS DA PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO
• Mais sensibilidade contra o pecado. (Jo 16:8)
• Uma vida que glorifica a Jesus Cristo. (Jo 16:13,14 / At 4:33)
• Mensagens proféticas e louvores. (At 2:4-17 / I Co14:2 e 15)
• Visões da parte do Espírito. (Ap 1:9-20)
• Manifestação de dons espirituais. (I Co 12:4-10)
• Maior desejo de orar e interceder. (At 2:41,42 / Rm 8:26)
Uma vida vitoriosa: vitória diária sobre o pecado no cotidiano é uma necessidade para esse controle do Espírito (Ef 4:30). Isto significa reagir corretamente à luz da Palavra à medida que ela é revelada. (I Jo 1:7)
Uma vida de dependência:
o Este é o significado de “andar no Espírito”. (Gl 5:16).
o Conseqüências:
o Ser cheio ou controlado pelo Espírito significa:
o Um caráter semelhante ao de Cristo. (Gl 5:22,23)
o Adoração e louvor. (Ef 5:18-20)
o Submissão. (Ef 5:21)
o Serviço. (Jo 7:37-39)
3) O Espírito Santo intercede por nós
Romanos 8:26-27 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
A palavra de Deus, em Romanos, afirma que o Espírito intercede por nós, com gemidos inexprimíveis.
4) O Espírito Santo nos revela os propósitos de Deus
O Espírito Santo é Deus, portanto, conhece a vontade de Deus e pelo fato de habitar no ser humano, conhece também o egoismo e as fraquezas deste. Por isso é que Ele intercede diante do Pai, de uma forma profunda, por ver o grande abismo que existe entre a vontade humana e a vontade de Deus.
João 15:15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
I Corintios 2:9-13
9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 – Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 – Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 – As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
A nossa fraqueza consiste em não sabermos a vontade de Deus, por isso precisamos de um intercessor, e Deus em graça e misericórdia enviou o seu Espírito Santo para habitar em nossos corações e nos ajudar em nossa vida de comunhão com o Pai.
5) Devemos orar em todo o tempo no Espírito
O apóstolo Paulo, conhecedor desta verdade, falando sobre a batalha espiritual, orienta a igreja a se revestir da armadura de Deus e no final desta orientação afirma:
Efésios 6:18 Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.
Observem que a bíblia ensina orar em todo tempo no Espírito, exatamente para que não percamos o nosso tempo pedindo a Deus coisas que não estão segundo a sua vontade. É muito importante termos a direção do Espírito em tudo na nossa vida e principalmente em nossas orações.
6) no Espírito é orar em línguas estranhas
I Corintios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
7) O Espírito Santo nos faz adoradores
Outra afirmação bíblica que mostra a nossa dependência do Espírito Santo na comunhão com Deus é a seguinte:
João 4:23-24
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
O Espírito Santo ajuda o nosso espírito a adorar a Deus de todo o coração, alma, entendimento e forças. Se não houver a ajuda do Espírito Santo, nossa adoração será apenas com os lábios e não com o coração.
8) Devemos ser cheios do Espírito Santo
Que bênção é o fato de o Espírito Santo habitar em nós e nos ajudar em nossas fraquezas. Dependemos dele para tudo. Ele nos fortalece, nos dirige e nos leva a viver de acordo com a vontade de Deus. Por isso devemos viver constantemente cheios do Espírito Santo como ordena a Palavra:
Efésios 5;18 Não se embriaguem, pois a bebida levará você as à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.
9) O Espírito Santo derrama Dons aos homens
I Corintios 12.1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
I Corintios 12:7-31
7 – Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 – Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 – E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 – E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
I Corintios 12.31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
10) Para demonstração do Poder do Espírito
I Corintios 2:4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
11) Questão: O nosso mediador é Cristo ou o Espírito Santo? Romanos 8:26
PROBLEMA: Em 1 Timóteo 2:5 vemos que “há… um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. Mas Romanos 8:26 nos informa de que o Espírito Santo intercede por nós a Deus “com gemidos inexprimíveis”. Como pode então ser Cristo o único mediador, se o Espírito Santo também se interpõe entre nós e Deus?
SOLUÇÃO: Cristo é o único mediador; o Espírito Santo é um intercessor. Foi Cristo, e somente Ele, que morreu por nossos pecados (Hb 1 :l-2), tornando possível a nossa reconciliação com Deus (2 Co 5:19). O Espírito Santo não morreu por nossos pecados; Ele ora ao Pai em nosso favor, com base na obra redentora de Cristo. Além disso, a intercessão do Espírito Santo não é feita no céu, como a obra de Cristo é (1 Jo 2:1-2), mas é feita em nós. O Espírito que em nós habita intercede por nós ao Pai baseado na obra mediadora do Filho.
Ó maravilhosa intercessão de nosso bendito Senhor Jesus, não só porque garantiu nossa aceitação e perdão pelo Pai, mas também porque nela nos tornamos parceiros e cooperadores atuantes. Agora, entendemos melhor o que é interceder e por que tal ação possui tanto poder. Deus Filho é o nosso intercessor entronizado e Deus Espírito Santo é o intercessor que mora em nós, unindo-nos a Deus Pai em nossa intercessão. Jesus nos chama para sermos seus cooperadores ou parceiros na intercessão, algo que devemos considerar uma grande honra.
Que nossa intercessão se torne nossa vida de comunhão com Deus. Descobriremos, assim, que não só se cumprirão as promessas do poder de Deus no nosso Ministério, mas, muito mais importante, ao permanecermos em Cristo e ele em nós, seremos participantes da própria alegria dele de abençoar e salvar vidas.
Deixemo-nos ser parceiros com Jesus, o intercessor por excelência!
O Espírito Santo intercede por nós.
O Espírito Santo também nos ajuda a interceder.
Romanos 8:26-27 E da mesma maneira também o Espírito assiste as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
A palavra grega aqui traduzida “assiste” (sunantilam-benetai) trata-se do tempo presente, na 3ª. pessoa do singular, do verbo depoente sunantilambanomai, que é composto de sun, “juntamente com”, anti, “contra”, e lambano, “pegar em”.
Esta palavra, portanto, significa “pegar firme contra (algo) juntamente com”.
Dessarte, em Romanos 8.26 ficamos sabendo que o Espírito Santo pega firme contra nossas enfermidades juntamente com alguém. Com quem? Ora, conosco mesmos….
Romanos 8.26 não diz que o Espírito Santo faz nossas orações em nosso lugar. Ele nos ajuda. Se o Espírito Santo fizesse nossas orações em nosso lugar, Ele seria o único responsável por nossa vida de oração, e isso está fora da doutrina bíblica.
Leia aquilo que Jesus disse nos Quatro Evangelhos a respeito do Espírito Santo. Por exemplo: E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos… mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito (Jo 14.16-18,26).
A palavra grega PARACLETO, aqui traduzida “Consolador”, significa literalmente “alguém chamado para o lado a fim de ajudar”.
A tradução Amplificada apresenta o significado sétuplo da palavra: Consolador, Conselheiro, Ajudador, Intercessor, Advogado Fortalecedor, Amigo Fiel.
O Espírito Santo não é enviado para fazer o trabalho dos cristãos no lugar deles: Ele é enviado para ajuda-los a fazê-lo.
Jesus mandou os discípulos permanecerem em Jerusalém até serem batizados no Espírito Santo. Ele disse:— recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas (AT 1.8).
Um dos significados da palavra grega aqui traduzida como “poder” é “capacidade”. Outra maneira de expressar esse versículo é: “Depois de o Espírito Santo descer sobre vós, recebereis capacidade…” Capacidade de fazer o quê? Para ser testemunhas.
Ora, não é o Espírito Santo quem fará a obra de testemunhar – quem vai testemunhar é você, com a capacidade recebida da parte dEle.
Semelhantemente, não é o Espírito Santo quem fará por você as orações – mas você vai conseguir orar com a capacidade da parte dEle. Ele o ajudará a fazê-lo.
Nós somos os responsáveis pela nossa própria vida,
Nós somos os responsáveis pela propagação do Evangelho.
Nós somos os responsávels pela nossa própria vida de oração.
O Espírito Santo é o nosso Auxiliador.
Uma das maneiras de o Espírito Santo nos ajudar na oração da intercessão é por gemidos – e também pela oração em outras línguas.
As pessoas frequentemente citam Rom 8.26 e 27 com referencia ao papel desempenhado pelo Espírito Santo na intercessão. Mesmo assim, citar esses dois versículos isoladamente não transmite o significado integral deles. Na verdade, devem ser vinculados aos versículos anteriores.
Veja, nas letras em maiúsculo, a demonstração dessa continuidade:
Romanos 8:22-27
22 – Porque sabemos que TODA A CRIAÇÃO GEME e está juntamente com SUPORTA ANGÚSTIAS até agora.
23 – E não só ela, MAS TAMBÉM NÓS, que temos as primícias do Espírito, IGUALMENTE GEMEMOS EM NOSSO ÍNTIMO, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 – Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
25 – Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
26 – E da mesma maneira também O ESPÍRITO, SEMELHANTEMENTE NOS AJUDA EM NOSSA FRAQUEZA; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas O MESMO ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS SOBREMANEIRA COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS.
27 – E aquele que examina os corações sabe qual é a mente do Espírito; PORQUE SEGUNDO A VONTADE DE DEUS É QUE ELE INTERCEDE PELOS SANTOS.
Toda a criação está gemendo e suportando angústias. A consciência ulterior da dor acha-se em Deus, por causa do Seu amor perfeito.
Através da nossa comunhão, somos colocados em comunhão com a criação que sofre.
Nossa consciência dos gemidos da criação fica muito mais aguda do que quanto estávamos fora do Reino de Deus, porque estamos unidos com Deus mediante Jesus Cristo (Jo 15.5).
O Espírito Santo interpreta para que nós a consciência que Deum tem do sofrimento, e intercede com gemidos inexprimíveis, isto é, com gemidos que não podem ser vocalmente expressados em linguagem articulada.
A linguagem articulada é o nosso modo regular de falar.
Esses gemidos vem de dentro da pessoa, de nosso espírito, mas para serem eficazes precisam passar pelos nossos lábios.
Nesse caso, também, trata-se de o Espírito Santo que nos ajuda a orar. Simplesmente não podemos expressá-los em nossas próprias palavras.
Podemos entender, então, como: “Mediante os nossos gemidos inarticulados o próprio Espírito está implorando em nosso favor, com apelos tão ardentes, que não encontra palavras para os exprimir”.
Talvez não saibamos como ou o que pedir em oração para essa oração corresponder com nossas verdadeiras necessidades.
O Espírito Santo nos leva a gemidos que não conseguimos expressar em palavras e nos ajuda a dirigir nossos desejos aos objetos apropriados.
Além disso, ajudar-nos a sermos específicos faz parte dos gemidos.
Esses gemidos, anseios, são de acordo com a vontade de Deus e expressam o seu cuidado por nós.
Embora não possamos compreender os gemidos (no grego: Suspiro), para Deus, são inteligíveis. Ele sempre atende.
Nas circunstâncias ou condições adversas, o Espírito Santo intercede com gemidos.
Como intercessores podemos notar que muitas vezes passamos tempo em nosso Ministério sem haver muitas atividades desse tipo. É porque não há necessidade específica dela no momento.
Por outro lado, em tempos de circunstâncias ou condições adversas, aqueles gemidos começam a brotar dentro de nós – Trata-se do Espírito Santo quem nos ajuda a orar.
Nós nos entregamos ao Espírito em oração, e Ele nos usa dessa maneira.
Tome nota da palavra “semelhantemente” em Romanos 8.26. Significa “da mesma maneira”.
Da mesma maneira do quê? Da mesma maneira daquilo que foi dito antes.
Em outras palavras, assim como toda a criação geme e suporta angústias… e nós mesmos gememos em nosso íntimo… SEMELHANTEMENTE o Espírito Santo, também nos assiste em nossa fraqueza…. intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis, até que tudo fique em harmonia completa com a vontade de Deus.
Sempre haverá a necessidade de o Espírito Santo interceder com gemidos.
É possível que saibamos a vontade de Deus, mas somente o Espírito Santo sabe apresentar a necessidade de modo eficaz.
Em certas circunstâncias, não sabemos com certeza como orar. Precisamos dos gemidos do Espírito Santo na intercessão.
Rom 8.26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa FRAQUEZA…
O que significa a palavra “fraqueza” neste contexto?
O Dicionário define assim o significado da palavra grega: Falta de força, fraqueza, incapacidade de produzir resultados.
Nossas fraquezas nos impediriam de produzir resultados das orações, não fosse o nosso Auxiliador Divino, o Espírito de Deus.
A IGNORÂNCIA
A ignorância é uma enfermidade, nem sempre sabemos.
Paulo intercedeu em favor dos colossenses para terem conhecimento (E na oração dele achamos um indício de como podemos interceder por outros cristãos).
Colossenses 1.9 Por essa razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, NÃO CESSAMOS DE ORAR por vós, e de pedir que TRANSBORDEIS DE PLENO CONHECIMENTO DA SUA VONTADE, EM TODA A SABEDORIA E ENTENDIMENTO ESPITUAL.
PALAVRA DE DEUS
A vontade de Deus e a Palavra de Deus estão ligadas entre si.
Deus nos deu Sua Palavra escrita para nos revelar a Sua vontade.
Devemos renovar as nossas mentes com a Sua Palavra de tal maneira que a primeira coisa que nos ocorra numa determinada situação seja aquilo que Deus tem para dizer a respeito.
Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Deus nos deu a Sua Palavra. O Espírito Santo lança mão daquela Palavra e a traz à nossa lembrança. Daí, sabemos a vontade de Deus.
João 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
E ainda (graças a Deus), quanto às coisas não tratadas na Palavra, temos a unção do Espírito.
I João 2:20 E vós possuís unção que vem do Santo, e todos tendes conhecimento.
A LERDEZA DE PERCEPÇÃO
A lerdeza de percepção é uma fraqueza. Jesus Se referiu a ela em Lc 24.25, quando disse: “Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram”.
Paulo intercedeu pelos efésios porque estavam nessa condição……
Efésios 1:16-18
16 – Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
17 – Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, VOS CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE;
18 – ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO, PARA SABERDES qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
De novo, assim como na oração em favor dos Colossenses, a oração de Paulo, ungida pelo Espírito Santo, nos mostra como podemos orar por nós mesmos e por outros crentes, para vencer a lerdeza de percepção no tocante às coisas do Senhor.
Por causa dessa “lerdeza de percepção”, o Espírito precisa interceder com gemidos.
À medida que aprendemos a conhecer a Palavra e a vontade de Deus, o Espírito não precisará de interceder tanto por nós com gemidos.
Precisamos de alguém que nos exponha as Escrituras, assim como fez Jesus aos dois que caminhavam para Emaús, e aos apóstolos (Lc 24.13-45)
Lucas 24:45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
O Espírito Santo é dado para nos ensinar todas as coisas (Jo 14.26).
Ele nos ensina diretamente em nosso próprio espírito. Mas ele também nos ensina através de mestres que conhecem a Palavra de Deus.
Deus colocou mestres na igreja (Ef 4.11,12).
Não limite a quantidade de conhecimento que você pode adquirir de Deus.
Romanos 15:14 Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, CHEIOS DE TODO O CONHECIMENTO, podendo admoestar-vos uns aos outros.
É assim que Deus quer que sejamos!