Quanto às solicitações de oração, o papel do líder é concentrar a recepção de todos os pedidos de orações e organizar a distribuição dessas orações para a equipe.
Isso vai exigir de cada líder um senso de organização, e dos intercessores um senso de obediência e responsabilidade.
ATENÇÃO: Deve-se tratar com a mesma importância todas as fontes de onde se originam os pedidos, sem priorizar uma, em detrimento das outras, e elas são:
– Caixa de Pedidos de Oração, que deve ficar em um local visível e de fácil acesso na Igreja.
– Pedidos feitos nos envelopes de Ceia
– Pedidos recebidos pelo WhatsApp ou telefone ou pessoalmente.
– Pedidos dirigidos por líderes ou situações de catástrofes ou Emergenciais
Todos esses pedidos devem ser organizados pelo líder, e com muito temor diante de Deus, devemos dar um tratamento digno para que o Senhor seja honrado e as vidas respeitadas na sua dor ou necessidade.
Para que isso se torne possível, cada líder deve tomar as seguintes ações:
1. Monte pastas de orações com temas específicos para que os pedidos que puderem sejam agrupados por tema (tem pedidos que são muito genéricos, e nesse caso terão uma pasta genérica)
2. Os temas são:
– Família
– Enfermidades
– Profissional
– Ministerial
– Espiritual
– Emocional
– Vícios
– Seitas e Heresias
– Promiscuidade
– Violência, Roubo, Mentiras
– Depressão, destruição,Morte
– EMERGÊNCIAS
– Pedidos genéricos (quando a pessoa faz muitos pedidos sem focar em nenhum específico)
3. Ao receber os pedidos coloque-os em uma das pastas e distribua essas pastas entre os intercessores da sua equipe, inclusive vc fica com uma também, e semanalmente faça a troca dessas pastas entre eles.
4. A pasta de pedidos Emergenciais todos os intercessores devem orar e o líder deve acompanhar essas situações para posicionar os intercessores, as demais pastas cada intercessor vai ter uma ou mais como sua responsabilidade para cobrir de oração.
5. No caso do intercessor ter mais que uma pasta para orar, deve-se estabelecer que dia ora por qual pasta, ou qual o horário para cobrir cada uma (quem define é o intercessor juntamente com o líder).
6. O ideal é usar o Cenáculo para essas orações, não tendo, use uma sala, não podendo, o intercessor deve ter um caderninho para anotar seus pedidos e orar em casa, pois os pedidos originais devem permanecer na igreja.
7. Na medida do possível as situações devem ser acompanhadas para que não fique orando indefinidamente ou se pare de orar sem que a situação tenha sido resolvida.
8. IMPORTANTE: O líder deve ler cada um dos pedido e quando achar necessário, deve enviar esses pedidos diretamente para outro Ministério, para que, além da oração, se tome as devidas providências para a perfeita solução do caso, Ministérios estes como: Visitas, Gauf, Capelania, Mulheres, Casais, Cura e Libertação, Aconselhamento pastoral, e outros dependendo do caso.
Obs.: O ideal é que as pessoas sejam orientadas a preencher os pedidos informando o nome e telefones de contato para que o caso delas sejam acompanhados.
9. Deve-se sempre exigir todas as informações necessárias para a perfeita oração. Não aceitem pedidos sem detalhes suficiente para ser apresentado a Deus. (muito cuidado com os pedidos feito de qualquer jeito… Isso deve ser evitado a todo custo)
Sei que essa organização vai exigir maior tempo e empenho de você líder, mas entenda que para isso você foi chamado e está sendo capacitado pelo Espírito Santo para entregar o melhor para o Senhor.
A organização é parte integrante do sucesso, e o zelo pela obra de Deus tem que nos consumir..
Sejam diligentes, e orientem sua equipe com proceder corretamente.
Implemente isso rapidamente na sua equipe para que sejam evitados os erros que têm sido praticados onde se prioriza somente os pedidos que se envia por Whatsapp e os demais são esquecidos… Muito cuidado com isso….