Base: II Cr 30.1-27
Os avivamentos (ou reavivamentos) são acontecimentos, relacionados ao mover espiritual, em que há a transformação de vidas em grande número, e esse fato já ocorreu em quase todo o mundo.
Um avivamento é uma renovação espiritual que causa mais fervor e dedicação a Deus.
Trata-se de grandes períodos de efervescência espiritual cristã, quando muitos, na maioria milhares, são atraídos às igrejas pentecostais, e sinais incomuns como batismo no Espírito Santo e curas sobrenaturais em massa acontecem.
Os avivamentos geralmente começam com oração, seja por parte de uma pessoa específica, que toma o rumo do acontecimento, ou seja por parte da igreja como um todo quando se posiciona em oração e grande clamor.
O avivamento pode ser individual ou coletivo, podendo afetar comunidades inteiras!
Avivamento na Bíblia
O avivamento é uma grande bênção de Deus. Ele promete restaurar e transformar vidas.
Isaías 44:3 Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole e minha bênção sobre seus descendentes.
Joel 2:28-29 E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.
A palavra avivamento não aparece na Bíblia, mas assim como aconteceu na celebração da Páscoa no reinado de Ezequias – 2 Crônicas 30:21-23, existem algumas passagens bíblicas que contam sobre o que nós chamaríamos de avivamentos:
· A decisão do rei Asa em dedicar o país de Judá a Deus – 2 Crônicas 15:8
· O arrependimento do povo de Nínive, com a pregação de Jonas – Jonas 3:4-5
· O arrependimento e a renovação da aliança com Deus, durante o governo de Neemias – Neemias 8:10-12
· O dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos –
Atos dos Apóstolos 2:1-4 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
No dia do Pentecostes, depois da ascenção de Jesus, houve um grande avivamento. O Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos e eles começaram a testemunhar de Jesus com poder e sem medo. Nesse tempo muitas pessoas foram salvas.
Atos dos Apóstolos 2:43-47 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
Em todos esses casos, houve uma renovação na vida espiritual das pessoas.
Como começa um avivamento?
Tudo começa sempre com a vontade de Deus.
É Deus quem decide a hora certa para um avivamento.
Não podemos forçar Deus a trazer um avivamento mas podemos nos preparar.
Muitos avivamentos são fruto de oração. Quando as pessoas se dedicam totalmente a Deus e não desistem, Deus traz avivamento.
Onde há pessoas dedicadas a orar pela igreja e pelo lugar onde moram, isso faz uma grande diferença.
Por trás dos grandes avivamentos da História, encontramos sempre pessoas que dedicaram vários anos a orar por transformação.
Um avivamento é algo que acontece de dentro para fora.
Quando o avivamento acontece, o Espírito Santo toca os corações das pessoas de maneira especial.
Essa transformação do coração se reflete nas vidas e nas ações, com uma maior dedicação às coisas de Deus,
Ø como a evangelização,
Mateus 24:14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Ø a justiça
Salmos 22:27 Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,
Ø e o amor ao próximo
Isaías 61:1-3 O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.
CONSEQUÊNCIAS DE UM AVIVAMENTO:
As consequências mais normais de um avivamento, além do aumento do número de conversões ao Senhor Jesus , são de melhorias na sociedade,
sendo que muitas vezes leis sociais são criadas por parte dos governos dos respectivos lugares em função da mudança social que neles ocorre.
Além disso, diminui-se o número de salão de bailes e bares na região
e verifica-se uma significativa baixa dos índices de casualidades imorais e/ou anticonstitucionais, que são sempre registradas no decorrer e após os avivamentos,
revelando que tais eventos trazem, sempre, uma boa consequência para a sociedade, mesmo aquela que não é cristã.
Algumas manifestações comuns notadas e testificadas por parte de tantos cristãos e não-cristãos como a presença real de Deus são:
· Convicção de pecado (em gemidos, choros e etc) e
· arrependimento (confissões públicas de pecados dantes cometidos),
· seguidos de genuína alegria (proveniente da certeza do perdão de Deus) por parte dos agora convertidos;
· Espontaneidade em tudo;
· Batismo do Espírito Santo, milagres e sinais (curas, expulsão de demônios e etc);
· Diminuição da futilidade ou superficialidade;
· Íntima comunhão entre os novos cristãos (inclusive com pessoas dantes desconhecidas);
· Fé renunciante;
· Perda da importância das diferenças denominacionais e teológicas (promoção da unidade da Igreja);
· Ações sociais voluntárias;
Aqueles que foram avivados se dedicaram a Deus,
Ø abandonaram o pecado,
Ø louvavam com grande fervor,
Ø sentiam a presença de Deus
Ø e ficavam cheios de coragem para seguir as ordens de Deus!
Apocalipse 12:10-11 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
O efeito de um avivamento é contagioso.
Atos 4:31-35
31 – E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
32 – E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
33 – E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34 – Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 – E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
A mudança na vida das pessoas é visível e atrai mais pessoas. Por isso, um avivamento é um tempo de grande oportunidade para espalhar o evangelho.
AVIVAMENTOS APONTADOS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Um dos grandes Despertamentos aconteceu nas décadas de 1730 e 1740.
Conta-se que, após uma das pregações de Charles Finney em Governeur, no estado de Nova Iorque, não houve baile ou representações teatrais por quase seis anos, tamanha a força das palavras proferidas pelo chamado apóstolo do avivamento. Ao longo de todo seu ministério pelos Estados Unidos, calcula-se que cerca de 500 mil pessoas aceitaram ao Senhor Jesus.
Um exemplo clássico foi o de William Seymour, iniciante do Avivamento na Rua Azusa em 1905, que orava em torno de sete horas por dia antes do avivamento começar.
E em alguns casos, como visto no Avivamento das Ilhas Fiji, houve uma grande restauração/despoluição da natureza.
Esses são alguns dos sinais principais de um avivamento.
Um avivamento também pode acontecer na vida de uma pessoa individual. Quando a vida espiritual entrou em declínio e está seca, a pessoa precisa de um avivamento. O avivamento restaura o relacionamento com Deus.
E quando não há avivamento?
O tempo do avivamento é muito bom; mas Deus também pode abençoar em outras fases da vida.
Deus é sempre o mesmo e merece nossa dedicação total em todo tempo.
A falta de um avivamento não é desculpa para nos afastarmos de Deus.
Avivamentos normalmente acontecem porque já há pessoas dedicadas a Deus no tempo sem avivamento
Tiago 4:8-10 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Com ou sem avivamento, quando nos dedicamos a Deus, Ele faz milagres em nossas vidas.
Esse é o tempo de clamar por avivamento
Habacuque 3:2 Senhor, ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.
A RESPONSABILIDADE É DE CADA UM DE NÓS
Ezequiel 37:1-14 A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale e que os ossos estavam muito secos. Ele me perguntou: “Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”. Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
Efésios 5:14 Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti.
E ELE VIRÁ COM GRANDE GLÓRIA E PODER
2 Crônicas 7:14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
Isaías 64:1-4 Ah, se rompesses os céus e descesses! Os montes tremeriam diante de ti! Como quando o fogo acende os gravetos e faz a água ferver, desce, para que os teus inimigos conheçam o teu nome e as nações tremam diante de ti! Pois, quando fizeste coisas tremendas, coisas que não esperávamos, desceste, e os montes tremeram diante de ti. Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.