PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS

EFICÁCIA INTERCESSÓRIA

EFICÁCIA DA INTERCESSÃO

 

Hebreus 4:12-13

12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

13 – E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

A palavra de Deus além de ser eterna, ela é atual. Ela não tem só a qualidade de durar para sempre, ela tem a qualidade de ser atual, ou seja, ela é para hoje.

Então, tudo aquilo que foi escrito a 2 mil, 3 mil, quase 4 mil anos atrás é como se tivesse sido escrito hoje pela manhã, tal é a atualização dessa Palavra em nossa vida.

Portanto, todas as vezes que nós temos a chance, a oportunidade de ler qualquer trecho bíblico podemos contextualizá-lo para a época que foi escrito, e também podemos contextualizá-lo pro momento que estamos vivento.

Esse é o poder da Palavra de Deus, por isso é que ela vai dizer que ela é viva e eficaz.

EFICIENTE OU EFICAZ?

Mas preste atenção, pois eficaz é bem diferente de eficiente. 

Qual é a diferença de eficiente para eficaz?

Quando dizemos que tal pessoa é eficiente, nós podemos dizer que aquela pessoa trabalha muito, e ninguém pode dizer que aquela pessoa não trabalha, porque ela trabalha muito; porém o resultado do trabalho dela não é compatível ao tanto de esforço que ela faz.

Já o eficaz não é assim, pois ele trabalhando pouco ou muito o resultado é compatível.

Às vezes uma pessoa eficiente tem que trabalhar 12 horas para fazer o que o eficaz faz em 6 horas de trabalho, porque as atitudes dele são mais pensadas, são mais elaboradas, são mais projetadas.

Então a Palavra de Deus não é eficiente, a Palavra de Deus é eficaz.

Utilizando um exemplo do dia a dia, vamos ver uma mulher que na cozinha está fazendo comida, mas ao mesmo tempo está lavando roupa, ela está limpando a casa, ela está ligando para o marido, ela está aprontando o filho pra ir para a escola. Ela faz um punhado de coisas, e tudo vai ficar pronto na hora certa.

As pessoas chegaram para almoçar, o almoço está pronto, o filho vai para a escola, pois, a van vai passar, ele está pronto, a roupa vai estar lavada e esticada no varal, tudo na hora certa, por quê?

Porque aquela mulher ela não é simplesmente eficiente, ela não simplesmente trabalha muito, mas todas as ações dela são coordenadas de tal forma, que aquilo que ela se propôs a fazer foi feito.

Proporcionalmente o esforço que ela fez é o resultado que ela conquistou pelo seu esforço. Então isso é o eficaz.

Então a Palavra de Deus é eficaz.

Suponhamos que você não tenha o hábito de ler a Palavra de Deus, suponhamos… Que você tenha a bíblia na sua casa, ela está na cabeceira da sua cama, você tem a bíblia, mas você não a lê.

Então você foi eficiente, comprou uma Bíblia apostólica, a encapou, deixou em um lugar de fácil acesso, mas você não a lê. Então você é uma pessoa eficiente.

Agora, quando você tira 5 minutos pra ler a Palavra de Deus, aqueles 5 minutos que você teve de contato com a Palavra de Deus, não da tua parte, mas da parte dela, ela foi eficaz para a sua vida, vai ter efeito, proporcionalmente àqueles 5 minutos.

Você parou sua vida por 5 minutos, leu a Palavra de Deus, e ela é viva e eficaz, vai ter efeito na sua vida, só que na proporção de Deus, ai já é outra coisa, pois, para Deus, 1 minuto é igual a um ano, um ano é igual a mil anos..

Então pra você, você se sentiu eficaz diante da Palavra de Deus, só que a proporção de Deus, aqueles 5 minutos vai desencadear na tua vida bênçãos sobre bênçãos.

A palavra eficácia para Deus ela tem proporção muito maiores.

Isaías 55:8-11

8 – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.

9 – Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

11 – Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

 

Por isso, quando escolhemos um trecho bíblico temos a confiança, a fé, de que a tua vida vai mudar, mesmo que você não tenha essa consciência, ela torna na tua vida algo concreto, ela tem efeito, e é eficaz o efeito dela na sua vida.

OUVIR OU ESCUTAR?

Então, a partir de hoje ESCUTA a Palavra de Deus.

Porque não usar o termo ouça a Palavra de Deus?

Porque ouvir é uma coisa, ESCUTAR é completamente diferente..

Segundo o dicionário da língua portuguesa vemos a seguinte explicação:

O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. … Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas, além disso, compreender e processar a informação internamente. Portanto, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece após o indivíduo receber o som.

Quando simplesmente ouvimos algo, sem a devida atenção, logo esquecemos e, indiretamente, estamos dizendo que aquilo não representa algo importante para nós. Em contrapartida, quando escutamos algo, prestando atenção e meditando no que foi ouvido, gravamos na memória a mensagem. Assim é também com a Palavra de Deus.

Ouvir significa aprender, escutar significa praticar e obedecer.

Quem escuta, medita. Quem medita, aprende. Aquele que aprende, aplica o aprendizado no dia-a-dia. Isto vale para tudo na vida, principalmente para a Palavra de Deus. Quando Jesus disse que “o coração deste povo está endurecido”, era justamente se referindo ao fato de que muitos O seguiam, ouviam o que Ele falava, mas não escutavam realmente, nem aplicavam seus ensinos no trato com o próximo.

Tg 1.22-24 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

Na Bíblia vamos escutar Deus dizendo: Ouve ó Israel, o Senhor é o teu Deus -> Ele está ensinando

Mas quando Ele diz: Escuta Israel, significa pratique o que você está ouvindo, pratique o que você está aprendendo.

Assim deve acontecer conosco, não apenas ouvir a Palavra e aprende-la, mas, principalmente, praticá-la, e para isso temos que escutá-la, dar ouvidos à ela.

Então, como intercessor apostólico, mais do que ouvir a palavra de Deus, escute. Mais do que aprender, pratique!

Não adianta você participar de Ceias, Vigílias, pregações, para apenas ouvir os pregadores. O que importa é você apreender o que lhe é transmitido pelos profetas de Deus e se posicionar para colocar em prática.

Para tua vida mudar, você tem que escutar, tem que obedecer, que realizar, melhorar, se aprimorar, para ser um ramo frutífero.

INTERCESSOR EFICAZ

Vamos entender (escutar)  que Deus tem para nos revelar quanto a ser um intercessor eficaz, para colocar em prática o nosso chamado intercessório:

Como cristãos, todos são intercessores, porque sempre buscam a Deus para o benefício de um ente querido.

Um intercessor é aquele que está entre Deus e uma pessoa, esteja ela doente, no pecado, no erro, uma pessoa que está na depressão, que é recém-convertida.

SER UMA PONTE

Interceder significa estar entre uma pessoa e Deus, fazendo uma ponte, sendo um representante, um elo entre a pessoa e Deus.

João 10:9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Jesus é a Porta, nós somos a ponte!!

Pelo que devemos interceder, isto é, por quem devemos ser essa ponte?

Será que é pelo filho que está nas drogas?

Pelo filho ou a filha que se perdeu na sua sexualidade com tantas ideologias que nós temos por aí hoje?

É uma pessoa que está doente e que precisa totalmente da sua atenção, que se você não der remédio pra ela, ela morre, que se você não der atenção ela morre?

É uma criança recém nascida que se você não der atenção em poucas horas ela também vai morrer?

 

SER UM ELEMENTO DE LIGAÇÃO

Então, nós sempre estaremos, durante o percurso da nossa vida, entre as pessoas e Deus, fazendo a ponte na condição de inter-seção, que significa ligar seções.

Portanto, quando eu intercedo por alguém eu estou ligando essa pessoa a alguém, que no nosso caso é Deus.

Essa intenção que está no seu coração, essa motivação, faz com que pessoas passem por essa ponte (que é você), alguém vai pisar nessa ponte pra alcançar um outro lado, ou novo patamar.

São pessoas que estão atravessando um vale escuro, atravessando uma fase difícil, atravessando um deserto… Esses são os que vão passar por você para chegar até Deus.

Você é verdadeiramente um intercessor! Alguém que liga duas seções, um inter-seções.

Desta forma, a tua atitude liga alguém a Deus, então se coloque na condição de ser essa ponte, talvez como a ponte estaiada, uma ponte suspensa, que abre e fecha para possibilitar passagem em todos os níveis, desde uma pinguela, até uma ponte enorme que atravessa o mar, não perca essa oportunidade.

Todas as pontes ligam uma margem à outra, então diga pra você mesmo que você é uma ponte!

Então você não pode desanimar, nem abrir mão jamais dessa condição.

Vamos ver um exemplo dessa condição na Palavra de Deus.

Moises tinha acabado de tirar um milhão e seiscentas mil pessoas do Egito.

Moisés teria que atravessar um deserto, e ele não sabia bem qual seria o tempo para isso, talvez um caminho que talvez levaria alguns poucos meses à terra prometida saindo da região do Egito, mas que na verdade levou 40 anos.

Ele tinha acabado de sair do Egito e estava num deserto, numa região que não tem água nenhuma.

Imagina você sem água, e você precisa dar água pra um milhão e seiscentas mil pessoas.

VENCER A MURMURAÇÃO

Êxodo 17:1-7

1 – DEPOIS toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.

2 – Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?

3 – Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

4 – E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

5 – Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.

6 – Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.

7 – E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não?

Nesse momento não adianta murmurar.

Imagina um milhão e seiscentas mil pessoas murmurando..

A murmuração é uma das linguagem do diabo.

Quando você vê duas pessoas murmurando, você pode ter a certeza que são dois demônios conversando baixinho, usando da boca de duas pessoas.

Murmuração não é de Deus, nunca foi, nem nunca será.

Murmuração é a expressão da insatisfação diante de um ungido.

Então as pessoas começaram a murmurar contra Moisés porque ele estava numa região onde não tinha água, e começaram a questioná-lo porque ele tinha os tirado do Egito.

E Moisés se vê entre o povo e Deus. Então ele vai conversar com Deus, e disse.. eles estão querendo me apedrejar, me matar,

E Deus dá uma ordem pra ele: Bata na pedra com o seu cajado, que vai brotar água.

Então Moises mais uma vês estava intercedendo, interligando seções, pois as coisas impossíveis ele vai buscar em Deus.

E ele vai e bate com o cajado na pedra e começa a jorrar água. Esse episódio é o Rochedo de Horebe, que passa a se chamar Massá e Meribá, que significa provação e contestação.

PROVAÇÃO E CONTESTAÇÃO

Quando o teu filho estiver contestando, quando ele tiver murmurando, quando a sua esposa estiver brigando com você, quando as pessoas estiverem pressionando você, vai diante de Deus buscar respostas.

E naquele momento você vira uma ponte, e você começa a ligar Deus a essa pessoa.

Você não vai ligar essa pessoa a você, você está ligando essa pessoa a Deus.

Então ali, em meio àquela contestação, em meio àquela prova dura, resplandece a figura do intercessor.

No meio das provas da tua casa, aquele problema que até então você não tinha, aquela situação que até então você não vivia, e de repente ela se apresenta na tua frente, você precisa verdadeiramente interceder.

Você vai trabalhar essa provação e essa contestação que as pessoas tem na maioria das vezes, não de você, mas de Deus, porque vivem questionando:

– Mas porque Deus fez isso?

– Mas porque Deus levou meu pai?

– Porque Deus permite tal coisa em minha vida?

Moises, e você muitas vezes não compreendem o porque das provas que passamos, e Moises não estava entendendo que aquilo era uma preparação para uma grande batalha que ele e o povo de Deus iriam enfrentar, pois, eles teriam que enfrentar uma poderosa tribo que estava em Canaã, os Amalequitas.

Êxodo 17:8 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.

Mas porque tinham que batalhar contra os Amalequitas?

Porque este povo controlavam a rota das pessoas e das caravanas que passavam pelo deserto.

Os Amalequitas daquela região controlavam o trafego, a passagem de pessoas por aquela região.

As caravanas tinham que pagar pedágio.

Bem, uma caravana de 50 pessoas é uma coisa, agora uma caravana com mais de um milhão de pessoas é outra completamente diferente.

E aqueles Amalequitas não queriam que o povo de Deus, libertos do Egito, passassem por ali.

Então o que vão fazer? Vão matar, vão guerrear pra impedir que os judeus passassem por ali.

BATALHA ESPIRITUAL

Êxodo 17:9-16

9 – Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.

10 – E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.

11 – E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.

12 – Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.

13 – E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.

14 – Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.

15 – E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.

16 – E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.

 

Então esta foi a primeira batalha de Moisés no Deserto, porque ele precisava passar rumo a terra prometida, e para isso ele tinha que enfrentar seu inimigo.

Então Moisés chama Josué.

Então essa passagem nos ensina alguns segredos espirituais:

1) Um intercessor não entra na batalha física, ele sobe ao monte, ou se retira, para de joelhos orar.

2) Quem entra na batalha é uma pessoa habilitada, uma pessoa de confiança, a exemplo de Josué.

E esse deve escolher pessoas da sua confiança e tão habilitadas quanto ele para formar seu exército.

3) Escolha outras pessoas para entrar nesse momento de clamor e oração para intercederem por você.

Moisés escolheu Arão e Ur e disse, vem comigo que vamos clamar a Deus.

Aqui vemos duas coisas bem definidas.

1) Quem intercede está num nível acima, mais alto, está fazendo a ponte

2) Quem batalha também foi escolhido, está preparado para a luta, mas depende também de quem intercede por ele.

Precisamos interceder para que as pessoas possam estar habilitadas e cobertas para enfrentarem suas lutas pessoais.

Entenda isso, avaliando melhor essa frase:

Enquanto o pai ou a mãe está orando e intercedendo pelo filho, este encontra forças para lutar contra as drogas que o estava dominando.

Vai ter gente lutando para sobreviver, lutando contra uma doença mortal, lutando contra um câncer, contra uma aids, contra uma esclorese múltipla, depressão porque outro está intercedendo por ela.

Essa é a luta, a batalha, é a pessoa que está sofrendo o mal que tem que ir para a batalha.

Não tem outra forma. Não tem como batalharmos isso por ele. Não tem como ter a dor dele, enfrentar aquele confronto no lugar dele. Mas você vai subir ao monte e você vai interceder por essa pessoa.

Essa é uma lição importante, porque tem muitas pessoas que confundem, e acha que intercessão é entrar na batalha, a não ser que a batalha seja particularmente sua, e alguém vai interceder por você.

Medite nisso:

Se o teu filho tem problemas, o problema é dele. Você é o intercessor dele.

O problema é dele, foi ele que entrou nas drogas, isso é um problema dele, e ele tem que saber que o problema é dele.

Diga para quem está do seu lado, ou se possível para quem você intercede:

O SEU PROBLEMA É SEU, NÃO É MÉU!

É importante deixar bem claro isso, porque senão começaremos a pegar o problema dos outros e assumirmos para nós.

Não é meu, eu tenho os meus, e você tem os seus.

O QUE É PROBLEMA?

A palavra PROBLEMA, segundo o dicionário, significa: AQUILO QUE TEM SOLUÇÃO.

Por isso que os professores iam à lousa antigamente e escreviam: Problemas de Física, Problemas de Matemática, etc.

E ai eles ensinavam a fórmula e você resolvia aquele problema. Você acha que o professor ia colocar na lousa algum exercício que não tinha solução? Não, todos tinham solução.

A questão era apenas conhecer as fórmulas para solucionar os problemas.

E problemas que não tinham solução não eram problemas.

Então precisamos, como intercessores eficazes, definir a situação.

O problema NÃO É MEU, cada um tem o seu próprio problema.

O nosso papel é intercedermos pela pessoa, servido de ponte entre ela e Deus!

Por essa ponte não somente a situação dela será apresentada ao Senhor, como a solução de Deus virá para a pessoa, desde que ela esteja a fim de lutar por viver a solução divina.

A pessoa vai ter que lutar contra a droga, e ela vai ter que saber que o problema é dela!

O intercessor nunca cheirou droga, nunca fumou cocaína, o problema é do outro, e nós somos intercessores, para que o Espírito de Fortaleza dê forças e motive a pessoa a abandonar seu vicio.

É por isso que o intercessor tem que subir num patamar maior.

Enquanto seu filho estiver dormindo, você vai até a porta do seu quarto, ajoelha-se junto aos pés da sua cama, às 3 hs da madrugada e clama incessantemente por ele.

Esse é o seu papel, Intercessor.

E como Moisés chamou Arão e Ur, você pode chamar pessoas para te ajudar nessa intercessão, para que você não desfaleça como a ponte que Deus deseja usar.

Apresente os propósitos pelo que você precisa interceder para aqueles que estiverem do seu lado, e peça ajuda, mas somente para aqueles que verdadeiramente têm aliança com você e maturidade espiritual para buscar juntos a mesma intervenção divina.

E estes sejam aqueles que, como Moises, quando este cansava, eles o ajudavam, pois no cansaço de Moisés, Josué perdia a batalha, mas quando Moises intercedia, Josué ganhava a batalha.

Você não pode desistir do seu papel de intercessor, pelo contrário, saber que em alguns casos difíceis faz-se necessário ter uma equipe e orar em concordância.

Veja, quando a gente não confunde os papéis, as coisas começam a funcionar melhor

O intercessor não tem o problema da pessoa, o problema da pessoa é da pessoa, eu sou o intercessor, aquele que é uma ponte para liga-lo a Deus, o Deus que tem a solução para ele.

Como intercessor eficaz, você vai interceder pela pessoa, até que esse inimigo, que tem nome, como depressão, AIDS, câncer, drogas, cocaína, bebidas, adultério, etc., seja derrotado por completo.

Como trabalho em equipe, podemos entender a aliança e conexão dos diversos ministérios da igreja, como Aconselhamento, Gauf, Capelania, Casais, e muitos outros que serão como Arão e Ur, dando todo o apoio logístico de contato, que serão o suporte para minimizar o peso causado pela exaustão da intercessão contínua.

DURAÇÃO DA INTERCESSÃO

Assim como Josué lutou, e passou por vitórias e derrotas, mas venceu os Amalequitas porque Moises intercedeu até o final, assim precisa ser a nossa intercessão, ir até o fim.

Pode ser que em alguns casos a intercessão por alguma pessoa dure vinte anos, ou em outros casos, dure até 80 anos.

Pode ser que depois que certa situação apareceu a intercessão por ela dure pelo resto da sua vida.

Pode ser, e você deve, nesse caso ter a mesma postura de Moises. Moises cansou sim, e teve que sentar.

Cansar-se é humano, e isso será uma grande prova que permitirá ou não a vitória final, pois se abrirmos mão, o inimigo vencerá, mas se continuarmos firmes, com nossas mãos levantadas, a vitória por fim virá a favor de quem clamamos diante de Deus.

E é na hora do nosso cansaço que entra em cena os nossos companheiros de intercessão, que além de colocar a Pedra que é Cristo para que possamos nos apoias nela, ainda vão levantar a nossa mão, e sustenta-las firmes para que não caiam, e assim possamos continuar a interceder até o fim.

Moisés ficou até o por do sol, até terminar o dia, até o fim da batalha, quando ele percebeu que os Amalequitas tinham sido derrotados.

Em algumas situações você está no início da batalha, já em outras em estado bem avançado, e em algumas a vitória já foi consumada.

Alguns propósitos vão durar por alguns dias, outros até terminar a rádio terapia, outros até restaurar o casamento, outros até a filha voltar para casa resignada, esclarecimento daquela calúnia, liberação daquele processo, até a abertura da porta de emprego, outros por toda a vida pelo cuidado daquela vida que tem síndrome de down.., que estão em avançada idade, estão com esclerose múltipla, pessoas cuja situação é grave, que sofreram acidentes, ou foram desenganadas pelos médicos.. é assim mesmo…

Há certas situações que teremos que interceder pelo resto da nossa vida, e viveremos de batalhas e lutas constantes, e até algumas derrotas.

Mas tenha confiança, porque se instalou em nós o estado consistente de intercessor, e para isso precisamos ter maturidade, porque o nível da nossa entrega demonstrará o grau de maturidade que realmente possuímos para o fim que o Senhor quer nos usar.

Lembre-se sempre, fomos escolhidos para isso pelo próprio Deus.

Portanto não pare, não desista jamais!

Intercessão é isso, você vai construir essa ponte até que um lado esteja ligado ao outro.

Até que aquela pessoa seja ligada a Deus, e Deus envie a resposta, ou estabeleça o seu favor ou a sua vontade sobre a pessoa.

Não desanime, confie, porque você está intercedendo pelo seu filho, pela sua filha, pelo seu amigo ou parente, por uma pessoa que tem uma situação crônica, mas que talvez esta pessoa não saiba, mas ela depende muito de você e da sua intercessão, e você é responsável por ela.

Cansou, chame os ajudadores, os colaboradores, que você continuará firme.

Um dos grandes exemplos de trabalho de ajuda mútua sobre alguns propósitos é o Relógio de Oração, onde um ajuda o outro no mesmo propósito.

Em certas situações que intercessão demorada, você pode até pensar: Mas isso não é justo..

Mas você é justo, e o justo viverá pela fé…

Ser justo é ser uma pessoa ajustada por Deus, para ser precisa em suas respostas, em seus discernimentos, no respeito ao próximo, no amor sacrificial, e com isso você se torna justo, pois o senso de justiça é aprimorado em sua vida pela obra do Espírito Santo em você.

E por isso você contrai uma graça maravilhosa em sua vida, que é a condição de intercessor perpétuo por uma situação, por um problema que não é seu, mas é de uma pessoa que você ama.

Então a intercessão vai transcendendo o ser humano, o ser humano vai mudando de patamar.

O intercessor não pode ser uma pessoa mediana, ou medíocre, mas sim uma pessoa promovida a um patamar diferente, onde ele se une a Cristo e vive experiências como Moisés viveu.

Como Moisés, você é o intercessor que subiu num lugar mais alto, está com a mão levantada, está clamando (fazendo a ponte) diante do Deus Altíssimo, para que aquela pessoa vença o problema que é dela!

Outro exemplo de intercessão estratégica foi o seguinte:

João 2:3-4

3 – E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

4 – Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

 

Maria percebeu que o vinho da festa tinha acabado, o problema não era dela, ela era apenas uma convidada, mas mesmo assim ela intercedeu diante de Jesus, ela se tornou uma ponte naquele momento.

Mas Jesus lhe disse:

Que tenho eu contigo? Traduzindo: Que tenho a ver com isso, o problema não é meu, é dos noivos….

É muito importante esse caso, onde o próprio Jesus disse: O problema não é meu, então você precisa entender que o problema não é teu, você é um intercessor.

No caso do vinho, os dois, tanto Jesus como Maria tornam-se ponte de um problema que não eram deles.

Então Jesus dá uma ordem, e disse, escutem o que estou dizendo: Encha essas talhas de água….

Ele intercedeu, foram levantados ajudadores para encherem as talhas, como Josué e Calebe no caso de Moisés, que foram e batalharam, pois fazem parte da solução do problema.

O que Jesus fez nessa hora? Ele abençoou a água, ele efetivou a ponte com o Pai, ele abençoou o casamento, e houve um grande milagre e a água foi transformada em vinho, num bom vinho.

Você entendeu a condição do intercessor?

Assim deve ser o processo de solução dos problemas apresentados pelo povo na igreja.

Enquanto a Intercessão estiver clamando, intercedendo, sendo ponte, os Josués precisam ser levantados, e quais são eles?

São os demais Ministérios, como Capelania, Gauf, Social, Aconselhamento, Cura e Libertação, e outros mais que vai interagir diretamente no problema e manifestar a solução de Cristo.

NÃO PODEMOS SER COVARDES

Quando um marido abandona sua esposa e filho, porque esse nasceu com uma deficiência, esse marido é covarde, porque ele abandona dizendo que o problema não é dele. Realmente o problema não é dele, mas é de alguém que ele deveria amar, e amor é atitude e não apenas uma declaração.

Ele deveria falar: Esposa, vamos juntos até o final.. A partir de agora conte comigo, estamos juntos nesse barco, e eu e você ligamos essa ponte a Deus. Quanto tempo vai demorar? Não sei.. pode demorar a nossa vida toda, mas a partir de agora somos intercessores por essa vida.

Assim é o papel de um verdadeiro intercessor. Assumir um compromisso de ser uma ponte e confiar na obra de Deus, pela fé que tem em seu coração.

SEJA UMA PONTE

Então, a partir de hoje tome uma posição e assuma que você é uma ponte, e comece a declarar: Eu sou uma ponte, e vou ligar fulano a Deus, eu vou ligar ciclano a Deus, e assim por diante…

Você vai voltar para sua casa, e com certeza deve ter um monte de problemas lá… Alguns são seus, mas a maioria são da sua esposa ou do seu marido, do seu pai e mãe, do seu filho, filha, nora, genro, sogra, e outros, mas sobre todos esses problemas você será uma ponte para liga-los a um Deus que vai solucionar o problema deles!!!

E ai quando você assume de fato essa condição de intercessor você se apaixona pelo seu chamado e passa a contemplar as vitórias que começam a aparecer à sua frene, pois grandes milagres vão acontecer na vida deles.

Você vai ver pela sua intercessão diária, que a pessoa está resistindo, está sendo transformada, está quase vencendo a droga, o marido já está dando sinal que vai voltar pra casa…. você vai ver Deus agindo pela ponte que você criou em cada caso, e isso é maravilhoso…

E quando a vitória vem por completo, você vai glorificar a Deus e a sensação de alegria e paz é indizível, e vai preencher o seu coração, fortalecendo a sua fé para sempre, e você vai declarar que valeu a pena interceder pela pessoa, pela igreja, pela situação que era impossível…

Valeu a pena ver o inimigo expulso daquela pessoa, foi aquela pessoa que lutou, mas eu intercedi.. e valeu a pena!!!

Como é bom ver os amaleques, dos dias de hoje, serem derrotados, exterminados, varridos completamente do nosso meio..

Por isso que muitas vezes vamos ver testemunhos de pessoas que venceram o câncer, venceram a aids, venceram a esclerose múltipla, venceram o adultério, venceram a dependência das drogas, venceram o suicídio, venceram a mentira, venceram a idolatria… por causa da intercessão de cada um de nós, por intervenção de Deus na batalha daquela pessoa.

E a gente ao falar com aquela pessoa, 5 ou 10 anos depois, ela diz: Estou ótima, estou firme, estou vivendo uma nova vida… definitivamente ela aniquilou o Amaleque.. Ela lutou e nós intercedemos.

PASSAR PELA CRISE

 

Um dia Jesus chegou pra Pedro e disse:

Lucas 22:31-32

31 – Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;

32 – Mas eu intercedi por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

 

O próprio Senhor Jesus viu que o problema de Pedro era real, o problema era dele, mas Jesus intercedeu por Pedro.

 

Temos que tomar cuidado, o diabo está tentando cirandar, acusar, destruir pessoas dentro da nossa própria casa, na nossa igreja, na nossa região. Não podemos nos conformar, e interceder prontamente por cada um.

 

Crivo, peneira e crise são a mesma coisa, são sinônimos.

 

Quando uma pessoa diz que está em crise, esse é um momento chave para ela, pois toda a vês que uma pessoa passa por crise é que a peneirada está sendo muito forte.

Passar na peneira significa filtrar, tirar o que não presta, limpar, onde o que é bom passa, e o que é ruim fica pra depois ser jogado fora, e muitas vezes isso dói demais.

 

Com isso aprendemos que um momento de crise é bom, pois é uma oportunidade de restauração e estabelecimento do que é puro e verdadeiro, pois somente isso vai permanecer após essa crise terminar.

 

Mas enquanto a pessoa vive esse processo de ser peneirada, de passar por essa crise, o intercessor estará orando por ela, para que ela possa resistir firme e ir até o final.

 

E o resultado será maravilhoso, pois estabelece a condição para um novo patamar na vida dessa pessoa.

 

Então, a partir de hoje, avise para as pessoas que estão em crise, ou para as que pedem oração pra você, o seguinte:

 

Eu quero te dizer que esse problema é teu, o diabo está te peneirando, mas você vai ter que lutar contra ele, essa condição de luta é tua… mas eu vou interceder por você, e vou ser uma ponte para te ligar a Deus… E Deus vai usar essa ponte para de ajudar, te fortalecer e te dar vitórias… Mas vai depender de você.. SE você vai querer lutar e se ver livre desse mal ou não, depende somente de você, a opção é sua…. Mas eu vou orar por você, até que você vença completamente essa situação… Entendeu?

 

Isso tem que ficar bem claro na cabeça daqueles que nos pede intercessão.

 

E ficando claro na cabeça dele quanto ao seu problema e sua opção, também vai ficar clara na nossa pois reconhecemos a responsabilidade que pesa sobre nós.

 

Entenda.. Quando um pai ou uma mãe vê seu filho doente, eles sofrem junto e isso pra eles é tão sério que são capazes de declarar que preferiam que a doença do seu filho estivessem neles para não ver o sofrimento do seu filho amado.

 

Mas não vai dar.. o problema é do seu filho, a doença é dele, vai continuar com ele, mas os pais se colocando no papel de intercessor, aquela criança vai ter mais força e cobertura espiritual para vencer o mal que a tenta assolar.

 

Essa repetição é muito importante, para que possamos entender e assumir definitivamente a nossa condição de INTERCESSOR, e não mais ficarmos assumindo o que não resolve e só traz peso e dor, e não solução..

 

Olha o que a Palavra de Deus nos diz a esse respeito:

 

Mateus 11:28-30

28 – Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 – Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30 – Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

Estabeleça essa ponte… vá até Jesus… e deixe ele aliviar o fardo e o jugo dos outros… não é você que faz isso…. Aprendeu??

 

SER SINCERO

 

A melhor oração, a melhor intercessão, é a oração sincera.

 

A palavra sincera vem do latim sem cera, sem mascara.

 

Deus está te aguardando para ouvir a tua voz, a tua intercessão, o teu choro, o teu clamor, talvez até o teu silêncio, orando em línguas,

 

mas quando você se colocar na condição de intercessor, os inimigos daquela pessoa, que tem nome, chama-se traficante, gigolô, ideologia de gênero, vícios, violência, rebeldia, enfermidade, morte, que são os amaleques de hoje, todos eles serão derrotados, pisados, destruídos, aniquilados, pelo poder da intercessão.

 

INSPIRAÇÃO

 

Romanos 8:26

26 – E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

 

A verdadeira intercessão é inspirada pelo Espírito Santo, e é isso que você tem que fazer, buscar com intensidade ao Espírito Santo de Deus, ler mais a palavra de Deus, meditar na palavra da verdade que é Cristo, e deixar com que o Espírito Santo te aproxime de Deus, que Ele faça a obra intercessória através da sua vida, e o fim será maravilhoso.

 

CONCLUSÃO

Portanto intercessor, agora a sua consciência tem que ser mudada, transformada e aperfeiçoada, pois você aprendeu o valor de ser um intercessor apostólico, uma ponte para a ligação celestial com a solução que é Cristo.

Você subiu num patamar superior, sua mão está levantada, agora não pare de interceder… não pare até você ver o inimigo dessa pessoa completamente derrotado.

Para que sua intercessão seja eficaz, repita sempre:

O MEU PROBLEMA NÃO É MEU, O PROBLEMA DOS OUTROS SÃO DOS OUTROS, E EU SOU A PONTE PARA O MILAGRE ACONTECER…

EU NÃO TENHO O PROBLEMA, EU TENHO A SOLUÇÃO QUE É JESUS!!!

E desta forma o que você apresentar diante de Deus, Ele intercederá diante do Pai, e manifestará os seus propósitos, pois o que Ele tem para cada um é: Bom, perfeito e agradável, em Nome de Jesus, Amém!