Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Estamos vivendo num tempo onde a mente das pessoas tem sido embotadas por uma série de informações que as levam a um estado de loucura por não saber discernir as diversas fontes de onde jorram essas informações.
I Coríntios 14:10 Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
Diante de tantas oportunidades e verdadeiras armadilhas, encontra-se cada um de nós, tendo como responsabilidade tocar nossa vida, casa, família, profissão e, acima de tudo, cuidar da obra de Deus.
Então é muito importante, diante da grande responsabilidade que o Senhor nos confiou, que possamos buscar o entendimento necessário para viver a plenitude do que representa o nosso chamado intercessório.
Para tanto, precisamos aprender alguns PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS, que quando praticados corretamente geram uma verdadeira transformação (METANÓIA), através do ajuste de conduta que esses princípios produzem em nossa vida.
Metanoia significa a ação de mudar de ideia ou pensamento, ou seja, deixar de seguir ou acreditar em determinada coisa para vivenciar um novo modo de enxergar a vida, por exemplo.
Para nós, cristãos, a Metanoia representa o processo transformador decorrente de arrependimento e conversão do indivíduo para determinada doutrina. Consiste na reinterpretação que a pessoa tem da sua vida, seja moralmente, intelectualmente ou espiritualmente.
Trata-se de uma atuação constante e crescente gerado do Espírito Santo, que se inicia a partir do momento em que o indivíduo reconhece e aceita a Jesus como seu único Senhor.
PROCESSO DA METANÓIA
A Palavra de Deus nos ensina que somos constituídos por uma série de escolhas do que representa o certo para nós, em detrimento do certo para as outras pessoas, ou até para Deus.
Provérbios 23:7a Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.
E com o passar do tempo esses conceitos começam a criar raízes, moldando um caráter deformado, cheio de sofismas e preso em fortalezas mentais.
Como intercessores, precisamos nos abrir para viver a obra transformadora que o Espírito Santo deseja produzir em nossa vida para que possamos ser verdadeiramente canal de benção nas mãos do Senhor Jesus.
Filipenses 1:6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
Portanto, nesse versículo se torna extremamente claro que o Espírito Santo está trabalhando em nossa vida, e isso para produzir transformações,
1ª. Aqui na Terra
II Coríntios 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
2ª. No arrebatamento
I Coríntios 15:51-52
51 – Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 – Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Então, enquanto estivermos aqui na terra, precisamos nos abrir para que a obra da METANÓIA seja operacionalizada em nós, para que o Espírito Santo tenha plena liberdade para realiza-la, mas para isso, precisamos estar dispostos a promover uma radical transformação em nossa vida, pois depende de nós:
Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
ABRIR-SE PARA A TRANSFORMAÇÃO
A verdadeira transformação tem início quando passamos a compreender que além do plano que possamos estabelecer em nossa vida, o Senhor nosso Deus tem um plano maior e bem melhor que o nosso para cada um de nós.
Isaías 55:8-9
8 – Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9 – Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Filipenses 2:13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
VIVER O PLANO DE DEUS
Ao desejar viver o plano de Deus em nós, o Espírito Santo inicia uma série de transformações em nossos valores (sentimentos) através dos seguintes PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS:
1º. PRINCÍPIO DA INFORMAÇÃO ESPIRITUAL
Não podemos nos limitar ao que os nossos sentidos nos dão de informações, pois isso muitas vezes nos levará a uma tomada de decisões completamente fora da verdade
I Coríntios 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
Mas somente pelo Espírito vamos conhecer a informação correta, que é a VERDADE.
I Coríntios 2:10-12
10 – Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
12 – Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
Isso implica que todas as informações somente tem um sentido real, quando vindas do Espírito Santo, e a busca dessa informação correta tem que ser uma busca incessante em nosso Ministério, para que muitos deixem de praticar o achismo ou a religiosidade, onde a fonte da informação é apenas humana e deduzida logicamente.
Para que a INFORMAÇÃO ESPIRITUAL seja validada, a METANÓIA dá início a um novo patamar em nossa vida, que representa a sede pela Palavra de Deus.
2º. PRINCÍPIO DA CAPACITAÇÃO ESPIRITUAL
A Palavra de Deus diz:
Oséias 4:6a O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; …
Oséias 6:3a Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR…
João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Ler, meditar, conhecer e se aprofundar na Palavra de Deus, é uma condição que permeia a verdadeira transformação, pois
Hebreus 4:12-13
12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13 – E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Portanto, a leitura e meditação da Palavra de Deus de forma incessante começará a produzir os primeiros brotos dessa transformação, pois
Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
A fé, agora iniciada, fortalecerá os passos seguintes,
Tiago 1:3-4
3 – Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
4 – Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
A partir da obra de resistência e persistência que a fé produz em nossos corações, alcançamos o 3º. Patamar
3º. PRINCÍPIO DO CONHECIMENTO ESPIRITUAL
O conhecimento é o alicerce onde construímos a nossa nova mente espiritual
I Coríntios 2:14-16
14 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 – Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Efésios 4:11-15
11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 – Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 – Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Nós, intercessores, estamos nesse rol declarado em Ef 4,11, como profetas, mas o conhecimento da Palavra nos leva a sermos doutores também, pela intensidade com que tratamos as coisas espirituais.
Essa passagem é muito séria e clara, pois representa uma expectativa de Deus quanto ao nosso chamado Ministerial, e por isso não podemos continuar sendo crianças, brincando de fazer a obra de Deus, e nunca levando a sério a obra transformadora e aperfeiçoadora que o Espírito Santo está tentando realizar em nossa mente.
Quando um cristão atinge esse nível de conhecimento, ele passa a andar pela fé, e isso impõe sobre ele uma série de condições que precisam ser vencidas, trata-se no próximo nível de METANÓIA:
4º. PRINCÍPIO DA APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPIRITUAL
A Palavra de Deus é bem clara quanto a isso:
Tiago 2:17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
I Pedro 1:7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
A METANÓIA operante em nós, nos levará a confrontarmos as nossas conveniências, convicções, princípios pessoais, e isso gerará uma revolução dentro de nós, pois nos abrirá o entendimento da real obra de Cristo através de nós:
Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Que poder é esse que opera dentro de nós?
São os dons espirituais que Jesus nos concedeu
Efésios 4:8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
Por isso o Senhor diz através do apóstolo Paulo:
I Coríntios 12:1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
I Coríntios 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
Isso implica que não podemos continuar realizando nossas atividades ministeriais segundo nossa capacidade natural, mas, em tudo o que fizermos precisamos aplicar os dons, desenvolvendo uma nova maneira de pensar, agir e realizar através da nossa fé, usando as armas espirituais que estão à nossa disposição.
Isso é um exercício de guerra, e somente os fieis chegarão ao novo patamar
Hebreus 10:35-39
35 – Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
36 – Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
37 – Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
38 – Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
39 – Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.
No decorrer do tempo, exercitando as nossas atividades ligando e desligando espiritualmente, alcançamos um novo patamar:
5º. PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO ESPIRITUAL
A própria palavra nos ensina sobre a especialização que o Senhor determinou para cada um dos seus filhos
Ef 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores
Não dá mais pra ser generalista, saber um pouco de tudo, e nada profundamente.
Um especialista é um mestre, alguém altamente capacitado, que permite que o Espírito Santo se expresse plenamente através da vida dessa pessoa.
Atos 5:15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
Atos 28:8-9
8 – E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou.
9 – Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam.
O especialista não depende onde está ou em que condições se encontra, o diferencial que nele há, faze diferença e é um instrumento de Deus para refletir a Sua glória com excelência.
6º. PRINCÍPIO DA INOVAÇÃO ESPIRITUAL
O elemento que move a METANÓIA, é o inconformismo, e esse inconformismo nos fará romper barreiras que limitam a nossa condição de viver e de realizar a obra de Deus na Terra.
Este é princípio que nos leva a uma dimensão superior na nossa relação com Deus, pois passamos a vivenciar as seguintes determinações espirituais
Lucas 1:37 Porque para Deus nada é impossível.
Filipenses 4:13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
João 14:12-14
12 – Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13 – E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 – Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Nesse patamar realizaremos o inaudito, milagres e maravilhas serão manifestos e alcançaremos uma condição que somente o Senhor pode nos permitir viver, pois o mundo espera esse despertar dos cristãos genuínos.
Romanos 8:19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
Com a inovação, vem o maior dom de todos
7ª. PRINCÍPIO DA GRAÇA DE DEUS
A Graça é derramada sobre aqueles que se dispuseram a viver a METANÓIA de forma plena, e foram até as últimas consequências para esse fim.
Viver na graça é muito mais do que ser salvo, mas é viver do favor imerecido, do amor ágape, da proteção e da honra que vem de Deus de forma sobrenatural.
Gênesis 6:8 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Rute 2:10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
I Samuel 16:22 Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
Ester 2:17 E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.
Lucas 1:30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
Você, como intercessor apostólico será cheio da graça de Deus
II Coríntios 2:14 E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
As portas se abrirão automaticamente
A honra virá sem detença,
A glória da última casa será maior que a primeira
E o Senhor te fará viver o bem do Senhor na terra dos viventes.
CONCLUSÃO
Para viver tudo isso, é necessário se abrir definitivamente para uma METANÓIAS, pois não podemos ser conformados, nem paralisados, nem medianos, mas sermos transformados pois algo muito grande nos espera:
Hebreus 12:22-23
22 – Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;
23 – À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;