Base Fl 1-21
SERVO ÚTIL
Isaías 48:17 Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Atos 9:15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
Para fazer uma pintura, o autor precisará de instrumentos: pinceis, tintas, tela, entre outros. Você concorda que somente os instrumentos não fazem nada, certo?
Eles precisam de alguém que possa utilizá-los, aproveitar suas funções únicas e, por fim, realizar sua obra.
Do mesmo modo, Deus utiliza cada um de nós para realizar Sua obra ao nosso redor.
Deus é um grande artista; suas obras engloba tudo: desde a natureza (o mundo) até nós, seres humanos.
Porém, desde os tempos antigos, Ele usa pessoas para a Sua obra.
Cada um é um instrumento nas mãos de Deus, e todos têm a mesma importância para Ele.
Nenhum instrumento é mais importante do que outro: todos contribuem para a obra; assim como um pincel sozinho não faz a pintura, pois precisa de tintas.
CONDIÇÃO DE HOMEM NATURAL
Zacarias 11:17 Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.
Veja a parábola dos talentos (Mt 25:14-30): o senhor confiou a tarefa aos seus servos em vez fazer as coisas por conta própria, mas um não fêz o que o senhor lhe comissionou.
Mateus 25:30 Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
CONDIÇÃO DO HOMEM ESPIRITUAL
I Pedro 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz
RELAÇÃO COM DEUS
I Tessalonicenses 3:5 Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.
EXERCÍCIO MINISTERIAL
Efésios 4:11-15
11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 – Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 – Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
LIBERDADE DO ESPÍRITO SANTO
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre!” (Romanos 11:36).
Para realizar os Seus propósitos e levar a Sua Palavra a todo mundo, Deus escolheu o homem. Seja sincero: se você fosse Deus, confiaria essa missão ao ser humano?
É claro que não, você teria feito isso sozinho! Por que mexer com a humanidade? Pra que mexer com uma raça que só causa problemas e confusão?
No entanto, apesar de tudo isso, Ele nos escolheu para realizar a Sua obra.
Quando Deus abriu o Mar Vermelho para o povo de Israel fugir do faraó do Egito, Ele não precisava da ajuda de Moisés, não precisava que aquele homem segurasse o Seu cajado.
Deus estava fazendo o trabalho, mas ordenou a Moisés que estendesse aquele objeto sobre as águas para que elas se abrissem. Deus não precisava que Elias orasse para enviar fogo do céu.
Da mesma forma que não precisava da arca de Noé para salvar a família daquele homem e os animais. Mesmo assim, o Senhor operou por meio dessas pessoas para cumprir os Seus propósitos.
Deus não precisa de você para fazer a obra dEle, mas, mesmo assim, Ele te escolheu.
Ele poderia muito bem colocar a Palavra dEle no coração dos seus amigos e familiares, mas Ele quer que você faça isso.
Ele poderia mover um dedo e expulsar todo espírito maligno da terra, mas Ele espera que você faça isso usando a autoridade dada pelo nome de Jesus.
Então, se disponha a ser um instrumento nas mãos de Deus.
Outra coisa muito importante: Se Deus não precisa de você para fazer o que Ele quer, então você não tem motivos para se gloriar quando Ele fizer algo maravilhoso através de sua vida.
Não olhe para você, porque a capacidade vem dEle: “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre!”.
Nunca se esqueça: você é só o instrumento; Deus é quem faz.
Você quer ser um instrumento/ferramenta usado por Deus ? Você sabe o que isso significa?
Não duvido, o fato que todos vocês tem o desejo de serem instrumento nas mãos de Deus! Eu também desejo!
Mas para Deus usá-lo, como instrumentos em suas mãos precisamos estar em perfeitas condições de uso.
Necessitamos que o Espírito Santo de Deus nos encha e nos capacite para usarmos nossos dons, talentos, potencial, habilidades e idéias, que tudo isso deva ser consagrado a Deus.
MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
I Corintios 12:7-11
7 – Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 – Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 – E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 – E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
PODER QUE OPERA EM NÓS
Atos 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
DONS DE DEUS
I Corintios 12:1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Há diversos tipos de dons e ministérios; porém, tudo isso existe pela graça de Deus (1 Co 12:4-6).
Cada um de nós tem uma capacidade, uma especialidade, que é útil para a obra de Deus.
Somos instrumentos dEle! Na “caixa de ferramentas” de Deus não há somente pinceis, ou tintas, mas sim uma variedade de instrumentos: pessoas com diversos dons para servir os outros. (1 Pe 4:10) e que trabalham juntos na edificação do corpo de Cristo: a igreja.
Mas, se Deus é o artista e nós as ferramentas, então, o que podemos fazer?
Nada, pois somos apenas ferramentas?
Não é assim que as coisas funcionam na obra de Deus!
Ele deseja que nós assumamos a responsabilidade de usar nossas habilidades ao invés de sermos “meras ferramentas”.
I Corintios 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
CONDIÇÃO DE INSTRUMENTO
Jeremias 18,1-6:
1. Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: 2. “Levanta-te e desce à casa do oleiro: lá te farei ouvir minhas palavras.”3. Eu desci à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando no torno. 4. E estragou-se o vaso que ele estava fazendo, como acontece a argila na mão do oleiro. Ele fez novamente outro vaso, como pareceu bom aos olhos do oleiro. 5. Então a palavra do Senhor me foi dirigida nestes termos: 6. Não posso eu agir convosco como este oleiro, ó casa de Israel? oráculo do Senhor. Eis que, como argila na mão do oleiro, assim sereis vós na minha mão, ó casa de Israel!
Retomando ao versículo 6, esta é a pergunta de DEUS para você, atualizando seria: “Não posso eu fazer de ti um instrumento nas minhas mãos?
Deus nos faz ouvir suas palavras e seu pedido.
Precisamos ser instrumentos de Deus, porque hoje o mundo carece d’ELE.
Vejamos, de acordo com os textos bíblicos, as características que são requeridas de alguém que quer ser instrumento usado por Deus:
1º INTIMIDADE:
Salmos 25:14 O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.
Ter intimidade com Deus é gozar de um relacionamento profundo e puro de conhecimento.
Adquirido através de uma vida de oração e estudo da Bíblia. Serão pessoas capazes de aceitar desafios por causa de seu relacionamento com Deus.
Quer ser usado por Deus?
Busque ter intimidade com Deus para cultivar uma busca incessante pela presença Dele e acostume-se a trabalhar para o reino de Deus.
2ª HUMILDADE:
II Crônicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Quem quer usado por Deus precisa ser Humilde: saber ouvir, refletir e discernir sobre o que ouviu.
Aceitando as idéias dos irmãos que algumas vezes são a maioria. Precisa ser alguém que não importa a posição que ocupe, ouça as pessoas, pois Deus fala através de pessoas.
O povo de Israel algumas vezes visto por Deus como um povo obstinado e de dura cerviz: (Ex 33.3; 33.5; 34.9; Dt 9.6; 10.16; 31.27).
O que é cerviz? A nuca, parte posterior do pescoço – curvar a cerviz significa submeter-se, dar-se por vencido, se entregar, se render.
Cerviz dura: Significa soberba, arrogância, exaltação, altivez
Mq 2.3 Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que projeto mal contra esta família, do qual não tirareis a vossa cerviz; e não andareis altivamente, porque o tempo será mau.
Se humilhar aqui é reconhecer a sua fragilidade e total dependência de Deus, se render a Ele, se entregar sem esboçar nenhuma reação, significa literalmente “abaixar a cabeça”.
Lucas 18:14b … porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Quer ser usado ? Seja Humilde. Deus o exaltará
Tiago 4:6-10
6 – Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
10 – Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
3ª SER UM BOM EXEMPLO:
(I Tm 4:12 e Fl 3: 17 e 18).
I Timóteo 4:12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
Paulo orienta para que ele se comportasse de tal maneira para que ninguém o desprezasse, mesmo sendo ainda muito jovem.
Ele deveria ser uma pessoa que servisse de exemplo entre aqueles que já tinham uma boa conduta. O desafio é ser modelo para os fiéis.
Esse deve ser o objetivo de todos que procuram agradar a Deus. O apóstolo aponta cinco áreas onde Timóteo deveria ser exemplo: Ser exemplo para os fiéis em tudo, (na palavra, no procedimento / testemunho / ações, no amor, na fé e na pureza).
Ser um exemplo na sua forma de falar (usar bem as palavras). Rejeitar as conversas tolas, fúteis e inconvenientes.
Zelar do bom nome de Cristão.Ter uma conversa agradável e edificante.
4ª RENUNCIAR:
Lucas 14:26-27 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
Ser um instrumento nas mãos de Deus é amá-lo acima de todas as coisas, pois você estará abrindo mão de toda sua vida para viver a vida Dele.
Então, o Cristão não renunciará apenas certas coisas de que gosta, mas também os seus próprios gostos, sempre que eles forem contrários à vontade de Deus.
Renunciará seu próprio ego, seus desejos naturais de ser admirado, de ser notado, de ser temido, de estar no controle das situações.
Receberá com alegria as situações adversas que o retirem da zona de conforto, levando-o a reconhecer sua fraqueza e incapacidade.
É preciso entender o porquê devemos ser um instrumento nas mãos de Deus. Você é um instrumento para amar as pessoas e participar do seu processo de transformação através do poder de Deus.
Então entendemos que ser um instrumento nas mãos de Deus é servir a Deus da forma como Ele quer, e não da nossa forma.
É ter a motivação correta para louvar e servir-lo, nós não devemos ter em nossos corações o desejo de ser uma estrela musical ou a grande atração dos cultos de Domingo, nós devemos nos voltar para o coração de Deus.
Nós somos filhos usados por Deus, sempre prontos para transmitirmos a sua palavra..
Deus hoje quer tratar nosso caráter para não pensarmos que somos melhores do que os outros porque temos o dom de tocar ou cantar, ensinar, aconselhar e pregar.
Porque tudo que temos deve ser para Ele e por Ele.
Dia após dia no Ministério de Intercessão devemos diminuir para que Ele possa crescer.
CONCLUSÃO
Somos servos de Deus. Devemos nos preparar para sermos instrumentos nas mãos de Deus. Instrumentos para levantar bem alto o estandarte da nossa fé em Cristo.
Instrumentos que são meros instrumentos, reduzem-se à sua insignificância, diminuem para que Jesus Cristo cresça e seja exaltado.
Vamos de uma vez por todas deixar de querer ser mais um instrumento qualquer, somos instrumentos criados pelo próprio Deus, Existem duas pessoas que podem tocar nossa vida: satanás com tudo o que ele traz do mundo e do pecado, ou Deus em sua sabedoria, santidade, graça, misericórdia e seu amor incondicional nos guiando pelos seus caminhos perfeitos.
Que você seja encorajado a tomar essa decisão: Libere-se para Deus!” Sejamos pois instrumentos nas mãos do Senhor.
Deus não usará nossa vida enquanto os nossos achismos e idéias estiverem fora da sua palavra e acima da sua vontade.
A Palavra mesmo diz que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável, ou seja, o que Ele fará será perfeito.
Sejamos, pois instrumentos nas mãos do Senhor.