Símbolos e Amuletos
Um símbolo ou amuleto são representações de fé em um determinado poder, energia, proteção ou vantagem.
São indicações do que a pessoa confia e, sem perceber que por traz de cada símbolo ou amuleto existe um ser espiritual do mal, pois são os únicos interessados nesse tipo de fé, se aproveitando da falta de consciência espiritual desta pessoa.
Vamos ver as explicações, segundo o dicionário:
Um amuleto é um tipo de talismã que é visto como algo que encerra um poder mágico, realizando simbolicamente uma relação mágica entre quem o usa e as forças que ele representa.
No antigo Egito, as múmias eram recobertas de amuletos de ouro, bronze e pedras preciosas para salvaguardar a imortalidade da alma. Os amuletos também eram usados para salvaguardar a saúde, a felicidade, a fortuna e a vida na terra.
Segundo a crença geral, os amuletos podem ter diferentes representações e cada um salvaguarda um aspecto diferente da vida. Os amuletos são geralmente carregados junto ao corpo, em pulseiras ou correntes, e, segundo os ditos populares, além de atraírem boa sorte, também protegem, e repelem os malefícios e mau agouros.
Símbolos ditos de proteção que podem andar com a pessoa ou colocar num local escondido de sua casa:
Elefante: muito usado para atrair riqueza e prosperidade. Algumas pessoas trazem-no na mala ou porta-chaves. O mais comum é ter em casa ou trabalho sobre a mesa. Em geral, ficam de costas para a porta de entrada, pois dizem que nesta posição atrai sorte.
Figa: é um dos amuletos de proteção mais usados em todo o Mundo, diz-se que começou por ser usada pelos Romanos e pelos Etruscos, que a associavam à fertilidade e que a usavam, principalmente as mulheres e as crianças, para garantir a saúde. Em italiano é chamada “Mano Fico”, sendo que mano significa mão e fico significa figo, e a figueira é uma árvore associada à fertilidade e aos órgãos sexuais femininos. Com a chegada do Cristianismo, a figa deixou de ser associada à fertilidade, pois o corpo deixou de ser visto como uma coisa bela, passando a estar associado ao pecado. Por representar um “gesto feio”, a figa passou a ser usada como uma armadilha para atrair as atenções do Diabo, que não resistiria a olhar por ser atraído para tudo o que era obsceno. Dessa forma, a pessoa que usasse uma figa consigo estaria a salvo, pois o Diabo olharia para a figa e não para ela. Assim, os cristãos passaram a usar a figa como uma forma de se protegerem de todo o mal e por essa razão este amuleto tornou-se tão popular, afastando o mau olhado, a inveja e todas as energias negativas que sejam lançadas sobre a pessoa que traz a figa.
Sol: é um dos símbolos universais de prosperidade, sorte e protecção. Em muitas culturas, o sol simbolizava a vida, as divindades e o ouro. Ter um sol sempre à vista, representa ter luz no ambiente.
Peixes: para os orientais é um símbolo de riqueza e abundância. Podem também significar fertilidade.
Lua: é uma figura que traz protecção e amor. Pode ser usado em quadros, tecidos, ou como pingente.