Hebreus 11:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Essa palavra é muito séria, pois ela declara que a fé é a condição que agrada a Deus, portanto, há uma expectativa de Deus na nossa fé, principalmente por sermos intercessores, e por precisarmos aprimorar nossa relação com Deus.
E ainda, a palavra de Deus nos mostra que há poder na nossa fé.
Tiago 5:15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Isso significa que a fé não é apenas uma opção do credo cristão, mas sim uma poderosa condição que nos leva a um novo patamar espiritual.
Agora o que realmente é fé?
1) Para muitos, fé é apenas a capacidade de crer em Deus, e na sua palavra, como já foi tratado nesse estudo.
Mas a fé tem uma propriedade que vai muito além da capacidade humana de compreendê-la naturalmente ou religiosamente.
Tiago 2:17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Trata-se de um dom de Deus.
2) Fé como dom de Deus
A Palavra de Deus em I Coríntios nos mostra que a fé é um dom de Deus, e essa é uma chave estratégica para toda a construção da sua identidade.
I Coríntios 12:4-9 4 – Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 9 – E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
Ora, se é um dom, significa que é uma habilitação do Espírito Santo em nós.
Mas o que isso tem de relevante? Tudo!
Porque significa que a fé é uma virtude, isto é, uma capacitação com ação específica no mundo espiritual.
Portanto, ter fé é muito mais do que crer, porque essa é uma capacidade humana, e, infelizmente, muitos têm canalizado sua crença para deuses diversos e de diferentes formas creem no que lhes convém.
Quando entendido como dom de Deus, a fé ganha uma roupagem madura e poderosa, pois, passa a ser uma condição da interação do nosso ser espiritual com o mundo espiritual.
Vamos entender com mais profundidade:
Pela obra redentora de Cristo, fomos constituídos filhos de Deus, isto é, o propósito de Deus para nós alcançou sua base.
E como filhos de Deus, não podemos ficar limitados em nossa condição carnal, e, também, termos o nosso espírito apenas sendo preparado para o resgate em Cristo Jesus.
É muito mais o que Deus deseja dos seus filhos, e para isso os dotou com o dom da fé.
O dom da fé é a capacidade de interação no mundo espiritual, numa dimensão jamais imaginada pelo ser natural, ou criatura que éramos.
João 14:12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
O Novo testamento nos mostra diversos exemplos da manifestação do sobrenatural pela fé dos cristãos, logo após Jesus ser assunto aos céus.
Atos 3:2-3 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. 6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
Atos 6:8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Isso não se trata apenas de crer em Deus, mas ser um instrumento para o manifestar dos milagres, de forma intensa e consciente.
Outra grande prova disso é o rol das pessoas que viveram grandes milagres pela fé, mencionadas no Capítulo 11 da Carta aos Hebreus.
Hebreus 11:39-40 E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
Ora, se a Palavra de Deus diz que há algo melhor para nós, nesse tempo, através da fé… Então, vamos desenvolver nossa fé para atender a essa expectativa.
II Tessalonicenses 1:11 Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder
Isso significa que, como filhos amados de Deus, precisamos despertar para viver a intensidade do poder de Deus, manifesto através da nossa vida pela fé, pois Jesus disse:
Mateus 17:19-20 Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Portanto, fé é a consciência de que eu tudo posso nAquele que me fortalece, pois Ele me deu o poder da fé, que está em mim
Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Abrindo nosso entendimento: Não podemos ser intercessores que vivem apenas de teorias e limitados por uma conduta natural, cheia de sentimentalismos e impossibilidades.
Precisamos acordar e desenvolver o dom da fé, para que verdadeiramente, possamos exercer o poder de filho de Deus, e, assim, viver a plenitude do nosso chamado intercessório, com sinais, prodígios e maravilhas, para verdadeiramente realizarmos a oração da fé, como mencionada em
Tiago 5:15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
Na próxima parte desse estudo falaremos sobre mais um tipo de manifestação da nossa fé…
Não se limite apenas em acreditar que Deus existe, mas na sua relação com Deus, peça para Ele desenvolver sua fé,
para que você se torne um instrumento do seu poder nessa terra, para glória e honra do Senhor Jesus, Amém!