ORAÇÃO DE ENOQUE

Enoque – A Relação que agradou a Deus

Estamos iniciando a XI Parte do estudo de Relacionamento com Deus, e essa parte é muito importante, pois ela apresentará os personagens bíblicos que tiveram uma relação muito forte e importante com Deus.

O objetivo é aprendermos, através de diversos personagens bíblicos, como devemos estabelecer uma Relação eficaz com o nosso Senhor Deus e Pai, para que alcancemos as suas promessas e sejamos verdadeiros instrumentos do Espírito Santo nessa vida passageira que o Senhor nos permite viver aqui na Terra.

O importante, em cada um dos personagens, a partir de agora expostos, é a compreensão de como este se relacionou com o Senhor, seja na sua oração, ou principalmente no seu comportamento, e identificar os atributos que já foram destacados nas partes anteriores deste estudo, para que possamos compreender com maior profundidade a aplicação correta de cada uma dessas variáveis espirituais que nos levam a uma dimensão superior durante a nossa oração, ou melhor, na nossa Relação com Deus.

Vamos, então, iniciar essa parte tratando do estudo sobre a Relação de Enoque com Deus.

Gênesis 5.21-24 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22. Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.
23. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos;
24. Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.

Hebreus 11.5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Judas, 14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos,
15. para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram.
16. Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse.

Quem foi Enoque?

A Bíblia relata a existência de 2 Enoques:

O primeiro Enoque citado em Gênesis é o filho mais velho de Caim (Gn 4:17), que deu nome à cidade edificada por seu pai.

O segundo foi o 7o. na descendência de Adão, filho de Jerede, e foi pai de Matusalém (Gn 5.21-24).

É exatamente sobre esse segundo Enoque que estaremos tratando neste estudo.

Ele foi um personagem bíblico, e ainda é, muito misterioso.

Adão e Eva tiveram um terceiro filho chamado Sete, após Caim e Abel.

Era o tempo do mundo antes do dilúvio de Noé, quando os homens viviam por séculos.

O capítulo cinco de Gênesis é chamado de o livro das gerações de Adão.

Possui um ciclo natural e repetitivo, onde o ancestral gera um filho, vive um tempo e morre.

O ciclo se repete em Adão, Sete, Enos, até o sétimo na lista, chamado Enoque.

A história de Enoque no Gênesis é bastante curta, mas ele se tornou um personagem muito importante nos estudos Judaicos e na Igreja Cristã Siríaca e Etiópia.

O nome Enoque é em Hebraico חֲנוֹךְ chanor, que significa dedicado, disciplinado e discipulado.

Judas, o irmão de Jesus, chamou Enoque de “o sétimo depois de Adão”, ou seja, a sétima geração a partir da criação do homem.

Enoque é mais um personagem bíblico, de muitos outros, que nos mostram que o Eterno tem prazer nos Seus servos, naqueles que o amam e o obedecem.

O nome de Enoque significa discípulo, e isso é muito forte. Discípulo é aquele que convive com seu mestre.

O discípulo aprende, imita, fala, pensa como o seu mestre e o seu objetivo final é se tornar como ele. Jesus voltará a este mundo para reinar com os Seus discípulos.

E para sermos discípulos de Jesus, temos que imitá-lo.

Judas disse que Enoque profetizou para a sua geração.

Enoque foi o pai de Matusalém, um homem famoso na Bíblia por ter vivido mais do que qualquer outro ser humano, novecentos e sessenta e nove anos.

Matusalém foi o avô de Noé.

Seu nome que também significa, no hebraico, “andar” é hallakah, e é traduzido por “estar habitualmente com…”.

É diferente de “caminhar”, ou “marchar”.

É estar na companhia de alguém, viver com alguém.

Duas vezes se fala que ele “andou com Deus” (Gn 5.22 e 24).

Depois a palavra hallakah acabou significando, também “regra”, “conduta”, separando aquele que “anda com Deus” e aquele que “não anda com Deus”.

Resumindo: Enoque era um homem dedicado que estava sempre na companhia de Deus.

Mas, a Bíblia sequer descreve uma oração de Enoque.

E o que tem isso a ver com oração? Muitas coisas!

Há princípios inseridos na vida deste homem que “foi arrebatado e não experimentou a morte” (Hb 11.5).

Enoque era um homem de oração, isto é, alguém que tinha uma relação muito forte com o Senhor.

Orar não é dizer palavras. É manter comunhão com o Pai.

Quem ora não precisa divulgar que ora, as pessoas sabem, reconhecemos uma pessoa que tem vida de oração.

A forma de pensar, de agir, de se comportar e falar mostra isso.

Até o rosto é diferente, (Êxodo 34.29 – Moisés quando desceu do monte com as tábuas do testemunho).

Temos que desconfiar dos “santos” que são emburrados e fofoqueiros, e não nos preocuparmos com os operosos, sinceros e que pensam no Reino de Deus.

Lameque (Gn 4.23) é a personificação da violência, matou um homem por que o ferio.

Enoque é a personificação da santidade. “Andava com Deus”.

Deus é Santo e só anda com Deus pessoas que também são santas.

Por isso, quem ora vive na companhia de Deus e sua vida acaba sendo uma regra de conduta.

A oração produz consagração. Quem vive com Deus é diferente. Faz diferença.

I) “ANDOU ENOQUE COM DEUS”

ANDAR COM DEUS: Não é um andar na carne e nem numa dimensão física, mas andar no espírito, numa dimensão sobrenatural.

Andar com Deus significa que aprofundamos a nossa intimidade com Ele a tal ponto, que Ele aproxima-nos da Sua presença.


Salmos 25:14 O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.


O interessante da frase, “Enoque andou com Deus“, é a sua forma verbal no original em Hebraico Bíblico.

Um bom exemplo da voz recíproca é o verbo corresponder, por meio de cartas do correio.

Vamos supor que “João se correspondia com Maria”.

Isso quer dizer que João enviava cartas para Maria, e Maria, por sua vez, enviava cartas para João também.

Havia uma correspondência recíproca no nosso exemplo.

E é justamente esse sentido que o verbo yithalech, “andou [com Deus]” quer nos trazer para explicar quem era Enoque.

Enoque era, conforme o significado do seu nome, um discípulo de Deus, e na sua obediência, ele andou com Deus, que em reciprocidade também andou com Enoque.

Enoque andou com Deus e Deus andou com Enoque. Havia uma intimidade, reciprocidade.

Eles compartilharam o mesmo caminho, estavam juntos no mesmo propósito, e eram amigos de tal forma que Deus se agradou dele e o tomou para si.

Esse discipulado de Enoque também é figurativo, e simboliza o discipulado dos Apóstolos.

Deus, na forma de Jesus, também chamou homens para serem os seus discípulos, que andaram com o Mestre, compartilharam do mesmo caminho e o poder de Deus se manifestou na vida deles.

1. Pv 30.18,19ª: “Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu…”

a. O caminho da águia no céu é mais alto do que o pensamento do sábio! Está acima da compreensão humana que é limitada.

b. Esse caminho é um caminhar no sobrenatural. Assim como a águia, fomos feitos para as “alturas”!

c. É um caminho nas alturas, acima de qualquer tempestade ou predador. Esse caminho permite à águia ter uma visão aguçada e sensível.

d. A águia faz o seu ninho nas mais altas rochas (Jó 39.27).

A águia só vê o mundo da perspectiva de quem está em cima!

Assim é quando andamos com Deus!!

2. Esse andar significa caminhar com Deus diariamente (365 dias por ano)

Gn 5.23 “ E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.”

3. Andar com Deus não significa em clausura ou isolamento, mas ter intimidade com Ele, mesmo vivendo em um mundo iníquo .

4. Não significa que o caminho será fácil, mas que continuarei a andar com Ele mesmo entre os espinhos e os obstáculos.

5. Andar com Deus implica em caminhar com a consciência/ compreensão que estou na presença d’Ele 24 horas por dia:

Abraão: Gn 24.40: “Ele me disse: O SENHOR, em cuja presença eu ando…”

Gn 17:1: “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”.

Andar é um gesto de progressão, de quem sai de um lugar e pretende chegar a outro.

É uma caminhada que pode haver muitos obstáculos e dificuldades, mas possui um objetivo, uma meta.

Todos nós de uma certa forma, caminhamos.

E seja qual for a caminhada, encontraremos dificuldades durante nossa trajetória.

Enoque andou com Deus somente depois que gerou Matusalém, e isso me faz meditar em algumas verdades:

Andar com Deus é cumprir os princípios de Deus nas três esferas da vida:
física (Ec 3),
moral (Êxodo 20; Mateus 22) e
espiritual (Tiago 1.8);

Andar com Deus é concordar com Ele (Amós 3.3);

Enquanto Adão, foi criado por Deus, manteve relacionamento íntimo com Deus, comunhão plena com Deus, não andava com Deus, muito pelo contrário, a Bíblia diz que Deus é quem andava com ele (Gênesis 3.8),

agora Enoque, que não tinha intimidade com Deus, passou mais de 60 anos longe da presença de Deus, agora decide andar com Ele e caminhar com Ele;


II) “E JÁ NÃO ERA”

1. Quando andamos com Deus, já não existimos mais.

Diminuímos até que Deus nos toma para si.

João Batista:
Jo 3:30: “Convém que ele cresça e que eu diminua”

Mt 11:11: “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista…”

a. Foi porque João aprendeu a diminuir quando Jesus o chamou de o “maior” entre os nascidos de mulher.

b. No meio de uma geração onde muitos procuram “brilhar”, Deus procura homens e mulheres que manifestem apenas a glória de Cristo.

Paulo:

Gl 2.19b,20. A cruz apaga a glória do homem e faz resplandecer a glória de Deus: “já não sou eu”

Gn 5:24: “E andou Enoque com Deus; e não se viu [mais,] porquanto Deus [para si] o tomou”

III) “PORQUE DEUS O TOMOU PARA SI”

ENOQUE É SÍMBOLO DO ARREBATAMENTO

Hebreus 11:5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

No capítulo conhecido como “Galeria dos Heróis da Fé“, o escritor aos Hebreus atribuiu o arrebatamento de Enoque à sua fé notável, cuja qual o conduziu a um “testemunho de que agradara a Deus”.


Outra palavra que chama a atenção na história que revela quem era Enoque, é o verbo לָקַח “laqar“, “[Deus para si o] tomou“.

Ocorre que esse verbo também aparece com esse mesmo sentido em Lucas 17:36 quando Jesus falava sobre a Sua volta:

Dois estarão no campo; um será tomado [ יִלָּקַח yilaqar], e o outro será deixado.
Lucas 17:36

Isso porque o verbo לָקַח laqar, também significa “arrebatar”.

Então poderíamos traduzir o Gênesis 5:24 como, “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o arrebatou“.

E o arrebatamento de Enoque é a prefiguração do arrebatamento da Igreja nos últimos dias, que como Enoque não passará pela morte, mas antes serão arrebatados.

É preciso conhecer quem é Jesus, mas com profundidade, com intimidade e reciprocidade.

Se andarmos com Ele, e o obedecermos, Ele também andará conosco, e essa caminhada será de tal magnitude que no último dia Jesus irá nos tomar/arrebatar para Ele mesmo.

E estaremos para sempre com o Senhor!

1 Tessalonicenses 4.16,17 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

IV) Creu em Deus

Crer é uma atitude fé e confiança.

Hebreus 11 fala exatamente sobre este assunto: Que a fé é um fundamento, alicerce e também prova, convicção.

Isso resume-se em: 2 Timóteo 1.12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

Fé é o que brilhou na vida de Gideão, ao enfrentar 135.000 com apenas 300 homens. Isso para que a glória não fosse dele, mas de Deus;

Enoque creu em Deus: colocou toda a sua confiança nEle, mesmo em meio à uma sociedade corrompida, acreditou que Deus poderia fazer algo.

Enquanto todos viviam e morriam, ele acreditava em um Deus que podia mudar a história pessoal dele. Ele não morreu;

Temos uma vívida esperança, uma bem aventurada esperança, não morreremos, mas seremos transformados;

V) Agradou a Deus

A Bíblia diz em Números 14.8 que se o Senhor se agradar de nós, nos colocará na terra prometida.

O fato é que se a terra é prometida, é simplesmente porque alguém a prometeu.

Deus, é o que assumiu o compromisso de nos colocar na terra prometida, e a Bíblia diz que ele é fiel para cumprir as suas promessas, porém, existe uma condição: agradarmos à Ele.

Mas como podemos agradar à Deus?

A resposta está no

Salmo 147.11 O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.

CURIOSIDADE:

Os Livros de Enoque
Foram encontrados três livros que trazem o nome de Enoque como autor, sendo eles: Primeiro Livro de Enoque, Segundo Livro de Enoque e Terceiro Livro de Enoque.
O conteúdo dos livros contém algumas semelhanças.
O mais famoso deles, o Primeiro Livro de Enoque, é amplamente conhecido pela sua versão Etíope.
O Livro de Enoque já existia no período apostólico, e também era conhecido por alguns pais da Igreja como Clemente de Alexandria, Irineu e Tertuliano, mas seu original acabou desaparecendo, sobrando apenas fragmentos em grego e etíope.
Em Qumram, em umas das grutas, foram encontradas partes de manuscritos de 1 Enoque escritos em aramaico.
Apesar dos livros sugerirem uma suposta autoria de Enoque, a data mais recuada para a autoria dos fragmentos encontrados é de 200 a.C., estendendo-se até o século 1 d.C.
Grande parte dos estudiosos considera que os livros não possuem qualquer chance de terem sido escritos por Enoque, embora alguns considerem que o Primeiro Livro de Enoque, pode conter algumas citações do próprio Enoque que foram preservadas e transmitidas por tradição oral.
De maneira geral, os livros de Enoque são considerados pseudoepígrafos, ou seja, são escritos judaicos que nunca se aproximaram da posição canônica e que também não encontram lugar nos chamados “Livros Apócrifos”.
Dentre os três livros, sem dúvida o mais importante é o Primeiro Livro de Enoque, cuja totalidade foi composta em diferentes ocasiões durante os dois últimos séculos depois de Cristo.
Alguns estudiosos consideram que as seções mais antigas deste livro pertencem ao período dos macabeus.
Esse livro tem alguma finalidade no tocante aos estudos do período intertestamentário, lançando luz ao pano de fundo desse período, e fornecendo algumas informações sobre a teologia judaica pré-cristã, embora não possa ser considerado canônico em hipótese alguma.
Sobre a citação feita por Judas nos versículos 14 e 15, e que remetem a alguns trechos do Livro de Enoque (1:9; 63:8; 93:3), os estudiosos se dividem.
Alguns acreditam que Judas fez uma citação de uma tradição oral, que também estava presente no Livro de Enoque.
Outros acreditam que Judas estava intencionalmente citando uma literatura pseudoepígrafe usada por falsos mestres a fim de silenciá-los com seu próprio material.
Mas o importante é saber que somente a Bíblia, a Palavra de Deus, é a verdade, e o que passar disso é de procedência do maligno……
CONCLUSÃO

Duas nuances são interessantes no que se refere à Enoque, quando Moisés escreve acerca dele, ele relata com duas diferenças:

Enquanto os outros patriarcas antediluvianos receberam a frase: “e viveu fulano depois que gerou ciclano tantos anos”, para Enoque está escrito: “E andou com Deus depois que gerou Matusalém”;

Enquanto os outros patriarcas antediluvianos receberam a frase: “e morreu”, Enoque recebeu a frase: “E não se viu mais, porquanto Deus o tomou para si”.

Assim como no livro de Juízes o ciclo do “fazia o que era mau aos olhos do Senhor”, isso acontecia aqui, até que surge alguém profetizando contra a imoralidade e impiedade de uma geração corrompida.

Não é diferente hoje, nossa geração vive um ciclo de pecado terrível, e a vida se tornou em nascer, viver pecando, e morrer condenado.

Se hoje pudéssemos traçar um capítulo das nossas gerações, como ficaria o nosso nome neste capítulo?

Nasceu, viveu tanto tempo e morreu ou nasceu, andou com Deus e sumiu da terra?

Deus está preparando uma geração que vai quebrar o ciclo do pecado, vai fazer a vontade de Deus a mudar a história do homem.

Sl 143:7: “Dá-te pressa, SENHOR, em responder-me; o espírito me desfalece; não me escondas a tua face, para que eu não me torne como os que baixam à cova”

Por trás de tudo isso, veja na vida de Enoque um ensinamento maior.

Enoque representa a Igreja que será arrebatada antes da tribulação, assim como ele foi antes do dilúvio.

Mas Enoque nem sempre andou, creu e agradou a Deus, mas o arrependimento tomou conta de si, e ele tomou a decisão de fazer a vontade do Senhor.

Arrependa-se verdadeiramente hoje, e ande com o SENHOR, e sua história também será diferenciada como a de Enoque, em Nome de Jesus, Amém!