Isaías 11.2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Uma das condições para que se estabeleça a verdadeira relação com Deus é a submissão à sua vontade, e a busca da sua direção.
Isso acontece através da obra do Espírito Santo, que deve assumir o controle da nossa oração.
Infelizmente muitas pessoas, ao fazerem suas orações, tem o controle da mesma, e esses são aqueles que buscam ao Senhor apenas para serem atendidos nas suas expectativas.
Também são estes que usam suas orações para falar, isto é, apresentar ao Senhor suas petições, como se Deus não as conheça.
O que devemos aprender com a Palavra de Deus é que o Espírito Santo nos acompanha nas nossas orações, intercedendo, isto é, interferindo, nos orientando, por nós espiritualmente.
Romanos 8.26. Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Em I Cor. 2.10 diz “Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.”
E Em Isaías 11.2 fala sobre capacitação para o aperfeiçoamento que devemos ter na nossa relação com Deus, através do Espírito Santo, o qual nos dá o:
– Espírito de Temor
– Espírito de Entendimento
– Espírito de Conselho
– Espírito de Sabedoria
– Espírito de Conhecimento
– Espírito de Fortaleza
O que significa isso?
Que o Espírito Santo manifesta dos e habilitações para que realizemos uma oração eficaz.
A 1a. ação do Espírito Santo é bom espírito de temor, que nos leva ao respeito com a expressão do amor e respeito a Deus, com a ação de adoração.
TEMOR A DEUS
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!
Salmos 111.10
Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece.
Faz-nos lembrar que descobrimos a verdadeira relevância da vida ao nos aproximar de Deus numa atitude de humildade e de reverente temor, não com pavor e sobressalto.
A presença do Espírito Santo em nós nos faz sentir Temor de Deus para não pecar.
Às vezes pregamos que Deus é amor e muitas pessoas brincam com Deus e com Deus não se brinca porque ai de quem cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10.31),
portanto sirvamos a Deus com reverência e santo temor porque nosso Deus é fogo consumidor (Hebreus 12.29).
O que é temor? Temor é respeitar com amor e medo de aborrecer ao senhor.
O que é temor de Deus?
Vejamos o exemplo de três personagens Bíblicos.
Um negativo um que se concertou e outro positivo:
1- Exemplo NEGATIVO = Ananias e Safira: Atos 5.1-11
Este casal é um exemplo de pessoas que não tiveram temor de Deus. Achavam-se espirituais e queriam agradar a todos, mas não agradaram a Deus.
Tramaram algo para se engrandecer diante dos homens e se deram mal.
Quando tememos a Deus, sabemos que não há como esconder nada do Senhor.
Aprendemos a ser humildes e respeitar a vontade do Senhor.
2- Exemplo de MUDANÇA = Paulo: Atos 23.1-5
Paulo é um exemplo de alguém que não tinha temor e aprendeu a temer a Deus.
Achava-se acima de tudo e de todos podendo fazer o que quisesse até que se encontrou com Jesus que passou a ser o seu Mestre.
Certa vez, quando estava diante do Sacerdote e respondeu a este, se desculpou porque não sabia ser o sumo sacerdote (Atos 23.5).
Isso porque aprendeu a temer a Deus e respeitar as autoridades.
3- Exemplo POSITIVO = José no Egito: Gênesis 39.7-13
Este é um exemplo de jovem que sempre teve temor de Deus em sua vida.
José fugiu do pecado e temeu a Deus e a seu patrão por isso não cedeu à tentação.
Foi humilde e temente a Deus em todos os momentos de sua vida desde sua casa entre seus irmãos até quando estava na prisão e mesmo no palácio como governador.
NO TEMOR DO SENHOR HÁ CONFIANÇA
No temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14.26
O homem que teme ao Senhor tem forte confiança.
O homem que teme ao Senhor tem confiança em seu forte amparo.
Confiantes que Ele os ama e se deleita neles; que Seus olhos estão fixos sobre eles; e que o Seu coração está voltado para eles, suprirá cada uma de suas necessidades e os protegerá e defenderá
NO TEMOR DO SENHOR A SANTIDADE É APERFEIÇOADA
Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
II Coríntios 7.1
Paulo afirma com toda clareza que não podemos reivindicar as promessas maravilhosas e graciosas de Deus alistadas em 6.16 a 18, sem uma vida de separação e santidade.
Este fato explica por que alguns perderam sua alegria cristã (Jo 15.11), sua proteção divina Jo 17.12,14,15), resposta às orações Jo. 15.7,16) e o senso da presença paternal de Deus (Jo 14.21,23).
Uma vida de parceria com o mundo significa perder a presença e as promessas de Deus.
ANDAR NO TEMOR DO SENHOR
Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.
Eclesiastes 12.13
Todo o livro de Eclesiastes deve-se interpretar segundo o contexto deste seu penúltimo versículo. Salomão começou com uma avaliação negativista da vida como vaidade, algo irrelevante, mas no fim ele conclui com um sábio conselho, a indicar onde se pode encontrar o sentido da vida. No temor de Deus, no amor a Ele e na obediência aos seus mandamentos, temos o propósito e a satisfação que não existem em nada mais.
CONCLUSÃO:
Precisamos buscar a Deus em temor e sempre pensar no Senhor antes de falar qualquer coisa ou tomar uma decisão.
É melhor aprender a temer a Deus como José e viver uma vida protegida pelo Senhor que nos exalta se formos humilhados, do que ter que aprender como Paulo que sofreu para saber respeitar e crer no Senhor.
Não seja como Ananias e Safira que achavam que eram crentes, mas não temiam ao Senhor verdadeiramente.
Portanto, dependa do Espirito Santo para que Ele introjete em seu coração o Verdadeiro sentido do temor Deus, e isso te fará viver uma poderosa experiência com a sua relação com Deus.
Faça isso, e entre numa nova dimensão espiritual, em Nome de Jesus, Amém!