RELACIONAMENTO COM DEUS

O ESPÍRITO DE ENTENDIMENTO

Isaías 11:2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

O termo ‘Espírito de Entendimento’ é outra designação para o Espírito Santo e sua obra.

Isso acontece através de uma capacitação espiritual para o cristão entender a vontade de Deus para sua vida.

O que o Senhor deseja é que possamos entender quais são os seus planos para a sua Igreja na terra, e para a nossa vida, como servos do Senhor.

Por isso Paulo dizia:

Gálatas 2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Portanto, receba essa revelação:

Provérbios 3:1-8
1 – FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
2 – Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3 – Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
4 – E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
5 – Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
6 – Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7 – Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
8 – Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Aquilo que não conseguimos fazer naturalmente é possível realizar através do poder sobrenatural do Espírito.

Na Igreja primitiva todos os cristãos receberam o Espírito Santo com dons espirituais diversificados,
pois “a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil” (I Corintios 12.7)

e isso não diferencia as pessoas, porque “um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente, a cada um, como quer” (I Coríntios 12.11).

Segundo o texto de I Coríntios 12, que traz um tratado sobre dons espirituais,

o dom do Espírito é dado a alguém que tenha aceitado a Jesus Cristo como Senhor (v.3), é multiforme (v.4),
tem como objetivo servir ao próximo de todas as maneiras possíveis através de ministérios [serviços] (v.5), 
cooperam para a unidade da Igreja, de maneira que um membro complete o outro (v.6-26),
pois Deus distribui os dons a cada um como lhe apraz (v.27-31)
e nos ensina a “procurai com zelo os melhores dons” (v.31).

Entendimento Espiritual

Daniel 1:17 Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.

Daniel 10:1 NO terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão.

Certamente você já passou por situações em que não entendia o que estava acontecendo.

Romanos 7:25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

Certa confusão ronda a mente humana quando não há o Espírito de entendimento que só pode ser dado por Deus.
Salmos 32:8-9 Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.

Lucas 24:45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Na linda cena do Batismo de Jesus, quando o Espírito Santo veio sobre Ele que depois foi para o deserto, vemos que o Senhor tinha o entendimento de que estava sendo levado pelo Espírito Santo (Mateus 3.13-17).

Graças ao Espírito de Entendimento, Jesus pode suportar a fome, frio, calor, sede, solidão, tempestades, feras e a tentação demoníaca.

O conhecimento das coisas divinas, para o qual os cristãos são atraídos, é mais do que uma intimidade formal com as palavras bíblicas e as idéias cristãs.

I João 5:20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

É uma conscientização da realidade e relevância das atividades do Deus triúno, as quais a Escritura testifica.

Tal conscientização não é normal nas pessoas, por mais familiaridade que tenham com as idéias cristãs (como o homem sem o Espírito em 1 Co 2.14, que não aceita o que os cristãos lhe dizem, ou os cegos guias de cegos, de quem Jesus falou tão causticamente em Mt 15.14, ou Paulo antes do seu encontro com Jesus na estrada de Damasco).

Somente o Espírito Santo, perscrutador das profundezas de Deus (1 Co 2.10), pode efetuar essa conscientização em nossas mentes e corações obscurecidos pelo pecado.

É por isso que é chamada “entendimento espiritual” (espiritual significa “dado pelo Espírito”, Cl 1.9; cf. Lc 24.25; 1 Jo 5.20) .

Aqueles que, ao lado de uma sólida instrução verbal, possuem “unção que vem do Santo…(têm) conhecimento da verdade” 1Jo 2.20.

O pecado em nosso sistema mental e moral anuvia nossas mentes e vontades, de modo que não compreendemos a força da Escritura e resistimos a ela.

Deus parece-nos remoto, ao extremo da irrealidade, e diante da sua verdade somos embotados a apáticos.
O Espírito, contudo, abre e desanuvia nossas mentes, sintonizando nossos corações para que compreendamos (Ef 1.17,18; 3.18,19; 2 Co 3.14-16; 4.6).

Jesus disse que o Espírito “convenceria o mundo” do pecado de não crer nele, do fato de Ele estar à direita de Deus Pai (como seu bom acolhimento na volta ao céu o provou), e da realidade do julgamento tanto aqui como na vida futura (Jô 16.8-11).

O Espírito Santo dá Entendimento Espiritual
“O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”1 Coríntios 2.14

O entendimento espiritual ativa a minha fé, quando entendo espiritualmente o que a palavra diz a fé é gerada no meu coração.

O que é um entendimento espiritual?

É quando algo espiritual se torna claro, e você entende da maneira como ela é de fato, espiritualmente.

Por exemplo, não se entende a palavra e nem se a explica com raciocínios humanos, você precisa do entendimento do Espírito para compreendê-la.

Como você espera entender o que você lê ou ouve senão pelo Espírito. quando você pega sua Bíblia e começar ler, o entendimento que está disponível pra você não é o humano, pois a palavra não é de homens, e porque ela é de Deus só o Espírito para torná-la compreendida e entendida para nós.

Quando fazemos muito esforço para entender a Palavra e ainda assim não entendemos, é bem provável que estejamos usando o entendimento da alma.

Tudo se torna tão simples quando o Espírito abre a nossa mente espiritual para entendermos suas verdades, e passamos a olhar com clareza e tudo se encaixa no seu devido lugar.

O entendimento espiritual é gerado pelo Espírito Santo na mente do meu espírito. Há a mente natural e a mente espiritual, uma da alma a outra do espírito.

A fé, por exemplo, não pode ser algo de momento, ela precisa ser um entendimento espiritual “ela precisa ser clara pra mim”, no qual entendo que é por ela que devo viver, e que por ela tudo veio a existir (Hb 11:3 ler) Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.

E por isso a Bíblia diz que Deus chama à existência aquilo que não existe, como se já existissem (Rm 4:17).

A mente espiritual é aberta através do contato com a Palavra e o Espírito, porque primeiro para se entender, precisa-se conhecer, depois que adquire conhecimento, vem o entendimento e esse só pode vir pelo Espírito, não há entendimento sem conhecimento, o Espírito precisa do conhecimento em você para que Ele possa lhe dar o entendimento.

Muitos não tem suas vidas mudadas porque não se preocupam nem em conhecer quanto mais entender aquilo que lhes diz respeito.

Vc tem uma vida para ser vivida, mas que precisa conhecer e entender a maneira correta de se viver.

Permitamos ao Espírito Santo abrir a nossa mente ilimitada, a mente do nosso espírito, e Ele irá nos mostrar com clareza as suas verdades.

Meditar na Palavra e orar em línguas são ferramentas poderosas para abrir nosso entendimento espiritual e nos dará compreensão de toda a verdade, a qual é poderosa para nos libertar.

Meditemos mais e oremos mais, pois, o que é oculto há de ser revelado, mas lembre-se, é pelo Espírito.

Exemplo de JESUS

Mt 13:1-23, Naquele mesmo dia, saindo JESUS de casa, assentou-se à beira-mar, e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda multidão estava em pé na praia…

Existe um poder de atração sobrenatural em uma pessoa cheia do Espírito de revelação e sabedoria.

JESUS não precisava fazer o menor esforço para estar rodeado de muitas pessoas.

ELE podia também perceber claramente a condição espiritual de cada uma delas.

Mt 13:3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

JESUS não queria esconder o Reino dos céus das pessoas, ELE queria aguçar os sentidos espirituais de quem tinha fome.

Quando terminou de contar a parábola, ELE disse: 9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Todas aquelas pessoas que estavam ali precisavam treinar os seus sentidos espirituais. O nosso espírito tem a mesma natureza do céu.

O nosso corpo por sua vez tem a mesma natureza da terra.

O Reino é transmitido quando entendemos como o céu funciona.

Isto só pode ser pelo Espírito! onde o propósito é trazer o céu para a terra.

Mesmo que nos dias do ministério de JESUS ninguém nasceu de novo, os discípulos principalmente, operavam por uma unção liberada por JESUS. Ele os comissionou com a sua autoridade.

v11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

JESUS estava falando daquelas pessoas que por motivos diversos não o receberam, estavam endurecidas.

Sabemos que o Reino dos céus não foi disponibilizado apenas para os discípulos.

Muitas outras pessoas receberam salvação, libertação, curas diversas.

De alguma forma foram espiritualmente ativados, ganharam ouvidos e olhos espirituais, e receberam os seus milagres.

O assunto desta parábola é “entendimento espiritual”.

A importância de compreender Mistérios são chaves que ativam o Reino de Deus, que estão disponíveis para mim e para você, mas que ainda não descobrimos.

Isto é o que JESUS queria despertar: fome por aquilo que eu não sei. Qual é o problema de muitas pessoas?

Estão acomodadas ao que sabem. Pararam de crescer. Estão com a alma saciada em uma forma carnal de viver.

Um convite

Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes. Jr 33:3

O entendimento demanda uma busca.

Não tem como estimar o benefício de uma revelação.

Quando você conhece experimentalmente a verdade, ela te liberta e te promove.

Quando ignoramos a verdade, vamos ter que lhe dar com fardos muito pesados. A ignorância sempre cobra caro.

Precisamos vencer a preguiça e a indolência e abraçar uma “espírito terapia”, a fim de ativar sentidos espirituais. Já experimentou a disciplina de uma fisioterapia alguma vez?

Doí fazer funcionar um músculo que estava atrofiado.

Podemos estimular nosso espírito com oração em línguas, bloquear a carne com o jejum e renovar a mente com a meditação na palavra… O que dizer da adoração?

12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

Do que é que JESUS estava falando? De ouvidos espirituais… de entendimento. Não existe outra maneira de realmente dar frutos.

A Importância da prática

Entendimento não é apenas você receber uma revelação momentânea sobre um versículo ou uma escritura em particular.

A revelação precisa levá-lo a uma nova experiência com DEUS. Sem a experiência o processo paralisa. O fato é, o conhecimento incha, mas o Amor edifica!

Abrace a revelação e deixe que ela te conduza a uma nova experiência.

Renovar a mente não é só pensar diferente, mas é viver de forma diferente virando a chave dos segredos revelados do Reino.

Quando DEUS nos revela coisas precisamos usá-las.

Muitas pessoas sabem sobre oração, jejum, meditação, adoração, generosidade… Mas não entendem… Sempre que somos apenas teóricos, somos religiosos. Nada mais.

Na cultura oriental compreender é uma experiência, é mais do que simplesmente chegar a conclusões.

Aprendizado bíblico acontece primeiramente no espírito, então o nosso espírito comunica isto para a nossa mente, assim compreendemos intelectualmente.

E a medida que colocamos em prática esta compreensão expande. Ouvir sem fazer nos coloca em um tipo de FORMA sem PODER.

E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mt 13:3-8

Lembre-se que as palavras de JESUS são Espírito e são vida.

Veja a batalha que é travada na alma.

O seu espírito é como uma antena que recebe o sinal… por ele você tem consciência de Deus e das coisas celestiais.

A alma decide… O espírito renasce, a alma converte.

Na alma estão as porta dos céus e os portões do inferno! É o lugar da decisão.

A alma pode ser guiada pelo Espírito ou ser inchada pela carne.

De quatro opções, apenas uma nos qualifica como boa terra!

1. Não entende – uma mente completamente carnal
2. Não tem raiz – pouca duração. Se ofendem quando provados por causa da palavra.
3. Entre espinhos – sufocados pelos cuidados do mundo.
4. Uma boa terra, que produziu frutos a 100, 60 e 30.

1) Ouvir e compreender – “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta e outro trinta por um.” (Mt 13:23)

Abertura para uma mudança.

“Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Ef 5:17)

“No ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.” (Dn 9:2,3)

“Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.” (Dn 10:12)

Daniel simplesmente mudou o rumo da história humana quando entendeu pelos livros que já era tempo de acabar as assolações de Jerusalém.

2) Ouvir e receber– “Aqueles outros que foram semeados em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, a trinta, a sessenta, e a cem, por um.” (Mc 4:20)

A partir do momento que compreendemos a palavra de Deus, precisamos recebê-la, ou seja, passar a agir e orar de acordo com a revelação recebida.

3) Ouvir e conservar– “E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.” (Lc 8:15)

“Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” (Hb 10:36)

Precisamos basicamente de duas atitudes para alcançarmos as promessas de Deus: fé e perseverança.

Quando falamos de perseverança, estamos nos referindo ao fato de que seremos provados e transformados pelas palavras que ouvimos e recebemos. O grande fator de prova aqui é o tempo.

Nosso imediatismo precisa ser abandonado. O imediatismo é um dos maiores inimigos das promessas de Deus.

A perseverança exige um coração honesto e bom, e quanto mais nós perseveramos, mais nosso coração se torna assim.

Falta de perseverança acusa um coração fraco e desonesto.

Perseverança gera caráter e caráter gera perseverança.

Esta dupla nunca falha em alcançar as promessas de Deus.

É isto que Jesus estava dizendo: “Se você perseverar na palavra, você vai dar fruto com perseverança”.

CONCLUSÃO

Quando ouvimos e compreendemos a palavra, produzimos a 100, 60 e 30 por um. Isto mostra uma regressão na produtividade.

Quer dizer que ouvir e compreender não é suficiente sem a experiencia e a pratica.

Ao ouvir e receber, produzimos a 30, 60 e 100 por um, o que fala de uma produtividade progressiva. Aqui já existe alguma prática.

Porém quando ouvimos e conservamos a palavra, produzimos de acordo com uma matemática espiritual infinita, ou seja com perseverança.

Não há limites para o que a palavra de Deus pode fazer em nós e através de nós quando a conservamos, se tornou estilo de vida.

Definitivamente, o Reino de Deus é um Reino de abundância, Deus é um Deus de graça e favor e a Palavra de Deus é uma semente fértil e viva.

Por tudo isso, busque com todo o seu coração o entendimento dos planos e propósitos que Jesus tem para sua vida e através da sua vida.

E somente o Espírito Santo, o Espírito de Entendimento pode te dar essa compreensão desses propósitos, para que você ande, não mais segundo as suas conclusões ou projetos pessoais, mas encontre o caminho perfeito que te levará a uma vida de vitórias e grandes milagres.

Receba o dom do entendimento do Espírito Santo de Deus, em Nome de Jesus, Amém!