I Coríntios 12.31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente.
Após o conhecimento dos 14 tipos de oração que devemos apresentar diante do Senhor, precisamos compreender melhor o que elas produzem no seu propósito diante de Deus.
Ministérios frutos da oração
Os tipos de oração não podem ser encarados apenas como uma diferenciação na forma de se apresentar diante de Deus, mas muito mais que isso.
Faz-se necessário uma maturação na nossa consciência do que representa a profundidade de cada tipo de oração, para que possamos exercer com excelência essa ação espiritual tão poderosa.
Ministério de Louvor
Um dos grandes exemplos da especialização que um tipo de oração pode alcançar é exatamente a oração de Adoração.
Não é apenas ajoelhar, levantar as mãos e sair falando palavras que exaltam o Nome do Senhor Jesus.
Quando essa oração é levada ao nível de Ministério, vemos a manifestação da busca incessante da excelência para que se entregue o perfeito louvor ao Senhor.
Partindo dos instrumentos, que não somente devem ser classificados pelo som que emitem, mas a perfeita afinação dos mesmos, fora toda a estrutura acessória, como pedaleiras, percussão, e outros, para complementar a harmonização do louvor.
Também os equipamentos de expansão do som, como microfones, caixas, retornos, equalizadores, amplificadores, mesas de som, fios e cabos, plugs, etc, etc, etc…
Mas principalmente, a capacidade vocal, que é o diferencial no louvor, onde o timbre da voz, o estilo, a afinação, e a aplicação de técnicas que modificam a vibração das cordas vocais para alcançar uma qualidade superior.
Tudo isso, sem falar do compositor, e dos técnicos de som e de iluminação, e outros.
Um dos grandes exemplos que temos da busca dessa excelência é o grupo do Renascer Praise, que tem a cada ano nos surpreendido com ministrações de adoração em níveis cada vez mais superiores, que nos levam na presença de Deus.
O nível de exigência na qualidade desejada pelo Apóstolo Estevam e a Bispa Sônia, tem levado este tipo de oração a patamares superiores, e tem alcançado o coração de Deus, pois torna-se um referencial quanto ao perfeito estado de adorador que o Senhor procura.
O que é importante salientar, é que não se obtém uma elevada qualidade na adoração em breve espaço de tempo. Não!!
Faz-se necessário anos e anos de estudos, e exercícios que capacitem e habilitem a pessoa a entregar o melhor ao Senhor, fora o investimento financeiro para a aquisição de equipamentos que permitam produzir essa excelência.
Ministério de Dança
Outro grande exemplo de expressão da oração de adoração é praticado pelo Ministério de Dança, onde a expressão corporal manifesta um tipo de mensagem que exalta e engrandece o Senhor.
Da mesma forma, são anos de dedicação e muitas horas de esforço em busca da perfeição nessa movimentação corpórea.
A seriedade nesta entrega e a santidade são elementos prioritários para que essa relação com Deus seja estabelecida de forma a alcançar o coração de Deus.
Ministério de Intercessão e Batalha Espiritual
Da mesma forma, a oração de intercessão e clamor devem ser encaradas com muita seriedade, pois estabelecem uma ação espiritual poderosa, e exige de quem a pratica uma maturidade muito grande para o bom uso dessa arma espiritual.
A intercessão é o Ministério de Jesus ao lado do Pai, e, por essa causa, deve ser entendida e praticada com total consciência do que pode produzir na terra, diante dos homens.
Além disso, temos que entender que o Senhor Jesus deixou o Seu Espírito para nos ensinar a interceder corretamente, manifestando a sua vontade e poder sobre a terra.
O intercessor para alcançar a excelência deve ser um exímio conhecedor da Palavra de Deus, e ter uma intimidade com o Espírito Santo, para que, diante de cada situação específica possa ser um instrumento afinado, para ser usado pelo Espírito Santo, para manifestar a intercessão de Jesus.
Assim como numa equipe de Louvor, onde cada integrante ocupa um papel importante, e que mesmo que seja diferente do outro , todos se complementam para uma perfeita harmonia no fruto da sua adoração, assim é a atuação do Ministério de Intercessão.
Cada intercessor deve ter a maturidade para participar de atividades espirituais diversificadas, relacionadas ao Ministério de Intercessão, necessárias para o bom andamento das ações proféticas que devemos desempenhar, a saber:
Ser um *Atalaia*, que significa estar posicionado na torre do vigia, isto é, estar alerta, vigiando para denunciar e confrontar todas as investidas do inimigo, durante os cultos, ou eventos da igreja, ou atividades de outros ministérios, etc.
Ser um *Guardião*, que representa o instrumento de Deus que estará realizando a cobertura em oração sobre todos os líderes e autoridades, sobre as famílias, ministérios, eventos, atividades, e tudo o que for necessário para o bem da obra do Senhor.
Ser um Mediador, que, como um advogado espiritual, estará apresentando ao Senhor as demandas de cada pessoa que entregou seu pedido de oração.
Para o bom desempenho do papel de mediador, faz-se necessário o bom uso da palavra de Deus, como base de intercessão a favor daqueles que buscam a intervenção divina e contra os inimigos que se levantam para trazer o mal.
Outro papel importantíssimo é o Espia, que consiste na atividade de levantamento territorial, com o objetivo de identificar os posseiros da região, onde a igreja se encontra e conhecer o nível de contaminação espiritual que ela sofre.
Todo esse levantamento é estratégico para os atos proféticos que serão realizados pelos Guerreiros espirituais, que estarão ungindo, realizando voltas proféticas, estaqueando, denunciando, expulsando e desligando toda habilitação do inimigo naquela região.
Outro papel vital da intercessão é do Sacerdote, que é o pastor dirigente da igreja, que representa a autoridade espiritual da região,
pois somente com a cobertura e direção dele, as ações proféticas terão mais efetividade.
Agora que já é conhecido todos os papéis que compõem o Ministério de Intercessão, devemos meditar sobre a necessidade de harmonia entre todos esses papéis, como uma sinfonia, onde cada um realizando bem a sua parte, traz a manifestação do poder e da glória de Deus sobre a igreja.
MINISTÉRIO DE CURA E LIBERTAÇÃO
Outro Ministério estratégico é o de Cura e Libertação, mas esse Ministério é uma especialização da atividade de Batalha Espiritual quando esta é praticada no nível pessoal e no nível grupo (inter-relacionamentos)
Quando uma pessoa está debaixo das prisões espirituais malignas, somente com a conhecimento do inimigo e a direção do Espírito Santo, um ministro de oração e libertação pode expulsar o inimigo pelo Nome de Jesus,
E através da oração de arrependimento e renúncia que a pessoa é liberta, pela oração e ação intercessória.
E assim o ministério de GAUF, Capelania, e todos que dependem diretamente da intervenção espiritual através da oração Apostólica.
Portanto, devemos nos aprofundar e nos aperfeiçoar na nossas orações.
Características apostólicas da oração
Portanto, com o intuito de buscar esse aperfeiçoamento na nossa relação com Deus, vamos abordar a oração, considerando o agrupamento das suas várias características, a saber:
a) Local
A oração pode ser:
Dentro do quarto, no monte, no templo, na escola, no trabalho etc.
Evite fazer suas orações deitado, pois dificilmente você conseguirá se concentrar o suficiente, mas provavelmente cairá no sono.
b) Postura física
A oração pode ser realizada em posições diferentes, a saber:
Prostrado sobre o rosto, ajoelhado, erguendo os olhos ao céu, em pé, sentado, parado, se movendo.
c) Participação
A oração pode ser:
em particular (individual), em conjunto (pequeno grupo)
ou em público (com toda a igreja).
1. Privada –
Quando Jesus se retirava para montes ou desertos para orar; não era apenas para não ser interrompido, mas também para falar ao Pai em secreto.
(Mt. 14.23; Mc. 6.46; Lc. 6.12).
2. Concordância –
Em algumas ocasiões o Senhor Jesus perguntava aos que iam ser curados qual era o desejo deles, para com isto gerar a concordância – (Gn. 11.6).
Pedro e João (At. 3.1-3), Paulo e Barnabé (At. 14.6-12), e Paulo e Silas (At. 16.25-31).
A oração de concordância é uma arma poderosa e aponta para a unidade e gera sinergia
(Lc. 9.28; Mt. 18.18,19; Mc. 10.51,52).
3. Coletiva –
É a de concordância multiplicada.
Um grupo ou toda Igreja local unida no mesmo propósito, apresentando juntos a sua petição. (At 12.5)
Deus opera tremendamente o Seu poder nesta forma de oração.
(At. 4.24-31) (grupo)
d) Duração
A oração pode ser: “relâmpago”, de curta, de média, de longa etc, duração (neste caso, o foco é o tempo que ela leva orando).
Um dos grandes exemplos com relação a importância do tempo de oração é a referência de Jesus aos discípulos:
Mateus 26:40 E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?
e) Forma de comunicação
Podemos orar:
Com a boca:
– Falando (Oração)
– Cantando (Louvor)
– Emitindo sons (riso, choro etc.)
Com a mente:
– Com pensamentos
Com o corpo:
– Através de gestos, de ações, das emoções etc.
Com a vida:
– Pelo conjunto da obra
f) Estilo
A oração pode ser: informal ou formal, simples ou sofisticada, com pausas ou contínua, repetitiva ou criativa etc.
Ao ler a Bíblia, procure tirar lições objetivas para a sua vida.
Verifique se a passagem contém:
1. Um pecado a ser confessado.
2. Um exemplo a ser seguido.
3. Uma promessa a ser apropriada.
4. Uma advertência a ser observada.
5. Uma atitude a ser melhorada
6. Uma ordem a ser obedecida.
7. Uma verdade a ser aprendida.
8. Uma decisão a ser tomada.
OBSTÁCULOS AO RELACIONAMENTO COM DEUS:
1. FALTA DE TEMPO. Tenha foco (Dn 6:10; Davi Sl 5:3).
2. INTERRUPÇÕES. Escolha uma hora bem calma e um lugar tranquilo. (Mt 6:6; Mc 1:35; Dn 6:10).
3. PENSAMENTOS VAGOS. Ore em voz alta, seja específico nas orações.
4. SONOLÊNCIA. Faça a oração em um horário em que você esteja descansado. Movimente-se enquanto ora ou lê, se for necessário.
5. FALTA DE PERSEVERANÇA. Torne sua hora da sua relação com Deus motivada.
Perseverança é um dos elementos chaves na vida cristã.
Conhecedor de todas essas características, devemos buscar a cada dia o aperfeiçoamento
e ter como objetivo a excelência no cumprimento do nosso chamado ministerial através do bom uso dos diversos tipos de oração, em Nome de Jesus, Amém!