RELACIONAMENTO COM DEUS

REALIDADES ESPIRITUAIS

Estamos iniciando uma etapa muito especial que nos ensina sobre o que devemos apresentar diante de Deus.

Mas para que essa possibilidade seja um fato real, precisamos aprender como esta relação sofre influência dependendo da realidade em que a pessoa se encontra

Então vamos tratar o conceito de Realidade, para que saibamos qual o ambiente correto para essa relação perfeita com Deus.

REALIDADES

Realidades são ambientes ou dimensões em que a pessoa define as bases da sua vida, determinando seus usos e costumes,

realidades estas, definidas por diversos tipos de condições, em que se estabelece uma relação com o mundo ao seu redor e com o mundo espiritual.

Existem 5 tipos de realidades:

1. Realidade Sensorial -> Produzido pela sua imaginação

Provérbios 23:7 Porque, como imaginou no seu coração, assim ele é…

Essa palavra diz que cada pessoa tem a sua própria realidade, que é formada e constituída a partir do seus pensamentos, fruto da sua imaginação.

Isso significa que a relação que ela cria com Deus e consigo mesma é baseada nos seus próprios conceitos, oriundos de diversos tipos de influência que essa pessoa recebeu no decorrer da sua vida,

A realidade sensorial faz distintas uma pessoa das outras, pois ela vive do seu próprio conceito do que é certo ou errado, e o pior é que as bases para suas decisões e direções são falsas, pois não há coerência haja vista que são elocubrações da mente humana cheia de erros, manias e tendências carnais.

É por essa causa que quem está limitado a essa realidade, quando se relaciona com Deus, é somente para pedir o que melhor lhe convier, buscando somente Deus para que Ele resolva seus problemas ou satisfaça seus desejos pessoais.

A palavra de Deus nos exorta com relação a essa realidade distorcida e tendenciosa para o mal.

Gênesis 6:5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Provérbios 16:30 O que fecha os olhos para imaginar coisas ruins, ao cerrar os lábios pratica o mal.

Por tudo isso Salomão exorta no seu livro:

Provérbios 26:12 Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele.

Provérbios 3:7 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.

2. Realidade Situacional -> Valor dos outros sobre você

I Samuel 23:5-13
5 – Então Davi partiu com os seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou os gados, e fez grande estrago entre eles; e Davi livrou os moradores de Queila.
9 – Sabendo, pois, Davi, que Saul maquinava este mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui o éfode.
10 – E disse Davi: Ó SENHOR, Deus de Israel, teu servo tem ouvido que Saul procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.
11 – Entregar-me-ão os cidadãos de Queila na sua mão? Descerá Saul, como o teu servo tem ouvido? Ah! SENHOR Deus de Israel! Faze-o saber ao teu servo. E disse o SENHOR: Descerá.
12 – Disse mais Davi: Entregar-me-ão os cidadãos de Queila, a mim e aos meus homens, nas mãos de Saul? E disse o SENHOR: Entregarão.
13 – Então Davi se levantou com os seus homens, uns seiscentos, e saíram de Queila, e foram-se aonde puderam; e sendo anunciado a Saul, que Davi escapara de Queila, cessou de sair contra ele.

Davi tinha lutado e defendido o povo da cidade de Queila, portanto tinha como certo que eles retribuiriam seus favores e não o deletaria para Saul; mas essa realidade que Davi projetava não era a realidade do coração dos habitantes de Queila.

Quando Davi consultou ao Senhor, Este que conhece o coração dos homens, revelou a Davi que haviam realidades conflitantes com a sua, e que deveria fugir para preservar sua vida, pois neles não poderia confiar.

Provérbios 14:12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

A pessoa que vive com essa realidade, não consegue discernir o mundo espiritual, e vive em guerra com o seu próximo, pois não conhece a palavra que diz

Efésios 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Os grandes conflitos que há nesse mundo são provenientes de formas diferentes de enxergar as coisas, estabelecendo valores diferentes para a mesma coisa, e por essa causa, as disputas, combates, discórdias e confusões geram destruição e morte.

3. Realidade Virtual -> Ilusão imposta

Atos 8:9-11
9 – E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;
10 – Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus.
11 – E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.

Vivemos num momento em que a realidade produzida por todo tipo de filmes de ficção, terror, sensualidade, romantismo, também jogos, mídia, modismos e costumes da terra, tem influenciado fortemente a mente e a conduta de milhões de pessoas, que iludidas, como num passe de mágica, não conseguem ver a realidade atrás da aparência das coisas.

Elimas, o mágico, na época de Paulo, enganavam a muitos a ponto de o chamarem de Deus…

Nesse nível de realidade, busca poder, condições sobrenaturais para ter os seus problemas resolvidos. Ela não depende de Deus, mas sim inventa o seu próprio Deus.

Quantas pessoas vivem como uma personagem de uma novela, ou deseja super poderes, e fazem disso seu modo de viver, seja por participar de academias de todas as formas, ser viciados em alguma coisa, como jogos ou drogas, por viver por imitação, pois não tem personalidade própria.

Veja como a palavra retrata essa realidade

Atos 8:18-21
18 – E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
19 – Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
20 – Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
21 – Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

4. Realidade Espiritual -> Mentira

João 8:44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Satanás é um espírito mentiroso, e vive mentindo, criando, desde o momento em que ele vivia no monte santo de Deus, ilusões em sua mente e acreditando que poderia ser semelhante a Deus.

A mentira cria uma realidade deformada, onde a ganância, a violência, a obsessão, o roubo, a destruição e a morte fazem parte dessa realidade, pois o salário do pecado é a morte.

Essa é a realidade do pecado, pois pecado é o erro, e muitos vivem a vida de erros, servindo ao seu pai que é o diabo, satanás, seu mentor.

Quem vive nessa realidade, não se relaciona com o Deus verdadeiro, pois está preso nas garras do maligno, e, portanto, a única coisa que faz e servir sua própria carne e a demônios.

Nessa realidade maldita, o sofisma se torna real, o vício necessidade, a ganância um método, o fracasso uma conseqüência, a violência e a opressão como motivação, da traição uma condição de vida, a depressão, fracasso e frustração como consequência, e a morte e suicídio como alternativa…

Essa realidade do erro e da mentira, leva as pessoas a idolatrar imagens, sem a percepção de que estão adorando demônios, viver a heresia, a apostasia e a religiosidade como padrão de condução da sua fé, do espiritualismo sua forma de enxergar o mundo espiritual.

5. Realidade Divina -> Verdade

João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Jesus é a Verdade, e essa é a realidade que estabelece uma relação perfeita com Deus, pois Ele é o Verbo, o único Caminho que nos leva a Deus.

João 3:21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Por tudo, a verdadeira relação com Deus somente pode ser estabelecida quando a realidade divina é a dimensão que rege a vida de uma pessoa

João 4:23-24 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

I Corintios 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

Como viver a realidade do Plano de Deus para sua vida

Salmos 139:16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todos os meu dias foram escritos e determinados, quando nem um deles havia ainda.

O que foi escrito no livro de Deus é a verdadeira realidade da sua vida, e é essa:

I Pedro 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

A realidade da plenitude do Poder e da unção do Espírito Santo para sua vida

Efésios 4:11-16
11 – E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 – Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 – Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 – Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Você já é um cidadão dos céus, um ser espiritual

ICo 2.14-16
14 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 – Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 – Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

CONCLUSÃO:

Oséias 6:3a Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR…

A tua verdadeira realidade só é estabelecida em Jesus, pois somente Nele, temos condições de nos relacionarmos com Deus.

João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Portanto, abandone seus próprios conceitos, não viva se baseando no que os outros pensam ao seu respeito, saia das ilusões e mentiras que o inimigo lhe impõe, e vem para a verdade que somente Cristo pode lhe conceder.

Porque somente assim, sua orações serão atendidas pelo Deus verdadeiro, que é o único Senhor do seu coração, em Nome de Jesus, Amém!